Postagens

Mostrando postagens de setembro 27, 2016

“O macartismo está no ar”: José Trajano fala ao DCM. Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   03 Oct 2016 por :   Kiko Nogueira Trajano O jornalista José Trajano foi demitido da ESPN depois de 21 anos de casa na semana passada. Um dos comentaristas esportivos mais conhecidos do país, âncora do “Linha de Passe”, ele tem como marca registrada adjacente a militância política. Brizolista, Trajano se manifestou em diversas ocasiões contra a escalada da direita, especialmente depois do golpe. Gravou vídeos chamando para manifestações, falando o que precisava ser dito, e chegou a discursar num caminhão no Largo da Batata, em São Paulo. Sua dispensa aconteceu após uma participação num ato de apoio a Fernando Haddad na Casa de Portugal. A direção do canal alega que foi por contenção de custos, mas você precisa ser um inocente para não juntar os pontinhos.

O 2º turno no Rio: a oficina de construção da frente ampla. Por Saul Leblon

Imagem
Não há tempo para prostração. A disjuntiva histórica nunca foi tão clara: união do Brasil progressista ou a barbárie. por Saul Lebon - na Carta Maior - 03/10/2016 . O PDP emerge das urnas de 2016 como a grande força vitoriosa das eleições de 2 de outubro.   O Partido da Demonização da Política, a nova legenda, na verdade nem é tão nova assim. Mas recebeu investimentos maciços nos últimos anos  para hipnotizar a maioria expressiva dos cidadãos brasileiros o seu bordão: a política é o estorvo da sociedade.   A mensagem subliminar é ainda mais importante do que o rótulo ostensivo.    O que ela nos diz é que o espaço dos que nunca tiveram espaço nem voz na sociedade deve ser higienizado, fechado e lacrado.

Jeferson Miola: A vitória do banditismo.

Imagem
. por Jeferson Miola - 03/10/2016 O resultado eleitoral representa o êxito praticamente absoluto da estratégia golpista. É sinal inequívoco da vitória do banditismo sobre a democracia. Mais que uma derrota do PT, foi uma vitória do banditismo político, jurídico e midiático. Nas semanas que antecederam a eleição deste domingo, foi processado o mais impressionante bombardeio já sofrido por um partido político na história do Brasil.

Professor: a Miriam Leitão “defende a tese” de que você não se aposente nunca…Veja

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 03/10/2016 . A desfaçatez não tem limites. Numa entrevista com o impronunciável ministro da Educação, o amigo de Alexandre Frota, Mendonça Filho, a jornalista Miriam Leitã soltou uma “pérola” que mostra o que essa gente pensa do professor. Ela defendeu “a tese” de que professor “não deveria se aposentar”, com o argumento de que “o tempo ajuda” ele a ficar mais sábio… Essa senhora conhece alguma coisa do magistério?

MK Bhadrakumar: OPEP reassume o timão do mercado de petróleo

Imagem
2/10/2016, MK Bhadrakumar,  Indian Punchline Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Agora que já há melhores detalhes sobre a reunião da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em Argel, semana passada, vê-se claramente que os boatos sobre morte iminente do cartel eram grosseiramente exagerados. A OPEP chocou o mundo, agora, com um corte na produção que era simplesmente considerado impossível no contexto da feroz rivalidade, entre o eixo central do cartel, a Arábia Saudita, e o Irã. Na reunião da semana passada, apesar do infindável comércio de cavalos, cavalos para lá, cavalos para cá, afinal foi possível um acordo, pelo qual a Arábia Saudita concordou com que o Irã, que ainda se recupera de anos de sanções ocidentais, seja isento da obrigação de fazer qualquer redução na produção de petróleo.

Paulo Nogueira: O melhor da carreira de Haddad ainda está por vir.

