Postagens

Mostrando postagens de junho 3, 2016

Paulo Henrique Amorim - Palestra "O Quarto Poder - Uma outra História"

Imagem

Fora Temer mobiliza manifestações em diversos países

Imagem
Frente Brasil Popular   Somando as manifestações que ocorrerão nesta sexta-feira (10), em todo o país, contra o governo ilegítimo Temer, diversos atos no exterior estão marcados para denunciar ao mundo o processo ilegal  do impeachment no Brasil, que fere a democracia, barra as investigações relacionadas ao combate à corrupção e retira conquistas sociais históricas, inclusive, a mídia internacional, há tempos, denuncia o afastamento da presidenta Dilma, alertando para um golpe de estado no país.  Confira a agenda das manifestações no exterior 

Investida da Lava Jato contra peemedebês é só pra inglês ver

Imagem
Posted by  eduguim  on 09/06/16 • Categorized as  Análise Até aqui, a operação Lava Jato não passou de instrumento da corrupção. Sim, é isso mesmo. Os áudios de expoentes do PMDB que vêm sendo vazados desde que Dilma foi derrubada pela bandidagem que infecta o Congresso mostram que essa operação apenas ajudou a afastar a grande fiadora da investigação: Dilma Rousseff. A Lava Jato jogou o país em uma crise econômica sem precedentes. Sem ela, o setor da economia que mais influi no desempenho do PIB – a construção pesada, tocada pelas empreiteiras envolvidas na investigação – não teria sido paralisado e, assim, não teria roubado naco tão grande do crescimento.

SANTAYANA: O PONTO DE FUSÃO

Imagem
. por Mauro Santayana - 09/06/2016 Os principais partidos do país - incluídos PT e PMDB - manifestaram-se, esta semana, contra os pedidos de prisão do Presidente do Senado, Renan Calheiros, do ex-ministro do Planejamento, Romero Jucá, e do ex-presidente José Sarney, encaminhados pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal, com base em telefonemas gravados pelo ex-Presidente da Transpetro, Sérgio Machado, e  “vazados” por O Globo. Entre as razões citadas, está a alegação da possibilidade de crime de obstrução de justiça, porque os três - que são legisladores, para isso escolhidos pelo voto popular - teriam discutido a aprovação de leis para impedir que acordos de delação premiada sejam feitos com pessoas já detidas e para alterar a determinação - claramente promulgada sob pressão do clamor popular - que prevê prisão após a condenação já na segunda instância.

Os quatro grupos que podem decidir o placar do impeachment no Senado

Imagem
LEGISLATIVO Segundo líderes, há os que tentam evitar mudanças nos votos pró-impeachment, os que já mudaram de posição, os que se dizem decepcionados com o PMDB e os que querem acordo por novas eleições por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  09/06/2016 19:34,  última modificação  09/06/2016 19:47 AGÊNCIA SENADO Dilma precisa de 28 votos para voltar. Segundo Requião, já haveria 30. Mas não há confirmações para se cravar placar Brasília – As especulações sobre se “Dilma volta” ou se “Temer fica” no Congresso Nacional beiram um clima da "boca-de-urna". Quatro frentes atuam para interferir na votação final.  Uma é formada diretamente pelos aliados do governo provisório e faz de tudo para manter no mínimo 54 votos para sacramentar o impeachment. Outras três atuam pelo retorno da presidenta, mas mediante acordos e cálculos diversos.

Governo Temer troca Paul Singer por escrivão aposentado

Imagem
QUI, 09/06/2016 - 18:33 . Jornal GGN -  Paul Singer, economista, professor da USP e fundador do CEBRAP e do PT, foi substituído no cargo de Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho por Natalino Oldakoski, escrivão de polícia aposentando pelo Estado do Paraná.  Um dos mais respeitados intelectuais brasileiros, Singer é autor de 25 livros e implantou mais de 300 projetos ligados ao cooperativismo e ao trabalho associado, na área da agricultura familiar, reciclagem de resíduos sólidos e produtos artesanais. No Ministério do Trabalho, o novo secretário de Políticas Públicas de Emprego, Leonardo José Arantes, sobrinho do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), aliado de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Leia mais abaixo:

Pedro Kuczynski é o novo presidente do Peru

Imagem
. Da Agência Andina - na EBC -  09/06/2016 19h38 Depois de 100% das urnas processadas, embora ainda falte contabilizar 0,22%, Pedro Pablo Kuczynski, da coligação Peruanos por el Kambio, foi eleito presidente do Peru com 50,12% dos votos. A concorrente, Keiko Fujimori, da coligação Fuerza Popular, obteve 49,88% dos votos. Os dados foram divulgados por Mariana Cucho, chefe do órgão responsável pelo processo eleitoral no Peru, a Oficina Nacional de Processos Eleitorais (Onpe). Segundo o último boletim da Onpe, Kuczynski registrou 8.580.474 de votos e Keiko, 8.539.036. A diferença ficou em pouco mais de 41 mil votos.

