Postagens

Mostrando postagens de setembro 2, 2016

Deputado Wadih: 'é má fé confundir o impeachment de Dilma com a cassação de Cunha'

Imagem
'Cunha é um bandido. Dilma, uma mulher honrada, vítima de um golpe de Estado.' Entrevista por Jeferson Miola - Carta Maior - 08/09/2016 . À medida que se aproxima a data definida pelo atual presidente da Câmara para votar o processo de cassação de Eduardo Cunha, se intensificam os rumores de que o PMDB, o PSDB, o DEM e demais partidos da base do governo golpista pretendem, de alguma maneira, salvá-lo.   Esta é a recompensa de Michel Temer e seu agrupamento ao principal sócio da empreitada golpista, quem foi determinante na instalação da farsa do  impeachment  da Presidente Dilma na Câmara dos Deputados.   Caso não consigam evitar a cassação, os golpistas tentarão, incrivelmente, preservar os direitos políticos deste deputado que é um notório corrupto e multi-réu na Justiça.

Maneira ‘afetuosa’ do vice-presidente estadunidense Joe Biden cria confusão

Imagem
. Sputnik News - 08/09/2016 O vice-presidente dos EUA Joe Biden já tem uma reputação de se envolver em situações embaraçosas em público. Mais uma gafe aconteceu nesta terça-feira (17) quando Biden empossou Ashton Carter como novo secretário da Defesa e depois abraçou a mulher de Carter, Stephanie. Biden colocou suas mãos nos ombros de Stephanie, massageou-os e aproximou-se demasiado para sussurrar alguma coisa ao ouvido dela. 

“A América Latina tem que se preparar para uma contraofensiva ao imperialismo”

Imagem
Vice-ministro venezuelano para as Comunas e os Movimentos Sociais, Duiliam Virigay, fala sobre seu país e o continente Micaela Ryan e Juan Tévez Notas.org.br ,  06 de Setembro de 2016 Duiliam Virigay: "Antes disso, a esquerda e os movimentos populares do continente têm que repensar um plano conjunto" / Notas.org.br/ Reprodução "Um dos elementos que mais afeta é a guerra econômica. Com isso, se busca o desabastecimento de produtores, alimentos, peças de carros e de máquinas produtivas, que o transporte não funcione. Parte do que aplicaram no Chile em 1973, está aplicando hoje em Venezuela. Mas o povo está resistido heroicamente", comemora Duiliam Virigay, coordenador nacional da Corrente Revolucionária Bolivar e Zamora (CRBZ) da Venezuela e vice-ministro para as Comunas e os Movimentos Sociais.

Governo Temer nomeia ex-militar para compor Comissão de Anistia

Imagem

Mino Carta: “Do golpe nasceu uma efetiva consciência nacional"

Imagem

Forte aparato policial barra ato na porta de Temer. Domingo tem mais protesto

Imagem
Caminhada de três quilômetros do Largo da Batata até o Alto de Pinheiros foi tensa, mas terminou pacificamente. Manifestantes prometem voltar: "Temer, seus dias estão contados" por  Redação RBA   publicado  08/09/2016 22:23,  última modificação  08/09/2016 22:33 NINJA Com a manifestação desta quinta-feira (8), já são dez dias seguidos de 'Fora, Temer' São Paulo – Forte aparato policial impediu que 15 mil pessoas chegassem à residência do presidente Michel Temer, no Alto de Pinheiros, na noite de hoje (8). O grupo, que saiu do Largo da Batata, a três quilômetros de distância, por volta das 19h, protestou contra o golpe, a retirada de direitos inserida nas propostas do governo e pediu eleições Diretas Já. O ato, organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, terminou às 21h, nos arredores da casa de Temer, com a convocação de nova manifestação no domingo (14), às 14h, na Avenida Paulista.

