Postagens

Mostrando postagens de setembro 7, 2016

Juristas apresentam pedido de impeachment de Gilmar Mendes

Imagem
Juristas afirmam que Gilmar Mendes não esconde simpatia pelo PSDB e ojeriza pelo PT Agência Brasil - 13/09/2016 Grupo acusa presidente do TSE de adotar "comportamento partidário" Um grupo de juristas e representantes da sociedade civil apresentaram nesta terça-feira (13) no Senado um pedido de  impeachment  do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Os autores são os juristas Celso Antônio Bandeira de Mello, Fábio Konder Comparato, Sérgio Sérvulo da Cunha e Álvaro Augusto Ribeiro da Costa; a ativista de direitos humanos Eny Raymundo Moreira; e o ex-deputado e ex-presidente do PSB, Roberto Amaral.

Governadores de 14 estados ameaçam decretar calamidade financeira

Imagem
Estados do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste ameaçam seguir exemplo do Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Governadores de pelo menos 14 estados do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste ameaçaram decretar situação de calamidade financeira, caso o governo federal não conceda a ajuda de R$ 7 bilhões para repor as perdas com os repasses federais. Por cerca de duas horas e meia, eles se reuniram com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e pressionaram pela concessão de um auxílio para compensar a queda de receitas. De acordo com os governadores, o objetivo é que os 14 estados soltem uma nota conjunta na próxima semana para alertar o governo federal. Caso a ajuda não seja concedida, eles pretendem decretar o estado de calamidade financeira, como o Rio de Janeiro fez em junho. Do Nordeste, apenas Ceará e Maranhão não tomariam a medida.

DCM Entrevista Kleber Mendonça Filho diretor do filme Aquarius.

Imagem

Prepostos dos EUA e rivalidades regionais, por James Petras

Imagem
1 1/9/2016, Prof. James Petras,  Global Research , Canadá Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu "[Os prepostos latino-americanos dos EUA] são meros predadores, sem as indispensáveis competências históricas para empreender – que sempre houve no Japão e na disciplinada ideologia nacionalista dos turcos." Mêo! É a cara dos Cerras&Meirelles&Cunhas&Temers&Parente!  É a caras dos felásdaputa! [Pano rápido] O império dos EUA depende do apoio de regimes regionais, sobretudo no Oriente Médio, Ásia e América Latina. Esses regimes prepostos dos EUA cumprem úteis funções militares de baratear e facilitar o controle sobre regiões vizinhas, populações e território. Mas, em tempos recentes, temos visto que aqueles mesmos prepostos começam a desenvolver tendências próprias, na direção de políticas expansionistas – interessados em erguer mini-impérios só seus.

Brito: 12 horas de jornada serão “opcionais” como o FGTS?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 13/09/2016 . Hoje, completam-se 50 anos do Fundo de Garantia, um mecanismo criado pelo governo militar para dois propósitos. O primeiro, de criar um fundo público que financiasse investimentos em infraestrutura urbana e servir de apoio ao Sistema Nacional de Habitação, para onde carreava outros recursos recolhidos com outra “novidade” de 1966, a correção monetária. O segundo, o de permitir ao patronato livrar-se com maior facilidade dos empregados “antigos”: os “velhos”.

Stedile: GREVE GERAL contra o governo golpista.

Imagem
Isso é um ensaio para a deflagração de uma greve geral contra o governo golpista Várias categorias no campo e na cidade aumentaram suas mobilizações e lutas nacionais / Mídia Ninja por João Pedro Stedile 13 de Setembro de 2016 - no Brasil de Fato 1.No dia 31 de agosto consolidou-se o golpe judicial/midiático também no Congresso Nacional. A burguesia concluiu a primeira etapa da conspiração, que vem desde outubro de 2014, para empossar, de qualquer maneira, um governo totalmente subserviente e capaz de  jogar todo o peso da crise econômica sobre os ombros da classe trabalhadora.

