Postagens

Mostrando postagens de junho 1, 2016

Interino... E precário. Por Wanderley Guilherme.

Imagem
Poder O novo fenômeno do golpe parlamentar consiste no sequestro do direito constitucional de um povo e sua conversão em privilégio de assalto ao poder por Wanderley Guilherme dos Santos — na Carta Capital -  publicado  07/06/2016  Marcello Casal Jr./ABr A posse do presidente provisório e seu ministério: quem não sabia qual seria o resultado? O  governo de Michel  Temer  é juridicamente interino e politicamente precário. Falhou em completar o  golpe parlamentar  ao não obter a necessária obediência da oposição social à nova ordem. Os usurpadores invadiram o governo, mas não ocuparam de todo o poder.

Senadores pedem a Janot acesso à delação de Sérgio Machado

Imagem
. Mariana Jungmann – Repórter da Agência Brasil -  07/06/2016 20h51 Um grupo de 16 senadores encaminhou hoje (7) ofício ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitando que compartilhe os detalhes da delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, inclusive os áudios de gravações feitas por ele. A delação de Machado implica a alta cúpula do PMDB e gerou, segundo reportagem do jornal  O Globo , um pedido de prisão por parte de Janot contra o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), o ex-presidente da República, José Sarney, o presidente afastado da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Reportagens da Gazeta motivaram "diversos comentários" de colegas, diz juíza

Imagem
. SEM IMPARCIALIDADE 7 de junho de 2016, 20h20 Por  Pedro Canário Um mês antes de a  Gazeta do Povo   ser condenada  a indenizar um juiz por ter divulgado seu salário, uma juíza  se declarou impedida  de julgar dois processos semelhantes, mas referentes a outros magistrados. Em despacho do dia 1º de abril, ela diz que, embora não tenha se sentido ofendida, tomou conhecimento das ações e da insatisfação dos colegas muito antes de ser sorteada para julgar uma ação. “Todas as reportagens mencionadas na inicial foram objeto de diversos comentários e debates entre juízes deste estado”, afirma a juíza Suzie Caproni Ferreira Fortes. No despacho, ela diz que “entende que exerce cargo público e, assim sendo, está sujeita a críticas de ordem positiva ou negativa, inexistindo veiculação específica de determinado magistrado”. Leia mais >>

Teori tem que mandar prender Cunha ainda hoje

Imagem
Se não for preso, será absolvido no Conselho de Ética amanhã por Alex Solnik - 07/06/2016 17:22 O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal – Foto: Nelson Jr./SCO/STF Os acontecimentos da sessão de hoje do Conselho de Ética dão motivo para que o ministro Teori Zavascki decrete a prisão de Eduardo Cunha ainda hoje, pois ficou demonstrado que, apesar de ter sido afastado pelo STF justamente por estar interferindo no seu processo de cassação, ele continua agindo do mesmo modo. A manobra de Cunha consiste em forçar a ausência de uma deputada do PRB que, sem ter participado de nenhuma sessão do Conselho de Ética, foi colocada nele de forma intempestiva e sem explicações em substituição a Fausto Pinato, que antes já tinha sido afastado da relatoria e era voto certo pela cassação de Cunha.

Sem voos da FAB, Dilma diz que Planalto será responsável por sua segurança

Imagem
. Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil -  07/06/2016 19h35 A defesa da presidente afastada Dilma Rousseff protocolou hoje (7) no Palácio do Planalto uma comunicação ao presidente interino Michel Temer de que as viagens dela serão feitas “por meio de aviões de carreira ou por via terrestre” e que “quaisquer situações que violem a segurança pessoal” dela será de responsabilidade “exclusiva e pessoal” da presidência em exercício e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI). Ontem (6), o Planalto  negou pedido  de Dilma para se deslocar a Campinas com avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A solicitação foi a primeira recusada após parecer da Casa Civil que limitou a autorização para deslocamentos de Dilma em aeronaves da FAB  somente entre Brasília e Porto Alegre , cidade onde mora sua família.

