Postagens

Mostrando postagens de janeiro 26, 2016

SANTAYANA: BRASIL PASSA OUTRAS NAÇÕES E JÁ É UM DOS 10 PAÍSES MAIS IMPORTANTES DO FMI.

Imagem
. Por Mauro Santayana - 01/02/2016 (Jornal do Brasil) - Discretamente, com exceção da blogosfera – o maior jornal econômico do país deu a notícia em uma página interna do terceiro caderno, com uma nota de canto de rodapé de uma coluna por menos de 8 centímetros de altura – o Brasil está aumentando suas quotas – logo, o seu poder– no Fundo Monetário Internacional, segundo informou, na semana passada,  a instituição, que finalmente concluiu uma reforma destinada a dar a cada país uma posição um pouco mais congruente com o seu peso na economia mundial.  Para tristeza dos saudosistas do tempo em que as missões do FMI eram freqüentes, seus técnicos mandavam e desmandavam no governo e eram recebidos aqui como vice-reis - devíamos no final do governo FHC 40 bilhões de dólares ao Fundo - faremos parte, a partir deste ano, do clube que reúne as 10 maiores economias do Fundo Monetário Internacional.

Paulo Nogueira: Por que as empresas jornalísticas sempre tentam derrubar governos ‘populares’.

Imagem
Postado em   01 fev 2016 por :   Paulo Nogueira FHC e Roberto Marinho comemoram a nova gráfica do Globo, financiada com dinheiro público Por que as grandes empresas jornalistas fazem tanta força para derrubar governos populares? Foi assim com GV, com Jango, com Lula e é assim com Dilma. O público em geral não tem muita clareza sobre as razões. Muita gente acha que se trata de uma questão de antipatia, simplesmente. Eles não são da minha turma, então fora com eles. Isto é apenas parte da resposta, e a parte menos. O verdadeiro motivo é que um governo amigo escancara as portas do dinheiro público para as empresas jornalísticas.

Juiz Sérgio Moro diz que advogados da Lava Jato abusam do direito de defesa

Imagem
André Richter – Repórter da Agência Brasil -  01/02/2016 18h03 Críticas  estão  na  sentença  em  que  Sérgio  Moro condenou o ex-diretor da Petrobras Jorte Zelada a 12 anos e dois meses de prisão   Arquivo/Agência Brasil O juiz federal Sergio Moro afirmou hoje (1º) que alguns advogados que atuam na Operação Lava Jato abusam do direito de defesa. A crítica do juiz está na sentença na qual ele condenou o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Jorge Zelada  a 12 anos e dois meses de prisão pelos crimes de corrução passiva e lavagem de dinheiro, além de multa. De acordo com o juiz, os advogados apresentam inúmeros pedidos de produção de prova para atrasar o fim da ação penal. Moro disse que os advogados de Zelada alegaram cerceamento de defesa pelo indeferimento da oitiva de uma testemunha que mora nos Estados Unidos. Segundo o magistrado, os Estados Unidos só cumprem acordos de cooperação quando as testemunhas são arroladas pela acusação. Para Moro, se há um obstáculo impos

Congresso retoma trabalhos nesta terça em sessão solene com presenças de Jaques Wagner e Ricardo Lewandowski

Imagem
Segunda, 01 Fevereiro 2016 19:34 . O ano legislativo terá início no Congresso Nacional nesta terça-feira (2), com sessão solene no plenário da Câmara marcada para às 15h. A sessão retomará os trabalhos da legislatura 2015-2019 e deverá contar com a presença do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, representando a presidenta Dilma Rousseff na entrega da mensagem do Executivo ao Congresso. Além dos presidentes da Câmara e do senado, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e senador Renan Calheiros (PMDB-AL), também participará da cerimônia o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, representando o Judiciário.

