Postagens

Mostrando postagens de maio 27, 2016

A mídia sem escrúpulo e a tentativa de incriminar Dilma. Inútil, ela está na rua

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 02/06/2016 Em O Globo,  Em delação, Cerveró afirma que Dilma sabia de propina de Pasadena para petistas . Já na  Folha , vai-se ler o depoimento de Cerveró: “”Que o declarante  supõe  que Dilma Rousseff sabia que políticos do Partido dos Trabalhadores recebiam propina oriunda da Petrobras, que, no entanto, o declarante nunca tratou diretamente com Dilma, sobre o repasse de propina, seja para ela, seja para políticos, seja para o PT.” “Supõe que sabia”. Está aí o que se tornou o instituto da delação premiada.

Paulo Nogueira: Quais as chances de Dilma voltar?

Imagem
Postado em   02 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira As circunstâncias mudaram desde que o Senado a afastou Quais as chances de Dilma voltar? No momento do afastamento pelo Senado, elas pareciam zero. O triunfo do golpe e dos golpistas tinha ares de definitivo. Era a percepção generalizada. Mas aí entrou em cena uma coisa chamada realidade. Temer desde o primeiro dia se revelou uma desgraça. Prometeu um ministério de notáveis e entregou uma equipe de nulidades sobre as quais pesavam e pesam fortes suspeitas de corrupção em alta escala.

TRE de São Paulo confirma: Michel Temer está inelegível por oito anos

Imagem
"FICHA SUJA" . 2 de junho de 2016, 18h46  - CONJUR Por  Pedro Canário Para o Tribunal Regional Eleitoral, o presidente interino Michel Temer está inelegível pelos próximos oito anos. Nesta quinta-feira (2/6), o tribunal enviou à zona eleitoral de Temer uma certidão para constar do sistema da Justiça Eleitoral que o vice-presidente não é mais um “candidato ficha limpa”, nos termos da alínea “p” do artigo 1º da Lei Complementar 94/1990, a Lei das Inelegibilidades. Em maio deste ano, quando o TRE-SP  confirmou a condenação de Temer por doações acima do limite legal , a Procuradoria Regional Eleitoral do estado chegou a dizer que o presidente em exercício estaria inelegível. Temer disse, então, que a sua inelegibilidade era uma "especulação precipitada". Leia mais>>

O erro central de Temer e por que Dilma pode voltar, por Sidney Rezende

Imagem
QUI, 02/06/2016 - 15:34 . Jornal GGN -  Michel Temer errou ao prometer um ministério de notáveis e entregar uma equipe ministerial que mais parece um refúgio de suspeitos da Lava Jato. A opinião é do jornalista Sidney Rezende, que analisa os erros cometidos pelo presidente interino, ressaltando que " em 21 dias, dois ministros já deixaram o governo que prega no seu slogan "ordem e progresso". O que se diz não é o que se faz".  Para Rezende, a atuação dos ministros escolhidos por Temer e atos como o fim e depois a retomada do Ministério da Cultura fazem com que a volta de Dilma ao poder não seja mais uma miragem, "embora a política pareça canalizar para novas eleições". O jornalista diz que o principal erro de Temer é não ter feito um governo de "conciliação nacional." "Uma condução que unisse o que todos os brasileiros mais querem: seriedade, honestidade, probidade e compromisso com o país", afirma. Leia o artigo abaixo:

O governo usurpador

Imagem
Há pressa no governo interino de atingir seus objetivos reacionários, antipopulares e antinacionais. Roberto Amaral, em seu blog - Carta Maior - 02/06/2016 . Estamos à mercê de profunda crise política que se agrava a cada dia na medida em que o governo interino de Michel Temer, ilegítimo em sua gênese, prossegue na inglória faina de completar a desconstrução do país, iniciada por Collor e FHC, e revertida por Lula e Dilma.

Impeachment: Padilha se diz preocupado com possibilidade de reversão de votos

Imagem
Pedro Peduzzi e Yara Aquino – Repórteres da Agência Brasil -  02/06/2016 15h15 O  presidente  da  República  interino  Michel  Temer  e  o  ministro  da  Casa Civil, Eliseu Padilha, durante a posse de   Torquato  Jardim  na  pasta  da  Transparência,  Fiscalização  e  Controle      Marcelo  Camargo/Agência  Brasil O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse hoje (2) que o cenário relativo à votação, no Senado, do  impeachment  da presidenta afastada Dilma Rousseff só será definido nos momentos finais do julgamento. Nesse sentido, afirmou o ministro, o governo tem “muita preocupação” com o risco de alguns votos de senadores serem revertidos contrariamente à atual administração.

