Postagens

Mostrando postagens de maio 25, 2016

Saul Leblon: Um filme chamado Brasil

Imagem
A resistência ao golpe precisa demarcar o futuro, como fez o presidente islandês na bancarrota de 2009: 'Somos uma democracia, não um sistema financeiro' Por: Saul Leblon - na Carta Maior - 31/05/2016 . Instale uma lente grande angular na sua angústia com o Brasil.   Abstraia contradições óbvias demais.    Essa, por exemplo:  um projeto econômico neoliberal que só se viabiliza com um golpe de Estado articulado por instituições que encarnariam o liberalismo --o congresso ‘representativo’, o judiciário ‘independente’, ‘a mídia ecumênica e isenta’...

Durante transmissão ao vivo, manifestantes da UJS pedem Fora Temer

31 de maio de 2016 - Vermelho.org A passagem da tocha Olímpica pela cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, foi marcada por protestos contra o governo provisório de Michel Temer. Durante a transmissão ao vivo sobre os momentos que antecederam o evento, um repórter da TV Asa Branca - afialiada local da Rede Globo - evitou a todo custo dar espaço aos manifestantes ligados à União da Juventude Socialista (UJS) e ao Levante Popular, que seguravam faixas dizendo, "não reconheço governo golpista". Confira o vídeo   0

Processo de cassação no Conselho de Ética será anulado, diz Cunha

Imagem
Postado em  31 de maio de 2016 Do  Globo : . No dia em que o relator, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), pedriá a cassação do seu mandato no Conselho de Ética da Câmara, o presidente afastado da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ) se mostrou confiante na anulação do processo. Em entrevista à “Rádio CBN”, Cunha afirmou que, se aprovado o parecer, irá recorrer na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. – Estou confiante de que não tenho nenhuma culpa nos fatos elencados. Eu não menti à CPI. O Conselho é soberano e, em última instância, será o plenário. Se o devido processo legal não estiver sendo respeitado, haverá nulidade – disse, acrescentando:

Lula: a rede Globo tirou Dilma do ar

TER, 31/05/2016 - 22:12 ATUALIZADO EM 31/05/2016 - 22:28 MEUS AMIGOS E MINHAS AMIGAS, HÁ MOMENTOS NA HISTÓRIA DE UM PAÍS EM QUE DIZER A VERDADE É UM ATO DE CORAGEM, É UM GRANDE GESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA. ESTE LIVRO NARRA, NOS MAIS DIVERSOS ASPECTOS, A FARSA DO IMPEACHMENT CONTRA A PRESIDENTA DILMA. EXPÕE OS MÉTODOS E OS INTERESSES DA ALIANÇA ENTRE OS PARTIDOS DERROTADOS NAS URNAS E O QUE HÁ DE MAIS CORRUPTO NA POLÍTICA BRASILEIRA. REGISTRA -- PARA O BRASIL, PARA O MUNDO E PARA A HISTÓRIA – A VERDADEIRA NATUREZA DO GOLPE DE 2016. E PODEM ESTAR CERTOS -- NADA OS ATEMORIZA  MAIS DO QUE A VERDADE CONTIDA NA SIMPLES PALAVRA  GOLPE.

Nassif: O xadrez da irresponsabilidade fiscal do presidente interino

Imagem
TER, 31/05/2016 - 22:34 Luis Nassif . O desenho que emerge dos primeiros dias de presidente interino é um autêntico mapa do inferno. Perdeu-se qualquer veleidade de apresentar um projeto minimamente legitimador ao país, do interino colocar-se como mediador visando recuperar a economia com o mínimo de danos às políticas centrais, conduzir o país para o porto seguro das eleições de 2018, preservando avanços e coibindo abusos.

Indiciamento do presidente do Bradesco: mais problemas para Temer e Meirelles

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 31/05/2016 Não podia vir em pior hora para o governo Temer o indiciamento do presidente do Bradesco, Luiz Trabuco. Sonegar ou “elidir” (versão  cult  da sonegação, feita com auxílio de escritórios de advocacia) não é nenhuma novidade para bancos. Muito menos as demoradíssimas discussões no Conselho Admnistrativo da Receita Federal, onnde a polícia diz que Trabuco tentou dar um “jeitinho” num débito de R$ 3 bilhões. Nem é dos maiores, segundo publicou, em agosto passado, o  Congresso em Foco :