Cuidado: o canibalismo jurídico ainda vai gerar uma constituinte

Imagem
SENSO INCOMUM 9 de junho de 2016, - CONJUR Por  Lenio Luiz Streck Escrevo para denunciar, de novo, o perigo que corremos por estarmos devorando o nosso ferramental. Comportamo-nos como a ascídia, que é um animal marinho que devora o próprio cérebro após fixar residência num local que lhe pareça "tranquilo e favorável". A ascídia representa o suprassumo do canibal. Ao trabalho. Toda democracia estável depende de uma relação equilibrada entre Direito e política para  impedir  que a constante disputa pelo poder, entre os diversos partidos e grupos sociais, possa colocar em risco a engenharia institucional estabelecida pelo pacto constitucional. Rafael Tomás de Oliveira e eu escrevemos sobre isso semana passada. Eis o caráter compromissório de uma constituição. Quando a política passa a funcionar na condição do vale-tudo, por meio de uma guerra generalizada entre facções que instrumentalizam o direito de acordo com seus objetivos ideológicos mais prementes,  a democra

Barroso, inacreditável: impeachment depende de desgaste político; crime, acha-se um

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 09/06/2016 Eu devo ser um sujeito muito antigo, porque sou do tempo em que julgamento, sobretudo o penal, deveria ser pautado pela materialidade do fato criminoso e sua tipificação na lei. Parece que não é mais assim. O senhor Luís Roberto Barroso, segundo o  Valor , disse hoje a estudantes de Direito (imagina o que serão ouvindo coisas assim) que o impeachment depende essencialmente a perda de sustentação política (neste caso, parlamentar) do governante, porque o crime de responsabilidade, querendo, se acha:

Alba manifesta apoio ao governo de Nicolás Maduro na Venezuela

Imagem
9 de junho de 2016 - 16h48 - Portal do Vermelho Nesta quarta-feira (8), o Conselho Político da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (Alba-TCP), aprovou uma declaração em respaldo ao governo constitucional do presidente Nicolás Maduro. Reprodução A Alba reconhece os esforços de Maduro de manter a paz e a constitucionalidade em seu país O organismo internacional destaca que o Maduro tem sido persistente na luta pela preservação da paz e da constitucionalidade democrática. Afirma ainda que a  tentativa de aplicação da Carta Democrática impulsionada pelo presidente da OEA, Luis Almagro, é “ilegítimo” e tem o “propósito de propiciar uma intervenção contra o governo constitucional do país”. Leia a declaração na íntegra: 

Russos fazem remix de Happy com Obama em cenário de guerra

Imagem
QUI, 09/06/2016 - 16:48 ATUALIZADO EM 09/06/2016 - 16:48 Jornal GGN -  Russos fazem um remix da música Happy, do cantor e compositor Pharrell Williams, com o rosto de Barack Obama, numa crítica à política de segurança internacional dos Estados Unidos. No clip, Pharrell e outras pessoas aparecem dançando em diferentes situações “porque estão felizes”. No remix Obama aparece dublando a música em cenários de guerra.  A proposta humorada dos russos pode sugerir a participação dos Estados Unidos no conflito da Síria. Em 2014, durante uma entrevista para o canal de TV norte-americano CBS, Barack Obama reconheceu que as agências de inteligência do país erraram ao intervir na Síria, pois não preveram que o conflito local se tornaria terreno fértil para o resurgimento do Estado Islâmico. 

Dilma visita obras em polo de alta tecnologia Campinas

Imagem
Fernanda Cruz – Repórter da Agência Brasil -  09/06/2016 14h41 Dilma Rousseff visita canteiro de obras do Centro Nacional de Energia de Materiais  Rovena Rosa/Agência Brasil A presidenta afastada Dilma Rousseff fez hoje (9) a primeira viagem ao estado de São Paulo desde seu afastamento pelo processo de impeachment . Ela foi a Campinas (SP) visitar o canteiro de obras do projeto Sirius, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, onde está sendo construído o acelerador de partículas com o maior brilho do mundo. Dilma chegou por volta do meio dia e deixou o local às 13h, sem falar com a imprensa. Durante a visita, a presidenta afastada, acompanhada do ex-ministro Aloízio Mercadante, recebeu rosas vermelhas de funcionários do centro. Conversou também com um grupo de universitários que seguravam cartazes em favor de cotas raciais. Dilma viajou de Brasília à Campinas em um avião particular, já que o Planalto restringiu o uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) pa

