Postagens

Mostrando postagens de setembro 22, 2016

Por que eventos recentes na Síria mostram que o governo Obama está em confusa agonia terminal

Imagem
. ORIENTE mídia - 28/09/2016 23/9/2016, The Saker,  The Vineyard of the Saker Traduzido por Vila Vudu Os mais recentes desenvolvimentos na Síria não são, creio eu, resultado de algum plano deliberado pelos EUA para ajudar seus “terroristas moderados” aliados em campo, mas sintoma de algo talvez pior: os EUA parecem ter perdido completamente o controle sobre a situação na Síria e, possivelmente, também em outros pontos. Permitam recapitular o que acaba de acontecer:

Dilma ao GGN: privatização, apagão e Estado de exceção

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 28/09/2016 Das primeiras assinantes do jornal GGN, a ex-presidente Dilma Rousseff entra em contato para uma reclamação: a afirmação de que ela era impermeável aos movimentos sociais, embora tivesse implementado verias policias sociais relevantes. Dilma apresentou um conjunto de exemplos para retificar essa visão. Aproveitei o contato para uma entrevista maior, onde ela abordou temas relevantes. Previu os problemas que poderão ocorrer no setor elétrico, com a privatização de ativos da Petrobras fundamentais para a manutenção do equilíbrio energético. E manifestou sua preocupação com a caminhada acelerada para o estado de exceção. Sobre os movimentos sociais

Empresas de banqueiros ligadas a partidos políticos estão envolvidas com firmas no exterior

Imagem
"Moro 1001 utilidades" Jornal do Brasil - 28/09/2016 Uma nova investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, em inglês) apontou que grandes empresários, um dos fundadores do Partido Novo e um ex-presidente do BNDES estão entre os brasileiros donos de   empresas   offshore  nas Bahamas, de acordo com levantamento do  Blog do Fernando Rodrigues  no  Uol . Entre os nomes levantados está o de Sérgio Cutolo Santos, do BTG Pactual, e Luiz Henrique Fraga, do Gávea   Investimentos . A ICIJ tornou público um banco de dados com 175 mil registros de empresas nas Bahamas, com centenas de pessoas físicas e jurídicas do   Brasil , entre políticos e agentes públicos, grandes empresários, executivos de grandes empresas e dirigentes de estatais e partidos políticos. 

Emir Sader: Voto político decide reta final para as prefeituras

Imagem
. por Emir Sader - 28/09/2016 Ainda no clima do golpe, as campanhas municipais começaram mornas, com candidatos despolitizados, contando com o recall, liderando as pesquisas. Até que a campanha foi chegando à reta final, com a participação de líderes nacionais, como Lula, Dilma, a adesão de personalidades significativas para a opinião pública – entre eles até Antonio Candido – definindo seus apoios.

2,5 milhões de metalúrgicos cruzam os braços contra Temer nesta quinta

Imagem
. Blog do Esmael - 28/09/2016 Estima-se que 2,5 milhões de metalúrgicos cruzarão os braços nesta quinta (29), em todo o país, na paralisação nacional contra o corte de direitos e para exigir do governo ações efetivas para o reaquecimento da economia. Sob a bandeira “Cortar Direitos Não Gera Emprego! Retomada da Economia Já!”, a paralisação de amanhã será a principal manifestação dos trabalhadores contra o governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB). Em Curitiba e região metropolitana, segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Sérgio Butka , cerca de 30 mil vão aderir ao protesto que será acompanhado por sindicatos internacionais de trabalhadores.

