Postagens

Mostrando postagens de julho 22, 2016

Lula lança site para para reforçar a luta pela democracia

28 de julho de 2016 - 20h38 O ex-presidente Lula lançou pelas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (28), o  seu novo site . Segundo ele, o objetivo é "reforçar a luta pela democracia e pelo estado de direito nesse grave momento que o país está vivendo". Lula contou que o canal irá tratar das conquistas do povo e como defendê-las, "porque estão ameaçadas e o Brasil não pode andar para trás", reforça.     Leia também : Lula denuncia à ONU abusos de Moro na Lava Jato Do  Portal Vermelho

Globo cria evento para convencer que mudar lei trabalhista é necessário

Imagem
QUI, 28/07/2016 - 17:27 . Jornal GGN -  O jornal O Globo promoveu um debate na terça (26) com especialistas que apontaram que mudar as leis trabalhistas é necessário para que o Brasil possa rumar para o "desenvolvimento sustentável". Entre as sugestões feitas pelos especialistas convidados está a de que o empregado celetista demitido não deveria mais ter acesso ao fundo de garantia, pois isso é uma medida que estimula a demissão e prejudica o empregador, que perdeu um investimento. O FGTS deveria ser uma espécie de poupança.

SANTAYANA: O FASCISMO E A SUA IMBECILIDADE ILÓGICA

Imagem
.   por Mauro Santayana - 28/07/2016 (Jornal do Brasil) - Célebre por seus estudos sobre a França de Vichy, Robert Paxton dizia que o fascismo se caracteriza por uma sucessão de cinco momentos históricos: a criação de seus movimentos; o aparelhamento do setor público; a conquista do poder legal; a conquista do Estado; e, finalmente, a radicalização dos fins e dos meios - incluída a violência política - por intermédio da guerra.        O fascismo de hoje se disfarça de “liberalismo” no plano político e de neoliberalismo no plano econômico.

Mello, do STF: recurso da Petrobras não pode ser ‘gorjeta’ para Lava Jato

Imagem
Para juiz, recursos de multas e acordos com delatores pertencem à empresa. Associação de delegados da PF diz que “pedágio” de 10% contraria interesse público e compromete imparcialidade da operação por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  28/07/2016 18:32,  última modificação  28/07/2016 18:39 FOTOS: DIVULGAÇÃO/ADPF E DORIVAN MARINHO/SCO/STF Sobral, da associação de policiais federais, e Mello, do STF: instituições devem ter orçamento próprio Brasília – O acordo de delação premiada de três empresários réus na Operação Lava Jato, homologado na 1ª instância da Justiça Federal na última sexta-feira (22) pelo juiz Sérgio Moro, foi criticado por autoridades do meio jurídico. O acordo estabeleceu que 10% do valor a ser devolvido pelos réus seja destinado aos chamados "órgãos de persecução penal". A medida contraria, inclusive, posição já expressadas por magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF).

URGENTE: Lula recorre à ONU contra ‘abusos de poder’ de Moro e da Lava Jato

Imagem
. Postado em  28 de julho de 2016 às 12:43 pm DCM Os advogados de Lula anunciaram nesta quinta em Londres que ele entrou com um recurso no Comitê de Direitos Humanos da ONU para se proteger dos “abusos de poder” de Sérgio Moro e dos procuradores da Lava Jato. Na petição, Lula afirma não ser contra uma investigação “justa e transparente”. Mas cita a “clara falta de imparcialidade” de Moro e seus “atos ilegais”, como a gravação e divulgação de conversas privadas dele com Dilma e a condução coercitiva para um depoimento. Lula menciona ainda, na petição, outras decisões da Comissão de Direitos Humanos da ONU e outros cortes internacionais para sustentar que Moro está “irremediavelmente enviesado” e, portanto, não tem condições de julgá-lo ou prendê-lo. “Se isso acontecer, que seja decidido por um juiz imparcial”, diz o recurso.