Paulo Nogueira: Que tal uma tornozeleira como a de Sarney para FHC?

Imagem
Postado em   07 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Dois pares de pernas à espera de tornozeleiras Um outro idoso da política nacional merece, como Sarney, tornozeleira: o decano do golpe, FHC. Tenho uma sugestão adicional: deveria ser uma tornozeleira especial que desse um choque em sua canela octogenária a cada vez que ele falasse a palavra “corrupção”. Como todo direitista, FHC faz tempo que para tentar dar sustentação ao golpe alega corrupção. É um velho refrão dos conservadores. Já sob GV, em meados dos anos 1950, a plutocracia falava num mar de lama — mítico, imaginário, cínico e mentiroso.

“Piauí” detalha como filhos de Sérgio Machado operavam dinheiro do PMDB

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 07/06/2016 Se a excelente repórter Júlia Duailibi estiver certa, não vão faltar  comprovações materiais dos negócios feitos para Renan Calheiros, Romero Jucá e José Sarney – e sabe Deus quem mais – por Sérgio Machado. Ela relata,  em matéria na revista Piauí , que foi pelas transações operadas por três  filhos do ex-senador tucano e depois  “indicado” do PMDB na Transpetro que se chegou aos negócios da trinca e que a delação premiada do pai é o corolário das delações dos filhos-operadores.

Marcelo Zelic: Dúvidas na degravação das conversas entre Jucá e Machado deixam em aberto papel de Temer no complô; compare você mesmo

Imagem
07 de junho de 2016 às 16h19 - VIOMUNDO Dúvida: Jucá falava com Machado em nome de Temer? Os inaudíveis de Jucá e Machado por Marcelo Zelic* Na semana passada, a comissão de impeachment no Senado negou a inclusão da conversa gravada de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, com senador Romero Jucá (PMDB-RR), na defesa da presidenta Dilma Rousseff. O áudio mais completo  disponível   na   internet  tem nove minutos de duração. Está no pé desta matéria. Por curiosidade, resolvemos confrontá-lo com a transcrição publicada pela  Folha de S. Paul o, em 23 de maio de 2016, e com outras que circulam pela mídia.

Parente e Maria Silvia são réus em ação que cobra prejuízo de R$ 5 bi à Petrobras

Imagem
PIOR QUE PASADENA Recém-nomeados novos presidentes da Petrobras e do BNDES compõem o complicado time do alto escalão do governo interino com "esqueletos" no armário de escândalos do passado por  Helena Sthephanowitz   publicado  07/06/2016 12:21,  última modificação  07/06/2016 12:42 FABIO POZZEBOM E TOMAZ SILVA/ ABR Operações com companhias argentina resultaram em prejuizo maior que o de Pasadena. Parente e Maria Silvia integravam conselho O novo presidente da Petrobras, Pedro Parente, tem pelo menos um esqueleto no armário do "petrolão" tucano ainda escondido. É réu em ação popular civil desde 2001, em plena era FHC, junto com vários outros diretores e conselheiros da Petrobras, entre eles a nova presidenta do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques.

Anastasia foge da produção de provas para camuflar golpe, diz Vanessa

Imagem
7 de junho de 2016 - Vermelho.org A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que integra a comissão especial do impeachment no Senado, afirmou que a decisão do presidente, Raimundo Lira (PMDB-PB), de recuar e manter o prazo para as alegações finais tanto para a acusação quanto para a defesa de 15 dias cada um, é uma manobra para confundir a opinião pública e esconder as “barbaridades” cometidas que afrontam a Constituição. Por Dayane Santos Moreira Mariz/Agência Senado A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB- AM) também comentou o pedido de prisão contra senadores aliados do governo pela PGR “Eles apenas recuaram no prazo das alegações finais”, salientou a senadora em entrevista ao Portal Vermelho . “Eles fizeram uma série de barbaridades e estava muito claro que eles iriam recuar num ponto para passar uma outra imagem para a imprensa. Mas isso é balela. É mentira. Não é verdade é nós temos que desmascarar”, denunciou Vanessa Grazziotin. Segundo a senadora, o objetivo dos golpist