Juristas pedem impeachment de Gilmar Mendes

Imagem
QUI, 08/09/2016 - 16:23 ATUALIZADO EM 08/09/2016 - 16:25 .   Jornal GGN -  Os juristas Celso Antônio Bandeira de Mello, Fábio Konder Comparato, Sérgio Sérvulo da Cunha, Eny Raymundo Moreira, Roberto Amaral e Álvaro Augusto Ribeiro assinaram um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, nesta quinta-feira (08).   Os motivos para a petição protocolada no Senado foram a relação de "gratidão" de Gilmar por Fernando Henrique Cardoso, para quem ocupou cargos de confiança durante o governo do tucano, e o sentimento que "não esconde" de "simpatia" do ministro ao PSDB.   Além de detalhar por que Gilmar Mendes mantém às mostras a empatia ao partido, com exemplos que foram amplamente divulgados pela imprensa, os juristas defenderam que esse comportamento do ministro "ofende ao princípio da impessoalidade", além de "ato de impropidade", de acordo com a lei 8.429/1992, "qual

Não era brincadeira: jornada de trabalho de 12 horas está nos planos de Temer

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 08/09/2016 . Para quem achou que aquela história de passar a jornada de trabalho para 12 horas diárias era piada, recomendo a leitura das reportagens sobre a entrevista dada hoje pelo Ministro do Trabalho. Além disso, vai ser possível “fatiar” o empregado, contratando “por horas trabalhadas”. Nas categorias organizadas, até se pode fiscalizar isso, mas para a regra vai ser burlar e aplicar a regra do “pague meio e leve um”.

Fundos de pensão: os escândalos de ontem e de hoje

Imagem
. Jornal do Brasil - 08/09/2016 A Polícia Federal e o Ministério Público Federal deram, nesta segunda-feira (5), mais uma prova da sua incansável luta contra ilícitos e irregularidades no país. A Operação Greenfield, que tinha como alvo os fundos de pensão, prendeu o ex-presidente da Funcef Guilherme Lacerda e os ex-diretores Carlos Augusto Borges, Demósthenes Marques e Maurício Marcellini Pereira, além do ex-gerente da Petros Humberto Pires Grault. Foram realizadas buscas em empresas que receberam recursos dos fundos, como a Eldorado Celulose, do grupo J&F, que administra a JBS, dos irmãos Joesley e Wesley Batista. O ex-presidente da OAS Léo Pinheiro foi levado para depor. 

SANTAYANA: DE EMPRESAS E DE NAÇÕES

Imagem
. por Mauro Santayana - 08/09/2016 A propósito do post anterior , é necessário lembrar que não existem grandes nações, capitalistas ou não, que tenham chegado a essa condição sem grandes empresas, sejam elas privadas ou estatais. Mesmo as multinacionais globais, com sua propriedade teoricamente diluída em bolsas distribuídas em vários países do mundo, e dezenas de milhares de acionistas, têm pátria, e quem não acreditar nisso, ou é mal informado, ou ingênuo.     

Aragão detona abusos e prejuízos da Lava Jato: Não se mata uma barata, tocando fogo na casa toda

Imagem
VIOMUNDO - 08 de setembro de 2016 às 21h11 Procurador da República acusa Lava Jato de praticar arbitrariedades em busca de provas e cita “imensos prejuízos” ao País do PT na Câmara O ex-ministro da Justiça do governo Dilma e procurador da República, Eugênio Aragão, acusou a força tarefa da Lava Jato de “praticar arbitrariedades” na busca por provas contra possíveis suspeitos de corrupção.

Cunha sondou Ministério Público sobre delação premiada, diz jornal

Imagem
DCM Postado em  8 de setembro de 2016 às 3:47 pm . Do  Valor : Diante de uma cassação iminente, o ex-presidente da Câmara e deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) já sondou a Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a possibilidade de fechar um acordo de delação premiada na Operação Lava-Jato. A sondagem foi feita por emissários que foram diretamente à PGR para consultar procuradores-chave da Lava-Jato e saber se estariam abertos a negociar o acordo, apurou o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, com fontes a par das tratativas. A resposta dos procuradores foi positiva.

Supremo nega recurso de Eduardo Cunha para suspender processo de cassação

Imagem
. André Richter - Repórter da Agência Brasil * -  08/09/2016 Por dez votos a um, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou hoje (8) recurso do deputado federal afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para suspender o processo de cassação aberto contra ele na Câmara dos Deputados. A votação definitiva no plenário da Casa está prevista para segunda-feira (12), às 19h. Para Luís Roberto Barroso, o STF não interfere em miudezas de votação nominal ou eletrônica Arquivo/Antonio Cruz/ Agência Brasil Seguindo voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso, a Corte rejeitou o recurso por entender que não houve ilegalidades durante o processo. Para Barroso, a matéria cabe tratamento interno da Câmara, sem intervenções do Judiciário. “Se a interpretação dada pela Casa Legislativa for razoável, não for absurda, o STF não interfere em miudezas de votação nominal ou eletrônica”, disse Barroso.  Acompanharam o relator os ministros Edson Fachin, Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toff

