Postagens

Mostrando postagens de setembro 14, 2016

Celebração do 1%: Mas... a desigualdade seria ótima para a economia?!

Imagem
20/9/2016,  Michael Hudson ,  Counterpunch Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Parafraseando Mark Twain, todos reclamam da desigualdade, mas ninguém faz nada para consertar. A única coisa que se vê é gente que usa "desigualdade" como ponto de partida para projetar seus próprios pontos de vista sobre como tornar a sociedade mais próspera e, ao mesmo tempo, mais igual. Essas visões dependem de como cada um veja o 1%: como inovador, esperto e criativo, gente que enriqueceu de tanto que todos eles ajudaram a sociedade. Ou, se o veem, como escreveram os grandes economistas clássicos, como o estrato mais rico da população, constituído de  rentistas , que  extraem dos 99%  a própria renda e a própria riqueza, vivendo como latifundiários ociosos ou banqueiros monopolistas e predadores.

Quem diz que o apartamento era do Lula? Ninguém, só o MP (d)e Moro

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 20/09/2016 . Existe uma relação entre a força tarefa da Lava Jato e o Juiz Sérgio Moro quem em Biologia, é chamada de mutualismo. Um organismo se beneficia do outro. Uma promotoria equilibrada tornaria impossíveis os arreganhos de Moro. Um juiz equilibrado impossibilitaria os arroubos dos promotores. Moro, é claro, dá de dez nos rapazes curitibanos, em matéria de esperteza. Porque deixa que eles façam as diatribes possessas e, depois, ampara no que eles dizem aquilo que ele quer fazer.

Bresser-Pereira: 'Perdemos a ideia de nação'

Imagem
Luiz Carlos Bresser-Pereira mostra que o ódio da classe média às medidas para diminuir as desigualdades, somadas a erros do governo, levaram ao impeachment por Maurício Puls na Revista Brasileiros - Carta Maior - 20/09/2016 . Coautor de um recém-lançado livro em que sistematiza a teoria do novo desenvolvimentismo, o ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira sustenta que a crise atual decorre de uma política econômica equivocada, baseada na conjugação de altas taxas de juros com o câmbio valorizado. Isso beneficia os investidores estrangeiros, os financistas e a classe média, mas deprime a taxa de lucro e os investimentos, e condena o Brasil ao baixo crescimento.

Beatriz Cerqueira: Dia 22, pare, venha para a rua; é um esquenta rumo à greve geral

Imagem
VIOMUNDO -  20 de setembro de 2016 22 de setembro, Dia de Paralisação Nacional do Sind-UTE/MG Trabalhadoras e trabalhadores vão paralisar as atividades em todo o país neste no dia 22 de setembro em resposta à pauta de retirada de direitos que o governo golpista Michel Temer tenta impor ao país. O Dia Nacional de Paralisação e Mobilização, construído e organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais, vai unir categorias de todos os setores, público e privado, contra os ataques à classe trabalhadora, à soberania nacional e ao patrimônio do povo brasileiro.

Fernando Brito: A Moro o que não é de Moro: o poder total

Imagem
. POR  FERNANDO BRITO  · 20/09/2016 Sugere-se que, nos tribunais brasileiros, mande-se retirar as estátuas de Themis, sua balança e sua espada e as substituam por bonecos de Sérgio Moro, a encarnação da Justiça pátria. Pouco importou que a generalidade dos juristas e até mesmo notórios adversários de Lula tenham dito e apontado a inconsistência da denúncia-xingatório apresentada por Deltan Dallagnol e seus rapazes na semana passada. Não importa que mais da metade dela seja voltada para fatos pelos quais não se irá desaguar em uma acusação, servindo apenas para apresentar o ex-presidente como o “demônio da propinocracia” , o que contraria qualquer princípio jurídico, onde é elementar que se examinarão, na denúncia, fatos e suas provas.

Após fortes declarações de Gilmar Mendes, Corte deve dar resposta ao país

Imagem
Informe JB . O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou que o também ministro Ricardo Lewandowski participou de "manobras ou de conciliábulos" ao decidir fatiar o julgamento de impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Ainda segundo Gilmar Mendes, a atitude de Lewandowski foi "constrangedora" e "vergonhosa". 