Cerveró nega ter recebido dinheiro de Lula para desistir de delação

Imagem
Delcídio do Amaral é um dos principais delatores na ação em que Lula é acusado de tentativa de obstruir a Lava Jato. Após passar uma temporada na prisão por ter caído num grampo que comprova que ele ofereceu dinheiro e uma rota de fuga para Nestor Cerveró, Delcídio decidiu jogar no colo de Lula a responsabilidade pela tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da área Internacional da Petrobras. Por Cíntia Alves   Para deixar a prisão e fechar um acordo de cooperação, Delcídio confessou à Lava Jato que pagou cerca de R$ 250 mil ao advogado Edson Ribeiro, que fazia a defesa de Cerveró. Esse montante saiu do bolso de Maurício Bumlai, filho de José Carlos Bumlai, que teria sido procurado pelo próprio Delcídio para "colaborar" com a operação cala-a-boca. O papel de Lula teria sido o de pedir a Delcídio que algo fosse feito para evitar que Bumlai caísse na delação de Cerveró.  Mas o depoimento de Cerveró à força-tarefa mostra algumas incongruências nessa denúncia. A

Por que o voto de legenda pode não ser uma boa opção nestas eleições

Imagem
ELEIÇÕES 2016 Mudança aprovada em reforma eleitoral de 2015 estabelece número mínimo de votos para candidato a vereador se eleger por  Débora Melo, para a CartaCapital   publicado  28/09/2016 18:27,  última modificação  28/09/2016 18:49 ELZA FIÚZA / ABR Nova regra estabelece "nota de corte" para eleição de vereadores e deputados CartaCapital  – A reforma eleitoral aprovada em 2015 com apoio do então presidente da Câmara , Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reduziu a força do chamado “voto de legenda”, aquele pelo qual o eleitor vota apenas no partido, sem escolher um candidato específico. A nova regra, que já está em vigor, estabeleceu uma espécie de “nota de corte” para que um candidato a vereador,  deputado estadual ou deputado federal  seja eleito (sistema proporcional). Para conquistar uma cadeira na Câmara Municipal nas eleições de 2016, o candidato a vereador precisará atingir, individualmente, um total de votos de pelo menos 10% do quociente eleitoral.

“Doria é mais falso que o botox que anda aplicando”, diz ex-assessor do tucano

Imagem
. Postado em  28 de setembro de 2016 DCM De  Luiz Carlos Franco, em seu Facebook : Meus amigos sabem que não costumo falar de política no Face, mas a bem da verdade – e aqui quem quiser usar com fins eleitoreiros, que use – preciso entrar na disputa aos 45 do segundo tempo. É na condição de ex-assessor de  Joãodoria45  na extinta Paulistur, hoje SP Turis, nos idos de 1985, única vez em que deixei a iniciativa privada, que resolvi falar. Joãodoria45  é tão verdadeiro quanto nota de R$ 30,00, ou como o tingimento de seus cabelos ou o botox que andou aplicando.

Um Manuel entre tantos Nerudas

Imagem
Portal Vermelho -  28 de setembro de 2016 - 17h41   O fato de o diretor Manuel Basoalto ser sobrinho-neto do Pablo Neruda não foi motivação alguma para que ele se embrenhasse na confecção do longa-metragem “ Neruda – Fugitivo” . A ligação entre Manuel e Pablo é mais poética que genética, mais ideológica que familiar.  Divulgação Cena do filme Neruda - Fugitivo  Além de sensível, o filme é um dos mais aventureiros já produzidos. Ele retrata a fuga que o poeta empreendeu, em 1949, em meio aos desfiladeiros dos Andes, cruzando a rota dos contrabandistas a fim de escapar da perseguição política do aprendiz de ditador Gabriel González Videla, cuja história tratou de nomeá-lo como “O Traidor”. Manuel fez questão de filmar o longa exatamente nos mesmos lugares e na mesma época do ano em que o poeta passou. Os riscos eram iminentes e Manuel jura que jamais fará algo parecido, ainda que as dificuldades e o aprendizado tenham ido além do cinema: “Quando conheci Juan Flores, já com 85 a

O neoliberalismo atroz e subalterno de nossos dias

Imagem
. Por Luis Manuel Arce Isaac - Prensa Latina - 27/09/2016 Havana, 27 set (Prensa Latina) Parece que ficam poucas dúvidas de que na Argentina, Brasil, Paraguai e Honduras a política econômica neoliberal de seus atuais governantes está devolvendo a fome e a miséria aos que dessas mazelas foram tirados, como diria o teólogo Leonardo Boff. As ruas já começam a vibrar, particularmente na Argentina e no Brasil, onde a população sai em manifestações cada vez maiores para protestar contra as medidas neoliberais dos presidentes Mauricio Macri e Michel Temer.