Janot responde a Gilmar: Dimas Toledo tinha filha trabalhando na Bauruense; suposta fonte da propina a Aécio, empresa recebeu R$ 826 mi de Furnas

Imagem
02 de junho de 2016 às 13h12 Da Redação - Viomundo O ministro-relator do STF, Gilmar Mendes, aceitou os argumentos do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e pretende arquivar os inquéritos abertos contra o tucano pela Procuradoria Geral da República. São dois casos distintos: maquiagem de dados do Banco Rural enviados à CPI dos Correios e o caso de Furnas. No primeiro, Aécio teria agido para retirar da papelada dados que pudessem incriminá-lo ou a aliados. No segundo, a suspeita é de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Kiko Nogueira: Por que Moro não obteve título honoris causa na universidade onde se formou.

Imagem
Postado em   02 Jun 2016 por :   Kiko Nogueira Ele Este artigo foi atualizado Embora tenha certeza do contrário, Sergio Moro não é uma unanimidade como paladino do combate à corrupção nem em sua terra. Um golpe em sua vaidade foi dado na Universidade de Maringá (PR), onde ele se formou. Depois que estrelou como palestrante principal no jubileu do curso de Direito, em maio, um grupo de professores quis dar-lhe o título de doutor honoris causa. Mas o prêmio, outorgado pelo conselho da casa, depende de unanimidade (houve nove até hoje). Uma forte oposição surgiu e a iniciativa melou.

Auler é “o cara errado” para intimidarem. Veja o editorial da Folha.

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 02/06/2016 Modestamente, este blog avisou, desde o início, que era um tiro no pé tentarem intimidar o repórter Marcelo Auler. Que era “ o cara errado ” para achar que iam botar pra correr no grito. E que 40 anos de jornalismo investigativo tinham seu peso. Hoje, a Folha publica um  editorial  condenando a censura e – mais – a censura prévia ao  Blog do Auler . Auler, como este outro modesto blog que é seu parceiro pra o que der e vier, não recebe ou recebeu um tostão do governo. Nem tem negócios onde quer que seja. Vivemos do que os leitores podem nos dar, teimosamente.

STF reconduz Ricardo Melo à presidência da EBC

Imagem
Melo foi nomeado diretor-presidente da EBC no dia 3 de maio por Dilma Rousseff antes do afastamento da presidente Ricardo Melo Por:   Diario de Pernambuco Publicado em:   02/06/2016 12:35   Atualizado em:   02/06/2016 12:37 O ministro Dias Toffoli acaba de reconduzir Ricardo Melo à presidência da Empresa Brasil de Comunicações, a EBC. Melo foi nomeado diretor-presidente da EBC no dia 3 de maio por Dilma Rousseff antes do afastamento da presidente, mas ficou apenas duas semanas no cargo após ser exonerado pelo presidente interino Michel Temer. Após o afastamento, no último dia 17, o jornalista ingressou com mandado de segurança, com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF) para manutenção do mandato como diretor-presidente da estatal. O Artigo 19 da Lei 11.652/2008, que cria a EBC, prevê que o diretor-presidente e o diretor-geral da empresa sejam nomeados pelo presidente da República. "O parágrafo segundo do mesmo artigo diz que 'o mandato do Direto

EL PAÍS: Polícia reprime ato anti-Temer do movimento sem-teto na Paulista

Imagem
.

Empresa que doou para o PMDB depositou 591 mil reais na conta da mulher de Cunha

Imagem
. Postado em  2 de junho de 2016 DCM Da  folha : A força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba investiga um pagamento de R$ 591 mil realizado por empresa do grupo Libra, doadora do PMDB, à mulher do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Cláudia Cruz.

Veto ao termo ‘presidenta’ é perseguição ideológica na EBC, diz entidade

Imagem
MANUAL Expressão usada por Dilma, Bachellet e Kirchner com intenção de afirmação feminina foi proibida na empresa. Governo interino é avesso a política emancipadora, diz fórum por democratização da mídia por  Rodolfo Wrolli, em Bancários de SP   publicado  01/06/2016 19:47,  última modificação  01/06/2016 19:54 PORTAL BRASIL/MARÇO 2014 No feminino: autorizadas por dicionários de português e de espanhol, termo foi também opção política de presidentas São Paulo – Em tempos de misoginia e machismo, a EBC (Empresa Brasil de Comunicação), que administra os veículos públicos de comunicação Agência Brasil, TV Brasil, Radioagência Nacional e sete emissoras de rádio, não vai mais utilizar em suas reportagens o termo presidenta para distinguir o gênero do cargo de presidente da República. Quando foi adotada, a proposta era a afirmação feminina, lembra uma jornalista da EBC. “( A adoção do termo ) está respaldada pelo nosso manual de redação, que determina que se deve respeit

Milhares de mulheres protestam contra a cultura do estupro no Rio

Imagem
. Sputnik News - 02/06/2016 O centro do Rio reuniu nesta quarta-feira (1) mais de 50 mil mulheres num grande ato feminista contra o machismo, a misoginia e a cultura do estupro. Convocado pelas redes sociais para ser realizado simultaneamente em diversas cidades do país, o ato "Por todas elas" concentrou às 16h na Igreja Da Candelária, no centro do Rio.

