Postagens

Mostrando postagens de setembro 29, 2016

Sessions 1950- Charlie Parker, Coleman Hawkins, Ella Fitzgerald, Hank Jones-

Imagem

Thierry Meyssan: Extrema esquerda imperialista

Imagem
THIERRY MEYSSAN - REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA) | 5 DE OUTUBRO DE 2016 FRANÇAIS    DEUTSCH    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    ENGLISH    ESPAÑOL   Sob as presidências de Johnson e Nixon, a CIA tentou corromper militantes comunistas, em todo o mundo, e voltá-los contra Moscovo e Pequim. Foi assim que, durante a guerra civil libanesa, Riad el-Turki se separou do Partido comunista sírio com uma cinquentena de militantes, entre os quais Georges Sabra e Michel Kilo. Tratando não ficar isolados, estes iniciaram contactos com um pequeno partido de extrema-esquerda norte-americano, Social Democrats USA, nos quais se filiaram. Durante os «anos de chumbo» que a Síria experimentou entre 1978 e 1982 com a campanha terrorista dos Irmãos Muçulmanos, Georges Sabra e Michel Kilo foram encarregados pelo líder do Social Democrats USA, Carl Gershman, de apoiar o Ikwan. Eles publicaram então um texto assegurando que a Revolução Mundial estava em marcha, que os Irmãos Muçulmanos eram a vanguarda do proletar

Equador: O Império contra-ataca

Imagem
Por Chris Hedges -TLAXCALA   Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Rafael Correa Há uma década, governos de esquerda, desafiando Washington e as corporações globais, assumiram o poder no Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Bolívia e Equador. Parecia que a maré estivesse virando, na América Latina. A interferência por Washington e a exploração por corporações internacionais, talvez afinal pudessem ser derrotadas. Governos latino-americanos, com governantes carismáticos como Hugo Chávez na Venezuela, Luiz Inácio Lula da Silva no Brasil, Evo Morales na Bolívia e Rafael Correa no Equador, tiveram enormes vitórias eleitorais. Instituíram reformas socialistas que beneficiaram os mais pobres e a classe trabalhadora. Recusaram-se ao papel de fantoches dos EUA. Assumiram o controle dos recursos de suas próprias nações e do próprio destino. Foram a primeira revolta bem-sucedida contra o  neoliberalismo  e a dominação pelas grandes empresas e bancos. Foi uma re

Servidores de Alckmin tentam sustentar que governo foi vítima de 'cooperativa bandida'

Imagem
CPI DA MERENDA Demitido um dia antes da operação Alba Branca, ex-chefe de gabinete da Casa Civil diz que fez contatos em Mongaguá porque queria vender suco de laranja nas praias, mas admite ligação com lobista da Coaf por  Rodrigo Gomes, da RBA   publicado  05/10/2016 19:25 MARCO ANTONIO CARDELINO / ALESP Padula (ao centro) negou relação com Moita e Marcel, e foi acusado de mentir à CPI da Merenda São Paulo – Em depoimento hoje (5) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o esquema de superfaturamento e pagamento de propina em contratos de fornecimento de merenda escolar no governo Geraldo Alckmin (PSDB), servidores do governo paulista expuseram contradições que comprometem a versão defendida pelos aliados do tucano. "Eles combinaram bem a versão de que o governo é vítima de uma cooperativa bandida. Mas houve contradições importantes nos depoimentos, que precisam ser esclarecidas", afirmou o deputado Alencar Santana (PT).

Charlie Parker, Coleman Hawkins, Lester Young_1950

Imagem

DCM Entrevista: Eugênio Aragão. Assista

Imagem
DCM-TVT - 05/10/2016

Nassif: Sala de visitas discute risco de um Estado de exceção

Imagem
NA SALA DE VISITAS COM LUIS NASSIF QUA, 05/10/2016 - 17:39 ATUALIZADO EM 05/10/2016 - 19:21 Nesta edição: Konder Comparato especialista em processo penal criticam inovações da Lava Jato e, ainda, o finalista Grammy Latino, Eduardo Gudin. As íntegras estão disponíveis para assinantes! Jornal GGN -  Um dos assuntos mais debatidos no programa  "Na sala de visitas com Luis Nassif " tem sido o papel do poder Judiciário no equilíbrio das forças que compõe a democracia brasileira. 

