Postagens

Mostrando postagens de junho 29, 2016

Nassif: Xadrez do esperto e do sabido na cooperação internacional

Imagem
TER, 05/07/2016 - 23:06 Luis Nassif Os mineiros velhos costumam dividir os especialistas em dois tipos: os sabidos e os espertos. Vale para a atual fase do país e do Ministério Público Federal com a cooperação com autoridades de outros países, visando coibir as organizações criminosas internacionais. Vamos ver como se comportam os dois personagens do Ministério Público Federal e da Polícia Federal. Antes da análise, algumas obviedades para desbastar a teoria da conspiração e nos fixarmos nos aspectos concretos do mundo da geopolítica. Constatação 1  - Sérgio Moro não é agente da CIA.

Comissão do Impeachment conclui depoimentos de peritos

Imagem
Kátia Abreu Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil -  05/07/2016 22h22 A Comissão Processante do Impeachment retomou a audiência na qual discute o resultado da perícia feita em documentos que embasam a denúncia contra a presidenta afastada Dilma Rousseff para ouvir o assistente da defesa, Ricardo Lodi Ribeiro. Ribeiro reiterou o que já consta de suas observações apresentadas ontem (4) por escrito. Na opinião dele, a presidenta não tem responsabilidade sobre a edição dos decretos de suplementação orçamentária porque eles foram a ela submetidos pelas áreas técnicas dos ministérios.

Artistas e intelectuais defendem o pré-sal, contra projeto de Serra

Imagem
5 de julho de 2016 Em parceria com a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o jornalista e escritor Fernando Morais publicou, no seu Facebook, uma série de vídeos contra o Projeto de Lei 4.567/16, que retira a exclusividade da Petrobras como operadora do pré-sal. Nas publicações, ele reúne depoimentos de artistas, economistas, intelectuais e representantes de movimentos sociais, contrários à entrega das reservas brasileiras.  Márcio Pochmann, Fernando Morais, Zé Celso e Marilena Chauí defendem o pré-sal "Esta semana, a Câmara dos Deputados pode votar e aprovar o projeto de José Serra (PSDB-SP), já aprovado no Senado, que escancara as portas dos pré-sal para a iniciativa privada e o capital estrangeiro. Se isso acontecer, a Petrobras, que tem hoje assegurada por lei a exploração de 30% do pré-sal, poderá ficar sem nada, zero", diz o jornalista. Entre as personalidades ouvidas, estão os economistas Márcio Pochmann e João Sicsú

Teori mantém com Moro inquérito contra mulher de Eduardo Cunha

Imagem
. JUIZ COMPETENTE 5 de julho de 2016, 22h03 - CONJUR  O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal,   negou   seguimento a uma reclamação ajuizada pelo deputado federal afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pedindo que o inquérito contra sua mulher, Claudia Cruz, tramitasse no STF. Atualmente, o caso, que também envolve Danielle da Cunha, filha do parlamentar, está com o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Cunha alegava usurpação da competência do STF ao sustentar que a investigação na primeira instância teria estreita conexão com o Inquérito 4.146, que tramita no Supremo, o que, segundo ele, impossibilitaria a cisão dos procedimentos. No dia 22 de junho, o STF já havia negado um  pedido feito pela defesa  de Claudia e Danielle para deixar o caso no Supremo. Leia mais >>

Paulo Nogueira: Parabéns entusiasmados a Marilena Chauí por desconstruir Moro e a Lava Jato.

Imagem
Postado em   05 Jul 2016 por :   Paulo Nogueira Clap, clap, clap Marilena Chauí fez muito bem em dizer certas coisas sobre Moro. Nem importa exatamente o conteúdo das acusações. Não acredito que Moro tenha sido treinado pelos americanos para nos surrupiarem o pré-sal, embora seja uma possibilidade. A relevância da fala de Chauí reside na descontrução de um personagem que é uma desgraça nacional. Play Unmute Fullscreen Quanto Chauí incomodou a direita obtusa que idolatra Moro pode se ver pelo Twitter, onde ela ficou mais de um dia entre os trending topics levando pancadas de toda natureza. Moro simboliza, ao lado de Gilmar Mendes, a justiça partidária e tendenciosa que castiga o Brasil.

