Postagens

Mostrando postagens de janeiro 16, 2016

Paulo Nogueira: E Marta conseguiu atacar a redução de mortes nas Marginais de SP.

Imagem
Postado em   22 jan 2016 por :   Paulo Nogueira Marta e sua “cidade elétrica” na Jovem Pan Duas coisas são certas na corrida pela prefeitura de São Paulo. 1) Marta Suplicy vai receber uma cobertura majestosa da mídia; 2) consequentemente, ela vai falar muita bobagem. Uma amostra disso veio numa entrevista que ela concedeu nesta sexta à  Jovem Pan , a rádio que fez a CBN parecer uma célula comunista.. Em sua sede de vingança contra o PT, Marta atacou Haddad num ponto simplesmente inatacável: a diminuição das mortes nas marginais de São Paulo depois da redução da velocidade máxima permitida. Levantamento da CET diz que o número de acidentes com vítimas, num determinado período, caiu 36% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Estudantes de escolas públicas já são 50% nas universidades federais

Imagem
PT na Câmara  Meta do governo foi atingida antes do prazo. Quando a lei de cotas foi sancionda, há três anos, as vagas eram reservadas, mas não eram preenchidas. acompanhe a reportagem produzida pela TVT. Assista Também:  https://www.youtube.com/playlist?list=PLxsYGObAYlamgNlkx_1a7B0NXh-YDv9uY

Dilma diz que está "estarrecida" com previsões do FMI para economia brasileira

Imagem
Karine Melo e Ana Cristina Campos - Repórteres da Agência Brasil - 22/01/2016 Em reunião do PDT, Dilma diz que país voltará a crescer  José Cruz/Agência Brasil A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (22) que ficou "estarrecida" com a piora das previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia brasileira. Durante reunião do Diretório Nacional do PDT hoje (22), em Brasília, ela destacou que o país voltará a crescer. “Estou estarrecida com o relatório do Fundo Monetário Internacional, a gente sabe que o fundo fala muita coisa”, afirmou. Esta semana, o FMI divulgou relatório com previsões para a economia global. No caso do Brasil, a entidade aumentou, de 1% para 3,5%, a estimativa de queda do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo Dilma, o fundo não atribuiu a situação crítica do Brasil à economia. “Eram dois fatores: a duração da instabilidade política e o fato de as investigações contra a Petrobras terem um

De volta, o homem do Cansei: Privatizar, extinguir ciclovias…

Imagem
O casal quer governar São Paulo. Boa sorte Viomundo - 22/01/2016 Pré-candidato tucano chama Lula de “sem vergonha” Por Cristiane Agostine, no Valor, sugerido pelo BDF “Esse aí é cristão novo, chegou agora, riquinho, coxinha, caiu do céu, quer sentar na janelinha”. Com uma camisa azul clara colada ao corpo, calça jeans, sapatênis claro e cabelos alinhados com gel, João Doria Junior lista a uma plateia de cerca de 50 pessoas, na noite de quarta-feira, o que tem ouvido sobre sua qualificação mesmo dentro do PSDB, desde que lançou sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo, em agosto de 201 5.

Merval e a “ameaça à democracia” de Lula

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 22/01/2016 . No comentário de hoje,  na CBN , Merval Pereira, com a arrogância que lhe é peculiar, disse que é “absurdo” Lula se considerar “intocável”, por ter dito – segundo ele para os “blogueiros chapa-branca” – que “duvido que tenha um promotor, delegado, empresário que tenha a coragem de afirmar que eu me envolvi em algo ilícito.” Merval, eu posso dizer o mesmo; o leitor deste blog pode dizer o mesmo e acredito que milhões de brasileiros possam dizer o mesmo. Até porque – ao menos para as pessoas criteriosas – acusar alguém de se envolver “em algo ilícito” depende, senão de provas, ao menos de indícios muito robustos. Do contrário, é caluniar. O que, isto sim, é crime. E, de fato, uma ameaça à democracia.