Emir Sader: Delações da direita

Imagem
. por Emir Sader - 05/10/2016 Não se trata de delações feitas sob a pressão do encarceramento, mas de momentos de sinceridade, em que a direita confessa o caráter da sua ação. Seleciono quatro, todas muito significativas para esclarecer o momento que o país está vivendo. O governo escolheu o lema "Vamos tirar o Brasil do vermelho para voltar a crescer". Tanto no seu sentido explícito, quanto no implícito, o lema diz tudo a respeito do que o governo golpista é.

A ordem é enforcar Lula, esquartejar o corpo e salgar a terra

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 05/10/2016 . Contra ceticismo de muitos, que achavam que a perseguição a Lula ia serenar depois de produzir os efeitos eleitorais no domingo passado, cumpre-se o que se afirmou segunda:  iriam recrudescer os ataques judiciais ao ex-presidente Lula. Lula virou o grande prêmio para uma legião de jovens procuradores e juízes, todos eles ávidos pela fama e pelos holofotem que incidem sobre certa figura curitibana,, que tudo pode, em sua “cognição sumária”. Cognição sumária, se me permitem a tradução do juridiquês é o mesmo que “à primeira vista”. E, a primeira vista, expõe-se a honra, danifica-se a figura pública, indicia-se, conduz-se  coercitivamente e se encarcera, no Brasil de hoje.

Ignacio Ramonet: Os 10 pontos que explicam o Novo Sistema Mundial

Imagem
Precisamos tomar consciência das rápidas evoluções em curso e refletir sobre a possibilidade de que cada um de nós pode intervir de alguma forma Por Ignacio Ramonet * - 05/10/2016 - Carta Maior . Como é o Novo Sistema Mundial? Quais são suas principais características? Que dinâmicas estão determinando o funcionamento real do nosso planeta? Que características dominarão os próximos 15 anos, de aqui até 2030?   Para tentar descrever este Novo Sistema Mundial e prever seu futuro imediato, vamos a utilizar a bússola da geopolítica, uma disciplina que nos permite compreender o jogo das potências e avaliar os principais riscos e perigos. Para antecipar, como num tabuleiro de xadrez, os movimentos de cada potencial adversário.   O que essa bússola nos diz?

Para professor, 'boa escrita requer empatia'

Imagem
COMUNICAÇÃO Steven Pinker, professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Harvard e especialista em linguagem, fala sobre as razões por trás da proliferação de textos ruins e aponta preceitos para a boa escrita por  Thais Paiva   publicado  04/10/2016 15:29 CREATIVE COMMONS/WIKIMEDIA Pinker: autores ruins não querem ser superiores, tentam não ser inferiores a quem acreditam que esteja julgando-os Carta Educação  –  A ideia de que as novas mídias estão deteriorando o uso da língua não é só falsa como nociva. Quem diz é o cientista canadense Steven Pinker, professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Harvard e especialista em linguagem. Para ele, hoje as pessoas estão escrevendo mais e a oferta de boa escrita é cada vez mais vasta. “Quando foi a última vez que você ouviu alguém reclamar ‘não há nada de bom para ler na internet?'”, provoca.

DELETE SUA CONTA DO YAHOO IMEDIATAMENTE

Imagem
. Sam Biddle 9:00 a.m. de 2016, 9h00 READ IN ENGLISH   ⟶ JÁ NÃO HAVIA  mais por que se ter uma conta do Yahoo nos dias de hoje. Mas depois da  reportagem bombástica publicada pela  Reuters  na terça-feira , indicando que a enorme empresa de internet desenvolveu um serviço personalizado de grampos de e-mail para o governo dos EUA, sabemos que contas do Yahoo representam um risco nocivo à privacidade de cada um. O repórter Joseph Menn, da  Reuters , contou que, apenas no ano passado, optou por cooperar com uma “diretiva” para desenvolver um “programa de software personalizado para pesquisar todos os e-mails recebidos de seus clientes em busca de informações específicas, fornecidas por agentes de inteligência dos EUA — a NSA, em específico. Leia mais >>

'EUA não querem reconhecer que abriram uma caixa de Pandora'

