Postagens

Mostrando postagens de agosto 23, 2016

Parlamentares britânicos condenam impeachment de Dilma em carta no 'The Guardian'

Imagem
. Da Agência Brasil - 29/08/2016 Imagens da presidente afastada Dilma Roussef foram estampadas nos  sites  dos principais jornais mundiais nesta segunda-feira (29) devido ao seu pronunciamento no Senado contra o processo de  impeachment . A mídia internacional destacou a acusação da petista de que há um "golpe" em curso no Brasil. As informações são da Agência Ansa.  De maneira mais ousada, o jornal britânico  The Guardian  publicou uma carta aberta "condenando a suspensão da presidente Dilma Rousseff". "É completamente errado que alguns poucos parlamentares se coloquem sobre a vontade política expressa nas urnas por 54 milhões de brasileiros", diz a carta, cujo título é "Suspensão de Dilma Rousseff é um insulto à democracia no Brasil".

Greenwald: Temer x Dilma; covardia versus coragem, Veja o vídeo, legendado

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 29/08/2016 . Trecho do comentário do Prêmio Pulitzer de Jornalismo, Green Greenwald, no  The Intercept , sobre a entrevista que deu ao Democracy Now, dos EUA, sobre as diferenças entre a atitude de Dilma de decidir ir se defender, pessoalmente, no Senado, no julgamento do pedido de impeachment e a de Michel Temer de escafeder-se de aparições públicas

Mino Carta: Um inédito PSD

Imagem
Editorial O Brasil se permite um partido social democrático a serviço da reação mais fascistoide por  Mino Carta  — na Carta Capital -  publicado  29/08/2016 04h49                                                                                                           Sérgio Dutti/Estadão Conteúdo Intérpretes impecáveis das vontades da casa-grande O  PSDB  nativo é o único da história do mundo que atua à direita, a qual, por ser brasileira, representa a direita mais reacionária da história do mundo. O fenômeno haveria de surpreender até o espanto analistas de países onde o pensamento social democrático é francamente de esquerda, desde que se interessassem pelo assunto e compreendessem a absoluta naturalidade da extraordinária inversão de 180 graus empreendida pelo tucanato no país da casa-grande e da senzala.

O Candidato Derrotado. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   29 Aug 2016 por :   Paulo Nogueira Corrupto contumaz Uma das melhores cenas da sessão da manhã do Senado foi quando Dilma citou o “candidato derrotado”. Dilma sublinhou o adjetivo “derrotado”. Sem que nada houvesse sido obviamente combinado, a câmara da TV Senado se fixou em Aécio. E os memes se multiplicaram pelas redes sociais. É assim que Aécio, o Abominável Aécio das Neves, vai passar para a história. Como o candidato conservador que ao ser batido nas urnas iniciou o processo de golpe que tragicamente vai chegando ao fim. Há outros protagonistas no golpe, como Eduardo Cunha, bem definido por Katia Abreu nestes dias como um “escroque internacional”. Mas Aécio é um caso à parte.

O discurso histórico de Dilma no Senado

Imagem
. Altamiro Borges - 29/08/2016 Sem se intimidar diante dos seus algozes - com a mesma altivez que enfrentou os generais no tribunal de exceção da ditadura militar -, a presidenta Dilma Rousseff apresentou a sua defesa na sessão do Senado desta segunda-feira (29). "Coração valente", ela encarou os senadores: "Diante das acusações que contra mim são dirigidas, não posso deixar de sentir novamente o gosto amargo da injustiça e do arbítrio. Mas como no passado, resisto. Não esperem de mim o obsequioso silêncio dos covardes". Ao falar sobre o êxito das Olimpíadas no Brasil, ela chorou. Dilma também criticou o papel nefasto da mídia no golpe. Vale conferir a íntegra do seu discurso, que entrará para a história:

Na farsa do Senado, só falta o Cunha

Imagem
. por Jeferson Miola - 29/08/2016 A imprensa internacional exprime com absoluta precisão a verdade que a Globo e a imprensa golpista do Brasil escondem. No mundo inteiro o impeachment é divulgado pelo que é: um golpe de Estado, um atentado à democracia e à Constituição; uma farsa montada por políticos corruptos para derrubar uma Presidente inocente.

