Postagens

Mostrando postagens de janeiro 29, 2016

"Nada justifica a conduta do delegado", diz advogado de Lula

Imagem
Delegado da Operação Zelotes afirmou que ex-presidente é investigado Jornal do Brasil - 04/02/2016 - 15:57 O Instituto Lula divulgou nota nesta quinta-feira (4) a respeito da afirmação do delegado Marlon Cajado, que atua na Operação Zelotes, de que o ex-presidente estaria sendo investigado no inquérito que apura um suposto esquema de 'compra' de medidas provisórias que beneficiaram o setor automotivo.  De acordo com o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, que assina a nota, "nada justifica a conduta do delegado (...) ao afirmar que Lula seria investigado. O ex-Presidente foi ouvido no dia 6 de janeiro na condição de informante, sem a possibilidade de fazer uso das garantias constitucionais próprias dos investigados." Advogado de Lula afirmou que ex-presidente já foi ouvido, na condição de informante, "sem a possibilidade de fazer uso das garantias constitucionais próprias dos investigados" Confira a nota na íntegra: Nota do advogado de

PML: Em fotos, a aventura do Mais Médicos

Imagem
. Por Paulo Moreira Leite - 04/02/2016 Com tiragem inicial de 3 000 exemplares e apresentação de Arthur Chioro, que foi ministro da Saúde entre fevereiro de 2014 e outubro de 2015, o livro "Mais Médicos" é uma obra institucional necessária. As fotografias capturadas pela câmara de Araquém Alcântara em 19 Estados registram o trabalho de 18 000 médicos em pontos extremos da sociedade brasileira. As cinco imagens que ilustram essa nota, cedidas especialmente para o 247 pelo próprio Araquém, são uma pequena amostra de um trabalho de 219 páginas.

Fiocruz e Ministério da Saúde esclarecem boatos sobre o vírus zika

Imagem
QUI, 04/02/2016 - 15:34 Da Agência Fiocruz Zika e microcefalia: notas oficiais para esclarecimento da população Informações de todos os tipos tem circulado na Internet sobre os casos de zika e microcefalia. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde (MS) publicaram algumas notas para esclarecer a população sobre mitos que estavam sendo indevidamente compartilhados. Confira um resumo dessas notas e o que é realmente verdade: 

Como Aécio Neves se tornou o personagem principal da Lista de Furnas.

Imagem
Postado em   04 fev 2016 por :   Joaquim de Carvalho O então governador Aécio Neves Esta reportagem faz parte do projeto de crowdfunding do DCM sobre a  Lista de Furnas.  Está sendo republicada à luz do depoimento do lobista Fernando Moura, segundo o qual a estatal era controlada pelo hoje senador Aécio Neves no governo Lula: “É um terço São Paulo, um terço nacional e um terço Aécio”. Era 2005, auge das CPIs dos Correios e do Mensalão, quando o presidente de Furnas, José Pedro Rodrigues de Oliveira, um quadro técnico ligado ao ex-presidente Itamar Franco, chamou à sua sala o coordenador do Programa Luz Para Todos, assessor especial da presidência, e entregou um pedaço de papel, com um nome e o número de um telefone. “Acho que isso interessa a vocês. Só que não quero que você receba esta pessoa aqui dentro”, disse José Pedro a Paulo Tadeu, ex-prefeito de Poços de Caldas e fundador do PT.

Holanda: um cínico paraíso fiscal

Imagem
O mesmo ministro holandês que pressionou Espanha e Grécia para adotarem as medidas de austeridade tem transformado a Holanda num grande paraíso fiscal Vicenç Navarro *, via Other News - na Carta Maior - 04/02/2016 . Qualquer leitor que tenha seguido de perto as notícias sobre a Grécia recordará que uma figura crucial da imposição das políticas de austeridade ao povo grego, as que tiveram um impacto devastador para aquele país, foi o Presidente do Eurogrupo, o ministro da Fazenda da Holanda, o Sr. Jeroen Dijsselbloem, que liderou o ataque (e não há outra forma de descrever o que ele fez) contra a Grécia, forçando o país a aplicar as receitas neoliberais, que causaram dano, não só às classes populares gregas, mas às de todos os países – incluindo a Espanha – cujos governos adotaram as mesmas receitas.

