Postagens

Mostrando postagens de julho 11, 2016

A caça ao Lula. Por Ricardo Amaral

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 17/07/2016 Nos últimos dez dias,  Globo, Folha e Estadão  republicaram antigos vazamentos da Lava Jato contra o ex-presidente Lula.  Notícias velhas foram requentadas e servidas como carne fresca a quem perdeu a memória dos desmentidos: uma  sede do Instituto Lula  que nunca existiu, uma  rodovia na África  e o  acervo  que Lula tem de guardar por força da lei. Isso se chama publicidade opressiva, violência inerente ao estado de exceção e essencial aos “julgamentos pela mídia”.

Em evento da UNE, Ciro, Cardozo e Valente defendem unidade pela democracia

Imagem
CAMINHO Última mesa do segundo dia do Coneg-UNE colocou o golpe no centro do debate e reforçou necessidade de forças progressistas superarem divergências e buscarem saídas para a crise por  Cristiane Tada e Renata Bars   publicado  17/07/2016 12:29 REBECA BELCHIOR / CUCA DA UNE Último debate do 64º Coneg-UNE, discutiu saídas para a crise e o golpe que afastou a presidenta eleita pelo voto popular Portal UNE – Sob o tema "saídas para a crise", o ex-ministro Ciro Gomes, o ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo, o deputado federal Ivan Valente (PSol-SP), e Márcio Cabreira, representante do Partido Pátria Livre (PPL), compuseram, na tarde de ontem (16), a última mesa do segundo dia de debates do 64º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg), da União Nacional dos Estudantes (UNE).

As mulheres que mostraram a Guerra Civil Espanhola ao mundo

Imagem
A Guerra Civil Espanhola (1936 – 1939) foi uma epopeia da humanidade. Durante quatro anos os espanhóis resistiram contra a implantação de uma ditadura e o mundo voltou os olhos para aquele povo. Jornalistas e fotógrafos de todas as partes desembarcavam diariamente na Espanha para contar a história, entre eles, duas mulheres jovens e cheias de coragem: Gerda Taro e Martha Gellhorn. Por Mariana Serafini Divulgação Gerda Taro na Alemanha e Marta Gellhorn nos Estados Unidos antes da cobertura da Guerra Civil Espanhola Elas eram muito jovens e ainda “sem experiência” com o jornalismo, mas carregavam na mochila um senso de justiça indiscutível e uma coragem que não as fez titubear ao encarar os campos de batalha. Gerda com seus recém completos 26 anos era fotógrafa e acompanhou o colega Robert Capa em todas as expedições. Martha, com 28, também não se intimidou com o front e contou as histórias mais inimagináveis da guerra. Elas tiveram em comum – além da juventude e da coragem – a s

Jeferson Miola: Crime do Lula é liderar pesquisas eleitorais

Imagem
17 de julho de 2016 - VIOMUNDO . O crime do Lula por Jeferson Miola Lula comete o crime de liderar todas as pesquisas eleitorais. Entre os dias 14 e 15 de julho, o Datafolha realizou sondagem para a eleição de 2018. O resultado é o mesmo encontrado em todas as pesquisas realizadas por diferentes institutos de pesquisa: Lula mantém a preferência eleitoral, a despeito da brutal agressão jurídica, política e midiática de que é vítima nas 24 horas do dia, nos 7 dias da semana e nos 365 dias do ano. A vida do Lula foi escarafunchada por inteiro, e não encontraram nada para incriminá-lo.