Para Ciro, só quem for “idiota” acredita na reaproximação de Temer

Imagem
22 de janeiro de 2016 - 12h30 - Vermelho.org O ex-ministro Ciro Gomes, que participou da coletiva de imprensa após a reunião do diretório nacional do PDT realizada nesta quinta-feira (21), voltou a criticar a postura do vice-presidente Michel Temer (PMDB). Segundo ele, só quem for “idiota” acredita que Temer se reaproximou de Dilma, mas salientou que como presidenta ela “não deve repudiar” a movimentação. Ciro Gomes participou de reunião do diretorio nacional do PDT em Brasília “Só quem for idiota acredita. Agora isso não quer dizer que a presidenta tenha que repudiar isso. Até porque a política vive desses bailados”, afirmou. “O que é importante é não acreditar, porque ele está no golpe e é capitão dele”, acrescentou. Ciro também criticou a atuação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) par atentar manobrar e direção ao impeachment. "Só faltava o Eduardo Cunha ser protagonista de um impeachment. [...] O moralismo está posto a serviço da imoralidade", diss

A vez da coragem

Imagem
Editoriais Há de se esperar que Dilma encontre a força necessária para agir por Mino Carta e Luiz Gonzaga Belluzzo —  publicado  22/01/2016                                                                                                                       Marcelo Camargo/ABr A razão apela para quem já foi definida como “guerrilheira” D esde a vitória eleitoral de Dilma Rousseff em 2014,  CartaCapital , nesta e em muitas outras das suas páginas, aponta a única saída possível para a crise econômica que humilha o Brasil: crescer e crescer. O grande exemplo é o  New Deal rooseveltiano, inspirado por  lord  Keynes, mas vale reconhecer que o presidente dos EUA contava com instituições sólidas e com uma base popular politizada. Mais ou menos o contrário da situação atual no Brasil.

TV paga perde 500 mil assinantes em 4 meses

Imagem
. Postado em  21 de janeiro de 2016 Do  notícias da tv : O mercado de TV por assinatura atravessa uma das piores crises de seus quase 25 anos de história no Brasil. Segundo dados divulgados nesta semana pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o setor perdeu meio milhão de assinantes em apenas quatro meses, de julho a novembro. As operadoras encerraram o penúltimo mês de 2015 com 19,167 milhões de assinantes, uma queda de 2,5% em relação aos 19,658 milhões de clientes que tinham em julho. (…) Nota do DCM: isto é mais uma das consequências da Era Digital, em que você tem alternativas como a Netflix à compra de caros pacotes de tv paga. Para a Globo, é mais uma paulada em seu futuro como corporação.

Pepe Escobar: Planeta do Medo

Imagem
. ORIENTE mídia - 20/01/2016 19/1/2016,  Pepe ESCOBAR ,  Strategic Culture Foundation Traduzido por Vila Vudu Parar de frente para a  skyline  coruscante de Doha num inverno no Golfo Persa tem o mérito de garantir perspectiva panorâmica. Muitas nações em torno dele vão derreter e as que restarem – com a exceção do Irã – não mostram nem a liderança política nem a infraestrutura econômica e institucional para fazer outra coisa que não seja aceitar mansamente qualquer o tsunami que desabe sobre suas praias. Não passam de espectadores assustados. O Império do Caos tem máquinas de guerra preposicionadas, a distância de uma cusparada, em quantidade suficiente para converter em cinzas todo o sudoeste da Ásia – com a gangue dos suspeitos de sempre no Departamento de Estado, neoconservadores e neoliberais conservadores, que ainda não encontraram cura para aquela comichão de “realmente vencer a próxima guerra”, numa espécie de “Choque e Pavor” exponencial.

Lula recebeu blogueiros para uma entrevista coletiva. (Vídeo completo)

Imagem

No JB: por que jogam contra o Brasil?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 21/01/2016 . Editorial “O silêncio”, agora à tarde do  Jornal do Brasil , destes de fazer gente se esconder de vergonha: “Depois da longa e abrangente fala do ex-presidente Lula, na quarta-feira (20), ninguém se manifestou contra ele. O que parece é que os ataques não são motivados porque ele merece ser acusado, mas sim para tentar impedir sua possível futura candidatura. É isso? Por que não há nenhuma grande liderança falando onde estão os crimes dele? Ou onde estão os crimes do filho? Ora, com todo o respeito…

Dilma: prioridades são reequilibrar orçamento, reduzir inflação e estimular investimento

