Postagens

Mostrando postagens de agosto 20, 2016

Saul Leblon: O Brasil entre o Napoleão e a Urna

Imagem
Agora é a urna ou a restauração de um projeto esgotado, de nações descarriladas engatadas à máquina louca dos mercados desregulados. por: Saul Leblon - na Carta Maior - 26/08/2016 . O golpe parlamentar desautorizou 54 milhões e quinhentos mil votos e privou a democracia de seu fundamental argumento: a vontade soberana do povo --62% desejam novas eleições.   Esse desacerto reduz a nação a um trem que busca seus trilhos no ar.   A corrosão das referências institucionais contaminou o sistema judiciário, que digladia internamente como uma extensão togada da luta política aberta na sociedade. Pode haver simbologia melhor, mas o nome disso é insegurança institucional.    A que última instância recorrer?

Descoberta relacionada ao Mal de Alzheimer dá prêmio à pesquisadora brasileira

Imagem
. Sputnik News - 26/08/2016 A Sociedade Brasileira de Bioquímica (SBBq) concedeu a Maíra Assunção Bicca, pesquisadora brasileira de 28 anos, o 20º Prêmio Jovem Talento para Ciências da Vida, pela sua pesquisa que identificou uma proteína encontrada no cérebro que pode ajudar a identificar o Mal de Alzheimer. O trabalho da pesquisadora foi apresentado em junho último em Natal, como parte do doutorado de Maíra, que atualmente cursa pós-doutorado em Farmacologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Deu no New York Times

Imagem
.

Nassif: A lição do procurador aos delegados que indiciam

Imagem
SEX, 26/08/2016 - 20:34 ATUALIZADO EM 26/08/2016 - 20:58 Luis Nassif . Vladimir Aras é uma das referências da área criminal do Ministério Público Federal. Ao contrário de tantos jovens procuradores, obcecados pelo sucesso fácil dos factoides, tem uma ampla folha de serviços prestados e de estudos aprofundados sobre direito penal e os avanços da luta contra as organizações criminosas. Como peça central da Lava Jato – na cooperação internacional – muitas vezes me surpreendo com suas colocações sobre a importância dos direitos individuais sobre a sanha persecutória das investigações. Tem tido papel relevante em defesa dos direitos fundamentais, em tempos de cólera em que até o STF se encolhe.

Relatório-ficção comprova desespero da Lava Jato: não têm nada para acusar Lula

Imagem
Operadores não têm como entregar a mercadoria prometida à imprensa, pois não há provas contra Lula, e produzem novo factoide LULA.com.br - 26/08/2016 Foto: Ricardo Stuckert Melhor presidente do Brasil, favorito nas pesquisas para 2018       O relatório do delegado Marcio Anselmo sobre o Edifício Solaris, divulgado hoje (26/08), é a prova cabal de que, após dois anos de investigações marcadas por abusos e ilegalidades, os operadores da Lava Jato não encontraram nenhuma prova ou indício de envolvimento do ex-presidente Lula nos desvios da Petrobrás.        Não encontraram porque este envolvimento nunca existiu, como bem sabe a Lava Jato.  Mas seus operadores não podem admitir, publicamente, que erraram ao divulgar, por tanto tempo e com tanto estardalhaço, falsas hipóteses e ilações. Por isso, comportam-se de forma desesperada, criando factoides para manter o assunto na mídia. O relatório do delegado Anselmo é "uma peça de ficção", de acordo com a defesa de Lula

Delegado da PF que indiciou Lula e a mulher era cabo eleitoral de Aécio

Imagem
. Postado em  26 de agosto de 2016 DCM Da  Revista Forum: O delegado da Polícia Federal, Márcio Anselmo, que indiciou nesta sexta-feira (26) o ex-presidente Lula e sua esposa Marisa Letícia no inquérito da Lava Jato que investiga o triplex no Guarujá, litoral de São Paulo, atuou fortemente como cabo eleitoral de Aécio Neves (PSDB) durante as eleições de 2014. Segundo uma matéria feita pelo jornal  O Estado de S.Paulo  em novembro de 2014, Anselmo chamou o ex-presidente de “anta” e fazia diversos comentários contra Lula e o PT. “Alguém segura essa anta, por favor”, disse o delegado em uma “notícia” cujo título era: “Lula compara o PT a Jesus Cristo”.