Risco de desintegração social com Temer preocupa intelectuais

Imagem
DEBATE NA USP Para o professor Paulo Arantes, país está diante de um linchamento. André Singer e Marilena Chaui defendem união dos progressistas, sem deixar de lado as diferenças que marcam cada tendência por  Helder Lima, da RBA   publicado  31/05/2016 13:28,  última modificação  31/05/2016 16:35 RODRIGO PAIVA/FOLHAPRESS Arantes: golpe institucional como sintoma de uma grande aceleração rumo à desintegração social São Paulo – O risco de desintegração social, com o ataque a direitos orquestrado pelo governo interino de Michel Temer, foi analisado ontem (30) à noite no debate que encerrou o seminário “Caminhos da Esquerda Diante do Golpe”, organizado por estudantes e professores de ciências humanas da Universidade de São Paulo (USP). O professor de Filosofia Paulo Arantes comparou o que chamou de golpe institucional em curso no país a um filme distópico – em que os sonhos e utopias se desfazem. “Para efeito de raciocínio, vamos dizer que é um golpe, mas para mim é

A vida de uma babá no clube mais seleto do Rio de Janeiro

Imagem
31 de maio de 2016 - 13h19 - Vermelho.org -   Fonte: El País Gabriela* é babá de duas crianças de três anos e ainda não sabe como explicar para elas que os pufes onde elas sentam para assistir televisão no clube privado mais exclusivo do Rio de Janeiro não são para que ela se sente. As almofadonas coloridas da sala de brinquedos não ostentam uma placa de proibição, mas as funcionárias sabem e contam que as “normas invisíveis” que garantem a ordem no Country Clube de Ipanema têm uma função fundamental: “manter cada um no seu lugar”. Babá num clube do Rio. Foto: Domingos Peixoto/ Agência O Globo “O problema para mim não é sentar no chão, não. Para mim é complicado porque as crianças costumam dormir no meu colo enquanto assistem a TV. Aí, como eu não posso sentar, tenho que fazê-las dormir antes em outro lugar, para depois colocá-las no pufe”, descreve Gabriela. Ela, que nunca seria aceita entres os 850 nobres sócios do Country Clube pois nem poderia pagar os 1.200 reais que cu

Delegado que processa GGN já quis processar o Google e o Facebook

Imagem
TER, 31/05/2016 - 09:04 ATUALIZADO EM 31/05/2016 - 09:19 Jornal GGN -  Igor Romário de Paula, delegado da Polícia Federal que entrou com uma ação de indenização contra o  Jornal GGN ,  já tentou processar o Google e o Facebook. Em março, ele entrou com ação para que o site de buscas e a rede social retirassem do ar críticas devido ao seu posicionamento nas eleições de 2014, quando apoiou o candidato Aécio Neves (PSDB) e fez críticas ao PT e à então candidata Dilma Rousseff. Para seu advogado, as críticas extrapolavam o direito de liberdade de expressão e atingiam a honra do delegado. Leia mais abaixo, em matéria publicada no dia 26 de março:

Esperando a bola da vez

Imagem
. por Tereza Cruvinel - 31/05/3016 Não importa sobre o que conversaram Michel Temer e o procurador-geral Rodrigo Janot nesta segunda-feira. Ou melhor, não importa o que dirão ter conversado. Vai ver que foi também sobre orçamento do Ministério Público, assunto do TSE que levou Gilmar Mendes ao Jaburu em pleno sábado.  Acabou-se o tempo das aparências. Para quê, depois dos grampos amigos de Sergio Machado?  Encontros à parte, claro está que o governo interino de Temer,  prisioneiro do gravador, já deve estar esconjurando o risco de ser chamado de provisório num certo futuro.

Paulo Nogueira: Onde foram parar as pesquisas do Datafolha e do Ibope?

Imagem
Postado em   31 May 2016 por :   Paulo Nogueira Desaparecidas Onde foram parar as pesquisas? Na campanha movida contra Dilma pela imprensa, elas foram um elemento vital. Datafolha e Ibope produziam pesquisas em larga quantidade, e elas iam imediatamente dar nas manchetes de jornais, telejornais e o que mais for. Colunistas das grandes empresas jornalísticas — os chamados fâmulos dos patrões — se regozijavam em repercuti-las. O público mais influenciado por Globo, Folha e congêneres — os analfabetos políticos ou midiotas — babava agarrado aos números. E eis que elas sumiram. Por uma razão: interessava à imprensa minar Dilma. E agora interessa proteger Temer.