Imagem
Dilma lembrou que em 2015, mesmo com a crise, governo garantiu universidade a 906 mil pessoas, por meio do Prouni e Fies, e 445 mil moradias do Minha Casa Minha Vida. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Blog do Planalto - 21/01/2016 A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira que o mundo passa por um momento  “bastante instável”  e  “bastante crítico”  do ponto de vista econômico. Ela sustentou que, diante deste cenário, os principais objetivos do governo brasileiro são reequilibrar o orçamento nacional, reduzir a inflação e reconstruir a capacidade de investimento público e privado do País. As declarações foram dadas durante a inauguração da pista leste da Via Mangue, em Recife (PE). “Isso [equilíbrio fiscal, redução da inflação e estimular investimento] nós vamos fazer e estamos fazendo. Essa obra [Via Mangue] faz parte desse esforço de que, mesmo tendo de fazer ajustes, nós continuamos investindo. Aliás, todas as reformas que nós fizemos são para preservar invest

Por dentro da mente de trolls como Wanderley Silva.

Imagem
Postado em   21 jan 2016 por :   Paulo Nogueira Sem noção: Wanderlei Silva Os recentes anúncios de medidas judiciais contra disseminadores de ódio na internet jogaram luzes sobre o perfil deles. Dois casos destacam-se: o do  jornalista  João Pedrosa e o do ex-lutador Wanderlei Silva. Eles destroem a tese, tão orgulhosamente defendida por FHC, de que o antipetismo reúne pessoas mais bem informadas e mais cultas que as demais. Seriam, segundo este ponto de vista, uma elite cultural na sociedade, bem acima dos “pobres” que apoiam o governo por causa dos programas sociais. Ora, ora, ora. É uma lenda que se desfaz espetacularmente.

Janio de Freitas: Umas palavras (e outras)

Imagem
. Por Janio de Freitas - na Folha - 21/01/2016 Ainda com a carta pública dos 104 advogados fervilhando entre apoiadores e discordantes, a também discutida retenção de Marcelo Odebrecht na prisão dá margem a mais um incidente processual do gênero criticado na Lava Jato. Em princípio, trata-se de estranha omissão ao ser transcrita, da gravação para o processo, da parte da delação premiada de Paulo Roberto Costa que inocenta Marcelo de participação nos subornos ali delatados. Mas o problema extrapolou a omissão. Já como transcrição na Lava Jato do que disse e gravou o delator muito premiado, consta o seguinte: "Paulo Roberto Costa, quando de seu depoimento perante as autoridades policiais em 14.7.15, consignou que, a despeito de não ter tratado diretamente o pagamento de vantagens indevidas com Marcelo Odebrecht" –e segue no que respeitaria a outros.

Lula diz que saída da crise econômica também é política e reage a acusações

Imagem
Ex-presidente afirma que "só economia" não resolverá os problemas do país. Para ele, governo deve ter "obsessão" com a retomada do crescimento, sem "fazer discurso" para o mercado por  Redação RBA   publicado  20/01/2016 20:34,  última modificação  20/01/2016 20:56 HEINRICH AIKAWA/INSTITUTO LULA Lula: "Não conseguimos ganhar uma pessoa do mercado. Nem o Levy, que era o representante do mercado" São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje (20) ações políticas para que o país saia da crise econômica. Em entrevista a blogueiros, realizada na sede do instituto que leve o seu nome, Lula também afirmou que não adianta ficar "fazendo discurso" para o mercado financeiro. Para o ex-presidente, o governo precisa ter "obsessão" com a retomada do crescimento econômico, o que é uma "tarefa política". Ele também reagiu a tentativas de incriminá-lo e ao que considera perseguição ao governo

Luis Nassif: Um desastre chamado Banco Central

Imagem
QUI, 21/01/2016 - 00:02 ATUALIZADO EM 21/01/2016 - 00:06 Luis Nassif   O dia em que se fizer o inventário da atuação do BC na gestão Alexandre Tombini, provavelmente se terá o retrato de uma das mais desastradas gestões da história pós-estabilização, só superada pela de Gustavo Loyolla e seus 45% de taxa básica ao ano.   Desde o primeiro governo Dilma, avaliações incorretas do BC sobre a economia comprometeram a política econômica e ajudaram a jogar a economia nesse buraco.   O erro fundamental foi a reversão da política monetária em fins de 2012, voltando a subir a Selic justo em um momento em que se iniciava um remanejamento dos investimentos - dos fundos de pensão e dos grandes gestores de fortunas - em direção à infraestrutura e a investimentos de longo prazo.