Paulo Nogueira: Marta enfim descobriu que ser apoiada por Temer é muito diferente de ser apoiada por Lula.

Imagem
Postado em   28 Sep 2016 por :   Paulo Nogueira Os dois Marta é impressionante. Abandonou o PT na pior hora deste para se lançar aos braços de Temer e de Eduardo Cunha. Conseguiu produzir discursos anticorrupção mesmo na companhia de Temer e Cunha, para não falar do PMDB, a quintessência da sujeira política na história da República nacional. E agora Marta atribui a Temer e sua política econômica o naufrágio iminente de suas ilusões de se tornar prefeita de São Paulo. Um momento: Marta achava que teria em Temer um cabo eleitoral poderoso? Viu um Churchill naquele ser pequeno que se comunica por mesóclises?

Em aula, Lewandowski classifica impeachment de “tropeço na democracia”

Imagem
. por Por Lilian Primi - na Caros Amigos - 28/09/2016 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, terminou sua aula de segunda-feira (26), na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, lamentando o processo de impeachment, que definiu como “um tropeço na democracia” brasileira ( ouça ao fim do texto ). E emendou lembrando que no Brasil isso ocorre em ciclos de 25, 30 anos, deixando uma esperança: “Quem sabe vocês jovens consigam mudar o rumo da história”.

Lula recebe solidariedade do presidente turco Erdogan

Imagem
Erdogan telefonou para prestar solidariedade a Lula, a presidenta Dilma, e ao Brasil pelas dificuldades que a democracia tem vivido LULA.com.br - 28/09/2016 Foto: Agência Brasil  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (28) a ligação do presidente da Turquia, Recep Erdogan. Erdogan telefonou para prestar solidariedade a Lula, a presidenta Dilma Rousseff, e ao Brasil pelas dificuldades que o povo brasileiro tem vivido, mas que ele confia que o Brasil é forte o suficiente para superá-las. O chefe de Estado turco recordou os encontros com Lula e o compromisso do ex-presidente com o povo brasileiro. Lula agradeceu a ligação e prestou solidariedade em relação a tentativa de golpe sofrida na Turquia em julho.

País tem direito de saber quem é Santo, quem é Careca

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 28/09/2016 Embora já tenha chegado a sua 35a. fase, a operação Lava Jato não conseguiu livrar-se da acusação de trabalhar de modo seletivo, reproduzindo  um traço historicamente nefasto da Justiça brasileira, onde o Estado "é usado como propriedade do grupo social que o controla", nas palavras da professora Maria Sylvia de Carvalho Franco, no estudo Homens Livres na Ordem Escravocrata.            Neste universo, que descreve o Brasil anterior a abolição da escravatura, onde o grilhão, a chibata e o pelourinho eram instrumentos banais de manutenção da ordem para os habitantes da senzala, o "aparelho governamental nada mais é do que parte do sistema de poder desse grupo, um elemento para o qual se volta e utiliza sempre que as circunstâncias o indiquem como o meio mais adequado."

