Postagens

Mostrando postagens de agosto 15, 2016

Das palavras aos atos: Eixo Teerã-Pequim-Moscou muda tudo

Imagem
21/8/2016,  Ruslan Ostashko,  PolitRussa  (trad. ru-ing. J. Arnoldski)  Fort Russ News Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu No espaço de apenas uns poucos dias, a situação no Oriente Médio em geral e na Síria em especial passou por mudanças radicais. Mais importante, são boas mudanças, das quais podemos nos orgulhar, daquelas que fazem muita gente no Pentágono perder o sono. Putin está extraindo completa vantagem da paralisia institucional em que os EUA afundam-se em período de campanhas eleitorais e está, literalmente diante dos olhos vesgos e confusos dos norte-americanos, redistribuindo esferas de influência numa das regiões chaves do mundo.  Comecemos pelas notícias de que a Rússia acaba de instalar base aérea russa no Irã. Honestamente falando, não é verdade. Não é base russa. O Irã nos 'emprestou' a base por algum tempo para atacarmos terroristas do ISIS e amigos deles na Síria, porque os ataques são mais fáceis, se partem do Irã. O contexto dessas notícias é

Leonardo Boff: 'assusta-nos que os EUA estejam negociando duas bases militares com Macri'

Imagem
Martín Granovsky | Buenos Aires | Página/12 - 21/08/2016 'Há um projeto de recolonização da América Latina para torná-la cada vez mais uma zona de exportação de commodities e não agregue valor aos seus produtos' Franciscano até 1992, Leonardo Boff concedeu uma entrevista ao jornal argentino  Página/12 , na qual narrou sua própria experiência perante a Inquisição e questionou o rumo do Brasil e da Argentina com a subordinação aos capitais transnacionais. Wikicommons 'Minha causa era justa: a dos pobres do mundo. Continua a ser a mesma. Do contrário, olhe para o que está acontecendo no continente' Segue sem gostar de ficar calado. Boff recebe este jornal em um hotel simples de Palermo. Ao meio-dia esteve conversando com a presidente da Associação das Mães da Praça de Maio, Hebe Bonafini, no programa de rádio do ex-embaixador no Vaticano Eduardo Valdés, seu amigo.

O RIO OFERECE A RAFAELA AO BRASIL

Imagem
E o que a Fel-lha tem a oferecer?

‘O que tu fez pelas Olimpíadas, golpista e usurpador?’: como as pessoas responderam a um post autocongratulatório de Temer sobre a Rio 16. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   21 Aug 2016 por :   Paulo Nogueira Dickens tem uma abertura de romance que passou para a história do melhor da literatura mundial. É do livro Conto de Duas Cidades. Vou simplificar. “Foram os melhores dos tempos, foram os piores dos tempos, foi a era da sabedoria, foi a era da estupidez, foi a estação da luz foi a estação das trevas.” É a perfeita definição dos Jogos do Rio. Foram sublimes e foram deprimentes. A beleza esteve na competência com que o Brasil administrou a Olimpíada, a despeito dos vaticínios da imprensa abutre.

Melhor e Mais Justo: Democracia à Beira do Abismo

Imagem
Na TVT a TV dos Trabalhadores

Medalha de lata para os vira-latas

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 21/08/2016 . Cariocas “velhos” não estranham. Nossa grande imprensa é inimiga do Brasil, mas tem um “gostinho especial” quando pode ser fazer suas campanhas de viralatice usando o Rio de Janeiro. A Globo, então, que se nutriu da força criativa do carioca mas odeia o Rio com todas as suas forças, nem se fala A estrangeira, com o combustível que nossos detratores locais lhes fornece abundantemente,  encarrega-se de traduzir os latidos em diversos idiomas.