Não basta prender e cassar Cunha: é imperioso devolver a Dilma o que lhe foi tirado por uma conspiração de ladrões. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   07 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Almas gêmeas Não basta prender e cassar Cunha: é imperioso devolver a Dilma o que lhe foi tirado por uma conspiração de ladrões liderada pelo rei do cangaço da política nacional. Isso não deve sair das vistas dos brasileiros neste momento em que fica ainda mais aguda a crise política e moral nacional. O impeachment é Cunha. É tão viciado, tão canalha, tão desonesto, tão mentiroso quanto Cunha. Suprimir Cunha, mas manter sua obra magna no campo do gangsterismo, o impeachment, é uma insanidade. É fazer uma obra vital apenas pela metade. É promover somente 50% de justiça num caso que clama 100% ou mais.

Pedido de prisões: vazamento para constranger STF

Imagem
. por Tereza Cruvinel - 07/06/2016 Constranger o Supremo Tribunal Federal.  Com este objetivo é que foram vazados os pedidos de prisão contra o ex-presidente José Sarney (domiciliar),  o presidente do Senado, Renan Calheiros, o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha e o senador Romero Jucá. Tais pedidos já haviam sido encaminhados há mais de uma semana pelo procurador-geral Rodrigo Janot  ao relator da Lava Jato, ministro Teori Zavascki. A demora e a preservação do sigilo, pelo Supremo, indicaram uma disposição para a recusa, o que levou a Procuradoria-Geral da República a apelar para o vazamento. Ao contrário de Teori e do STF, Janot é que tinha interesse em ver sua iniciativa estampada como notícia.

Dilma, para devolver ao povo o que é do povo: a escolha do futuro

Imagem
A resistência ao golpe precisa construir uma pauta de nação que agregue à luta pela legalidade uma dimensão mudancista. por Saul Leblon - na Carta Maior - 07/06/2016 . Qualquer observador realista sabe que a ruptura representada por um golpe militar ou constitucional abre trincas duradouras na vida da sociedade.    Atravessado o Rubicão, dificilmente se retorna ao ponto original, ainda que os golpistas sejam derrotados.   Não há motivos para imaginar que será diferente no Brasil de 2016.   O golpe de 12 de maio evidenciou uma beligerância conservadora que soube construir as condições necessárias ao assalto ao poder, num esforço de convencimento, e autoconvencimento, ao longo de quatro derrotas em escrutínios presidenciais.

Lula pede que povo não abaixe a cabeça e lute contra o golpe

Imagem
RESISTÊNCIA Com palavras de ordem como "ocupar e resistir, até o Temer cair", o ato de lançamento da campanha "Se é Público é Para Todos" alertou para a necessidade de impedir os retrocessos do governo interino por  Maurício Thuswohl, especial para a RBA   publicado  07/06/2016 11:26,  última modificação  07/06/2016 11:57 FERNANDO FRAZÃO/ABR Ex-presidente Lula participa de ato que lançou campanha de valorização das empresas públicas, contra o desmonte de políticas públuicas e a privatização irrestrita Rio de Janeiro – Na presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de centenas de representantes de sindicatos, movimentos sociais e populares, um ato em defesa das empresas públicas realizado na noite desta segunda-feira (6) na Fundição Progresso, na Lapa, região central do Rio de Janeiro, reafirmou a disposição de resistir ao prosseguimento do governo interino de Michel Temer.