Moro desrespeita STF novamente e dá dinheiro da Petrobras à Lava Jato

Imagem
TER, 26/07/2016 - 17:14 ATUALIZADO EM 26/07/2016 - 17:20 Jornal GGN -  O juiz federal Sergio Moro tomou mais uma decisão que afronta o relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, que já havia sinalizado ser contrário ao direcionamento de multas pagas pelas empresas acusadas de corrupção para o Ministério Público Federal, quando os recursos deveriam retornar aos cofres da Petrobras. Na semana passada, Moro homologou acordos de delação premiada de três acusados da Lava Jato que previam pagamento de multa individual de R$ 1 milhão, sendo que 90% serão destinados à estatal de petróleo e 10% “aos órgãos de persecução penal”. "Ou seja, só neste caso o Ministério público fica com R$ 300 mil, que poderiam voltar aos cofres da Petrobras", apontou o jornalista Tales Faria.

O MARQUETEIRO E A DELAÇÃO OLÍMPICA

Imagem
. Wanderley Guilherme dos Santos - no Segunda Opinião - 25/07/2016 O senhor João Santana decifrou as regras curitibanas de delação premiada. Reconheceu manter conta bancária no exterior, na qual teria recebido pagamento por serviços prestados à campanha presidencial de Dilma Rousseff, em 2010 e 2014. Nas duas oportunidades estava ciente de cometer crime fiscal e de que os volumes pecuniários que aceitava pertenciam ao ilícito catalogado como “caixa 2”. Não consta em matérias jornalísticas se teria resistido às formas de pagamento – dinheiro não contabilizado oficialmente, depositado no exterior, em moeda estrangeira -, nem se buscou alternativa de trabalho em condições compatíveis com a legislação brasileira. Mas acrescentou que mentira no primeiro dia de sua prisão porque não queria destruir a imagem da presidente Dilma Rousseff. Justificou participar do acordo por não haver alternativa, pois de outro modo não teria condições de competir. Fica esclarecido que João Santana, e,

Fora Temer mobiliza milhares neste domingo, confira os locais

Imagem
A Frente Povo Sem Medo, organização popular protagonista na luta para desmascarar o golpe de Estado que afastou Dilma Rousseff da Presidência da República e promoveu a ascensão da direita no país, irá promover uma série de manifestações pelo Fora Temer no próximo domingo (31). RBA   Na avaliação de um dos coordenadores da frente, Guilherme Boulos, além do processo ilegítimo do impeachment ferir a jovem democracia brasileira, o governo interino Temer segue impondo sua agenda neoliberal e retirando direitos históricos da classe trabalhadora. Apoio ao plebiscito A Frente Povo Sem Medo considera que a decisão dos rumos políticos do país deve estar nas mãos do povo brasileiro, como afirma um trecho da nota divulgada pela organização. "A Frente Povo Sem Medo entende que, diante de um governo biônico e com uma pauta de duros retrocessos, o povo deve ser chamado a decidir. Neste sentido, a proposta de um plebiscito sobre a antecipação ou não das eleições, defendido mais de uma vez

Gustavo Castañon desmonta editorial do Globo contra universidade pública: Uma farsa, do título ao último pagrágafo

Imagem
. por Gustavo Castañon, especial para o Viomundo No último domingo, 24 de julho, menos de uma semana após a presidenta do Chile, Michelle Bachelet, ter instituído a gratuidade do ensino universitário em instituições públicas (antiga luta da juventude lá), o jornal  O Globo , sempre na vanguarda do atraso brasileiro, publicou   editorial   no sentido oposto. Sofismas e mentiras. Uma farsa do início ao fim, que vamos desmontar aqui, parágrafo por parágrafo. Começando pelo título:   

Mídia esconde denúncia de jornal inglês contra mulher de Temer

Imagem
GOLPISMO Restrição intempestiva e inédita de uso do estacionamento público na entrada do Palácio do Jaburu simboliza comportamento da família presidencial que em outros tempos geraria “indignação” na imprensa por  Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania   publicado  26/07/2016 19:58 Blog da Cidadania  – “Um dos maiores vexames internacionais a que o país poderá ser submetido nos próximos anos é o conhecido uso desmesurado de dinheiro público pela família de Michel Temer”, diz interlocutora profundamente versada em intimidades dos centros de poder. “Marcela é o ponto fraco de Temer”, diz a fonte. “Os caprichos dela ainda vão custar caro…”.