Dilma é a entrevistada do Conexão Repórter deste domingo no SBT

Imagem
21 de agosto de 2016 - 15h22 - Vermelho.org A presidenta eleita Dilma Rouseff será a entrevistada no programa Conexão Repórter de Roberto Cabrini, do SBT, deste domingo (21), A entrevista é resultado de três dias de reportagem e muitas perguntas do programa que acompanhou a rotina da presidenta no Palácio da Alvorada. Divulgação   Aos 68 anos, Dilma conta como é enfrentar o impeachment, fala sobre a luta contra a ditadura militar e a tortura que sofreu naquele período. Sobre a crise política, Dilma fala as traições que sofreu em seu governo encabeçada pelo seu vice, Michel Temer, a relação com Luiz Inácio Lula da Silva e a luta para resistir o golpe contra o seu mandato. Sob o título “Crepúsculo no Alvorada”, ao que tudo indica, o objetivo da reportagem é tenta construir a imagem de uma Dilma abandonada e isolada. E conferir para saber. O Conexão Repórter vai ao ar a partir da da meia noite, apos o Programa do Silvio Santos.

Melhor e Mais Justo: Direitos Trabalhistas

Imagem
Rede TVT

Lula propõe criação de uma rede nacional da esquerda na Internet

Imagem

O escândalo que pode pôr fim à campanha de Hillary Clinton

Imagem
. Sputnik News - 21/08/2016 O jornalista e cientista político russo-israelense Israel Shamir deu algumas informações sobre o que Trump disse relativamente aos comentários de Obama e Clinton de terem criado o Daesh. Segundo o jornalista, estes comentários poderão fazer fracassar totalmente a campanha pré-eleitoral de Hillary Clinton. "Ela tem o presidente vigente do seu lado. Ela tem New York Times e Washington Post ao seu lado, bem como as redes de televisão nacionais.  Até pode parecer que tem as eleições no papo. Isso podia ter sido o caso há poucos anos. Ninguém nessa altura teria ouvido falar do seu rival Donald Trump. Mas agora na época das tecnologias de internet, as coisas não estão tão fáceis para ela", disse Trump.

Raduan denuncia violência judicial e midiática contra Lula

Imagem
LULA .com.br - 21/08/2016 Paulo Pinto / Divulgação Em artigo publicado hoje na  Folha de S.Paulo , o escritor Raduan Nassar condena o "artificioso esquema de linchamento a que Lula vem sendo exposto, depois de ter conduzido o mais amplo processo de inclusão social que o Brasil conheceu em toda a sua história". Raduan Nassar é escritor, autor de "Lavoura Arcaica" e "Um Copo de Cólera", e vencedor do Prêmio Camões 2016.  Leia o artigo na íntegra: Cegueira e linchamento Por  Raduan Nassar O inglês Robert Fisk, em artigo no jornal londrino "The Independent", afirma que, segundo as duras conclusões do relatório Chilcot sobre a invasão do Iraque, o ex-primeiro ministro Tony Blair e seu comparsa George W. Bush deveriam ser julgados por crimes de guerra, a exemplo de Nuremberg, que se ocupou dos remanescentes nazistas.

Edward Snowden revela que documentos da NSA foram hackeados

Imagem
. Sputnik News - 20/08/2016 O site The Intercept divulgou informações de Edward Snowden, ex agente da NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos), de que documentos e códigos secretos da Agência foram hackeados. O site The Intercept tem à sua frente o jornalista Glenn Greenwald, a quem Snowden revelou os segredos da NSA. © REUTERS/ MARK BLINCH Snowden revela que a NSA espia todo o mundo no Japão Os segredos (entre os quais a vigilância sobre o Brasil, sobre a Presidente Dilma Rousseff e sobre a Petrobras) foram publicados numa série de matérias para o jornal inglês The Guardian em que Greenwald trabalhava.  Snowden vive na Rússia desde 23 de junho de 2013 onde chegou procedente de Hong Kong Era de Hong Kong que Snowden se comunicava virtualmente com Greenwald. Recentemente, houve um debate sobre a autenticidade de um código publicado online por um misterioso grupo denominado Shadow Hackers (Piratas nas Sombras). A NSA não fez comentários sobre o assun

Depois de imagens virarem piada, assessoria de Doria pede que ele não seja fotografado enquanto come

Imagem
Postado em  20 de agosto de 2016 DCM Da  Folha : . A assessoria de João Doria não quer que ele seja fotografado enquanto come. Em mensagem a jornalistas neste sábado (20), um dos auxiliares do candidato tucano solicitou que não sejam tiradas fotos ou feitas filmagens “quando ele estiver se alimentando”. Fotos do empresário fazendo careta ao comer um pastel na rua e ao beber um cafezinho viraram piadas na internet. O pedido foi feito por meio do WhatsApp a um grupo de jornalistas que cobre a campanha de Doria à Prefeitura de São Paulo.

