Postagens

Mostrando postagens de junho 17, 2016

Teori Zavascki: "país está enfermo" e precisa de "remédios amargos"

Imagem
. Jornal do Brasil - 23/06/2016 O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Teori Zavascki, disse nesta quinta-feira (23) disse que "o país está enfermo" e que, por isso, preciso "coragem de administrar os remédios amargos".  "Estamos passando no Brasil momentos de grandes dificuldades. O país está enfermo, às voltas com graves crises de natureza econômica, politica e ética. Sem dúvida, é preciso que as enfermidades sejam tratadas como estão sendo e tenhamos a coragem de administrar os remédios amargos para quando for necessário", disse Teori, que participava, ao lado de outros ministros e do presidente interino Michel Temer, da cerimônia de sanção da lei que disciplina o processo e julgamento do mandado de injunção individual e coletivo.

A marcha do retrocesso neoliberal

Imagem
Dados econômicos mostram que a política econômica recessiva, de diminuição do tamanho do Estado, gera piora nas contas públicas e aumento do desemprego. por Tatiana Carlotti - na Carta Maior - 23/06/2016 . Entre os dias 15 e 16 de junho, a Fundação Perseu Abramo (FPA) promoveu o seminário “O Brasil do Golpe: o Plano Temer sob análise”. Na pauta, o desmonte das políticas sociais, culturais e emancipatórias ( ( leia mais aqui ) e, evidentemente, o retrocesso neoliberal na economia.   A subordinação externa do país e a política econômica, imposta pelo governo golpista, foram debatidas por Arno Augustin (economista e ex-secretário do Tesouro Nacional), Gilmar Mauro (dirigente nacional do MST) e Giorgio Romano (Universidade Federal do ABC - UFABC). 

'Orange is the New Black' e a persistência de opressões e privilégios

Imagem
Televisão A quarta temporada é escancaradamente politizada e captura bem o esprit du temps feminista por  Joanna Burigo  — na Carta Capital -   publicado  23/06/2016 Divulgação O protagonismo desta série é indiscutivelmente das mulheres Já faz alguns anos que o que acontece de mais interessante e socialmente relevante no universo das produções audiovisuais se concentra em seriados – tanto os veiculados na TV quanto os que consumimos sequiosamente via Netflix. Desde  Família Sopranos , série da HBO sobre uma família mafiosa que veiculou de 1999 a 2007, parece ser consenso entre a crítica especializada que o formato, hoje mais que o Cinema, captura e expressa o  zeitgeist.   

O divórcio entre Congresso e povo

Imagem
A falência do sistema de partidos e do processo eleitoral leva à crise dos poderes, a dirigentes ilegítimos e à agonia da democracia por  Roberto Amaral  — na Carta Capital -  publicado  23/06/2016 Isaac Amorim/MJ A tentativa de tomada de assalto do mandato de Dilma é uma agressão à soberania popular A crise, a palavra da moda, na boca dos políticos e dos eleitores descontentes, na boca de empresários e trabalhadores (com significados diversos), tonitruada pelos meios de comunicação de massa, essa crise brasileira de nossos dias, é, fundamentalmente, política, e é ao mesmo tempo uma crise de representatividade e de legitimidade que ataca de morte os Poderes da República.

P. I. Tchaikovsky - Violin Concerto in D major, Op. 35 - Itzhak Perlman

Imagem

Carta aberta a Sérgio Moro. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   23 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Uma desgraça nacional Caro Moro: Me desculpe a franqueza, mas o senhor é uma desgraça nacional. Simboliza a justiça partidária que tanto mal faz ao país. O senhor é um antiexemplo. No futuro, quando formos uma sociedade mais avançada, ficará a pergunta: como pudemos tolerar um juiz tão parcial? Play Unmute Fullscreen Play Unmute Fullscreen Sequer as aparências o senhor respeitou. São abjetas as imagens em que o senhor aparece ao lado de barões da mídia como João Roberto Marinho e de políticos da direita como João Dória. O senhor tem ideia do que aconteceria na Inglaterra se um juiz com tanto poder como o senhor confraternizasse com caciques da política e da mídia?

