Postagens

Mostrando postagens de abril 27, 2016

Cunha diz que pedido de afastamento dele é "ação inócua"

Imagem
Iolando Lourenço e Luciano Nascimento - Repórteres da Agência Brasil -  03/05/2016 22h44 O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse hoje (3) que a ação que pede seu afastamento do comando da Casa é “inócua”. Cunha se manifestou a respeito de uma ação protocolada na Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo partido Rede nesta terça-feira. O partido reforça o pedido de afastamento de Cunha que aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e argumenta que o deputado não deve permanecer à frente da Câmara por responder a processo, com base no que diz a Constituição sobre o impedimento para o cargo de presidente da República. Eduardo Cunha defende a suspensão do processo de cassação de seu mandato enquanto estiver no exercício da presidência da Câmara Antonio Cruz/ Agência Brasil Cunha rebateu o questionamento com o argumento de que o tema já foi apreciado pelo STF no voto do ministro Teori Zavascki que culminou na abertura de inquérito contra

Com pedido de inclusão no inquérito principal da Lava Jato, Lula reage atirando: “PGR indica apenas suposições sem qualquer prova; uma antecipação de juízo, ofensiva e inaceitável”

Imagem
03 de maio de 2016 às 20h51 - no VIOMUNDO Nota sobre a antecipação de juízo da PGR sobre Lula 03/05/2016 20:04 do Instituto Lula A peça apresentada pelo Procurador-Geral da República indica apenas suposições e hipóteses sem qualquer valor de prova. Trata-se de uma antecipação de juízo, ofensiva e inaceitável. O ex-presidente Lula não participou nem direta nem indiretamente de qualquer dos fatos investigados na Operação Lava Jato. Nos últimos anos, Lula é alvo de verdadeira devassa. Suas atividades, palestras, viagens, contas bancarias, absolutamente tudo foi investigado, e nada foi encontrado de ilegal ou irregular. Lula sempre colaborou com as autoridades no esclarecimento da verdade, inclusive prestando esclarecimentos à Procuradoria-Geral da República. O ex-presidente Lula não deve e não teme investigações.

Estudantes ocupam Assembleia paulista exigindo CPI da merenda

Imagem
SECUNDARISTAS Grupo ocupou o plenário da Casa e afirma que só sai quando os deputados estaduais instalarem a comissão por  Rodrigo Gomes, da RBA   publicado  03/05/2016 18:32,  última modificação  03/05/2016 18:57 UPES Um grupo de 100 estudantes ocupou o plenário, parando a sessão para exigir a instalação de CPI São Paulo – Estudantes secundaristas ocuparam na tarde de hoje (3) a Assembleia Legislativa de São Paulo para exigir a imediata abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a “máfia da merenda”, que tem entre os investigados por recebimento de propina o presidente da Casa, deputado Fernando Capez (PSDB). “Enquanto não houver abertura da comissão nós vamos resistir na ocupação da assembleia. Aqui tem estudantes de várias regiões do estado, cansados da precarização da educação em São Paulo”, afirmou o novo presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes), Emerson Santos.

Lula: Janot supõe e não prova nada

Imagem
"Trata-se de uma antecipação de juízo, ofensiva e inaceitável" no Conversa Afiada - publicado   03/05/2016 . Do Instituto Lula: Nota sobre a antecipação de juízo da PGR sobre Lula A peça apresentada pelo Procurador-Geral da República indica apenas suposições e hipóteses sem qualquer valor de prova. Trata-se de uma antecipação de juízo, ofensiva e inaceitável. O ex-presidente Lula não participou nem direta nem indiretamente de qualquer dos fatos investigados na Operação Lava Jato. Nos últimos anos, Lula é alvo de verdadeira devassa. Suas atividades, palestras, viagens, contas bancarias, absolutamente tudo foi investigado, e nada foi encontrado de ilegal ou irregular. Lula sempre colaborou com as autoridades no esclarecimento da verdade, inclusive prestando esclarecimentos à Procuradoria-Geral da República. O ex-presidente Lula não deve e não teme investigações. Assessoria de Imprensa do Instituto Lula

