Postagens

Mostrando postagens de maio 31, 2016

Pepe Escobar: Míssil Fogo do Inferno (Hellfire) do Bem não acabará com os Talibã

Imagem
31/5/2016, Pepe Escobar,  Strategic Culture Foundation Pois a picape Toyota Corolla branca do líder supremo dos Talibã Mulá Mansour batia pino pelo deserto do Baloquistão pouco depois de cruzar a fronteira iraniana, quando um míssil  Hellfire  disparado de um  drone  norte-americano a incinerou e fez dela um monte de ferro queimado e retorcido. Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Essa é a narrativa oficial. O Pentágono disse que Mansour estava na lista de matar de Obama porque se tornara  "um obstáculo à paz e à reconciliação" . Claro que há muito mais do que isso. Mansour era empresário arguto que andava  viajando muito frequentemente  a Dubai – lavanderia histórica do dinheiro dos Talibã, onde se fazem todos os tipos de negócios escusos. Estava também em íntima conexão com Jundullah – codinome da muito  hardcore  milícia sunita anti-Teerã ativíssima na província iraniana do Sistão-Baloquistão.

5 razões pelas quais Washington já decidiu ir à guerra contra a Rússia

Imagem
. por Peter Lavelle* - no Pravda.ru - 07/06/2016 5 razões pelas quais Washington já decidiu ir à guerra contra a Rússia  Parece até que já está escrito no muro - Washington e seu sindicato de estenógrafos (mais conhecido como "mídia-empresa ocidental dominante") estão ligados e estrategicamente posicionados. O Partido da Guerra tem ascendência e a janela de oportunidade está escancarada, embora se vá fechando devagar. O desejo longamente acalentado de domar a Rússia está agora no estágio final. O "Excepcionalismo Norte-americano" tem de submeter toda e qualquer ameaça, real ou imaginada. Importante, ameaças fantasmas geradas intencionalmente recebem máxima atenção e máximo espaço na mídia. A Rússia está nessa categoria. As razões são patentemente óbvias:

França em greve nas vésperas do Euro 2016

Imagem
A França vive o sexto dia de greve dos ferroviários e os trabalhadores da Air France entregaram o pré-aviso de greve entre os dias 11 e 14 de junho, quando se realiza uma manifestação em Paris contra a reforma da lei laboral. ESQUERDA.NET - 6 de Junho, 2016 - 16:23h Foto Matt de Martignac/Twitter A luta contra a reforma da lei laboral e por melhores condições de trabalho vai continuar a paralisar os transportes ferroviários pelo menos esta terça-feira. A greve por tempo indeterminado já dura há seis dias e tem dificultado a circulação de comboios em todo o país.

Foi bom enquanto durou?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 06/06/2016 Não subestime, na política e na Justiça brasileira, o  mise en scene. Para os mais novos, a encenação. O segundo inquérito contra Aécio Neves pouco pode ter a ver com aquela história de que a “Justiça é para todos”. Pode ser o descarte de um sem-serventia. Afinal, muita coisa se passa nos sábados à noite sem que a gente sequer desconfie.

Grosseria de ministro de Temer com internauta que o ironizou: “Me aquecia na casa da sua mãe”

Imagem
. Da Redação, com tweet compartilhado por Rodrigo Vianna O consultor Jackson Vasconcelos é, vamos dizer assim, um conservador. Ele anuncia que tem entre seus clientes de consultoria o Democratas, PSDB, PPS e PSD. Castiga tanto Dilma quanto Temer nas redes sociais.

J. Carlos de Assis: Quem nos protegerá dos promotores e procuradores?

Imagem
JOSÉ CARLOS DE ASSIS  - GGN SEG, 06/06/2016 - 18:57 Aliança pelo Brasil Quem nos protegerá dos promotores e procuradores? por J. Carlos de Assis Quando estiverem esgotadas todas as consequências da Lava Jato e o Legislativo brasileiro não estiver intimidado pela eventual descoberta de falcatruas no seu próprio meio, inibindo sua capacidade de iniciativa, será o momento de se fazer um balanço do sistema judiciário brasileiro e depurá-lo dos excessos cometidos. Não há dúvida de que o balanço apontará fatos positivos, notadamente a incriminação de criminosos de colarinho branco jamais alcançados pela Justiça anteriormente. Mas há também fatos negativos.