Waldir Maranhão pede indicação de nomes para comissão do impeachment de Temer

Imagem
Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil  -  05/07/2016 19h42 Comissão só não "andou" porque partidos não indicaram representantes, diz deputado Wilson Dias/Agência Brasil O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), enviou ofício aos líderes dos blocos e partidos para que indiquem seus representantes na comissão que vai analisar o pedido de  impeachment  do presidente interino Michel Temer. Waldir Maranhão deu a informação em resposta ao deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que questionava o fato de a comissão especial não ter sido instalada porque os líderes partidários não tinham indicado seus representantes. "A presidência desta Casa já assinou ato de criação e expediu ofício aos líderes dos partidos e blocos para indicar os parlamentares que integrarão a comissão.”

Nilson Lage: O que disse Chauí sobre Moro é absurdo ou temos o “Direito da Nova Roma”?

Imagem
POR  NILSON LAGE, COLABORAÇÃO PARA O TIJOLAÇO  · 05/07/2016 Não apenas Sérgio Moro . Vão tentar desacreditar o vídeo em que Marilena Chauí ( veja abaixo ) denunciou ontem o uso da formação escolar e acadêmica para preparação de golpistas na América Latina porque ela citou o FBI que, provavelmente, não vem ao caso. No entanto, o sistema de articulação entre estado e empresas para propaganda e ensino nos Estados Unidos (no particular, visando a política externa) é bem mais avançado e sofisticado do que o modelo desenvolvido pelo Dr. Goebbels na Alemanha, em que se inspira. Há um livrinho, editado no Brasil pela Fundação Getúlio Vargas com o patrocínio da Aliança para o Progresso em 1964 –  Relações públicas, propaganda & opinião pública , de Harwood L. Childs – que deixa isso claro.

Lula questiona imparcialidade de Sergio Moro por acusações de obstrução à Justiça

Imagem
. JUIZ ACUSADOR 5 de julho de 2016, 18h38 - CONJUR Por  Sérgio Rodas Por ter acusado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de obstrução à Justiça e ter manifestado apoio à tese dos investigadores da operação “lava jato” de que ele é o real proprietário de um sítio em Atibaia (SP), o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, virou alvo de uma exceção de suspeição da defesa do petista, comandada pelos advogados  José Roberto Batochio, Roberto Teixeira  e  Cristiano Zanin Martins . A peça foi protocolada nesta terça-feira (5/7), após Moro receber as investigações contra Lula do Supremo Tribunal Federal e instar os representantes dele a se manifestarem, o que ocorreu em 24 de junho. Leia mais >>

Volta, democracia, pede Lula em encontro com metalúrgicos da CUT

Imagem
05/07/2016 17:45  Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Por Shayane Servilha e Solange do Espírito Santo, da Assessoria de Imprensa da CNM/CUT   Democracia não é o direito do cidadão dizer que está com fome; é o direito de comer o que quiser e na hora que quiser. Democracia não é pedir educação; democracia é poder estudar; é ter emprego, é ter acesso à cultura. Por isso, nossa palavra de ordem tem de ser ‘Volta, Democracia’”. A avaliação é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou na manhã desta terça-feira (5) da reunião da direção da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em São Bernardo do Campo (SP).

Bob Fernandes: Será explosivo se a Lava Jato chegar mesmo a ministros do STF e STJ

Imagem
05 de julho de 2016 às 15h06 - VIOMUNDO Bob Fernandes, no Jornal da Gazeta, em 4/07/2016 O jornalista Jorge Bastos Moreno conhece o Poder e poderosos como poucos. Desde sábado, 2, uma nota na sua coluna em “O Globo” provoca temores e tensão. Moreno disse que “renomado advogado, um dos melhores do país”, “entregou” ministros “do Superior Tribunal de Justiça e também do Supremo Tribunal”. O advogado “procurou investigadores” ao saber que estava sendo investigado. E teria revelado “relações nada republicanas de ministros dos tribunais”, relatou Moreno.

