Postagens

Mostrando postagens de maio 18, 2016

Carta aberta a Marcela Temer. Assunto: seu choro. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   24 May 2016 por :   Paulo Nogueira Mulher do homem mais detestado do Brasil Foto: Marcelo Naddeo (TPM) Cara Marcela: Bem-vinda ao mundo como ele é. Soube que você  chorou  quando ouviu as pessoas protestarem contra seu marido em frente à sua casa em São Paulo. Li que você temeu que a casa fosse invadida. Não foi. Mas isso em certas circunstâncias pode acontecer. Quando o povo está muito revoltado com as trapaças dos ricos para manterem seus privilégios, por exemplo. Na França da Revolução, a multidão invadiu o Palácio de Versalhes, e cabeças de soldados da Guarda Real foram mostradas a Maria Antonieta espetadas em paus.

As centrais não estão divididas, afirma dirigente da CTB

Imagem
WAGNER GOMES Para sindicalista, governo interino, considerado "ilegítimo" pela entidade, assim como a CUT, não apresentará nenhuma proposta aceitável. "O ministro da Fazenda já disse o que ele quer" por  Vitor Nuzzi, da RBA   publicado  24/05/2016 17:12 PORTAL CTB Wagner Gomes: 'Centrais são dos trabalhadores. É esse o entendimento que a gente deve ter' São Paulo – Apesar de posições contrárias em relação ao presidente interino, Michel Temer, as centrais sindicais não racharam, disse hoje (24) o secretário-geral da CTB, Wagner Gomes, durante seminário no Dieese sobre combate ao desemprego. "As centrais não estão divididas. Elas são dos trabalhadores. É esse o entendimento que a gente deve ter", afirmou. Isso não significa, no entanto, que a CTB participará de qualquer mesa de negociação que envolva o governo interino. Também é essa a posição da CUT, apesar de esforços de dirigentes de outras centrais, que têm tentado convencer CU

Petroleiros pretendem barrar redução do papel da Petrobras no pré-sal: “Nenhum navio, sonda ou plataforma foi produzido no Brasil a pedido de multinacionais”

Imagem
24 de maio de 2016 às 22h05 - VIOMUNDO Patrícia Pradal, da Chevron e do Instituto Brasileiro de Petróleo,  o telegrama do WikiLeaks de 2 de dezembro de 2009  e a promessa de José Serra, então candidato ao Planalto, transmitida a Washington pela diplomacia dos Estados Unidos: “Deixem o PT fazer o que quiser. Não vai haver proposta nos leilões e vamos mostrar que o modelo antigo funcionava. E voltamos ao modelo antigo”. O modelo, de concessões, favorece as empresas multinacionais como a Chevron. Serra quer fazer como chanceler de um governo golpista o que não conseguiu fazer como presidente eleito.

Vídeo clipe: O Morro mandou avisar se a senzala descer ninguém vai segurar!

Imagem

A vingança da oligarquia escravocrata nordestina

Imagem
Os golpistas querem varrer a história brasileira. Transformar a realidade em lixo. É um caso clássico de 'vendetta' histórica. por Najar Tubino - na Carta maior - 24/05/2016 . O golpe ocorrido no Brasil é uma vingança contra o povo nordestino, que durante mais de uma década apoiou os governos progressistas. Seis ministros do governante de plantão fazem parte da oligarquia: Henrique Alves (Turismo), José Mendonça Filho (Educação), Fernando Coelho Filho (Minas e Energia), José Sarney (Ambiente), Bruno Araújo (Integração) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo). E, por último, o líder da maioria: André Moura, do PSC, de Sergipe. Primeiro detalhe: são três pernambucanos: Mendonça, Fernando Coelho e Bruno Araújo. Casualmente Pernambuco é a terra de Lula. Os golpistas querem varrer a história brasileira. Transformar a realidade em lixo. É um caso clássico de “vendetta” histórica.

Cadê os paneleiros hipócritas, mentirosos e desavergonhados?

