Postagens

Mostrando postagens de maio 12, 2016

Dilma é notificada pelo STF para explicar por que chama impeachment de golpe

Imagem
. Ivan Richard - Repórteres da Agência Brasil - 18/05/2016  A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje (18) que a presidenta afastada Dilma Rousseff seja notificada sobre interpelação judicial proposta por deputados que questionam o fato de a presidenta classificar o processo de  impeachment  de “golpe de Estado”. No despacho, a ministra concedeu prazo de dez dias para que Dilma se manifeste a respeito. Na ação, assinada pelos deputados Júlio Lopes (PP-RJ), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Pauderney Avelino (DEM-AM), Rubens Bueno (PPS-PR), Antônio Imbassahy (PSDB-BA), Paulo Pereira da Silva (SD-SP), os deputados argumentam que a acusação de Dilma é algo de “gravidade ímpar, sobretudo, ao se levar em consideração a recente história nacional e as possibilidades de ruptura que declarações desse tipo podem trazer à sociedade brasileira”.

"Golpeachment" derruba Dilma: Plutocracia brasileira queima 54 mi de votos. Por Pepe Escobar. (12/05/2016)

Imagem
Pepe Escobar Пепе Эскобар  Data de publicação em Tlaxcala: 17/05/2016 Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu "Fim de jogo?  Calma. Ainda não . A frente antigolpeachment tem estratégia: convencer o 'Brasil profuando', as vastas massas de trabalhadores pobres, de que foi praticada uma ilegalidade; reconstruir a imagem de Rousseff como alvo de profunda injustiça; reenergizar a frente política progressista; assegurar que o governo de Brutus n. 1 fracasse; e criar condições para o homem que virá do frio nas eleições presidenciais de 2018." Nunca na moderna história política foi tão fácil "abolir o povo" e simplesmente apagar 54 milhões de votos votados em eleição presidencial livre e justa. Esqueçam os 'papeizinhos pendurados' [1]  das eleições na Florida em 2000. O dia de hoje viverá para sempre na história da infâmia em todo o Sul Global –, dia em que uma das mais dinâmicas democracias da região naufragou num regime pluto

Lobista que delatou Aécio tem benefícios suspensos e volta a ser preso

Imagem
Sérgio Moro entendeu que Fernando Moura mentiu em depoimentos e não liquidou o pagamento da multa por  Henrique Beirangê  — na Carta Capital -  publicado  18/05/2016 16h38 Fernando Moura é o primeiro delator preso na Lava Jato O juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato  na 13ª Vara Federal de Curitiba, determinou a prisão e a suspensão dos benefícios da delação premiada do lobista Fernando Moura. Em 3 de fevereiro deste ano, Moura disse durante depoimento que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) recebia propinas oriundas da hidrelétrica de Furnas. Moro afirma na decisão que o lobista não pagou a multa imposta e que há risco de fuga em função da sentença decretada nesta quarta-feira 18, de 16 anos de prisão. 

O mordomo do golpe vinga-se no garçom: mandem este negro embora

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 18/05/2016 Não é de blogueiro sujo. É da  Natuza Nery, da Folha , que dilmista nunca foi: A caça às bruxas no terceiro andar do Palácio do Planalto não poupou ninguém, nem mesmo o garçom que servia à Presidência havia quase oito anos. Cortem-lhe a cabeça  José Catalão, tido como um dos funcionários mais queridos entre palacianos, foi demitido pela equipe de Temer sob a “acusação” de ser petista, relataram servidores. Catalão não tem vínculo partidário e se orgulhava de ter servido Temer em várias ocasiões.

Chomsky: 'Dilma foi impichada por uma gangue de ladrões'

Imagem
'Uma liderança política que não roubou está sendo impichada por uma gangue de ladrões. É claro que isso é um golpe.' DemocracyNow! - na Carta Maior - 18/05/2016 Enquanto os protestos no Brasil sobre o voto dos legisladores para suspender a presidente Dilma Rousseff do cargo e levá-la a julgamento continuam, Noam Chomsky nota que “tem-se uma liderança política que não roubou para benefício próprio e que está sendo impichada por uma gangue de ladrões, que o fizeram. Isso conta como um golpe brando”.

Paulo Nogueira: A pena de 23 anos para Dirceu é o triunfo da perversão de justiça feita por Moro.