Imagem
. Sputnik News - 05/10/2016 A Lei de Justiça Contra Patrocinadores do Terrorismo (JASTA, na sigla em inglês) complicou as já tensas relações entre os EUA e seus aliados no Oriente Médio. Isso pode acabar em desenvolvimento de laços estreitos com outros países, e com a Rússia em particular. A lei permite que famílias de vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 processem a Arábia Saudita por supostas ligações com os terroristas que sequestraram os aviões. Ela entrou em vigor em 28 de setembro, depois de o Congresso norte-americano ter rejeitado o veto do presidente Barack Obama. O analista Sergei Filatov descreveu ao jornal Izvestia seis implicações deste passo.

Requião: Inventaram que a Petrobras tem de pagar toda a dívida agora para justificar esquartejamento da empresa

Imagem
. VIOMUNDO Petrobras vai gerar empregos fora do Brasil e enriquecer mais ainda paises ricos, como a Noruega Parente e a farsa para justificar a desintegração da Petrobrás Por Roberto Requião Um dia um dos maiores geólogos americanos afirmou em um estudo que não havia muito petróleo no Brasil. Nosso povo, teimosamente, não acreditou. Foi para as ruas, com a liderança de Getúlio Vargas, e criou a Petrobrás em 1953. O povo imaginou que esse estudo era mais uma mentira para nos fazer acreditar que não era possível nosso antigo sonho de acabar ou ao menos reduzir significativamente a pobreza. Sim, um dia os brasileiros sonharam. Um dia o Brasil sonhou junto o mesmo sonho. Nosso sonho mais ambicioso foi a Petrobrás.

Paulo Nogueira: O leitor da Veja que vai decidir a sorte de Lula.

Imagem
Postado em   05 Oct 2016 por :   Paulo Nogueira Moro num evento da Abril, que edita a Veja Imagine um leitor da Veja. O típico leitor. Aquele que acredita em cada linha. Que mostra coisas da revista para os amigos. Que não questiona nada. Que a lê como um muçulmano lê o Corão. Ao longo dos anos, este leitor foi doutrinado com uma visão de Lula equivalente a Belzebu. Uma entidade do mal. Alguém que veio ao mundo para produzir destruição. Que não tem dois lados, um positivo e um negativo. Apenas o negativo. Agora imagine que a este leitor é entregue o julgamento de Lula. Este leitor é Moro.

PT repudia novo espetáculo da PF na Bahia

Imagem
. Blog O Cafezinho - 04/10/2016 Comentário do blog: qual a necessidade de roupas camufladas e fuzis para uma operação de busca e apreensão na sede de um partido? A ação foi um desperdício de dinheiro público, envolvendo 20 agentes da Polícia Federal apenas para buscar documentos que já eram conhecidos do Poder Judiciário. E de quebra causar prejuízo ao PT, pois arrombaram a porta sem nenhuma necessidade. Um espetáculo deprimente que serviu apenas para a grande imprensa fazer uma foto como esta acima. Abaixo segue a nota do PT da Bahia:

STF manda ação das contas da Suíça de Cunha para Moro

Imagem
. Postado em  5 de outubro de 2016  DCM Do  Uol : A ação penal contra o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por contas bancárias não declaradas na Suíça será enfim remetida do STF (Supremo Tribunal Federal) ao juiz Sérgio Moro, do Paraná. A providência será tomada vinte dias depois de o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki ter tomado a decisão de encaminhar o processo para a Justiça Federal no Estado.

¿Por qué Correa afirma que Trump es la mejor opción para América Latina? - EXCLUSIVA

Imagem

BBC: Agrotóxicos, depressão e dívidas criam ‘bomba-relógio’ de suicídios no RS.