Ex-coordenador alerta: Se a MP do Mais Médicos não for votada até 29 de agosto, 25 milhões de brasileiros ficarão sem assistência já em janeiro

Imagem
. por Hêider Pinto, especial para o Viomundo A relação do governo provisório de Michel Temer e Ricardo Barros com o Programa Mais Médicos é pautada por incompetência ou covardia ou irresponsabilidade ou tudo isso junto. Essa é a única conclusão possível diante do iminente desmonte do Programa, que mudou a cara da atenção básica no Brasil. Além de garantir acesso à assistência para 63 milhões de brasileiros, antes sem atendimento, melhorou significativamente os indicadores de saúde. O desmonte – atenção! — poderá acontecer ainda em 2016.

No JN tem espaço para o gringo bobalhão. Para Lula, nunca; Dilma, jamais

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 20/08/2016 . O  Jornal Nacional  anuncia para hoje uma “entrevista exclusiva”  com o nadador Ryan Lochte, protagonista do espetáculo de mau-caratismo do “assalto que era bebedeira” nos Jogos Olímpicos. Repaginado, pelo que se vê na foto divulgada no site, para ficar com cara de bom-moço – em lugar do “bad boy” que era seu marketing pessoal – o mais importante órgão da imprensa brasileira, depois de ter dedicado longos oito minutos ontem para o caso, vai fazer o contrário do que este sujeito merecia: ser reduzido ao esquecimento.

Em vídeo, Flávio Dino fala sobre pacote anticrise no Maranhão

Imagem
20 de agosto de 2016 - Vermelho .org Em vídeo divulgado neste sábado (20) pelo  Conversa Afiada , o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) falou sobre o pacote de ações anticrise com o objetivo de ativar a economia do estado. Dentre as medidas está o programa “Mais Emprego”, que dará desconto mensal de R$ 500,00 no imposto de empresas, por cada novo posto de trabalho com carteira assinada. Reprodução   Segundo Flávio Dino, as medidas buscam, principalmente, combater os efeitos sociais da grave crise econômica, que afeta principalmente a população mais pobre. “Ao todo serão investidos mais de R$ 100 milhões em programas de governo que são essenciais para dotar o Estado do Maranhão de uma economia moderna, tendo como base a dinamização das dez cadeias produtivas que alavancam o desenvolvimento de nosso estado. As ações que hoje anunciamos e que esperamos contar com o apoio da Assembleia têm esse objetivo”, frisou Flávio Dino.

Palácio do Planalto e Itamaraty organizam viagens de Michel Temer ao exterior

Imagem
. Sputnik News - 20/08/2016 O Palácio do Planalto e o Ministério das Relações Exteriores estão trabalhando na organização de uma extensa agenda de viagens do Presidente interino Michel Temer. A agenda começa já no final de agosto quando o Presidente segue para a China onde participará em Xangai da reunião do G20.

Pepe Escobar: E se Trump aparecer com uma coalizão pós-partidos?

Imagem
17/8/2016, Pepe Escobar,  SputnikNews Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Hillary Clinton, Rainha do Caos, Senhora da Guerra,  Golden Goldman Girl , GGG [Garota Goldman Dourada] é atualmente, para todas as finalidades práticas, candidata oficial bipartidária, representante seja dos neoconservadores seja dos neoliberais conservadores. Além desses, devem-se incluir também Wall Street; fundos  hedge  selecionados, garotos(as)-propaganda da Parceria Trans-Pacífico [ing.  TPP ], os intervencionistas reunidos no Conselho de Relações Exteriores [ing. Council on Foreign Relations, CFR); os barões da mídia-empresa; as feras das empresas multinacionais; de fato, virtualmente todo o establishment  excepcionalista dos EUA, devidamente subscrito pelo mega-ricos e bipartidários 0,0001%. Assim sendo, Donald J. Trump acaba relegado à surpreendente posição de marginal bilionário ególatra o qual, não se sabe como, delira que pode(ria) fazer o que bem entenda de todo o sistema, movi