Ex-presidente da Associação de Delegados da PF diz que há “guerra ao PT”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 04/02/2016 . “Eu não acho que exista um combate à corrupção, existe uma guerra declarada ao Partido dos Trabalhadores”. Quem diz a frase,  dita com a ressalva de que “não sou PT”  e “não gosto de muita coisa no PT” é o delegado aposentado Armando Coelho Neto, ex-presidente da Associação de Delegados da Polícia Federal. A entrevista, ao veterano colega Humberto Mesquita (ex- Realidade ,  Tupi   e  SBT ), é impressionante, porque é dada por quem não apenas conhece a corporação como porque historia fatos. E que evita, por consciência do que deve ser o comportamento de uma autoridade policial, evita qualquer afirmação leviana contra qualquer pessoa.

Venezuela: enquanto a águia caça moscas, a crise engorda

Imagem
Enquanto Maduro se dedica a uma guerra de microfones, a população espera soluções para o desabastecimento, a inflação e a insegurança. Aram Aharonian - Carta Maior - 03/02/2016 A Venezuela está submergida numa persistente crise, e o sistema político continua paralisado dando as costas a essa crise, que vai engordando sem encontrar obstáculos. Enquanto isso, o presidente Nicolás Maduro se dedica a caçar moscas, em sua contínua guerra de microfones, e a população espera soluções para o desabastecimento, a inflação, a insegurança – uns dizem que a frase é de Sêneca, outros de Platão, mas quem a popularizou foi Hugo Chávez: “águias não caçam moscas”.   Alguns sustentam a tese de que existe uma certa forma de coexistência política no país, mas a realidade é que as facções que disputam a direção da sociedade, tanto governo quanto oposição, parecem carecer de capacidade  – ou interesse – para chegar a um acordo. Ainda mais quando a autoproclamada Mesa de Unidade

Luis Nassif: A grande oportunidade de redesenhar São Paulo

Imagem
QUA, 03/02/2016 - 18:55 Luis Nassif Nas próximas semanas, os paulistanos serão convidados a opinar sobre um tema que poderá definir o perfil da cidade daqui para o futuro. Trata-se da discussão sobre o PIU (Projetos de Intervenção Urbana), que deverá se constituir no principal instrumento legal para as grandes intervenções urbanas, um verdadeiro redesenho da metrópole, conforme projeto lançado pelo prefeito Fernando Haddad. Pela primeira vez, desde as intervenções no Vale do Anhangabaú, haverá a possibilidade de desenhar uma nova cidade. Ao longo das margens dos rios Tietê e Tamanduateí, do traçado das velhas ferrovias, em regiões abandonadas por indústrias, poderão ser colocados em prática modernos conceitos de urbanismo, como o de respeito à população local, a mesclagem de emprego, residência, comércio, conjuntos habitacionais para a classe C convivendo com imóveis para as classes A e B, as preocupações ambientais e de sustentabilidade, a integração com os espaços p

Umberto Eco, Di Prieto e Sérgio Moro: da Mãos Limpas à Lava Jato

Imagem
. Por leitefo - 3 de fevereiro de 2016 Umberto Eco me sugere, no seu mais recente  best-seller,   Número Zero , o provável futuro de Sérgio Moro, o midiatizado juiz da Lava Jato. Quando a operação apagar o seu fogo sagrado, ele vira senador, depois deputado, funda um partido – “Brasil dos Valores” -, para, em seguida cair no anonimato e na desmoralização. Bom, este pelo menos foi o destino de Antônio Di Pietro, de quem Moro se declara uma espécie de alterego. Sabem quem ele foi, aliás, quem é, porque Di Prieto ainda está vivo? É o célebre juiz italiano, ator principal da Mãos Limpas, um tufão judicial-midiático que incendiou a Itália e a Europa, de 1992 a 1994.