“Testemunhas” dos golpistas admitem: Trama contra Dilma começou no TCU

Imagem
Enquanto a grande mídia trata o julgamento do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff como se fosse apenas mais uma sessão, no Senado acontece a mais importante sessão da história do país, que definirá o rumo da vida política e democrática do Brasil. Das seis testemunhas indicadas pelos golpistas, duas já desmoralizaram a tese do impeachment, desnudando o golpe. Por Dayane Santos Agência Brasil Ex-auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Antônio Carlos Costa D'Ávila Carvalho O jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, desta sexta-feira (26), pintou um cenário, repetido pelos demais jornais impressos, de rádio e TV, que diz que o julgamento do impeachment se trata de uma briga recheadas de baixarias em que parlamentares que defendem o mandato legítimo da presidenta Dilma tentam protelar, arrastar o julgamento para, supostamente, salvar o mandato. Esse discurso é o mesmo feito por parlamentares golpistas da base de Michel Temer (PMDB). Mas a realidade é bem

O ódio transformou o Senado em Câmara e Renan em Delcídio. Assista

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 26/08/2016 . Como no dia em que Joaquim Barbosa disse a Gilmar Mendes que ele não estava falando “com seus capangas lá do Mato Grosso” no plenário do Supremo Tribunal Federal, a sessão do  Senado Federal tem de ser suspensa. Só pode continuar por muita falta de vergonha, depois do episódio provocado, no microfone do plenário, pelo senador Renan Calheiros, dizendo que Gleisi Hoffman não poderia falar que a Casa “não tinha moral” para julgar a presidenta Dilma Rousseff, porque ele, ” o presidente do Senado Federal conseguiu no Supremo Tribunal Federal desfazer o seu indiciamento e do seu esposo, que havia sido feito pela Polícia Federal.”

Martín Granovsky: O crime de Macri se consumou no Brasil

Imagem
A offshore Fleg, empresa de Mauricio Macri, esteve envolvida no delito investigado pelo promotor Delgado, e se articulou no Brasil com outras duas empresas Martín Granovsky, para o Página/12 - na Carta Maior - 26/08/2016 . A causa contra Mauricio Macri por um suposto esquema de lavagem de ativos através das suas empresas offshore avançou mais um importante degrau. O promotor Federico Delgado tirou as primeiras conclusões sobre a empresa Fleg, a sociedade radicada em Bahamas cujas negociatas vem sendo reveladas pelas reportagens do Página/12 desde abril. Delgado afirmou que “a causa já mostra que a Fleg foi uma empresa que originou outras empresas”.

Novas revelações põem em xeque origem do processo de impeachment

Imagem
‘FATO GRAVÍSSIMO’ Ex-auditor do TCU admitiu ajuda ao Ministério Público na elaboração do processo que coube a ele mesmo avaliar. "Juntos, fabricaram a fraude que colocou o Brasil em xeque", denunciou José Eduardo Cardozo por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  26/08/2016  REPRODUÇÃO/AGÊNCIA SENADO Randolfe apontou irregularidades em relatório que teve a participação de D'Ávila e foi por ele apreciado Brasília – Os senadores, enquanto discutem a questão da isenção ou não das testemunhas previstas para falarem hoje (26), aproveitam para chamar a atenção do que consideram um fato sério que não teve a devida atenção durante o depoimento do técnico Antonio Carlos D’Ávila Carvalho, ex-auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Pelo fato de seu depoimento ter sido dado no final da noite e início desta madrugada, nem todos os senadores presentes e tampouco espectadores da TV Senado puderam acompanhar tudo o que o técnico afirmou.

Paulo Nogueira: O passado obscuro da oligarquia Cunha Lima.