Bresser-Pereira: Temer sob pressão da direita e da esquerda

Imagem
Portal do Vermelho -  3 de setembro de 2016 - 15h39   O presidente Temer é um homem acuado pela a direita e pela esquerda. Por esta, legitimamente, porque sendo ele próprio e seu partido de centro, aliou-se à direita dogmática, neoliberal e se comprometeu com ela a realizar “reformas” que, na verdade, representam uma tentativa de acabar com o Estado do bem-estar social no Brasil (emenda do “teto”) e com os direitos trabalhistas (emenda da “flexibilização” da CLT). Por Luiz Carlos Bresser-Pereira   Pela direita porque ela cobra todos os dias por essas reformas, que “resolveriam” os problemas econômicos do Brasil. Uma direita que conta com apoio da grande mídia. Hoje [no último domingo, 11], por exemplo, a primeira das reportagens “A hora de mudar” que o O Estado  começa a publicar, deixa claro qual é o inimigo. São aqueles que se beneficiam das despesas do Estado com educação, saúde, previdência e assistência social. Conforme afirma o subtítulo da matéria, “O Estado do bem-es

FUP: Parente promete salvar a Petrobras. Justamente ele, que ajudou a afundar a empresa

Imagem
VIOMUNDO -  13 de setembro de 2016 às 12h53 Carta aos petroleiros: o golpe e a roubalheira de Pedro Parente 12 de Setembro de 2016 Leia a íntegra da carta da FUP aos petroleiros: Em entrevista recente ao Broadcast, canal de notícias do  Estadão  voltado para o mercado financeiro, o presidente da Petrobrás vestiu a carapuça de golpista e assumiu publicamente que se incomoda com o rótulo. Defendeu a legitimidade do cargo que ocupa, a despeito de ter sido uma indicação política cujo preço foi a ruptura da democracia.

Uma ditadura do capital sobre o trabalho. Por Emir Sader.

Imagem
OS PORQUÊS Na democracia, os trabalhadores e suas organizações têm melhores condições de se defender, de lutar por seus direitos, de garantir seus interesses por  Emir Sader para a RBA   publicado  13/09/2016 09:17,  última modificação  13/09/2016 12:22 LATUFF/REPRODUÇÃO/BANCÁRIOSCTBA Capitalismo brasileiro se caracterizou, historicamente, pela exploração intensa e extensa da força de trabalho Se fosse para resumir a essência do golpe, se trata de uma ditadura do capital sobre o trabalho. A ruptura com a democracia se dá porque, na democracia, os trabalhadores e suas organizações têm melhores condições de se defender, de lutar por seus direitos, de garantir seus interesses. Na ditadura, se criam as melhores condições para intensificar a superexploração dos trabalhadores.

A cassação de Cunha não elimina um mistério: por que ele só foi afastado depois de derrubar Dilma? Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   13 Sep 2016 por :   Paulo Nogueira É aquela situação em que você deve rir e chorar ao mesmo tempo. A cassação de Eduardo Cunha livra o Brasil de sua maior vocação de corrupção na história da República. Um escroque, um achacador, um mafioso, um ladrão, um mentiroso compulsivo, um destruidor, um psicopata dedicado explusivamente ao enriquecimento pessoal: de tudo isso os brasileiros se livram de uma só vez. Este é o motivo de festa. A razão do travo amargo na celebração é uma pergunta que jamais foi respondida: por que isso só aconteceu depois que Cunha teve todo o tempo para comandar o processo de impeachment de Dilma?

O cachorro morto e os cães vivos

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 13/09/2016 . Ao contrário de muitos, este blog não festeja a execução pública de Eduardo Cunha como um episódio edificante à democracia e à ética na política. Óbvio que é o papel de qualquer parlamentar decente votar pela exclusão de um tipo abjeto destes do parlamento. A questão não são os decentes, são os indecentes. Afinal, há décadas todos sabem que Cunha é um mafioso e isso não o impediu de ter maioria absoluta entre os deputados – os mesmos que hoje cortaram-lhe a cabeça – para eleger-se presidente da Câmara.

Cunha se diz vítima de vingança e promete escrever livro sobre impeachment

Imagem
. Sputnik News - 13/09/2016 Em entrevista coletiva prestada logo após a perda de seu mandato de deputado federal, Eduardo Cunha declarou que não é um criminoso e que sua cassação foi fruto de um "binômio Governo e Globo associado ao PT". Cunha declarou que é inocente, vítima de um processo político e que buscaram sua família para lhe atingir. Apesar de dizer que não se sente traído pelo Governo Temer, disse que o Palácio do Planalto é responsável por sua cassação. Nas suas palavras, o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se uniu ao Governo Temer e ao PT para cassá-lo.