Janio de Freitas: Fonte da insegurança

Imagem
. por Janio de Freitas - na Folha - 02/06/2016 - 2:46 Uma das expressões mágicas do conservadorismo brasileiro é "insegurança jurídica". São muitas expressões e mágicas, com poder assombroso, para os mais diversos fins. É devido em grande parte a uma delas, por exemplo, que o prestígio do Supremo Tribunal Federal não anda lá essas coisas: "Assunto interno do Congresso". Preferida em sua versão pedante, no latim "interna corporis", com frequência a expressão é posta em atividade no Supremo, para dispensá-lo de abacaxis jurídicos com risco de confrontar fortes correntes políticas e de opinião pública, ou acirrar a difícil convivência no próprio tribunal. Impeachment, Eduardo Cunha e as alegadas pedaladas, entre outros incômodos, têm mobilizado o "interna corporis".

Pioneiro da TV foge da violência no Brasil e é assaltado nos Estados Unidos

Imagem
Nilton Travesso ao lado de estátua de cera de Marlene Dietrich em museu de Los Angeles por DANIEL CASTRO - 30/05/2016 Há 20 dias nos Estados Unidos, onde se recupera do trauma de ter a casa invadida por ladrões e de ter sido feito refém em São Paulo, o diretor de televisão Nilton Travesso, 82 anos, foi vítima de um assalto em San Francisco, na Califórnia, ontem (29). Um dos pioneiros da TV brasileira, Travesso publicou no Instagram fotos de um carro com o vidro do lado do motorista todo quebrado. "Assalto 2! CA - São Francisco! Hoje! - Levaram tudo", escreveu na legenda. Por "Assalto 2", Travesso se referiu ao segundo assalto em pouco mais de um mês _o primeiro no Brasil. Desta vez, aparentemente o diretor se recuperou rapidamente do susto. Ainda ontem, publicou na mesma rede social um vídeo em que um músico toca algumas notas em um órgão. "Depois... Paz em São Francisco!", escreveu  Leia mais >>

Com aval de Temer, Câmara aprova pauta-bomba de R$ 58 bi em reajustes

Imagem
Wilson Dias/Agencia Brasil Plenário da Câmara dos Deputados durante votação do megapacote de reajuste salarial de servidores 02/06/2016  01h28  - Folha de São Paulo Apesar da expectativa de fechar 2016 com um rombo de R$ 170 bilhões nas contas públicas, o governo interino de Michel Temer (PMDB) e sua base na Câmara concordaram com a aprovação de um megapacote de reajuste para o funcionalismo federal –Executivo, Judiciário e Legislativo, além do Ministério Público–, com impacto de ao menos R$ 58 bilhões até 2019. Leia mais >>

Nassif: Xadrez de Michel, o breve

Imagem
QUA, 01/06/2016 - 23:40 ATUALIZADO EM 01/06/2016 - 23:40 Luis Nassif . Movimento 1 – Michel, o interino, torna-se Michel, o breve. A cada dia que passa, a sucessão infindável de erros deixa nítida a incapacidade do presidente interino de tocar o país. Não tem noção de como se portar em um presidencialismo de coalizão. Deixou o barco solto, loteou o Ministério de uma forma irresponsável que nem o próprio José Sarney ousou, soltou as rédeas liberando o ataque bárbaro às instituições, cada grupo tratando de saquear o território conquistado. Há um conjunto de instituições cuja cultura vem se desenvolvendo no tempo, independentemente do presidente de plantão. É o caso da EBC, IBGE, IPEA, Secretarias de direitos humanos, CGU. A horda bárbara não está deixando uma instituição sequer de pé. Nem com as benesses prometidas ao funcionalismo lograrão trazer paz nessa área. Some-se a profusão de grampos vazados impedindo a consolidação de qualquer acordo político perma

AGU diz que sua crítica a Cardozo não se refere à advocacia

Imagem
Cardozo (ex-AGU) e Medina Osório (AGU) se enfrentam em sindicâncias e representações. CONDUTA QUESTIONADA 1 de junho de 2016, 18h22 O advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, disse que não criticou a conduta do ex-AGU José Eduardo Cardozo como advogado, mas como “agente político cujo cliente era a República Federativa do Brasil".  Nessa terça-feira (31), Cardozo entrou com uma  representação no Conselho de Ética da Presidência da República contra Osório , por ter determinado abertura de sindicância para apurar a sua atuação na defesa da presidente Dilma Rousseff. Osório questiona o fato de Cardozo afirmar que o atual processo de  impeachment  é um golpe de Estado. Leia mais >>

