Postagens

Mostrando postagens de março 23, 2016

PML: Temer na anti-história

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 29/03/2016 Ao decidir abandonar o governo Dilma depois de vampirizar todas as artérias do Estado brasileiro, exibindo sem constrangimento um apetite guloso e incontrolável, a maioria do PMDB contribuiu para elevar em grau absurdo um conhecido traço da política brasileira -- o cinismo. Vamos combinar: com 17 implicados -- até agora -- na Lava Jato, o PMDB confirma que possui uma periculosidade inferior apenas ao velho PP, herdeiro do PDS da ditadura, mas vem à frente do Partido dos Trabalhadores, por boa vantagem.

Saída do PMDB deixou Planalto de bom humor: abre espaço para um novo governo.

Imagem
por Zé Augusto - 29/03/2016 A entrevista coletiva do ministro Jaques Wagner sobre a saída do PMDB do governo não deixa margem de dúvidas: o Palácio do Planalto ficou mais leve, até o humor melhorou. Aliás, a popularidade de Dilma deve subir, pois o PMDB tem uma das piores imagens política para o povo, associada à corrupção e que contaminava a imagem do governo.

Michel Temer, o chacal, veste a faixa de pacificador

Imagem
publicado em 29 de março de 2016 - VIOMUNDO . Mãos polidas ou polutas? 29/03/2016 02h00 por Francisco Foot Hardman, na Folha Agora tudo ficou claro. Sergio Moro, o juiz-mor da Lava Jato, queria só fazer jus ao título de grande agitador das massas. Subversivo, para ninguém duvidar: o novo campeão da “agitprop”. Na Operação Lava Jato, a perícia é instalar uma máquina inquisitória interminável, a serviço dos mesmos poderes que já comemoram a próxima derrubada do governo e a destruição de seu oponente mais difícil. Aqui não se ouve, prende-se. Aqui não se solta, extrai-se delação. Aqui não se ajuíza, panfleta-se. Que o timing concatenado de seu vazamento fabricará a “verdade” do dia.

“Temer Presidente”. O delírio de quem acha que vai ficar no poder sem voto

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 29/03/2016 Os gritos de “Temer Presidente”  da reunião do PMDB, que conta já ter derrubado o Governo, são a expressão patética de quem entende a política apenas como um jogo de apoios, intrigas, cargos e golpes de esperteza. Num país onde nenhuma força política é capaz de se sustentar sozinha no Governo, é inacreditável que a cúpula do PMDB – e a cúpula do PMDB hoje são Temer, Renan e Cunha – ache que possa se manter no poder apenas com acertos conchavados e entrega de nacos do Governo ao PSDB e ao baixo clero da Câmara.

DISCURSO FORTE DO DEPUTADO SILVIO COSTA CALA A OPOSIÇÃO ( 25 de mar de 2015)

Imagem

PAULO NOGUEIRA: E SE HOUVER NOVAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS?

Imagem
por P aulo Nogueira - no DCM - 29 de março de 2016 . E se houver novas eleições presidenciais? Esta é uma hipótese que se sussurra hoje no tumultuado universo da política nacional. Em seu Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim tocou uma ou duas vezes no assunto. Se se admitir que o atual modelo se esgotou, esta é uma saída bem mais interessante que o assalto ao poder intentado pela plutocracia mediante um Sindicato de Ladrões, como é o Congresso, uma mídia corrupta dedicada apenas à manutenção de suas mamatas e um Judiciário formado por juízes partidários como Moro e Gilmar. Esqueçamos por um momento as dificuldades para chamar novas eleições. Até porque nada é fácil nestes dias.