Lula, intelectuais e lideranças apontam eleição de Haddad como 'estratégia anti Temer'

Imagem
ELEIÇÕES 2016 "Precisamos de um prefeito sério e responsável governando a cidade mais importante da América Latina para fazer frente aos pacotes do governo para tirar dinheiro da educação e saúde", disse ex-presidente por  Redação RBA   publicado  28/09/2016  DIVULGAÇÃO/TWITTER O candidato a vice Gabriel Chalita, Lula e Haddad no evento realizado ontem no centro de São Paulo São Paulo – Em evento realizado na noite de ontem (27) na Casa de Portugal, centro de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras lideranças destacaram a necessidade de levar a candidatura do prefeito Fernando Haddad ao segundo turno e à reeleição pela força política da cidade no enfrentamento ao governo de Michel Temer e à ameaça a direitos e conquistas sociais no país. "Precisamos ter um prefeito sério e responsável governando a cidade mais importante da América Latina para fazer frente aos pacotes do Temer para tirar dinheiro da educação e saúde", disse Lula.

Estadão pede a cabeça de Ministro da Justiça. Saia justa para Temer

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 28/09/2016 . O Estadão decreta hoje que o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, perdeu as condições de permanecer no cargo, “se é que algum dia as teve”. Numa e noutra questão, até aí, o velho jornal paulista pouco faz senão registrar o óbvio. O mais significativo é o que vem logo a seguir, no texto:

Campanha de Marta culpa “agenda maldita” de Temer por queda nas pesquisas

Imagem
. Postado em  28 de setembro de 2016  DCM Do  Infomoney : As últimas pesquisas Ibope e Datafolha para a disputa à prefeitura de São Paulo mostraram uma queda expressiva da ex-petista e agora candidata pelo PMDB Marta Suplicy. E, de acordo com a  coluna Painel, da Folha de S. Paulo , a peemedebista já encontrou os culpados. Segundo a coluna, a campanha de Marta culpa a “agenda maldita” do Palácio do Planalto, aliada à exploração da relação da candidata com o presidente Michel Temer, por sua queda nas pesquisas. “É todo dia uma manchete ruim”, disse um nome do staff da senadora à coluna. Por outro lado, a recíproca é verdadeira, diz a coluna. Os ministros do PMDB já vislumbram o desgaste para o Planalto caso Marta chegue ao fim do primeiro turno em São Paulo atrás de Fernando Haddad.

Santayana: A Lava Jato, Palocci e o "italiano"

Imagem
. por Mauro Santayana - 28/09/2016 Não consta que entre os santos do panteão brasileiro no Vaticano esteja o meu nome, nem o de São Palocci, uma figura controversa e polêmica não apenas em algumas regiões de São Paulo, o seu estado, mas também em outros pontos do país. Tais circunstâncias não negam, no entanto, o caráter arbitrário, injusto, desnecessário, injustificável, da prisão do ex-ministro da Fazenda do governo Lula pela Polícia Federal esta semana. A maior prova contra Palocci, no caso, é a existência de um tal "italiano" em uma planilha da Odebrecht. Palocci é sobrenome italiano.

PML: Haddad é o voto contra o retrocesso

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 27/09/2016 Primeira eleição depois do golpe de 31 de agosto, a votação do próximo domingo, quando os brasileiros vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores, guarda um traço semelhante com os pleitos ocorridos nos tempos do regime militar. A conjuntura é marcada pela tentativa, por parte dos aliados de Michel Temer, de consolidar um estado de exceção, primeiro passo para reduzir direitos e diminuir liberdades num período próximo.

Dilma fala a Bob Fernandes na TV Bahia. Assista, na íntegra

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 27/09/2016 . E a segunda parte:

Kiko Nogueira: A melhor descrição de João Doria como fraude vem de seu colega de PSDB, Alberto Goldman.