Ministro da Saúde exonera auditores signatários de carta em defesa do SUS; clara tentativa de desarticular serviços de combate à corrupção

Imagem
06 de junho de 2016 - VIOMUNDO por Conceição Lemes - no VIOMUNDO Reunidos em Fortaleza (CE), na semana passada, durante o XXXII Congresso do Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde), os diretores do DENASUS (Departamento Nacional de Auditoria do SUS/Ministério da Saúde) e os seus chefes nos estados lançaram um documento histórico:  A Carta de Fortaleza dos auditores em defesa do SUS  ( na íntegra, ao final ). Em retaliação, o ministro interino da Saúde, o engenheiro e deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), decidiu exonerar os signatários do documento.

Lewandowski determina prazo de 15 dias para defesa de Dilma

Imagem
RITO Senadora Simone Tebet (PMDB-MS) havia pedido redução do prazo para cinco dias. Presidente de comissão do Senado também recuou e manteve período original por  Hylda Cavalcanti   publicado  06/06/2016 17:07,  última modificação  06/06/2016 17:28 WILSON DIAS/ AGÊNCIA BRASIL Lewandowski: em se tratando de um caso de repercussão no país, deve ser aplicado entendimento em favor do réu Brasília – O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que vai conduzir a sessão final do impeachment da presidenta Dilma Rousseff no Senado, acolheu os recursos da defesa e restabeleceu o rito anteriormente determinado para a comissão especial do impeachment, que concede prazo de 15 dias para apresentação da defesa. O caso suscitou amplo debate no Senado por causa do pedido da senadora Simone Tebet (PMDB-MS) para que esse prazo fosse reduzido para cinco dias.

Juízes do Paraná querem punir jornal que publicou seus salários

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 06/06/2016 O Brasil chegou ao inacreditável. Os integrantes das corporações judiciais, assim como estão fazendo alguns delegados da PF, se articulam para fazer a censura aos meios de comunicação pelo meio mais perverso: inviabilizando sua sobrevivência econômica.

Rui Falcão: Todos às ruas dia 10 contra o vice usurpador

Imagem
Em seu artigo semanal, o presidente do PT lembra ainda que a Executiva Nacional marcou um Encontro Nacional Extraordinário entre 9 e 11 de dezembro ARTIGOS #ForaTemer ,  #NãoAoGolpe Foto: Paulo Pinto/AgênciaPT Postado por Agência PT, em 6 de junho de 2016 Duas decisões importantes na mais recente reunião da Comissão Executiva Nacional, realizada dia 31 de maio. A primeira, que dá continuidade à nossa participação na luta contra o golpe do vice usurpador, conclama a militância a empenhar-se para a grande mobilização nacional do dia 10 de junho. Nesse sentido, orienta os (as) petistas, sobretudo os que atuam diretamente no movimento sindical a ajudarem na preparação para uma greve geral contra o golpe, pelo fora Temer e por nenhum direito a menos.

Emir Sader: A Direita tem estratégia. E a Esquerda?

Imagem
. por Emir Sader - 06/06/2016 Como citou o jornalista Leonardo Attuch no artigo " As bondades agora, o saco de maldades depois "   no 247, a direita readequou sua estratégia e trata, agora, de agir na direção de consolidar o golpe, garantindo os 2/3 de votos no Senado, através de bondades, preparando as condições para toda sua imensa caixa de maldades. Por mais que incomode a Meirelles e aos empresários que, interpretando o inquieto mercado, sempre querem mais sangue, Temer está temeroso do que ocorra no Senado e vai se concentrar, entre idas e recuos, em concessões que ele crê que garantam sua efetivação como presidente.

Bresser-Pereira: Afinal, que governo é esse?

Imagem
6 de junho de 2016 - 14h43 - Vermelho.org Sabemos que é um governo de direita para o qual a Constituição de 1988 “não cabe no PIB”. Sabemos que é um governo liberal, que se dispõe a fazer mais privatizações, a deixar a taxa de câmbio livre, e a cortar não apenas as despesas correntes mas também os investimentos públicos. Por Luiz Carlos Bresser-Pereira   Mas agora também sabemos que é um governo patrimonialista, que ocupa o Estado em benefício da burocracia pública. Que outra explicação posso dar para esse governo ter feito aprovar no Congresso, a toque de caixa, um pacote de 14 projetos que cria mais de 11 mil cargos e aumenta salários de 38 carreiras do funcionalismo público? Apenas para o Judiciário, o aumento foi de 39%!