Locutor da RBS que mandou cuspir em Lula diz esperar que jornalistas sejam vítimas de violência

Imagem
Alexandre Fetter Postado em  28 de agosto de 2016 DCM Do  Sul21: O comunicador Alexandre Fetter, do programa Pretinho Básico, da rádio Atlântida (Grupo RBS), defendeu que jornalistas e formadores de opinião que criticam excessos da Brigada Militar, filhos e parentes de políticos e governantes sejam as próximas vítimas da violência que assola o Rio Grande do Sul, “que sejam eles a sangrar e a deixar suas famílias enterradas”, afirmou em uma “carta aberta” lida ao vivo no programa da última sexta-feira. Fetter acusou deputados de “defender bandidos publicamente com o interesse velado de perpetuação no poder”, sem esclarecer que deputados seriam estes. Esses políticos, acrescentou, “estão advogando para miseráveis e ignorantes que são maioria neste país e que neles vão seguir votando”. O comunicador atacou também jornalistas e formadores de opinião, afirmando:

"MP inverte o que diz a lei e escolhe um acusado para, depois, procurar os fatos"

Imagem
INCRIMINAÇÃO SOB ENCOMENDA 28 de agosto de 2016 - CONJUR Por  Márcio Chaer ,  Marcos de Vasconcellos  e  Sérgio Rodas No Direito Penal e Processual Penal, parte-se da investigação de um ato criminoso para punir o autor. Contudo, essa ordem de apuração foi invertida com relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na operação “lava jato”. No caso, a força-tarefa elegeu o petista como alvo, e busca a todo custo encontrar fatos que o incriminem. Isso é o que afirma o criminalista  José Roberto Batochio , sócio do José Roberto Batochio Advogados Associados, que, junto com Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins, comanda a defesa do líder do PT. “É uma perseguição com conotação política, na qual não se investiga determinado ato atribuído ao Lula. O que se investiga é a pessoa dele, procurando atos para incriminá-lo. Isto não é legítimo”, avalia, destacando que nenhum moralista resiste a uma devassa feita em sua vida privada. A chance de combater essa distorção do sist

Justiça da Bolívia transfere para presídios seis mineiros acusados pela morte de vice-ministro

Imagem
Opera Mundi - Redação | São Paulo - 28/08/2016 Rodolfo Ilanes foi encontrado morto na sexta após ter sido sequestrado durante protesto; Evo Morales diz ter derrotado tentativa de 'golpe de Estado' Polícia e manifestantes entraram em confronto na região de Panduro A Justiça da Bolívia ordenou, na madrugada deste domingo (28/08), a transferência para presídios de máxima segurança de seis mineiros acusados pelo assassinato do vice-ministro de Interior do país, Rodolfo Illanes,  encontrado morto na sexta-feira  (26/08) após ter sido sequestrado por cooperativistas durante um protesto da categoria. De acordo com a sétima juíza de Instrução do Penal de El Alto, Ana Giorgina Dorado, “se decide a detenção provisória para esses seis cidadãos acusados pelo Ministério Público pelo delito de assassinato e outras acusações criminais”.

Pesquisadores paulistas elevam em 60% produção de tomates orgânicos

Imagem
SEM AGROTÓXICOS Tecnologia foi desenvolvida em centro de pesquisa estadual em São Roque; centro integra rede científica ameaçada de desmonte por Geraldo Alckmin por  Cida de Oliveira, da RBA   publicado  28/08/2016  APTA/SECRETARIA DA AGRICULTURA SP Produtores de Ibiúna e região estão aumentando a produção de tomates livres de venenos São Paulo – Uma lavoura de tomate orgânico produz em média de seis a oito quilos por metro quadrado. Essa produtividade, porém, pode ser 60% maior, chegando a render 9,5 quilos, com a utilização de um fungo chamado  Trichoderma . O resultado é de grande relevância porque o tomate é dos alimentos mais consumidos e mais envenenados segundo uma pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E porque derruba um dos principais argumentos da indústria de agrotóxicos, o de que só com uso de agroquímicos é possível aumentar a produção da lavoura. O estudo é da Unidade de Pesquisa de Agricultura Ecológica de São Roque (SP), vincu

