Postagens

Mostrando postagens de julho 7, 2016

Marcos Coimbra: A avaliação de Temer

Imagem
Opinião O “povo” que não queria Dilma também rejeita Temer. Mas esse “povo” já não interessa mais à elite por  Marcos Coimbra  —na Carta Capital -   publicado  13/07/2016 Lula Marques/ AGPT Quase dois meses após sua posse, Temer exibe alguns dos piores resultados obtidos por qualquer governante em nossa história Por dois motivos, os números da popularidade de  Michel Temer  são relevantes. De um lado, muito dizem a respeito do momento em que vivemos e da situação à qual o País foi lançado com o  processo de impedimento de Dilma Rousseff . De outro, ajudam a expor o modo como o poder é exercido em nossa sociedade.  Quase dois meses após sua posse, Temer exibe alguns dos piores resultados obtidos por qualquer governante em nossa história. Na mais recente pesquisa  CUT/Vox Populi, realizada entre os dias 7 e 9 de junho deste ano, apenas 11% dos entrevistados responderam que consideravam o governo “ótimo” ou “bom”. 

A lógica da demissão de Villa da Veja. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   13 Jul 2016 por :   Paulo Nogueira Rindo do quê? Pessoas como Marco Antonio Villa infestaram as redações das grandes empresas jornalísticas desde que o PT ascendeu ao poder. Elas foram recrutadas com um único propósito: ajudar os barões da mídia a tirar o PT do poder. Isto conseguido, elas perdem a valia. Já não servem para nada. É mais ou menos como Cunha: ele foi protegido pela imprensa — e pelo STF — enquanto teve serventia, até o dia da admissão pela Câmara do processo de afastamento de Dilma. Depois foi jogado aos lobos.

AO VIVO: Eleição para presidência da Camara dos Deputados

Imagem

A ÚLTIMA FLOR DO PÂNTANO OPOSICIONISTA

Imagem
. por Wanderley Guilerme dos Santos - 13 de julho de 2016 - no Segunda Opinião A esta altura está difícil saber se a direita imita a liderança da esquerda ou se esta aderiu ao estilo daquela. Virou moda a manipulação de informação, formação de panelinhas, discriminação, censura e difamação. A mídia tradicional tem tarimba e competência, faz passar gato por lebre mesmo onde não existam nem gato nem lebre. Já a esquerda é desastrada e tosca quando perde o rumo do nariz. A estranha patacoada de condicionar, em nome de quem não se sabe, apoio à recuperação do mandato de uma Dilma Rousseff comprometida a abdicar, se reempossada, continua a pipocar na opinião dos mais esquisitos personagens a propósito de coisa alguma. Podem chamar de plebiscito, é a velha sacada da direita de chamar golpe de revolução.

Em Caruaru, Lula diz que os trabalhadores estão dispostos a lutar pela democracia

Imagem
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Instituto Lula - 13/07/2016 12:22 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta quarta-feira (13) a cidade de Caruaru, em Pernambuco, e participou da Caravana Popular em Defesa da Democracia. As caravanas saíram de Petrolina na segunda-feira e viajam pelo interior do estado denunciando o golpe contra a democracia e contra os direitos dos trabalhadores.

Gabrielli: Mudança no pré-sal e privatização são crimes de lesa-pátria

Imagem
13 de julho de 2016 - 12h41 - Vermelho.org O ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli classifica a retirada da exclusividade da estatal na operação de exploração do pré-sal, com a ampliação da participação das empresas estrangeiras, previsto no Projeto de Lei 4.567, que atualmente tramita na Câmara dos Deputados, como "crime de lesa-pátria". Agência Brasil   A mudança no regime de partilha, que vigora atualmente, foi proposta pelo senador licenciado e atual ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP). Em entrevista ao Seu Jornal, da TVT, Gabrielli detalha os impactos sociais da mudança. Segundo ele, trata-se de mais uma tentativa de enfraquecer a empresa para depois entrega-la ao capital privado, em um processo de privatização por fatias. Essa mudança também coloca em risco o fundo social do pré-sal e a destinação dos royalties da exploração do petróleo para a Saúde e Educação, associados ao regime de partilha agora revisto.

Marcelo Auler: Por que Temer nunca respondeu aos convites da PF para se explicar no caso da propina no Porto de Santos.

Imagem
Postado em   13 Jul 2016 por :   Marcelo Auler Ele Esta é a primeira reportagem da série sobre o envolvimento de Michel Temer nos escândalos do Porto de Santos e do Aeroporto de Guarulhos. É resultado da nova  campanha de crowdfunding do DCM , com a qual você pode contribuir aqui. Outras matérias virão. Em 2009, ao presidir a Câmara dos Deputados, o hoje vice-presidente no exercício da presidência, Michel Temer, deixou sem resposta três convites da Polícia Federal que lhe abriam a chance de refutar as acusações de receber propinas de empresas que atuavam no Porto de Santos.