Economia sinaliza recuperação, diz 'Financial Times'

Imagem
por Helena Sthephanowitz - 03/05/2016 O jornal britânico "Financial Times" afirma, em reportagem publicada na edição desta terça-feira (3), que a economia brasileira está começando a mostrar sinais de recuperação, mas que isso deve acabar beneficiando o vice-presidente Michel Temer, que assume caso Dilma seja afastada pelo Senado no processo de impeachment. A reportagem afirma que é uma "ironia" que, enquanto o Senado se prepara para votar seu afastamento, provavelmente no dia 11, a economia, começa ganhar pulso A reportagem afirma que indicadores como a expectativa da inflação estão começando a melhorar e diz que Dilma nomeou, no ano passado, o ministro da Fazendo Joaquim Levy para "tentar desfazer alguns dos erros dela".

A grande moléstia brasileira: como enfrentá-la

Imagem
O distúrbio político de hoje nada mais é do que mais um dos sintomas de uma grave moléstia contraída pela sociedade brasileira desde a colonização Por Fábio Konder Comparato - na Carta Maior - 03/05/2016 . O distúrbio político desencadeado em 2016 com o processo por crime de responsabilidade aberto contra a Presidente Dilma Rousseff nada mais é, na verdade, do que o surgimento de mais um dos múltiplos sintomas de uma grave moléstia, contraída pela sociedade brasileira desde o início do processo de colonização de nosso território no século XVI. Se quisermos, portanto, começar a combater a enfermidade – o que vai se tornando sempre mais urgente neste início do século XXI –, não podemos nos limitar a encontrar paliativos para os sintomas no momento em que eles se declaram, mas sim compreender em profundidade a causa morbi.   Na verdade, trata-se de uma enfermidade permanente, cujo início data do próprio Descobrimento.

Wanderley Guilherme: O PIRULITO DO GOLPE

Imagem
. por Wanderley Guilherme dos Santos - no Segunda Opinião - 03/05/2016 Ainda não coube à minha geração interromper o padrão que, desde Deodoro da Fonseca e seu espirro ditatorial, impediu que sequer uma geração republicana se livrasse das intervenções autoritárias, civil ou militar. De Deodoro segue-se a geração nascida com a República, chegando, aos 31 anos, a Artur Bernardes, que governou o país sob um estado de sítio e repressão aos movimentos reivindicatórios operários, de 1922 a 1926. A turma de brasileiros que escapou ao sítio de Bernardes, por acaso de nascimento, passará, porém, boa parte de sua vida adulta em regime getulista que, se ditadura explícita só de 1937 a 1945, nunca esteve constitucionalmente constrangido desde a revolução de outubro de 30. A geração de 45 não herdou melhor sorte, forçada a suportar o miasma ditatorial consagrado como revolução redentora pelo jornalismo de DNA pervertido, legisladores prostitutos, tribunais de rabo entre as pernas e intelect

Os talibãs tupiniquinis. Por Bob Fernandes

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 03/05/2016 Não é preciso uma palavra a mais no  comentário de ontem de Bob Fernandes, na TV Gazeta: “Sessão no senado. Anastasia é o relator do impeachment. Colegas se dirigem a ele. Relatam “pedaladas fiscais” de bilhões que o próprio Anastasia teria cometido no governo de Minas. O senador do PSDB faz cara de paisagem. Na mesma sessão, senadores lembram governadores e prefeitos que hoje pedalam. Anastasia segue impassível.

Altamiro Borges: Nem helicóptero, nem transmissão ao vivo. É Fernando Henrique Cardoso depondo na Polícia Federal

Imagem
03 de maio de 2016 às 12h28 - VIOMUNDO O contrato, o “professor” e torcedores do Vasco, que se juntaram aos dos Corinthians e Santa Cruz: central do golpe, a Globo protege FHC FHC presta depoimento na PF. Mídia abafa Por Altamiro Borges, em seu blog Nada de helicópteros, batalhões de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas ou histeria na mídia. Na sexta-feira (29), o ex-presidente FHC prestou depoimento na sede da Polícia Federal em São Paulo na investigação que apura a remessa ilegal de grana ao exterior para financiar as despesas da sua ex-amante Mirian Dutra, jornalista da TV Globo por 35 anos. Da mesma forma como no passado a imprensa amiga escondeu o caso extraconjugal do “príncipe da Sorbonne” – que na época mantinha um casamento de conveniência com a antropóloga Ruth Cardoso –, agora ela tratou de abafar o depoimento.