Imagem
. por Eduardo Guimarães - no Blog da Cidadania - 24/05/2016 Apoiar quem está no governo é extremamente penoso, a menos que você esteja entre os que são beneficiados pessoalmente por seu governismo. Como esse nunca foi o caso deste blogueiro – tanto nos governos do PT como nos anteriores –, estou amando ser oposição de novo, em um momento em que os ex-oposicionistas têm que mostrar a que vieram. Ser governo implica em o governista ter que explicar por que defende aquele projeto político-administrativo – e, convenhamos, durante 11 dos 13 anos de governos do PT nunca foi muito difícil explicar meu apoio aos governos Lula e Dilma.

ADUFC: Debate resgatará memória de mulheres presas durante a Ditadura

Imagem
O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) exibirá nesta quarta-feira (25/05), a partir das 19h, o filme "Vou contar para meus filhos", da cineasta Tuca Siqueira. A atividade faz parte da programação de mobilização do sindicato em defesa da democracia.   Após a exibição do filme será realizado um debate com a participação da assessora da Comissão da Verdade de Pernambuco e roteirista do filme, Lília Gondim, além de representantes da Adufc, da Associação 64/68 e da Comissão da Anistia Wanda Sideaux. Mais "Vou contar para meus filhos", da cineasta Tuca Siqueira, relata a história de ex-presas políticas na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, em Recife, no período de 1969 a 1979, e o reencontro após 40 anos. O documentário é uma realização do Movimento Tortura Nunca Mais de Pernambuco em parceria com o Projeto Marcas da Memória, da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça.

Nassif: Celso de Mello transfere a Gilmar a presidência da Turma que julgará Lava Jato

Imagem
TER, 24/05/2016 - 17:57 ATUALIZADO EM 24/05/2016 - 19:36 Luis Nassif O Ministro Celso de Mello gosta de gestos rompantes. Em várias oportunidades saiu a púbico rompendo com as regras de discrição que deveriam nortear o comportamento de Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) para declarações retóricas visando as manchetes dos jornais.

Alexandre Ferraz: Fetiche do déficit é usado por Temer para poupar as 71 mil famílias que controlam a economia brasileira

Imagem
24 de maio de 2016 - VIOMUNDO Jucá era o fiador do acerto: fim da Lava Jato em troca do ajuste do sonho dos banqueiros Todos os países gastam mais do que têm, diz economista Comparar economia nacional a orçamento doméstico é um equívoco, diz Alexandre Ferraz, do Dieese. Déficit, se bem feito, traz desenvolvimento por Isaías Dalle, 24/05/2016, na Rede Brasil Atual O governo interino de Temer segue escorregando em diversas cascas de banana em seus primeiros dias. Desditos, afastamento de ministro apanhado em flagrante e a sombra de Eduardo Cunha vão fazendo a história desse governo classificado, mais uma vez, de golpista pela presidenta eleita Dilma Rousseff, ontem no Congresso da Fetraf.

Gilmar Mendes presidirá colegiado responsável por julgamentos da Lava Jato

Imagem
André Richter – Repórter da Agência Brasil -  24/05/2016 17h07 O ministro Gilmar Mendes  Arquivo/Agência Brasil O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito informalmente hoje (24) para presidir a Segunda Turma da Corte, colegiado responsável pelo julgamento dos processos oriundos da Operação Lava Jato. A partir da próxima terça-feira (31), Mendes assumirá a cadeira, atualmente ocupada pelo ministro Dias Toffoli. Cabe ao presidente da Turma definir o andamento dos trabalhos e a pauta de julgamentos. Mendes comandará a turma em função da renúncia do decano, Celso de Mello, que seria o próximo a assumir a presidência, cujo mandato é de um ano. Também fazem parte da Segunda Turma a ministra Carmen Lúcia e o relator da Lava Jato, ministro Teori Zavascki. Edição:  Nádia Franco