Emir Sader: ninguém fez tanto pelo resgate da democracia como ele

Imagem
DEMOCRACIA SEM O LULA? Não haverá democracia se houver a proscrição do melhor presidente da história, esperança de retomada de um modelo de participação social nas decisões fundamentais do país por  Emir Sader, para Revista do Brasil   publicado  13/07/2016 11:18,  última modificação  13/07/2016 12:13 RICARDO STUCKERT/INSTITUTO LULA Lula em Juazeiro (11/7): 'Não podemos permitir que a democracia, conquistada a sangue, seja usurpada por meia dúzia de pessoas' A direita conseguiu, de vez ou por um tempo, tirar o PT do governo, seu objetivo maior desde 2003. Não conseguiu por meio das eleições. Perdeu sempre. Logrou por meio de um golpe. Agora precisa consolidá-lo. Uma direita oligárquica, com um programa para o 1% mais rico, foge do povo, da democracia e das eleições como o diabo da cruz. Bastou Dilma propor o plebiscito para causar pânico, tanto em setores da imprensa, antes favoráveis, como nos políticos, como Renan Calheiros, que já declarou que a PEC da

Presidência da Câmara será disputada hoje por 17 deputados

Imagem
. Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil -  13/07/2016 12h13 Terminou às 12h de hoje (13) o prazo de inscrição de candidatos à presidência da Câmara. São 17 os que vão concorrer à eleição do sucessor do presidente Waldir Maranhão. A sessão está marcada para começar às 16h desta quarta-feira. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi o 17º a se candidatar. O número de candidatos pode ser reduzido, uma vez que os nomes podem ser retirados até uma hora antes do início da votação em plenário, que se dará de forma secreta por meio eletrônico.

Lava Jato chega no ninho tucano, com delações contra Aécio e Serra

Imagem
AGORA VAI? Duas notinhas nos jornais de domingo (10) prometem tirar o sono dos tucanos de alta plumagem e pôr fogo em Brasília nos próximos dias por  Helena Sthephanowitz   publicado  11/07/2016 16:45,  última modificação  11/07/2016 17:06 EBC/REPRODUÇÃO/ABR Continuamente blindados pela mídia, agora Aécio e Serra aparecem em delações. Haverá investigação? A  Folha de S. Paulo  publicou uma pequena matéria ontem (10) que traz em sua manchete: "Executivos da Andrade falarão a Sergio Moro sobre obra erguida no governo Aécio Neves (PSDB), em Minas". De acordo com o jornal, os executivos da Andrade Gutierrez estão com depoimentos marcados em Curitiba para os próximos dias 25 e 27. Eles foram convocados a depor sobre a construção da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, durante o governo Aécio Neves. Em negociações para fechar delação premiada, Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, relatou suposto pagamento de propina durante a construção da obra. Pelo rela

Unasul: Saída democrática só com volta de Dilma ou novas eleições

Imagem
Vermelho.org -  12 de julho de 2016 - 19h18   Em entrevista concedida nesta terça-feira (12), o secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, disse que o Brasil precisa urgentemente de uma saída democrática e apontou apenas dois caminhos: a volta da presidente eleita Dilma Rousseff ao poder ou a convocação de eleições antecipadas. Ou seja: para os vizinhos latino-americanos, a continuidade do interino Michel Temer significa a negação da democracia no Brasil. Leia abaixo matéria da Agência Brasil:   O secretário-geral da União de Nações Sul-americanas (Unasul), Ernesto Samper, disse nesta terça (12), em evento no Rio de Janeiro, que o Brasil precisa retomar a continuidade democrática e a governabilidade para sair da crise política. Samper participou da sétima edição do Café Unasul, espaço alternativo em que se reúne com jovens universitários e professores para debater temas como educação, direitos humanos, meio ambiente, trabalho e segurança. Crítico do afastamento da presidenta

Nassif: Xadrez dos acordos de leniência e das instituições subdesenvolvidas

Imagem
TER, 12/07/2016 - 22:27 ATUALIZADO EM 12/07/2016 - 23:19 Luis Nassif Em entrevista à repórter Patrícia Faerman, o Procurador da República Vladimir Aras explicou as vulnerabilidades da cooperação internacional, especialmente a extraordinária facilidade com que o Brasil envia a outros países informações que servirão para instruir processos contra empresas brasileiras. Fecham-se acordos de trocas de informação. Ao MPF (Ministério Público Federal) compete solicitar ou enviar informações solicitadas. Há regras internacionais claras para impedir a remessa de informações que, de alguma maneira, possam atentar contra direitos humanos. Mas não existe nenhuma lei ou regulamento interno visando brecar informações que possam atentar contra o interesse nacional. Aliás, sequer há discussões nos três níveis de governo sobre o que venha a ser interesse nacional.

