Postagens

Mostrando postagens de junho 18, 2016

A bravata infantil de Janot: “uma pistola e 42 balas na cabeceira”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 24/06/2016 A entrevista de Rodrigo Janot ao  The Washington Post , reproduzida pelo  Yahoo , foi, em geral, sóbria e equilibrada. Com um trecho que deveria fazer muita gente dobrar a língua: “ t odas as investigações relacionadas à Petrobras, suborno e corrupção não comprometem a presidenta Dilma”.

Altamiro Borges: As denúncias de crimes fiscais do Bradesco, Safra e Gerdau sumiram da mídia. Alguma dúvida sobre o motivo?

Imagem
24 de junho de 2016 às 19h57 - VIOMUNDO . Bradesco, Safra e Gerdau sumiram da mídia por Altamiro Borges, em seu blog É impressionante como a mídia privada – nos dois sentidos da palavra – protege os seus bilionários anunciantes privados. As corporações empresariais podem cometer os maiores crimes – sonegação fiscal, evasão de divisas ou desvio de recursos públicos – , mas logo são absolvidas pela imprensa venal.

Pepe Escobar: Com o Brexit ainda quente, Vladimir Putin vai à China

Imagem
. 24/6/2016, Pepe Escobar,  RT Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Com o planeta ainda tentando digerir as implicações do  Brexit , o real coração da ação do século 21 mais uma vez deriva para Pequim, aonde o presidente Vladimir Putin chegará no sábado, em visita ao presidente chinês Xi Jinping.   Nos negócios, está incluída a assinatura do contrato de $6,2 bilhões para construir uma ferrovia para vagões de alta velocidade; aumentar a quota de trigo russo vendido à China – com a construção de um terminal para grãos Trans-Baikal; e medidas na direção de aprofundar a cooperação militar. Os dois países já estão  cooperando  num motor a ser instalado no novo avião russo-chinês de passageiros.

Ponte para a desgraça e o abismo

Imagem
A extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário significa o desconhecimento do que representa o campesinato e a agricultura familiar no país. por Najar Tubino - na Carta Maior - 24/06/2016 . O título é um comentário do vice-presidente da Confederação de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CONTAG) e Secretário de Relações Internacionais, Willian Clementino, assentado no Tocantins e educando de direito da Universidade Federal de Goiás feito na 5ª Sessão da Agenda Democrática do Campo, evento organizado pela Fundação Friedrich Ebert (FES) em conjunto com a Fundação Perseu Abramo (FPA), no último dia 23 de junho, em São Paulo. Também participou da mesa a antropóloga e presidente do CONSEA, Maria Emilia Pacheco.

Como as corporações capturaram a democracia, por Ladislau Dowbor

Imagem
SEX, 24/06/2016 - 15:51 . Jornal GGN -  Em artigo, o professor de economia Ladislau Dowbor analisa a influência dos interesses de grupos econômicos na esfera pública, afirmando que este processo não é novo, porém há uma nova dinâmica na escala, profundidade e grau de organização deste processo. Para Dowbor, o poder econômico se tornou sistêmico, é o interessa público que aparece por apenas alguns momentos, graças aos "esforços prodigiosos de manifestações populares, de frágeis artigos na mídia alternativa, de um ou outro político independente." O professor cita a expansão dos lobbies, usando o exemplo do Google, que tem oito empresas de lobby contratadas apenas na Europa e o financiamento de campanhas políticas como uma das maneiras através das quais o poder econômico capturou o exercício de poder.

Defesa diz que pedido de prisão de Cunha é “aventura jurídica”

Imagem
. André Richter - Repórter da Agência Brasil -  24/06/2016 19h33 A defesa do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse hoje (24) que o  pedido de prisão  de seu cliente, feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR), é uma “aventura jurídica”. Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa argumenta que o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, é baseado em “elementos banais”, como notícias de jornais, que não comprovam nenhum ilícito. “Fica evidente que o requerimento da Procuradoria-Geral da República é verdadeira aventura jurídica. A falta de percepção de funcionamento do Estado revelada em seus fundamentos é chocante”, dizem os advogados.