Dois senadores admitem rever voto pelo impeachment

Imagem
Postado em  31 de maio de 2016 às 9:11 am DCM Do  Extra : . Em meio à crise política que atinge o governo interino de Michel Temer, que, em 19 dias desde a posse, já teve que afastar dois ministros flagrados em grampos telefônicos tentando barrar a operação Lava-Jato, os senadores Romário (PSB-RJ) e Acir Gurgacz (PDT-RO), que votaram pela abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, admitem agora a possibilidade de rever seus votos no julgamento final, que deve ocorrer até setembro. A virada desses dois votos, caso se concretize e os demais votos se mantivessem, seria suficiente para evitar a cassação definitiva da petista. O Senado abriu o processo de impeachment com o apoio de 55 senadores e, para confirmar essa decisão no julgamento de mérito, são necessários 54 votos.

Moro: Delação é fundamental, pois êxito da Justiça depende de traição entre criminosos

Imagem
. Revista  Consultor Jurídico , 31 de maio de 2016, 12h33 31 de maio de 2016, 12h33 Por  Sergio Fernando Moro *Artigo originalmente publicado no jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira (31/5) com o título "A Justiça e os decaídos".  Tommaso Buscetta é provavelmente o mais notório criminoso que, preso, resolveu colaborar com a Justiça. Um detalhe muitas vezes esquecido é que ele foi preso no Brasil, onde havia se refugiado após mais uma das famosas guerras mafiosas na Sicília. No Brasil, continuou a desenvolver suas atividades criminosas por meio do tráfico de drogas para a Europa. Por seu poder no Novo e no Velho Mundo, era chamado de “o senhor de dois mundos”.

Golpes, mídia, cultura e dominação. Por Nílson Lage

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 31/05/2016 Para se entender o capítulo “mídia” das conspirações que levaram aos golpes de 1964 e 2016, é preciso recuar uns 70 anos. No pós-guerra, montados em dinheiro num volume jamais visto aqui, os americanos vieram às compras. Inicialmente, associaram-se a Assis Chateaubriand, que lhes pareceu versão latina e engraçada do  self-made-man  de sua mitologia empresarial: deram-lhe o suporte tecnológico necessário à implantação da televisão e conviveram por bom tempo com a loucura administrativa dos Diários Associados.

Não vai ter dia fácil para Temer. Muita teta, mas também muita treta e mutreta

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 30/05/2016 Num artigo escrito antes da nova confusão com as gravações do ainda ministro da Transparência, José Roberto de Toledo, o ótimo articulista do Estadão – sim, ainda há vida inteligente num jornal que, além de liberticida, é burro ao ponto de sugerir a expulsão de um jornalista estrangeiro como Glenn Grenwald, num momento em que o golpe que apóia sofre mil e um questionamento da mídia internacional  –  escreveu um artigo de extrema lucidez  sobre a ilusão de que Temer, com a maioria parlamentar que dispõe, vai ter vida falsa com o Legislativo. “Até agora foi fácil. A única votação importante a que o governo se submeteu no Congresso foi para aumentar despesas, não para cortá-las.”

VÍDEO: Dilma no Lançamento do Livro "A Resistência ao Golpe de 2016"

Dilma: “Nunca tivemos ministro da Controladoria afastado”

Imagem
Em lançamento do livro "A Resistência ao Golpe de 2016", de mais de 100 autores, presidenta diz que golpe foi para barrar Lava Jato e contra inclusão social POLÍTICA Postado por Agência PT, em 30 de maio de 2016 às 23:44:29 A presidenta eleita,  Dilma Rousseff , declarou nesta segunda-feira (30) que foi seu governo o responsável por criar a Lei da Transparência (Lei nº 12.257/2011), que regulamentou o direito às informações públicas pela sociedade, e que nunca teve um ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) afastado do cargo. A declaração é uma menção a  Fabiano Silveira , o segundo ministro a deixar o governo golpista de  Michel Temer  depois de ver divulgados  áudios comprometedores  de conversas com  Sergio Machado , ex-presidente da Transpetro. Silveira ocupava a pasta de Transparência, Fiscalização e Controle e se somou a  Romero Jucá  (ex-Planejamento), pego em diálogo articulando para “estacar a sangria” da Operação Lava Jato . “Nunca tivemos mini

A confusão de Temer com o ministro da Transparência mostra que ele não sabe lidar nem com seus bandidos. Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   30 May 2016 por :   Kiko Nogueira Michel Temer avisou à tarde que não vai demitir Fabiano Silveira do ministério da Transparência, nome que é uma piada pronta. No começo da noite, Silveira subiu no telhado. Fabiano Silveira, como se sabe, apareceu nos grampos de Sérgio Machado orientando Renan, o próprio Machado e advogados sobre a Lava Jato e a PGR. Na época, fevereiro, ele era do Conselho Nacional de Justiça. Os diálogos seguem o padrão do que vem sendo divulgado na trama do golpe: uma mistura de desfaçatez e picaretagem mais antiética que negociação na cracolândia.