Os concorrentes de Erundina à presidência da Câmara não servem para engraxar seu sapato.

Imagem
Postado em   12 Jul 2016 por :   Jose Cassio Rogério Rosso, do PSD Nesta quarta-feira, 13, a partir das 16h, acontece a eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados, que substituirá o presidente em exercício Waldir Maranhão (PP-MA). Maranhão ocupa o cargo desde o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao comando da Casa na última quinta, 7. Apesar de oficialmente dizer que não apoiará ninguém, o presidente interino Michel Temer está atento à indicação dos nomes para garantir que a presidência da Câmara seja exercida por um aliado. Desta forma, garante o encaminhamento dos projetos de seu interesse na Casa.

Aliado de Cunha não consegue adiar sessão, e deputados apostam em cassação

Imagem
Agressivo e fazendo sua própria defesa na CCJ, Cunha demonstrou grande conhecimento do regimento da Câmara, mas para Ivan Valente "todo o regimentalismo não vai salvar o deputado da cassação" por  Redação RBA   publicado  12/07/2016 19:47 LULA MARQUES/ AGPT Segundo Cunha, a rejeição de seu recurso abrirá um precedente que vai ameaçar todos os deputados São Paulo – A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara  rejeitou no início da noite de hoje (12) pedido de adiamento da sessão que julga o recurso apresentado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) contra a cassação de seu mandato, aprovada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar  há três semanas.

Thierry Meyssan: O crepúsculo da Otan

Imagem
A história da Otan e as suas acções actuais permitem compreender como o Ocidente construiu as suas mentiras e porquê está agora refém delas. Os elementos contidos neste artigo são chocantes, mas é impossível desmentir os factos. Quando muito podem-se agarrar às mentiras e persistir em manter-se nelas. REDE VOLTAIRE  | DAMASCO (SÍRIA)  | 12 DE JULHO DE 2016   ESPAÑOL    FRANÇAIS    ITALIANO    فارسى    DEUTSCH    РУССКИЙ   Aquando da reunião de Istambul, a 13 de Maio de 2015, os dirigentes da Otan terminam uma refeição bem regada. Eles troçam dos cretinos que acreditam no seu discurso de paz ao cantar « We are the world ». Reconhece-se neste indecente vídeo o General Philip Breedlove, Jens Stoltenberg, Federica Mogherini e numerosos ministros da Defesa. A cimeira dos chefes de Estado e de governo da Otan acaba de se realizar em Varsóvia (7 e 8 de Julho de 2016). O que devia marcar o triunfo dos Estados Unidos sobre o resto do mundo, foi, na realidade o início da debac

BRICS preparam-se para um "Braexit": adeus, Brasil

Imagem
04.07.2016,  Rakesh Krishnan Simha ,  Russia Beyond the Headlines Mais estranho que ficção! Ou: "Acorda, Brasil! A fila anda!" "Só para lembrar: a última vez que os EUA instalaram governo fantoche foi em 2014, quando, em mais um "golpe sem derramamento de sangue" (sic), derrubaram o presidente da Ucrânia e lá instalaram um bilionário oligarca. É cenário comparável ao do Brasil, em 2016" ( Zero Hedge , 13/5/2016). Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu O grupo BRICS deve trabalhar para que Temer não consiga impactar a coesão dos BRICS (Fonte: EPA) É possível que o novo governo pró-EUA no Brasil force uma "Braexit" e derrube a muralha que protege os BRICS?  Segundo   Oliver Stuenkel, professor assistente de Relações Internacionais na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, "muitos (sic) brasileiros acreditam que é hora de deixar" os BRICS.

PML: “Um público tão vil como a imprensa que o formou”

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 12/07/2016 Joseph Pulitzer, um dos mais perseverantes críticos da imprensa norte-americana, cunhou uma frase antológica sobre o trabalho dos jornais e dos jornalistas: -- Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma, disse Pulitzer, cujo nome ilustra um dos mais respeitados prêmios para escritores e jornalistas dos Estados Unidos.