Operador de Cunha diz em mensagem de celular que Geddel “tem boca de jacaré para receber”

Imagem
DCM Postado em  8 de setembro de 2016 às 1:42 pm . Do  Brasil 247: O empresário Lúcio Funaro, preso na Lava Jato como suposto operador de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do próprio PMDB, fez uma revelação constrangedora, numa mensagem trocada com Fábio Cleto, ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal, segundo aponta reportagem do jornalista Filipe Coutinho (leia  aqui ). “Ele é boca de jacaré para receber e carneirinho para trabalhar e ainda reclamão”, escreveu Funaro, referindo-se a Geddel Vieira Lima, um dos ministros mais influentes de Michel Temer, que cobrava a liberação de R$ 330 milhões para o grupo J. Malucceli.

Frentes saem às ruas de SP pelo Fora Temer e Diretas Já

Imagem
As frentes Povo sem Medo e Brasil Popular, organizações compostas por entidades dos movimentos sociais e protagonistas na luta contra o golpe, sairão às ruas nesta quinta-feira (8), na capital paulista, para somar forças ao movimento contra o impeachment, que ganha cada vez mais força e adesão. Uma enquete realizada na página Senado apontou que 90% dos brasileiros querem novas eleições, por não se sentirem representados pelo presidente ilegítimo Michel Temer. Mídia Ninja   O manifestação terá início às 17h, no Largo da Batata, e seguirá rumo à casa que Michel Temer tem em São Paulo, localizada na região nobre do bairro de Pinheiros. Clique aqui  para maiores informações. Além da luta pelo “Fora Temer”, as frentes reivindicam novas eleições presidenciais, as “Diretas Já”, tendo em vista que o crime de responsabilidade fiscal, pretexto para o impeachment de Dilma Rousseff, foi apenas um argumento político para retirar a presidenta de sua função. Dessa forma, Temer foi eleito atra

Temer: a foto oficial

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 07/09/2016 . Coube ao genial cartunista Renato Aroeira fazer a foto oficial de Michel Temer. Dele e dos principais auxiliares de seu governo. Um retrato da vergonha que vive este país. Mas o Brasil não é esta mixórdia. Trambiqueiros da política, como o que nos governa, acabam enxotados pela história. Sem bala de borracha, cassetete, escudo ou capacete que os protejam.

Uma nova e interminável entrevista com FHC — e nada sobre o caso Mírian Dutra. Ué? Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   07 Sep 2016 por :   Kiko Nogueira Fernando Henrique Cardoso deu uma  longa en genda trevista ao Uol . Foi publicada nesta quarta, 7 de setembro. Falou, em resumo, de tudo e de todos. Do PT, do PSDB, de Michel Temer, da possibilidade de surgir um Trump no Brasil em 2018, do “absurdo” de se manter os direitos políticos de Dilma. E por aí vai. Dedicou-se a destrinchar os crimes de seu grande desafeto. Transcrevo um trecho: FHC trata com ceticismo as explicações de Lula sobre as evidências que levaram a força-tarefa da Lava Jato a indiciá-lo por suspeita de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O ex-presidente tucano descrê, por exemplo, das alegações feitas pela defesa de Lula nos já célebres casos do sítio de Atibaia e do tríplex do Guarujá. Lula sustenta que os imóveis, ornados com equipamentos e benfeitorias providos por empreiteiras encrencadas na Lava Jato, não são de sua propriedade. “É difícil colar”, diz FHC. “É difíc

Procurador Janot e a eugenia para crianças com deficiência

Imagem
QUA, 07/09/2016 - 22:44 Luis Nassif . Com uma só tacada, o Procurador Geral da República (PGR) Rodrigo Janot conseguiu mostrar duas facetas negativas de sua personalidade: o a discriminação e o sentimento de eugenia. Tudo isso com sua decisão de fechar a posição da PGR em defesa do aborto para gestantes que contraíam Zika. A discriminação decorreu da tentativa de descriminalizar apenas o aborto para gestantes com Zika. Significa continuar criminalizando as demais formas de aborto. O preconceito e a eugenia aparecem na decisão de autorizar o aborto para impedir o nascimento de crianças com deficiência.