Imagem
Postado em   18 May 2016 por :   Paulo Nogueira Perseguido impiedosamente: Dirceu Não era contra a corrupção. Era contra o PT. Essa é uma das conclusões essenciais da campanha movida pela plutocracia em nome da “moralidade” da qual resultou o golpe. Dirceu, condenado hoje por Moro a 23 anos de prisão, foi uma das vítimas dessa perversão de justiça. Três líderes petistas tinham que ser destruídos para o golpe plutocrático funcionar. Lula, Dilma e ele, Dirceu. O primeiro da fila foi Dirceu. A imprensa, sobretudo a Veja, abandonou qualquer  fundamento jornalístico para assassinar sua reputação e colocá-lo na prisão. Transformaram-no no que ele definitivamente não é: um monstro. Esquarteje-se esse monstro.

Requião crê que Dilma não vai reverter impeachment por 'teimosia'

Imagem
QUA, 18/05/2016 - 11:13 Jornal GGN -  Roberto Requião, senador do PMDB do Paraná, crê que a presidente afastada Dilma Rousseff não vai conseguir reverter o processo de impeachment, argumentando que ela não será capaz de costurar as alianças necessárias porque "ela é muito teimosa". Em entrevista para a BBC Brasil, o ex-governador do Paraná disse que não sofreu nenhum tipo de pressão interna no PMDB por ser contrário ao impeachment. "O PMDB não é o partido nazista", afirma. Na entrevista, Requião defende a realização de novas eleições presidenciais em outubro e critica a "virada absurda para uma visão neoliberal" do governo interino de Michel Temer. 

Cunha emplaca um nome atrás do outro no governo interino

Imagem
Postado em  17 de maio de 2016 DCM  Do  El Pais: .   O deputado federal afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) prepara o seu  arsenal  para a próxima quinta-feira, quando irá depor ao Conselho de Ética, que analisa uma representação contra ele por quebra de decoro parlamentar. Enquanto seus adversários políticos o consideram fragilizado no cenário, Cunha deverá fazer o que mais tem feito desde que passou a ser um dos principais alvos da operação Lava Jato: se defender atacando seus inquisidores. Desde que foi considerado indigno pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para presidir a Câmara dos Deputados e afastado do cargo, Cunha é uma espécie de bode que quase foi retirado da sala, mas empacou na hora de passar pela porta, conforme disseram dois deputados que discutiam a situação dele nesta terça-feira em Brasília.

Cinco dias, apenas. E o governo Temer está velho de 100 anos

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 18/05/2016 Depois do 17 de abril, dia do circo da Câmara de Cunha, as manifestações em favor de Dilma, sem dúvida, enfraqueceram. Natural. Perdia-se ali, de forma impensável e deprimente, a melhor chance de barrar a conspiração golpista. O resto, embora trágico, era previsível. Mas depois do 12 de maio, quando o Senado confirmou o afastamento da presidente legítima, elas se reacenderam e não vão dar um segundo de trégua ao governo de usurpação.

Emir Sader: O homem-bomba do Brasil

Imagem
. por Emir Sader - 17/05/2016 Temer disse que, como não será candidato à reeleição (nem poderia, por ser ficha suja), pode tomar medidas impopulares. Suas mesas e as dos seus ministros estão cheias delas, em um ajuste fiscal sem precedentes, porque vem depois do maior processo de democratização social que o pais ja viveu. SUS, Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, além do  corte de recursos para educação e saúde, entre tantas outras medidas que punem claramente os que mais necessitam das politicas sociais do governo, para favorecer o 1% mais rico, que o governo interino representa. Temer se presta assim a ser uma espécie de homem-bomba do Estado social brasileiro, fazendo o que ele chama de “dar uma arranjada na situação”, isto é, reacomodar os interesses do 1% mais ricos, às custas dos 99%. A enxurrada ja leva a cultura, os direitos humanos, a igualdade racial, os direitos das mulheres, os das empregadas domesticas, e ameaça seguir seu poder devastador.