Altamiro Borges: Globo comanda o golpe no Brasil

Imagem
29 de março de 2016 - 20h09  Em 24 de abril, mais de 30 mil pessoas fizeram uma marcha até a sede da TV Globo na zona sul de São Paulo. O ato foi organizado pela Frente Povo Sem Medo, que reúne diversos movimentos sociais, e Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), explicou as razões do protesto: “Este monopólio midiático comanda o golpe e o retrocesso no Brasil”.  Reprodução   Já a Frente Brasil Popular, que congrega mais de 70 entidades, também planeja realizar os seus próximos protestos em frente às sedes da emissora e das suas afiliadas em todo o país. Já há um consenso entre as forças populares e democráticas que a poderosa Rede Globo é a principal artificie do golpe que pretende derrubar a presidenta Dilma para impor mais arrocho, desemprego e miséria aos trabalhadores. O império da bilionária famiglia Marinho nunca tolerou os tímidos avanços dos governos Lula e Dilma e sempre odiou os movimentos sociais. No passado, ela conspirou contra o

Dia 31: Manifestações contra o golpe no Brasil e no exterior

Imagem
Cada vez mais um grito ecoa em defesa da democracia: "Não vai ter golpe". Na próxima quinta-feira (31), grandes manifestações ocorrerão nas principais cidades do país e no exterior, contra o impeachment sem fundamentos legais orquestrado pela direita, para derrubar a presidenta Dilma Rousseff, que foi reeleita com 54 milhões de votos nas últimas eleições.    O dia nacional de mobilização contra o golpe, foi convocado pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, organizações do movimento social que unificam forças em um contexto político de retrocessos. Além dos atos que ocorrerão nas principais cidades do país, a expectativa é realizar uma grande marcha em Brasília na próxima quinta-feira (31), com a participação de delegações vindas de todo o Brasil. Confira abaixo onde será a manifestação em sua cidade

Estrella, o geólogo que descobriu o futuro do Brasil!

Imagem

Wagner: relação com Temer será educada, mas "politicamente interditada"

Imagem
. Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil -  29/03/2016 20h36 O ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Jaques Wagner, disse hoje (29) que a relação política do governo com o vice-presidente Michel Temer fica "interditada", e afirmou que "terá dificuldade ainda maior" um governo que não tem a "legitimidade" de 54 milhões de votos. Wagner comentou o rompimento oficial do PMDB do governo, decidido nesta terça-feira. Segundo ele, a relação com Temer será educada, mas, após o anúncio de hoje, ficou "politicamente interditada". O ministro disse que não sabe se a presidenta Dilma conversou com o vice-presidente após a notícia, nem o motivo pelo qual a reunião do diretório foi tão rápida. Em menos de cinco minutos, os peemedebistas decidiram abandonar a base aliada de Dilma por aclamação.

Pedido de impeachment feito pela OAB coloca a ordem jurídica em risco

Imagem
OPINIÃO 29 de março de 2016 - CONJUR Ricardo Lodi Ribeiro Por  Ricardo Lodi Ribeiro Nesta segunda-feira (28/3), o presidente do Conselho Federal da OAB deu entrada, na Câmara dos Deputados, em novo pedido de  impeachment  da presidente Dilma Rousseff, sob os seguintes fundamentos: a) pedaladas fiscais e abertura de créditos suplementares por decreto; b) concessão de benefícios fiscais para a Fifa, pela Lei 12.350/10, na Copa do Mundo de 2013; c) delação premiada do senador Delcidio do Amaral, no que se refere à motivação escusa na indicação de ministro do Superior Tribunal de Justiça; d) nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil. Sobre a participação da presidente Dilma na "lava jato", o pedido, que nada mais é do que a transcrição do voto da Conselheira relatora no Plenário do Conselho Federal, reconhece que não há evidências que comprovem a participação pessoal da presidente que caracterize crime de responsabilidade. Passemos a uma a

O carnaval das traições

Imagem
NATUREZA “Por que você me picou?”, perguntou o sapo ao escorpião que ele conduzia atravessando a lagoa a nado, “agora nós dois vamos morrer”. “Sei lá”, respondeu o escorpião, “é da minha natureza” por  Flavio Aguiar, para a RBA   publicado  29/03/2016 20:10 MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL Michel Temer é o novo candidato a Café Filho, vice de Getúlio Vargas, na história brasileira Conto brasileiro. O processo de impeachment à presidenta Dilma Rousseff é um verdadeiro carnaval das traições. Parece traduzir aquele ditado que diz que “o mais inocente matou a mãe para ir no baile dos órfãos”. É difícil puxar o fio da meada, tantos são eles. Comecemos então pelo mais óbvio. O vice-presidente Michel Temer é o novo candidato a Café Filho na história brasileira. Café era vice de Getúlio, tido como mais à esquerda do leste, o que não é o caso daquele lá em relação à Dilma Rousseff. Mas como Getúlio se recusou a renunciar, Café Filho traiu seu compromisso e declarou q