Imagem
Postado em   03 Oct 2016 por :   Paulo Nogueira Muito pela frente Existem derrotas e derrotas. Marta, por exemplo. Para ela, o resultado deste final de semana equivaleu a um 7 a 1. Traiu, golpeou, abraçou-se a Temer e a Cunha — e se estrepou. Agora vejamos Haddad. Os 16% podem ser considerados, sem exagero, uma vitória moral. Haddad assou quatro anos sob o bombardeio da mídia em seu jornalismo de guerra destinado ao extermínio do PT. Imagine o paulistano em seu dia a dia. Pega o carro e liga numa rádio, Jovem Pan, CBN, Band. Pau em Haddad todos os dias. Todos os momentos.

Nassif: Washington Cinel, o empresário polêmico por trás de Doria

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 03/10/2016 Não foi uma simples derrota do PT, a de Fernando Haddad não indo sequer para o segundo turno das eleições municipais. Foi a derrota do mais relevante gestor da cidade desde Prestes Maia, o prefeito que jogou São Paulo no século 21 enfrentando tabus, dando o primeiro corte da civilização do automóvel. Assume um empresário jejuno em política, João Dória Jr., que se tornou especialista em grandes negócios através de sua empresa de eventos e lobby, a LIDE – Liderança Empresarial..

Dez perguntas e comentários a partir das eleições municipais no Brasil

Imagem
FLORES E FRUTOS O Brasil vive em ciclos e surtos que se repetem. Na longa tradição resiliente do Estado brasileiro, os ciclos são de esquerda e os surtos de direita por  Flávio Aguiar, para a RBA   publicado  03/10/2016  RICARDO STUCKERT FILHO/ IL Com todos os erros possíveis, Lula e o PT difundiram a ideia de que o principal direito é a consciência do direito a ter direitos. Difícil o conservadorismo lidar com isso 1. O dado mais alarmante destas eleições foi o alto percentual de abstenções, mais o de votos nulos e brancos. Juntando-se tudo, foi mais de um terço do eleitorado. A Reuters chegou a falar em cerca de 40%. Quem são estes absenteístas e porque se abstiveram? Não tenho dados sobre isto, mas chuto na maior certeza que entre eles o percentual de jovens deve ser alto. Qual a distribuição regional do absenteísmo? Este é o pior dado em si, e também porque certamente vai assanhar os defensores do fim da obrigatoriedade do voto, porque consideram que ela  "

PML: Eleição da abstenção e da Lava Jato

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 03/10/2016 Não é preciso ter muita imaginação para antecipar a explicação convencional para a derrota histórica sofrida pelo Partido dos Trabalhadores nas eleições municipais, em particular em São Paulo, maior cidade brasileira e tradicional referência para o debate político. Passaremos os próximos dias a ouvir que o PT foi punido por seus próprios erros e pagou por eles. Adversários históricos do partido que desde o nascimento esteve no centro das principais lutas dos trabalhadores e da população mais pobre do país irão profetizar a inevitável derrocada final, que seria a confirmação da desorientação política, de uma suposta falta de valores morais e até ausência de títulos acadêmicos por parte de seu núcleo dirigente.

SANTAYANA: O MUSEU DO LULA

Imagem
. por Mauro Santayana - 03/10/2016 Nestes tempos em que os museus estão em voga - o do Amanhã, do Rio de Janeiro, acaba de ganhar, na Inglaterra, o Prêmio Leading Culture Destinations Awards, em cerimônia fartamente badalada pela Globo, o ex-presidente Lula faria bem, muito bem, se alugasse um galpão em São Paulo para expor as "provas" e contra-provas dos numerosos crimes que, supostamente, cometeu.

Doria não é o ‘novo’, o eleitor paulista é que é velho. Por Mauro Donato

Imagem
Postado em   03 Oct 2016 por :   Mauro Donato Criatura e criador Não importa o quanto Fernando Haddad foi (é) bom prefeito. O quanto acertou com ciclovias, faixas de ônibus etc. Não importa se Haddad tentou aplicar um IPTU progressivo. A população não entendeu porque a grande mídia não fez questão nenhuma de explicar e vendeu a iniciativa como ‘aumento do IPTU’. A redução da velocidade nas ruas e avenidas foi transformada em ‘indústria da multa’ e seus resultados positivos jogados para baixo do tapete. Pouco importa o que Geraldo Alckmin faz de espuma sem efeito prático nenhum com seus CDHUs em regiões onde nem défict habitacional existe. Enquanto a delação da Odebrecht é mantida estrategicamente em banho-maria, a população nada saberá das propinas no metrô paulista envolvendo o governador e a cúpula tucana.