Imagem
Postado em   26 Aug 2016 por :   Paulo Nogueira Cara de pau Quem o senhor Cássio Cunha Lima pensa que é para falar obsessivamente em nome do povo brasileiro? Quem lhe deu procuração? Você, eu? Me chamou a atenção que ninguém entre os senadores tenha dito isso a ele numa de sua múltiplas invocações fraudulentas do povo brasileiro: “Como o senhor ousa falar em nome da sociedade?” Há um romance de Agatha Christie em que um grupo de pessoas são reunidas numa casa numa ilha. Subitamente, uma gravação começa a apontar os crimes de um por um. A quem interessar possa, é “E não restou nenhum”. Pois bem.

Após vazar informações, procuradora- geral da Pensilvânia deve ser presa

Imagem
JOGO SUJO 25 de agosto de 2016, 19h38 Por  João Ozorio de Melo Em junho de 2013, a então procuradora-geral do estado da Pensilvânia Kathleen Kane advertiu uma audiência formada por mulheres que almejavam seguir carreira política, em palestra na Universidade da Filadélfia, que deveriam se preparar para enfrentar brutalidades. “É um jogo sujo”, ela declarou, se referindo à política e ao processo eleitoral. No estado, os procuradores-gerais são eleitos desde 1980. Kathleen Kane vazou informações sigilosas para prejudicar desafeto. Reprodução Nesta quarta-feira (24/8), ela pediu demissão do cargo, depois de ter sido condenada, na noite de segunda-feira, justamente por jogar sujo. Segundo a acusação, em 2014 a procuradora-geral, que foi eleita em 2012, vazou informações de um “grand-jury” para o  Philadelphia Daily News,  que resultou em uma reportagem desmoralizante para seu principal rival político, o ex-promotor Frank Fina. Depois disso, segundo a acusação, ela mentiu sobre o

Turquia entra na Síria: conspiração unipolar ou coordenação multipolar?

Imagem
24/8/2016,  Andrew Korybko ,  Katheon Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu . Está 'na moda' atualmente criticar o Kremlin por incompetência, e sua história recente de decisões controversas, combinada com a suspeita de infiltração de 5ª e 6ª colunas liberais nas instituições nacionais chaves, oferece abundante terreno para críticas.  Mas tem acontecido de as pessoas perderem as proporções, e porem-se a acusar a Rússia de ter-se deixado 'engambelar' pela Turquia. Interessante que nenhuma dessas críticas seja dirigida publicamente contra o Irã, apesar de Teerã ter-se curvado a Ankara durante e depois da fracassada tentativa de golpe pró-EUA contra Erdogan. Mas dois pesos e duas medidas são a norma, nesse tipo de 'crítica'. E fato é que a Rússia tem recebido muito mais contestações que qualquer outro país, sempre que comentadores multipolares criticam o próprio campo.

A principal testemunha de acusação no Senado foi desmascarada. E segue o baile… Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   25 Aug 2016 por :   Kiko Nogueira Júlio Marcelo de Oliveira passou de testemunha a informante É tarde demais, mas finalmente José Eduardo Martins Cardozo ganhou uma batalha importante no impeachment. Considerado a testemunha principal da acusação no julgamento no Senado, o procurador do TCU Júlio Marcelo de Oliveira foi rebaixado para a condição de informante por Lewandowski. Trata-se de um militante. Cardozo lembrou que Júlio Marcelo “teria se reunido com os denunciantes na época da formulação da denúncia, influenciando portanto esta questão”.

Lula: "Está começando no Senado a semana da vergonha nacional"

Imagem
Em ato pela Democracia e pelo emprego, Lula denuncia golpistas: vão começar a vender o Brasil LULA.com.br - Publicado em 25/08/2016 Foto: Ricardo Stuckert Lula em ato público no estaleiro Mauá, em Niterói Em ato público pela Democracia e contra o desmonte do setor de óleo e gás no Brasil, neta quinta (25), em Niterói (RJ) o ex-presidente Lula denunciou a hipocrisia do processo de impeachment da presidenta Dilma. “Eu, como brasileiro, estou envergonhado de assistir à semana da vergonha nacional com esta votação no Senado”, disse Lula, referindo-se ã etapa final do golpe parlamentar. “Os senhores senadores que vão votar pelo impeachment não estão cassando a Dilma, estão caçando o voto de vocês”, afirmou o presidente diante de milhares de trabalhadores no estaleiro Mauá. Lula criticou a deslealdade do senador Marcelo Crivella, ex-ministro de Dilma, do prefeito do Rio Eduardo Paes e do ex-governador Sergio Cabral, que apoiaram o golpe do impeachment. No ato, promovido pe