Nassif: O crescimento do "Fora Temer" poderá desequilibrar o jogo

Imagem
QUI, 08/09/2016 - 00:12 ATUALIZADO EM 08/09/2016 - 00:29 Luis Nassif . A campanha “Fora Temer” está crescendo em uma velocidade surpreendente. Não se trata mais de mero esperneio. Caminha para se tornar elemento relevante, capaz de desequilibrar o jogo político. *** O golpe político encaixa-se perfeitamente na estratégia denominada de “teoria do choque” – desvendado pela escritora e ativista Naomi Klein.

A Guerra do Vietnam não foi um engano, foi um crime de guerra

Imagem
28.08.2016, Yale Magrass,  LA Progressive O professor Yale Magrass comenta o livro "The American War in Vietnam: Crime or Commemoration?" de John Marciano Tradução: Thelma Annes de Araujo John Marciano escreveu um livro absolutamente essencial para combater o mito prevalente de que a invasão americana do Vietnã deve ser comemorada como uma "causa nobre", da qual todos os americanos precisam se sentir orgulhosos. Não devemos questionar a versão de que todos os que atravessaram o Pacífico para matar e morrer, personificando a grande América, têm de ser homenageados por sua dedicação patriótica e seu sacrifício. Pelo menos desde o Vietnã, se não muito antes, a adesão às forças armadas tem sido chamada de "serviço", um ato altruístico em prol de um bem maior. Sabemos que é bom porque os Estados Unidos são a encarnação do bem maior na história do planeta.

#ForaTemer - Esquina Democrática

O grande tabuleiro mundial se quebrou: Brzezinski renunciou ao império

Imagem
Brzezinski apresenta um plano para reduzir e minimizar os conflitos futuros, evitar uma conflagração nuclear e preservar a ordem global. Por Mike Whitney* - Carta Maior . O principal arquiteto do plano de Washington para dominar o mundo ha abandonou o esquema e pediu a criação de vínculos com a Rússia e a China. O artigo de Zbigniew Brzezinski no periódico The American Interest, cujo título é “rumo ao realinhamento global” foi ignorado pelos meios de comunicação, o que mostra que as cabeças que decidem sobre a geopolítica global já não creem que Washington prevalecerá em sua intenção de impor hegemonia em todo o Oriente Médio e a Ásia. Brzezinski, o principal defensor desta ideia, que elaborou o esboço da expansão imperial dos Estados Unidos, em seu livro de 1997 (“O grande tabuleiro mundial: a primazia americana e seus imperativos geoestratégicos”), mudou de discurso e fez um apelo dramático, em favor de uma revisão de estratégia. Aqui está um extrato do artigo:

The Beatles play Happy Birthday

Imagem

U2 - Bono & The Edge - Happy Birthday 2U

Imagem

Jimi Hendrix - Happy Birthday

Imagem

Procurador da República acusa Lava Jato de praticar arbitrariedades em busca de provas

Imagem
Foto: Roberto Jayme/TSE Do PT na Câmera Por Héber Carvalho O ex-ministro da Justiça do governo Dilma e procurador da República, Eugênio Aragão, acusou a força tarefa da Lava Jato de “praticar arbitrariedades” na busca por provas contra possíveis suspeitos de corrupção. Segundo o procurador, que participou nesta terça-feira (6) de audiência pública na Câmara para analisar o projeto de lei 4.850/16 - que trata das dez medidas de combate à corrupção proposta por procuradores integrantes da Lava Jato - esses abusos podem, inclusive, resultar na nulidade das provas obtidas de forma ilegal.  “A Lava Jato tem lá seus méritos por ter exposto aquilo que todo mundo já suspeitava, mas que ainda não havia comprovação, que é o sistema de irrigamento do sistema político. Mas tem que cuidar para que essas informações não venham se tornar nulas. Prender alguém para que delate, é o mesmo que extorsão. Deixar alguém apodrecendo na cadeia para que entregue outra pessoa, viola os direitos h

Movimentos convocam manifestações para quinta (8) e domingo (11)

Imagem
Após o ato do último domingo (4), que levou mais de 100 mil pessoas às ruas contra o governo ilegítimo de Michel Temer, lideranças do movimento social e sindical, reunidas em plenária da Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, definiram nesta terça-feira (6) a data das próximas manifestações populares. Mídia Ninja   Nesta quinta-feira (8), um ato se concentrará no Largo da Batata a partir das 17 horas, e no domingo (11), a defesa da democracia, das novas eleições e do Fora Temer acontecerá novamente na avenida Paulista, a partir das 15 horas. O percurso da primeira passeata, nesta quinta (8), será em direção à casa de Michel Temer, no alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, conforme informou o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos.