FHC: Embaixador do golpe no Brasil

Imagem
Sem se preocupar com a existência de crime de responsabilidade, o ex-presidente move desde 2014 então campanha aberta pela remoção da presidente eleita. por João Feres Júnior - na Carta Maior - 24/05/2016 . A Latin American Studies Association (LASA) convidou para a mesa principal de seu próximo encontro, que ocorrerá de 26 a 31 maio, em Nova York, Fernando Henrique Cardoso e Ricardo Lagos, ex-presidente do Chile, para falarem sobre os caminhos da democracia na América Latina. O evento foi organizado por Maurício Font, amigo pessoal de FHC e organizador do livro “Charting a New Course”, uma coleção de textos mais ou menos acadêmicos antigos e muitos discursos políticos do senador e presidente, proferidos durante seus mandatos. O apresentador da sessão é nada menos que o próprio presidente da LASA, Gilbert Joseph. Em suma, o evento foi desenhado para ser a joia do congresso da associação.

Rússia pretende ajudar Venezuela a superar crise

Imagem
24 de maio de 2016 - 17h08 - Vermelho.org RIA Novosti / Aleksey Nikolskyi   Moscou se preocupa com a escalada da crise política na Venezuela e está pronta para ajudar os políticos do país a encontrarem um meio-termo, declarou o Ministério de Relações Exteriores, nesta segunda-feira (23). Segundo o comunicado, a Rússia diz que são bem-vindos os esforços que buscam um meio-termo para a situação política na Venezuela.

Oposição a Temer quer adiar votação da meta fiscal

Imagem
CONGRESSO TUMULTUADO Parlamentares do PT, PCdoB e PSOL prometem obstruir trabalhos, caso não sejam bem explicados “item por item” cálculos que fizeram governo Temer alterar déficit de R$ 96 bilhões para R$ 170 bilhões por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  24/05/2016  JANE DE ARAÚJO/AGÊNCIA SENADO Sessão conjunta de senadores e deputados começou tumultuada por conta do escândalo envolvendo Romero Jucá Brasília –  Parlamentares do PT, PCdoB, Psol e até dissidentes do PTdoB – caso do ex-vice-líder do governo, Sílvio Costa (PE), querem que a sessão conjunta do Congresso iniciada na tarde de hoje (24) para apreciar a proposta de meta fiscal do governo seja adiada p ara apresentação “item por item”, da última estimativa, feita pelo Executivo na última sexta-feira. Interessados em discutir o caso das gravações divulgadas sobre conversa comprometedora entre o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, os parlamentares abriram os tra

As semelhanças de hoje com a contrarrevolução de 32

Imagem
TER, 24/05/2016 - 16:28 Da Revista do Brasil Semelhanças de hoje com aquela tentativa de contrarrevolução Por Marcio Pochmann Não desejam tributar o “andar de cima” da sociedade, praticamente isento, mas cortar parcela dos gastos públicos que se direciona ao “andar de baixo” do Brasil A concretização do movimento golpista em curso de interrupção do governo Dilma, democraticamente eleito em 2014, aproxima-se, guardada a devida proporção, da reconhecida contrarrevolução ocorrida em 1932 (ou revolução constitucionalista). Naquela oportunidade, a aristocracia agrária posicionou-se como força principal do atraso, defendendo a volta da política econômica e social reinante durante a vigência da República Velha (1889-1930) e reagindo radicalmente ao novo agrupamento de classes sociais estabelecido pela ascensão de Getúlio Vargas, por meio da Revolução de 1930.

Dias Toffoli mantém ação contra homem que importou 17 sementes de maconha

Imagem
. LIMINAR NEGADA 24 de maio de 2016, 13h44 - CONJUR O trancamento de ação penal em sede de Habeas Corpus somente se dá em hipóteses excepcionais, quando demonstrada (a) a atipicidade da conduta; (b) a ausência de indícios mínimos de autoria e materialidade delitivas; ou (c) a presença de causa extintiva da punibilidade. Seguindo esse entendimento, pacificado no Supremo Tribunal Federal, o ministro Dias Toffoli negou liminar no HC em que um homem pedia trancamento de ação penal na qual é acusado de tráfico internacional por importar 17 sementes de maconha. Para o ministro, os requisitos necessários para o trancamento não ficaram demonstrados.  O pedido foi ajuizado contra acórdão do Superior Tribunal de Justiça que havia indeferido outro HC com pedido similar. De acordo com os autos, o rapaz foi denunciado pela prática, em tese, do delito previsto no artigo 33, parágrafo 1º, inciso I, da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), em decorrência de retenção na alfândega de encomenda