Nassif: Xadrez do fim do ciclo Lava Jato

Imagem
O XADREZ DO GOLPE QUI, 25/08/2016 - 14:43 ATUALIZADO EM 25/08/2016 - 16:35 Luis Nassif . Peça 1 - sobre as diversas nuances da mentira Dizia Santo Agostinho: “Mente aquele que, pensando de determinado modo, exprime algo diferente por palavras ou sinais”.  Por esse prisma, a Lava Jato mente costumeiramente. Seria um pecado. Provavelmente, em seus cursos nos Estados Unidos, os bravos procuradores deixaram se inebriar pelo pragmatismo das civilizações luteranas. Dizia Lutero: “Uma boa e sólida mentira para o bem comum e para a Igreja inteira, uma mentira em caso de necessidade, uma mentira útil, uma mentira para prestar serviço não seria contrária a Deus”. Como ficaria, então, o desafio de encontrar a verdade? Só conseguindo decifrar as intenções da mentira. Como dizia Golbery, a mentira é mais rica que a verdade, porque permite extrair muitas informações adicionais sobre os objetivos do mentiroso.

Lula, exclusivo, ao Tijolaço: “Gilmar pôs o dedo na ferida”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 25/08/2016 . “Gilmar Mendes pôs o dedo na ferida”. O  lead , obrigatório, da conversa que me permitiu, hoje, o ex-presidente Lula, precisa ser este, pelo imbróglio que se formou no enfrentamento entre o ministro do STF e a Procuradoria Geral da República pelo caso do vazamento da delação (ou ex-delação, se depender de Rodrigo Janot) do empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, seria este. Mas vou me permitir seguir a ordem em que a conversa ocorreu, porque acho que importante, aqui, é o fato de deixar falar, e com o clima com que fala, um personagem da história brasileira – a recente, que ocorre neste instante e a que viveremos nos próximos tempos.

Nos bastidores, senadores falam em 'racha' na base e falta de governabilidade

Imagem
DIVERGÊNCIAS Conversas reservadas são de que, apesar de pacto para discutir questões polêmicas só posteriormente, DEM, PSDB e parte do PMDB não estão afinados com Temer por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  25/08/2016 19:00 LULA MARQUES/AGPT Tucanos Aloysio Nunes, Tasso Jereissati e Aécio Neves: rumores de que o partido ameaça abandonar base aliada de Temer Brasília – Enganam-se os que acham que entre os senadores pró-impeachment o ambiente desta quinta-feira (25), no plenário do Senado, tem sido apenas de defesa do processo do clima de “já ganhou”. Comentários do dia passaram por uma espécie de “pacto” entre os grupos que compõem a base do governo provisório até o fim da votação do processo. Mas, por outro lado, eles têm mantido posições firmes que mostram que não existe consenso sobre o teor das matérias legislativas encaminhadas nos últimos 100 dias ao Congresso – referentes ao ajuste fiscal.

Rogério Correia pede ao MP acesso à delação de Marcos Valério, que, na moita, foi para Janot: “Tudo indica mais uma operação abafa, para blindar o senador Aécio Neves”

Imagem
. por Conceição lemes - no Viomundo - 25/08/2016 O senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente nacional dos tucanos, é um dos parlamentares mais citados em delações da Lava Jato. No final de 2014, o doleiro Alberto Youssef foi o primeiro a mencionar o presidente nacional dos tucanos, como beneficiário de esquema de propinas. A Youssef, se seguiram Carlos Alexandre de Souza Rocha, o “Ceará”, e Fernando Moura. Segundo o já antecipado pela imprensa, Aécio consta também das delações de executivos da Odebrecht, da Andrade Gutierrez e de Léo Pinheiro, da OAS.