Blogueiros são principal alvo de ataques à liberdade de expressão no Brasil, diz ONG

Imagem
. Postado em  3 de maio de 2016 às 11:51 am DCM Da  BBC Brasil:   “Criança fica com o pé preso em escada rolante de shopping no Maranhão”. Quem acessa o blog de Ítalo Diniz encontra uma página congelada em 13 de novembro de 2015. Na noite daquela sexta-feira, o blogueiro morreu após levar quatro tiros em uma das principais ruas de Governador Nunes Freire (460 km de São Luís). O caso ilustra uma das conclusões de um relatório divulgado nesta terça-feira, Dia Mundial da Liberdade de Expressão, pela ONG Artigo 19: blogueiros se tornaram o principal alvo dos ataques à liberdade de expressão no Brasil.

Ato relembra tortura com fotos de presas políticas no antigo DOI-Codi

Imagem
Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil -  02/05/2016 Ato em memória das mulheres vítimas da ditadura militar em frente ao 1º Batalhão de Polícia do Exército, onde funcionou o Doi-Codi Tânia Rêgo/Agência Brasil Imagens de mulheres presas e torturadas na ditadura militar tremulavam em um varal improvisado entre árvores, enquanto jovens recrutas deixavam o 1º Batalhão de Polícia do Exército na manhã de hoje (2). Na Rua Barão de Mesquita, no Rio de Janeiro, por onde os jovens saiam, sobreviventes da tortura e feministas fizeram uma instalação em memória das vítimas da violência do regime. O 1º Batalhão abrigou o Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), centro da tortura no Rio. O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi criticado pela homenagem ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, um dos maiores torturadores da ditadura militar brasileira Tânia Rêgo/Agência Brasil O ato também lembrou a morte de Luana Barbosa

Presidente da comissão de impeachment doou R$ 870 mil não declarados à própria campanha

Imagem
Do  Uol : .   O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), presidente da comissão de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), doou à chapa onde era suplente para o Senado, em 2010, o valor de R$ 870 mil, utilizando recursos que ele não havia incluído em sua declaração de bens à Justiça Eleitoral, feita no ano anterior. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a doação foi feita em 12 depósitos em espécie (com dinheiro vivo). Já o senador alega que houve um erro de informação e que os depósitos foram feitos por meio de depósitos de cheques na boca do caixa, que foram erroneamente computados pela contabilidade de campanha como “doação em espécie”. No último dia 26, o senador chegou a apresentar à reportagem cópias de cheques que teriam sido utilizados por ele para efetivar a doação, embora não tenha permitido ao UOL fotografar ou copiar os documentos.

Oposição admite que análise do processo do impeachment vindo da Câmara é precária

Imagem
IMPEACHMENT Para Telmário Motta (PDT-RR), os juristas e o procurador do TCU que depuseram hoje no Senado foram "irresponsáveis" ao insinuar que o Congresso, "casa do povo é, na verdade, uma casa que engana o povo" por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  02/05/2016 21:30,  última modificação  02/05/2016 23:25 WALDEMIR BARRETO / AG. SENADO Telmário Motta: juristas e o procurador do TCU foram “irresponsáveis” sobre o papel do Congresso Brasília – A comissão do impeachment no Senado, nesta última etapa dos trabalhos  – que hoje (2) já dura oito horas – teve momentos tensos diante das críticas e divergências dos senadores sobre a  linha adotada pelos convidados de hoje  (2), que defendem a avaliação do processo de afastamento da presidenta Dilma Rousseff quanto ao seu caráter político e ao que chamam de "conjunto da obra" (atos praticados pelo governo desde 2010). Elogiados por muitos oposicionistas, os argumentos dos juristas Fábio Medi