Thierry Meyssan: Em direcção à paz, sem a oposição armada

Imagem
GENEBRA 3 As negociações de Genebra3, para a paz na Síria, acabam de começar após a oposição pró-saudita se ter finalmente curvado às exortações do Departamento de Estado dos E. U. para nelas participar. Ora, observa Thierry Meyssan, enquanto Washington e Moscovo esperavam em dezembro uma paz rápida e adoptavam a Resolução 2254, os Estados Unidos têm agora a convicção que os líderes escolhidos por Riade são incapazes de exercer o poder. REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA) | 1 DE FEVEREIRO DE 2016 FRANÇAIS    ESPAÑOL    ITALIANO    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    ENGLISH    فارسى    TÜRKÇE    DEUTSCH A s negociações previstas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para resolver o conflito sírio deverão começar em Genebra hoje, 1 de fevereiro de 2016, com uma semana de atraso. Contrariamente ao que esperavam os neo-conservadores e os falcões liberais, no início da guerra, não se tratará de escrever a acta de capitulação da República Árabe Síria e de a substituir por um «Órgão de Transição»,

Juiz Sérgio Moro interroga José Dirceu (VIDEOS)

Imagem
Parte - 01 Parte  - 02

A política bancária parou no tempo, por Roberto Luis Troster

Imagem
SEG, 01/02/2016 - 13:51 Jornal GGN -  O plano do governo de utilizar bancos públicos e recursos do FGTS para ampliar o crédito e reativar a economia não tem chances de dar certo. A opinião é do economista Roberto Luis Troster, que argumenta que o impacto desses medidas seria pouco significativo, já que o volume é de apenas 3% do total do crédito do país. Ele acredita que o governo tem visão anacrônica do funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, a mesma de 25 anos atrás, quando a "instabilidade macroeconômica era alta e as perdas inflacionárias eram vultosas". Troster sugere o fim dos compulsórios, o que injetaria R$ 390 bilhões no sistema de crédito, e também zerar o IOF de operações de crédito. Leia mais abaixo:

Sniper misterioso aterroriza comandantes do Daesh na Líbia

Imagem
. Sputnik News - 01/02/2016 Um misterioso franco-atirador começou a caçar líderes do Daesh (Estado Islâmico) na Líbia, segundo relatou o Telegraph. © SPUTNIK/ VLADIMIR FEDORENKO Daesh pode iniciar 'Blitzkrieg' na Líbia, afirma ex-diretor da CIA Pelo menos três comandantes do grupo terrorista foram mortos a tiros de longa distância em um espaço de 10 dias na cidade de Sirte, provocando uma atmosfera de medo e confusão entre os jihadistas. Ainda não se sabe se o misterioso atirador é um lobo solitário ou se há uma equipe de snipers trabalhando para derrubar os comandantes do Daesh, informou o jornal britânico, citando a mídia local. Na tentativa de rastrear o franco-atirador, os jihadistas começaram a prender e executar uma série de pessoas supostamente suspeitas, mas o esforço tem sido em vão: recentemente, o matador desconhecido abateu Abdullah Hamad al-Ansari, um alto comandante do Daesh da cidade líbia de Obari. "Um estado de terror prevaleceu e

Esqueçam a Justiça e a mídia. Lula tem de se defender na política

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 01/02/2016 . Como facilmente era antevisto ontem, os jornais de hoje publicam a chamada, com alguns acréscimos: “Lula admite ter ido ver apartamento”. “Admite” é uma versão mal disfarçada de “confessa”, que é o sentido que a palavra tem ali. Mas usar “confessa” seria evidenciar o absurdo e o  nonsense  do que se está fazendo: criminalizar o que não é, nem nunca foi, crime: ver, pretender comprar, eventualmente comprar aquilo que desejar e pelo qual puder pagar. E com seu dinheiro, pois ex-presidente sequer pensão pelo cargo recebe, o que é outra distorção moralista ao revés, pois não lhe permite a opção de não ter atividade remunerada por empresas ou instituições privadas.