Roberto Amaral: Os sujos e os mal-lavados

Imagem
25 de agosto de 2016 - Vermelho .org Festa acabada, músicos a pé, diz conhecido provérbio português. Vencida a quinzena olímpica e amortecido por horas o complexo de vira-lata, o país, mal refeito da ressaca cívica, se reencontra com seu drama cotidiano: a degradação da política, magnificando todos os nossos problemas, expondo nossas misérias sob lente de aumento. Por Roberto Amaral*, na Carta Capital Agência Senado Senadores nesta vão dar vazão ao que os rentistas desejam  E não sem razão – mais uma ironia da história? – seu epicentro se encontra em Brasília e se instala no Senado Federal onde ínclitos pais-da-pátria como Cristovam Buarque e Romero Jucá (antigos colegas de Luiz Estevão, Demóstenes Torres e Delcídio do Amaral) se aprestam a consagrar o defenestramento da presidente Dilma Rousseff, que, dentre muitas incompatibilidades com o trato parlamentar, tem a de ser, ou haver sido, pouco indulgente com as vaidades e os pleitos grandes e pequenos e quase sempre pouco rep

Mito 'sunita' de Washington e guerras internas na Síria e no Iraque (1/2)

Imagem
16/8/2016,  Cyrus Mahboubian  ( pseudônimo) ,  Blog   War On The Rocks * Ver também: Mito 'sunita' de Washington e o Oriente Médio desfeito (2/2) 23/8/2016, Cyrus Mahboubian, Blog  War on the Rocks  [em tradução] http://warontherocks.com/2016/ 08/washingtons-sunni-myth-and- the-middle-east-undone/ Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu No Iraque, os principais líderes xiitas das Forças de Mobilização Popular, FMPs [ing.  Forças de Mobilização Popular (PMF) ] reuniram-se recentemente. Entre eles estava um destacado comandante sunita das FMPs, que depois me contou sua história. Quando os homens reuniram-se para as orações, um líder xiita percebeu que aquele companheiro sunita permaneceu sentado. O líder xiita perguntou "Por que não se junta a nós?"  O comandante sunita respondeu "Não rezo." "O que quer dizer isso?" perguntou o xiita. "Se eu rezasse", respondeu o sunita, "estaria no  'Estado Islâmico' **   lutando c

WANDERLEY GUILHERME: O GRANDE SALTO PARA TRÁS DE MICHEL TEMER

Imagem
. por Wanderley Guilherme dos Santos - 25 de agosto de 2016 - no Segunda Opinião Um grande salto à frente lembra a fracassada tentativa da China, entre 1958-1961, de impulsionar o crescimento da economia além do fisicamente possível. O grande salto para trás de Michel Temer tem tudo para dar certo: uma burguesia econômica tíbia, profissionais liberais (engenheiros, médicos, dentistas, advogados, etc.) conservadores em sua maioria, heterogêneo apêndice do terciário de mão de obra rudimentar e reacionária (balconistas, caixas e congêneres), categorias intermediárias entre o assalariamento e a incapacidade de crescer – pequenos comerciantes, escritórios periféricos do setor de serviços – igualmente reacionárias e um operariado de baixo poder ofensivo, exceto em alguns momentos da trajetória econômica, majoritariamente caudatário de lideranças partidariamente comprometidas. No passado, excepcionais lideranças, conduzindo um estamento político ainda pouco contaminado pelo vírus acumu

Moro manda devolver passaporte de Cláudia Cruz, mulher de Eduardo Cunha

Imagem
Procuradores do Ministério Público Federal (MPF) se manifestaram contra a liberação do documento por  Felipe Pontes, da Agência Brasil   publicado  25/08/2016 14:37,  última modificação  25/08/2016 14:39 MARCOS OLIVEIRA/ABR Cláudia Cruz só poderá deixará deixar o país, entretanto, mediante autorização judicial Brasília – Em despacho emitido ontem (24), o juiz Sergio Moro determinou que seja devolvido o passaporte da jornalista Cláudia Cruz, mulher do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. O documento havia sido entregue à Justiça pela própria defesa. Consultados, os procuradores do Ministério Público Federal (MPF) se manifestaram contra a liberação do documento. No entanto, em sua decisão, o juiz Sergio Moro afirmou ser remoto o atendimento às condições que justifiquem a apreensão do passaporte, inclusive devido ao papel secundário da jornalista nos crimes investigados no âmbito da Operação Lava Jato.

