Postagens

Mostrando postagens de junho 28, 2016

Entrevista: Gaviões é povo e povo tem de lutar para viver melhor

Imagem
4 de julho de 2016 - Vermelho.org Quando se fala em arquibancada como espaço de resistência e luta política, impossível não se pensar na torcida organizada Gaviões da Fiel. Ela tem encabeçado protestos nos estádios e fora deles por pautas que vão das questões específicas do futebol, como os jogos às 22 horas e torcida única, a questões gerais, como a máfia das merendas do governo do PSDB, o monopólio da Globo, a democracia no país e o Fora Temer. Por Penélope Toledo* Erika Papangelacos Chico Malfitani, em evento na Gaviões da Fiel E não poderia ser diferente, pois sua própria fundação já foi um gesto de resistência e luta, na medida em que surgiu no auge da ditadura militar para lutar pela democracia e para derrubar o então presidente do Corinthians. Isto é o que nos explica em entrevista exclusiva o publicitário Chico Malfitani, um dos fundadores da Gaviões. Dentre outros assuntos, Chico Malfitani fala sobre as semelhanças e diferenças na torcida e na sociedade, elitização d

Cunha continua a levar vida de marajá enquanto Dirceu apodrece na cadeia: que Justiça é essa? Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   04 Jul 2016 por :   Paulo Nogueira A vida não é justa Nada mostra tão dramaticamente bem a qualidade da Justiça brasileira quanto os casos comparados de Eduardo Cunha e José Dirceu. Eduardo Cunha janta nos melhores restaurantes e é recebido pelo interino num palácio enquanto Dirceu apodrece na cadeia. E no entanto olhe para a biografia de ambos. Cunha é a mais espetacular vocação de corrupto que já apareceu na política brasileira. As histórias que os delatores contam dele impressionam mesmo pelo padrão nacional de roubalheira.

Celso Amorim fala sobre a política externa brasileira a jornal argentino

Imagem
04/07/2016 - Instituto Lula Foto: Agência Brasil “Uma ALCA hoje seria um desastre” Por Martín Granovksy Antes de um ato em São Paulo organizado pelo Instituto Lula e CLACSO, Amorim explicou por que continua querendo uma política externa “ativa e altiva”, qual o perigo representado pelo governo de Temer, quais os limites da Aliança do Pacífico e como se relacionar com os Estados Unidos. Prega uma política externa “ativa e altiva” e cumpre o lema para si mesmo. Aos 74 anos, Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores de Lula durante seus oito anos de governo e ministro da Defesa de Dilma Rousseff em seu primeiro mandato, faz parte de um grupo que assessora o secretário-geral das Nações Unidas em questões de saúde e crises sanitárias. Mas sempre reserva um tempo para a política e a pesquisa: amanhã apresentará seu novo livro e aceitou um diálogo telefônico com este jornal.

Debate jurídico abre nova fase de manifestações em todo o país contra o governo Temer

Imagem
. Sputnik News - 04/07/2016 As manifestações contra o governo do presidente interino Michel Temer ganham fôlego neste mês com as articulações que estão sendo elaboradas pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo para conscientizar a população sobre os riscos de perda de direitos adquiridos na legislação trabalhista e assistência médica e previdenciária, entre outros.

STF: juiz não precisa seguir decisão sobre prisão após 2ª instância

Imagem
. André Richter – Repórter da Agência Brasil -  04/07/2016 19h47 O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou hoje (4), em uma decisão, que os juízes de instâncias inferiores não são obrigados a seguir a decisão da Corte, proferida em fevereiro, que determinou que  pessoas condenadas em segunda instância devem começar a cumprir pena antes do trânsito em julgado do processo  (final do processo).

Nassif: Xadrez da Lava Jato contra Darth Vader

Imagem
O XADREZ DO GOLPE SEG, 04/07/2016 - 19:28 ATUALIZADO EM 04/07/2016 - 19:29 Luis Nassif A estratégia do governo interino está cada vez mais clara. É uma estratégia de assalto aos cofres públicos, com dois movimentos devidamente agendados no tempo: no primeiro, este ano, saca-se contra o presente na esperança de, no segundo movimento, pagar a conta na forma de redução dos gastos com educação e saúde. Peça 1 - Saque contra o presente É um conjunto de medidas que pressionarão ainda mais a dívida pública. Assalto ao orçamento

Grupo protesta contra Temer em frente ao Palácio do Planalto

Imagem
. Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil -  04/07/2016 19h29 Um grupo de cerca de 70 pessoas protesta na noite de hoje (4) em frente ao Palácio do Planalto contra o presidente interino, Michel Temer. Com faixas e palavras de ordem pedindo a saída de Temer do governo, os manifestantes se reúnem na Praça dos Três Poderes, em frente à sede do Executivo. Além de uma vuvuzela, o grupo usa tambores e um megafone para chamar a atenção dos motoristas que passam pela Esplanada dos Ministérios, com gritos de “Fora Temer”, “Golpista” e outras críticas. Nas faixas levadas pelos manifestantes há dizeres como “Golpe. SOS” e “Vice vigarista”.  Edição:  Luana Lourenço