“É um terço SP, outro nacional e um terço Aécio”, diz delator sobre esquema em Furnas

Imagem
. Postado em  3 de fevereiro de 2016 às 9:17 pm DCM Do  Valor :   Interrogado pelo juiz federal Sergio Moro, titular da Operação Lava-Jato, nesta quarta-feira o delator Fernando Moura afirmou que o senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente nacional do PSDB, dividiria propina na empresa de energia Furnas com o PT nacional e estadual, na cota de um terço para cada um. Em nota, o PSDB nacional classificou a declaração de Moura de “requentada e absurda”. Procurado, o Instituto Lula não quis comentar. Antes deste depoimento, Moura alegou à força-tarefa da Operação Lava-Jato que teria sofrido uma ameaça velada a seus familiares, e que por isso teria negado fatos em sua delação premiada.

Câmara aprova MP que altera imposto sobre ganho de capital de mais ricos

Imagem
Quarta, 03 Fevereiro 2016 23:37 . Os líderes do governo na Câmara, deputado  José Guimarães (PT-CE),  e da Bancada do PT, deputado  Afonso Florence (BA),  consideraram positivo o início dos trabalhos legislativos de 2016 com a aprovação, pelo plenário da Câmara, nesta quarta-feira (3), da Medida Provisória 692/15. A medida altera a incidência de imposto sobre a renda para ganho de capital superior a R$ 1 milhão em caso de alienação de bens e direitos. A MP garante isenção de imposto de renda para o ganho de capital em imóvel de até R$ 440 mil. A MP já havia sido aprovada pela comissão mista presidida pelo deputado  Gabriel Guimarães (PT-MG)  e que teve como relator-revisor o deputado  Paulo Pimenta (PT-RS).  Agora, a medida será analisada pelo Senado.

Ministros Falcão e Noronha brigam na Corte Especial do STJ; ouça

Imagem
. 3 de fevereiro de 2016, 21h08 - CONJUR Por  Pedro Canário Uma disputa conhecida nos bastidores do Superior Tribunal de Justiça ganhou grandes proporções na sessão da Corte Especial desta quarta-feira (3/2). O presidente da corte, ministro Francisco Falcão, e o ministro João Otávio de Noronha, adversários políticos, brigaram durante o julgamento de um Mandado de Segurança contra uma decisão de Falcão. O presidente do STJ, impedido por tratar-se de uma questão envolvendo ele, insistia que Noronha também estaria impedido. Depois de algumas provocações, Noronha chamou o presidente de "tremendo mau-caráter". Coube à ministra Laurita Vaz, que presidia o debate, retirar o caso de pauta. Ouça a briga:   Leia Mais >>

As dinastias da Câmara

Imagem
Quase a metade dos deputados são herdeiros de familiares cujo poder político, em alguns casos, remonta ao período colonial Étore Medeiros | Agência Pública | http://goo.gl/4sCKOu - na Carta Maior - 03/02/2016 . Conhecida por debates acalorados quando se trata de discussões sobre a “família tradicional”, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara foi cenário de um debate inusitado sobre outros tipos de famílias – as de políticos – no fim de outubro, durante a votação do Projeto de Lei nº 6.217, de 2013. Proposta pelo deputado Esperidião Amin (PP-SC), a iniciativa pretende chamar a BR-101 em Santa Catarina de Rodovia Doutora Zilda Arns, excluindo naquele trecho a homenagem ao ex-governador Mário Covas. O nome do paulista batiza todos os quase 5 mil quilômetros da estrada desde setembro de 2001, seis meses após o falecimento do político.

Paulo Nogueira: O estranho processo que um diretor da Globo está movendo contra mim.

Imagem
Postado em   03 fev 2016 por :   Paulo Nogueira Qual á a visão de imprensa livre de Bretas? Qual o conceito de jornalismo livre de Erick Bretas, diretor de novas mídias da Globo? Bem, jamais esperei grande coisa de Bretas, e por isso não posso dizer que me decepcionei ao saber que para ele “imprensa livre” não admite críticas. Bretas, fui informado dias atrás, está me processando por difamação etc etc. Sou, como todos sabem, um defensor de que você busque na Justiça reparação contra calúnias. Aplaudi Lula e Chico Buarque por abrirem processos. Agora: o que fiz para ser processado por Bretas?