Auler: STF deve avocar delação da OAS e tirá-la da República do Paraná”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 25/08/2016 . Marcelo Auler,  em seu blog , aponta o caminho para que este caso cada vez mais escabroso – hoje, Monica Bergamo revela na Folha que  familiares e assessores de dois outros  ministros foram bisbilhotados – de espionagem e difamação envolvendo o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal, vai ao ponto: o STF está na obrigação de avocar a abortada delação da OAS, saber o que ela contém e como foi obtida. Leitura imperdível:

Uma governanta inocente condenada por um bando de corruptos

Imagem
A cegueira e os interesses corporativos prevalecem sobre os interesses de todo um povo.  por Leonardo Boff* - na Carta Maior - 25/08/2016 . Era uma vez uma nação grande por sua extensão e por seu povo alegre embora injustiçado. Em sua maioria sofria na miséria, nas grandes periferias das cidades e no interior profundo. Por séculos era governado por uma pequena elite do dinheiro que nunca se interessou pelo destino do povo pobre. No dizer de um historiador mulato, ele foi socialmente “capado e recapado, sangrado e ressangrado”.

Marcos Coimbra: O futuro em xeque

Imagem
Democracia O assalto à democracia compromete o nosso amanhã. Algum dia a elite responsável pelo desastre terá saudades de Lula por  Marcos Coimbra  —na Carta Capital -   publicado  25/08/2016 Ricardo Stuckert/ Instituto Lula O desempenho de Lula na eleição presidencial de 1989 foi decisivo na consolidação dessa possibilidade. É difícil imaginar o futuro da  democracia no Brasil . Após o que aconteceu nos últimos anos, uma coisa é certa: a reconstrução de um sistema político aberto e pluralista será um processo longo, sujeito a complicações e retrocessos.  O maior desafio será convencer os desfavorecidos de que o caminho eleitoral é efetivamente capaz de atender às suas necessidades e preferências. A  derrubada do governo Dilma Rousseff  e a consequente retomada do poder pelas oligarquias pode sugerir a muitos que a solução pelo voto é ilusória. O fim da “mágica brasileira”, que fez com que tantos acreditassem que era possível solucionar sem traumas e rapidamente no

PML: Não é fácil mas Dilma precisa retornar

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 25/08/2016 Reunidos a partir das 9 horas da manhã de hoje, os 81 senadores da República têm diante de si uma decisão crucial para o destino dos 200 milhões de brasileiras e brasileiros. Podem abrir caminho para uma catástrofe histórica, tão ruinosa que pode inviabilizar por décadas a construção do país como nação soberana e menos desigual, capaz de oferecer oportunidades aos fracos e excluídos de cinco séculos. Ou podem dar inicio a uma correção de rumo, retomando um processo histórico que, mesmo envolvendo inúmeros problemas e limites, erros e omissões, deve ser reconhecido como o ponto de partida para um necessário esforço na construção de um país a altura das necessidades da maioria dos brasileiros. A própria população se encarregou de mostrar isso com clareza absoluta nas últimas quatro eleições presidenciais, quando se colocou sempre do mesmo lado, em apoio a um mesmo projeto que é, acima de tudo, uma crítica profunda aos governos voltados

Robôs dominam debate político nas redes sociais

Imagem
Perfis falsos na internet tornaram-se parte da comunicação política e podem influenciar o discurso online por  Deutsche Welle  —na Carta Capital -  publicado  24/08/2016  Em comparação com outras plataformas sociais, como o Facebook, os robôs são mais eficazes e mais fáceis de implementar no Twitter Por Thomas Baerthlein e Albert Steinberger  É comum no Twitter encontrar os chamados bots, robôs que geram contas falsas e espalham conteúdo em escala industrial. Aquele novo seguidor que não tem foto de perfil e compartilha uma mensagem aleatória apenas uma vez ao dia, provavelmente é uma dessas contas automatizadas.