Nassif: Xadrez dos vetores Lava Jato e Procurador Geral

Imagem
SEG, 30/05/2016 - 23:41 Luis Nassif . O chanceler José Serra consegue transformar em feito diplomático até visita a Cabo Verde. E tira da geladeira até projetos tipo Alca, que já foram arquivados há tempos, inclusive nos Estados Unidos. Ontem, em Paris, defendeu o chamado “semi presidencialismo”, colocando mais uma pedra que confirma nosso quebra-cabeças “Xadrez do PMDB jogado ao mar” ( http://migre.me/tYGjw) . As discussões no post permitiram trazer mais clareza a um dos pontos nebulosos do nosso xadrez: as relações entre a Lava Jato e a Procuradoria Geral da República.

Um ministro por semana. Temer mostra que é o homem para “unir o país”. Contra ele…

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 30/05/2016 Encerrada a agonia em praça pública do ex-ministro da Transparência Fabiano Silveira, a pergunta é uma só: quem será o próximo? Fabiano Silveira, o ex-ministro da Transparência, sequer era um dos vários do “listão da Lava Jato” presentes no ministério Temer. O próximo será Geddel Vieira Lima, Henrique Alves, Eliseu Padilha?

Considerações sobre o Governo Cunha (2)

Imagem
As revelações dos últimos dias já não deixam margem para dúvidas: o golpe de estado em curso busca restaurar o regime de privilégios. por Hamilton Pereira (Pedro Tierra)* - na Carta Maior - 30/05/2016 Menos de duas semanas depois de instalado o regime parlamentarista bastardo conduzido à sombra pelo Primeiro-Ministro Eduardo Cunha, sob os olhos complacentes do Judiciário e o apoio entusiasta do cartel da mídia monopolizada, a sociedade brasileira já experimenta o significado dessa forma de governo e começa a entender porque nossos avós e nossos pais a rejeitaram quando foram chamados a se pronunciar em plebiscitos. 

Houve um golpe de Estado no Brasil, por Paul Craig Roberts

Imagem
29.05.2106 -  Paul Craig Roberts, paulcraigroberts.org Traduzido por Tanya & Eugene No Brasil, o maior jornal do país publicou transcrição de uma gravação privada vazada para o jornal. As palavras registradas constituem a trama das ricas elites brasileiras, envolvendo tanto os militares brasileiros corrompidos pelos EUA quanto o Supremo Tribunal Federal, para remover a presidenta democraticamente eleita do Brasil, sob falsas acusações, a fim de parar as investigações das elites corruptas que habitam no Senado brasileiro, e por um fim à participação do Brasil nos BRICS. A tentativa Russo-Chinesa para organizar um bloco econômico independente de Washington já perdeu 20% de seus membros. A democracia foi derrubada no Brasil, como na Ucrânia, Honduras – na verdade, em todos os lugares em que Washington coloca suas mãos sujas, incluindo os próprios Estados Unidos.

GLOBO DEMITE MINISTRO DA (IN)TRANSPARÊNCIA!

Imagem
Ali Kamel manda mais que o Temer ! publicado   30/05/2016 Ali Kamel, que acaba de assumir a Presidencia interina da interinidade! Na  Fel-lha : Após gravação, ministro da Transparência decide sair do cargo O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, pediu demissão do governo Michel Temer. A decisão foi anunciada em uma carta enviada na noite desta segunda (30) ao presidente interino. Na mensagem, Silveira afirma que optou pela demissão para que "nada atinja" a conduta dele.

Temer inova: nunca antes na história deste país Ministro foi demitido em praça pública

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 30/05/2016 Michel Temer está se mostrando muito mais fraco do que qualquer um podia imaginar. Romero Jucá, flagrado segunda-feira passada nas gravações de Sérgio Machado, tentou e conseguiu se manter no cargo, só caindo quando a Globo publicou editorial eletrônico pedindo sua cabeça, disfarçando de “licença” a demissão.