Imagem
Paula Sperb - Porto Alegre - BBC Brasil - 4 outubro 2016                                                                                                                        DIOGO ZANATTA Simone Rovadoski ficou um ano sem plantar depois da morte do marido A família de agricultores acordou cedo e tomou chimarrão naquela manhã quente de 21 de dezembro de 2013. A mãe fez bolinhos para o lanche e iniciou o preparo da lentilha para o almoço. Mas, quando Simone Rovadoski, de 39 anos, saiu da casa para ajudar o marido José Dell Osbel, de 44 anos, no cultivo dos 48 mil pés de tabaco da família, encontrou-o morto. "Não pude evitar que as crianças vissem. Foi um horror", relembra Simone sobre o suicídio do marido, em Gramado Xavier, a 156 km de Porto Alegre. "Ajuda a salvar meu pai, ajuda!", pedia o filho do casal, na época com 13 anos, para curiosos que se aproximavam. Osbel passou a integrar as estatísticas que fazem do Rio Grande do Sul o Estado com mais

Carolina do Sul evacuará 1 milhão de pessoas por causa do furacão Matthew

Imagem
. Sputnik News - 04/10/2016 A governadora do estado americano de Carolina do Sul, Nikki Haley, emitiu um decreto determinando a evacuação de mais de um milhão de pessoas da costa do estado diante da crescente ameaça do furacão Matthew. “Tomamos a decisão de que, a partir de amanhã, evacuaremos todas as regiões costeiras” – anunciou Haley durante uma entrevista coletiva nesta terça-feira (4). Além disso, a governadora declarou estado de emergência em todo o território da Carolina do Sul. A expectativa é que o furacão atinja o estado no sábado (8), quando os ventos na região poderão alcançar velocidade de até 160km por hora.

Nassif: Xadrez do marco zero das esquerdas

Imagem
O XADREZ DO GOLPE TER, 04/10/2016 - 23:18 ATUALIZADO EM 04/10/2016 - 23:21 Luis Nassif . As eleições municipais simbolizam um marco zero para as esquerdas, de predomínio absoluto do PT.  O partido nasceu moderno nos anos 80, como uma confluência de coletivos.  Nos anos 90 amoldou-se para a luta política convencional, revendo dogmas, aplainando radicalismos estéreis. Mas, para tanto, recorreu a um centralismo que pouco a pouco foi  inibindo o protagonismo dos coletivos. 

Em eleição do “combate à corrupção”, eleitor fez crescer o PP, que tem 32 investigados na Lava Jato, 22 na lista da Odebrecht e 60% da Executiva sob suspeita

Imagem
. 04 de outubro de 2016 às 23h48  Redação VIOMUNDO Foi, no dizer de comentarista da  GloboNews , a eleição em que o brasileiro mandou um recado: não atura mais a corrupção. Porém, não é bem o que dizem os números: o Partido Progressista (PP), de Paulo Maluf, saltou de 476 para 496 prefeitos eleitos (podendo chegar a 499), aumentou seu número de votos e vai administrar maior renda orçamentária, quase R$ 30 bi de reais. Enquanto isso, o PT poderá ter queda de até 59% no número de prefeitos eleitos, caindo de 17,2 para 6,8 milhões de votos — o PP teve 5,6 milhões. No entanto, o PP tem o maior número de investigados na Operação Lava Jato: 32, sendo três senadores, 18 deputados e 11 ex-deputados.

PEC 241 tira 54% da verba da assistência social e golpeia mais pobres

Imagem
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que tramita na Câmara e pretende criar um teto para o crescimento dos gastos públicos, terá efeitos nefastos sobre a política de assistência social no país. De acordo com nota técnica do instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), caso seja aprovado, o Novo Regime Fiscal – que vigoraria por 20 anos – irá impor uma redução de mais 54% aos recursos da área, comprometendo os avanços no combate à pobreza e à desigualdade.   Em tramitação na Câmara dos Deputados, a PEC 241 pretende congelar as despesas primárias do governo, que só poderão crescer, no máximo a variação da inflação do ano anterior. As despesas primárias são justamente aquelas que possibilitam a oferta de serviços públicos à sociedade e não incluem os gastos de natureza financeira. São as verbas para previdência, saúde, educação, assistência social, cultura, saneamento e habitação, entre outros. Ou seja, aquelas que mais têm impacto sobre a parcela mais vulnerável de

Lula a Auler: cometemos erros, mas agora temos de nos preparar para ganhar. Veja

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 04/10/2016 . Numa rápida entrevista, gravada pelo celular, o  blog do Marcelo Auler  ouviu, hoje, o ex-presidente Lula sobre o resultado das eleições de domingo, durante um congresso internacional de sindicalistas no Rio, o IndustriALL,  onde o ex-presidente foi homenageado por cerca de  1000 representantes de sindicatos do mundo todo e centenas de sindicalistas brasileiros . Durante o evento, Lula disse que “na questão eleitoral, em uma eleição você cresce, outra você cai. Democracia é isso. Se tivesse escrito que o PT não poderia perder nunca, eu não teria criado um partido político. É uma disputa”, afirmou Lula.