SANTAYANA: O STF E O IMPÉRIO DA LEI

Imagem
por Mauro Santayana - 3 de jul de 2016     Na última semana, juízes e procuradores de São Paulo, declararam-se “perplexos”, e manifestaram-se contra a decisão da Suprema Corte, por meio do Ministro Dias Toffoli, de mandar soltar Paulo Bernardo, detido em Brasília, diante de seus filhos, em um apartamento pertencente ao Senado Federal, em espetaculosa ação da Polícia Federal que contou com a participação de numerosos homens e até mesmo de um helicóptero, como se o ex-ministro fosse um perigoso traficante de drogas, uma espécie de Pablo Escobar, entrincheirado em uma inexpugnável fortaleza no deserto, na fronteira sul dos EUA.     Têm os nobres procuradores todo o direito de ficarem perplexos com a decisão do Ministro Toffoli.

PML: A decisiva resistência de Lula

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 04/07/2016 A visão convencional sobre a transferência das investigações sobre Lula para o juiz Sérgio Moro costuma ser apresentada numa lógica de aparência imbatível. A ideia é simples: depois que o Senado decidiu afastar Dilma provisoriamente de seu posto, encerrando a possibilidade de Lula assumir a Casa Civil, não faria o menor sentido manter o caso sob os cuidados do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal,  respeitando uma prerrogativa de foro que só deve ser assegurada a quem ocupa a cadeira de ministro de Estado. A realidade é um pouco diferente, porém.

Mino Carta: “Bando de corja”

Imagem
Editorial Assim o pai de um caro amigo definiria quem hoje julga Dilma e pretende governar o Brasil por  Mino Carta  — na Carta Capital -   publicado  04/07/2016                                                                         Lula Marques/Agência PT Obediente intérprete e executor das vontades da casa-grande A  volta ao País é cada vez mais dolorosa após viajar ao exterior, no meu caso duas semanas de férias na Itália, como sempre em busca das raízes. A Península, eixo da civilização mediterrânea, como dizia Braudel, vive a crise mundial precipitada pelo neo­liberismo, mas conserva intacta e respeitada a sua impecável Constituição faz quase 70 anos.  Deste gênero de situação, o Brasil está longe, muito mais, infinitamente mais, dos 10 mil quilômetros que o separam da Itália.

Cunha chora, afirmam aliados

Imagem
Postado em  4 de julho de 2016 às 12:04 pm DCM Do  Estadão : . O deputado afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem despachado na residência oficial mais com advogados do que com aliados ora fiéis sob o medo de ver alguém da família ser preso nestes quase dois meses em que está fora da presidência da Casa. Quem visita o peemedebista afirma que, diferentemente da realidade de dois meses atrás, o ritmo de advogados na casa é superior ao de parlamentares. “São muitas ações judiciais e ele coordena os trabalhos”, disse um aliado. Líderes partidários que sempre estiveram na linha de frente da defesa do deputado ainda telefonam ou fazem visitas esporádicas, mas longe da antiga rotina de conversas diárias com o deputado.

Altamiro Borges: Grupo Libra, que doou a Temer, pagou R$ 591 mil a Cláudia Cruz

Imagem
04 de julho de 2016 às 04h04 - VIOMUNDO Descartado, Cunha ameaça seus comparsas Por Altamiro Borges, em seu blog A cena de Eduardo Cunha, solitário e cabisbaixo, na mesa de um hotel em Brasília durante entrevista coletiva na semana passada revela o quadro de isolamento do ex-todo-poderoso presidente da Câmara Federal. Na ocasião, ele até tentou esbanjar valentia, garantido que não renunciará ao seu mandato e nem participará da “delação premiada” da Lava-Jato.

Delegados anti Lula afastados da Lava Jato por suspeita de vazamento (?)

Imagem
por Eduardo Guimarães - no Blog da Cidadania - 03/07/2016 Precisamente às 20 horas e 57 minutos do último sábado (2/7), apresentadora interina do Jornal Nacional leu no teleprompter, em 28 segundos, uma nota lacônica que deu conta aos Homers Simpsons dos quatro cantos do país que dois delegados da Polícia Federal que atuam na Operação Lava Jato foram afastados daquela investigação. Assista à estranha forma de divulgação da notícia pelo telejornal em questão.

