Postagens

Mostrando postagens de julho 9, 2016

Militares afirmam ter tomado o poder na Turquia

Imagem
. Sputnik News - 15/07/2016 O Estado-Maior das Forças Armadas da Turquia informou agora há pouco, em pronunciamento na TV, que tomou o controle do governo do país. Os militares afirmam ter detido a liderança turca e declararam lei marcial e toque de recolher. Eles disseram que a manobra tem como objetivo restabelecer a ordem e garantiram que todos os acordos internacionais em vigor serão mantidos.

URGENTE: Exército toma o poder na Turquia

Imagem
Da Agência Ansa - na EBC -  15/07/2016 18h12 . O Estado-Maior do Exército da Turquia anunciou nesta sexta-feira (15) que tomou o controle do país em um golpe contra o primeiro-ministro Binali Yildirim e o presidente Recep Tayyip Erdogan. "Para recuperar nossos direitos humanos, constitucionais e democráticos, estamos oficialmente assumindo o controle do país", diz uma declaração da ala das Forças Armadas responsável pela revolta. Por volta das 22h, tiros foram ouvidos em Ancara, capital do país, onde caças faziam voos rasantes e helicópteros militares tomavam os céus. Em seguida, foram fechadas as duas pontes sobre o estreito de Bósforo, em Istambul, no sentido Ásia-Europa - no caminho inverso, o tráfego seguiu fluindo.

Paulo Nogueira: Por que o DataFolha foca em Haddad e não em Temer?

Imagem
Postado em   15 Jul 2016 por :   Paulo Nogueira Cadê Temer? Curioso. O DataFolha some. Todo mundo quer saber como anda avaliação de Temer. Mas nada de Datafolha. E quando ele enfim surge surpresa: não é uma pesquisa sobre aquilo que todos esperam. É sobre São Paulo. Não que São Paulo seja irrelevante. Haverá eleições municipais daqui a três meses.

Marcia Tiburi: o autoritarismo tomou conta da forma de pensar

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 15/07/2016 Compartilho com os leitores o vídeo onde Márcia Tiburi, uma das mais conhecidas escritoras e filósofas brasileiras da atualidade, fala da questão do golpe com mais produndidade, tratando dos resultados das manipulações sobre a sociedade que deram viabilidade ao que era, até pouco tempo, impensável: o retrocesso da democracia num país que levou 30 anos para recuperá-la e há algum tempo a vem perdendo. Tiburi é dura e verdadeira: “a gente perdeu a nossa democracia e não sei se a gente tem condições de enlutar o suficiente para poder chorar por isso, porque o autoritarismo virou meio que a regra do nosso modo de pensar”.

Artigo: Golpe pode inaugurar longo período de declínio econômico

Imagem
Foto: do site247 do Blog do Alvorada - 15/07/2016 Mark Weisbrot, diretor do Centro de Pesquisa Econômica e Política, em Washington, avalia, em artigo para Folha de S. Paulo, nesta sexta (15), que Michel Temer está transformando o Brasil em uma “uma grande e gorda República das Bananas”. Para o estudioso, uma votação no processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff  “pode inaugurar um longo período de declínio econômico, comparável à década perdida de 1980”. Confira a íntegra:

Pedaladas fiscais do Plano Safra não são crime, diz parecer do MPF

Imagem
. PROCESSO ARQUIVADO 15 de julho de 2016, 11h32 - CONJUR Após  afirmar  que os atrasos nos repasses da União ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social não configuram crime de responsabilidade, o Ministério Público Federal no Distrito Federal entendeu que as pedaladas fiscais referentes ao Plano Safra, no Banco do Brasil, não constituem ilícito penal, e sim ato de improbidade administrativa. A conclusão consta de despacho do procurador Ivan Marx, ao analisar o Processo de Investigação Penal proveniente da Procuradoria Geral da República e encaminhado ao MPF-DF depois que os ministros do governo Dilma Rousseff perderam os cargos com o afastamento da presidente e, consequentemente, o foro por prerrogativa de função. Com isso, o processo agora será arquivado. Leia mais >>

A genialidade indomável de Cássio Cunha Lima ao distribuir o chocolate “Golpe” no Senado. Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   14 Jul 2016 por :   Kiko Nogueira Didi Mocó e Zacarias Na vasta galeria de golpistas patetas, o senador Cássio Cunha Lima merece um lugar cativo. Suas participações na comissão do impeachment, vociferando contra a corrupção, vêm sempre embaladas num insuportável tom professoral e farsesco. A folha corrida de Cássio é conhecida. Para ficar apenas num capítulo, ele teve seu mandato de governador da Paraíba cassado em 2008 por unanimidade, condenado por abuso de poder econômico e político e uso indevido de dinheiro público.