Os escombros do PT, por Aldo Fornazieri

Imagem
. por Aldo Fornazieri - no GGN - 03/10/2016 As eleições municipais reduziram o PT a pouco mais que escombros. Não faltaram advertências, principalmente a partir de 2013, de que o partido se encaminhava para um desastre. As críticas foram colhidas pelos petistas de duas formas: o menosprezo arrogante por parte de quem detinha poder e direção e acusações por boa parte da militância que, também arrogante, classificava as críticas como PIG, moralistas, esquerdistas etc.

Processos judiciais: palmadas no terror, por Pepe Escobar

Imagem
01/10/2016,  Pepe Escobar,  Sputnik News Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu "Justiça" pode ser conceito fora de lugar, no que tenha a ver com a Lei "Justiça Contra Patrocinadores do Terrorismo" [ing.  Justice Against Sponsors of Terrorism Act (JASTA) ]. O presidente Barack Obama dos EUA vetou a lei. E o Capitólio – pela primeira vez em seu governo (hoje em fase terminal de pato manco) – derrubou o veto de Obama. Os efeitos potencialmente cataclísmicos sobre a economia/política exterior dos EUA não podem ser subestimados.  A Casa de Saud, no início desse ano, partiu com força total contra a lei, ameaçando retirar todos os seus investimentos nos EUA se a [lei]  JASTA  – movimento docemente populista, para permitir que  famílias vítimas do 11/9 processem Riad  – fosse aprovada. Os investimentos sauditas nos EUA são da ordem de $750 bilhões – mas a estimativa não inclui a quantidade descomunal de títulos do Tesouro dos EUA que os sauditas possuem, se

Nassif: Xadrez da grande derrota do PT

Imagem
O XADREZ DO GOLPE DOM, 02/10/2016 - 23:34 ATUALIZADO EM 02/10/2016 - 23:52 Luis Nassif . As eleições municipais trazem consequências variadas para a oposição e para a situação. As principais conclusões a serem tiradas: Peça 1 – a derrota de Fernando Haddad A derrota no primeiro turno em São Paulo foi a maior demonstração, até agora, da eficácia da política de “delenda PT”, conduzida pela Lava Jato junto com a mídia. Não se trata apenas de uma derrota a mais, mas a derrota do mais relevante prefeito da cidade de São Paulo desde Prestes Maia.

The Saker: Guerra contra a Síria dois lados partem para o plano B

Imagem
30/9/2016,  The Saker ,  Unz Review Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu . Considerado o fracasso total da política dos EUA para mudar o regime na Síria e derrubar o presidente Assad, os EUA têm agora de fazer uma escolha fundamental: negociar ou subir a aposta. Aparentemente, Kerry e outros até tentaram negociar, mas o Pentágono decidiu de outro modo, e traiçoeiramente quebrou o compromisso que o país assumira e (ilegalmente) bombardeou forças sírias. Nesse ponto, Kerry, Power e os outros sentiram que não tinham escolha além de "unir-se" ao Pentágono e subir a aposta.  Agora, os  EUA "avisam" a Rússia  de que a ofensiva de Aleppo prossegue e os EUA não voltarão às negociações. É ameaça das mais bizarras, considerando que os EUA não cumprem acordo e que os russos já concluíram que os EUA " não são capazes para acordos ". A reação russa era previsível: Lavrov admitiu que  já nem leva a sério o que os norte-americanos digam . Certo. Os dois

Alckmin no jogo presidencial; “Onda Freixo” menor que o necessário

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 02/10/2016 . A primeira impressão, ainda sem detalhar muito, do triste resultado das eleições municipais é a de que Alckmin tornou-se, disparado, o mais credenciado aspirante à candidatura tucana em 2018. Eleger o boneco de cera de João Dória Junior, sem o desgaste de um segundo turno onde iria apanhar merecidamente e não teria nada a ganhar – mesmo vencendo a eleição – é uma vitória do governador, embora não chegue a ser uma surpresa, porque ele próprio ganhou em primeiro turno, com percentual parecido, mesmo depois do desastre hídrico no Estado.