Reportagem da Veja sobre Toffoli reflete briga entre justiceiros e Justiça

Imagem
. NOVO CAPÍTULO Revista  Consultor Jurídico , 20 de agosto de 2016 Por  Márcio Chaer ,  Pedro Canário  e  Marcelo Galli A revista  Veja  que acaba de chegar às bancas traz mais um capítulo na luta entre os justiceiros e a Justiça no Brasil. O alvo da vez está na capa e é o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. Recentemente, ele adotou posições que desagradaram os titulares da noção de que o papel do juiz hoje é condenar e não julgar. Nada irrita mais os poderosos procuradores do Ministério Público Federal do que a concessão de um Habeas Corpus. Um deles publicou na  Folha de S.Paulo  uma reprimenda a Toffoli por esse motivo.

"Senado vai inocentar Dilma", diz Dalmo Dallari . No DCM.

Imagem
Publicado em 7 de jun de 2016 Jurista comenta no programa DCM da TVT sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Entrevista conduzida por Marcelo Godoy e Kiko Nogueira.

Nassif: A selvageria do direito penal do inimigo

Imagem
SAB, 20/08/2016 - 15:19 Luis Nassif . Se eu gostaria de ver Gilmar Mendes abatido por uma denúncia fundamentada? Gostaria, admito. O mesmo com Dias Toffoli, depois de sua conspiração pelo terceiro turno no Tribunal Superior Eleitoral, colocando interesses e suscetibilidades pessoais acima da responsabilidade para com o país e as instituições.

Com Dilma, Brasília gritará "Fora Temer" dia 24

Imagem
"Quem resistiu à Ditadura resistirá ao Golpe Parlamentar" . Brasília receberá, na próxima quarta-feira (24), o Ato em Defesa da Democracia, a partir das 19h, no Teatro dos Bancários. A mobilização contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Além dela, participarão do ato João Pedro Stédile, do MST; o presidente nacional da CUT, Vágner Freitas; o senador Lindbergh Farias (PT-RJ); o pré-candidato à Presidência  Ciro Gomes (PDT); o secretário-geral da UNE, Thiago Pará; o ex-presidente da OAB Marcelo Lavenere; e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Submarino português foi 'pescado' por pescadores franceses

Imagem
. Sputnik News Um submarino da classe Tridente da Marinha portuguesa ficou preso nas redes de pescadores franceses no Canal da Mancha, informou a prefeitura marítima da zona do Atlântico. O incidente aconteceu às 7h30 (horário local, 4h30 – horário de Brasília) a 55 km do cabo Lizard, que fica em território britânico.

Ricardo Barros segue firme na privatização da Saúde e o desmonte do SUS

Imagem
100 DIAS DE GOLPE Chamado de "ministro da doença" pelos críticos, Barros desmontou áreas estratégicas, demitiu servidores e corre para sucatear a rede pública, enquanto cria planos que cobrem só consultas e exames por  Redação RBA   publicado  20/08/2016 11:26,  última modificação  20/08/2016 12:20 ARQUIVO/CEBES Protesto contra a visita de Barros ao congresso do Conasems, em Fortaleza, em junho São Paulo – Mal foi empossado titular da Saúde pelo governo interino de Michel Temer, o deputado federal (PP-PR) Ricardo Barros logo mostrou a que veio. Na primeira entrevista coletiva, em 13 de maio, deixou claro não ser do ramo e que sua atuação à frente da pasta seria pautada exclusivamente pelo "austeridade" no controle dos recursos. Para isso, iria investir no aperfeiçoamento de um sistema de informações que identificasse os gastos do SUS nos estados e municípios.