O “mico” de Fernando Henrique na Al Jazeera, agora legendado. E vergonhoso… Assista

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 03/07/2016 A boa alma do Marco Villas Boas conseguiu e colocou em seu canal do Youtube uma versão com legendas em português da vergonhosa entrevista de Fernando Henrique Cardoso ao programa  Up Front , da qual falei em  post anterior , com cópia apenas em inglês. Assista e veja se não é exatamente o que se descreveu. Para abrir a legenda, clique na engrenagem e escolha “Português”. É imperdível.

“Não tem saída para a crise que não passe pela minha volta”: a entrevista de Dilma ao DCM na TVT, na íntegra

Imagem
Postado em   03 Jul 2016 por :   Kiko Nogueira A íntegra da entrevista de Dilma no programa do DCM na TVT, apresentado por Marcelo Godoy e dirigido por Max Alvim. “Não tem saída para a crise que não passe pela minha volta”, disse ela no salão principal do Palácio da Alvorada. “Um golpe desse tipo não destrói a democracia: corrompe”. Assista. Play Unmute Fullscreen Play Unmute Fullscreen

Fernando Brito: Há um cheiro de dedo (duro) no ar?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 03/07/2016 Do temeríssimo Jorge Bastos Moreno – o homem que recebeu a carta do então vice “decorativo” –  na sua coluna: Não foi para ver as emas do quintal do Palácio que Cunha foi ao Jaburu no domingo à noite. Tampouco para comer jamelão, que não dá no mês de junho, pelo menos em Brasília. Ele foi lá no mato tentar emplacar um candidato para sua própria sucessão, em troca da preservação do mandato. Mas encontrou um presidente refém do tabuleiro político do Congresso.  Neste momento, se mexer numa pedra desse tabuleiro, Temer corre o risco de não conseguir manter nem o seu próprio mandato. Ué, mas não estava tudo tranquilo? Temer não tinha, segundo ele mesmo, o voto de 60 senadores?

Rótulos deverão indicar presença de alergênicos a partir de hoje

Imagem
Aline Leal - Repórter da Agência Brasil - 03/07/2016 Rótulos deverão indicar presença de alergênicos a partir de hoje Arquivo/Agência Brasil Embalagens de comidas e bebidas terão, a partir de hoje (3), de trazer informações sobre a presença de substâncias que comumente causam alergias. Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovada em junho do ano passado, obriga a indústria alimentícia a a informar nos rótulos a presença dos principais alimentos que levam a alergias alimentares. O prazo para que a indústria se adequasse à norma foi de um ano.  A iniciativa foi aprovada após intensa mobilização de pais e mães que enfrentam dificuldades em identificar quais alimentos seus filhos podem consumir. As famílias criaram, em 2014, a campanha Põe no Rótulo , para dar visibilidade à demanda.

Estados Unidos e o trabalho infantil

Imagem
3 de julho de 2016 - 12h23 - Vermelho.org Em 12 de junho de 2013, Dia Internacional contra o Trabalho Infantil, o secretário de estado, John Kerry, apelou à comunidade internacional de Washington com um chamado urgente a "resgatar" aos mais de 220 milhões de crianças que são explorados no mundo todo perante o olhar indiferente de seus governos. CTB   "Queremos que nossos aliados se unam ao compromisso que contraímos com esses milhões de meninos para serem adotadas políticas que eliminem o trabalho infantil", disse o chefe da diplomacia americana. Kerry esgrimiu um argumento com o que sua diplomacia tira freqüentemente as cores a países em desenvolvimento e questiona o sistema produtivo de potências emergentes. A sociedade americana desconhece a exploração trabalhista que enfrentam os meninos do campo e encontra difícil acreditar que se empregue mão de obra infantil na roça, detalhou Reid Maki, coordenador da organização The Child Trabalho Coalition (CLC).

Paulo Nogueira: Carta aberta a Bolsonaro.

Imagem
Postado em   03 Jul 2016 por :   Paulo Nogueira Acabou a farra para ele Esta é mais uma etapa da série Cartas aos Golpistas. O conjunto delas poderá se transformar num livro que retrate os vilões do golpe de 2016. O destinatário, desta vez, é Jair Bolsonaro. Caro Bolsonaro: Acabou a vida mansa para você, não é? Durante quanto tempo você achou que poderia falar o que quisesse sem qualquer consequência, como se fosse o dono do Brasil? Foi confiante em sua invulnerabilidade que você pronunciou aquela frase infame para a deputada Maria do Rosário. Disse que ela não merecia ser estuprada.