Numa canetada, o recuo de 15 anos na política de terras quilombolas

Imagem
Desde 2004, o DEM, partido agora responsável pela demarcação, trava uma batalha contra os quilombos por  Maíra Kubík Mano  —na Carta Capital -   publicado  17/05/2016 Tânia Rêgo / Agência Brasil Em imagem de novembro de 2015, Dona Tacira Julião Alves, remanescente quilombola, mostra sua roça na Ilha de Marambaia (RJ) A sensação que tenho nesses dias é que o teto está desabando sobre nossas cabeças. As perdas e retrocessos, que já vinham se delineando no horizonte há algum tempo, adquiriram uma velocidade assustadora. A  reforma ministerial de Michel Temer , que  excluiu mulheres e negros e negras , enterrou a Cultura e deixou a Ciência e a Tecnologia para serem engolidas pelas Comunicações, fez dos quilombolas um dos grupos mais atingidos. Pela catastrófica Medida Provisória  276/2016 , a atribuição das demarcações de terras quilombolas saiu do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e passou ao novo MEC, o Ministério da Educação e Cultura.

Kiko Nogueira: A secretaria de Cultura vai acabar sobrando para a garota de recados de Temer, Marta Suplicy.

Imagem
Postado em   17 May 2016 por :   Kiko Nogueira Falta falar com a Suzana Vieira Se alguém, além de Temer, está se queimando irremediavelmente com a vacância eterna da tal Secretaria da Cultura é a senadora Marta Suplicy. Ao bandear-se para o PMDB, movida sobretudo a ressentimento e oportunismo, Marta acreditou que o eleitor  era um trouxa completo e tinha sofrido um apagão de memória. Em troca de disputar a prefeitura de São Paulo, ela topou tudo. Defendeu o interino como estadista, fez selfie com o Cunha, o pacote completo. Tentou emplacar a versão de que nunca soube da corrupção no PT e ficou escandalizada quando tomou conhecimento. Foi procurar água limpa e honestidade na gangue peemedebista. Então tá. Sem noção, apareceu no protesto coxinha de 13 de março e foi, para sua supresa, escorraçada aos gritos de “filha da puta”, “ladra”, “petralha” e outros agrados. Abrigou-se na Fiesp.

Mulheres recusam secretaria de Cultura de governo golpista

Imagem
Em meio a manifestações contrárias a extinção do Ministério da Cultura (MinC) e a falta de representatividade feminina na composição de seu governo, Michel Temer tenta "unir o útil ao agradável" e sonda algumas mulheres para ocupar uma secretaria nacional de Cultura ligada à Presidência da República que pretende criar como forma de suavizar as críticas. Mas até agora cinco mulheres recusaram a proposta. Não à extinção do MinC. As recusas vieram de Adriana Rattes, ex-secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e da atriz Bruna Lombardi que por meio de sua assessoria de imprensa, divulgou nota afirmando que negou convite. "Fiquei agradecida pelo convite, mas não tenho pretensões políticas e estou totalmente envolvida com meus projetos profissionais", justificou Lombardi, que está em Los Angeles (EUA). Segundo a imprensa, a apresentadora Marília Gabriela também teria sido convidada e recusado o convite para a pasta no último fim de semana. Tanto Bruna Lom

Reação de Barroso à escuta não pode ser “tudo bem, não falei nada de errado”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 17/05/2016 O ministro Luís Roberto Barroso,  agora na sua fase de revisão de conceitos , não pode simplesmente reagir com bom humor à descoberta de uma escuta instalada em seu gabinete. “Se tinha alguém escutando meu gabinete, terá verificado que a gente trabalha muito e com bom humor”,  disse o ministro à Folha. Instalar uma escuta no gabinete de um Ministro do Supremo Tribunal Federal não é obra de um “aloprado”.

Ministro cancela construção de 11.250 unidades do Minha Casa, Minha Vida

Imagem
por Helena Sthephanowitz - 17/05/2016 O ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), revogou nesta terça-feira (17) uma portaria editada pelo governo Dilma que autorizava a Caixa Federal a contratar a construção de até 11.250 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. As obras previstas seriam administradas por entidades escolhidas pelo governo e destinadas à faixa 1 do programa, que atende famílias com renda mensal de até R$ 1.800.Logo que assumiu o ministério, na última quinta-feira (12), Bruno Araújo afirmou que faria uma "auditoria em todos os números da pasta" para "libertar as amarras ideológicas e a burocracia que dificultam a execução das obras". Em seu primeiro discurso como presidente interino, Temer garantiu que manteria os programas sociais "que dão certo" –como, segundo ele, o Minha Casa, Minha Vida–, mas disse que iria "aprimorar a gestão". Segundo ele, nenhuma reforma iria alterar "os direitos a