Paulo Pimenta deixa delegado da PF em saia justa: Por que você chamou Lula para depor mas não o autor da emenda, FHC?; veja o vídeo

Imagem
publicado em 29 de março de 2016  - no VIOMUNDO Em CPI do Carf, delegado da PF não sabe explicar por que chamou Lula para falar sobre MP editada por FHC  da Assessoria de Imprensa do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) O delegado da Polícia Federal, Marlon Cajado, não soube explicar por que o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, autor de uma Medida Provisória para o setor automotivo sob suspeita, não foi chamado para prestar esclarecimentos no âmbito da operação Zelotes. O questionamento foi feito pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) em audiência da CPI do Carf, nesta terça-feira (29). Pimenta fez uma série de perguntas que ficaram sem resposta. “Você chamou o ex-presidente Fernando Henrique, como autoridade da época, para explicar porque foi editada e a importância dessa Medida Provisória? Você não entendeu que era importante chamar o presidente que editou a MP original, só quem reeditou?

Wagner ataca ‘impeachment sem causa’ e diz que até sexta haverá repactuação com aliados

Imagem
. Jaques Wagner: “É um momento de conversar com os aliados que querem seguir com você”. O ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Jaques Wagner, deu coletiva no início da noite desta terça-feira (30), no Palácio do Planalto, e falou sobre o rompimento do PMDB com o governo. Segundo ele, até sexta-feira o governo fará uma nova repactuação com seus aliados. “É um momento de conversar com os aliados que querem seguir com você”, disse. Para Wagner, impeachment sem causa é golpe.

Moro admite ao STF equívoco ao divulgar conversa de Lula e Dilma

Imagem
. André Richter – Repórter da Agência Brasil O juiz federal Sérgio Moro admitiu hoje (29) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki que se equivocou ao autorizar a divulgação de escutas telefônicas entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilam Rousseff. Ao ministro, Moro também disse que não teve intenção de provocar polêmicas, conflitos ou constrangimentos.

Assista à TVT ao vivo.

Imagem
Clique aqui para assistir:

Pochmann: Defensores do golpe escondem o que querem fazer com o país

Imagem
Nas três eleições diretas para presidente, o projeto neoliberal vencedor no Brasil (1989, 1994 e 1998) não chegou a ser apresentado enquanto tal para o veredito da sociedade. Nos programas políticos de governo apresentados nos debates eleitorais, palavras ou expressões como ‘privatização’, ‘redução dos direitos sociais’, ‘transferências de renda para os ricos’, ‘encolhimento de oportunidades’ e ‘estancamento da mobilidade social’ jamais foram explicitadas.   Após quatro sucessivas derrotas eleitorais (2002, 2008, 2010 e 2014), o projeto neoliberal procura novamente voltar a dominar o governo na forma de um golpe explícito à jovem democracia brasileira. Sem conseguir conquistar o voto popular, os defensores do golpismo escondem o que desejam realmente fazer com o país e o conjunto dos seus cidadãos. Para tanto, os fins parecem justificar o uso de qualquer meio. De um lado, os defensores do golpe à democracia adotam como esteio legitimador do impedimento do governo Dilma, a condu

Foram-se os que já não estavam. Dos políticos, só virá o golpe. Às ruas, pelo Brasil

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 29/03/2016 Sepultou-se a última quimera dos que acreditaram, a partir de certo momento, que o PMDB pudesse ser base de alguma coisa senão dos seus próprios apetites. Nem mesmo nos momentos de prosperidade o foi sequer base confiável. É certo que ainda ficarão alguns: uns por valor e honradez pessoal, como o Senador Roberto Requião, outros porque os interesses regionais talvez lhes convenham. Mas não é hora de contar mais com que se possa ir adiante nesse caminho. O PMDB é o partido de Eduardo Cunha e seu comando a ele pertence. Se Temer é o capitão golpista, seu cardeal é Cunha e é por isso que já se noticia o acordo que irá salvá-lo da cassação por corrupção para ser, já não de direito, mas de fato, o presidente da Câmara.