Janot pede prisão de Renan, Jucá e Sarney. Vão votar o impeachment da cadeia?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 07/06/2016 Manchete de o Globo: O procurador-geral da República, Rodrigo Janot,  pediu ao Supremo Tribunal Federal a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) e do senador Romero Jucá (PMDB-RR) . A informação é de um interlocutor de ministros do STF. Renan, Sarney e Jucá foram flagrados tramando contra a Operação Lava-Jato em conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.  Os pedidos de prisão já estão com o ministro Teori Zavascki, do STF, há pelo menos uma semana.

Novo caso de morte em ação policial aponta falência do sistema de proteção às crianças

Imagem
VULNERÁVEIS Advogado afirma que, antes de cometer o delito, jovens foram vítimas da negligência da família e do Estado. Na Baixada Santista, execução aponta para "modus operandi" da PM contra pobres por  Redação RBA   publicado  06/06/2016 12:45,  última modificação  06/06/2016 12:53 REPRODUÇÃO/EBC Pobres, negros e periféricos são principal alvo da violência policial São Paulo – Segundo o advogado Ariel de Castro Alves, o caso do menino morto em uma perseguição policial após o roubo de um veículo, na semana passada, na zona sul paulistana, aponta mais uma vez para a falta de preparo da parte da policia e para a falência do sistema de proteção social para crianças e adolescentes. " Se eles se tornaram infratores, é porque, antes disso, várias infrações foram cometidas contra eles, desde a negligência por parte das famílias, mas também por estarem sem um apoio adequado das políticas públicas, dos programas sociais, educacionais e de saúde, que poderiam

Por que Jaques Wagner não gravou a conversa que teve com Eduardo Cunha sobre o impeachment? Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   06 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Um gravador resolvia tudo Por que Jaques Wagner não gravou a conversa que ele teve com Eduardo Cunha antes que o rei do cangaço poítico decidisse aceitar o impeachment? Esta conversa foi postada hoje por Wagner no Twitter. Dada a biografia de Cunha, e os fatos conhecidos, ela é absolutamente crível. “Eduardo Cunha nos disse que, se conseguíssemos votos para barrar a cassação dele no Conselho de Ética, ele não abriria o impeachment.” Gravar conversas, em certas circunstâncias, pode ser imprescindível. Este era um deles.

Aprovação de contas não significa que campanha foi limpa, diz Gilmar Mendes

Imagem
ANÁLISE SISTÊMICA 6 de junho de 2016, 17h53 Por  Fernando Martines Ter as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas diz muito pouco sobre a lisura da campanha de um candidato. Quem afirma é o ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral e membro do Supremo Tribunal Federal, que em debate nesta segunda-feira (6/6) em São Paulo analisou o sistema político e partidário do Brasil. Segundo ele, a chancela do Judiciário, ainda mais quanto à campanha do vitorioso, é apenas um exame formal.  Gilmar prevê que o TSE irá analisar o processo contra a chapa Dilma e Temer no primeiro semestre de 2017. Fellipe Sampaio/SCO/STF Mas o ministro ressalta que a situação começou a mudar quando ele assumiu a relatoria das contas da campanha presidencial de Dilma Rousseff de 2014. Em atitude inédita, Gilmar Mendes trouxe técnicos de outros órgãos, como da Receita Federal, que encontraram indícios de irregularidades, como suspeitas de pagamentos para prestadoras de serviços que na

Paraguai reiniciou sua sabotagem ao Mercosul

Imagem
O atual chanceler do Paraguai, desenterra um estilo primitivo (embora muito usado pelos impérios) nas relações diplomáticas: a retaliação. por Rubén Armendáriz* - Carta Maior - 06/06/2016 . O Paraguai deixou claro na reunião dos ministros do Interior, da Justiça e Segurança do Mercosul, que está decidido a sabotar o normal desempenho do bloco regional, seguindo o script que lhe foi enviado desde Washington: impedir que a Venezuela assuma a presidência pro tempore do organismo, no próximo mês de julho.   Para os delegados dos demais países, se trata de uma trama de retaliação, devido à suspensão do Paraguai após o golpe contra o presidente constitucional Fernando Lugo, e que segue a mesma estratégia que o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, tentou (sem sucesso) impor, visando abrir o caminho para invocar – sem argumentos sólidos – a cláusula democrática contra a Venezuela.