O papel da consciência democrática no futuro das cidades

Imagem
ELEIÇÕES Cabe aos cidadãos entender que têm o poder para que o golpe que abalou o Brasil não abale, na mesma intensidade, o lugar onde vivem. Sobretudo na maior metrópole do país por  Helder Lima   publicado  12/09/2016  LEON RODRIGUES/SECOM/PREFEITURA - SP Um dos bairros beneficiados com iluminação com lâmpadas de LED. Tem gente que ainda acha que é obra da Eletropaulo O dia 16 de agosto marcou o início da corrida eleitoral nos 5.570 municípios do país. A campanha traz novidades. Vai durar pouco, 45 dias, e deve diminuir também o volume de recursos, com a proibição das doações de empresas a candidatos e partidos. E com a audiência da TV aberta em queda, o horário eleitoral obrigatório tende a ter sua influência reduzida. Crescerá a importância do tradicional corpo a corpo e da presença inteligente nas redes sociais.

Brasil: Entrevista com o poeta Nelson Maca sobre o Sarau Bem Black e a Gramática da Ira

Imagem
Radio Zapatista   Por ocasião do Festival compARte pela humanidade em Salvador, Bahia, Radio Zapatista entrevistou ao poeta  soteropolitano Nelson Maca, do Coletivo Blackitude, organizador do evento Sarau Bem Black, autor de  Manifestação da Literatura Divergente ou Manifesto Encruzilhador de Caminhos  e do  livro  Gramática da Ira . Escutem a entrevista - Clik aqui

Christine Lagarde vai ser julgada por fraude de milhões

Imagem
A diretora executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, será julgada em França, a partir de 12 de dezembro, por ter agido de forma fraudulenta na sua qualidade de ministra das Finanças na gestão de uma indemnização ao empresário Bernard Tapie o que originou um prejuízo de 404 milhões ao Estado francês. ESQUERDA.NET - 12 de Setembro, 2016 - 22:10h Foto Broadsheet O anúncio do julgamento foi feito pelo Supremo Tribunal francês, o único no país habilitado para julgar membros do governo pelo exercício das suas funções, que precisou igualmente que o julgamento durará vários dias. Recurso à arbitragem O Tribunal de Cassação tinha decidido anular a arbitragem decretada por Lagarde quando era ministra do ex-presidente da República, Nicolas Sarkozy para resolver o contencioso entre o Estado francês e Bernard Tapie pela venda da Adidas, em 1994, ao banco Crédit Lyonnais, que nessa altura era uma instituição pública. Na sequência dessa arbitragem, o Est

Qual o limite da Jovem Pan para os surtos psicóticos de Villa com Haddad? Agressão física? Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   12 Sep 2016 por :   Kiko Nogueira Essa noite encarnarei no teu cadáver Só o cinismo, a desfaçatez e o franco gangsterismo conseguem explicar o fato do comentarista Marco Antonio Villa ainda estar empregado depois do ataque descompensado a Fernando Haddad numa entrevista. Villa tem uma obsessão estranhíssima com Haddad. Um ódio patológico, explicitado todo santo dia. Ele quer colar na testa de sua nêmese o carimbo de vagabundo. Para tanto, se agarra à agenda do prefeito, que ele esmiúça. Gênio. Em maio, Haddad publicou uma agenda falsa no site oficial. O “historiador” caiu na pegadinha.

Nassif: Xadrez da teoria do choque e do capitalismo de desastre

Imagem
SEG, 12/09/2016 - 18:30 ATUALIZADO EM 12/09/2016 - 20:46 Luis Nassif . Há um conjunto de peças soltas no golpe que, quando devidamente organizadas, permitem entender de modo muito mais claro um dos aspectos mais relevantes: a influência externa. São elas: 1.       A campanha sistemática da mídia de destruição da autoestima nacional. 2.       Recém instalado o golpe, a corrida do ouro entre Eduardo Cunha e José Serra, para ver quem se antecipava na aprovação da nova legislação do petróleo. 3.       A ida repentina do senador Aloysio Nunes aos Estados Unidos, para conversar com membros do Senado. 4.       Antes dele, a ida do Procurador Geral da República aos Estados Unidos, para reuniões com o Departamento de Justiça e outros setores sensíveis. 5.       A bandeira mágica que acompanha o golpe, de colocar a salvação do Brasil no trinômia reforma da Previdência-livre fluxo de capital-desregulação/privatização. Para juntar as peças acima, vale a pena um mergulh