Copom mantém novamente taxa de juros em 14,25%

Imagem
SELIC Decisão não foi unânime: dois diretores queriam aumento de meio ponto percentual por  Redação RBA   publicado  20/01/2016 20:26,  última modificação  20/01/2016 20:42 . São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve em 14,25% ao ano, pela quarta vez seguida, a taxa básica de juros (Selic), sem viés. A decisão, anunciada às 20h25 de hoje (20), não foi unânime: seis votaram pela manutenção, enquanto dois diretores do colegiado defenderam a elevação em meio ponto percentual. Foi uma reunião particularmente tensa, depois que o presidente do BC, Alexandre Tombini, manifestou-se, ontem (19), sobre projeções feitas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a economia brasileira, afirmando que todo dado relevante é considerado nas decisões do colegiado. A atitude recebeu críticas de analistas vinculados ao mercado financeiro, por supostamente indicar mudança de postura do comitê. O mercado esperava majoritariamente uma alta mais expr

Stiglitz: Banco Central do Brasil estrangula economia do país

Imagem
20 de janeiro de 2016 - 17h06  Prêmio Nobel de Economia, o norte-americano Joseph Stiglitz afirmou que o Banco Central do Brasil “estrangula a economia do país”. Segundo ele, a atual política monetária está agravando os problemas existentes. Em entrevista a  O Estado de S. Paul o , Stiglitz destaca que aumentar juros só tem efeito para reduzir uma inflação de custos “matando a economia”. As declarações foram dadas pouco antes de o Copom decidir, nesta quarta (20), sobre o futuro da taxa básica de juros da economia.   "Vocês têm uma das mais altas taxas de juros no mundo. Se o Brasil reagisse à queda no preço das exportações com medidas contracíclicas, o país talvez pudesse ter evitado a intensidade da atual crise. Outra questão é que, sempre que ocorrem escândalos de corrupção da magnitude do que acontece agora no Brasil, a economia é jogada para baixo. Isso cria uma espécie de paralisia", afirmou o economista, ao analisar os atuais problemas da economia verde-amare

Lula: 'não é hora de discutir crise, mas saídas para a crise'

Imagem
Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula Do Instituto Lula - 20/01/2016 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de um café da manhã com blogueiros na manhã desta quarta-feira (20), em São Paulo, na sede de seu Instituto. Ao longo de cerca de três horas, Lula falou sobre combate à corrupção, a situação econômica do país e suas sugestões para superar a crise, o momento político da presidenta Dilma e do PT, entre outros temas. Participaram do encontro, que foi transmitido ao vivo pela internet, Altamiro Borges (Blog do Miro), Breno Altman (do Opera Mundi), Conceição Lemes (Viomundo), Conceição Oliveira (Maria Frô), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Gisele Federicce Francisco (Brasil 247), Joaquim Palhares (Agência Carta Maior), Kiko Nogueira (Diário do Centro do Mundo), Laura Capriglione (Jornalistas Livres), Miguel do Rosário (O Cafezinho), Renato Rovai (Revista Fórum). Confira, abaixo, alguns trechos da fala de Lula durante a coletiva.

O melhor da entrevista de Lula aos blogs? Escapar da “pauta-ditadura”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 20/01/2016 . Respondo na hora a quem me perguntar qual foi o ponto mais importante da entrevista de Lula a blogs e sites independentes, que terminou agorinha. Foi poder falar o que ele quer falar, não o que querem que fale. Alguém tem dúvida do que seria a “pauta-ditadura”  se a coletiva fosse uma “convencional”, só com os jornalistas da grande imprensa? Anotem aí: Bumlai, Cerveró, Zelotes, Lava Jato e por aí… Todos claro, pontos abordáveis, mas, como brincou ele ao final, foram daquilo  que o “filósofo” Vicentinho dizia: que o importante é o principal, o resto é “secundário”” Falando aos blogueiros e – com a transmissão ao vivo diante também da imprensa dita “convencional” – Lula escapou do tema e do “lead” combinado, que reduz suas declarações ao que a pauta da imprensa impõe. Inverteu o jogo: ele produz as afirmações, a imprensa – “convencional”, inclusive – as reproduz.