Máfia da merenda, distribuía suco de laranja em eventos do governador tucano

Imagem
Cássio Chebabi,  que está sob investigação da Operação Alba Branca, tinha um hábito. Como presidente da cooperativa Coaf ele frequentava eventos públicos ao lado do governador tucano Geraldo Alckmin  de São Paulo, nas cidades da região de Ribeirão Preto, e distribuía generosamente caixinhas de suco de laranja - um dos principais produtos vendidos a preços superfaturados pela cooperativa Coaf para compor a merenda escolar de administrações municipais. Numa dessas festas políticas, no dia 28 de abril de 2014, em Bebedouro, ele estava ao lado do  governador Geraldo Alckmin e no prefeito do município, Fernando Galvão. Alguém da própria equipe de Chebabi fotografou o momento de confraternização - o tucano aparece sorridente entre o prefeito e Chebabi, estes dois exibindo caixinhas do suco.  Na ocasião, Alckmin inaugurou o posto do Poupatempo e Ciretran de Bebedouro. O evento ocorreu na Praça Barão do Rio Branco, centro da cidade. O presidente da Coaf teve prisão decretada pela Ju

Daniel Castro: Luto na Globo

Imagem
DANIEL CASTRO - Publicado em 03/02/2016, às 14h51 DIVULGAÇÃO Jornalista da Globo de São Paulo usa laço de fita preta em 'luto' por reajuste Jornalistas da Globo em São Paulo estão usando hoje (3) um laço de fita preta em protesto contra a proposta das emissoras de reajuste salarial para a categoria profissional. As redes de TV ofereceram reajuste de 5%, quando a inflação do ano passado ficou próxima de 11%. O protesto coincide com a quarta reunião para negociação entre sindicalistas e representante da Globo. Com a fita preta, os jornalistas de SP querem dizer que estão de luto pela desvalorização da profissão. No mês passado, os jornalistas da Globo lideraram um  protesto com sapatos usados . As emissoras argumentam que tiveram queda média de 7% nas receitas publicitárias em 2015. Os jornalistas contratacam dizendo que, mesmo com queda, elas estão tendo lucro. Original:  http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/bloco-de-notas/luto-na-globo-10374#ixzz3z8ZJeINp  

Justiça do Rio proíbe livrarias de venderem livro Minha Luta, de Adolf Hitler

Imagem
MEMÓRIAS DO NAZISMO 3 de fevereiro de 2016, 15h55 - CONJUR A 33ª Vara Criminal do Rio de Janeiro proibiu a venda do livro  Minha Luta  ( Mein Kampf,  em alemão), escrito por Adolf Hitler, em 1925. A decisão, assinada pelo juiz Alberto Salomão Junior, foi proferida em ação cautelar ajuizada pelo Ministério Público estadual. O descumprimento está sujeito a multa de R$ 5 mil. Capa do livro Minha Luta , na versão original, em alemão. Reprodução Para o juiz, a obra incita práticas de intolerância contra grupos sociais, étnicos e religiosos. Na decisão, ele destacou que a discriminação contraria valores humanos e jurídicos estabelecidos pela República brasileira, o que justifica a proibição. "Destaco que a venda de livros que veiculam ideias nazistas ferem gravemente a ordem pública, pois afronta a norma penal insculpida no artigo 20, parágrafo 2º, da Lei 77168/89. Dessa forma, estão demonstrados o  fumus boni iuris  e o  periculum in mora . O primeiro, na própria demonstraç

Quem nasce na Síria é Levantino. Quem nasce no Levante é Sírio.

Imagem
Recorte de mapa, cujo título Original em inglês é: Um mapa correto do mar Mediterrâneo, do estreito de Gibraltar ao Levante. R. W. Seale – Londres, 1746. https://www.raremaps.com ORIENTE mídia - 03/02/2016 Resposta à postagem de Guga Chacra, publicada em seu blog em 28/01/2016 com o título “Por que a Síria precisa voltar a ser da Civilização Levantina como Líbano e Israel?”  http://internacional.estadao.com.br/blogs/gustavo-chacra/por-que-a-siria-precisa-voltar-a-ser-da-civilizacao-levantina-como-libano-e-israel/ Por Babel Hajjar  A Síria não é apenas Levantina, mas é a própria tradução de Levante. Bilad Al Sham ou Grande Síria é uma região reconhecida com este nome desde antes do Império Bizantino (ou Império Romano do Oriente, remanescente da queda do Império Romano do Ocidente), no ano 324 d.C, e incluia tudo, da Turquia à Palestina. De um ponto de vista anterior à colonização ocidental (elegantemente chamados “Sistemas de Mandato” britânico e francês), Líbano e

Como o Ocidente pressiona países emergentes?