CÂMARA TRAIU CUNHA: 450 A 10

Imagem
Janot venceu: Cunha viveu o suficiente para golpear Dilma publicado   12/09/2016 Urubóloga e o do olho esbugalhado e a gengiva ampla assumem no Supremo Depois de quatro horas de debates e ao fim de um ano de procrastinação, finalmente, a Câmara dos Deputados traiu Cunha e cassou seu mandato. Como se sabe, Cunha bancou a eleição de 267 deputados com dinheiro de propina. Como diz o  Ciro Gomes ,  Cunha e Temer  eram sócios na instalação de jabutis em emendas parlamentares. Por vingança, Cunha preparou o impeachment da Dilma, sem prova. Sem crime. Os deputados votaram pelo impeachment, na esperança de trancar a Lava Jato só com o PT lá dentro.

Câmara cassa mandato de Eduardo Cunha

Imagem
Do  G1 : . O plenário da Câmara cassou nesta segunda-feira (12) o mandato do ex-presidente da Casa deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A cassação foi motivada por quebra do decoro parlamentar. O deputado foi acusado de mentir à CPI da Petrobras ao negar, durante depoimento em março de 2015, ser titular de contas no exterior. Na sessão desta segunda, o advogado de Cunha e o próprio deputado foram à tribuna da Câmara para apresentar a defesa. Eles reafirmaram que Cunha não tem contas no exterior.

Lula participa da posse da nova presidenta do STF

Imagem
Carmen Lúcia foi indicada à corte pelo ex-presidente em 2006 LULA.com.br - Publicado em 12/09/2016 Foto: Ricardo Stuckert Lula, Caetano Veloso e a Carmen Lúcia, nova presidenta do STF O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a Brasília nesta segunda-feira (12), para assistir à posse da nova presidenta do Supremo Tribunal Federal, a ministra Carmen Lúcia. Caetano Veloso cantou o hino nacional na abertura da cerimônia. A ministra foi indicada ao STF pelo então presidente Lula, em 2006. Carmen Lúcia é jurista e magistrada, e comandará a Corte até 2018. 

Marcelo Auler: PF omitiu detalhes dos supostos “terroristas tupiniquins” e não tem provas de qualquer atentado

Imagem
Marcelo Auler Na ficha de identificação de Antônio, a data do nascimento do filho que estaria sendo treinado para ser um integrante do Estado Islâmico: e que não constou dos relatórios policiais. Dentro do espírito do Estado Policial que o governo Temer impõe ao país, há quase dois meses 15 pessoas estão presas, sem culpa formada, no que pode ser entendido como “prisão para averiguação” que a Constituição de 1988 derrubou. São apontados como possíveis terroristas ligados ao Estado Islâmico (conhecido como EI ou também  ISIS ou DAWLAT). Se dependesse do Instituto Nacional de Criminalística do Departamento de Polícia Federal (INC/DPF), eles as prisões se estenderiam por mais dois meses e meio. Foi este o prazo solicitado à justiça para o envio dos laudos do material apreendido nas buscas feitas em 21 de julho. Sem os laudos, o caso tenderia a ficar parado. A solicitação, porém, foi rejeitada pelo juiz Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Federal Criminal de Curitiba, que estip

Ciro: Hoje o corrupto vai sentir o gosto da trairagem

Entrevista com Eduardo Cunha e Claudia Cruz - Conexão Repórter 11/09/2016

Imagem

Marcos Coimbra: O vazio

Imagem
Para impor ao PT uma derrota arrasadora, as elites brasileiras fizeram terra arrasada das instituições políticas por  Marcos Coimbra  — na Carta Capital -  publicado  12/09/2016                                                                                                       Beto Barata/PR O desgaste dos mecanismos de representação e a fragilidade de Temer criam um vazio no centro do sistema político Com a  deposição de Dilma Rousseff , a democracia brasileira corre um dos mais graves riscos de sua história. O que é dizer muito, considerando quão acidentada foi ela.    As elites nacionais nunca tiveram apreço genuíno pela democracia. Sempre pareceu a seus intelectuais uma planta exótica, mal adaptada ao nosso clima. Diziam que era uma “ilusão”, que podia funcionar no Hemisfério Norte, onde seria natural para uma população branca e europeia, mas que nunca daria certo por aqui. Para eles, o Brasil não nascera para ser uma sociedade democrática. 