25 anos da guerra que marcou o início da “nova ordem”

Imagem
. ORIENTE mídia - 19/01/2016 Manlio Dinucci   REDE VOLTAIRE   | 18 DE JANEIRO DE 2016 Há vinte e cinco anos, nas primeiras horas do dia 17 de janeiro de 1991, começava no Golfo Pérsico a operação “Tempestade do deserto”, a guerra contra o Iraque que abriu a fase histórica que estamos vivendo. Esta guerra foi desencadeada no momento em que, após a queda do Muro de Berlim, serão dissolvidos o Pacto de Varsóvia e a própria União Soviética. Isto criou, na região europeia e centro-asiática, uma situação geopolítica inteiramente nova. E, em escala mundial, desaparecia a superpotência capaz de fazer face aos Estados Unidos. “O presidente Bush aproveitou esta mudança histórica”, conta Colin Powell. Washington traça imediatamente “uma nova estratégia de segurança nacional e uma estratégia militar para sustentá-la”. O ataque iraquiano contra o Kuweit, ordenado por Saddam Hussein em agosto de 1990, “fez com que os Estados Unidos pudessem pôr em prática a nova estratégia exatamente

Jaques Wagner: governo se move para resgatar plataforma de campanha

Imagem
Jaques Wagner (Casa Civil) admite em reunião com movimentos sociais que projetos de campanha não incluíam a privatização de empresas públicas por  Sarah Fernandes, da RBA   publicado  19/01/2016 19:04,  última modificação  19/01/2016 19:16 EDUARDO AIACHE/ CASA CIVIL PR Jaques Wagner afirmou que o governo está se movimentando para resgatar sua plataforma de campanha São Paulo – Movimentos sociais organizam um novo ato contra a privatização das distribuidoras de energia elétrica no próximo dia 27, em sete estados em que as empresas públicas do setor correm o risco de serem repassadas para a iniciativa privada. A manifestação foi marcada após uma reunião entre representantes do governo e dos movimentos, na qual houve uma sinalização da possibilidade de suspender as privatizações. Uma nova reunião está marcada para o mesmo dia, no Distrito Federal. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília. Participaram representantes da CUT de Goiás, CTB, Federação Naciona

Dilma anuncia criação de órgão para fiscalizar gestão de clubes

Imagem
Em cerimônia no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (19) a criação da Autoridade Pública de Governança do Futebol, órgão responsável por fiscalizar as entidades esportivas no país. Durante a cerimônia também foram assinados os contratos de patrocínio entre a Caixa Econômica Federal e dez clubes de futebol, no valor de R$ 83 milhões. Agência Brasil   “Nós assinaremos hoje o decreto que criará a Autoridade Pública de Governança do Futebol. Essa autoridade contará com a participação paritária de atletas, dirigentes, treinadores, árbitros e será a instância fiscalizadora do Profut, garantindo a efetiva modernização da gestão dos clubes de futebol”, disse Dilma. O objetivo do novo órgão é fiscalizar o cumprimento, pelos clubes, das contrapartidas previstas na MP do Futebol, que garantiu o refinanciamento de dívidas dos clubes com o governo federal, estimadas em R$ 5 bilhões. Com a MP foi criado o Programa de Modernização da Gestão e de Respons

O Baile - Le Bal - de Ettore Scola

Imagem

E.N Young "Eye of the Storm"

Imagem

O “tô podendo” de Cerveró é fruto do “negócio” com o MP e com Moro

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 19/01/2016 . Publica a  Folha   uma materia, agora há pouco dizendo que “desde que fechou o acordo de delação premiada com a PGR (Procuradoria Geral da República),  em novembro , o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró vem causando problemas na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, onde está preso”. Estaria exigindo regalias, destratando funcionários e outros presos. Não se vai aqui tripudiar sobre ele, que está “em cana” há um ano, com todos os efeitos psíquicos que isso possa causar. Mas é possível especular as razões da mudança de comportamento, descrita na matéria, de um quadro de depressão para outro de arrogância. Cerveró fez um negócio e se julga merecedor do respectivo pagamento.