Lula: 'Nem a Coca-Cola subestima a comunicação'

Imagem
Ilude-se ao ponto da irresponsabilidade o governante que ainda acredita vencer o cerco neoliberal apenas com boa gestão econômica. por: Saul Leblon - na Carta Maior - 26/07/2016   O  prefeito Fernando Haddad cortou em 50% os gastos com a divulgação do seu governo nos quatro anos em que dirigiu a prefeitura da maior cidade do país.   Foi repreendido por Lula na convenção que homologou seu nome à reeleição de São Paulo, no último domingo.   O povo brasileiro não tem obrigação de saber’, disse Lula e sapecou: ‘O prefeito cometeu um pecado ao não  investir em   divulgar a gestão; achando que é obrigação do povo saber; achando que já é conhecido; ledo engano; fosse assim’, concluiu, ' a Coca-Cola, que todo mundo já conhece, não faria propaganda. E ela faz’.

Meu filho, meu marquetinho…Temer chama a imprensa para vê-lo levar Michelzinho à escola

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 26/07/2016 O que é que não se faz para conseguir uma foto nos jornais e uma imagem na TV… O  Valor  noticia que “de surpresa, Michel Temer mandou assessores avisarem a imprensa que iria com a mulher Marcela buscar o filho na escola”, no Lago Sul, em Brasília. O guri, que já levou a culpa de ter escolhido a logomarca do governo interino – deve ser o primeiro caso de governo interino no mundo com logomarca – agora foi exposto desnecessariamente, inclusive aos coleguinhas que – sabendo de sua filiação – podem fazer “gracinhas” que a criança não merece. Diz o jornal que outros pais se incomodaram com o pequeno carnaval, com direito a “tchauzinho” para as câmaras: A presença da imprensa incomodou alguns pais e crianças. “Vai ser todo dia essa palhaçada?”, disse uma mãe. “Vão atrás dos corruptos, ele é só uma criança”, gritou outra, antes de ser informada que o próprio Planalto havia convocado os jornalistas. E “seu Temer”, olha que saiu barato,

Merval: delação de Odebrecht, sem apontar crime a Lula, não será aceita pelo MP

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 25/07/2016 Merval Pereira,  ministro autonomeado  do Supremo Tribunal Federal e chefe  honoris causa  da Força Tarefa do Ministério Público, disse hoje na CBN  que os procuradores “não devem aceitar” a delação premiada de Marcelo Odebrecht. A razão é que ela conteria uma  “versão adocicada”sobre a relação da empresa com o ex-presidente Lula. Porque, mesmo desesperado após um ano de prisão e 19 outros de condenação, Odebrecht não tem ato de corrupção a relatar dele. Diria que fez favores ao ex-presidente, como em obras no sítio de Atibaia, mas sem que isso se vinculasse a qualquer contrapartida. Lula, aliás, nem mais  presidente era.