Teori envia denúncia contra Lula à Justiça do DF e não para Moro

Imagem
Decisão contraria Rodrigo Janot, que defendeu que o caso ficasse com o juiz do Paraná 24/06/2016 16:55 -  Nacional - JCNET . O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki decidiu nesta sexta-feira (24) enviar para a Justiça do Distrito Federal a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sob acusação de envolvimento numa trama para comprar o silêncio e evitar a delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.  A decisão contraria a posição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que defendeu que o caso ficasse com o juiz do Paraná Sergio Moro. 

E a União Europeia é um projeto falhado

Imagem
Falhou a aventura de Cameron, que foi apoiada a contragosto pelas autoridades europeias, mas a Escócia pode a partir de hoje escolher ser independente e a Irlanda pode escolher unificar-se. Na Europa, tudo mau. 24 de Junho, 2016 - 16:07h -  Francisco Louçã  - no ESQUERDA.NET . Enganei-me na previsão sobre o resultado do referendo, pois admiti que a morte de Jo Cox tinha invertido as emoções que concluiriam uma campanha povoada de demagogia contra os imigrantes (dos dois lados, dos chefes do "Brexit" sugerindo a xenofobia e dos chefes do "Remain" negociando com Bruxelas a restrição dos direitos dos cidadãos europeus imigrados no Reino Unido).

Justiça derruba restrição do uso de aviões da FAB por Dilma

Imagem
24 de junho de 2016 - Vermelho.org Decisão da Justiça Federal derrubou a restrição imposta pelo governo provisório de Michel Temer e autoriza a presidenta eleita Dilma Rousseff a usar aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) fora do trajeto entre Porto Alegre e Brasília. A Justiça acolheu a ação movida pela presidenta que apontava a ilegalidade do parecer da Casa Civil do governo interino que a proibia o uso de aeronaves cedidas pela Força Aérea Brasileira (FAB) se não fosse para até a capital gaúcha, onde Dilma reside. Eder Bronson/Barão de Itararé   A juíza Daniela Cristina de Oliveira Pertile, da 6ª Vara Federal de Porto Alegre, concordou que se trata de um direito da presidenta Dilma o deslocamento aos locais que ela considerar necessários à sua defesa no processo de impeachment. A juíza reforçou que tal condição via aeronaves da Força Aérea é uma necessidade de segurança pessoal, estabelecida pela Constituição. "Ao dispor sobre o uso de residência oficial, transporte

Frente Brasil Popular reafirma unidade e diz que prisão de ex-ministro é parte do golpe

Imagem
DEMOCRACIA "Sempre que há condições de nós avançarmos na defesa do mandato de Dilma, eles iniciam uma operação", diz Roberto Amaral. Para Raimundo Bonfim, "tinham que prender para dar manchete na televisão" por  Eduardo Maretti, da RBA   publicado  24/06/2016 10:15,  última modificação  24/06/2016 12:59 ROVENA ROSA/FOTOS PÚBLICAS PF põe soldados de batalhão especial diante da sede do PT: espetáculo, em resposta à queda de credibilidade do governo São Paulo – Para Roberto Amaral, ex-presidente do PSB, e Raimundo Bonfim, da Central de Movimentos Populares (CMP), ambos coordenadores da Frente Brasil Popular, os movimentos sociais, partidos progressistas, centrais sindicais e a esquerda brasileira de modo geral mantêm a unidade em torno da "questão política crucial" do país hoje: a defesa do mandato de Dilma Rousseff.