Impostos: O leão que mia para os super-ricos

Imagem
31 de janeiro de 2016 - 13h13 No Brasil existe um mito segundo o qual a carga tributária seria uma das mais altas no mundo. Esta inverdade tem sido espalhada à exaustão pela Fiesp e seus patinhos de borracha. Mas o problema aqui é outro. Está na forma como são distribuídos os tributos e sobre quem eles recaem. Enquanto os mais pobres gastam grande percentual de sua renda em impostos, os ricos e os super-ricos pagam muito pouco. Para muitos destes, o leão, que ruge alto para a classe média, nem ronrona. Por Joana Rozowykwiat Grazielle Custódio David: “Ricos praticamente não pagam imposto no Brasil” De acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Heritage Foundation, de 2014 e 2015, a carga tributária média mensal brasileira é a quinta mais baixa entre as 20 maiores economias do mundo e está longe de figurar como a mais elevada do planeta. “Quando a gente avalia, na comparação com outros países, vemos que os cerca de 36% de carga tributária [em relação ao PIB] d

PML: Como era bom o Odebrecht de FHC

Imagem
. Por Paulo Moreira Leite - 1 de Fevereiro de 2016 Vinte anos antes de Marcelo Odebrecht ser conduzido a carceragem da Polícia Federal em Curitiba, onde é mantido há sete meses em regime de prisão preventiva, Fernando Henrique Cardoso alinhavou suas opiniões a respeito de seu pai, Emílio Odebrecht, que hoje é presidente do Conselho de Administração da empresa.    As palavras estão registradas no Diário da Presidência, cujo primeiro volume está disponível nas livrarias. Na época, Emílio exercia, no organograma das empresas, as funções e responsabilidades que foram assumidas por seu filho, diretor-presidente no momento da prisão.

Merenda: grampos mostram que ‘Moita’, do PSDB, operava ‘do Palácio’, diz jornal

Imagem
. Jornal do Brasil - Hoje às 10h43 - Atualizada hoje às 11h09 De acordo com investigações da Operação Alba Branca, Luiz Roberto dos Santos, conhecido como “Moita”, então braço direito do secretário-chefe da Casa Civil do governo Geraldo Alckmin, operava para a quadrilha da merenda escolar de sua sala no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. “Moita” caiu no grampo da Polícia Civil várias vezes dizendo a interlocutores “tô no Palácio”. As informações são do  Estado de S. Paulo . A reportagem afirma que relatório policial mostra sucessivos contatos ao celular, de seu próprio gabinete, com integrantes da organização sob suspeita de fraudar licitações e superfaturar produtos agrícolas e suco de laranja destinados à merenda.

Semana 16 da intervenção russa: EUA invadirão a Síria?

Imagem
ORIENTE mídia - 01/02/2016 31/1/2016, The Saker,  Unz Review   e  The Vineyard of the Saker Traduzido por Vila Vudu Essa semana foi marcada por notáveis sucessos para as forças militares sírias na região de Sheikh Miskeen na província Daraa no sul do país. Enquanto isso, no norte, o Exército Sírio continua sua ofensiva ao norte da estratégica base aérea de Kuweires. Mas esses sucessos militares foram eclipsados por  boatos de que os EUA estariam implantando uma base aérea ao norte da Síria, possivelmente perto de  Rmeilan , cidade no governorado al-Hasakah no nordeste da Síria, e que isso poderia ser preparatório para uma invasão norte-americana por terra.

‘Dilma e Lula demoraram a reagir a colunistas e jornais que publicam mentiras': o DCM entrevista Jean Wyllys

Imagem
Postado em   31 jan 2016 por :   Leonardo Mendes “A gente tem que recorrer ao Judiciário e fortalecer o estado democrático de direito, onde a calúnia, a injúria e a difamação são crimes contra a honra que precisam ser punidos”. O deputado federal Jean Wyllys, várias vezes premiado como o melhor deputado federal pelo prêmio Congresso em Foco e incluído na lista das 50 personalidades mais importantes do mundo na defesa da diversidade pela revista britânica  The Economist , foi eleito pelos leitores do DCM a personalidade do ano de 2015, numa votação acirrada que teve como segundo colocado Chico Buarque. Ambos são alvos do ódio que se propaga nas mídias e que chega às ruas, em ataques que precisam ser evitados. O que fazer para evitá-los e de onde surgem esses monstros foram os temas principais dessa entrevista. Falamos também sobre a atuação da Justiça e da Polícia Federal, a relação da mídia com Lula e Dilma, Movimento Passe Livre, Israel e Palestina, e sobre como conver