Lula vota e diz que São Paulo “não merece um aventureiro”

Imagem
Portal Vermelho -  2 de outubro de 2016   O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou por volta das 11h30 na escola João Ramalho em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.Ao chegar na sessão de votação, ele foi cercado pela multidão que gritava “Olé, olé, olá, Lula, Lula” e pedia “selfies”. Durante entrevista coletiva após o voto, Lula criticou o candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSDB, João Doria, afirmando que a cidade "não merece um aventureiro". Reprodução do Facebook Ao chegar na sessão de votação, Lula foi cercado pela multidão que gritava “Olé, olé, olá, Lula, Lula” e pedia “selfies”. "São Paulo não pode correr o risco de não reeleger um candidato da qualidade de um Fernando Haddad para eleger um aventureiro sobre o qual não se sabe nada. São Paulo não merece isso", disse Lula, comparando Doria ao ex-presidente Fernando Collor de Mello. Lula disse também que o PT sairá fortalecido das eleições. "O PT ainda vai surpreender muita gente.

Janio de Freitas: Aumento da violência coincide com a exaltação propagada pelo país

Imagem
. por Janio de Freitas - na Folha - 02/10/2016 O total é incerto, o que tanto atesta a precariedade da informação do Brasil sobre o Brasil, como sugere a gravidade da onda de candidatos e pré-candidatos assassinados no período eleitoral que neste domingo chega às urnas. A violência contra pretendentes eleitorais é tão antiga aqui quanto as eleições, sem sequer se limitar à agressão física: o longo domínio do sistema de trapaças, com a "eleição no bico de pena", justificou até uma revolução, em 1930. Nem por isso os atentados deixaram de existir. Nessas eleições, porém, as mortes já computadas no noticiário deram um salto tão brusco quanto inexplicado.

Ibope e Datafolha dão vantagem a Freixo para ir ao segundo turno no Rio; Haddad em ascensão mantém chance de decidir com Doria em São Paulo

Imagem
Da Redação - VIOMUNDO  As últimas pesquisas eleitorais divulgadas neste sábado apontam ao menos duas boas notícias para os eleitores de esquerda: Marcelo Freixo (PSOL) pode ir ao segundo turno no Rio e o prefeito Fernando Haddad (PT) em São Paulo. Segundo o Ibope, na disputa pela vaga no segundo turno Freixo tem 12% contra 9% de Pedro Paulo, o candidato do PMDB. Jandira Feghali (PCdoB) aparece com 5% dos votos válidos. Segundo o Datafolha, Freixo tem 16% contra 12% de Pedro Paulo. Jandira aparece com 7% dos votos válidos.

Afeganistão: É a heroína, estúpido! Por Pepe Escobar

Imagem
29/9/2016, Pepe Escobar,  Strategic Culture Foundation Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Aí nos vamos nós, outra vez. Mais um ataque de alta precisão do Pentágono, mais um prédio residencial em Achin distrito da província de Nangarhar foi atingido, no momento em que uma multidão festejava o retorno de uma autoridade tribal que chegava do  Hajj . Pelo menos 13 civis foram convertidos em "dano colateral". O Pentágono claro "não discute detalhes de operações de contraterrorismo", mas "no momento está revisando todo o material relacionado a esse ataque". Dará em nada, obviamente – com os civis mortos acrescentados ao custo sempre crescente da Operação Liberdade Duradoura (que não acaba nunca).