No Boston Globe, Rapoza anuncia a “venda do século”: Para as multinacionais, lei que exclui Petrobras do pré-sal “é mais sexy que uma festa de Carnaval”

Imagem
07 de junho de 2016 às 00h06 - VIOMUNDO Da Redação VIOMUNDO Por mero acaso, um articulista de nome Rapoza escreveu o texto. Uma coincidência significativa. Rapoza trabalhou no Brasil para o  Wall Street Journal /Dow Jones entre 2004 e 2010. Rapoza agora trabalha para a  Forbes . Rapoza reproduz, portanto, o modo de pensar dos grandes executivos do petróleo norte-americanos, que salivam de olho no pré-sal. Rapoza, no diário norte-americano  Boston Globe ,  anuncia a venda do século . É a venda do pré-sal a interesses estrangeiros. Rapoza reproduz os mesmos argumentos entreguistas de José Serra, o corretor.

Venezuela rechaça relatório ‘difamatório’ dos EUA sobre terrorismo

Imagem
. Sputnik News - 06/06/2016 O Governo da Venezuela condenou veementemente as práticas “difamatórias” e “intervencionistas” incluídas no último relatório anual do Departamento de Estado dos EUA sobre terrorismo, publicado em 2 de junho. Washington "não tem mandato para avaliar Estados soberanos em qualquer assunto, incluindo o terrorismo, e, portanto, deve abandonar suas práticas intervencionistas que violam as regras do direito internacionalmente reconhecido pelas nações civilizadas", disse o Ministério do Poder Popular para Relações Exteriores da Venezuela em um comunicado.

Onda de frio intenso chega a Porto Alegre e sensação térmica pode ficar abaixo de zero

Imagem
. Da Redação* Sul 21 - 06/0602016 O Sistema Ceic-Metroclima emitiu, nesta segunda-feira (6), um alerta especial por frio intenso na cidade de Porto Alegre. O padrão de temperatura abaixo da média que vem sendo registrado na cidade desde o fim de abril vai prosseguir e, nos próximos sete a dez dias, o frio tende a se intensificar muito. De acordo com os meteorologistas, a semana será marcada inteiramente por noites de frio forte a intenso e que se acentuará, principalmente a partir da quinta-feira (9). No próximo fim de semana, uma incursão de ar gelado derrubará ainda mais a temperatura, com marcas muito baixas o dia inteiro, mesmo à tarde e com sol. Este novo pulso de ar gelado trazido por correntes de vento originadas na Antártida virá acompanhado de vento que deixará a sensação térmica abaixo de zero em alguns momentos na cidade.

CONTRA O GOLPE: Mobilizações tomam conta do país durante a semana; dia 10 tem greve geral e ato nacional

Imagem
Organizados pelos movimentos populares e pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, protestos culminarão, no dia 10, com protestos pelo país contra governo interino de Michel Temer por  Redação RBA   publicado  06/06/2016 19:35,  última modificação  06/06/2016 20:09 AGÊNCIA PT Movimentos acreditam que o crescimento das manifestações é o único caminho para derrotar o golpe São Paulo – Os movimentos populares, a Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e partidos progressistas realizam, durante toda esta semana, manifestações contra o governo provisório de Michel Temer. As manifestações culminarão, na sexta-feira (10), com uma greve geral convocada pela CUT e pelo PT. No mesmo dia será realizado um ato unificado nacional, liderado pelas duas frentes, contra o afastamento da presidenta Dilma Rousseff.