VIDEO: Entrevista coletiva Lula defesa NY. (há pouco instantes)

Imagem

Moro aceita denúncia mesmo sendo uma farsa, diz Lula. 'Vamos continuar lutando'

Imagem
Juiz de Curitiba acolhe acusação sem provas e torna ex-presidente réu. Em Nova York, confederação que representa trabalhadores de 162 países lança campanha “Stand with Lula” (“Estamos com Lula”) por  Redação RBA   publicado  20/09/2016 19:45,  última modificação  20/09/2016 19:52 REPRODUÇÃO Teleconferência: Lula fala a sindicalistas do mundo todo, que lançaram campanha em defesa do ex-presidente São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou há pouco que o juiz federal Sérgio Moro aceitou hoje (20) a denúncia apresentada na semana passada pelos procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato contra ele mesmo se tratando de uma farsa. "Não quero nenhum privilégio. Mas não quero mentira. Não quero falsidade. Não posso aceitar que algumas pessoas façam o que estão fazendo", disse Lula, que afirmou acreditar na Justiça e que continuará lutando. “Eles sabem que, embora eu não tenha diploma, eu sei fazer mais do que eles. Fiquei sabendo que o j

Carta Maior: Todos são iguais perante a lei?

Imagem
Como explicar a seletividade da justiça em investigações contra partidos de esquerda e a isenção de partidos e personalidades de direita? Redação da Carta Maior - 19/09/2016 17:45 . No Estado Democrático de Direito, o artigo 5° da Constituição Brasileira garante:   “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.   A Constituição Brasileira também prevê o princípio da presunção de inocência no inciso LVII do mesmo artigo: "Ninguém será culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.   Garante, ainda, habeas corpus, no inciso LXVIII: "conceder-se-á "habeas-corpus" sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder".

Renan: Lava Jato representa 'avanço civilizatório', mas deve acabar com 'exibicionismo''

Imagem

Primeira mulher negra à frente da UNE prevê mandato de resistência

Imagem
PELA INCLUSÃO 'Fora Temer' e 'Diretas Já' são as bandeiras imediatas defendidas pela organização estudantil, que responsabiliza o novo governo por cortes na educação que colocam em risco a universidade pública por  Tiago Pereira, da RBA   publicado  20/09/2016 13:21,  última modificação  20/09/2016 13:46 REPRODUÇÃO/UNE Moara Correa: 'Temos mais negros, mais mulheres e mais LGBTs participando nas universidades. Sou fruto disso' São Paulo – Frente à ruptura institucional representada pelo processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, considerado ilegítimo por amplos setores e organizações sociais, Moara Correa, que assume temporariamente a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE), define o seu mandato como sendo um período de resistência aos retrocessos anunciados na educação pelo governo Temer. "A nossa pauta agora é o 'Fora, Temer' e 'Diretas Já'", afirma Moara à  RBA . "A  questão é que este

Pedido de impeachment de Gilmar Mendes ganha petição online

Imagem
Formulado por juristas notáveis e apoiado por parlamentares, advogados e personalidades, o pedido de impeachment do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), protocolado no Senado, na semana passada, ganhou  um abaixo-assinado online  para que os apoiadores da causa possam se somar à mobilização.  Entre os fatos arrolados contra o ministro, está listado o envolvimento em atividades político-partidárias.  A petição eletrônica está hospedada no portal Avaaz e até sexta-feira (16) estava chegando à marca de três mil assinaturas. Com base na Constituição, na Lei Orgânica da Magistratura e na chamada Lei do Impeachment, os juristas apresentaram inúmeras comprovações de que Mendes apresenta conduta que viola tais estatutos e é incompatível com a honra, a dignidade e o decoro das funções inerentes ao cargo que ocupa. Entre os fatos arrolados contra o ministro, estão listadas: manifestações públicas sobre processos, inquéritos e investigações na alçada do Supremo Tribu

Empresário nega chantagem e diz que os R$ 6 milhões não vieram do PT

Imagem
TER, 20/09/2016 - 12:16 ATUALIZADO EM 20/09/2016 - 12:17 . Jornal GGN -  O empresário dono do Diário do Grande ABC, Ronan Maria Pinto, acusado de receber os R$ 6 milhões de empréstimo do pecuarista José Carlos Bumlai junto ao banco Schahin, admitiu que tomou o empréstimo, mas disse que o valor não veio nem de Bumlai, nem do PT. Em depoimento ao juiz da Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, Ronan disse que a quantia foi emprestada da empresa ViaInvest e acusou os procuradores da força-tarefa da Lava Jato de terem se equivocado.