MPF aponta para verdadeiro alvo da Lava Jato, por Janio de Freitas

Imagem
DOM, 17/07/2016 - 08:20 Para Ministério Público, faltam bases para comprovar crime de “pedaladas” no inquérito sustentado pelo Senado   Jornal GGN -  A conclusão do Ministério Público Federal de que as chamadas "pedaladas" não podem se constituir crime de responsabilidade e, portanto, não deveriam sustentar um processo de destituição de mandato da presidente Dilma Rousseff fez com que os operadores da Lava Jato fossem impelidos "a comprovar o lado da farsa implícito na acusação", pontua Janio de Freitas, ou seja, de que o alvo da PF curitibana não é a corrução, mas o PT.    O MPF pediu o arquivamento do inquérito por falta de base da acusação central. Janio chama atenção ainda para o fato de Sérgio Moro reforçar que concluirá seu trabalho na Lava Jato até o final do ano, deixando implícito de que não irá investigar corrupção na Petrobras anterior ao governo Lula. Leia a seguir o artigo completo.

A guerra do Iraque não foi um erro: Foi um crime

Imagem
Seja o que for que a lei decida, este foi - a partir de qualquer ponto de vista moral - um dos mais graves crimes do nosso tempo. Os responsáveis serão para sempre condenados. Depois de hoje, podemos apontá-los e chamá-los pelo nome. Artigo de Owen Jones, The Guardian. ESQUERDA.NET - 16 de Julho, 2016 - 16:43h Tony Blair está condenado. Assistimos a branqueamentos por parte do establishment  no passado: do Domingo Sangrento a Hillsborough, as autoridades têm conspirado repetidamente para esconder a verdade em interesse dos poderosos. Mas desta vez não. A investigação Chilcot estava a converter-se em alvo de sátira ao demorar um tempo ridiculamente longo para executar uma tarefa; mas Sir John passará sem dúvida à história por ditar o veredicto mais devastador e exaustivo sobre um primeiro ministro moderno. Nós, que nos manifestámos contra a calamidade do Iraque, não podemos sentir-nos satisfeitos, só tristes por não termos conseguido evitar uma calamidade que roubou centena

Ministro turco acusa EUA de organizarem tentativa de golpe militar

Imagem
. Sputnik News - 16/07/2016 Um ministro turco acusou autoridades dos EUA de organizarem a tentativa de golpe militar na Turquia, informou o canal de TV Haberturk. O ministro do Trabalho da Turquia, Suleyman Soylu, afirmou que Washington está por trás da tentativa de golpe militar na Turquia.

Dilma processará IstoÉ e estuda medidas contra o vazador: Colocam em risco filha e netos da presidenta

Imagem
VIOMUNDO -  16 de julho de 2016 às 17h25 General Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe da Secretaria de Segurança Institucional. Foto: Sul21/Divulgação NOTA À IMPRENSA A respeito da revista  IstoÉ , que veicula neste sábado, 16 de julho, a matéria “As mordomias ilegais da família de Dilma”, a Assessoria de Imprensa da Presidenta Dilma Rousseff anuncia: 1. Serão tomadas as medidas legais cabíveis na Justiça contra o repórter, a direção da revista e a Editora Três. Mais uma vez,  IstoÉ  comete mau jornalismo e tenta provocar comoção na opinião pública atacando a honra da Presidenta Dilma Rousseff e seus familiares.

Ratinho é condenado por trabalho escravo

Imagem
. Por Marcos Aurélio Ruy, no site da CTB: Carlos Roberto Massa, o Ratinho, famoso apresentador de programa do SBT, foi condenado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) a pagar multa de R$ 200 mil por manter funcionários em uma de suas fazendas em situação análoga à de escravidão. “É estarrecedor que em pleno século 21 ainda tenhamos que conviver com a prática da escravidão”, diz Carlos Rogério Nunes, secretário de Políticas Sociais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Luciana Santos fala sobre a carta compromisso de Dilma

Imagem
16 de julho de 2016 - 16h35 - Vermelho.org A deputada Luciana Santos, presidenta do PCdoB, participou, na quinta-feira(14), de uma reunião com a presidenta Dilma quando foi feito um balanço da situação do processo de impeachment  no Senado. falando à  TV Vermelho  Luciana informou que mais dois senadores passaram a apoiar o retorno de Dilma e que está sendo elaborada uma carta para ser enviada ao Senado e ao povo brasileiro em que são firmados compromissos com a defesa dos direitos dos trabalhadores, com a soberania nacional.     