Trabalhadores do Uruguai irão às ruas pela democracia no Brasil

Imagem
Em vídeo divulgado nas redes sociais e em cadeia nacional de televisão no Uruguai, a central de trabalhadores do país, PIT-CNT, comemora o 1º de maio, exigem mudanças profundas e progressistas no país e convoca o povo uruguaio para uma demonstração de solidariedade com a democracia brasileira, no dia 10 de maio, às 18 horas, em Montevideu. Sede da central sindical uruguaia em Montevideu A PIT-CNT (Plenario Intersindical de Trabajadores - Convencóin Nacional de Trabajadores, na sigla em espanhol), desde 1964 reunida em uma só entidade, é umas das organizações que apoia a luta contra o golpe de Estado em curso no Brasil e estará presente no ato do dia 10 de maio, na Esplanada das Universidades, em Montevideu. Confira abaixo vídeo da entidade:  

Sete inúteis e dois brigando pelo governo

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 02/05/2016 Serve-me de mote, quase de plágio, o post da criadérrima cobra Dácio Malta, referência para uma geração de jornalistas cariocas, onde ele alinhava a folha corrida dos  Temer Men  que aparecem aí na foto. Faltam dois: Henrique Meirelles e José Serra, que serão assunto para o final. Mas vamos à descrição de Dácio: curta e grossa. Os homens de Temer da esquerda para direita. Moreira Franco  – A ultima eleição que concorreu foi para prefeito de Niterói. Chegou a ir para o segundo turno, mas por motivos até hoje nebulosos renunciou a candidatura. Depois disso não foi candidato nem ao menos a deputado federal. Não tinha votos.

A França luta em "Noites De Pé" (12/04/2016)

Imagem
Como a ocupação de praças pelos jovens, contra a “reforma” laboral, a desigualdade e a desesperança, pode acordar um país acossado por terror, Estado de Emergência e política reduzida a simulacro. Por Geoffrey Pleyers. ESQUERDA.NET - 12 de Abril, 2016 Desde o dia 31 de março que milhares de pessoas se reúnem todas as noites na Praça da República, em Paris, para partilhar as suas desilusões com a política institucional e para colocar em prática formas de democracia direta em assembleias populares e centenas de pequenos grupos de discussão. Mais de 80 mil pessoas seguiram a assembleia geral online de dia 3 de abril, e milhares tomaram a praça, em vários dias. A “Nuit Debout” (“Noite De Pé”) tornou-se agora um movimento nacional, com reuniões em 15 cidades francesas, e algumas até mesmo tão distantes quanto Bruxelas, Barcelona e Berlim. A ascensão do movimento em França não é, de forma alguma, casual. Desde fevereiro, foram-se reunindo todos os ingredientes para que emergisse

Polícia francesa proíbe manifestação da “Nuit Debout”

Imagem
Polícia parisiense comunicou, esta segunda-feira, que a manifestação da “Noite de Pé” estará proibida a partir das 22 horas. Governo francês pressionou autarquias de todo o país para impedirem protestos e “evacuarem praças se necessário”. ESQUERDA.NET - 2 de Maio, 2016 - 22:56h Protesto da "Noite de Pé" na Praça da República, em Paris, França. como medida preventiva, limitar a duração da  Nuit Debout ” [Noite de Pé] , anunciou, por comunicado, esta segunda-feira a autoridade policial de Paris. A polícia decidiu proibir todas as iniciativas relacionadas com a  Nuit Debout,  entre as 22 horas de terça-feira até às 7 horas de quarta-feira, bem como todas as manifestações espontâneas que possam resultar a partir da Praça da República. A razão para esta decisão, segundo a policia parisiense, deve-se aos incidentes violentos ocorridos na noite de domingo na Praça da República. No perímetro desta célebre praça da capital francesa estarão também proibidas a