STJ mantém investigação de financista ligado a Eduardo Cunha

Imagem
ACUSADO DE EXTORSÃO 17 de maio de 2016, 20h27 Por  Pedro Canário Segue aberto o inquérito que investiga o financista Lúcio Bolonha Funaro por extorsão à empreiteira Schahin. A decisão é desta terça-feira (17/5), quando a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou pedido da defesa para trancar as investigações, seguindo o voto do relator, ministro Reynaldo Fonseca. O ministro Jorge Mussi, último a votar, ficou vencido. Para 5ª Turma, há indícios de autoria e prova da materialidade contra Funaro. Reprodução Segundo o relator, o trancamento de inquérito pelo Judiciário é uma medida excepcional que só deve ser tomada se houver prova de extinção da punibilidade, conforme manda a jurisprudência do STJ. “No caso, há indícios de autoria e prova da materialidade. Assim, não há como trancar o inquérito em sede de Habeas Corpus”, afirmou Reynaldo. O inquérito apura denúncia feita pelos diretores da Schahin de que Funaro cobrou milhões de reais em troca da não divulgação de documen

Brasil: Golpe ou Fiasco?

Imagem
Michel Temer assumiu como presidente interino apontando imediatamente um gabinete de extrema-direita. Immanuel Wallerstein - Common Dreams - na Carta Maior - 17/05/2016 . A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi suspensa do cargo enquanto passa por julgamento no Senado Federal. Se condenada, ela seria removida do cargo, movimento que é chamado no Brasil como “impeachment”. Qualquer um, até os brasileiros, que têm tentado acompanhar os últimos meses de manobras políticas, podem ser desculpados se estiverem de alguma forma confusos com as muitas voltas que o processo tem dado.

Brasil: O governo interino de Temer em números

Imagem
ESQUERDA. NET Reunimos um conjunto de dados acerca do novo governo do presidente interino do Brasil, Michel Temer, que ajudam o leitor a formar uma opinião. Saiba quantos ministros vêm dos governos presididos pelo PT; quantos são investigados; quantos receberam apoio financeiro de empresas investigadas pela Operação Lava Jato, ou ainda quantos ganharam fórum especial e saíram da alçada do juiz Moro, entre outras contas. Henrique Meirelles: ministro da Fazenda de Temer foi peça-chave dos dois mandatos do governo Lula. Foto de Marcelo Camargo, Agência Brasil. por Luís Leiria - no ESQUERDA.NET -16 de Maio, 2016 - 22:59h 7.  São sete os ministros nomeados por Michel Temer que ocuparam cargos ministeriais nos governos presididos pelo PT. Entre eles Henrique Meirelles, presidente do Banco Central durante os dois mandatos de Lula, peça-chave usada pelo presidente do PT para garantir a confiança do sistema financeiro e também para garantir que os banqueiros nunca ganhassem tanto

Paulo Nogueira: O protesto de Cannes é devastador para a imagem do governo Temer.

Imagem
Postado em   17 May 2016 por :   Paulo Nogueira De Cannes para o mundo: é golpe Os golpistas levaram meses para consumar seu crime contra a democracia. Mas poucos dias bastaram para a completa, absoluta, irrevogável desmoralização do golpe. É um marco, neste processo fulminante, o que acaba de ocorrer no festival de cinema de Cannes. A mensagem épica antigolpe que a equipe do filme brasileiro Aquarius correu instantaneamente o Brasil e o mundo nos sites e nas redes sociais. O grupo, no qual estava incluída a estrela do filme, Sônia Braga, posou segurando cartazes em inglês e francês que denunciaram ao planeta o caráter do golpe. Um dos cartazes dizia: “O Brasil não é mais uma democracia”.

Eleonora: “Mulheres sabem o risco que estão correndo com Temer”

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 17/05/2016 Quem quiser entender a resistência de brasileiros e especialmente das brasileiras contra o golpe de abril-maio deve prestar atenção ao movimento de mulheres. Elas podem ser vistas em toda parte onde se questiona a posse de um governo que assumiu o Planalto sem legitimidade. Estão à frente dos grandes  atos de protesto -- muitos de natureza essencialmente espontânea -- realizados até aqui, que surpreenderam pelo volume, pela regularidade e pela ressonância política imediata. O mais importante ocorreu domingo, na Paulista. Novos atos virão. "A reação das mulheres não deveria surpreender ninguém," afirma a sociólogo Eleonora Menicucci, titular da Secretaria de Políticas para a Mulher Brasileira entre 2012 e maio de 2016. "Só quem acredita no país mostrado pela mídia monopolizada não tomou conhecimento dos progressos conseguimos nos últimos anos pelas mulheres." (Leia a integra da entrevista mais adiante).