Turquia afasta 2.745 juízes em todo país, após tentativa de golpe

Imagem
Da Agência Brasil -  16/07/2016 Apoiadores do presidente turco Recep Erdogan vão às ruas de Istambul com bandeiras do país, para comemorar a derrota de uma tentativa de golpe militar Tolga Bozoglu/EPA/Agência Lusa Algumas horas depois da tentativa fracassada de golpe de Estado na Turquia, o órgão de controle de magistrados e procuradores removeu do cargo 2.745 juízes de todo o país. Segundo a agência estatal de notícias Anadolu, a decisão tem como objetivo adotar medidas disciplinares contra os suspeitos de ligação com o clérigo muçulmano Fethullah Gülen, acusado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan de estar por trás da revolta da última sexta-feira (15). Fethullah Gülen lidera o movimento que leva seu nome Gülen (ou Hizmet) e que se diz laico, mas prega uma versão moderada do Islamismo. Segundo Erdogan, membros do Hizmet estão infiltrados em todos os aparatos do Estado.

Mauricio Dias: A presença de Dilma

Imagem
Caso a presidenta saia de cena, o governo do interino, transformado em titular, será mais árduo do que agora por  Mauricio Dias  — na Carta Capital -  publicado  15/07/2016 12h23,  última modificação  16/07/2016 11h42 Ricardo Stuckert/Instituto Lula As manifestações não queriam esse "titular" M ichel Temer , sem nenhum constrangimento, tem oferecido ao público, nestes dois meses de interinidade na Presidência da República, uma afirmação vigorosa muito própria de quem busca encobrir com o manto das palavras receios políticos mais profundos. Temer tem afirmado na primeira pessoa do singular: “Governo como se fosse eu o titular”. Esta arrogância natural já motivou o senador Renan Calheiros, presidente do Congresso, a comparar ironicamente o vice a um “mordomo de filme de terror”.  

Homem forte de Serra terá de explicar contas na Suíça e notas frias. Se Moro chamar

Imagem
LAVA JATO Ex-tesoureiro de campanhas tucanas, Márcio Fortes já apresentou notas de empresa fantasma ao TSE e, quando candidato, deixou de declarar contas em paraíso fiscal. Falta saber se será investigado por  Helena Sthephanowitz   publicado  15/07/2016 15:24,  última modificação  15/07/2016 17:20 YOUTUBE/REPRODUÇÃO Márcio Fortes, tesoureiro da campanha de Serra e citado por delatores na Lava Jato, tem muito a explicar Surge um novo personagem nas negociações das delações premiadas das empreiteiras com a Operação Lava Jato: Márcio Fortes, um dos fundadores do PSDB, ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro – não confundir com o ex-ministro das Cidades do governo Lula. Tesoureiro de campanha eleitoral, ele seria um dos arrecadadores do agora chanceler interino José Serra junto aos empresários, donos de construtoras. A repercussão das citações deixou o tucanato, além de preocupado, em alerta. Tanto é que Serra se apressou em contratar uma assessoria jurídica só para se

Polícia se choca com ataque fascista a deficiente e promete caçar criminoso

Imagem
por Eduardo Guimarães - no Blog da Cidadania - 16/07/2016 A delegada que me atendeu na última sexta-feira no 36º Distrito Policial de São Paulo foi a mesma que me atendeu quando lá estive há algumas semanas para depor sobre inquérito aberto pela Polícia Civil, a pedido do Ministério Público, por conta de denúncia que fiz à polícia no ano passado após ameaças contra “petistas” postadas neste Blog por um neonazista. —– diabo 2 Na outra vez em que estive naquela delegacia conversei longamente com a delegada (cujo nome não será informado por questões de segurança) sobre a situação política no Brasil. Ao revelar a ela o teor da denúncia que estava indo fazer desta vez, pude ver o olhar de espanto e horror da policial, que chamou os colegas para compartilhar com eles o caso espantoso envolvendo agressão por escrito à filha do blogueiro, Victoria Guimarães. Escrivão, investigadores e a própria delegada disseram-se “surpresos” com a natureza da injúria que, em seguida, registrari