Altamiro Borges: 'Michelzinho' será alvo de uma CPI?

Imagem
. Por Altamiro Borges - no Blog do Miro - 30/05/2016 O jornal Estadão publicou nesta segunda-feira (30) que o já famoso "Michelzinho", o filho de apenas sete anos do golpista que assaltou o Palácio do Planalto, já acumula uma fortuna de R$ 2 milhões em imóveis numa área nobre da capital paulista. De imediato, a notícia agitou as redes sociais. Sobraram piadas sobre a "meritocracia" do herdeiro, sobre os "laranjas" mais famosos da política brasileira e outras mais agressivas. O alvo da maioria das chacotas não foi o pirralho, mas sim o pai - o Judas Michel Temer. Um tuiteiro mais sério propôs a imediata criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional para apurar as origens do rico patrimônio de "Michelzinho".

Eurodeputados exigem que UE não negocie com governo Temer

Imagem
. Sputnik News - 30/05/2016 O eurodeputado Xavier Benito, do partido espanhol Podemos, enviou uma carta assinada por mais de 30 parlamentares do bloco à Alta Representante da União Europeia (UE) para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, para que Bruxelas não negocie o acordo comercial com o Mercosul enquanto o presidente interino Michel Temer estiver no poder.

E prenderam o filho do Seu Tião, de “honra e retidão”

Imagem
. Juca Kfouri - 30/05/2016 Trechos da biografia do ex-deputado Narcio Rodrigues, preso hoje.  Seria cômico, não fosse trágico, e está na Wikipédia: Narcio Rodrigues é filho do Seu Tião Rodrigues e de Dona Silvia. Do pai herdou o jeito de fazer as coisas com “honra e retidão”, como lhe aconselhava seu Tião. Da mãe veio a tenacidade, a perseverança de correr atrás dos próprios sonhos. Dentro da Câmara, ele dava início a uma amizade e aliança que o acompanhariam até hoje. Narcio descobriu em Aécio Neves, outro jovem deputado, sonhos e afinidades em comum. Com a ajuda de Narcio, Aécio venceu grandes obstáculos, foi líder da bancada, chegou à presidência da Câmara e conquistou pela primeira vez, o Governo de Minas.

Sem provas contra Lula, MPF vaza farsa histórica de delator

Imagem
. Instituto Lula - 30/05/2016 Pedro Correa foi condenado pelo juiz Sergio Moro a mais de 20 anos de cadeia por ter praticado 72 crimes de corrupção e 328 operações de lavagem de dinheiro. Foi para não cumprir essa pena na cadeia que ele aceitou negociar com o Ministério Público Federal uma narrativa falsa envolvendo o ex-presidente Lula. É repugnante que promotores transcrevam uma farsa histórica em documento oficial e promovam seu vazamento, claramente direcionado a atingir a honra do ex-presidente Lula.

Najar Tubino: A revolta das mulheres do campo

Imagem
'Agora temos que enfrentar o golpe, discutir o país como nação soberana. O terreno está muito fértil para o debate.' por Najar Tubino - na Carta Maior - 30/05/2016 . Uma Agenda Democrática para o Brasil geral é um ciclo de debates iniciado no ano passado pelas fundações Friedrich Ebert (FES) e Perseu Abramo (FPA) e na quarta edição teve como tema “Mulheres na Agenda Rural” com a participação de Andrea Butto, da UFRPE, Miriam Nobre, da Sempreviva Organização Feminista (SOF) e Rosangela Piovezani, do Movimento das Mulheres Camponesas e Via Campesina. Foi um debate simples e apaixonado, onde foram descritas três denúncias graves com adolescentes no interior do Brasil. O professor Olimpio, da Universidade do ABC que realizou um trabalho com as quebradeiras de coco em Carolina (MA) relatou o seguinte:

Temer vai colher um penca de prejuízos de uma única banana

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 30/05/2016 Temer vai mesmo “peitar” a Globo e manter Fabiano Silveira como Ministro da Transparência? Anotem: vai pagar caríssimo. Porque o padrão Globo é mau, mau, mau feito um picapau. Não se expõe a Globo a dar uma ordem e não vê-la cumprida. Fabiano Silveira, que até ontem era “ the famous who ” vai virar grande personagem. Os servidores correndo com ele do Ministério e lavando as calçadas não ter a honra de aparecer no Jornal Nacional.