Najla Passos: 14 escândalos de corrupção envolvendo Aécio, o PSDB e aliados ( 17/10/2014 )

Imagem
So muitos os escândalos de corrupção que lançam suspeitas não apenas sobre o candidato Aécio Neves, mas também sobre seus colegas tucanos e aliados. Por Najla Passos - na Carta Maior - 17/10/2014 . O candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves, se apresenta como o candidato da ética e da moralidade, mas são muitos os escândalos de corrupção que lançam suspeitas não apenas sobre ele, mas também sobre seus colegas tucanos e aliados. Escândalos esses em torno dos quais o PSDB opera para que não tenham  destaque da mídia e não sejam investigados. Confira aqui 14 deles: 1 – Escândalo da Petrobrás: valor ainda não contabilizado O candidato do PSDB à presidência da República, Aécio Neves, adora criticar a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, pelo suposto envolvimento de petistas no escândalo da Petrobrás. As investigações, entretanto, apontam também para o possível envolvimento de lideranças tucanas. Em depoimento, o ex-diretor da estatal, Paulo Roberto Costa, afirm

FUP: PLS 555 volta à pauta do Senado e coloca em risco a Petrobras

Imagem
O Senado pode votar na quarta (03) um projeto de lei que significará privatização e desmonte do Estado brasileiro, em todas as instâncias: federal, estadual e municipal. Por Federação Única dos Petroleiros -  30 de janeiro de 2016    Estamos falando do PLS 555, que altera os estatutos de empresas públicas e de economia mista para que passem a atuar como sociedades anônimas, "inclusive as que exploram atividade econômica em sentido estrito, as que prestam serviços públicos e as que exploram atividade econômica sujeita ao regime de monopólio da União", como ressalta o artigo número 01 do projeto. O texto foi gestado em ninho tucano, pois é um substitutivo que contempla projetos propostos pelos senadores Tasso Jereissati e Aécio Neves, ambos do PSDB. Até 17 de dezembro, o PLS 555 já havia recebido 103 emendas, a maioria delas apresentadas por José Serra, outro senador tucano privatista de carteirinha. Entre outros absurdos, o projeto propõe entregar ao mercado pelo menos

PML: A importância de defender Luiz Inácio Lula da Silva

Imagem
. Por Paulo Moreira Leite - 31/01/2016 Num ano político que se inicia com a dupla  investigação contra Luiz Inácio Lula da Silva, começa a se construir uma reação mais ampla, por parte de setores da sociedade brasileira que já  compreenderam que a pressão sobre Lula está longe de atender qualquer finalidade jurídica. Apenas  busca retirar da cena política a principal liderança popular construída pelo país após a democratização. Pretende-se fazer isso pela destruição – com métodos covardes –  da imagem pública de Lula, através de uma conhecida combinação de espetáculos midiáticos que, sem demonstrar provas nem fatos, têm a finalidade de produzir na população aquele sentimento perverso de que: "aí tem tem coisa!"

Luis Nassif: Com excesso de poder, a Lava Jato pode ter virado o fio

Imagem
DOM, 31/01/2016 - 14:45 ATUALIZADO EM 31/01/2016 - 15:04 Por Luis Nassif Se havia alguma dúvida sobre o caráter politico da Lava Jato, a Operação Triple X desfaz qualquer dúvida, especialmente após as explicações dadas pelo Instituto Lula. É possível que, com os últimos exageros, a Lava Jato esteja virando o fio.   Lá, se mostra que as tais informações novas, que justificaram a autorização do juiz Sérgio Moro para deflagrar a operação, constam pelo menos desde agosto do ano passado na ação do Ministério Público Estadual (MPE) paulista sobre a Bancoop. Não havia novidade. Foram reavivadas pelos procuradores e pelo juiz Sérgio Moro apenas para criar um fato político na véspera da abertura dos trabalhos legislativos.