Janot demite procurador que investigou Lula e batia na mulher

Imagem
Por Andrei Meireles - no Blog Os Divergentes - Julho 5, 2016, 15:44 Procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Foto Joel Rodrigues/ObritoNews O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, assinou na sexta-feira (1) a demissão a bem do serviço público do procurador da República Douglas Kirchner, acusado de espancar sua esposa e mantê-la em cárcere privado. Kirchner participou da equipe que investiga se o ex-presidente Lula praticou tráfico de influência ajudando empreiteiras brasileiras em negócios em outros países, financiados pelo BNDES. Nas gravações telefônicas divulgadas pelo juiz Sérgio Moro,  Lula aparece falando em mobilizar as parlamentares petistas para cobrarem a punição de Douglas Kirchner. Em abril, o Conselho Nacional do Ministério Público já havia aprovada a demissão do procurador. A advogada de Kichner é Janaína Pachoal, autora do pedido de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Saul Leblon: Chove dinheiro na austeridade

Imagem
Lambança fiscal de Temer, o fracasso de Macri, a infecção global de juros negativos e a expansão mundial do gasto público anunciam o fim de uma era. por Saul Leblon - na Carta Maior - 05/07/2016 . A indulgência da mídia com a lambança fiscal no país é reveladora da cumplicidade de certo  jornalismo com o golpe que assaltou  o poder democrático no Brasil há 40 dias.   E que há 40 dias e 40 noites faz chover dinheiro em Brasília.   Sitiado entre a impopularidade, o fisiologismo  e a vassalagem à finança, o golpe se sustenta com padrões de gastos sem precedente em governos anteriores, acusados diuturnamente de irresponsabilidade nas contas públicas.

O triângulo Cunha, Aécio e Andreia Sadi: as relações promíscuas entre a política e o jornalismo

Imagem
Postado em   04 Jul 2016 por :   Diario do Centro do Mundo  Casada com um primo de Aécio e com uma antiga conexão com Cunha: Andreia Sadi[/caption O  texto abaixo foi escrito por um jornalista de Brasília. Ele nos pediu anonimato. Você quer saber o que Eduardo Cunha acha das acusações contra ele? Ou sua reação a mais uma acusação? Ou que dizem os seus assessores? Ou se ele está calmo ou nervoso? Os seus problemas acabaram! Basta assistir ao canal Globonews e a repórter Andreia Sadi vai contar tudo. Todos os dias, na Tv e no Twitter a repórter se esmera em contar o passo-a-passo, feito uma porta-voz. Nenhum político — nem mesmo Temer ou Meirelles que a Globo ama tanto — tem esse privilégio de um repórter exclusivo.

Por que não investigam todos os partidos?, questiona Lula

Imagem
5 de julho de 2016 - Vermelho.org Em entrevista ao jornal britânico  The Guardian  publicada nesta segunda-feira (4), o ex-presidente Luiz Inácio da Silva falou sobre a atual situação política no Brasil e a Operação Lava Jato, que investiga o pagamento de propinas a políticos a partir de contratos com a Petrobras. Para Lula, o foco das investigações no PT e o vazamento para a imprensa de áudios de telefonemas entre ele e a presidente Dilma Rousseff são indícios de que a operação é parte de uma "trama" para tirar o PT do poder.   "Por que não investigam como todos os partidos políticos arrecadam fundos?", questionou o ex-presidente sobre as investigações sobre o financiamento de campanhas de políticos do PT. "Da maneira como tem sido feito, fica a impressão de que todo o dinheiro para o PT é sujo e que todo o dinheiro para o PSDB é limpo." A matéria, intitulada "'Não há crime': ex-presidente brasileiro mantém fé em partido e sistema j

Thierry Meyssan: A nova política estrangeira britânica

Imagem
A imprensa ocidental não cessa de o repetir: ao deixar a União Europeia, os Britânicos isolaram-se do resto do mundo e deverão enfrentar terríveis consequências económicas. Ora, a baixa do valor da Libra poderá ser uma vantagem no seio da Commonwealth, uma família mais vasta que a União e presente nos seis continentes. Pragmática, a City poderá rapidamente tornar-se o centro mundial do yuan e implantar a moeda chinesa no próprio seio da União. REDE VOLTAIRE  | DAMASCO (SÍRIA)  | 4 DE JULHO DE 2016   DEUTSCH    ENGLISH    ESPAÑOL    فارسى    FRANÇAIS    ITALIANO    РУССКИЙ    TÜRKÇE Isabel II, rainha do Reino Unido, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, de Antígua e Barbuda, da Austrália, das Baamas, de Barbados, de Belize, do Canadá, de Granada, das Ilhas Salomão, da Jamaica, da Nova Zelândia, da Papua Nova-Guiné, de São Cristóvão e Neves, de São Vicente e Granadinas, de Santa Lúcia, e de Tuvalu. Os Estados Unidos continuam preocupados quanto à sua capacidade para convencer a