Com 90% dos votos apurados, Kuczynski mantém vantagem estreita sobre Keiko no Peru

Imagem
ELEIÇÕES Segundo Escritório Nacional de Processos Eleitorais, candidato do Peruanos por el Kambio tem 50,52% dos votos contra 49,47% da filha de Alberto Fujimori por  Opera Mundi   publicado  06/06/2016 10:48,  última modificação  06/06/2016 11:29 ANDINA PPK mostrou otimismo, mas pediu cautela. Keiko disse que os números indicam um 'empate técnico' Opera Mundi  –  O ex-ministro do Peru e economista Pedro Pablo Kuczynski, do partido PPK (Peruanos por el Kambio), lidera a contagem de votos no segundo turno das eleições presidenciais do Peru, realizadas ontem (5). Segundo o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Onpe), com 89,53% das atas eleitorais apuradas, Kuczynski tem 50,52% dos votos contra 49,7% de Keiko Fujimori, da Força Popular. Os dados coincidem com os resultados da contagem rápida no Peru (mostra representativa da votação em todo o país, realizada com base nas atas oficiais), da empresa GFK, divulgados após o encerramento do pleito. De ac

Janot cita propina de R$ 5 milhões para Temer em pedido de inquérito contra ministro do Turismo

Imagem
Postado em  6 de junho de 2016 às 9:24 am DCM O pedido de inquérito da PGR que apura desvios de recursos da Petrobras pelo ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, em troca de favores para a empreiteira OAS, cita também Michel Temer. Segundo a Folha: Janot faz referências à doação de R$ 5 milhões que Pinheiro teria feito a Temer e afirma que o pagamento tem ligação com a obtenção da concessão do aeroporto de Guarulhos, atualmente com a OAS. “Léo Pinheiro afirmou que explicaria, pessoalmente, para Eduardo Cunha [sobre a doação], mas que o pagamento dos R$ 5 milhões para Michel Temer estava ligado a Guarulhos”, escreveu Janot. O procurador-geral, porém, não pede especificamente para investigar esses fatos relacionados a Temer nem diz se entrarão no objeto do inquérito.

Paulo Nogueira: A ausência de pesquisas revela o que a imprensa tenta esconder.

Imagem
Postado em   05 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Onde este tipo de coisa foi parar? Domingo era o dia do macarrão na casa da mãe e das pesquisas Datafolha e Ibope. O macarrão permanece, mas e as pesquisas, cadê elas? Aprendemos mais uma coisa na campanha sangrenta da mídia contra Dilma. Você encomenda e dá pesquisas quando elas são convenientes. E as suprime quando elas são inconvenientes. Lembremos George Orwell, o jornalista e escritor britânico autor de clássicos como 1984 e Fazenda dos Animais: “A imprensa é propriedade de homens ricos dedicados a tratar de forma desonesta assuntos de seu interesse.” Isso na Inglaterra de Orwell. Imagine no Brasil dos Marinhos, Civitas, Frias e Mesquitas.

Nesta 2ª, no Rio, ato contra o golpe e em defesa do patrimônio nacional. Com Lula

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 05/06/2016 Quem puxa o movimento são os petroleiros, categoria que sabe, como nenhuma outra, que a Petrobras não pode ir fora junto com a água suja do que alguns diretores andaram fazendo por lá. Mas também estão na mobilização os trabalhadores de Furnas,  do BNDES, da Caixa, do Banco do Brasil, dos Correios e muitas outras empresas federais, que têm forte presença aqui.

SANTAYANA: O PORTA-AVIÕES BNDES

Imagem
. por Mauro Santayana - no JB - 05/06/2016 (Jornal do Brasil) - Na falta do que fazer, alguns segmentos da plutocracia brasileira, que tem proventos gordos - em muitíssimos casos, de mais que o dobro do Presidente da República - e que, ao contrário de nós, trabalhadores comuns e empreendedores, conta com estabilidade no emprego, insiste em dar lições aos "políticos" e meter-se, sem um voto reles de quem quer que seja, a administrar indiretamente o país. Enfurecidos, ideologicamente, com o Estado que os alimenta - desde que não se mexa em seu salário, carreiras e privilégios - eles querem agora “diminuir” e ajudar a arrebentar com o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, um dos maiores símbolos do poder brasileiro - vejam, bem, da Nação, e não apenas do Estado nacional.

No Senado, maiores bancadas são as de empresas e agropecuária

Imagem
PERFIL CONSERVADOR Casa conta com 23 ex-governadores, todos homens. E como ocorre na Câmara, a maior entre as bancadas é a dos parentes – formada por aqueles que têm familiares políticos por  Étore Medeiros e Bruno Fonseca, da Agência Pública  publicado  05/06/2016 11:41,  última modificação  05/06/2016 11:55 MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), da bancada ruralista, é um dos poucos que gostam de polemizar A.Pública  – “Quanto dá essa minoria dos pobretões?”, pergunta, bem-humorada, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). “É… Minoria mesmo”, responde, ao ser informada de que as bancadas temáticas nas quais milita – direitos humanos (14), sindicalista (11) e saúde (8) – não reúnem, juntas, nem a metade dos 81 parlamentares do Senado. Entre os grupos com maior representação na Casa estão o da agropecuária (32) e o empresarial (36). Os números fazem parte de um levantamento da  Agência Pública  sobre as bancadas em que atuam os senadores.