Ana Guedes: Anistia 37 anos depois

Imagem
O momento crucial que o país atravessa, quando todos os olhares estão voltados para a última etapa do julgamento da presidenta Dilma Roussef no Senado Federal, vítima de um processo de impeachment, lembrar os 37 anos da anistia política nos reporta à ação histórica de setores elitistas no processo da luta de classes no nosso país. Por Ana Guedes*, especial para o  Portal Vermelho Reprodução   Como hoje, em 1964, também estes setores perpetraram um golpe visando valer seus interesses de classe, em detrimento do processo democrático em curso. Portanto, esse filme nós já vimos, guardando as devidas proporções das conjunturas que separam um momento do outro. A memória histórica também mostra que a mobilização popular foi a saída para as grandes transformações da sociedade em benefício daqueles que a minoria elitista sempre insistiu em colocar à sua margem. Foi assim na luta contra a escravatura, contra a ditadura militar de 1964 e tantas outras lutas populares que povoam a nossa tr

Empreiteiras criam “bolsa dedo-duro”. Roube, delate e viva na fartura eterna

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 28/08/2016 . Não existe nada mais caro ao Direito do que o seu sentido lógico. Não existe “prêmio” por colaborar com a Justiça, exceto, na lei de “delação premiada” a redução da pena que alguém deveria ser submetido em até  dois terços ou sua conversão em medidas restritivas de direitos, conforme o caso. Não existia. Porque,  publica hoje a Folha , as empreiteiras, de olho em resolverem as condenações de seus dirigentes máximos, oferecem a legiões de seus altos funcionários a “bolsa delação”, com salários, pensões e/ou outras remunerações por até 15 anos.

MST: Acampamento Nacional em defesa da democracia e contra o golpe inicia neste domingo

Imagem
Organizado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, o acampamento será o ponto de referência da resistência popular MST - 28/08/2016                                                                                   Imagem ilustrativa . Manifestantes de todas as regiões do país chegam a Brasília a partir deste domingo (28) para participar do Acampamento Nacional em Defesa Democracia e dos Direitos, montado no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson em Brasília. Organizado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, o acampamento será o ponto de referência da resistência popular e terá uma programação até o encerramento do processo do impeachment no Senado, previsto para terminar no dia 30.

No Senado, Dilma acusará a mídia, Cunha e a “conspiração” do golpe. Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   28 Aug 2016 por :   Kiko Nogueira Ela O discurso de Dilma Rousseff no Senado, a ser proferido na segunda, dia 29, terá em torno de 30 minutos de duração. O horário marcado para começar é às 9h. Dilma discutiu detalhes com Lula. Não houve sugestões do PT. Dilma passou o domingo se preparando para o momento. O DCM apurou qual será a espinha dorsal da pronunciamento. . O teor político é óbvio, mas o tom também é emocional. Segundo uma fonte do DCM, está “bonito”. . Faz menção à necessidade de sempre se respeitar a democracia  e a vontade das urnas.

EUA: 2016 é o ano recordista da regulação da canábis

Imagem
Os defensores de reformas às leis proibicionistas norteamericanas tiveram este ano muitos motivos para festejar. Leia aqui as principais mudanças aprovadas em vários estados no ano em que a maioria da população norteamericana passou a ter acesso legal à canábis. ESQUERDA.NET - 28/08/2016 Foto Sarah Thomas/Flickr A legalização da canábis nos Estados Unidos da América conheceu este ano um avanço impressionante, que pode ser ainda ampliado no próximo dia 8 de novembro, quando o eleitorado de dez estados vão a votos em referendos sobre o tema. No  Arkansas, Florida, Missouri e Dakota do Norte,  as propostas referem-se à legalização do uso terapêutico, enquanto na California, Maine, Massachussts e Nevada se irá votar um regime de regulação semelhante ao das bebidas alcoólicas. Também o estado de  Montana  irá decidir sobre melhoramentos à lei já aprovada de uso terapêutico da canábis. Num  artigo publicado no Huffington Post , Rob Kampia, o co-fundador do Marijuana Policy Pro