Leonardo Boff: A escandalosa falta de ética no Brasil

Imagem
Essa falta generalizada de ética deita raízes em nossa pré-história. É uma consequência perversa da colonização. Artigo de Leonardo Boff. por Leonardo Boff* - na Carta Maior - 15/07/2016 . O país, sob qualquer ângulo que o considerarmos, é contaminado por uma espantosa falta de ética. O bem é só bom quando é um bem para mim e para os outros; não é um valor buscado e vivido,  mas o que predomina é a esperteza, o dar-se bem, o ser espertinho, o jeitinho e a lei de Gerson.   Os vários escândalos que se deram a conhecer, revelam um falta de consciência ética alarmante. Diria, sem exagero, que o corpo social brasileiro está de tal maneira putrefato que onde quer que aconteça um pequeno arranhão já  mostra sua purulência.

Lula: "Só existe apuração de corrupção porque o PT tirou o tapete da sala"

Imagem
Instituto Lula - 13/07/2016 21:47 Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou na noite desta quarta-feira (13) uma viagem de três dias por quatro cidades pernambucanas e uma baiana. O ato de despedida foi o encerramento da Caravana Popular em Defesa da Democracia, organizado pela Frente Brasil Popular, em frente ao Marco Zero de Recife. Lula criticou a parcialidade da mídia ao cobrir os escândalos e listou as melhorias implementadas pelos governos do PT, como investimentos na Polícia Federal, respeito às eleições para Procurador-Geral da República e a Lei da Transparência: "Só existe apuração de corrupção neste país porque o PT tirou o tapete da sala". 

Associação processa a Volkswagen por fraude para burlar testes ambientais

Imagem
. CONSUMIDOR LESADO 14 de julho de 2016, 17h36 Por  Fernando Martines O braço brasileiro da Volkswagen começa a sentir os efeitos da fraude que a empresa colocou em prática mundialmente. A montadora instalou um dispositivo em seus veículos movidos a diesel para burlar testes ambientais, o que resultou em carros que poluíam acima do nível permitido. No Brasil, o Ibama multou a empresa em R$ 50 milhões, e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, abriu um processo administrativo. Amarok é o único modelo vendido no Brasil com a fraude feita pela Volkswagen. Reprodução  Agora, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador também acionou a 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro com uma ação civil pública para que seja paga indenização ao Fundo Nacional de Defesa do Consumidor e ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. Além disso, a entidade quer capacitar os consumidores para serem individualmente indenizados.   

Henrique Beirangê: A delação compensa

Imagem
Todos os que fizeram seu dever aos olhos de Sergio Moro encaminham-se para a vida boa de tornozeleira eletrônica. Só Léo Pinheiro paga pelo silêncio por  Henrique Beirangê  —na Carta Capital -  publicado  13/07/2016 Luiz Macedo, Wilson Dias/ABr, Sérgio Lima/Folhapress, Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo Camargo, Roberto Costa, Cerveró, Machado e Barusco: esses senhores têm boas razões para gozar de sombra e água fresca *Por Henrique Beirangê e Rodrigo Martins A   Lava Jato  e suas infindáveis fases são desdobramentos involuntários de investigações contra um núcleo de quatro doleiros responsáveis por esconder e movimentar dinheiro criminoso de políticos e até mesmo de traficantes. Nesse novelo, abriu-se uma das frentes de apuração, batizada oportunamente de  Dolce Vita , alusão à ostentação da doleira Nelma Kodama. Acostumada a dirigir seu carro Porsche Cayman e andar com grandes quantias de dinheiro, ficou famosa após ser presa com 200 mil euros na calcinha, quando tentav

Senado testa limites para garantir defesa em investigações

Imagem
QUI, 14/07/2016 - 17:03 ATUALIZADO EM 14/07/2016 - 17:06 Patricia Faermann   Jornal GGN -  Desde que se tornou mira recorrente das investigações da Operação Lava Jato, principalmente após os vazamentos das conversas com o ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado, o peemedebista Renan Calheiros (AL) busca formas de aumentar os direitos de defesa dos investigados e brecar os abusos de investigações brasileiras.