Lava Jato, Impeachment e o desmonte nacional: só uma saída. Por Roberto Requião.

Imagem
. por Roberto Requião - 23/06/2016 “Com as águas com que se ‘Lava a Jato’ a corrupção no Brasil, pretendem lavar para fora também a soberania nacional, o patrimônio público, tecnológico e mineral da nação e o direito dos trabalhadores.” O Jantar Recebi um convite para um jantar, terça-feira, na casa do Presidente do Senado, nosso companheiro Renan Calheiros, na companhia do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Nesse jantar, como prato principal, servirão a soberania nacional e, como sobremesa, os direitos dos trabalhadores. Agradeço o convite do Presidente, mas não é essa a dieta da minha preferência. Eu não estarei presente nesse jantar.

PML: 4 sugestões para reavivar a memória de Valério

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 23/06/2016 Num esforço para reduzir sua pena de 37 anos recebida em 2012, no julgamento da AP 470, mais conhecida como Mensalão, o tesoureiro Marcos Valério decidiu seguir o exemplo da Lava Jato e entrar firme nas delações premiadas. A novidade é que o alvo de sua denúncia não será o Partido dos Trabalhadores nem seus aliados, mas estrelas do Mensalão PSDB-MG, em marcha sossegada para a impunidade. Num esforço para reavivar a memória de Valério, basta fazer uma visita rápida aos arquivos dos mensalões, que até hoje permanecem em silêncio obsequioso sempre que se trata de levantar fatos contra o PSDB e seus aliados. Confirma-se, ali, uma das agências de Valério, a DNA, já assinava contrato com o Banco do Brasil em 1994, quando Fernando Henrique era Ministro da Fazenda, mas não fora eleito presidente da República. Outra agência, a SMP&B assinou contrato com o Ministério do Trabalho em  1996 e, no ano seguinte, com a Telesp, controlada pela Te

Os contratos milionários sem licitação da Consist com gestões tucanas

Imagem
QUI, 23/06/2016 - 15:53 ATUALIZADO EM 23/06/2016 - 15:53 Patricia Faermann   Jornal GGN -  A Operação Custo Brasil, desdobramento da Lava Jato que prendeu o ex-ministro Paulo Bernardo, nesta quinta-feira (23), revelou um esquema de corrupção na contratação da empresa Consist Software Ltda, entre os anos de 2009 e 2010, pelo governo federal para gerenciar empréstimos consignados de servidores públicos. O esquema que movimentou cerca de R$ 100 milhões consistia no pagamento de R$ 1 à Consist para cada parcela paga pelos servidores. A empresa teria ficado com 30% do desvio e outros 70% seriam repassados a envolvidos indicados por João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT.

Kiko Nogueira: A coincidência absoluta do encontro entre Moraes e Moro e a nova prisão de petistas.

Imagem
Postado em   23 Jun 2016 por :   Kiko Nogueira Os agentes do Grupo de Pronta Intervenção da PF na sede do PT Pode ser absoluta coincidência que a operação Custo Brasil, desdobramento da Lava Jato, cuja alvo foram lideranças do PT com destaque para o ex-ministro de Lula e Dilma Paulo Bernardo, tenha ocorrido dois dias após uma visita de Alexandre de Moraes a Sergio Moro. Mas há, por outro lado, um desprezo completo em manter as aparências que acaba sendo revelador do viés partidário.