Com Temer e Macri, AL quer voltar a ser o quintal dos Estados Unidos

Imagem
RELAÇÕES EXTERIORES Governos conservadores querem enfraquecer o Mercosul e permitir que seus membros possam ter acordos bilateriais com outros países, muito particularmente com os Estados Unidos, resgatando a Alca por  Emir Sader   publicado  03/07/2016 11:50 ABR Temer e Macri: esforços para esvaziar o Mercosul e resgatar a posição de subserviência aos interesses dos EUA A coordenação dos governos do Brasil e da Argentina no começo deste século, a partir do pleno entendimento entre Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kirchner, e entre Dilma Rousseff e Cristina Kirchner, tinha funcionado como o eixo para fortalecer o Mercosul e expandir os processos de integração regional. Se constituíram a Unasul e a Celac, assim como o Conselho Sul-americano de Defesa e o Banco do Sul. A constituição da Celac representava, finalmente, o fim da Doutrina Monroe, cujo lema “A América para os ( norte ) americanos”, expressa na Organização dos Estados Americanos (OEA), que agrupa todos o

A perícia do golpe, por Janio de Freitas

Imagem
DOM, 03/07/2016 - 09:03 ATUALIZADO EM 03/07/2016 - 09:03   "Fica claro que nenhum dos pareceres técnicos, sobre a medida governamental, adverte ou sequer menciona que os decretos poderiam afetar a tão falada meta fiscal" Jornal GGN -  A perícia que analisou preocesso discutido na comissão do impeachment abriu brecha para a presidente afastada, Dilma Rousseff, recorrer judicialmente caso seja processada no Senado. No artigo a seguir, Janio de Freitas analisa como o pedido de perícia solicitado pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardoso, que defende Dilma, acabou se tornando polêmica na última semana. O laudo final manteve o julgamento do impeachment na Casa, porém comprovou o caráter político do processo que acusa Dilma de pedaladas e crime fiscal pelas assinaturas de créditos suplementares, abrindo possibilidade de recursos para a presidenta recorrer ao Supremo Tribunal Federal.  

Síria e Hillary: um e-mail revelador

Imagem
ORIENTE mídia - 2/7/2016,  Robert Parry, Como Hillary Clinton ignora a paz,  Consortium News ) (Excerto) Traduzido por Vila Vudu “Publicamente, Hillary Clinton zombou da democracia e jogou com os argumentos ‘humanitários’, mas um de seus  e-mails  oficiais – distribuídos agora pelo Departamento de Estado – explica que a razão subjacente para a guerra de “mudança de regime” na Síria era  o desejo do governo israelense de remover a Síria como o elo na cadeia de suprimento entre o Irã e o inimigo de Israel, o Hezbollah do Líbano .

Independência: as guerras do norte

Imagem
Há uma tese, por demais cara às elites brasileiras, de que a nossa história é incruenta. A Independência, a Abolição, a República, o fim da Ditadura de 64, são apresentados como episódios sem luta, sem participação do povo. por Por Joan Edesson Oliveira* - no vermelho.org - 02/07/2016   Essa tese cumpre um duplo papel. Por um lado, alimenta a afirmação de que o povo brasileiro é pacífico, ordeiro, e resolve suas contradições na base da camaradagem, ocultando, quase sempre, as batalhas de classe que se travaram em cada um desses momentos. Por outro lado, ao negar a participação popular, faz com que o próprio povo não se sinta senhor dessas conquistas, enxergando essas lutas como “coisa de brancos”, como acertos das elites. Se é verdade que as nossas elites sempre souberam buscar soluções pelo alto, interrompendo momentos de ruptura e transformando-os em “revoluções incompletas”, também é verdade que houve intensa participação popular em todas estas lutas.

Papa Francisco: ‘Europa precisa de mudanças”

Imagem
. Sputnik News - 02/07/2016 A Europa precisa de mudanças, de superar o mesmo, a agressividade, o egoísmo político e econômico, declarou o Papa Francisco em uma mensagem em Munique.

É Fantástico: a serviço da ocupação israelense, a farsa da divisão religiosa

Imagem
. pravda.ru - 02/07/2016 Leia o artigo da jornalista Soraya Misleh, membro da Diretoria do ICArabe, sobre a reportagem veiculada pelo programa da TV Globo. É senso comum nas palestras e debates sobre a questão palestina a pergunta sobre o papel da religião no "conflito". A história desmonta: a motivação é política, fruto da colonização na região, projeto do imperialismo. Em cinco minutos e 34 segundos, tal representação - que os palestinos tanto lutam para desmontar - teve lugar durante o Fantástico, programa dominical da Rede Globo. A reportagem, exibida no dia 19 de junho último, trazia o popular Padre Fabio de Melo em visita a Gaza. Na chamada, uma aula do que não se deve fazer no jornalismo: imagens soltas e desconectadas do Iraque, da Síria e de Gaza para construir uma narrativa falsa: atrelar o crescimento do Estado Islâmico à redução do número de palestinos cristãos na estreita faixa ocupada por Israel. "Para conhecer de perto a realidade dos cristãos do