VIDEO: Lula esteve ontem no acampamento do Levante Popular da Juventude, em Belo Horizonte

Amestrado pela Folha, FHC fala em prisão de Lula – o picadeiro da mídia

Imagem
(Foto: Fernando Frazão) Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho - 07 de setembro de 2016 Em nova entrevista hoje, dia 07 de setembro, FHC foi convocado para dar novo gás à caçada ao ex-presdiente Lula. Repisou temas gastos, adentrou na calúnia e especulou sobre uma possível prisão, radiante e feliz com pinto no lixo. Vamos tentar entender por que ele desceu tão baixo. Se o Brasil tivesse um pouquinho mais de memória, a julgar por sua ficha corrida de recentes serviços prestados na perseguição a Lula, FHC não ousaria um retorno tão precoce à tarefa suja que as elites impuserem a ele: o de lançar lama sobre a figura do ex-presidente. Pois é. Para quem esqueceu, quando Lula foi nomeado ministro da Casa Civil, quem imediatamente, antes mesmo de Gilmar Mendes, foi escalado para denegri-lo foi FHC.

Com vaias para 'presidente em exercício', Rio abre Jogos Paralímpicos

Imagem
Programa da festa entregue a jornalistas erra na referência a Michel Temer. Cerimônia repete sucesso e apuro técnico da abertura das Olimpíadas, mês passado. por  Redação RBA   publicado  07/09/2016 21:19,  última modificação  07/09/2016 21:24 BETO BARATA/PR Temer na tribuna de honra do Maracanã, de onde ouviu vaias e viu faixa com "fora", na abertura da Paralimpíada 2016 Rio de Janeiro – Assim como na abertura da Olimpíada Rio 2016, no mês passado, a cerimônia de abertura da Paralimpíada, realizada hoje (7), no mesmo estádio do Maracanã, foi marcada por vaias e gritos de "Fora, Temer", momentos antes de o presidente chegar à tribuna, acompanhado pela mulher, Marcela. Temer foi uma das últimas autoridades a ocupar o espaço reservado no Maracanã. Ele chegou com as luzes do estádio apagadas e sem ter seu nome anunciado pelo serviço de som. Segundo a Folha de S.Paulo, nas arquibancadas havia pelo menos uma faixa com a expressão "Fora, Temer&q

O que era a “consultoria” de Meirelles ao JBF, segundo o Estadão, em 2012

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 07/09/2016 . O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, diz em nota que apenas prestou consultoria e “em nenhum momento, porém, exerceu quaisquer funções executivas na empresa” J&F, controladora do frigorífico JBS e e da Eldorado Celulose, empresas envolvidas na investigação sobre supostos desvios nos fundos de pensão. Ninguém acusa Meirelles, previamente, por nada.

"Vivemos triste momento da nossa história", diz CNBB no 7 de setembro

Imagem
. Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil -  07/09/2016 17h24 Em mensagem pelo Dia da Independência divulgada hoje (7), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz referência ao momento político do país. “Vivemos um triste momento de nossa história. A ausência de valores éticos e morais provocou a profunda crise política, econômica e social que estamos atravessando”, diz a entidade. A CNBB diz também que “a desigualdade social não foi superada” e que há “o risco de vê-la agravada pela desconstrução de políticas públicas, que resultam em perda de direitos”. A entidade católica ressaltou, contudo, que acredita na capacidade do brasileiro de superar dificuldades, “sempre através de manifestações pacíficas”.