Pesquisa aponta que medidas de Temer são rejeitadas por brasileiros

Imagem
5 de junho de 2016 - 12h22 - Vermelho.org Uma nova pesquisa 247, realizada em parceria com a Netquest, uma das principais empresas de pesquisas online do mundo, revela que as primeiras medidas do governo provisório de Michel Temer são amplamente rechaçadas. O levantamento foi realizado em todas as regiões do país. Os numeros mostram que 90% avaliam como péssimo os primeiros dias do governo e rejeitam outras medidas que se sucedem no governo ilegítimo. Levante Popular da Juventude Temer é escrachado pelo Levante Popular da Juventude em frente a residência dele em São Paulo Uma delas é a abertura do pré-sal a empresas estrangeiras, já defendida por Pedro Parente, novo presidente da Petrobras, que disse apoiar a medida e também falar em nome da companhia. Nada menos que 96% dos entrevistados são contra essa medida, enquanto apenas 3% a apoiam e 1% não tem opinião a respeito.   Os percentuais são parecidos em outras questões. Por exemplo, 95% condenam a fixação de um teto pa

janio de Freitas: Tempo de Avanços

Imagem
. por Janio de Freitas - na Folha - 05/06/2016 Michel Temer só anda em marcha a ré, nos recuos diários, mas outros avançam por ele. Avançam nos direitos alheios, avançam contra princípios e leis, avançam nos truques, malandragens e golpinhos em benefício próprio ou do seu grupo.   As notícias de que a dúvida assedia senadores pró-impeachment alarmaram parte da imprensa, que voltou ao ataque a Dilma, e levaram à criação de novos golpinhos pelos governistas. Encurtar o prazo do processo no Senado, como pretendido por Michel Temer, é um casuísmo indecente. E indicativo de que o governo prevê estar incapaz, em setembro, de se aguentar.

Janio de Freitas: Os vencedores. (21/04/2016)

Imagem
por Janio de Freitas na Folha - 21/04/2016 Mesmo que não console, deve reconfortar os vencidos que os criticados pelo "espetáculo vergonhoso e deprimente" do seu cretinismo, na votação do pré-impeachment, são os autores da vitória dada ao empresariado, à imprensa e aos derrotados nas eleições. Esses vencedores são muitos, porque beneficiários do resultado, mas o arquiteto da vitória, que fez a luta direta contra o governo, com atos e não palavras, foi um só: Eduardo Cunha, chefe de fato e de direito de todos os vencedores dentro e fora do Congresso. Quem perdeu pode ter o orgulho, também, de não integrar tal milícia.

Brasil: Violação, ato político

Imagem
Retrospetiva histórica da violência machista revela: cultura da mulher como objeto vem do escravismo e é alimentada até hoje por elites que jamais saíram da Casa Grande.  Por Inês Castilho - no ESQUERDA.NET - 4 de Junho, 2016 - 23:03h Manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro no dia 27 de maio de 2016 A cada 11 minutos uma mulher ou menina é violada nalgum lugar do Brasil, por um ou mais homens. Numa cidadezinha do  Piauí  ou na maior metrópole do país. Em casa ou na rua. Com saia curta, calça comprida ou roupa de mãe de santo. Uma ínfima parte desses crimes chega ao nosso conhecimento, como revela  pesquisa do Ipea. 86% das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de assédio em suas cidades, com atos indesejados, ameaçadores e agressivos praticados por homens com abuso verbal, físico, sexual ou emocional, conforme  pesquisa  da ActionAid. A cada 4 minutos uma mulher dá entrada no SUS [Sistema Único de Saúde do Brasil] por ter sofrido violência

P. I. Tchaikovsky - Violin Concerto in D major, Op. 35 - Itzhak Perlman

Imagem

Sob Temer, Fátima Pelaes dá viés policial a políticas para mulheres

Imagem
Governo interino Escolha da deputada rende críticas por sinalizar retrocesso no plano de combate à violência e nos debates sobre igualdade de gênero por  Débora Melo  — na Carta Capital -  publicado  04/06/2016  Beto Barata/PR Fátima Pelaes em evento como secretária de Políticas para Mulheres do governo Michel Temer A urgência de combater a violência contra as mulheres voltou ao centro do debate com a repercussão do  estupro coletivo  sofrido por uma adolescente no Rio de Janeiro. Diante da estatística de que uma mulher é violentada a cada 11 minutos no Brasil, fica ainda mais evidente a necessidade de boa articulação política da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do governo federal. Na contramão desse raciocício, o governo do presidente interino  Michel Temer (PMDB) tirou o status de ministério da pasta, agora subordinada ao  Ministério da Justiça e da Cidadania .