Lula não é réu, não cometeu nenhum crime e nem é investigado pela Justiça

Imagem
29/03/2016 14:30  . NOTA À IMPRENSA 1) LULA NÃO É RÉU, NÃO COMETEU NENHUM CRIME NEM É INVESTIGADO PELA JUSTIÇA Em inglês:  http://www.institutolula.org/en/lula-is-not-a-defendant-nor-is-he-being-investigated-by-justice Em espanhol:  http://www.institutolula.org/es/lula-no-es-acusado-y-no-ha-sido-investigado-por-la-justicia No Brasil, a função de investigar é da Polícia  e do Ministério Público . A função de denunciar é exclusiva do Ministério Público,  de seus promotores e procuradores. No Brasil, juízes não investigam, não acusam, não denunciam. Juízes julgam. E só participam de investigações indiretamente, autorizando ou não atos invasivos (apreensões, escutas) e coercitivos (conduções, prisões temporárias) formalmente solicitados pelo Ministério Público e pela Polícia. Somente depois que o Ministério Público apresenta denúncia formal, e se essa denúncia for aceita por um juiz, é que um cidadão torna-se réu, ou, como se diz popularmente, torna-se acusad

10 lições para subverter a Democracia

Imagem
O "Método Sérgio Moro" coloca em xeque as conquistas democráticas em um país ainda assombrado pela memória do regime de exceção da Ditadura por Najla Passos - na Carta Maior -29/03/2016 Deflagrada há dois anos, a Operação Lava Jato tem desrespeitado, sistematicamente, a Constitução de 88. Apenas os militares, na Ditadura, com o AI nº 5, tiveram poder para desrespeitar, de forma tão escancarada, o texto da Carta Magna. Para os defensores do juiz Sérgio Moro, a justificativa obedece ao clássico raciocínio autoritário de que “os fins justificam os meios”, um jargão atribuído pelo PIG (Partido da Imprensa Golpista) como sendo uma prática utilizada pela esquerda mundial. No entanto, ela vem sendo praticada pela Justiça Federal do Paraná, com apoio incondicional do condomínio golpista.

Brasil, assim como a Rússia, está sob ataque da ‘Guerra Híbrida’

Imagem
. Sputnik News - 29/03/2016 Em seu mais recente artigo, o analista de geopolítica internacional Pepe Escobar analisa o atual cenário político do Brasil à luz da influência externa sobre o país. Para ele, tanto o Brasil, como a Rússia, estão sob ataque do que o autor chama de ‘Guerra Híbrida’, uma mistura de ‘revolução colorida’ com ‘guerra não-convencional. © AFP 2016/ NELSON ALMEIDA O Terremoto Brasileiro Para o analista, a matriz ideológica e o modus operandi das ‘revoluções coloridas’ – como as manifestações na Ucrânia — hoje são uma questão de domínio público. Não tanto o conceito de Guerra Não-convencional. Este conceito foi explicitado no Manual de Forças Especiais de Guerra Não-convecional (2010) da seguinte forma: “A intenção dos esforços dos Guerra Não Convencional dos EUA é explorar uma vulnerabilidade de hostis poderes políticos, militares, econômicos e psicológicos, através do desenvolvimento e sustentação de forças de resistência para realizar os