Pepe Escobar: Escroques do Brasil de banana à caça da Medalha de Ouro

Imagem
27/8/2016, Pepe Escobar,  Strategic Culture Foundation Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu . "A gangue não judicial mas persecutória inclui 1/3 de todos os eleitos nessa legislatura para o Congresso do Brasil, todos acusados numa impressionante seleção de escândalos. A farsa institucional geral sugere que Legislativo, Judiciário e o Ministério Público fizeram parar todos os processos nos quais apareciam como acusados os canalhas 'legislativos'; e, ao mesmo tempo, aceleraram o procedimento, sem qualquer fundamento legal, contra a presidenta. É a definição de crime organizado. (...) O Brasil permanece totalmente paralisado pela farsa político/institucional. A 8ª maior economia do mundo, o país que é o 2º maior exportador de alimentos do mundo, a maior plataforma industrial de todo o ocidente em desenvolvimento está caído na calçada, sangrando de morte."

Ministro da Economia alemão: Comércio livre entre UE e EUA falhou

Imagem
. Sputnik News - 28/08/2016 Sigmar Gabriel, ministro da Economia alemão, afirmou que as negociações sobre o livre comércio entre a União Europeia e EUA falharam, informa a agência AP. Segundo Gabriel, as negociações sobre o acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP na sigla em inglês) com os EUA “de fato falharam, mesmo que ninguém o reconheça”.  Politico fala sobre 'assassínio' de acordo entre EUA e UE Passadas 14 rodadas das negociações, as partes não chegaram a acordo no que se refere a nenhum dos 27 capítulos do documento. Antes, foi comunicado que a UE e os EUA estavam dispostos a firmar o acordo até o final do mandato de Barack Obama. O TTIP enfrentou resistência de parte da sociedade europeia e das pequenas empresas. Os adversários do acordo acham que o TTIP reflete apenas os interesses das multinacionais. As negociações do acordo TTIP estão sendo realizadas a portas fechadas desde 2013.

27 de agosto: boa hora para recordar Helder Câmara e Luciano Mendes de Almeida

Imagem
Por ocasião do processo de impeachment da presidenta Dilma,  Jacques Távora Alfonsin , procurador aposentado do estado do Rio Grande do Sul e membro da ONG Acesso, Cidadania e Direitos Humanos, faz memória de D.  Helder Camara  e D.  Luciano Mendes de Almeida , cuja vida e morte são recordadas no dia de hoje, 27 de agosto. . UNISINOS - 27/08/2016 Eis o artigo. Quando começa a fase definitiva de julgamento do que está se chamando de impeachment da  presidenta Dilma , a lembrança de uma coincidência - duas mortes de bispos da Igreja - ocorrendo ambas no dia  27 de agosto , a de  Dom Helder  em 1999 e a de  Dom Luciano , 7 anos depois,  oportuniza serem lembradas essas duas personalidades brasileiras de grande presença pastoral e política no Brasil, contrária à prolongada ditadura imposta ao país em 1964, ainda hoje  inspirando grande parte das iniciativas golpistas em andamento.

Adeus, democracia. Volte logo

Imagem
POR  FERNANDO BRIT O  · 28/08/2016 . Ela está quase porta afora. Expulsa de casa pelos seus filhos mais pródigos: os políticos e o Ministério Público, que assumiu, sob o reinado de Sérgio Moro, a autoridade formal sobre o país, usando a Polícia Federal como sua guarda pretoriana e a mídia como sua legião romana. A legalidade democrática vai embora, finalmente, de nosso país, depois de ter voltado, a duras penas, três décadas atrás. Entramos num processo do qual não sabemos o fim.