Militantes tucanos fazem manifesto contra João Dória

Imagem
SAB, 01/10/2016 - 17:05 . Jornal GGN  - Cerca de 60 militantes do PSDB na cidade de São Paulo lançaram um manifesto contra o candidato do partido à prefeitura da capital paulista, João Dória Jr. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, os militantes se reuniram em um hotel na manhã deste sábado, em evento organizado por líderes tucanos ainda ligados a Andrea Matarazzo (PSD), vereador e candidato a vice-prefeito na chapa de Marta Suplicy (PMDB).

Senador sugere criação de CPI para investigar judiciário brasileiro

Imagem
Portal Vermelho -  1 de outubro de 2016   O senador Roberto Requião (PMDB-PR) sugeriu que o poder judiciário seja investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional. Segundo ele, a medida seria necessária em virtude da percepção de que apenas o juiz federal Sérgio Moro é “correto” e “decente” no Brasil. Agência Senado O senador Roberto Requião estuda coletar assinaturas para a CPI do Judiciário a partir da semana que vem. A polêmica surgiu em decorrência das críticas ao fatiamento da Lava Jato pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que retirou das mãos de Moro inquérito não relacionado à investigação na Petrobras. Requião é um crítico contumaz das mordomias no judiciário brasileiro. No Paraná, por exemplo, desde julho, ele tenta obter por meio a Lei de Acesso à Informação a relação de gastos da Procuradoria de Justiça do Paraná, com valores individualizados, do subsídio de todos os promotores e procuradores de Justiça do Estado do Paraná nos últim

Haddad caminha até a Praça Roosevelt em clima de virada!

Histórico diálogo entre Fidel Castro y Salvador Allende

Imagem

Lógica do voto útil pode decidir eleições em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

Imagem
ESQUERDA X DIREITA Para cientista político Vitor Marchetti, da UFABC, escolha de candidatos com mais possibilidade de representar o campo progressista no segundo turno é legítima: "Voto útil é sempre uma estratégia” por  Eduardo Maretti, da RBA   publicado  01/10/2016 16:38 FUTURA PRESS/FOLHAPRESS Em São Paulo, de acordo com a “lógica” do voto útil, Luiza Erundina (Psol) deve ver boa parte de seus votos se transferir para Haddad São Paulo – A lógica do voto útil, contestada por eleitores cujos votos são mais ideológicos, marca um movimento natural em eleições disputadas de maneira acirrada por setores progressistas e conservadores. A opção por um candidato com mais chance de evitar uma derrota antecipada do campo progressista não deve ser descartada e é legítima, avalia o cientista político Vitor Marchetti, da Universidade Federal do ABC. “Não tem muito cabimento discutir se o voto útil deve ser admitido ou não. No processo, o eleitor raciocina e começa a a

Datafolha: Doria tem 44%, Haddad e Russumanno, 16% e Marta, 14%

Imagem
. Postado em  1 de outubro de 2016 às 6:38 pm DCM Da  Folha : Na véspera do primeiro turno da eleição para a Prefeitura de São Paulo, pesquisa Datafolha mostra o candidato João Doria (PSDB) na liderança isolada, com 44% das intenções de votos válidos. Fernando Haddad (PT) alcançou 16% e está em empate técnico com Celso Russomanno (PRB), que também tem 16%, e Marta Suplicy (PMDB), com 14%.

PML: No voto, unidade contra Temer

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 01/10/2016 Vinte e quatro horas antes da corrida às urnas, cabe discutir o principal e o secundário numa eleição cujo primeiro turno ocorre 30 dias depois do lance final do golpe de Estado que derrubou Dilma sem crime de responsabilidade. Para além dos graves e sempre urgentes problemas das cidades brasileiras, há uma questão nacional a ser considerada, que envolve decisões cruciais para o futuro do país. Personagem muito recordado durante os debates sobre o impeachment, Getúlio Vargas tem sido injustamente esquecido nos dias de hoje. É uma pena.