Imagem
Postado em   27 Sep 2016 por :   Kiko Nogueira Eles A definição mais precisa de João Doria veio de um colega de partido, Alberto Goldman, em seu blog. Goldman, ex-governador, é inimigo de Alckmin e faz parte da facção de Serra no PSDB. Em entrevistas, acusou Doria de comprar votos, boca de urna no dia da votação da “prévia” e violação da Lei Cidade Limpa por uso de cavaletes de propaganda e carros de som. Goldman, basicamente, afirma que Doria é uma fraude. Nada que Luiza Erundina já não tenha apontado, mas com alguns detalhes extras de boi preto que conhece boi preto. Reproduzo alguns trechos:

Mishell Temer recebe cumprimentos da Shell pela entrega do pré-sal

Imagem
. Blog do Esmael - setembro 27, 2016 O presidente da Shell, Ben van Beurden, reuniu-se nesta terça-feira 27 com  Mishell Temer e afirmou que o Brasil é um dos principais países de interesse para a petroleira investir e ter “parceria” com a Petrobras. “Trabalhamos com a Petrobras há muitos anos e ela é uma empresa de classe mundial no que se refere à capacidade técnica e isso não mudou. É obvio que acompanhamos as manchetes sobre Petrobras e isso traz algum grau de preocupação, mas a grande pergunta era se a empresa conseguiria manter os investimentos e ela tem feito escolhas adequadas em seus programas de investimentos”, afirmou Beurden.

Nassif: Xadrez de Fernando Haddad e da frente das esquerdas

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 27/09/2016 Peça 1 - a esquerda e o culto à generosidade Recentemente, o filósofo de direita Luiz Felipe Pondé escreveu um artigo dizendo que a direita tinha que aprender a conquistar as moças.  Passou uma lição importante na forma de uma deboche, provavelmente a maneira que encontrou para chegar ao seu público que, além do economicismo estéril, aprecia bobagens machistas. Em síntese, diz ele que o fascínio da esquerda sobre a juventude está na generosidade, na solidariedade, no fator humano, enquanto a direita se prende a um economicismo vazio. Matou a charada.

Saul Leblon: Um pacto progressista pode evitar o horror em SP

Imagem
Juntos, Haddad e Erundina podem arrastar insatisfeitos que já começam a migrar da candidatura Marta e assim mudar o desfecho da eleição. por Saul Leblon - na Carta Maior - 27/09/2016 . Restam poucas horas para o desastre anunciado se consumar. Mas a experiência mostra que poucas horas de lucidez, com ação coordenada de projeto, rua e propaganda podem sacudir a vida de um povo. E mudar o curso da história. O desfecho que se esboça na disputa municipal em São Paulo, e na do Rio, deixará uma lição dura às forças progressistas.

Dr. Moro, não sai nem uma “condução coercitiva” para o filho de FHC? Ouça o que “Baiano” diz

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 27/09/2016 . Primeiro, foi Nestor Cerveró que  disse ter recebido ordens   para colocar uma empresa ligada ao filho do também então Presidente da República Fernando Henrique Cardos, a PSR, no negócio da Termorio, uma empresa constituída nos tempos do apagão, quando a Petrobras fazia contratos ruinosos para participar do capital e comprar a energia a altíssimo preço, em quantidades asseguradas. O filho de FHC, Paulo Henrique Cardoso, disse que era tudo mentira de um “encarcerado”

Jean Wyllys pede anulação do impeachment em manifestação ao STF

Imagem
O deputado do PSOL apresentou-se como amicus curiae em ação movida por Dilma e alega inexistência de crime de responsabilidade por Redação — na Carta Capital -  publicado  27/09/2016 17h59,  última modificação  27/09/2016 19h54 Impeachment sem crime de responsabilidade é "forma contemporânea de golpe de Estado" O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) apresentou uma manifestação de  amicus curiae  ("amigo da Corte") na ação movida por Dilma Rousseff no Supremo Tribunal Federal, em que pede a anulação do impeachment, aprovado pelo Senado em 31 de agosto . Elaborada pelo advogado Paulo Iotti, a peça alega a inexistência de crime de responsabilidade. "Não levei em consideração os argumentos políticos da oposição de direita sobre o 'conjunto da obra' —mesmo que eu também seja crítico do conjunto da obra do governo Dilma—, porque esses argumentos não cabem num processo de impeachment. Também não levei em consideração as defesas do  impeach