SANTAYANA: OS NÚMEROS DE MAIO

Imagem
. por Mauro Santayana - 24/06/2016 Contrariando as "previsões" da mídia e do "mercado", o Brasil registrou, no mês passado, superávit de 1.2 bilhões de dólares em transações correntes, devido, principalmente, a um superávit de mais de 6 bilhões de dólares no comércio com outros países, que chegou a quase 20 bilhões de dólares nos primeiros 5 meses do ano. Em maio, o Investimento Estrangeiro Direto também foi de mais de 6 bilhões de dólares, completando, nos últimos 12 meses, cerca de 79 bilhões de dólares, uma gigantesca soma de mais de 260 bilhões de reais.

Serra é vaiado, enfrenta apitaço, foge e é escoltado em feira da indústria de petróleo no Rio

Imagem
por Helena Sthephanowitz - sexta-feira, 24 de junho de 2016 O senador José Serra (PSDB-SP) foi vaiado, enfrentou um “apitaço“ e precisou ser escoltado pela guarda municipal para deixar o local nesta terça-feira durante a 8ª edição da Brasil Offshore, a Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás, realizada entre hoje e a próxima sexta-feira, em Macaé, no Norte Fluminense. A manifestação, realizada por petroleiros, foi em protesto ao Projeto de Lei 12.351/2010, de autoria do tucano, que propõe o fim da exclusividade da Petrobras na operação de regime de partilha no pré-sal. Um  grupo subiu no palco onde estavam os palestrantes, entre eles Serra. Com faixas de “Fora Serra, o petróleo é nosso” e “Somos 200 milhões de petroleiros por uma Petrobras 100% pública” e usando nariz de palhaço, eles interromperam o discurso de Serra e gritavam “fora entregista“ e “direita sem vergonha”.

Quando o sol se põe no império inglês

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 24/06/2016 Na madrugada, quando começavam as apurações do referendo que acabaria por aprovar a saída do Reino Unido da União Européia, algo me chamou a atenção. As únicas áreas onde o “permanecer” ganhava com grande folga do “sair” eram justamente aquelas que sempre tiveram resistências em se sentir parte de um “Reino Unido”, que unido nunca foi totalmente.

O dedo de Lula

Imagem
. por Emir sader - 24/06/2016 Dois ídolos do ódio racista que a direita promoveu no Brasil, Bolsonaro e Moro, usaram o dedo do Lula para expressar seus valores. Bolsonaro imprimiu e difundiu camisetas em que aparece a mão do Lula com quatro dedos, explorando o efeito físico do maior líder popular que o Brasil já teve. Moro, conversando com seus comparsas, se refere ao maior dirigente político que o país tem como "nine", uma forma depreciativa de mencionar Lula.

O “roque” no xadrez da Lava Jato, para proteger o Rei Temer

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 23/06/2016 Para usar a linguagem das ótimas análises de Luís Nassif, que compara aos movimentos do xadrez os lances  da política – e aqui no Brasil, cada vez mais política se confunde com política – o que aconteceu hoje foi um “roque”.

Nassif: Xadrez do padrão Sérgio Moro no Judiciário

Imagem
SEX, 24/06/2016 - 00:10 Luis Nassif . Em uma das colunas passadas, descrevi a chamada subversão das palavras e dos conceitos. É quando o clima persecutório se infiltra por todos os poros do universo da informação, adultera fatos, conceitos e princípios e bate no coração do Judiciário. E aí se tem a subversão final, do magistrado que primeiro define o alvo para só depois ir atrás da justificativa. Peça 1 – o novo normal entre os juízes de 1 a instância Em novembro do ano passado, o jovem juiz Paulo Bueno de Azevedo, da 6a Vara Criminal Federal de São Paulo, afirmava ser partidário da discrição. A 6a Vara abrigou as operações Satiagraha e Castelo de Areia.