PF: Cunha e ex-presidente de construtora acertaram mudança em texto legislativo

Imagem
. Michèlle Canes - Repórter da Agência Brasil -  12/07/2016 20h32 A Polícia Federal (PF) encontrou mensagens de celular trocadas entre o ex-presidente da construtora Andrade Gutierrez Otávio Marques de Azevedo e o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). As mensagens fazem parte de um relatório da PF de setembro de 2015, mas que foi tornado público somente ontem (11). O relatório foi anexado a um inquérito da Operação Lava Jato. De acordo com a PF, as mensagens sugerem que Azevedo e Cunha negociaram mudanças em propostas de leis que tramitavam na Câmara dos Deputados. 

Paulo Nogueira: Para o PT não há saída digna que não seja apoiar Erundina.

Imagem
Postado em   12 Jul 2016 por :   Paulo Nogueira Erundina no lugar que lhe cabe Simbologia. Tudo é uma questão de simbologia na escolha do PT para o candidato a quem apoiar na sucessão de Eduardo Cunha. Ou deveria ser. O pragmatismo deu no que deu. Por isso o provável apoio a um nome do PMDB é uma tragédia em termos de imagem para o PT, algo comparável ao sinistro abraço entre Lula e Maluf nas eleições para a prefeitura de São Paulo em 2012. Não adianta ponderar que é um peemedebista que votou contra o impeachment. Que é alguém que desagrada Temer. Que não é da gangue de Cunha.

Rogério Correia: “Rodrigo Maia recebeu propina de Furnas, Rosso, do mensalão do DEM; golpistas e moralistas sem moral”

Imagem
. por Conceição Lemes - no VIOMUNDO - 12/07/2016 “Que alívio!”, reagiu o deputado estadual Rogério Correia (PT-MG), no final da noite dessa segunda-feira, 11 de julho, quando ficou descartada a possibilidade de o PT apoiar o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara. Explica-se. No início da noite de ontem, ele postou no  twitter   a mensagem abaixo:

Mulher de Cunha indica deputados e ministros como testemunhas na Lava Jato

Imagem
. André Richter - Repórter da Agência Brasil -  12/07/2016 17h16 A defesa de Cláudia Cruz, mulher do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), indicou seis deputados federais e dois ministros como testemunhas de defesa na ação penal a que responde na Operação Lava Jato pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. De acordo com a petição endereçada ao juiz federal Sérgio Moro, os advogados afirmam que os parlamentares podem atestar que Cláudia Cruz não tinha envolvimento com negócios de Cunha. Apesar de terem sido indicados como testemunhas, os arrolados podem pedir dispensa dos depoimentos.

SANTAYANA: DÍVIDA PÚBLICA E ESTRATÉGIA NACIONAL - O BRASIL NA CAMISA DE FORÇA.

Imagem
por Mauro Santayana - na Revista do Brasil - 12/07/2016 (Revista do Brasil) - Seguindo a linha de criação de factoides adotada por setores do governo interino – exibe-se a bandeira da “austeridade” com a mão e aumenta-se, com a outra, em mais de R$ 60 bilhões as despesas, proventos e contratações. Uma das novidades da equipe econômica interina é a criação de um “teto” para as despesas do setor público para os próximos 20 anos. A principal desculpa para engessar ainda mais o país – e até mesmo investimentos como os de saúde e educação – é, como sempre, o velho conto da dívida pública. Segundo jornais como O Globo, a dívida bruta do Brasil somou R$ 4,03 trilhões em abril, o equivalente a 67,5% do Produto Interno Bruto (PIB) – e pode avançar ainda mais nos próximos meses por conta do forte déficit fiscal projetado para este ano e pelo nível elevado da taxa de juros (14,25% ao ano).

Dilma diz que queda da inflação é construção de seu governo

Imagem
A presidenta eleita Dilma Rousseff teceu várias críticas à política econômica do governo provisório de Michel Temer. Em entrevista à Rádio Capital, de São Paulo, ela fez questão de frisar que, se há redução da inflação, ela decorre de medidas adotadas ainda na sua gestão e que mostram seus resultados somente agora.   Dilma condenou as propostas de Temer de redução de gastos com saúde e educação e a aprovação de uma meta fiscal dilatada em 2016, que prevê déficit de até R$ 170,5 bilhões. Segundo ela, peemdebista trata o rombo como um “cheque em branco”. “Se sabe que o déficit não era deste tamanho”, disse. A presidenta disse ainda observar que a inflação está abrandando e que isso ocorre por causa da ação de seu governo. “As condições para a inflação cair foram sendo construídas durante meu governo”, afirmou. E defendeu que a queda dos preços possibilitará corte de juros - uma fator relevante para a retomada do crescimento. Na entrevista, Dilma também criticou o golpe parlamenta