Imagem
. Sputnik News - 03/02/2016 Especialistas do Centro russo de Estudos Econômicos participaram da mesa redonda organizada pela agência internacional de notícias Rossiya Segodnya sobre o papel do Ocidente na reforma e desenvolvimento da economia mundial. No âmbito da mesa redonda os economistas russos apresentaram também o relatório “Oriente contra Ocidente: Luta pela Reforma da Economia Mundial”. Os participantes tocaram em vários temas importantes na agenda econômica e política atual, inclusive em vários acordos ambíguos, por exemplo, o TTIP, o TTP e o TiSA, as tentativas ocidentais de minar os projetos do BRICS e manter o sistema estabelecido pelos EUA.

Kotscho: Dilma mostra coragem diante das baixarias

Imagem
Dilma em sua visita ao congresso (Foto: Wilson Dias/02.02.2016/Agência Brasil) No blog Balaio do Kotscho - 03/02/2016 De costas para a mesa onde a presidente Dilma Rousseff está fazendo seu discurso, um deputado aparece gritando. Outro passa diante dela desfilando com uma placa em que se lê "Xô CPMF". Uma deputada interrompe a fala da presidente da República para fazer uma contestação no microfone do plenário. Sobre a bancada, um parlamentar estica a faixa "O Brasil não aguenta mais você. Cai fora!". Foi um festival de baixarias, incivilidade, desrespeito e falta de educação a reabertura solene do Congresso Nacional nesta terça-feira, desta vez com a presença da presidente Dilma, que resolveu de última hora apresentar pessoalmente a mensagem anual do Executivo ao parlamento.

Perseguição política: MST, CUT e UNE farão ato em apoio a Lula no dia 17

Imagem
Por Helena Sthephanowitz - 03/02/2016 Movimentos populares como MST, CUT e UNE farão um ato em defesa do ex-presidente Lula no dia 17, quando Lula, que esta sendo perseguido politicamente  prestará depoimento em São Paulo, na condição de investigado, sobre um apartamento tríplex no condomínio Solaris, em Guarujá, litoral paulista. A manifestação deve ser feita em frente ao Fórum da Barra Funda, na capital, onde Lula e sua esposa, Marisa Letícia, serão ouvidos, depois de intimação do promotor de Justiça de São Paulo Cássio Conserino. O Ministério Público de São Paulo investiga a transferência de prédios inacabados da Bancoop - cooperativa do Sindicato dos Bancários que se tornou insolvente O  líder do MST, João Pedro Stédile,  disse que Lula é alvo de um linchamento midiático. "O verdadeiro objetivo não é prender Lula, porque ninguém saberia as reações do povão. Se ele tivesse cometido algum crime passível de prisão, já estaria preso. Há uma tentativa de desmoralizar

Confiança do empresário do comércio aumenta 4,4% em janeiro de 2016

Imagem
Intenção de investir também melhorou   . Jornal do Brasil - Hoje às 10h36 - Atualizada hoje às 10h43 Informe CNC O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou 80,9 pontos em janeiro – um aumento de 4,4% em relação a dezembro do ano passado, quando atingiu a mínima histórica. O resultado foi influenciado por variações positivas nas expectativas futuras dos empresários, porém a queda de 23% na comparação com janeiro de 2015 ainda reflete a deterioração do mercado de trabalho e a retração do comércio ao longo do ano passado. “Apesar do resultado positivo em janeiro, permanecem ausentes fatores que indiquem uma retomada do crescimento da atividade do comércio no curto prazo”, afirma a economista da CNC Izis Ferreira. Para o fechamento de 2015 a Confederação prevê queda de 4,1% nas vendas do varejo restrito. Já no varejo ampliado, que inclui os setores de automóveis e materiais de