Os novos ladrões da Petrobras

Imagem
 POR FERNANDO BRITO · 20/09/2016 . A nova diretoria da Petrobras está roubando. Não, não a estou acusando de estar fazendo as “baruscadas”  ou as “youssefadas” de anos atrás. Não estou dizendo que o Sr. Pedro Parente tem contas no exterior. Este blog não trabalha com convicções pré-concebidas em lugar de provas, como certos procuradores.

Indústria das bebidas alcoólicas também financia opositores da canábis legal

Imagem
Depois dos generosos contributos da indústria farmacêutica, as campanhas contra a legalização da canábis nos referendos de novembro nos EUA contam também com milhares de dólares dos distribuidores de bebidas alcoólicas que temem perder mercado. ESQUERDA .NET - 19 de Setembro, 2016 Foto Thomas Hawk/Flickr Afinal  não é só a indústria farmacêutica que vê a legalização da canábis como ameaça aos seus lucros. Os donos de algumas fábricas de bebidas alcoólicas também apontam a legalização como um dos fatores que pode influir negativamente nos seus cofres e estão mesmo a pagar donativos de dezenas de milhares de dólares às campanhas antilegalização. Em novembro há referendos em vários estados norte-americanos, que se realizam a par das presidenciais, em que os cidadãos escolhem se pretendem seguir o exemplo já em marcha em vários pontos do país para legalizar o uso recreativo ou medicinal da canábis. Segundo o portal  The Intercept , em pelo menos dois desses estados (Massach

Deus escreve certo por Cunhas tortos?

Imagem
Cunha considera (ameaça) que Moreira Franco não conseguirá se segurar no governo. Ou seja, o governo perderá o seu cérebro. por Samuel Gomes* - na Carta Maior - 19/09/2016 . Uma coisa é triturar Cunha no plenário da Câmara, impondo-lhe uma derrota vexatória. Outra é tê-lo como inimigo figadal no pós-apocalipse. Na primeira entrevista depois de ter sido despejado do mandato, Cunha mostra que sabe identificar os seus inimigos. Diz que quem o cassou foi o governo Temer, cujo "cérebro" é Moreira Franco, que articulou a candidatura do genro Rodrigo Maia "atropelando a base aliada". Cunha sabe que foi na articulação da candidatura de Maia que começou sua derrota acachapante no dia 12 de agosto. E não engoliu. Por isso, mira sua bazuca em Moreira Franco,  "o cérebro do governo", a quem Brizola se referia como gato angorá.

FORA DOS AUTOS: Para Gilmar, Fábio Comparato e Bandeira de Mello são 'famoso quem'

Imagem
Gilmar Mendes, acusado de conduta parcial e violação de princípios da magistratura, desqualifica juristas que pediram seu impeachment por  Redação RBA   publicado  19/09/2016 21:54,  última modificação  19/09/2016 21:55 CIA DAS LETRAS | STF | TV BRASIL / REPRODUÇÕES Segundo Gilmar Mendes, Comparato (esq.) é banqueiro socialista e Bandeira de Mello (dir.), latifundiário socialista Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes desqualificou hoje (19) os juristas que apresentaram um  pedido de  impeachment   contra ele no Senado, na semana passada. O grupo acusa o ministro de adotar “comportamento partidário”, mostrando-se leniente com relação a casos de interesse do PSDB e “extremamente rigoroso” no julgamento de processos de interesse do PT e de seus filiados, “nomeadamente o ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, não escondendo sua simpatia por aqueles e sua ojeriza por estes”.

MPF determina abertura de inquérito contra ex-delegado e blogueiro PHA.

Imagem
PUBLICIDADE OPRESSIVA 19 de setembro de 2016, 22h39 Por Pedro Canário - CONJUR O ex-deputado e ex-delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz e o blogueiro Paulo Henrique Amorim serão investigados por suspeita de ter usado meios de comunicação social para pressionar juízes a tomar decisões prejudiciais ao banqueiro Daniel Dantas durante as operações chacal e satiagraha. Por decisão unânime da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, um inquérito para apurar as denúncias feitas contra os dois pelo banqueiro deverá ser aberto. A decisão é desta segunda-feira (19/9). . A primeira representação contra a dupla foi feita em abril de 2014 ao Supremo Tribunal Federal, porque na época Protógenes era deputado federal pelo PCdoB de São Paulo. A petição é assinada pelo advogado  Nabor Bulhões , também autor da tese que embasa a petição. De acordo com a representação, Protógenes, que conduzia as operações, combinava com o blogueiro Paulo Henrique Amorim