Temer é recebido com vaias no desfile de 7 de Setembro em Brasília

Imagem
.   Agência Estado  - 07/09/2016 Mesmo com entrada restrita para convidados nas arquibancadas mais próximas da tribuna de honra no desfile de 7 de Setembro em Brasília, não foi possível abafar as vaias de protesto contra o presidente Michel Temer. O peemedebista chegou em carro fechado, acompanhado da esposa Marcela e quebrou uma antiga tradição: não passou revista às tropas. Ele foi recebido pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e o ministro da Defesa, Raul Jungmann. Assim que anunciado pela produção do evento, o presidente foi vaiado pela plateia. Durante a execução do Hino Nacional, as pessoas continuaram a entoar gritos de "Fora Temer" e "golpista" Um grupo de pessoas tentava, sem sucesso, abafar as vaias e gritava "Brasil pra frente, Temer presidente" em apoio ao peemedebista. (...)

Paulo Nogueira: Até quando Temer vai fugir como um poltrão dos brasileiros?

Imagem
Postado em   07 Sep 2016 por :   Paulo Nogueira Escondido desde o início Até quando Temer vai fugir como um poltrão dos brasileiros? Você pode resumir assim seus já mais de três meses no Planalto: fugiu. Fugiu nas Olimpíadas, fugiu na posse, vai fugir neste 7 de Setembro. Acoelhado, trocou o tradicional Rolls Royce de capota conversível em que presidentes desfilavam por um carro fechado em que se esconderá. Foi para isso que ele foi um monstro moral, um traidor imundo, um conspirador abjeto? Para fugir? O legado para os brasileiros já está dado. Temer passará para a história como símbolo de uma presidência ilegítima e golpista. Mas que legado ele quer deixar para seu filho Michelzinho? O exemplo de um pai que fugiu?

Caça russo Su-27 Jet intercepta navio de espionagem dos EUA no mar Negro

Imagem
Sputnik News - 07/09/2016 Um avião militar russo realizou uma interceptação de avião-espião dos EUA durante sobrevoo no mar Negro, de acordo com os representantes do Ministério da Defesa dos EUA, citados pela agência Reuters. Os Oficiais norte-americanos afirmaram que houve múltiplas interações entre os dois aviões e a decisão de realizar a interceptação pelo caça russo foi "insegura e não-profissional".  Uma das fontes citadas pela agência, que não quis revelar o nome, disse que o incidente durou cerca de 19 minutos e que o caça russo Sukhoi Su-27 chegou a ficar a 10 pés do avião de vigilância P-8 Marinha dos EUA. O Departamento de Defesa afirmou em comunicado que a interceptação do avião dos EUA poderia causar um acidente e escalar as tensões entre Moscou e Washington. 

Falta de quórum pode salvar Cunha de cassação

Imagem
QUA, 07/09/2016 - 11:51 ATUALIZADO EM 07/09/2016 - 11:55 Site cria consulta para confirmar presença de parlamentares na sessão que julgará processo contra ex-deputado . Jornal GGN -  O portal Congresso em Foco lançou na última semana uma  consulta com todos os 513 deputados  da Câmara para confirmar a presença na sessão que irá julgar a cassação do ex-presidente da casa, Eduardo Cunha, marcada para acontecer na próxima segunda-feira (12), às 12h. Em 14 de junho o Conselho de Ética recomendou, por 11 votos a 9, a perda do mandato do parlamentar, pela acusação de quebra de decoro parlamentar por ter negado possuir contas no exterior, em depoimento à CPI da Petrobras no ano passado. Sua afirmação, porém, foi negada pelo próprio Ministério Público da Suíça que enviou ao Brasil a comprovação de contas registradas em nome de familiares e empresas de Cunha.

Quando os EUA amavam Mussolini

Imagem
18/8/2016, Adam Tooze,  New York Review of Books , vol. 63, n. 13 Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu No início dos anos 1960s, em pleno refluxo do atlanticismo do pós-guerra,  Gian Giacomo Migone , filho de uma família cosmopolita de diplomatas italianos, chegou a Harvard para estudar história. Como católico liberal, seguidor de John F. Kennedy e fã do Papa João 23, Migone escapava do conservadorismo e do neofascismo das universidades italianas do pós-guerra. Veio aos EUA em busca da promessa de democracia e novos desenvolvimentos no ensino superior. Encontrou coisa mais complicada.  Viviam-se os anos do auge da luta pelos direitos civis e ele e outros estudantes estrangeiros viajaram ao Sul dos EUA para conhecer os últimos dias de Jim Crow. Mesmo assim o que o mais perturbaria Migone seria menos o presente que o passado dos EUA, especialmente a história então recente dos EUA, no que se relacionava com sua terra natal.