Mais uma vez, Lava Jato faz escândalo às vésperas do impeachment, por Janio de Freitas

Imagem
DOM, 28/08/2016 - 11:46 . Jornal GGN -  "Mais uma vez, às vésperas de uma decisão em procedimentos destinados ao impeachment, a Lava Jato cria uma pretensa evidência, na linha do escandaloso, que atinja Dilma Rousseff ainda que indiretamente." Em artigo publicado neste domingo (28) na Folha, Jânio de Freitas aponta que a Lava Jato entregou ao seu braço policial a missão de criar um "constrangimento" para a presidente, consumado no indiciamento do ex-presidente Lula e mais quatro no caso do triplex do Guarujá. Janio ainda criticou o fato de o Ministério Público, em posse das informações da Polícia Federal, pedir 90 dias para decidir se apresentará ou não denúncia contra Lula na Lava Jato. "A dedução é inevitável: o indiciamento foi precipitado, com o mesmo propósito político dos anteriores atos gritantes, e os longos três meses são para tentar obter o que até agora não foi encontrado."

Com Paulinho da Força, Temer tenta rachar os sem-terra

Imagem
Setor Fundiário Interino traça planos capazes de elevar a tensão no campo e entrega o Incra ao deputado do Solidariedade por  André Barrocal  —na Carta Capital -   publicado  26/08/2016,  última modificação  28/08/2016  Temer à direita, com Paulinho à sua esquerda e Rainha como guarda-costas D esde a posse interina,  Michel Temer  prega a necessidade de “pacificar e unificar a nação”, mas suas pretensões têm tudo para conflagrar o País, em vez de acalmar. As  reformas trabalhista e da Previdência , por exemplo, levaram centrais sindicais às ruas de São Paulo na terça-feira 16. No campo, não será diferente. Talvez seja até pior.

Como será a segunda-feira de Dilma no Senado

Imagem
DEFESA OU ATAQUE? Presidenta fará pessoalmente sua defesa perante os senadores. Lula e Chico Buarque estão entre seus convidados. Como o "Le Monde", a charge no "New York Times" faz a leitura do momento brasileiro por  Redação RBA   publicado  28/08/2016 12:00 REPRODUÇÃO Charge publicada na sexta-feira pelo 'New York Times'. No mesmo, 'Le Monde' chamou impeachmente de farsa ou golpe São Paulo – A reta final do julgamento do afastamento definitivo de Dilma Rousseff prevê a presença da presidenta na sessão desta segunda-feira, às 9h. Dilma terá 30 minutos para se manifestar. Ela terá uma lista de 20 convidados para acompanhar sua manifestação. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que viaja hoje a Brasília, é um, deles. O compositor Chico Buarque, também na lista, poderá ter acesso ao plenário, caso confirme presença. Em seguida ao pronunciamento de Dilma, cada senador terá 5 minutos para questionar a presidenta. Ficar

Emir Sader: Golpe lançará o Brasil num abismo

Imagem
. por Emir Sader - 27/08/2016 Um golpe nunca é solução, é problema. Ele rompe com os conflitos de classe de forma violenta e unilateral, impondo os interesses das minorias dominantes sobre o conjunto da sociedade. Joga gasolina na fogueira. Mas sua própria forma brusca e violenta de se impor, só aprofunda as contradições, gerando situações explosivas. O golpe atualmente em curso no Brasil não sairia dessa regra. Caso logre se impor efetivamente, vai jogar o pais num abismo de proporções inéditas na nossa historia, gerando conflitos, instabilidades, violências, ingovernabilidade.

Paulo Nogueira: A louca cavalgada de Cristovam Buarque para tentar se convencer de que não é golpista.

Imagem
Postado em   28 Aug 2016 por :   Paulo Nogueira O caso psiquiatricamente mais fascinante entre os senadores golpistas é o de Cristovam Buarque. Ele busca desesperadamente argumentos que justifiquem seu golpismo. Como se assim ele pudesse se olhar no espelho. No sábado, houve um episódio exemplar. Voz trêmula, ele perguntou ao jurista Ricardo Lodi, presente ao Senado na condição de informante da defesa, o seguinte: “Todas as etapas da defesa de Dilma foram cumpridas neste julgamento?” Lodi disse que sim — uma resposta claramente incompleta e infeliz. Então, dizendo-se aliviado, Cristovam disse que estava tranquilo para votar pelo impeachment.