A inacreditável ficha corrida do impeachment

Imagem
BENEFICIÁRIOS Impeachment da Dilma é golpe ou apenas um recurso democrático? Qualquer que seja sua opinião, vale a pena pensar em quem sai lucrando com a saída da presidenta por  Victor Amatucci, do blog Imprença   publicado  29/03/2016 11:08,  última modificação  29/03/2016 11:42 FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL Deputados que querem tirar Dilma estão envolvidos em inúmeros casos de corrupção Imprença  –  A comissão recém criada no congresso nacional, para avaliar se o impeachment deve ou não ser votado no plenário, é composta por 65 membros do parlamento. Após o parecer da comissão o impeachment é esquecido ou levado ao plenário, dependendo da decisão que os 65 tomarem.  Vejamos então, os puros do impeachment. São favoráveis ao impeachment : Osmar Terra (PMDB-RS) Político conservador, recentemente debateu a política de drogas com Jean Wyllys ( PSOL-RJ) , onde afirmou que a política de combate às drogas deve ser dura para ser eficiente ( não acredite

Protestos em Lisboa contra a tentativa de destituição de Dilma

Imagem
Brasileiros residentes em Portugal manifestaram-se hoje em frente à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa para protestar contra a tentativa de destituição da Presidente, Dilma Rousseff, que consideram um “golpe de Estado”. ESQUERDA.NET - 29/03/2016 Brasileiros manifestaram-se a favor da democracia. A manifestação decorreu numa altura em que, dentro da Faculdade, está a decorrer o IV Seminário Luso-Brasileiro de Direito, promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (EDB/IDP) e pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Bruno Araújo, um dos organizadores da manifestação justificou esta ação por haver necessidade de "sair em defesa da democracia" no Brasil, "que está atualmente em risco". Araújo que está em Portugal a fazer um doutoramento em Media e Política na Universidade Nova de Lisboa, declarou que este é um movimento constituído por brasileiros, entre professores e estudantes, num "ato notável de patriotismo&quo

Anotação em documento liga herdeira da Globo diretamente a três empresas offshore, uma delas a Vaincre, dona da mansão de Paraty

Imagem
publicado em 28 de março de 2016 às 21:54 - no VIOMUNDO Do Garganta Profunda Uma anotação manuscrita no que parece ser o controle de uma conta bancária liga diretamente Paula Marinho, filha de João Roberto Marinho e herdeira do Grupo Globo, à Vaincre LLC,  empresa offshore baseada em Nevada, nos Estados Unidos, que é uma das donas da mansão de concreto na praia de Santa Rita, em Paraty. Em mensagens enviadas a blogs, João Roberto sustentou que a filha não tem relação com a casa, nem com nenhuma das empresas ligadas à mansão ou ao ex-marido dela, Alexandre Chiappetta de Azevedo. Porém, a anotação na página 17 do documento de apreensão número 9 levanta dúvidas sobre esta versão. O nome de Paula, uma das netas preferidas do patriarca da família, Roberto Marinho, aparece ao lado de três pagamentos feitos à Mossack & Fonseca, empresa panamenha especializada em criar empresas laranja.

A grande chance: Nós do povo no lugar do PMDB. Vai ter luta e é por MAIS DIREITOS.

Imagem
. por Zé Augusto - 29/03/2016 Já vai tarde esse "encosto" que era o PMDB do Temer e do Cunha se fingindo de aliados. Na verdade não perdemos nada, eles traíam há um bom tempo. Cá pra nós já estava insuportável aguentar um partido que se dizia fazer parte do governo mas passou a só trazer problemas de corrupção, conspirar, votar contra e sabotar o tempo todo. A saída do PMDB faz parte da agenda do golpe, só que tem um lado bom. A história está em nossas mãos. Caiu em nosso colo.  Se tiver luta, não vai ter golpe. E a banda podre do PMDB golpista vai para a lata do lixo da história.

O sonho de Temer vai se realizar?

Imagem
.

Nassif: O xadrez do Supremo Tribunal Federal

Imagem
TER, 29/03/2016 - 00:11 Luis Nassif A função do STF Fique atento a uma discussão entre juristas sobre o papel do STF (Supremo Tribunal Federal). Há uma corrente majoritária de juristas defendendo o papel do STF como Corte Constitucional – ao invés de mero tribunal de apelação. Em muitos países essas funções são separadas. A Corte Constitucional acaba sendo formada por pessoas indicadas pelos três poderes, mas à parte do Poder Judiciário. O Supremo sempre se enredou nesse dilema. As funções menores, de tribunal de apelação, sempre atrapalharam a função maior, de guardião da Constituição. Seus momentos mais altos, no entanto, foram quando assumiu o papel de Corte Constitucional. Foi esse papel que permitiu que avançasse na consolidação dos princípios fundamentais da Constituição de 1988, relegados a segundo plano pela falta de influência dos grupos minoritários no parlamento. Foi quando o país se deu conta da relevância das leis, como instrumento de consolidação de