#GlobalDebout: Apelo por uma Noite De Pé em todo o lado dia 15 de maio de 2016

Imagem
Global NuitDebout  A 46 de Março (15 de Abril), duas semanas depois da grande mobilização de 31 de Março, o movimento Nuit Debout não pára de se ouvir. Em numerosas cidades francesas e estrangeiras, as Noites De Pé vêem o dia e testemunham esperanças e revoltas comuns. Todos aqueles que passaram pelas praças ocupadas e que nelas participam sabem-no bem: passa-se qualquer coisa... Habitantes do mundo inteiro, façamos cair as fronteiras e construamos juntos uma nova Primavera Global! Venham juntar-se a nós nos próximos 7 e 8 de Maio em Paris, place de la République, para nos encontrarmos, debater, partilhar as nossas experiências e os nossos know-how, e começar a construir em conjunto perspectivas e soluções comuns. E, sobretudo, preparemo-nos e lancemos juntos uma grande acção internacional no fim-de-semana do 15 de Maio (#76mars) para nessa data ocupar massivamente as praças públicas por todo o mundo.

Temer apela a Feliciano e pede a evangélicos que orem por ele

Imagem
'TEMENTE A DEUS' Chamado de “nosso presidente” pelo pastor-deputado, Temer disse que vai religar os brasileiros, mas não empolgou plateia em evento missionário por  Redação RBA   publicado  02/05/2016 18:59,  última modificação  02/05/2016 19:00 REPRODUÇÃO Cena do vídeo gravado em Brasília e transmitido a milhares de fiéis evangélicos em Santa Catarina São Paulo – O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), apelou a evangélicos ligados ao deputado federal pastor Marco Feliciano (PSC-SP). Em vídeo enviado ao encontro Gildeões Missionários, em Camboriú (SC), no último sábado (30), Temer  pediu “orações pelo Brasil” e “para mim mesmo” . Feliciano conduziu uma oração dizendo que o Brasil vai se tornar “uma nação poderosa” e que as pessoas que estão na pobreza “não passarão mais fome”.

"Lava jato" mostra que papel do juiz está em crise, dizem julgadores

Imagem
Marcelo Semer 2 de maio de 2016, 19h29 - CONJUR  Por  Giselle Souza Investigações como a “lava jato” evidenciam uma crise existente entre os juízes brasileiros quanto ao papel de garantidores de direitos, sobretudo os de origem constitucional. É o que avalia  Marcelo Semer , ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia e juiz de Direito em São Paulo. Em palestra nesta segunda-feira (2/5), na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, Semer afirmou que aos juízes cabem tutelar a defesa, não atuar em substituição à acusação. “A Constituição tem um projeto calcado na redução da desigualdade e centrado na dignidade humana. Por isso, as políticas públicas dentro desse projeto são incorporadas como princípios. Ao juiz não é dado discutir política pública, mas discuti-la diante desses princípios. Assim, quando o Supremo [Tribunal Federal] decide que a união homoafetiva ou a legalidade das cotas devem ser reconhecidas, ele não está fazendo política pública, mas

E quando parecia que as coisas não poderiam piorar eis que surge Zezé ‘Helicoca’ Perrela.

Imagem
Postado em   02 May 2016 por :   Paulo Nogueira Paz, amor e impunidade Quando você pensa que o circo em torno do impeachment não poderia piorar eis que aparece Zezé Perrela. Ele é integrante da Comissão do Senado que julga Dilma. A posteridade terá que decifrar, no futuro, como um homem como Perrela teve poder para remover alguém como Dilma. Perrela virou senador por herança. Era suplente de Itamar Franco, morto em 2011. Era conhecido pelos anos em que foi presidente do Cruzeiro. Negócios obscuros surgiram em seu currículo de cartola. Perrela foi acusado de lavar dinheiro na venda de um jogador do Cruzeiro para a Europa. O processo acabou dando no SFT, onde jaz há anos, para surpresa de ninguém.