CNBB: 160 mil famílias de pescadores são vítimas de violações de direitos

Imagem
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Mais de 160 mil famílias no Brasil são vítimas de conflitos e violações de direitos humanos em comunidades tradicionais pesqueiras, de acordo com o relatório Conflitos Socioambientais e Violações de Direitos Humanos em Comunidades Tradicionais Pesqueiras no Brasil, feito pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Conselho Pastoral dos Pescadores lança o relatório Conflitos Socioambientais e Violações de Direitos Humanos em Territórios Tradicionais Pesqueiros no Brasil Wilson Dias/Agência Brasil O levantamento, feito em 150 comunidades em 14 estados, identificou violações de direitos humanos, que vão desde falta de reparação, condições desumanas de trabalho, despejos compulsórios e criminalização de lideranças a ameaças de morte e assassinatos. O estudo foi lançado ontem (13). De acordo com o estudo, 161.545 famílias são impactadas principalmente pela degradação ambiental, responsável por 18% dos conf

Soma de derrotas aproxima Eduardo Cunha de delação premiada

Imagem
Deputado afastado disse que "repudia e nega veementemente" as informações Jornal do Brasil  -  14/07/2016 Deputado afastado foi derrotado nesta quinta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara A soma de derrotas do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) nos dois últimos dias e o risco de cassação estão pesando para o lado de um acordo de delação  premiada  do peemedebista. Segundo o site  Antagonista , a  decisão pessoal já está tomada, mas precisa ser formalizada numa proposta que será levada pela advogada Fernanda Tortima à Procuradoria-geral da República. Caso se efetive, a delação de Cunha seria um complemento à do doleiro Lúcio Funaro e atingiria muitos nomes. Comenta-se que a dupla teria informações sobre 14 ministros do STJ, ao menos dois ministros do STF, de grupos frigoríficos, de quatro grandes bancos, dois advogados, além de caciques do PMDB e do PT. Nas redes sociais, Cunha afirmou que "repudia, desmente veementemente as inform

“Prévia do PIB” cai 5,5% em 12 meses. A crise é psicológica, Temer?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 14/07/2016 Resultado pior do que o esperado, que já era ruim. Queda de 4,91% do Índice de Atividade Econômica do Banco Central na série sem ajuste e de 5,32% com ajuste, em maio. Em 12 meses,  baixa de 5,43% no índice bruto  e recuo  de 5,51% no ajustado, naquele que é considerado uma “prévia do PIB”. Nos 12 meses encerrados em dezembro passado, as quedas acumuladas foram de 4,08% e 4,11%, respectivamente. O gráfico aí em cima é autoexplicativo.

Eduardo Guimarães: O diabo existe e comenta na internet

Imagem
por Eduardo Guimarães - no Blog da Cidadania - 14/07/2016 No fim de 2009, minha filha Victoria (17) já estava internada na UTI do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, havia quase 60 dias. Eu e minha mulher nos revezávamos na vigília ao seu lado. Naquela manhã, o vigilante era este que escreve. Foi quando descobri que falar de Victoria na internet poderia impedir que fosse vítima dos abusos que planos de saúde praticam. O chefe da UTI do hospital adentrou o quarto (a UTI do Santa Catarina tem quartos) com ar compungido para me comunicar que minha filha já estava na terapia intensiva havia “muito tempo” e que o “auditor” do plano de saúde Sul América estava “pressionando” para que ela tivesse “alta” e fosse transferida para o quarto, para o atendimento não-intensivo. Motivo: o custo do leito de UTI. Nada que ver com o estado clínico da paciente.