A maior lição do golpe na Turquia para os brasileiros. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   16 Jul 2016 por :   Paulo Nogueira Povo nas ruas na Turquia em resposta ao golpe militar O povo na rua derruba até golpe militar. Esta é a principal lição dos acontecimentos das últimas horas na Turquia. Temer tem tido vida mansa. Esta é a verdade. Ele e os golpistas. Outro ponto interessante é a comparação entre o que está ocorrendo no Brasil e o que está ocorrendo na Turquia. Alguns, mais apressados, disseram que aquilo sim é golpe. Ora, ora, ora.

Militares afirmam ter tomado o poder na Turquia

Imagem
. Sputnik News - 15/07/2016 O Estado-Maior das Forças Armadas da Turquia informou agora há pouco, em pronunciamento na TV, que tomou o controle do governo do país. Os militares afirmam ter detido a liderança turca e declararam lei marcial e toque de recolher. Eles disseram que a manobra tem como objetivo restabelecer a ordem e garantiram que todos os acordos internacionais em vigor serão mantidos.

URGENTE: Exército toma o poder na Turquia

Imagem
Da Agência Ansa - na EBC -  15/07/2016 18h12 . O Estado-Maior do Exército da Turquia anunciou nesta sexta-feira (15) que tomou o controle do país em um golpe contra o primeiro-ministro Binali Yildirim e o presidente Recep Tayyip Erdogan. "Para recuperar nossos direitos humanos, constitucionais e democráticos, estamos oficialmente assumindo o controle do país", diz uma declaração da ala das Forças Armadas responsável pela revolta. Por volta das 22h, tiros foram ouvidos em Ancara, capital do país, onde caças faziam voos rasantes e helicópteros militares tomavam os céus. Em seguida, foram fechadas as duas pontes sobre o estreito de Bósforo, em Istambul, no sentido Ásia-Europa - no caminho inverso, o tráfego seguiu fluindo.

Paulo Nogueira: Por que o DataFolha foca em Haddad e não em Temer?

Imagem
Postado em   15 Jul 2016 por :   Paulo Nogueira Cadê Temer? Curioso. O DataFolha some. Todo mundo quer saber como anda avaliação de Temer. Mas nada de Datafolha. E quando ele enfim surge surpresa: não é uma pesquisa sobre aquilo que todos esperam. É sobre São Paulo. Não que São Paulo seja irrelevante. Haverá eleições municipais daqui a três meses.

Marcia Tiburi: o autoritarismo tomou conta da forma de pensar

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 15/07/2016 Compartilho com os leitores o vídeo onde Márcia Tiburi, uma das mais conhecidas escritoras e filósofas brasileiras da atualidade, fala da questão do golpe com mais produndidade, tratando dos resultados das manipulações sobre a sociedade que deram viabilidade ao que era, até pouco tempo, impensável: o retrocesso da democracia num país que levou 30 anos para recuperá-la e há algum tempo a vem perdendo. Tiburi é dura e verdadeira: “a gente perdeu a nossa democracia e não sei se a gente tem condições de enlutar o suficiente para poder chorar por isso, porque o autoritarismo virou meio que a regra do nosso modo de pensar”.