Pepe Escobar: O Sultão (de emergência) do Vaivém

Imagem
23/7/2016, Pepe Escobar,  Strategic Culture Foundation Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Entreouvido na Vila Vudu: Grave, mas grave mesmo, é que os EUA, depois de varridos do resto do planeta (acabam de ser varridos da Turquia! da Turquia!) acabarão por ter de se 'dedicar' integralmente ao quintal cá-nosso-de-todos-os-dias, ao Brasil, pré-sal e tudo. Momento TOTALMENTE GRAVÍSSIMO para o Brasil, onde reina o mais sórdido  golpe fascista-entreguista. Momento desesperantemente grave para o Brasil. Em pleno espantoso expurgo, incansável, de amplo alcance, que não dá sinais de arrefecer, com 60 mil (e cada dia mais) funcionários públicos, acadêmicos, juízes, procuradores de justiça, policiais, soldados já presos, demitidos, suspensos ou que tiveram cassadas as licenças para trabalhar, já não parece restar qualquer dúvida de que o governo turco  foi, sim, muito bem informado   de que estava em organização um golpe militar, para o dia 15 de julho. É muito po

‘Você acabou até com a festa das Olimpíadas’: carta aberta a Michel Temer. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   24 Jul 2016 por :   Paulo Nogueira Uma calamidade pública Esta é mais uma das Cartas aos Golpistas. No futuro, elas poderão ser reunidas num livro que recapitule o golpe de 16. Caro Temer: você conseguiu destruir até a alegria que deveria preceder um acontecimento como as Olimpíadas. Você não é apenas um golpista. É um destruidor. Um destruidor de esperanças, um destruidor de futuro, um destruidor de sorrisos e de alegrias.

Vladimir Putin não vai participar de cerimônia de abertura da Rio 2016

Imagem
. Da Agência Brasil*-  25/07/2016 11h46 O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não assistirá à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no próximo dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro. A confirmação veio nesta segunda-feira (25) pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. Ele, porém, não comentou sobre a possibilidade de Putin comparecer a alguma competição ou jogo das Olimpíadas. A notícia veio um dia depois da  decisão do Comitê Olímpico Internacional  (COI) de não excluir todos os atletas russos dos Jogos de 2016 devido ao escândalo de doping, que envolvia suposto esquema com a ajuda dos serviços secretos do país.

Mino Carta: Quem é líder?

Imagem
Editorial Lula e Erdogan o são, diferentes porém. Aquele garantiu a democracia, este preocupa-se bem menos com a própria por  Mino Carta  —na Carta Capital -   publicado  25/07/2016 02h06                                                                                  Yasuyoshi Chiba/AFP e Adem Altan/AFP Versões distintas de liderança As pesquisas soletram que  Lula é ainda e sempre o candidato mais forte  para as eleições presidenciais. Quem fica em segundo lugar é  Marina Silva , a distância maior em relação às pesquisas precedentes. Há largo tempo o ex-metalúrgico é o único, autêntico líder popular brasileiro, e esta primazia absoluta é do conhecimento até do mundo mineral.

Sujeira do jatinho de Campos está exposta, mas mídia nacional não vê…

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 25/07/2016 O empresário Eduardo Freire Bezerra Leite, o Eduardo Ventola, era o titular da conta bancária da conta da “fantasma” Giovani Pescados, que  ajudou a comprar o avião que, em agosto de 2014, matou o candidato Eduardo Campos que, tendo Marina Silva como vice, disputava a Presidência da República. A empresa, de um pobre pescador que ficou conhecido após aparecer, atônito, no Jornal Nacional, dizendo que não sabia de nada, movimentou mais de R$ 20 milhões, embora seu “dono” legal more quase num casebre.

Haddad: Vamos vencer esta eleição de cabeça erguida

Imagem
. Postado por Agência PT, em 24 de julho de 2016 às 13:22:18 “Tem duas coisas que derrotam em uma eleição: cabeça baixa e arrogância. Vamos para esta eleição de cabeça erguida”. Essa é a avaliação do prefeito de São Paulo,  Fernando Haddad  (PT-SP). A afirmação foi feita pelo petista neste domingo (24), durante a convenção de lançamento de sua pré-canditadura à reeleição. Haddad lembrou dos desafios que é governar uma cidade do tamanho de São Paulo: “é um país”.   O prefeito fez um balanço das principais políticas de seu governo e pediu que as pessoas comparassem as gestões do PT e dos demais.