Políticos dizem estranhar estardalhaço da PF, após ida de ministro ao Paraná

Imagem
SELETIVIDADE Segundo parlamentares e integrantes do PT, sempre que são reveladas informações comprometedoras contra nomes do PMDB, PSDB e outros partidos, em seguida há uma ação seletiva contra petistas por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  23/06/2016 13:11,  última modificação  23/06/2016 15:05 DIVULGAÇÃO JFPR O ministro da Justiça, ao centro, posa ao lado de Moro durante visita ao Paraná, anteontem Brasília – Causou surpresa entre parlamentares, políticos e dirigentes partidários do PT e demais legendas aliadas da presidenta Dilma Rousseff, a coincidência de acontecimentos que precederam a prisão, no início da manhã de hoje (23), do ex-ministro  Paulo Bernardo, que atuou n o Planejamento e nas Comunicações nos governos Lula e Dilma, e a condução coercitiva do ex-ministro da Previdência Carlos Gabas para tomada de depoimentos. Os atos não foram conduzidos pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), conforme foi anunciado inicialmente, mas pela Custo Brasi

Janio de Freitas: Iguais mas diferentes

Imagem
. por Janio de Freitas - na Folha - 23/06/2016 A Lava Jato não precisa do prazo de encerramento que lhe cobram, precisa de critérios de justiça e de ética. O seu acúmulo de decisões arbitrárias e prepotentes recebeu nos últimos dias um incremento inovador e mais um repetitivo. A decisão dos procuradores da Lava Jato de só aceitar a delação de uma das empreiteiras Odebrecht e OAS, levando ao menos os dirigentes da outra a cumprir pena como condenados comuns, invoca um erro para justificar-se. Alega que, associadas em numerosos trabalhos, as duas têm o mesmo teor de informações a delatar. A dedução é falsa. Ambas fizeram negócios individuais, e com associações diferentes, em número muito maior do que suas operações conjuntas.

Secretário de Comunicação do PT enfrenta PFs diante da sede

QUI, 23/06/2016 - 12:52 da Rede TVT João Bravin, Secretário de Comunicação do PT de São Paulo/SP, realiza intervenção em frente ao Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, após Polícia Federal fechar prédio para realizar buscas na sede do PT.

Dilma ao El País: Golpistas entraram no governo como horda de hunos

Imagem
PT na Câmara - Quinta, 23 Junho 2016 12:16 . Em entrevista ao jornal El País, a presidenta legitimamente eleita, Dilma Rousseff, afirma que o grupo golpista que tomou o poder e atropelou a democracia “entrou no governo como uma horda de hunos”, fazendo referência às tribos que apareceram na Europa no século IV e conquistaram vários territórios à força. A presidenta também disse que está disposta a reaver a democracia brasileira, que foi maculada com o golpe. “Luto para voltar (...) Para isso usamos o oxigênio do debate, para matar os parasitas da democracia. Devemos mostrar o que está em jogo aqui. Não é só o impeachment”, disse.

A era da prisão-espetáculo voltou?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 23/06/2016 Se o senhor Paulo Bernardo praticou, de fato, as falcatruas de que o acusam, pague por elas. No mundo civilizado é – ou deveria ser – assim: acusação, defesa, julgamento e pena (ou absolvição). Prisão se justifica quando há algum elemento de surpresa na ação, que permite coleta de provas que, de outro modo, seriam destruídas.

O nocaute sofrido por Otávio Frias num debate em Londres.

Imagem
Postado em   22 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Frias entrou numa fria em Londres E eis que vejo Otávio Frias Filho num ambiente desfavorável, graças a um  vídeo do Cafezinho . Frias está em Londres, num seminário que discute a mídia e a democracia no Brasil. São trinta minutos de vídeo. Nos primeiros quinze, ele ouve um diagnóstico devastador — e preciso — de uma jornalista britânica especializada em América Latina, Sue Branford.

Secretário de Temer agrediu ex-companheira e assediou ex-funcionária

Imagem
QUA, 22/06/2016 - 19:54 Jornal GGN –  O secretário nacional de Juventude do governo interino de Michel Temer, Bruno Moreira Santos, é acusado por duas mulheres de agressão, ameaça e assédio sexual. Sua ex-companheira, Vitoria Abreu Alves da Costa diz que ele a agrediu com socos, tapas, chutes e puxões de cabelo, além de ameaçá-la com uma faca.