Artigo: Golpe pode inaugurar longo período de declínio econômico

Imagem
Foto: do site247 do Blog do Alvorada - 15/07/2016 Mark Weisbrot, diretor do Centro de Pesquisa Econômica e Política, em Washington, avalia, em artigo para Folha de S. Paulo, nesta sexta (15), que Michel Temer está transformando o Brasil em uma “uma grande e gorda República das Bananas”. Para o estudioso, uma votação no processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff  “pode inaugurar um longo período de declínio econômico, comparável à década perdida de 1980”. Confira a íntegra:

Pedaladas fiscais do Plano Safra não são crime, diz parecer do MPF

Imagem
. PROCESSO ARQUIVADO 15 de julho de 2016, 11h32 - CONJUR Após  afirmar  que os atrasos nos repasses da União ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social não configuram crime de responsabilidade, o Ministério Público Federal no Distrito Federal entendeu que as pedaladas fiscais referentes ao Plano Safra, no Banco do Brasil, não constituem ilícito penal, e sim ato de improbidade administrativa. A conclusão consta de despacho do procurador Ivan Marx, ao analisar o Processo de Investigação Penal proveniente da Procuradoria Geral da República e encaminhado ao MPF-DF depois que os ministros do governo Dilma Rousseff perderam os cargos com o afastamento da presidente e, consequentemente, o foro por prerrogativa de função. Com isso, o processo agora será arquivado. Leia mais >>

A genialidade indomável de Cássio Cunha Lima ao distribuir o chocolate “Golpe” no Senado. Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   14 Jul 2016 por :   Kiko Nogueira Didi Mocó e Zacarias Na vasta galeria de golpistas patetas, o senador Cássio Cunha Lima merece um lugar cativo. Suas participações na comissão do impeachment, vociferando contra a corrupção, vêm sempre embaladas num insuportável tom professoral e farsesco. A folha corrida de Cássio é conhecida. Para ficar apenas num capítulo, ele teve seu mandato de governador da Paraíba cassado em 2008 por unanimidade, condenado por abuso de poder econômico e político e uso indevido de dinheiro público.

Leonardo Boff: A escandalosa falta de ética no Brasil

Imagem
Essa falta generalizada de ética deita raízes em nossa pré-história. É uma consequência perversa da colonização. Artigo de Leonardo Boff. por Leonardo Boff* - na Carta Maior - 15/07/2016 . O país, sob qualquer ângulo que o considerarmos, é contaminado por uma espantosa falta de ética. O bem é só bom quando é um bem para mim e para os outros; não é um valor buscado e vivido,  mas o que predomina é a esperteza, o dar-se bem, o ser espertinho, o jeitinho e a lei de Gerson.   Os vários escândalos que se deram a conhecer, revelam um falta de consciência ética alarmante. Diria, sem exagero, que o corpo social brasileiro está de tal maneira putrefato que onde quer que aconteça um pequeno arranhão já  mostra sua purulência.

Lula: "Só existe apuração de corrupção porque o PT tirou o tapete da sala"

Imagem
Instituto Lula - 13/07/2016 21:47 Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou na noite desta quarta-feira (13) uma viagem de três dias por quatro cidades pernambucanas e uma baiana. O ato de despedida foi o encerramento da Caravana Popular em Defesa da Democracia, organizado pela Frente Brasil Popular, em frente ao Marco Zero de Recife. Lula criticou a parcialidade da mídia ao cobrir os escândalos e listou as melhorias implementadas pelos governos do PT, como investimentos na Polícia Federal, respeito às eleições para Procurador-Geral da República e a Lei da Transparência: "Só existe apuração de corrupção neste país porque o PT tirou o tapete da sala". 

Associação processa a Volkswagen por fraude para burlar testes ambientais

Imagem
. CONSUMIDOR LESADO 14 de julho de 2016, 17h36 Por  Fernando Martines O braço brasileiro da Volkswagen começa a sentir os efeitos da fraude que a empresa colocou em prática mundialmente. A montadora instalou um dispositivo em seus veículos movidos a diesel para burlar testes ambientais, o que resultou em carros que poluíam acima do nível permitido. No Brasil, o Ibama multou a empresa em R$ 50 milhões, e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, abriu um processo administrativo. Amarok é o único modelo vendido no Brasil com a fraude feita pela Volkswagen. Reprodução  Agora, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador também acionou a 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro com uma ação civil pública para que seja paga indenização ao Fundo Nacional de Defesa do Consumidor e ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. Além disso, a entidade quer capacitar os consumidores para serem individualmente indenizados.   