Em Porto Alegre, esquerda repete divisão de São Paulo e Rio e não há certeza de aliança nem no segundo turno

Imagem
VIOMUNDO -  19 de setembro de 2016 às 23h54 O golpe e os paradoxos do voto na eleição municipal de Porto Alegre por Katarina Peixoto, de Porto Alegre, especial para o Viomundo Se o golpe de estado que dilacera o país e suas instituições fosse uma doença, as candidaturas majoritárias em Porto Alegre estariam todas enfermas. E, no dia da eleição, as urnas operariam qual uma medicação, para o estabelecimento de um caminho de legitimidade da vida política e institucional que hoje se sustenta com base na força e na manipulação midiática.

Britânicos admitem que guerra contra a Líbia foi movida à mentiras

Imagem
. ORIENTE mídia - 19/09/2016 Após o relatório sobre a conduta execrável do então primeiro-ministro britânico Tony Blair durante a invasão do Iraque, em 2003, o Reino Unido confronta-se agora com um novo documento, publicado em 14 de setembro de 2016. O texto detalha como a guerra contra a Líbia, em 2011, promovida pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), foi movida à mentiras. Outra conclusão óbvia do novo relatório, que ecoa denúncias da mídia alternativa e dos movimentos anti-imperialistas, é a de que o então presidente Muammar Kaddafi não planejava um massacre, como alegou-se então, e que a situação na Líbia só piorou desde a sua derrubada e execução.

Eleições ao Parlamento (Duma) russo, 2016: relevantes ou total perda de tempo e dinheiro?

Imagem
19/9/2016,  The Saker ,  Unz Review Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu A julgar pelas reações da mídia-empresa ocidental, as eleições de 2016 para o Parlamento Russo são alguma espécie de não notícia: Putin O Malvado manteve "o poder sob suas garras", todos os partidos da  Duma  são comandados por ele, e nenhuma real oposição tem força para florescer. Até na Rússia há uns poucos que concordam com isso, mas por razões diferentes. Dizem que todos sabiam que o [partido] Rússia Unida (de Putin e de Medvedev) sairia vitorioso, fizessem o que fizessem; e que por isso nada mais tedioso que aquelas eleições. Verdade é que há um grão de verdade em tudo que aí se lê, mas o mais importante não é nada disso. Problema número 1: Rússia não é Suíça 

Fernando Brito: Moro vai prender Lula? O lance mais arriscado do déspota do Paraná

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 19/09/2016 . Recomendaria o bom-senso que os plantonistas da Lava Jato tivessem uma manhã tranquila. Do ponto de vista técnico, jurídico, nada fundamentaria uma decisão de Sérgio Moro de, a partir do espetáculo pirotécnico dos rapazes da Força Tarefa da Força Tarefa do MP, decretar a prisão de Lula. É quase uma unanimidade jurídica que lhe falta densidade mínima para isso e uma unanimidade política – amebas não contam como dissenção – de que a profusão de “power points” (ferramenta que se presta, como se sabe, para adestrar e não para refletir? de Deltan Dallagnol se presta para espetáculos e não para convencimento jurídico. Ocorre que não estamos no reinado do bom-senso, mas do espetáculo.

Bratislava : a cimeira da mesquinhez. Por Thierry Meyssan

Imagem
Os 27 Estados que desejam permanecer na União Europeia realizaram em Bratislava (Eslováquia) uma cimeira em separado —quer dizer sem o Reino Unido—. Era suposto reflectirem sobre o seu projecto comum mas contentaram-se em repetir as mesmas lengalengas. O mundo muda. O Reino Unido adapta-se. A União Europeia estagna. Por Thierry Meyssan REDE VOLTAIRE  | DAMASCO (SÍRIA)  | 19 DE SETEMBRO DE 2016   DEUTSCH    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    ENGLISH    ESPAÑOL    FRANÇAIS    РУССКИЙ    TÜRKÇE   © European union Três meses após a decisão dos eleitores britânicos em sair da União Europeia, os seus chefes de Estado e de governo —com a excepção do Primeiro-ministro do Reino Unido— reuniram-se em Bratislava para dar um novo alento à UE. Esperava-se uma reflexão sobre o que havia conduzido ao Brexit, e sobre o que conviria fazer da União. Não foi o caso. Os 27 contentaram-se em lembrar o que é susceptível de acelerar a dissolução da UE enquanto se falava de terrorismo, sem compreender que o perig

Paulo Nogueira: Pelo bem do Brasil, Moro tem que sofrer esculachos.