Como Temer tenta desbancar 5 dos 9 governadores do Nordeste sob olhar tolerante do TSE

Imagem
. Walter Santos - 20/08/2016 A Grande Midia insiste em tentar esconder graves denúncias e problemas advindos de políticas anunciadas pelo Governo Interino de Temer, mas não há mais condições de evitar o conhecimento público das tramas com efeitos políticos de enfrentamento aos governadores do Nordeste que se posicionaram contra o Impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. Na semana finda, Temer anunciou a decisão de tirar dos governadores do Nordeste o comando de ações e políticas de enfrentamento aos efeitos da Seca. A partir de agora, quem comandará as medidas é o DNOCS - sob o comando do PMDB, do ex-ministro Henrique Alves. Tudo isso sob o olhar tolerante do TSE.

Fernando Brito: O MP usa a Veja como lama sobre o STF, que virou meirinho de Moro

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 20/08/2016 . Dava para sentir o cheiro, ontem à noite, quando escrevi aqui sobre a capa da  Veja , ainda sem ter acesso ao conteúdo da “reportagem” da revista. O texto, publicado hoje, confirma a natureza da substância excretada pela revista. Nisso, nenhuma surpresa para quem sabe o que  Veja  se tornou. Uma imundície. O surpreendente é que o Ministério Público tenha chegado ao ponto de atacar com estes meios o Supremo Tribunal Federal.

Fundador do PSDB e ex-ministro da Fazenda de FHC fala sobre Lula

Com medo de 2018, PSDB ataca Meirelles e expõe racha no golpe

Imagem
Mais que garantir o compromisso de Michel Temer com a pauta do PSDB de ajuste e corte de direitos sociais, o jantar de Michel Temer com tucanos, na última quarta (16), teve como centro as eleições. Os principais líderes da legenda foram ao interino para cobrar também que ele barre pretensões de Henrique Meirelles de chegar ao Planalto. Uma eventual candidatura do ministro da Fazenda tem aterrorizado os tucanos, que o acusam de fazer concessões nas medidas de austeridade, de olho em 2018. Charles Sholl/Futura Press/Estadão Conteúdo   Explicitando o racha no ninho golpista, os dirigentes do PSDB pressionaram para que Meirelles restrinja sua atuação à economia. Para eles, o ministro tem flexibilizado algumas medidas duras e extremamente impopulares, por motivos eleitoreiros. Estaria em busca de se viabilizar como uma alternativa eleitoral fora dos quadros já manjados do PSDB e PMDB. Nesse sentido, a cobrança tucana de que é preciso rigor na implementação do ajuste fiscal esconde –

Troca de emails sobre execução de refugiados em centros de acolhimento na Alemanha

Imagem
As autoridades de Berlim suspenderam, este domingo, o contrato com uma empresa que dirigia nove centros para migrantes e refugiados, depois um conjunto de emails revelados pelo jornal Bild ter revelado que os dirigentes da empresa Pewobe trocavam emails sobre a execução de jovens refugiados. ESQUERDA .NET - 19 de Agosto, 2016 - 17:33h Um dos responsáveis da cadeia de hostels pertence a uma partido de extrema-direita Nos  emails  citados pelo jornal  The Guardian , um dos gerentes da empresa parece sugerir que a doação de cinco mil euros cedida pela BMW deveria ser investida numa "pequena guilhotina para crianças". Segundo o  Bild ,  os funcionários da cadeia de hostels Pewobe acabaram mesmo por trocar fotografias de guilhotinas e decapitações, bem como imagens manipuladas de escorregas que terminavam em raladores de queijo. O tratamento dos corpos foi também motivo de gozo, sendo referido um "grande crematório" capaz de gerar calor possivelmente &qu

União Europeia sobre os incêndios em Portugal: "Deixa queimar"

Imagem
19 de agosto de 2016 - Vermelho.org Há mais de uma semana Portugal sofre com uma série de grandes incêndios que provocou a perda de vidas e destruiu casas e prédios. Neste artigo publicado no jornal Avante!, do Partido Comunista Português, Ângelo Alves denuncia o descaso da União Europeia diante da tragédia. Bombeiros atuam contra incêndio na região de Algarve, Portugal Portugal está a viver um momento grave com as centenas de incêndios que deflagraram no continente e na região autônoma da Madeira. Só na semana entre 6 e 12 de agosto arderam 96.477 hectares, 20 vezes mais do que tinha ardido desde o início de 2016. Ao momento da redação deste artigo encontram-se ativos quase meia centena de incêndios. Trata-se de uma situação excepcional que exige medidas excepcionais. Por Ângelo Alves O governo português acionou, bem e a tempo, os acordos bilaterais de ajuda ao combate a incêndios e o mecanismo europeu de proteção civil. De Marrocos chegaram rapidamente dois aviões Canadair