Temer sabe lidar com bandidos e precisa salvar Cunha para manter seu governo respirando. Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   09 Jun 2016 por :   Kiko Nogueira Dupla dependência É bonito o cinismo do ministro Eliseu Padilha ao dizer que a gestão do interino não está envolvida no esquema para salvar o mandato de Eduardo Cunha. “A independência entre os poderes faz com que essa pergunta não possa ser respondida pelo governo e, sim lá pelo Legislativo”, afirma. “Interferência do governo é zero. O interesse que se tem hoje é que as instituições funcionem e a Câmara dos Deputados está funcionando normalmente.” Padilha falava sobre a abdução de Tia Eron, do PRB, na votação do Conselho de Ética. Na véspera, ele e o presidente do partido de Tia Eron, ministro Marcos Pereira, se reuniram.

Relatório detalha como golpe desencadeou onda de abusos em Honduras

Imagem
Pesquisa feita por 54 organizações da sociedade civil e movimentos sociais foi apresentada à ONU como alternativa a relatório oficial de Estado Lauren McCauley, Common Dreams - Carta Maior - 08/06/2016 . O golpe hondurenho apoiado pelos Estados Unidos desencadeou uma onda de políticas neoliberais que têm sistematicamente violado os direitos sociais, econômicos e culturais do povo indígena da nação, das mulheres e dos fazendeiros enquanto têm deixado os ativistas e defensores dos direitos humanos – como a falecida Berta Cáceres – vulneráveis à criminalização e violência.  

Em depoimento, Cerveró diz que gravação de Delcídio foi "sugestão do procurador"

Imagem
. PROVA INDUZIDA 9 de junho de 2016, 11h22 - CONJUR Por  Pedro Canário  e  Marcelo Galli Em depoimento a um dos responsáveis pela operação “lava jato”, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró disse que seu filho gravou a reunião que levou Delcídio do Amaral à prisão “com sugestão do próprio procurador”. Logo depois, no entanto, ele trocou olhares com seus advogados e mudou a versão: disse que o procurador apenas alertou que, sem provas, a acusação de que o ex-senador conspirava sua soltura não teria validade. De todo modo, criminalistas consultados pela revista  Consultor Jurídico afirmam que se tratou de prova induzida. Mesmo que sua produção não tenha sido diretamente sugerida pelo Ministério Público, a gravação não pode ser usada para embasar a delação, considerada “meio de obtenção de prova” pelo Supremo Tribunal Federal, e não parte da defesa. Leia mais>>

Sexta-feira, dia 10, a democracia precisa de você

Imagem
Sexta-feira é daqueles dias que valem por muitos anos. Chame sua família, junte seus amigos e amigas e ajude a encher as ruas de todo o Brasil com a emoção e as cores da democracia. Dia 10, sexta-feira, defender a democracia tem um sinônimo: fora Temer! Vermelho.org

Barbara G. Walker: o estupro nosso de cada dia

Imagem
. ORIENTE mídia - 08/06/2016 “…Ao buscar o significado destas sensações no livro “A Velha – Mulher de idade, sabedoria e poder”, Walker revela o que existiu nas sociedades matriarcais e explica  por que as mulheres são violentadas, humilhadas e estupradas por homens que se dizem apaixonados e atraídos por elas. A autora, feminista, detalha fatos históricos. Pesquisa minuciosamente as razões que fazem tantas mulheres serem vítimas da violenta agressão do estupro. Desde sua capacidade de gerar vida até sua sabedoria esculpida na face com as rugas do tempo, esclarece por que o patriarcalismo tomou os espaços das poderosas matriarcas. O estupro parece ter sido o meio de as dominar e sobre elas exercer incontestavelmente seu poder…” Por Amyra El Khalili*

Jandira Feghali rebate Lauro Jardim: Não vão me intimidar com ilações e mentiras

Imagem
08 de junho de 2016 às 16h34 - VIOMUNDO Não vão me intimidar com ilações e mentiras da assessoria de imprensa da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) Jandira, que lutou pelo fim do financiamento por empresas e contra as manobras de Eduardo Cunha para impedir essa proibição, responde às insinuações sem qualquer fundo de verdade publicadas na coluna de Lauro Jardim. Em 1981 conheci a porta dos estaleiros, ainda como sindicalista. Entendi a importância do setor naval para a economia do Rio de Janeiro e para a geração de empregos. Desde então, a luta pelo soerguimento do setor e em defesa dos trabalhadores é uma constante no exercício de meus mandatos.