NINGUÉM

Imagem
Eles Por Wanderley Guilherme dos Santos - no Segunda Opinião - 4 de outubro de 2016 Eleições locais escolhem prefeitos e vereadores. Avaliar os resultados da aparente apoteose da direita pede alguma paciência e bastante disposição até se cristalizarem os números de mais de cinco mil e quinhentos municípios. O retrato das próximas prefeituras das capitais e grandes cidades está nítido, mas nem mesmo nestas o Executivo escapa ao purgatório, quando não inferno, para seus ocupantes, a saber: o Legislativo. E, como se sabe, as negociações entre ambos envolve muito mais do que as legendas ali representadas.

'Austeridade' [é ARROCHO] faz da Eurozona zona morta

Imagem
3/10/2016, Michael Hudson,  Counterpunch "O que se dá por ortodoxia econômica hoje não passa de uma economia de 'austeridade' [é ARROCHO] [1]  dos anos 1920s, não reformada (e sem correção possível), que finge que dívidas econômicas poderiam de algum modo ser pagas simplesmente com redução de salários, mais taxas e impostos a serem pagos pelos consumidores, empobrecimento ativo dos trabalhadores (e também, por decorrência, dos negócios e do governo) e com a 'queima', em liquidação, de todo o patrimônio público (vendido principalmente para empresários  nacionais  dos países credores)." Os artigos e entrevistas de James Galbraith reunidos em seu livro  Welcome to the Poisoned Chalice  [lit. "Boas-vindas ao Cálice Envenenado] acompanham a crescente exasparação do autor contra a " troika " – o Banco Central Europeu (BCE), o FMI e a burocracia da UE – que se recusa a reduzir as demandas para que a Grécia miserabilize a própria economia

Oposição enfrenta lobby para votar PL do pré-sal. Maia insiste que seja hoje

Imagem
4567 Desde início da manhã no Congresso, petroleiros e representantes de movimentos sociais fazem campanha de convencimento contra projeto por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  04/10/2016 19:32,  última modificação  04/10/2016 19:54 ALEX FERREIRA/CÂMARA DOS DEPUTADOS Maia: 'Acertei há tempos com o governo...não podemos esperar mais' Brasília – Deputados favoráveis e contrários à flexibilização do pré-sal, com retirada da prioridade da Petrobras nos contratos de exploração, previsto no Projeto de Lei (PL) 4.567, travam uma queda de braço, hoje (4), na Câmara. De um lado, os que são favoráveis à atuação da matéria, de cunho privatista, atuam para apoiar o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que pretende votar a matéria ainda nesta terça-feira, mesmo que a sessão entre pela madrugada de quarta. De outro, os que fazem oposição ao governo Temer apresentam dados que mostram a importância do pré-sal para o país, alertam sobre os riscos do que definem co

Temer presenteia as mídias eletrônicas. Por Tereza Cruvinel

Imagem
. por Tereza Cruvinel - 04/10/2016 Na véspera da eleição, donos de concessões de emissoras de rádio e televisão ganharam um presente do governo Temer. A medida provisória 747, do dia 30, concedeu uma anistia ampla e geral as emissoras que estavam com suas concessões vencidas ou que não haviam pedido a renovação no prazo legal. Praticamente a metade das emissoras de rádio de todo o país estão nesta situação, além de um grande número de emissoras de TV.