Senado recorre ao STF contra busca e apreensão em apartamento de Gleisi Hoffman

Imagem
. Lucas Pordeus Leon -  23/06/2016 - 23h59 A prisão do ex-ministro Paulo Bernardo, que é marido da senadora Gleisi Hoffman, do PT, repercutiu entre os parlamentares da Comissão do Impeachment nessa quinta-feira (23). O Senador Lindberg Farias, do PT, disse acreditar que a operação foi utilizada politicamente para constranger a senadora Gleisi, que é uma das principais defensoras do mandato de Dilma Rousseff. Lindberg ressaltou que a polícia não poderia entrar na casa da senadora Gleisi Hoffman sem autorização do Supremo Tribunal Federal, por ela ter foro privilegiado.

Teori Zavascki: "país está enfermo" e precisa de "remédios amargos"

Imagem
. Jornal do Brasil - 23/06/2016 O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Teori Zavascki, disse nesta quinta-feira (23) disse que "o país está enfermo" e que, por isso, preciso "coragem de administrar os remédios amargos".  "Estamos passando no Brasil momentos de grandes dificuldades. O país está enfermo, às voltas com graves crises de natureza econômica, politica e ética. Sem dúvida, é preciso que as enfermidades sejam tratadas como estão sendo e tenhamos a coragem de administrar os remédios amargos para quando for necessário", disse Teori, que participava, ao lado de outros ministros e do presidente interino Michel Temer, da cerimônia de sanção da lei que disciplina o processo e julgamento do mandado de injunção individual e coletivo.

A marcha do retrocesso neoliberal

Imagem
Dados econômicos mostram que a política econômica recessiva, de diminuição do tamanho do Estado, gera piora nas contas públicas e aumento do desemprego. por Tatiana Carlotti - na Carta Maior - 23/06/2016 . Entre os dias 15 e 16 de junho, a Fundação Perseu Abramo (FPA) promoveu o seminário “O Brasil do Golpe: o Plano Temer sob análise”. Na pauta, o desmonte das políticas sociais, culturais e emancipatórias ( ( leia mais aqui ) e, evidentemente, o retrocesso neoliberal na economia.   A subordinação externa do país e a política econômica, imposta pelo governo golpista, foram debatidas por Arno Augustin (economista e ex-secretário do Tesouro Nacional), Gilmar Mauro (dirigente nacional do MST) e Giorgio Romano (Universidade Federal do ABC - UFABC). 

'Orange is the New Black' e a persistência de opressões e privilégios

Imagem
Televisão A quarta temporada é escancaradamente politizada e captura bem o esprit du temps feminista por  Joanna Burigo  — na Carta Capital -   publicado  23/06/2016 Divulgação O protagonismo desta série é indiscutivelmente das mulheres Já faz alguns anos que o que acontece de mais interessante e socialmente relevante no universo das produções audiovisuais se concentra em seriados – tanto os veiculados na TV quanto os que consumimos sequiosamente via Netflix. Desde  Família Sopranos , série da HBO sobre uma família mafiosa que veiculou de 1999 a 2007, parece ser consenso entre a crítica especializada que o formato, hoje mais que o Cinema, captura e expressa o  zeitgeist.   

O divórcio entre Congresso e povo

Imagem
A falência do sistema de partidos e do processo eleitoral leva à crise dos poderes, a dirigentes ilegítimos e à agonia da democracia por  Roberto Amaral  — na Carta Capital -  publicado  23/06/2016 Isaac Amorim/MJ A tentativa de tomada de assalto do mandato de Dilma é uma agressão à soberania popular A crise, a palavra da moda, na boca dos políticos e dos eleitores descontentes, na boca de empresários e trabalhadores (com significados diversos), tonitruada pelos meios de comunicação de massa, essa crise brasileira de nossos dias, é, fundamentalmente, política, e é ao mesmo tempo uma crise de representatividade e de legitimidade que ataca de morte os Poderes da República.