Alex Solnik: Liberdade para Dilma

Imagem
. por Alex Solnik - 08/06/2016 Quando eu soube que o Etchegoyen estava controlando quem entrava e quem saía do palácio da Alvorada logo desconfiei que a presidente Dilma estava numa espécie de prisão domiciliar. São muitas coincidências, inclusive essa de um general da extrema-direita, filho de um torturador, tomar conta de uma ex-guerrilheira. Com o passar dos dias, minha desconfiança se fortaleceu.

Historiadores pela Democracia de todo país dizem: é golpe! Não passarão!

Imagem
Os intelectuais brasileiros chegam tarde nesta luta, como uma ação organizada de uma categoria, mas vieram trazendo uma ferramenta fundamental para a sociedade: a capacidade de análise. Por isso é com alegria que publico os depoimentos de mestres e mestras que me formaram, assim como colegas de profissão. . Laura de Mello e Souza, minha querida professora de história moderna na USP, representa-me de modo simples e claro ao dizer: “Presidenta Dilma, a história lhe fará justiça”.

Como Temer, o Japonês da Federal enganou os oportunistas que queriam ser enganados. Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   08 Jun 2016 por :   Kiko Nogueira A saga do Japonês da Federal, preso por contrabando, encarna à perfeição o roteiro do impeachment. Newton Ishii pegou quatro anos e seis meses de prisão em regime semi aberto por causa de crimes na fronteira do Panará com o Paraguai. Até ontem, era celebrado como herói absoluto do coxinismo revoltado online. Máscaras com sua face foram vendidas no Carnaval e exibidas com orgulho por milhares de seres que o viram em fotos conduzindo presos da Lava Jato. Ishii encarnou o personagem que lhe deram. Como um impostor — um Frank Abagnale Jr. do filme de Spielberg com Leonardo DiCaprio –, fez o papel que queriam que ele fizesse.

Nassif: Xadrez dos jogos da Justiça e do MPF

Imagem
QUA, 08/06/2016 - 23:16 ATUALIZADO EM 08/06/2016 - 23:18 Luis Nassif . Primeiro, vamos tentar entender características, particularidades, ambições e limitações dos personagens que atuam no lado jurídico da Lava Jato, começando pelo Ministério Público Federal. A teoria do fato Um dos grandes feitos recentes do MPF foi a consolidação de uma técnica de investigação chamada de "teoria do fato" – não confundir com o “domínio do fato”. Consiste em criar uma narrativa inicial, uma teoria inicial que explique o todo. A sistematização da informação facilita na organização dos fatos em torno de uma narrativa lógica. Mas para ser eficaz - no sentido de se buscar a verdade – a teoria não pode se sobrepor aos fatos. Na medida em que os fatos vão aparecendo, tem que haver ajustes na teoria.

EUA colocarão em órbita um dos maiores satélites de espionagem do mundo

Imagem
. Sputnik News - 08/06/2016 Os EUA realizarão na quinta-feira (9) o lançamento de um dos maiores satélites de vigilância do mundo, o mais novo dos satélites da série Mentor, informou a empresa responsável pela missão United Launch Alliance. O aparelho será levado até a órbita terreste pelo foguete transportador Delta 4-Heavy, cujo lançamento está marcado para 14h59 do horário de Brasília, a partir do cosmódromo da Força Aérea dos EUA no Cabo Canaveral.

Após apoiar golpe, Skaf agora defende separar política e economia

Imagem
8 de junho de 2016 - Vermelho.org Depois de contribuir para aprofundar as crises política e econômica - ao colocar a máquina da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em favor do golpe -, o presidente da entidade, Paulo Skaff, agora anuncia que é preciso separar as duas questões. "Que a partir de hoje a crise política fique de um lado e a economia siga de outro", disse, em reunião com o interino Michel Temer, na qual cobrou a fatura do apoio ao impeachment: "É necessário que os impostos não sejam aumentados".   Em encontro de Temer com cerca de 200 empresários e líderes de entidades empresariais, Skaff utilizou seu discurso para mandar recados ao governo interino. Com a fala voltada ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ele pressionou não apenas para que não haja novos tributos, mas também pela redução dos juros, pelo programa de privatizações e concessões na área de infraestrutura e pelo aumento de crédito. De acordo com ele, caso o

DEPOIS DO VENDAVAL DA LAVA JATO, O DESCONHECIDO

Imagem
por Wanderley Guilherme dos Santos -no Segunda Opinião - 8 de junho de 2016 Custou mas foi rompido o dique de proteção ao PSDB empilhado em Curitiba. Quanto mais cresce a papelada que nada revela sobre fenomenais transgressões de Lula e Dilma Rousseff, mais entulhadas ficavam as gavetas com as alusões a Aécio Neves e a Fernando Henrique Cardoso, escalando o pobre do falecido Sergio Guerra como único tucano meliante.