Pepe Escobar: Arábia Saudita faz roleta russa

Imagem
Pepe Escobar Пепе Эскобар  Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Mercados de petróleo despencados e massivo déficit nos EUA. O  dumping  de no mínimo $1 trilhão em  securities  dos EUA, pelos sauditas, será só a ponta do  iceberg ? Essa coluna revelou, semana passada , como a Arábia Saudita despejou no mercado pelo menos $1 trilhão em  securities  dos EUA e derrubou mercados globais –, ao mesmo tempo em que faz sua guerra dos preços (baixos) do petróleo. Há excelentes análises  sobre o que está realmente acontecendo  com os mercados de petróleo, ou o papel de Wall Street  na criação do  crash  do petróleo . Mas em todos os casos, a peça chave do quebra-cabeças é sempre o  dumping  obrado pelos sauditas. Tudo que o Fed tem de fazer é comprar papeis do Tesouro dos EUA que a Arábia Saudita vende. O que conta é o que os sauditas fazem com seus créditos em EUA-dólares; podem, por exemplo, estar comprando ouro, para se autoproteger no caso de futura desvalorização

Cunha tem mais cinco contas no exterior, apontam delatores

Imagem
. Postado em  31 de janeiro de 2016 às 8:28 am DCM Da  Folha : O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é acusado por dois empresários da Carioca Engenharia de ter recebido propina em ao menos cinco novas contas mantidas no exterior e até então desconhecidas das autoridades brasileiras. Em outubro, a descoberta de quatro contas secretas na Suíça mantidas por Cunha e sua família agravou sua situação política e gerou um novo inquérito contra o peemedebista. Se confirmados os novos relatos, totalizariam nove contas bancárias no exterior ligadas ao deputado.

Saul Leblon: Esse homem não pode ser candidato

Imagem
'Se for é capaz de vencer; se vencer será impossível impedi-lo de assumir; se assumir pode fazer outro grande governo' por: Saul Leblon - na Carta Maior - 31/01/2016 . Não vai ter golpe. A receita do impeachment secou no forno tucano. A crise mundial escancarou a fraude que atribuía ao PT o desmanche do Brasil. Dilma afrouxou a camisa de força do arrocho com dano inferior ao imaginado. Pode e deve ir além, na frente econômica e política. A reativação do CDES mostrou que é possível arrastar uma parte expressiva do PIB para fora do golpe. Não é o único broto da frente política necessária à superação da encruzilhada do desenvolvimento, mas é um passo na retomada da iniciativa para além da defensiva e da prostração. O que sobrou ao golpismo, então?

Lula mostra os documentos e prova a armação do “triplex do Guarujá”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 31/01/2016 . Lula acabou, com antecedência, com as gracinhas do tal promotor Cássio Conserino, que o havia intimado a depor, como investigado, no arranjado “caso” do apartamento no Guarujá. Mandou divulgar, pelo Instituto Lula, todos os documentos relativos à compra, em nome de Mariza Letícia, sua mulher, da cota na cooperativa que fez o projeto e depois o transferiu para a OAS. Até seu próprio sigilo fiscal o ex-presidente quebrou, espontânea e publicamente, publicando sua declaração de bens no Imposto de Renda do ano passado. O patrimônio representado pela cota está declarado, tintim por tintim.