Katarina Peixoto: Como juizes brasileiros falsificaram Roxin, Vannuci e Agamben

Imagem
VIOMUNDO -  27 de setembro de 2016 às 18h18 . por Katarina Peixoto, no Facebook Ontem dediquei algumas horas a ler decisões de juízes, desembargadores e ministros. Adoeci um pouco mais e espero conseguir fazer algo de positivo com o chorume que li. Enunciados falsos podem fazer sentido. E nada há de trivial nisso. Um dos Diálogos platônicos de maturidade, O Sofista, é dedicado ao estatuto lógico dos enunciados falsos e sobre o passado (ou, mais precisamente, sobre o que não é).

Marta fez o que fez para, tudo indica, perder a eleição em São Paulo. Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   27 Sep 2016 por :   Kiko Nogueira Deu ruim A história de Marta é o que o que se chama em inglês de cautionary tale — simplificando, algo que serve de alerta. Uma fábula moral. Em nome de sua ambição, maior do que sua competência, ela passou por cima de tudo para conseguir uma vaga para concorrer à prefeitura de São Paulo. Foi para o PMDB com uma conversa mole inacreditável sobre sua surpresa com a corrupção do PT, falou que nunca se considerou uma pessoa de esquerda, pediu desculpas de joelhos sobre as taxas, tirou o Suplicy do sobrenome, deu flores a uma Janaína Paschoal, posou para fotos com Cunha, Renan e Temer, abraçou o golpe.

Cidadania urgente: Basta de autoritarismo jurídico.

Imagem
Foto/247 Para:  A Cidadania Brasileira Basta de autoritarismo no uso seletivo e partidarizado praticado por setores do Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Federal, estimulados pela grande mídia oligopolizada. É com indignação que nos manifestamos contra o rompimento continuado do estado democrático de direito no Brasil. Interpretações parciais de procedimentos judiciários, exacerbados e estimulados por um sentimento de ódio que tomou conta de setores privilegiados da sociedade brasileira, empurram nosso país para um retrocesso impensável e negam princípios básicos de respeito a uma ordem democrática tão duramente conquistada na luta contra a ditadura militar. 

WANDERLEY GUILHERME: O BRASIL DOS BRUTAMONTES

Imagem
. por Wanderley Guilherme - no Segunda Opinião - 27 de setembro de 2016 Há quem resvale à beira do ridículo, ou do adesismo, angustiado com o inexistente dilema de apoiar o governo Temer contra o que seria um golpe ainda mais reacionário do PSDB, de Aécio Neves e de Fernando Henrique Cardoso. Estava demorando aparecer o pretexto para a velha cantilena de ser preciso combater a reação por dentro. Em geral, o combate se dá por dentro de bons hotéis, bons empregos e bons salários.

Comandante da Frente Al-Nusra, da al-Qaeda: "Norte-americanos estão conosco"

Imagem
26/9/2016,  Moon of Alabama (trad. al.-ing. Bernhard; aqui trad. ao port., nos dois casos, tradução para finalidades acadêmicas, não comerciais) Entrevistador:  Jürgen Todenhöfer  ( original em alemão) Publicada em alemão:  26/9/2016, no jornal  Kölner Stadtanzeiger , principal jornal na região de Colônia. Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Isso, se quiser, Trump pode jogar, como saco de lixo, sobre  La  Killary [pano rápido] Foi a sétima viagem que meu filho Frederic e eu fizemos à Síria, em guerra. Lá estivemos durante 13 dias. Não há palavras que descrevam o sofrimento que lá vimos. Essa entrevista foi realizada há dez dias, com um comandante de um ramo da al-Qaeda, a Frente [ Jabhat ] al-Nusra. Abu al-Ezz falou bastante abertamente sobre seus financiadores – Arábia Saudita, Qatar e Kuwait. Tivemos meios para pesquisar rigorosa e exatamente a identidade do homem e sabemos praticamente tudo sobre ele. Entrevista na pedreira, em Aleppo