Weissheimer: Quem é o general que Temer nomeou para cuidar da Abin

Imagem
VIOMUNDO - 17/05/2016 O pai do general recepcionou o professor de tortura Dan Mitrione (de jaleco branco) em Porto Alegre; o tio teria comandado a Casa da Morte, em Petrópolis Para general nomeado por Temer, Comissão da Verdade foi “patética e leviana” Marco Weissheimer, no Sul 21 O general Sérgio Westphalen Etchegoyen, indicado pelo vice-presidente Michel Temer para assumir como ministro-chefe da Secretaria de Segurança Institucional – pasta à qual ficará subordinada a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) –, é um crítico feroz dos trabalhos de investigação dos crimes da ditadura realizados pela Comissão Nacional da Verdade.

O rato que ruge. E mia. E zurra…

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 17/05/2016 Bernardo de Melo Franco, na Folha, diz que José Serra estréia a “ Diplomacia do porrete ” no Itamaraty. É muito mais do que dizem os jornais, que adoram estas bravatas contra países em desenvolvimento e as declarações subservientes aos países ricos. É aquilo que o Chico Buarque disse sobre “falar grosso com o índio e fino com os Estados Unidos”. Serra  – e também Temer, como mostrou o Wikileaks, com os telegramas consulares norteamericanos  –  acha que diplomacia se faz com lanchinhos no consulado – agora, na Embaixada – dos EUA.

Quem gritou “fora, Dilma”, ainda vai pedir, volta Dilma

Imagem
por Helena Sthephanowitz - 17/05/2016 Maior doador de campanha do ministro da Saúde é sócio de gigante de planos de saúde."Quanto mais gente puder ter planos de saúde, melhor", diz Ricardo Barros, atual ministro da Saúde. Elon Gomes de Almeida, presidente do Grupo Aliança, doou R$ 100 mil para Ricardo Barros em 2014 O maior doador individual da campanha de Ricardo Barros (recém-nomeado ministro da Saúde) para deputado federal pelo Paraná em 2014 foi Elon Gomes de Almeida. Elon é sócio do Grupo Aliança, administradora de benefícios de saúde, e disponibilizou R$ 100 mil para a campanha de Barros. A Aliança mantém registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), vinculada ao Ministério da Saúde.

Espinhosa é a traição a si mesmo, Serra. Por Jari da Rocha

Imagem
POR  JARI DA ROCHA, COLABORAÇÃO PARA O TIJOLAÇO  · 17/05/2016 A notícia do cancelamento, feito por telefone, da exibição do filme  Retratos de identificação , que tinha projeção-debate prevista para o dia 31 de maio, na embaixada brasileira de Paris, denuncia um viés curioso do próprio Serra. O motivo alegado foi o de que o filme  Retratos de identificação  seria “assunto espinhoso”. Mais uma covardia do  chanceler, valentão contra os países latino-americanos. É difícil imaginá-lo peitando Obama ou Merkel. Serra virou o inverso do Capitão Rodrigo Cambará, de O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, que se espalhava dizendo: “nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho”. O facão de Serra é só para os pequenos. Mas o que teria incomodando tanto Serra?

Wagner Moura: O pior ainda está por vir

Imagem
17 de maio de 2016 - Vermelho.org O ator Wagner Moura escreveu um texto a pedido de jornalistas dos jornais  Estado de São Paulo  e  Zero Hora  sobre sua opinião a respeito da extinção do Ministério da Cultura. Segundo ele, apenas o segundo publicou. Divulgação "Os artistas foram mesmo das maiores forças de resistência ao golpe. Perdemos feio" Segue o artigo de Wagner Moura na íntegra:  A extinção do Minc é só a primeira demonstração de obscurantismo e ignorância dada por esse Governo ilegítimo. O pior ainda está por vir. Vem aí a pacoteira de desmonte de leis trabalhistas, a começar pela mudança de nossa definição de trabalho escravo, para a alegria do sorridente pato da Fiesp [Federação das Indústrias de São Paulo], que pagou a conta do golpe. Começaram transformando a Secretaria de Direitos Humanos num puxadinho do Ministério da Justiça. Igualdade Racial e Secretaria da Mulher também: tudo será comandado pelo cara que no Governo Alckmin mandou descer a porrada no