Manifesto pelo MST: Movimento social não é organização criminosa nem lutar, crime

Imagem
04 de julho de 2016 - VIOMUNDO Manifesto: movimento social não é organização criminosa da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados Os Presidentes das Comissões de Direitos Humanos do Congresso Nacional, outros 25 parlamentares, 67 entidades e dezenas de cidadãs e cidadãos brasileiros e estrangeiros assinaram manifesto contra a criminalização do MST. De acordo com a nota, os movimentos de caráter reivindicatório não podem ser enquadrados como organizações criminosas, uma vez que procuram, de forma legítima, fazer valer o programa previsto na Constituição de 1988.

'Não há razão para o Brasil ficar em um cantinho', diz ex-ministro Celso Amorim

Imagem
Rafael Targino | Redação -  Opera Mundi - 04/07/2016 - 21h24 Em evento em SP, ex-ministro das Relações Exteriores criticou movimentos para 'flexibilização' do Mercosul: 'visão comercialista de curto prazo não nos serve' Ricardo Stuckert / Instituto Lula O ex-ministro Celso Amorim: 'Mercosul não nasceu para dar ganhos comerciais a quem quer que seja' O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim participou na noite desta segunda-feira (04/07), em São Paulo, do evento “Em defesa de uma política externa e altiva”, organizado pelo Instituto Lula e outros parceiros. O diplomata criticou posições da equipe de política externa do presidente interino, Michel Temer, e afirmou que o Brasil não pode ficar “no cantinho” em matéria de política externa. “Quando se fala que a política externa tinha que ser ativa e altiva, é porque não há razão para o Brasil ficar num cantinho, e nem havia razão para o Brasil se curvar diante de pressões externas. O Brasil é gran

Entrevista: Gaviões é povo e povo tem de lutar para viver melhor

Imagem
4 de julho de 2016 - Vermelho.org Quando se fala em arquibancada como espaço de resistência e luta política, impossível não se pensar na torcida organizada Gaviões da Fiel. Ela tem encabeçado protestos nos estádios e fora deles por pautas que vão das questões específicas do futebol, como os jogos às 22 horas e torcida única, a questões gerais, como a máfia das merendas do governo do PSDB, o monopólio da Globo, a democracia no país e o Fora Temer. Por Penélope Toledo* Erika Papangelacos Chico Malfitani, em evento na Gaviões da Fiel E não poderia ser diferente, pois sua própria fundação já foi um gesto de resistência e luta, na medida em que surgiu no auge da ditadura militar para lutar pela democracia e para derrubar o então presidente do Corinthians. Isto é o que nos explica em entrevista exclusiva o publicitário Chico Malfitani, um dos fundadores da Gaviões. Dentre outros assuntos, Chico Malfitani fala sobre as semelhanças e diferenças na torcida e na sociedade, elitização d

Cunha continua a levar vida de marajá enquanto Dirceu apodrece na cadeia: que Justiça é essa? Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   04 Jul 2016 por :   Paulo Nogueira A vida não é justa Nada mostra tão dramaticamente bem a qualidade da Justiça brasileira quanto os casos comparados de Eduardo Cunha e José Dirceu. Eduardo Cunha janta nos melhores restaurantes e é recebido pelo interino num palácio enquanto Dirceu apodrece na cadeia. E no entanto olhe para a biografia de ambos. Cunha é a mais espetacular vocação de corrupto que já apareceu na política brasileira. As histórias que os delatores contam dele impressionam mesmo pelo padrão nacional de roubalheira.