TEMER NEGA AVIÃO DA FAB PARA DILMA VIAJAR A CAMPINAS

Imagem
. O governo interino de Michel Temer negou, pela primeira vez, um pedido de avião da FAB para uma viagem da presidente Dilma Rousseff; ela solicitou um avião para ir nesta terça-feira (7) a Campinas, para um evento no horário do almoço, com previsão de retorno a Brasília no mesmo dia, mas foi negado; à presidente foram oferecidas passagens áreas para voos comerciais 247 -  O governo interino de Michel Temer negou, pela primeira vez, um pedido de avião da FAB para uma viagem da presidente Dilma Rousseff. Ela solicitou um avião para ir nesta terça-feira (7) a Campinas, para um evento no horário do almoço, com previsão de retorno a Brasília no mesmo dia. A negativa da Aeronáutica segue as novas normas estabelecidas pelo Executivo, segundo as quais Dilma só terá direito a usar avião da FAB para ir e voltar a Porto Alegre, onde mora a família dela. A Aeronáutica diz, ainda, que, se for da concordância da presidente afastada, Dilma poderia receber passagens para fazer a viagem em

Dilma afirma que Cerveró não tem credibilidade e não a intimida

Imagem
6 de junho de 2016 - 21h34 - Vermelho.org A presidenta Dilma Rousseff se pronunciou, por meio de nota, sobre as declarações do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Dilma nega que tenha alguma amizade com Cerveró, que tivesse conhecimento de suas atividades ilícitas e afirma que o teatro montado por ele não a intimida.  Presidenta Dilma refuta artimanhas de Cerveró A presidenta Dilma Rousseff rejeitou nesta segunda-feira (06.06) as afirmações feitas pelo ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró,  em delação premiada divulgada pela Folha de São Paulo e pela Rede Globo . Em nota afirmou "que jamais teve conhecimento sobre as atividades ilícitas praticadas por Nestor Cerveró na Petrobras e, portanto, jamais compactuou com tais condutas". "Este teatro montado por esta pessoa que não tem credibilidade e é suspeito de crimes, não intimida a senhora Presidenta Dilma Rousseff. Ela tem a consciência tranquila e reitera que as provas que demonstram as calúnias de Nestor

Lula defende a manutenção da Lei da Partilha para garantir recursos do pré-sal para o Brasil

Imagem
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Instituto Lula - 06/06/2016 22:23 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta segunda-feira (6), do ato político "Se é Público é Para Todos", reunindo intelectuais, movimentos sociais, sindicais e lideranças políticas em defesa de empresas públicas fortes e focadas no desenvolvimento do país. Em seu discurso, Lula relembrou a importância da descoberta do pré-sal e da aprovação da lei da partilha, além da priorização ao conteúdo nacional para os investimentos da estatal.  "Eu me orgulho de ter investido na indústria naval, de ser o presidente que mais investiu e visitou a Petrobrás."

'Coxinhas agora estão com vergonha', diz Lula em ato pró-Dilma no Rio

Imagem
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ato contra o impeachment de Dilma Rousseff ITALO NOGUEIRA DO RIO 06/06/2016   22h16 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta segunda-feira (6) que as pessoas que se manifestaram contra a presidente afastada Dilma Rousseff estão agora "com vergonha". "Os coxinhas agora estão com vergonha. Eles bateram panela e o que caiu não foi um risoto, foi o [presidente interino Michel] Temer. Quero que eles reivindiquem dele o que reivindicaram da Dilma", disse Lula durante ato contra o impeachment na Fundição Progresso, na Lapa, centro do Rio. O ex-presidente disse que Temer "deu um golpe no Senado" por, segundo ele, colocar em risco programas sociais e a atuação das estatais. "O Temer acaba de dar um golpe, não na Dilma, mas na decisão que o Senado tomou. O Senado apenas o colocou como presidente interino. Ele não tinha direito de fazer o que ele fez. Cortou até o almoço da Dilma.