Carta aberta ao STF: houve crime de responsabilidade?

Imagem
. Por Jeferson Miola - 12/09/2016 Senhoras Juízas e senhores Juízes do Supremo Tribunal Federal: Neste ano de 2016, a democracia e a segurança jurídica do país estão sendo gravemente atacadas. O impeachment da Presidente do Brasil, iniciado naquela sessão da Câmara dos Deputados de 17 de abril que horrorizou o mundo, angaria crescente desconfiança na população brasileira e em toda a comunidade internacional.

Segunda-feira é marcada por protestos pelo Fora Temer e Cunha

Imagem
Portal do Vermelho -  12 de setembro de 2016 - 12h02   Intersindical - Central da Classe Trabalhadora   Diversas manifestações ocorrerão nesta segunda-feira (12), em várias cidades do país, para dizer não ao governo ilegítimo de Michel Temer e também para exigir a imediata cassação do mandato do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que encontra-se afastado do seu exercício, por acusações de corrupção e lavagem de dinheiro. A sessão do julgamento está prevista para começar às 19h, na Câmara dos deputados. Confira abaixo o calendário de ações que ocorrerão durante o dia. 

Santayana: História é um perigoso jogo que não permite a presença de amadores

Imagem
Construir uma aliança contra a fascistização e o caos deve ser a primeira missão dos que têm um mínimo de lucidez e informação – neste país assolado por ódio, mentira, hipocrisia e ignorância por  Mauro Santayana   publicado  11/09/2016 12:39 FERNANDO FRAZAO/AGÊNCIA BRASIL Nas ruas, a indignação contra a posse de Michel Temer e a destituição de Dilma O afastamento definitivo de Dilma Rousseff da presidência da República foi apenas mais uma etapa de um embate muito mais sofisticado e complexo, em que está em jogo o controle do país nos próximos anos.

A entrevista de Cabrini com Cunha foi uma melhores coisas do jornalismo moderno brasileiro. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   12 Sep 2016 por :   Paulo Nogueira Cabrini encontrou Claudia; Moro não A entrevista de Cabrini com Cunha foi um dos melhores programas jornalísticos dos últimos tempos. No todo, ele foi extraordinariamente revelador pelo que foi dito e pelo que não foi dito. A principal revelação é: se Cabrini foi capaz de chegar a Claudia Cruz, como Moro pôde fracassar miseravelmente? Isso mostra o medo de Moro. Moro se acoelhou e se acoelha diante de Cunha, como toda a República, aliás.

O Chile nas ruas contra o legado de Pinochet

Imagem
São centenas de milhares de chilenos nas ruas, 300 mil somente em Santiago e quase um milhão em todo o país. Desde 1990, nenhuma marcha foi tão massiva. Por Victor Farinelli - na Carta Maior - 11/09/2016 . São centenas de milhares de chilenos nas ruas, 300 mil somente em Santiago e quase um milhão em todo o país – em eventos que aconteceram até mesmo em pequenas cidades, não somente nas capitais de províncias. Desde o retorno da democracia, em 1990, nenhuma marcha foi tão massiva, nem mesmo as muitas primaveras estudantis ou as manifestações após a prisão do ditador Pinochet em Londres (em 1998).   Isso está acontecendo agora, é o grande tema político do Chile atual, as marchas do Movimento  No AFP , que reúnem famílias inteiras, principalmente idosos, e coloca em xeque todo o modelo econômico legado pela ditadura – o mesmo que há anos vem sendo alabado pelos neoliberais de toda a América Latina, especialmente do Brasil, mas que esconde, por trás de um aparente sucesso econ

Câmara vota nesta segunda a cassação de Cunha; confira o rito do processo

Imagem
. Criado em  11/09/16 -  Por  Gésio Passos  Edição: Luiz Claudio Ferreira  Fonte: Portal EBC Nesta segunda (12), às 19 horas, está programada a votação do  parecer de cassação  do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-presidente da Câmara dos Deputados. Cunha é acusado quebra de decoro parlamentar, recebimento de propina e por omitir a titularidade de contas no exterior, mas o deputado nega a acusação. Ele também é réu em outros processos no STF .