Celso Amorim fala sobre a política externa brasileira a jornal argentino

Imagem
04/07/2016 - Instituto Lula Foto: Agência Brasil “Uma ALCA hoje seria um desastre” Por Martín Granovksy Antes de um ato em São Paulo organizado pelo Instituto Lula e CLACSO, Amorim explicou por que continua querendo uma política externa “ativa e altiva”, qual o perigo representado pelo governo de Temer, quais os limites da Aliança do Pacífico e como se relacionar com os Estados Unidos. Prega uma política externa “ativa e altiva” e cumpre o lema para si mesmo. Aos 74 anos, Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores de Lula durante seus oito anos de governo e ministro da Defesa de Dilma Rousseff em seu primeiro mandato, faz parte de um grupo que assessora o secretário-geral das Nações Unidas em questões de saúde e crises sanitárias. Mas sempre reserva um tempo para a política e a pesquisa: amanhã apresentará seu novo livro e aceitou um diálogo telefônico com este jornal.

Debate jurídico abre nova fase de manifestações em todo o país contra o governo Temer

Imagem
. Sputnik News - 04/07/2016 As manifestações contra o governo do presidente interino Michel Temer ganham fôlego neste mês com as articulações que estão sendo elaboradas pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo para conscientizar a população sobre os riscos de perda de direitos adquiridos na legislação trabalhista e assistência médica e previdenciária, entre outros.

STF: juiz não precisa seguir decisão sobre prisão após 2ª instância

Imagem
. André Richter – Repórter da Agência Brasil -  04/07/2016 19h47 O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou hoje (4), em uma decisão, que os juízes de instâncias inferiores não são obrigados a seguir a decisão da Corte, proferida em fevereiro, que determinou que  pessoas condenadas em segunda instância devem começar a cumprir pena antes do trânsito em julgado do processo  (final do processo).

Nassif: Xadrez da Lava Jato contra Darth Vader

Imagem
O XADREZ DO GOLPE SEG, 04/07/2016 - 19:28 ATUALIZADO EM 04/07/2016 - 19:29 Luis Nassif A estratégia do governo interino está cada vez mais clara. É uma estratégia de assalto aos cofres públicos, com dois movimentos devidamente agendados no tempo: no primeiro, este ano, saca-se contra o presente na esperança de, no segundo movimento, pagar a conta na forma de redução dos gastos com educação e saúde. Peça 1 - Saque contra o presente É um conjunto de medidas que pressionarão ainda mais a dívida pública. Assalto ao orçamento

Grupo protesta contra Temer em frente ao Palácio do Planalto

Imagem
. Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil -  04/07/2016 19h29 Um grupo de cerca de 70 pessoas protesta na noite de hoje (4) em frente ao Palácio do Planalto contra o presidente interino, Michel Temer. Com faixas e palavras de ordem pedindo a saída de Temer do governo, os manifestantes se reúnem na Praça dos Três Poderes, em frente à sede do Executivo. Além de uma vuvuzela, o grupo usa tambores e um megafone para chamar a atenção dos motoristas que passam pela Esplanada dos Ministérios, com gritos de “Fora Temer”, “Golpista” e outras críticas. Nas faixas levadas pelos manifestantes há dizeres como “Golpe. SOS” e “Vice vigarista”.  Edição:  Luana Lourenço

SANTAYANA: O STF E O IMPÉRIO DA LEI

Imagem
por Mauro Santayana - 3 de jul de 2016     Na última semana, juízes e procuradores de São Paulo, declararam-se “perplexos”, e manifestaram-se contra a decisão da Suprema Corte, por meio do Ministro Dias Toffoli, de mandar soltar Paulo Bernardo, detido em Brasília, diante de seus filhos, em um apartamento pertencente ao Senado Federal, em espetaculosa ação da Polícia Federal que contou com a participação de numerosos homens e até mesmo de um helicóptero, como se o ex-ministro fosse um perigoso traficante de drogas, uma espécie de Pablo Escobar, entrincheirado em uma inexpugnável fortaleza no deserto, na fronteira sul dos EUA.     Têm os nobres procuradores todo o direito de ficarem perplexos com a decisão do Ministro Toffoli.

PML: A decisiva resistência de Lula

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 04/07/2016 A visão convencional sobre a transferência das investigações sobre Lula para o juiz Sérgio Moro costuma ser apresentada numa lógica de aparência imbatível. A ideia é simples: depois que o Senado decidiu afastar Dilma provisoriamente de seu posto, encerrando a possibilidade de Lula assumir a Casa Civil, não faria o menor sentido manter o caso sob os cuidados do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal,  respeitando uma prerrogativa de foro que só deve ser assegurada a quem ocupa a cadeira de ministro de Estado. A realidade é um pouco diferente, porém.