Luis Fernando Veríssimo: Brasileiros foram feitos de palhaços

Imagem
28 de agosto de 2016 - 14h14 -  Vermelho.org A tragicomédia brasileira de 2016, em que a presidente honesta é afastada por políticos corruptos, por meio de um golpe parlamentar, foi retratada pelo escritor Luis Fernando Verissimo, no artigo Ri, palhaço. Reprodução   "Depois da provável cassação da Dilma pelo Senado, ainda falta um ato para que se possa dizer que la commedia è finita: a absolvição do Eduardo Cunha. Nossa situação é como a ópera “Pagliacci”, uma tragicomédia, burlesca e triste ao mesmo tempo. E acaba mal", diz ele. "O Eduardo Cunha pode ganhar mais tempo antes de ser julgado, tempo para o corporativismo aflorar, e os parlamentares se darem conta do que estão fazendo, punindo o homem que, afinal, é o herói do impeachment. Foi dele que partiu o processo que está chegando ao seu fim previsível agora. Pela lógica destes dias, depois da cassação da Dilma, o passo seguinte óbvio seria condecorarem o Eduardo Cunha. Manifestantes: às ruas para pedir justiç

No pódio da desfaçatez: o ouro vai para...?

Imagem
Com tantos escândalos de corrupção aparecendo e desaparecendo da mídia, parece que as principais figuras da direita estão disputando o pódio da desfaçatez Redação - Carta Maior - 28/08/2016 . A crise aberta no Judiciário brasileiro, com as acusações do ministro Gilmar Mendes ao Ministério Público, de abuso de autoridade, vazamentos e apologia de métodos ilegais na obtenção de provas da Lava Jato –  respondida com dura nota da AMB, a Associação de Magistrados Brasileiros ( confira a íntegra ) - adicionou nitroglicerina pura ao ambiente já tenso da política nacional, na semana decisiva do processo de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff.   Uma capa leviana – mais uma – da revista Veja, lançando injustificável sombra de suspeita sobre o ministro do STF, José Antonio Dias Toffoli, motivou o bombardeio de Gilmar Mendes. A toga mais falante do país morde o próprio rabo, porém, ao criticar – corretamente – o abuso do método e do poder ilimitado do juiz e dos procuradores d

Senador internado deve provocar baixa na votação do impeachment

Imagem
Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil -  28/08/2016 12h48 Brasília - Senador Wellington Fagundes durante sessão do impeachment no Senado, conduzida pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski (Antonio Cruz/Agência Brasil) Os senadores que apoiam o impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff, podem ter uma baixa na contagem de votos a três dias da votação final. O senador Wellington Fagundes (PR-MT) está internado no Hospital de Brasília com diverticulite, inflamação na parede interna do intestino. Fagundes deu entrada no hospital após passar mal na noite de sábado (27), quando participava da sessão de depoimentos no processo de impeachment. Fagundes votou pelo afastamento de Dilma, assim como nas duas votações anteriores em que a petista se tornou ré. Segundo a assessoria do parlamentar, ele “foi atendido inicialmente pelo médico Gustavo Korst, do corpo médico do Senado, e foi encaminhada a unidade hospitalar, onde foi recebido pela médica Fernanda Breder Olive

Homenagem a Cristovam: Temer suspende programa Brasil Alfabetizado

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 28/08/2016 . Assisti, com imensa tristeza, o papel desprezível de Cristovam Buarque, ontem, na inquirição das testemunhas no Senado. Sinceramente, teria preferido se o senador tivesse, simplesmente, se escafedido até a hora de consumar seu gesto mesquinho de votar pela quebra da legalidade democrática apenas por seus rancores em relação ao PT, ao qual ele pertenceu e eu não. Mas Cristovam não é apenas um covarde. É alguém que quer glorificar sua pequenez.