Brito: Dr. Teori, do que adianta falar e não fazer? É para aplacar sua “consciência jurídica”?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 04/10/2016 . O ministro Teori Zavascki criticou duramente o espetáculo deprimente dos  PPP  – Procuradores Powerpoint do Paraná – com seus gráficos mirabolantes destinados a – sem provas, mas convicção – que o ex-plesidente Lula seria o “comandante” do esquema de corrupção para o qual inventaram um nome marqueteiro: “propinocracia”. Lá em Curitiba, se deu notícias sobre organização criminosa, colocando o presidente Lula como líder da organização criminosa, dando a impressão, sim, de que se estaria investigando essa organização criminosa, mas o objeto da denúncia não foi nada disso. Esse espetacularização do episódio não é compatível nem como objeto da denúncia nem com a seriedade que se exige na operação desses fatos” , afirmou Teori,  segundo a Folha

Estudantes saem às ruas de SP protestando contra os cortes no Fies

Imagem
Portal Vermelho -  4 de outubro de 2016 - 16h30 Reprodução   O governo Temer vem demonstrando cada vez mais contradições entre o discurso e a prática da gestão. No período interino, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que as bolsas do Fundo de Financiamento estudantil (Fies) seriam mantidas, mas, desde agosto, as universidades não recebem repasse para manter os estudantes beneficiários. Nesta segunda-feira (3) centenas de alunos saíram às ruas de São Paulo, pressionando o governo pela a imediata liberação de verbas. 

Rússia confirma o envio do sistema de defesa S-300 à Síria

Imagem
. Sputnik News - 04/10/2016 O porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, major-general Igor Konashenkov, confirmou nesta-terça-feira (4) o envio do sistema de defesa S-300 para a base naval russa na Síria. "De fato, o sistema de defesa antimísseis S-300 foi enviado para a República Árabe da Síria . Este complexo foi concebido para garantir a segurança da base naval em Tartus", disse ele. 

DORIA DIZ QUE LEVARÁ CHOCOLATES A LULA NA CADEIA E GARANTE QUE NENHUM TUCANO SERÁ PRESO

Imagem
. Poucos dias depois de se eleger prefeito de São Paulo, o tucano João Doria voltou a dizer que irá levar chocolates na prisão para o ex-presidente Lula, na cidade de Curitiba, em entrevista à jornalista Mônica Bergamo; Doria, que já recebeu o juiz Sérgio Moro em evento do Lide, disse ainda não temer a possibilidade de visitar algum tucano, embora Aécio Neves e José Serra já tenham sido citados nas tentativas de delação da OAS e da Odebrecht, em esquemas de propina e caixa dois; "citado não é indiciado", disse ele; com seu jeito fanfarrão, Doria constrange Moro e reforça a suspeita de seletividade do Poder Judiciário

A OTAN coloca ilegalmente AWACS na Síria

Imagem
REDE VOLTAIRE   | 4 DE OUTUBRO DE 2016 FRANÇAIS    ESPAÑOL    DEUTSCH    ENGLISH   . No seguimento de uma reunião de ministros da Defesa da União Europeia, o Secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, que para ela tinha sido «convidado», deu uma conferência de imprensa [ 1 ]. Ele declarou-se chocado com a batalha de Alepo que assemelhou a um comboio humanitário. E, qualificou os dois eventos de «violação do Direito Internacional». Ora, o ataque ao comboio humanitário foi perpetrado no solo pelo «Conselho Local de Alepo» contra o Crescente Vermelho sírio, enquanto a batalha de Alepo é travada pela Síria e pela Rússia no quadro da aplicação das Resoluções das Nações Unidas, que apelam ao combate contra o terrorismo. Durante o cessar-fogo do Eid, o «Conselho Local de Alepo» considerou-se a si próprio ligado às organizações listadas como terroristas pela ONU e recusou-se a diferenciar-se delas.

Juvandia Moreira, 29º dia de greve: Bancos querem impor reajuste abaixo da inflação para quebrar nossa espinha dorsal e servirmos de exemplo

Imagem
. por Conceição Lemes - no VIOMUNDO - 04/10/2016 Nesta terça-feira (04/10), a greve dos bancários completa 29 dias. É uma das mais longas da categoria, que tem 520 mil trabalhadores em todo o Brasil. Eles reivindicam reajuste salarial de 14,78%: 9,31% referentes à inflação acumulada (de 1º de setembro de 2015 a 30 de agosto de 2016) mais 5% de aumento real. Já aconteceram dez rodadas de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A última foi na quarta-feira, 28 de setembro. A proposta é considerada muito insuficiente para a categoria.  Os 7% de reajuste oferecido representam perda de 2,39%. O Comando dos Bancários está de plantão, em São Paulo, aguardando uma nova proposta da Fenaban.