PML: Fraude desmascarada

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 24/05/2016 Vamos combinar que a ruína precoce do governo Michel Temer  era visível desde o primeiro dia. Num país que abriga 200 milhões de pessoas, hospeda a sétima economia do planeta e que na última década e meia atravessou um período de progresso social reconhecido, nenhum governo poderia sobreviver sem oferecer respostas a demandas urgentes de bem-estar social e sem apreço pelos valores valores democráticos consolidados pela Constituição de 1988.

Aviso aos navegantes: criminalizar a política é o jogo da direita

Imagem
por Mauro Santayana - na RBA - 24/05/2016                                                                                                        MARCELO CAMARGO/ABR O fascismo brilha, profusamente incensado, a cada dia, pela mesma mídia conservadora e entreguista de sempre Estratégica, filosófica e taticamente, o campo da esquerda tem que ficar sempre - nem que seja apenas pelo silêncio ou por meio do cuidadoso estabelecimento de seu discurso e intervenções - até por uma questão de princípios, contra a Operação Lava-Jato. Ele não pode discordar dela quando as prisões arbitrárias, as acusações rasteiras, os vazamentos propositais, as penas injustas, as conduções coercitivas, humilham, atingem ou ameaçam Lula, Dilma, Vaccari, José Dirceu, e a favor, quando interessa, querendo utilizá-la, como fizeram contra o PT, para tentar ficar bem com uma parte da opinião pública manipulada e ignorante e para atingir figuras adversárias de outros partidos.

Será que o STF não reagiu a Jucá porque Lewandowski está em Londres?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 24/05/2016 Quer dizer que o Supremo Tribunal Federal é acusado por um senador – e ministro do governo provisório – de ter sido “conversado” para garantir o afastamento de Dilma Rousseff e não reage? Será que é porque seu presidente – e presidente do julgamento do impeachment no Senado – Ricardo Lewandowski está num “Seminário Internacional” promovido pela Associação dos Magistrados do Brasil (é, brasileiros)  lá em  Londres,  na Inglaterra ? Em lugar de trazer os palestrantes, dá para passar uns dias na velha Albion. Só de ontem até quinta-feira da outra semana, dia 2.

Mino Carta: A chance de Dilma

Imagem
Editorial Como e por que o capítulo final do processo de impeachment ainda não foi escrito por  Mino Carta  — na Carta Capital -  publicado  23/05/2016 04h11                                                                                                 J. Batista/Câmara dos Deputados Quem manda aqui é o da direita. Temer é soberano somente no emprego da mesóclise Depois de um ano, sete meses e alguns dias, volto ao Palácio da Alvorada para entrevistar  Dilma Rousseff , juntamente com dois ótimos companheiros, Sergio Lirio e André Barrocal.  No mesmo salão, à mesma mesa perfeitamente encerada, na segunda semana de outubro de 2014, ouvimos a presidenta que se preparava a enfrentar Aécio Neves  no segundo turno das eleições destinadas a lhe entregar seu segundo mandato.

Frente Brasil Popular define agenda de mobilização até agosto

Imagem
As mobilizações contra o golpe do governo ilegítimo de Michel Temer prosseguem com a participação de movimentos sociais, sindicais, partidos políticos e também com ações que potencializem iniciativas espontâneas da sociedade civil. Em plenária realizada dia 21 de maio, a Frente Brasil Popular (FBP) definiu um calendário de mobilização nacional até agosto. Fagner Torres/Jornalistas Livres Fora Temer: Ato na cinelândia no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (23) A  agenda foi um dos encaminhamentos da plenária, que reuniu cerca de 100 pessoas e contou com a presença do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. O calendário, que deverá incorporar novas manifestações nos próximos dias,  será uma referência para as ações contra o golpe, coordenadas pela Frente em todo o Brasil.   Estão incluídas na agenda contra o golpe da FBP atividades envolvendo as festividades de São João, especialmente as grandes festas que acontecem na região nordeste, e ta