Romário “tira o time” da Comissão do Impeachment

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 01/06/2016 Como se comentou  logo cedo aqui  e, como disse o Galvão Bueno naquele fatídico jogo do Brasil com a Holanda, em 2010, a coisa já esteve melhor para Michel Temer no Senado. O senador Romário Faria – que de bobo não tem nada – deixou a comissão do impeachment do Senado Federal, anunciando, via  Facebook , que não tem voto definido pelo afastamento de Dilma Rousseff. Mas desceu a lenha no governo Temer:

Mulher e filha de Cunha dizem que ele abastecia conta na Suíça

Imagem
. Postado em  2 de junho de 2016 DCM Do  estadão : A mulher e a filha do presidente da Câmara afastado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmaram que a conta que estava no nome delas na Suíça era “abastecida” pelo peemedebista. Cláudia Cruz e Danielle Dytz prestaram depoimento no dia 28 de abril à força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e negaram irregularidades nos gastos milionários realizados pela família no exterior.

Manlio Dinucci: Estratégia do golpe global

Imagem
por Manlio Dinucci - na Rede Voltaire - ROMA (ITÁLIA) ORIENTE mídia - 02/06/2016 . Que ligação existe entre entre sociedades geográfica, histórica e culturalmente distantes, do Kosovo à Líbia e a Síria, do Iraque ao Afeganistão, da Ucrânia ao Brasil e a Venezuela? O traço comum é serem sociedades arrastadas à estratégia global dos Estados Unidos, exemplificada pela “geografia” do Pentágono. O mundo inteiro se encontra dividido em “áreas de responsabilidade”, cada uma confiada a um dos seis “comandos combatentes unificados” dos Estados Unidos: o Comando Norte cobre a América do Norte, o Comando Sul a América do Sul, o Comando Europeu a região que compreende a Europa e a Rússia, o Comando África o continente africano, o Comando Central Oriente Médio e Ásia, e o Comando Pacífico a região da Ásia/Pacífico.

Paulo Nogueira: O que o juiz Barroso estava fazendo num evento da Veja?

Imagem
Postado em   01 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Esta foto não deveria existir O que o ministro Luís Roberto Barroso estava fazendo num evento promovido por uma revista que fez horrores para derrubar Dilma? A presença de Barroso num fórum da Veja é uma demonstração fabulosa da falta de sensibilidade dos ministros do STF diante da fumegante crise política que tragou o país. Não é conveniente nunca juízes se misturarem à mídia, e ainda menos quando pairam suspeitas de que a imprensa e a Justiça se concluiaram no golpe.

Janot pede ao Supremo prosseguimento de investigações contra Aécio

Imagem
. SEM INTERFERÊNCIA 1 de junho de 2016, 21h54 - CONJUR  Por  Marcelo Galli Para o Ministério Público Federal, a conveniência de se dar prosseguimento ou não na investigação de autoridade com foro especial por prerrogativa de função perante o Supremo Tribunal Federal, depois de formalmente instaurado o procedimento apuratório com autorização do próprio STF, é ato privativo do procurador-geral da República, cabendo ao Judiciário o controle da legalidade dos atos de coleta de elementos de prova, mas sem interferência na formação da opinião sobre a ocorrência de eventual delito. Leia mais >>

Relator pede cassação de Cunha; pedido de vista adia votação de parecer

Imagem
QUEBRA DE DECORO Texto, cuja leitura durou quatro horas, destaca que existem provas robustas para comprovar abuso de poder por parte do presidente afastado da Câmara por  Hylda Cavalcanti   publicado  01/06/2016 18:45,  última modificação  01/06/2016 19:45 LUCIO BERNARDO JUNIOR/CÂMARA DOS DEPUTADOS/FOTOS PÚBLICAS Relator disse que Cunha, com seus atos, quebrou valores éticos e morais da comunidade Brasília – Em leitura que durou quase quatro horas, o relator no Conselho de Ética da Câmara do processo que investiga Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deputado Marcos Rogério (DEM-RO), deu parecer pela cassação do parlamentar. O texto considera “robustas” as provas de que Cunha omitiu dinheiro no exterior e fez uso do cargo para obter vantagens. Mas um pedido de vista coletivo adiou a votação do parecer para a próxima terça-feira (7), em sessão marcada para as 9h30.

Fernando Brito : Tudo vira Fora, Temer

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 01/06/2016 Não é que os fatos conspirem contra Michel Temer. É que Temer não tem sintonia com os fatos, apenas com o mundinho da politicagem. É por isso que tudo o que faz dá… Chegado ao poder sem voto e sem legitimidade, acreditou que ela viria por fazer um acordão com os 367 “sim” da Câmara e parte dos 55 do Senado, com a “cota” de Renan bem colocada no ministério da Transparência” ( sic )