Fernando Henrique Cardoso – da glória à lama

Imagem
Vermelho.org -  4 de junho de 2016   Cientistas sociais norte-americanos protestam contra FHC em Nova York Fernando Henrique Cardoso é o exemplo perfeito do trânsito de inúmeros intelectuais brasileiros, entre a glória acadêmica e o pântano e a lama da política oligárquica.   Por José Carlos Ruy   Na década de 1960 ele fez parte do trio de ouro da sociologia paulista, tida como a principal no Brasil. Era formado pelo professor Florestan Fernandes e seus alunos Otávio Ianni e Fernando Henrique Cardoso.    Aqueles foram os tempos da glória. O prestígio acadêmico de Fernando Henrique Cardoso estava no auge, e ganhou dimensão pública pela militância na resistência contra a ditadura militar (1964/1985).

Keiko Fujimori perde vantagem e pesquisas dão empate técnico no Peru

Imagem
Onda antifujimori e escândalos dos últimos dias parecem ter causado estragos a candidatura da filha do ex-ditador. Foto: El Pais  Pedro Pablo Kuczynski ameaça o favoritismo de Fujimori Até uma semana atrás, todas as pesquisas davam de 5 a 7 pontos de vantagem para Keiko Fujimori (Força Popular) contra Pedro Pablo Kuczynski (Peruanos pela Mudança, PPK). Parecia ser impossível conter a onda do sobrenome que domina a política peruana há 30 anos. Mas, no último momento, mais uma vez, a realidade do país confirma a sua enorme capacidade de surpreender, faltando um dia para as eleições presidenciais. As pesquisas registraram uma virada importante nos últimos dias – momento em que a legislação proíbe que sejam publicadas, mas em que elas foram divulgadas para a imprensa estrangeira –, com todas elas, apesar de pequenas divergências, detectando uma enorme diminuição na diferença entre os dois candidatos, chegando até a menos de um ponto percentual, embora Fujimori ainda continue à fren

A estrada de Raqqa, por Pepe Escobar

Imagem
31.05.2016 -  Pepe Escobar, Sputnik Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu A estrada de Raqqa, capital do falso 'califato'  ISIS / ISIL / Daech , continuará a ser um enigma dentro de uma charada, pelo menos até as próximas eleições presidenciais nos EUA. Examinemos por quê. O combo frágil e mal enjambrado conhecido como Forças Sírias Democráticas, FSD [ing. Syrian Democratic Forces (SDF) ], liderado pelo  YPG  curdo com sua brigada de mulheres, a  YPJ , tentam avançar contra o Daech no norte e agora também contra o oeste de Raqqa. O alvo principal é Tabqa, oeste de Raqqa. Tabqa é crucial, porque liga Raqqa a posições do Daech perto de Aleppo – onde está em gestação uma batalha Mãe de Todas as Batalhas. Conquistar Tabqa não será pouca coisa, porque implica as forças FSD cruzarem o Rio Eufrates, o qual, não por acaso, é a linha vermelha imposta pelo Sultão Erdogan da Turquia.

"Capacetes Brancos" pagos por EUA/GB: vídeos de "resgate de crianças" são falsos

Imagem
01.06.2016 -  Moon of Alabama " Purpose Inc.  – empresa norte-americana especializada em operações de ONGs envolvidas em ações para mudança de regime – também está por trás do grupo Avaaz que já há muito tempo produz e distribui  spots  de propaganda, mas apresentados como 'jornalísticos' e'documentais', sobre a guerra na Síria." _________________________ Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Abaixo, há uma lista incompleta de vídeos de "resgate" mostrando "crianças sendo salvas" de "ruínas" depois de "bombardeio sírio/russo". A lista foi preparada pelo grupo financiado por EUA e Grã-Bretanha  Syria Civil Defence  também conhecido como "Capacetes Brancos". O grupo foi criado com a ajuda da empresa  Purpose Inc ., empresa norte-americana especializada em operações de ONGs envolvidas em ações para mudança de regime.