The Guardian: “trama maquiavélica” por trás do impeachment abala governo interino do Brasil

Imagem
DCM Postado em  24 de maio de 2016 às 8:45 am Da  BBC Brasil: .   O jornal britânico  The Guardian  afirmou que a queda do ministro Romero Jucá e a revelação de uma “trama maquiavélica” para derrubar o governo Dilma Rousseff abalaram a credibilidade do governo de Michel Temer. “A credibilidade do governo interino foi abalada na segunda-feira quando um ministro foi forçado a se afastar em meio a revelações sobre a trama maquiávelica para levar ao impeachment da presidente Dilma Rousseff”.

Paulo Nogueira: ‘Tese do golpe é alucinação e conto da carochinha’: a Globo pode economizar 50 anos e pedir desculpas já.

Imagem
Postado em   24 May 2016 por :   Paulo Nogueira Não é um jornal: é uma vergonha A Globo não tem que esperar mais 50 anos para se desculpar pelo seu papel no golpe. Pode pedir desculpas agora. Veja o que um editorial seu afirmou pouco antes que Jucá descrevesse involuntariamente, em detalhes, a traa sinistra que derrubou Dilma. O título era: “A farsa do ‘golpe’ construída pelo lulopetismo’. (Lulopetismo é uma típica expressão dos direitistas fanáticos. É o equivalente ao ‘comunismo leninismo’ dos anos 60.) “Acreditar no conto da carochinha do ‘golpe’ é aceitar a participação do STF numa operação para defenestrar Dilma. Só numa alucinação.” Ora, ora, ora:  alucinação .

RT: El ministro de Planificación de Brasil dimite debido a un escándalo de corrupción

Imagem

CUT já admite possibilidade de convocação de greve geral

Imagem
. Sputnik News - 23/05/2016 O agravamento da crise econômica e política, com a divulgação, nesta segunda-feira (23), das conversas entre o atual ministro do Planejamento Romero Jucá e o ex-presidente da Transpeto Sérgio Machado sobre o impeachment da presidente Dilma leva a Central Única dos Trabalhadores (CUT) a estudar a possibilidade de decretação de greve geral no país. A informação foi passada à Sputnik pelo diretor da área internacional da CUT, Antônio Lisboa, que vê um crescimento exponencial das manifestações contra o presidente interino, Michel Temer, e seu novo ministério. Segundo Lisboa, os protestos contra o rebaixamento do Ministério da Cultura (MinC) a nível de secretaria subordinada ao Ministério da Educação (MEC), o panelaço ocorrido em várias capitais durante o primeiro pronunciamento de Temer na TV e a transcrição do diálogo entre Jucá e Machado legitimam a reação da sociedade.

Áudio explica forte presença de Cunha em postos-chave do governo interino

Imagem
CASO JUCÁ Segundo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), áudio revela "ramificação criminosa" para dar golpe e blindar envolvidos na Lava Jato. "Fatos precisam ser bem apurados", afirmou por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  23/05/2016  LULA MARQUES/AGÊNCIA PT/FOTOS PÚBLICAS Influência de Cunha alcança ministérios, AGU, Empresa Brasileira de Comunicação, liderança do governo... Brasília – O vice-líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), disse há pouco que o PT vai estudar as gravações para tomar as medidas jurídicas adequadas sobre o caso. Pimenta ressaltou que ficou comprovada uma articulação criminosa "com ramificações entre vários parlamentares de partidos diversos, para dar um golpe na democracia, retirar a presidenta Dilma Rousseff do governo e colocar no poder o então vice-presidente Michel Temer". No áudio , que se encontra com a Procuradoria-Geral da República (PGR), os dois (Jucá e Machado) dão a entender que é preciso

O silêncio ensurdecer de Aécio, do PSDB e de Moro sobre a gravação de Jucá.