Governador tucano de de MG desviou R$ 62 mi de verba ambiental para empresas do Mineirão

Imagem
por Helena Sthephanowitz - 14/07/2016 . O Governo do Estado de Minas Gerais desviou R$ 63 milhões de um fundo voltado para a fiscalização ambiental da atividade de empresas mineradoras que atuam em seu território para bancar o lucro contábil das empreiteiras que reformaram e administram o estádio do Mineirão, no ano orçamentário de 2013, em ato que foi considerado irregular pelo TCE-MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais).

Pepe Escobar: Entre um rochedo e uma (Sul da China) dureza.

Imagem
. 12/7/2016, Pepe Escobar ( RT ) in  The Vineyard of the Saker Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu "A sentença é "pedaço de papel" destinado à insignificância, porque nada faz além de revelar a degeneração do tribunal como instrumento político. A sentença natimorta foi planejada e prevista, não apenas por causa da posição de Pequim, de não participar e não aceitar, exposta e declarada desde o primeiro momento, e que foi reiterada na 3ª-feira, depois de anunciada a sentença. Mas, mais importante, porque Pequim está correta em reivindicar o que reivindica, que protege a lei internacional ao posicionar-se a favor dela, os chineses sobre firmes bases jurisprudenciais"  ( 'Pedaço de papel' inerentemente viciado e injusto,  12/7/2016,  China Daily , Pequim, em editorial, sobre a sentença da Corte de Arbitragem de Haia,  trad. no  Blog do Alok ). *  

Segurança nacional justifica uso de avião presidencial por Dilma, diz AGU

Imagem
INDEPENDENTEMENTE DO DESTINO 14 de julho de 2016, 21h00 Por razões de segurança nacional, o presidente da República, enquanto for titular do cargo e autoridade máxima da nação, deve usar apenas o avião presidencial para se deslocar. O argumento consta na contestação apresentada pela Advocacia-Geral da União na ação popular que questiona o uso da aeronave da Presidência pela presidente afastada Dilma Rousseff para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois que ele foi levado coercitivamente para depor em março deste ano. Reprodução “Por força de lei vigente e imperativos de segurança nacional, não subsiste a hipótese de um presidente da República Federativa do Brasil [...] se deslocar, em território nacional ou internacional, desamparada do apoio e aparato de segurança militar que lhe dá suporte”, afirma a AGU. Segundo a Advocacia-Geral da União, a segurança nacional faz com que o uso do bem público para fins particulares esteja intrinsecamente ligado à função. “

Jandira: Dilma está animada para reverter impeachment no Senado

Imagem
A deputada Jandira Feghali (PCdoB), líder da minoria na Câmara, esteve nesta quinta (14) com a presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), e disse que ela está "animada com a perspectiva de votação [do impeachment] no Senado."   "Ela tem feito reuniões semanais com o conselho político. Eu estou achando Dilma muito bem. É impressionante a capacidade de resistência que ela tem. Ela foi forjada na dificuldade, né? Ela está animada, está indo bem com a rua, os movimentos, o Senado. Eu saí de lá animada. (...) Ela nos consultou sobre o manifesto que vai soltar. A visão dela é muito positiva do processo. E ela está muito bem, firme e tranquila. Está construindo uma agenda com o Senado." Segunda Jandira, Dilma calcula reverter o placar no plenário, onde precisa de mais seis votos, além dos 22 que já possui, para derrubar o pedido de impeachment. A votação na comissão especial, liderada por Antonio Anastasia (PSDB), já é contabilizada como uma derrota para os aliados

Carta aberta a Gilmar Mendes: o senhor deveria aprender com a juíza americana que pediu desculpas por se meter em política. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   14 Jul 2016 por :   Paulo Nogueira Ela falou sobre política e teve que pedir desculpas para a sociedade Esta é mais uma da série de cartas abertas aos golpistas. No futuro, é possível que elas sejam reunidas num livro. Caro ministro Gilmar: O senhor desonra a Justiça. É a pior espécie de juiz que pode existir: aquele que se move por razões políticas. Sabemos antecipadamente qual será seu voto quando se trata de um tema político. Isto, em si, é uma afronta à dignidade da Justiça. O senhor sabe, ou deveria saber, que no mundo civilizado sua conduta é intolerável.