Carta aberta a Janaína Paschoal. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   08 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Janaína em seu momento supremo no golpe Cara Janaína: Leio que você se sente esquecida pelos homens a quem ajudou no golpe com seu parecer a favor do impeachment. Você foi usada. Você foi comprada. Por 45 mil reais o PSDB obteve de você uma peça que suprimiu 54 milhões de votos e interrompeu uma democracia tão jovem.. Saiu barato para os liderados pelo Decano do Golpe, FHC, e seu Robin, Aécio. Cada real empregado neste projeto matou quase mil votos. E esqueceram você.

Pepe Escobar: A Grande Muralha da Impotência do Pentágono.

Imagem
7/6/2016,  Pepe Escobar,  RT Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Ninguém nunca perdeu dinheiro apostando em que o Pentágono conseguiria controlar a própria retórica excepcionalista.  Mais uma vez, o atual  El Supremo  do Pentágono e neocon de carteirinha Ash Carter, não desapontou no Diálogo Xangrilá – fórum anual regional de segurança em Cingapura e absoluto  must-go , do qual participam ministros da Defesa, intelectuais e empresários executivos de toda a Ásia. O contexto é tudo. O Diálogo Xangrilá é organizado pelo International Institute for Strategic Studies (IISS), com sede em Londres, que é, na essência,  think-tank  pró anglo-norte-americanos. E acontece no transportador privilegiado dos interesses geoestratéticos imperiais no sudeste da Ásia: Cingapura. 

Lula: se for para salvar conquistas sociais, serei candidato. Na Al Jazeera, assista.

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 08/06/2016 Ontem,  O Globo , cheio de esperanças, publicava que Lula sinalizava que “”não ia disputar” as eleições de 2018. Óbvio que, pela milionésima vez, Lula dizia que não tinha o desejo de ser candidato e que preferia que houvesse outro nome, mas repetia que – se fosse necessário – seria. Se você quer saber o que Lula pensa, assista a entrevista que a imprensa brasileira não faz com ele, mas a Al Jazeera  fez. É incrível que , para ouvir o que dizem um ex-presidente da República e a presidenta afastada Dilma Rousseff a gente tenha de apelar para uma emissora do Qatar.

Aumentos de servidor e do teto do STF são incompatíveis com déficit, diz Renan

Imagem
Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - 08/06/2016 O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), voltou a criticar hoje (8) os projetos de criação de 14 mil cargos, reajustes de diversas categorias do funcionalismo público e o aumento no teto do salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), aprovados semana passada na Câmara dos Deputados. Para Renan Calheiros,os aumentos são incompatíveis com a aprovação do déficit fiscal Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Renan afirmou que, caso o governo acate as medidas, o Congresso Nacional foi “equivocadamente convencido" sobre a necessidade de aprovar a nova meta fiscal, que prevê um rombo nas contas públicas de R$ 170,5 bilhões. Saiba Mais "Meu eloquente discurso é o silêncio", diz Renan sobre pedido de prisão “É fundamental que saibamos se o déficit foi equivocado, porque, se não foi equivocado, fica difícil compatibilizar aumento de teto, criação de cargos e reaju

'Le Monde': A terra treme no Brasil

Imagem
Jornal francês analisa que diante do caos político Dilma pode voltar à presidência Jornal do Brasil - 08/06/2016 . O  jornal  francês le Monde trouxe em sua edição impressa de terça-feira (7) uma matéria intitulada "A terra treme no Brasil". Com a falta de credibilidade do governo de Michel Temer e o caos político que o país enfrenta, Dilma Rousseff, considerada até há pouco tempo como "politicamente morta", vê aumentar as chances de retomar seu mandato, escreve o diário.

Por que Goldfajn é mais um erro de Temer.

Imagem
Postado em   08 Jun 2016 por :   Carlos Fernandes Mais uma bola fora de Temer: Goldfajn Em meio ao alvoroço que se formou em Brasília a partir do vazamento do pedido de prisão solicitado pelo PGR, Rodrigo Janot, para quatro proeminentes partícipes do golpe, passou meio que despercebida a aprovação de Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Central do Brasil. Após ser sabatinado na manhã da terça-feira (7) pela Comissão para Assuntos Econômicos do Senado, Goldfajn foi aprovado pelo colegiado por 56 votos a favor, 13 contra e 1 abstenção.