Imagem
Postado em   23 May 2016 por :   Kiko Nogueira “Esse negócio que você vai ser o primeiro a ser comido foi no sentido figurado, fera” Aécio Neves foi mais uma vez citado num escândalo de corrupção e mais uma vez de maneira humilhante. Como em outras ocasiões, o presidente do PSDB está quieto, num silêncio ensurdecedor. Estará esperando seu porta voz, Gilmar Mendes, se manifestar? Num trecho da conversa do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, o ainda ministro do Planejamento, Romero Jucá, avisa que “caiu a ficha” dos tucanos sobre o potencial de danos que a Lava Jato pode causar em vários partidos.

Nassif: O xadrez do grampo de Jucá

Imagem
SEG, 23/05/2016 - 23:55 ATUALIZADO EM 24/05/2016 - 00:26 Luis Nassif Desde março a Procuradoria Geral da República e o Supremo Tribunal Federal (STF) tinham conhecimento do chamado desvio de finalidade do processo de impeachment. Desde aquela época estavam de posse da PGR e do STF as gravações de conversas de Sérgio Machado com Romero Jucá indicando claramente que a queda de Dilma Rousseff era passo essencial para conter os avanços da Lava Jato. Nada se fez. Ignoraram-se as provas que não mereceram sequer o privilégio dos vazamentos orquestrados cotidianamente pelos investigadores da Lava Jato. Esse fato suscita um conjunto de indagações.

Petrogolpe, o Brasil no fundo do poço

Imagem
. por Raul Longo - no pravda.ru - 22/05/2016 Amigos de fora e daqui do Brasil têm me enviado suas indignações em relação ao golpe do impeachment sem crime algum por parte da presidenta Dilma Rousseff. O descaramento é tão grande que faz muita gente imaginar a possibilidade de um golpe dentro do golpe. A evidência da participação dos interesses do capital petrolífero internacional é clara para todos os observadores, e muitos deixam nas entrelinhas minhas próprias preocupações.

Ken Loach vence Palma de Ouro em Cannes

Imagem
Depois de ter vencido a competição com "The wind that shakes the barley", realizador britânico volta a vencer com “I, Daniel Blake”. No seu discurso, Loach criticou o neo-liberalismo e defendeu que “outro mundo é possível, outro mundo é necessário”. ESQUERDA.NET - 22 de Maio, 2016 - 23:10h Ken Loach em Cannes, ao receber a Palma de Ouro, foto de Ian Langsdon/EPA/Lusa. Ken Loach apresentou-se este ano pela 12ª vez com um filme com competição no festival de cinema de Cannes e pela segunda vez arrecadou o prémio máximo, ao vencer a competição por melhor filme com “I, Daniel Blake”. Loach, que sempre manteve atividade política ao longo da sua carreira, ao aceitar o prémio fez um discurso em que criticou “o mundo perigoso” e o crescente neo-liberalismo, e afirmou que “outro mundo é possível, outro mundo é necessário” O filme conta uma história de luta e de dificuldades, protagonizada por um marceneiro de Newcastle impedido de trabalhar por motivos de saúde, mas a q

Mato Grosso tem primeira escola ocupada contra parcerias público-privadas

Imagem
MOBILIZAÇÃO Estudantes querem a revogação de lei que permitirá a atuação de empresas na gestão da educação; ocupações continuam no Ceará, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul por  Cida de Oliveira, da RBA   publicado  23/05/2016 19:26,  última modificação  23/05/2016 23:08 AME/MT Em escola ocupada, alunos fazem aula pública para discutir consequências das PPPs São Paulo – A mobilização de estudantes secundaristas em defesa do ensino público de qualidade chegou ao Mato Grosso. Desde a noite deste domingo (22), mais de 100 alunos ocupam a Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro, localizada no bairro Ipase, Vargem Grande, na região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. De acordo com Juarez França, presidente da Associaçao Matogrossense de Estudantes Secundaristas (Ame), a principal reivindicação é a revogação do edital publicado no último dia 14 pelo governo de Pedro Taques (PSDB) para parceria público-privada (PPP) para projeto, construção, reforma, ampliaç