P. I. Tchaikovsky - Violin Concerto in D major, Op. 35 - Itzhak Perlman

Imagem

Carta aberta a Sérgio Moro. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   23 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Uma desgraça nacional Caro Moro: Me desculpe a franqueza, mas o senhor é uma desgraça nacional. Simboliza a justiça partidária que tanto mal faz ao país. O senhor é um antiexemplo. No futuro, quando formos uma sociedade mais avançada, ficará a pergunta: como pudemos tolerar um juiz tão parcial? Play Unmute Fullscreen Play Unmute Fullscreen Sequer as aparências o senhor respeitou. São abjetas as imagens em que o senhor aparece ao lado de barões da mídia como João Roberto Marinho e de políticos da direita como João Dória. O senhor tem ideia do que aconteceria na Inglaterra se um juiz com tanto poder como o senhor confraternizasse com caciques da política e da mídia?

Lava Jato, Impeachment e o desmonte nacional: só uma saída. Por Roberto Requião.

Imagem
. por Roberto Requião - 23/06/2016 “Com as águas com que se ‘Lava a Jato’ a corrupção no Brasil, pretendem lavar para fora também a soberania nacional, o patrimônio público, tecnológico e mineral da nação e o direito dos trabalhadores.” O Jantar Recebi um convite para um jantar, terça-feira, na casa do Presidente do Senado, nosso companheiro Renan Calheiros, na companhia do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Nesse jantar, como prato principal, servirão a soberania nacional e, como sobremesa, os direitos dos trabalhadores. Agradeço o convite do Presidente, mas não é essa a dieta da minha preferência. Eu não estarei presente nesse jantar.

PML: 4 sugestões para reavivar a memória de Valério

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 23/06/2016 Num esforço para reduzir sua pena de 37 anos recebida em 2012, no julgamento da AP 470, mais conhecida como Mensalão, o tesoureiro Marcos Valério decidiu seguir o exemplo da Lava Jato e entrar firme nas delações premiadas. A novidade é que o alvo de sua denúncia não será o Partido dos Trabalhadores nem seus aliados, mas estrelas do Mensalão PSDB-MG, em marcha sossegada para a impunidade. Num esforço para reavivar a memória de Valério, basta fazer uma visita rápida aos arquivos dos mensalões, que até hoje permanecem em silêncio obsequioso sempre que se trata de levantar fatos contra o PSDB e seus aliados. Confirma-se, ali, uma das agências de Valério, a DNA, já assinava contrato com o Banco do Brasil em 1994, quando Fernando Henrique era Ministro da Fazenda, mas não fora eleito presidente da República. Outra agência, a SMP&B assinou contrato com o Ministério do Trabalho em  1996 e, no ano seguinte, com a Telesp, controlada pela Te

Os contratos milionários sem licitação da Consist com gestões tucanas

Imagem
QUI, 23/06/2016 - 15:53 ATUALIZADO EM 23/06/2016 - 15:53 Patricia Faermann   Jornal GGN -  A Operação Custo Brasil, desdobramento da Lava Jato que prendeu o ex-ministro Paulo Bernardo, nesta quinta-feira (23), revelou um esquema de corrupção na contratação da empresa Consist Software Ltda, entre os anos de 2009 e 2010, pelo governo federal para gerenciar empréstimos consignados de servidores públicos. O esquema que movimentou cerca de R$ 100 milhões consistia no pagamento de R$ 1 à Consist para cada parcela paga pelos servidores. A empresa teria ficado com 30% do desvio e outros 70% seriam repassados a envolvidos indicados por João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT.

Kiko Nogueira: A coincidência absoluta do encontro entre Moraes e Moro e a nova prisão de petistas.

Imagem
Postado em   23 Jun 2016 por :   Kiko Nogueira Os agentes do Grupo de Pronta Intervenção da PF na sede do PT Pode ser absoluta coincidência que a operação Custo Brasil, desdobramento da Lava Jato, cuja alvo foram lideranças do PT com destaque para o ex-ministro de Lula e Dilma Paulo Bernardo, tenha ocorrido dois dias após uma visita de Alexandre de Moraes a Sergio Moro. Mas há, por outro lado, um desprezo completo em manter as aparências que acaba sendo revelador do viés partidário.