Janot joga para a platéia: Lula será ministro, mas caso segue com Moro

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 28/03/2016 O “jogo para a platéia” é das coisas que mais desmoralizam os agentes do Estado no campo judicial. Rodrigo Janot pariu uma monstruosidade jurídica, segundo a Folha: Em manifestação enviada ao STF (Supremo Tribunal Federal), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu que o ex-presidente Lula seja empossado como ministro da Casa Civil, mas que as investigações da Lava Jato envolvendo o petista fiquem sob o comando do juiz Sérgio Moro. “Para determinar que investigações criminais e possíveis ações penais referentes a atos imputáveis ao senhor Luiz Inácio Lula da Silva praticados até a data de sua posse no cargo de ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República permaneçam no primeiro grau de jurisdição, ressalvadas possíveis causas de modificação de competência previstas na legislação processual penal”, diz o parecer. Leia mais >>

Tereza Cruvinel: Temer queima o barco

Imagem
. por Tereza Cruvinel - 28/03/2016 Muitos foram os peemedebistas que lhe ofereceram os fósforos mas houve também o que fizeram advertências sobre o que ele enfrentará se for empossado. Com o rompimento do PMDB, o impeachment de Dilma torna-se mais provável. O governo, pescando no varejo, pode garantir no máximo uns 15 votos de pemedebistas. Mas, para além dos votos contra o impeachment, há o efeito político sobre outros partidos e parlamentares.

Lula diz que impeachment sem motivo é golpe e que mídia cria clima de ódio no país

Imagem
. Sputnik News - 28/03/2016 O ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu nesta segunda-feira, 28, entrevista coletiva em que criticou a Operação Lava Jato e disse que impeachment contra Dilma é golpe. Lula, que tomou posse como ministro-chefe da Casa Civil no dia 17 mas por conta de uma batalha judicial ainda não pôde assumir o cargo, fez um resumo da sua trajetória política e afirmou que quer ajudar o Governo da Presidenta Dilma, mesmo que seja apenas como conselheiro. O ex-presidente voltou a dizer que pode contribuir com o Brasil e acredita que é possível mudar a situação de crise em pouco tempo, para que a economia volte a crescer. RICARDO STUCKERT/ INSTITUTO LULA Embaixada da Itália desmente capa da Veja sobre suposto plano de fuga de Lula “Como eu sou otimista, acredito piamente que é plenamente possível recuperar o Brasil, fazer o país voltar a crescer”, garantiu Lula. “Nós temos um mercado interno extraordinário, ávido por comprar qualquer coisa q

Mino Carta: A reinvenção do golpe

Imagem
Democracia Cogita-se de um gênero inédito, judiciário-policial-midiático, mas os mandatários são sempre os mesmos por  Mino Carta  —na Carta Capital -  publicado  28/03/2016 Nicole Presotto A moçada que desfilou em São Paulo na sexta-feira 18 foi com as ideias claras E nsaia-se um novo, inédito modelo de golpe de Estado e os impávidos inovadores mostram a cara. De  Sergio Moro  e Gilmar Mendes a José Serra  e Fernando Henrique Cardoso. Da Globo, jornalões e revistões a Eduardo Cunha. Da facção peemedebista em busca da rasteira mais eficaz nos aliados a risco ao vice-presidente Michel Temer, que já conta as favas e monta o futuro governo. O golpe de Estado não é incomum na história brasileira. De um golpe nasceu a República. Uns não passaram do ensaio, outros deram certo. Depois do suicídio de Getúlio Vargas, houve duas tentativas fracassadas antes de 1964,  e por este pagamos até hoje . A rigor, houve golpe inclusive na posse de José Sarney, o vice que foi para