Mauricio Dias: O tormento de Temer

Imagem
E se o grande promotor do impeachment decidir abrir a boca a respeito do vice-presidente que promoveu à Presidência interina? por  Mauricio Dias  —na Carta Capital -   publicado  22/07/2016 11h29,  última modificação  23/07/2016 08h09 Antonio Cruz / Agência Brasil Eduardo Cunha e Michel Temer em novembro Brasília, em recesso parlamentar, reduziu as possibilidades de circulação das banais intrigas políticas. A capital do País, no entanto, aguarda ansiosa a chegada de agosto, que, no calendário da República, é considerado o mais cruel dos meses. Justificam essa referência, entre outras coisas, o  suicídio de Getúlio Vargas , em 1954, e a  renúncia de Jânio Quadros  à Presidência, em 1961. Agosto rapidamente aproxima-se com dois problemaços na pauta. 

Paulo Nogueira: O formidável acerto de Lula em denunciar Moro como um juiz desqualificado.

Imagem
Postado em   23 Jul 2016 por :   Paulo Nogueira Juiz sem isenção Com formidável atraso, Lula fez uma coisa vital:  denunciou  Sérgio Moro. Já era mais de hora de acabar com a hipocrisia, com o cinismo, com o jogo de cena. Moro, este o ponto, não tem a menor condição de julgar Lula porque lhe falta o essencial: imparcialidade. Tecnicamente, Moro é juiz. Mas, no mundo das coisas reais, ele é parte importante de um mecanismo destinado a acabar com Lula. Isso tem que ficar claro.

PML: Terror & golpe

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 23/07/2016 Não vamos nos enganar. Não é preciso ser um admirador de Maquiavel para entender que num momento de grandes incertezas políticas como aquele que enfrentamos no Brasil a denúncia de uma possível ameaça terrorista pode ser de grande utilidade para forças  que ocupam provisoriamente a presidência da República e necessitam, como é visível a cada dia, "mostrar serviço" aos olhos de uma população desconfiada de gestos e intenções para manter-se no cargo de qualquer maneira.  

Embaixador brasileiro nos EUA faz defesa enfática do impeachment e de Temer

Imagem
SEX, 22/07/2016 - 18:19 ATUALIZADO EM 22/07/2016 - 18:24 Patricia Faermann . Jornal GGN -  Após um grupo de 37 congressistas do Partido Democrata enviar uma carta ao secretário de Estado John Kerry, que representará o presidente Barack Obama nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, denunciando a ilegalidade do impeachment, o embaixador do Brasil em Washington Luiz Alberto Figueiredo Machado, manifestou "surpresa" com a alegação "completamente errada" de que o processo é "ameaça às instituições democráticas". A carta, assinada nesta quarta-feira (20) pelo embaixador, expõe em três páginas os argumentos do representante brasileiro nos Estados Unidos para defender a "legalidade" do impeachment. Com o nome do destinatário apagado, o documento provavelmente foi enviado a um dos 37 congressistas que criticou o processo contra Dilma a John Kerry.

Helena Chagas: estratégia é tornar Lula inelegível

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 22/07/2016 . A jornalista Helena Chagas publica hoje, no site  Os Divergentes , artigo onde diz que “A estratégia dos acusadores de Lula agora é outra. Querem julgá-lo, condená-lo e torná-lo inelegível antes das eleições de 2018”. Ela avalia que, em razão da reação à “condução coercitiva” de Lula pela Polícia Federal e pelo fato de o ex-presidente se considerar à frente das pesquisas eleitorais, ” são mínimas, a esta altura, as chances de o ex-presidente Lula ser levado à prisão preventiva ou temporária pelos investigadores da Lava Jato”. A ideia seria, então, arranjar um julgamento rápido e uma condenação que tornasse o líder petista inelegível. “Se vão conseguir,  aí são outros quinhentos”, diz ela.