Imagem
Postado em   19 Sep 2016 por :   Paulo Nogueira Moro disfarçado para não ser reconhecido no vôo, numa foto do autor da matéria Cheguei a uma conclusão. Pelo bem do Brasil, Sérgio Moro tem que sofrer alguns esculachos. Tem que chegar a ele o contraponto da louvação delirante da direita. Um choque de realidade, digamos assim. Ficou claro para mim depois de ler um  texto repulsivo  da Veja que circulou nos círculos de esquerda hoje. O artigo é assinado pelo editor de política da Veja, Rodrigo Rangel. Rangel acompanhou Moro numa visita aos Estados Unidos, e literalmente lambeu o chão que Moro pisou. Raras vezes o jornalismo brasileiro produziu algo tão imundo.

Se o powerpoint fosse da Operação Zelotes, todos os caminhos levariam à Débora

Imagem
. — O Carf tem de acabar, não pode. Quem paga imposto é só os coitadinhos (sic). Quem não pode fazer acordo, acerto — não é acordo, é negociata — se fode. Interceptação telefônica do conselheiro Paulo Roberto Cortez, do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), do Ministério da Fazenda, investigado na Operação Zelotes Da Redação - VIOMUNDO - 19/09/2016 Débora, 53 anos de idade, lutou bravamente pelas duas caixas de isopor lotadas de água, sucos, refrigerantes e cervejas das quais cuidava numa esquina da avenida Paulista, domingo passado, bem pertinho do carro de som onde discursavam participantes de um ato  Fora Temer  em São Paulo.

Vannuchi: caçada a Lula infringe Declaração Universal dos Direitos Humanos

Imagem
LAVA JATO Analista afirma que pelo menos seis dos 31 artigos do documento da ONU são ignorados pela Polícia Federal por  Redação RBA   publicado  19/09/2016  WIKI/ABR/REPRODUÇÃO 'Moro e Dallagnol deveriam ser sabatinados sobre os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos' São Paulo – O analista político Paulo Vannuchi afirma que a Operação Lava Jato, na sua perseguição incessante ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva infringe pelo menos seis dos 31 artigos que compõem a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela ONU em 1948. Signatário do documento, os direitos humanos são protegidos pelo sistema legal brasileiro. "Se um procurador ou delegado não respeitam, estão violando a lei", diz o analista à  Rádio Brasil Atual  na manhã de hoje (19). Em seu artigo 5º, a  Declaração Universal dos Direitos Humanos define que ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Para Vannuch

The Independent: Temer nem consegue emplacar o "rouba, mas faz"

Imagem
Em uma medida incomum, o novo presidente do Brasil Michel Temer decidiu não participar encerramento dos Jogos Paraolímpicos depois que manifestantes o vaiaram tanto no desfile do Dia da Independência, em Brasília, no dia 7 de setembro, quanto na cerimônia de abertura naquele mesmo dia. Por Marieke Riethof, no The Independent Captura de tela do The Independent The Independent Embora sua ausência tenha minimizado as chances de outro protesto vocal com os olhos do mundo sobre o Brasil, Lúcio Maia, guitarrista da Nação Zumbi, uma das bandas que tocaram na cerimônia, virou sua guitarra para mostrar um cartaz dizendo “Fora Temer”, o que acabou sendo transmitido nas telas de TV de todo o mundo. Esses episódios mostram que Temer não teve um período de lua de mel depois de tomar posse, quando sua antecessora Dilma Rousseff foi cassada em 31 de agosto. Se tantos brasileiros apoiaram o impeachment de Dilma e foram para as ruas para se manifestarem contra o seu governo, então por que Temer

“Prévia do PIB”: nova queda, em lugar da alta “esperada”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 19/09/2016 . Dá vontade de escrever, aos moldes dos títulos de nossa grande imprensa: “PIB cai, apesar da recuperação econômica”. Pois não é outra a leitura do IBCR divulgado hoje pelo Banco Central. Queda de 0,09%, quando o “mercado” esperava alta de 0,3%, na média. A “melhora” no acumulado nos sete primeiros meses do ano, para não dizer que é falsa, é pífia: de   -5.65% em janeiro/julho de 2015 para, -5,61% no período igual de 2016.