Doria, o 'sem vergonha', é abatido no ninho

Imagem
. Por Altamiro Borges - 30/01/2016 João Doria, o golpista do fracassado movimento "Cansei", está prestes a sofrer mais uma desilusão na política. Apoiado pelo governador Geraldo Alckmin, ele se lançou como pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo. Animado, o bravateiro pensou que estava diante das câmeras da Band, onde apresenta um programa enfadonho de "negócios". De forma criminosa, ele chegou a rotular o ex-presidente Lula de "sem-vergonha" e "cara-de-pau". Sua excitação, porém, durou pouco tempo. Nos últimos dias surgiram várias denúncias contra o picareta neoliberal. Há quem garanta que é "fogo amigo", disparado por tucanos de alta plumagem incomodados com o arrogante novato no ninho. Há boatos, também, de que o tiroteio vai crescer, abatendo no nascedouro o sonho do "sem -vergonha". Nesta semana, a Folha tucana - que nunca disfarçou suas ligações com o vampiro José Serra, rival de Geraldo Alckmin na eter

Paulo Nogueira: O “Escândalo do Barco” é o episódio mais ridículo da história da mídia.

Imagem
Postado em   30 jan 2016 por :   Paulo Nogueira O barquinho de Lula ganhou na mídia proporções do iate Eclypse, de Abramovic Há uma cena particularmente engraçada no filme Butch Cassidy. No final, Butch e seu companheiro Sundance Kid estão encurralados num canto na Bolívia. A polícia local pede reforços para o exército nacional. Vão chegando soldados às dezenas, centenas. O comandante da tropa pergunta num certo momento ao chefe da polícia. “Quantos são?” A resposta vem seca: “Dois.” O comandante faz uma careta de espanto. Imaginava um número considerável de bandidos. “Dois???” “Dois.”

Luchino Visconti - The Stranger (1967) (O estrangeiro - Albert Camus) (FILME)

Imagem

‘Um bom sinal’ para a Síria

Imagem
ORIENTE mídia - 30/01/2016 O governo da Síria quer que uma solução do conflito que assola o país seja achada sem intervenção externa, afirmou neste sábado (30) o representante permanente da Síria na Organização das Nações Unidas (ONU), Bashar al-Jafaari. Citado pelo jornal sírio Dampress, al-Jafaari disse, durante um encontro com o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, que Damasco está pronto para manter “diálogo” e procurar uma “solução política da crise”. A solução, como, segundo a publicação, sublinhou o representante permanente, deve ser “determinada pelo povo sírio sem intervenção externa”.

Nilo Batista: Imprensa e a espetacularização do processo penal

Imagem
SAB, 30/01/2016 - 08:38   Jornal GGN -  Em artigo publicado no jornal O Globo, o professor de Direito Nilo Batista fala sobre a espetacularização do processo penal e os danos que ele causa aos direitos fundamentais e ao estado de direito.    Para ele, esta espetacularização não é novidade, e o problema reside na imprensa, quando a liberdade de imprensa prevalace sobre o direito à privacidade. O professor cita a maneira como outros países lidam com o assunto, dizendo que França e Áustria criminalizaram a publicação de comentários sobre prováveis resultados do processo. No mesmo sentido, a Corte Europeia de Direitos Humanos  decidiu que a condenação de jornalistas por publicidade opressiva não viola a liberdade de comunicação. Leia mais abaixo:

'Estamos presenciando uma adulteração feroz da democracia na Argentina, diz jornalista

Imagem
ENTREVISTA Para Victor Hugo Morales, demitido da rádio onde trabalhou por 30 anos após posse de Macri, presidente traz de volta ao poder 'modelo que trabalha à revelia do povo' por  Bruno Cirillo   publicado  30/01/2016 11:33,  última modificação  30/01/2016 11:37 ARQUIVO PESSOAL/VICTOR HUGO MORALES Morales: “Mais uma vez, a Argentina está do lado do Fundo Monetário Internacional” Opera Mundi  –  O jornalista e radialista Victor Hugo Morales foi demitido numa segunda-feira, 11 de janeiro, um mês após Mauricio Macri assumir a presidência da Argentina. Voz crítica do atual governo, que considera “o rosto do grupo Clarín”, Morales foi dispensado pela Rádio Continental, a terceira mais ouvida do país, pouco antes do início do seu programa matinal. Ele teve alguns minutos para se despedir da audiência que liderava, após 30 anos de trabalho. No dia seguinte, milhares de pessoas protestaram contra sua demissão, na Praça de  Maio, no centro de Buenos Aires. O locut