Rússia tem muito a aprender da desgraça do Brasil

Imagem
30/9/2016, Paul Craig Roberts e Michael Hudson, [1]   Counterpunch Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu "Na mosca, Pepe. Essa é uma das poucas fraquezas de Putin. Ele precisa confiar mais em Glazyev no que tenha a ver com economia. Mas o(s) autor(es) deveriam ter distinguido um banco nacional e um banco central. Estado realmente soberano tem banco nacional independente (não um banco central dependente) no qual se crie crédito de lucros para promover projetos necessários de desenvolvimento Capex, essencial para a prosperidade do país e seus cidadãos." (1/10/2016,  Jean-François Sauvé , nos  Comentários ) . William Engdahl explicou recentemente[2] o modo como Washington usou a elite brasileira mais corrupta, que responde a Washington, para remover a presidenta legal e legitimamente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, para representar o povo brasileiro, não os interesses de Washington. Incapazes de ver a propaganda de acusações não provadas, os brasileiros aceita

PHA: PT E PCDOB NÃO PODEM IR AO 2º TURNO

Imagem

Molica desmonta argumento de Moro: Palocci votou contra medida pela qual faria “lobby”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 01/10/2016 . O jornalista Fernando Molica,  em seu blog , mostra como o juiz Sergio Moro desprezou uma evidência fortíssima  – apontada por Antonio Palocci em seu depoimento  – de que não poderia ser ele o tal “Italiano” apontado nos arquivos da Obedrecht como, entre outras coisas, autor de  lobby  para a aprovação da  Medida Provisória 460/2009, na qual a então tucana Lúcia Vânia (hoje no PSB) estabelecia compensações de crédito em impostos que beneficiariam a empreiteira. A rasão é absolutamente simples e fácil de entende: Palocci, à época deputado federal  votou contra a medida, assim como 59 dos 65 deputados do PT.

"Depois de dar apoio ao golpe militar, Globo quer criminalizar a advocacia", diz defesa de Lula

Imagem
Em nota divulgada hoje (01), defesa do ex-presidente rebate reportagem da revista Época . LULA.com.br - 01/10/2016 O advogado do ex-presidente Lula, Roberto Teixeira publicou uma nota neste sábado (01) em resposta à reportagem da revista Época “Compadre de Lula comandou compra, diz empresário que vendeu nova sede do Instituto Lula".  "Afastando o circo midiático, o que sobra é apenas má-fé e uma indisfarçável tentativa de fragilizar a defesa de Lula, para interferir no processo eleitoral do País, especialmente nas eleições de 2018", diz a nota. A defesa afirma que, "depois de dar apoio decisivo ao golpe militar, confessar a prática de cartel e praticar outros atentados ao Estado Democrático de Direito, a Globo - junto com a Operação Lava Jato - pretende agora criminalizar a advocacia". 

Evolução do patrimônio de Palocci não foi irregular, aponta MPF

Imagem
SAB, 01/10/2016 - 14:53 . Jornal GGN - Em inquérito, o Ministério Público Federal do Distrito Federal afirma que a evolução do patrimônio de Antonio Palocci, ex-ministros nas gestões de Lula e Dilma Rousseff, "condiz com as notas fiscais conforme documentação trazida nos autos, patrimônio adquirido por consultorias que o investigado formalmente promoveu".  O órgão decidiu arquivar o procedimento, concluindo que não há ilegalidades, sendo que o documento foi assinado quatro dias antes de Palocci ser preso na Operação Lava Jato. 

Eduardo Guimarães: Disputei eleição a vereador para estimular resistência da esquerda

Imagem
Posted by  eduguim  on 29/09/16 • Categorized as  Crônica Chegamos ao fim da campanha eleitoral em primeiro turno. Para os candidatos a vereador, a eleição termina aqui (no próximo domingo). Para os municípios cujos candidatos a prefeito não obtiverem mais da metade dos votos válidos, a campanha eleitoral continua até o fim do mês que vem. Neste texto, porém, não tratarei da eleição a prefeito. O assunto, desta vez, é a minha candidatura a vereador de São Paulo pelo PC do B. Criei este Blog em 2005 e nunca, jamais o usei em benefício pessoal. Não criei este espaço para ganhar dinheiro ou para me eleger. O Blog da Cidadania foi criado para estimular as pessoas a tomarem atitude contra o que julgam que está errado.