Bancários iniciam negociações por reajuste de 14,78% e defesa dos empregos

Imagem
SETOR FINANCEIRO Trabalhadores lembram que o setor é o mais lucrativo do país e reivindicam aumento real, valorização dos vales alimentação e refeição e da participçãono valor de um salário-mínimo nacional por  Redação RBA   publicado  19/08/2016 19:16,  última modificação  19/08/2016 19:27 MAURICIO MORAIS/SEEB-SP Campanha 'Só a luta de garante' no centro de Osasco. Grupo apresenta flash mob com o funk 'Baile dos Bancários' São Paulo – A primeira rodada de negociações da campanha nacional dos bancários começou ontem (18) com a primeira reunião entre o Comando Nacional dos bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e se encerrou hoje. “Mostramos aos bancos que 25% das categorias tiveram aumento acima da inflação de janeiro a maio deste ano. Os bancários querem estar nessa estatística já que trabalham para o setor mais lucrativo do país”, explicou Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e um

Golpe não deve se consolidar diz ministro Marco Aurélio

Thierry Meyssan: A nova doutrina estratégica Turca

Imagem
Denunciando a interpretação do golpe de Estado militar na Turquia como uma manobra norte-americana contra Recep Tayyip Erdoğan, Thierry Meyssan propõe uma visão mais ampla integrando, ao mesmo tempo, a demissão prévia de Ahmet Davutoğlu e o restabelecimento das relações comerciais com Israel, o Irão e a Rússia. Desde já, ele antecipa o que deverá ser a nova estratégia turca. POR THIERRY MEYSSAN - REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA) | 17 DE AGOSTO DE 2016 FRANÇAIS    ESPAÑOL    РУССКИЙ    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    TÜRKÇE    DEUTSCH    ITALIANO   Durante o golpe de Estado, vários soldados foram decapitados pelos islamistas do AKP e as suas cabeças deitadas ao Bósforo. Aqui, um islamista espanca soldados que foram presos. O exército laico foi depurado, sem qualquer relação entre os soldados implicados na tentativa de putsch e aqueles que são castigados. Numerosos erros de interpretação foram cometidos quanto à evolução da Turquia no decurso dos três últimos meses, nomeadamente após a demis

Requião: "Dá pra reunir a cúpula do golpe na Papuda". (12/07/2016)

Imagem

Arrecadação federal em julho tem o menor resultado em seis anos

Imagem
. Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - 19/08/2016 A contração na economia continua a ter impacto no caixa do governo. A arrecadação federal somou R$ 107,416 bilhões em julho, queda de 5,8% em relação ao mesmo mês do ano passado descontada a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo a Receita Federal, o resultado é o menor para o mês desde 2010.

“Moro condenou Lula e agora quer buscar o crime”: o advogado de Lula fala ao DCM o recurso na ONU. Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   19 Aug 2016 por :   Kiko Nogueira Cristiano Zanin Martins O advogado Cristiano Zanin Martins recebeu o DCM na TVT em seu escritório nos Jardins, bairro nobre de São Paulo, para uma entrevista. Aos 40 anos, Zanin é advogado de Lula, juntamente com seu sócio Roberto Teixeira. Partiu de sua mulher, Valeska Teixeira Martins, a ideia de recorrer à ONU contra Sérgio Moro. A medida foi recebida por colunistas como Merval Pereira como “sem sentido”. Segundo Merval, numa opinião repetida por quejandos, vai resultar em medidas “administrativas e declaratórias”, apenas. De acordo com Zanin, nada mais equivocado. “Os órgãos internacionais aprimoraram seus controles. Eles monitoram o país para corrigir violações”, diz.