Como o jatinho de Eduardo Campos caiu sobre Eletrobras. E já tem novo cadáver

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 22/06/2016 Este despretensioso blog  publicou hoje  a reprodução do relatório do Ministério Público Federal sobre a Operação Turbulência, que apura as falcatruas descobertas a partir do “jato sem dono” da campanha Eduardo campos-Marina Silva, que matou o ex-governador de Pernambuco em agosto de 2014.

Foragido de operação que investiga propina a Eduardo Campos é achado morto em PE

Imagem
Sumaia Villela - Correspondente da Agência Brasil -  22/06/2016 22h54 O empresário Paulo César de Barros Morato, único foragido da  Operação Turbulência , deflagrada ontem (21) pela Polícia Federal, foi encontrado morto na noite de hoje (22) em um motel em Olinda (PE). A informação foi confirmada pela Polícia Federal (PF) em Pernambuco. Foto do empresário Paulo César de Barros Morato divulgada pela Polícia Federal  Divulgação/Polícia Federal  A operação investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro  em Pernambuco e Goiás e que teria movimentado mais de R$ 600 milhões desde 2010 e que teria relação com campanhas eleitorais do ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência da República Eduardo Campos, morto em um acidente de avião em 2014. Saiba Mais PF prende quatro pessoas em operação envolvendo avião de Eduardo Campos PSB nega ato ilícito em campanha de Eduardo Campos Ainda não há informações sobre as circunstâncias da m

Como seguidores de Bolsonaro armaram o ataque fascista à UnB

Imagem
Postado em   22 Jun 2016 por :   Kiko Nogueira Publicado pela  Mídia Ninja Se pairavam dúvidas sobre o fascismo existente no atentando da última sexta-feira (17) na Universidade de Brasília (UnB), elas acabam de ser elucidadas: nossa reportagem teve acesso aos diálogos do grupo criado no WhatsApp intitulado inicialmente como  “Invasão CA Sociologia”  para articular a dissimulada “manifestação”.

No golpe dentro do golpe, só os bancos arrastam as fichas

Imagem
REFLUXO O golpe do impeachment mal chegou à interinidade e a velha teimosia da história de se repetir como farsa já dá suas caras por  Helena Sthephanowitz   publicado  21/06/2016 14:00,  última modificação  21/06/2016 15:09 FABIO R. POZZEBOM/ABR/FOTOS PÚBLICAS Ilan Goldfarjn e Henrique Meirelles, presidente do BC e ministro da Fazenda do interino Michel Temer: representantes do capital e verdadeiro poder dentro do governo golpista Em 1964, boa parte de quem ajudou, direta ou indiretamente, a derrubar o então presidente João Goulart acabou cassado pela ditadura e morrendo no ostracismo. Eleições diretas pelo voto popular foram suprimidas, primeiro para presidente e depois até para governador e prefeito das capitais. Foi o golpe dentro do golpe, expurgando todos aqueles líderes relevantes que em algum momento disseram  " amém "  ao projeto ditatorial que durou duas décadas. Até golpistas fundamentais e de primeira hora como Carlos Lacerda foram expurgados.

Ao Ministério Público, Marcos Valério promete documentos da propina para o PSDB

Imagem
O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, preso desde 2013 por envolvimento no mensalão,  teria prometido ontem ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entregar documentos originais de empréstimos realizados pelo Banco Rural supostamente para financiar campanhas eleitorais e esquemas de corrupção tucanos em Minas Gerais. por Helena Sthephanowitz - 22/06/2016 De acordo com fontes ouvidas por jornal  O Tempo o incentivo a uma delação de Valério partiu da defesa do senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS), que citou a suposta maquiagem em dados do banco em sua delação premiada à força-tarefa da Lava Jato. Embora tivesse acompanhado o caso na CPI dos Correios como presidente do colegiado, Delcídio teria apenas sua palavra sobre o fato e precisaria de mais subsídios para garantir os benefícios de um acordo com os investigadores. Nas tratativas para delação premiada relacionada ao mensalão tucano, esquema que teria financiado ilegalmente a campanha à r