Dória Júnior comprar apê em Miami pela Mossack Fonseca? Não dá nada, o que dá é pedalinho em Atibaia

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 02/05/2016 Não acho que ninguém esteja escandalizado com o fato de João Dória Júnior, inutilidade escalada pelo Geraldo Alckmin para ser prefeito de São Paulo  ter comprado um apartamento de luxo em Miami através de uma  offshore . O dinheiro é dele, embora em boa parte tenha sido arrancado do governo de São Paulo para publicar e promover o que ninguém vê. Muito menos que o tenha feito que o tenha feito sem desembolsar um tostão, graças a uma permuta que não se sabe do que pelo que e com quem. E muito menos que negócios que envolvam transferência de bens e serviços não tivessem valor estimado em dinheiro e sobre ele pagassem imposto. Francamente, isso não vem ao caso.

Tereza Cruvinel: Emenda Dilma só terá chance com povo na rua

Imagem
. por Tereza Cruvinel - 02/05/2016 Em uma tarde monótona de maio de 1983, lá se vão 33 anos, um jovem e desconhecido deputado que acabava de chegar à Câmara, terno branco e chapéu Panamá, aproximou-se da roda de jornalistas que tentavam pescar notícias no salão verde. A ditadura já perdera os dentes mas planejava, através de seu partido ainda majoritário, o PDS, impor um candidato civil-servil, Paulo Maluf, na eleição indireta de janeiro de 1985. O jovem deputado queria vender um peixe. “Apresentei uma emenda constitucional propondo eleição direta para presidente”. Ninguém exclamou “uau!”. Ouvimos com a cortesia dispensada aos assuntos que não vão virar notícias. Era Dante de Oliveira. Um ano depois a emenda que levou seu nome para a História estava sendo votada, depois do maior movimento de massas até então ocorrido, a campanha das “diretas-já”. Mas se o povo não tivesse perdido o medo e enchido os comícios (chamados por uma frente liderada por PMDB, PT e PSDB) a emenda teria

Nassif: O inquérito da PGR contra Aécio Neves é para valer

Imagem
. Luis Nassif  - 02/05/2016 Houve quem supusesse jogo de cena do Procurador Geral da República (PGR) o pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal) para abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves. Não é o que aparece no pedido ( http://migre.me/tFEsv ). Nele, estão detalhados os principais pontos de suspeita que pairam sobre Aécio. 1.     As delações de Alberto Yousseff, baseado em conversas com o falecido deputado José Janene (PP) sobre uma mensalidade proveniente de Furnas e encaminhada à irmã de Aécio através da Bauruense, prestadora de serviços da companhia.

As chances de renúncia e o cenário para eleições antecipadas

Imagem
SEG, 02/05/2016 - 19:19 ATUALIZADO EM 02/05/2016 - 19:58 Patricia Faermann Atualizado      Jornal GGN -  Em semana decisiva no Senado para o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, jornais noticiaram que a chefe do Executivo teria voltado atrás nas declarações enfáticas de que não vai renunciar do cargo. O que teria ocorrido para uma suposta mudança de planos? Seria vantajosa a renúncia à presidente? Qual o cenário hoje e o que seria necessário para uma decisão arriscada atingir o efeito esperado?   Existem duas possibilidades para que a renúncia de Dilma provoque a convocação de eleições presidenciais antecipadas: caso o vice Michel Temer também renuncie ou caso o Congresso aprove uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ou um plebiscito para eleições. A ideia seria "uma cartada final" do governo motivada por senadores que apoiam a medida.

Bandidos na Polícia Federal ameaçam incriminar quem negar aumento

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 02/05/2016 Da  Folha , agora há pouco: Em campanha salarial, a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais)  afirmou em nota oficial que a eventual resistência do governo em atender os pleitos da entidade pode gerar impactos nas investigações de corrupção relacionadas a lideranças do PT , partido da presidente Dilma Rousseff. O comunicado, emitido nesta segunda-feira (2), diz que, se a decisão do Executivo federal descontentar os policiais federais, “analistas da PF” preveem “uma onda de revolta da categoria em relação ao PT, o que poderá repercutir até nas investigações de corrupção envolvendo lideranças do partido”.