Henrique Beirangê: A delação compensa

Imagem
Todos os que fizeram seu dever aos olhos de Sergio Moro encaminham-se para a vida boa de tornozeleira eletrônica. Só Léo Pinheiro paga pelo silêncio por  Henrique Beirangê  —na Carta Capital -  publicado  13/07/2016 Luiz Macedo, Wilson Dias/ABr, Sérgio Lima/Folhapress, Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo Camargo, Roberto Costa, Cerveró, Machado e Barusco: esses senhores têm boas razões para gozar de sombra e água fresca *Por Henrique Beirangê e Rodrigo Martins A   Lava Jato  e suas infindáveis fases são desdobramentos involuntários de investigações contra um núcleo de quatro doleiros responsáveis por esconder e movimentar dinheiro criminoso de políticos e até mesmo de traficantes. Nesse novelo, abriu-se uma das frentes de apuração, batizada oportunamente de  Dolce Vita , alusão à ostentação da doleira Nelma Kodama. Acostumada a dirigir seu carro Porsche Cayman e andar com grandes quantias de dinheiro, ficou famosa após ser presa com 200 mil euros na calcinha, quando tentav

Senado testa limites para garantir defesa em investigações

Imagem
QUI, 14/07/2016 - 17:03 ATUALIZADO EM 14/07/2016 - 17:06 Patricia Faermann   Jornal GGN -  Desde que se tornou mira recorrente das investigações da Operação Lava Jato, principalmente após os vazamentos das conversas com o ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado, o peemedebista Renan Calheiros (AL) busca formas de aumentar os direitos de defesa dos investigados e brecar os abusos de investigações brasileiras.

CNBB: 160 mil famílias de pescadores são vítimas de violações de direitos

Imagem
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Mais de 160 mil famílias no Brasil são vítimas de conflitos e violações de direitos humanos em comunidades tradicionais pesqueiras, de acordo com o relatório Conflitos Socioambientais e Violações de Direitos Humanos em Comunidades Tradicionais Pesqueiras no Brasil, feito pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Conselho Pastoral dos Pescadores lança o relatório Conflitos Socioambientais e Violações de Direitos Humanos em Territórios Tradicionais Pesqueiros no Brasil Wilson Dias/Agência Brasil O levantamento, feito em 150 comunidades em 14 estados, identificou violações de direitos humanos, que vão desde falta de reparação, condições desumanas de trabalho, despejos compulsórios e criminalização de lideranças a ameaças de morte e assassinatos. O estudo foi lançado ontem (13). De acordo com o estudo, 161.545 famílias são impactadas principalmente pela degradação ambiental, responsável por 18% dos conf

Soma de derrotas aproxima Eduardo Cunha de delação premiada

Imagem
Deputado afastado disse que "repudia e nega veementemente" as informações Jornal do Brasil  -  14/07/2016 Deputado afastado foi derrotado nesta quinta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara A soma de derrotas do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) nos dois últimos dias e o risco de cassação estão pesando para o lado de um acordo de delação  premiada  do peemedebista. Segundo o site  Antagonista , a  decisão pessoal já está tomada, mas precisa ser formalizada numa proposta que será levada pela advogada Fernanda Tortima à Procuradoria-geral da República. Caso se efetive, a delação de Cunha seria um complemento à do doleiro Lúcio Funaro e atingiria muitos nomes. Comenta-se que a dupla teria informações sobre 14 ministros do STJ, ao menos dois ministros do STF, de grupos frigoríficos, de quatro grandes bancos, dois advogados, além de caciques do PMDB e do PT. Nas redes sociais, Cunha afirmou que "repudia, desmente veementemente as inform