Michael Moore: o meu apoio a Bernie Sanders

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 03/02/2016 Jari da Rocha, colaborador mais que atento do  Tijolaço   – para o qual promete um texto para estes dias – traz, fresquinho (com a tradução do  Henri Figueiredo ) o depoimento do cineasta Michael Moore ao candidato dito socialista (o que, por lá pelos EUA , é palavrão só de mencionar), Bernie Sanders , que se tornou a grande estrela das eleições primárias norte-americanas. A derrota de Trump, entre os republicanos, pode ter sido inesperada, mas não cria um fato novo na disputa. O virtual empate entre Sanders e Hillary Clinton, este sim, tem potencial – por enquanto, apenas potencial – de dar um rumo novo à sucessão de Barack Obama. A diferença, de apenas 0,2% foi tão pequena que, em alguns condados, para decidir quem ficaria com o delegado local, tiveram de apelar para o “toss” de uma moedinha, o nosso conhcido cara ou coroa. Se duvidar, veja no jornal inglês  The Guardian , com vídeo  e tudo. Qualquer analista político diria, hoje, qu

Paulo Nogueira: Jornalistas que adulam patrões.

Imagem
Postado em   02 fev 2016 por :   Paulo Nogueira Rossi mudou, mas ele só vê mudança nas outros Um artigo de Clóvis Rossi nesta semana foi muito comentado nas redes sociais. Nele, Rossi, nostálgico, evocava o Lula e o Dirceu dos primórdios. Bem, acabava aí a nostalgia: Rossi logo os condenou por não terem continuado como eram naqueles dias românticos. Um grande filósofo grego escreveu, para registrar a inevitabilidade da mudança, que até a água do rio que pisamos não é a mesma de um momento para o outro. Mas Rossi cobrava de Lula e Dirceu que permanecessem iguais. Por trás de tudo, Rossi insinuava ligações perigosas com construtoras. Como se fosse um juiz, condenava os dois. Claro que julgava sem conhecer a natureza exata das ligações. Até o juiz Sérgio Moro, como se viu ontem num vídeo em que interpelou Dirceu, parece saber notavelmente pouco sobre o assunto. Mas Rossi, do alto de sua desinformação alimentada pelo jornal em que trabalha, foi professoral e f

Moro nega retirada imediata de provas enviadas ilegalmente da Suíça

Imagem
PRAZO SUSPENSO 2 de fevereiro de 2016, - CONJUR Por  Tadeu Rover O juiz Sergio Moro, responsável pelos processo da "lava jato" em primeira instância no Paraná, negou o pedido feito pela defesa de Marcio Faria para que fossem retiradas dos autos documentos que  foram enviados de maneira ilegal da Suíça para o Brasil . Apesar de provas terem sido consideradas ilegais, não houve pedido de devolução dos documentos, julgou Moro. Agência Brasil Segundo o juiz, apesar de a corte suíça ter reconhecido a ilegalidade no procedimento, "não há, em princípio, decisão daquela corte solicitando a devolução dos documentos ou impedindo a sua utilização no Brasil, pelo contrário, há decisão expressa denegando tal solicitação". Segundo a decisão de Moro, o tribunal daquele país concluiu que os vícios são sanáveis e determinou que o MP suíço faça o procedimento correto de cooperação. Moro explicou que esta é uma decisão preliminar. Para tomar uma decisão definitiva ele cons

Consumidores argentinos vão à Justiça contra novo tarifaço, agora no gás

Imagem
. Sputnik News - 02/02/2016 Depois do fim do subsídio às tarifas de energia elétrica, que promoverão altas de até 700% nas contas de luz, o Governo argentino anunciou que o gás também vai sofrer fortes correções. Diversas entidades já se movimentam para questionar os aumentos na Justiça, como a Associação de Defesa dos Consumidores de Jujuy, província do Norte do país. “Está sendo feita uma análise similar à que fizemos no caso elétrico. No caso do gás (o ajuste necessário da tarifa) é menor”, disse o ministro da Energia, Juan José Aranguren, em entrevista à Rádio Mitre, mas sem falar em percentuais. MARCOS SANTOS/USP IMAGENS Argentina: fim de subsídio à energia aumentará conta de luz em até 350% Embora ainda não tenha sido oficialmente anunciado, o aumento deve girar em torno de 300%, segundo várias consultorias especializadas em energia. O fim dos subsídios às tarifas de serviços públicos, como energia e gás, conforme diversos analistas, objetiva reduzir o défi