Postagens

Mostrando postagens de dezembro 21, 2015

Mídia esconde regressões na Argentina

Imagem
Mauricio Macri já escancarou seu jeito autoritário de governar: nomeou por decreto ministros da Suprema Corte e proibiu os piquetes no país. Altamiro Borges, em seu blog. A mídia brasileira, com seus dogmas neoliberais e seu complexo de vira-lata, comemorou a vitória de Mauricio Macri na vizinha Argentina. "Fim do kirchnerismo", soltou rojões. Mas ela poderá morder a língua mais cedo do que tarde. Em menos de um mês da sua posse, o queridinho dos EUA e das elites locais e latinoamericanas já desponta como um ditador de quinta categoria, que poderá incendiar o país vizinho. Os trabalhadores argentinos, conhecidos por sua combatividade, já dão sinais de que não vão aceitar passivamente a truculência do empresário mafioso que agora ocupa a Casa Rosada.

O pior jornalista do ano. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   27 dez 2015 por :   Paulo Nogueira Vários atributos levaram Merval ao prêmio O pior jornalista de 2015 foi Merval Pereira. Merval bateu concorrentes fortes, a maior parte dos quais na sua própria empresa, a Globo. Ali Kamel, diretor de telejornalismo da Globo, foi um dos derrotados por Merval. Kamel, num ano marcado por tantas manifestações de racismo, tem sido lembrado por um livro que lançou em 2008. O título é: “Não somos Racistas.” Kamel dedicou o livro – na verdade uma coleção de artigos – a seus patrões, e eis aí uma característica que o une ao vencedor Merval: eles são mais Marinhos que os próprios Marinhos. Para ganhar o prêmio de Pior Jornalista de 2015, Merval fez coisas como afirmar, categórico, que imperaria o voto de Fachin na sessão decisiva do STF sobre o roteiro do processo de impeachment. Fachin, relator do caso, deu um voto, como se lembram todos, mata-Dilma. Se ele fosse seguido, Dilma estaria virtualmente liquidada.

Joaquim de Carvalho: O elo entre a Lista de Furnas e o mensalão tucano.

Imagem
Postado em   27 dez 2015 por :   Joaquim de Carvalho O diretor de Engenharia, Planejamento e Construção de Furnas, Dimas Toledo, que a lista revela como o mentor do esquema de corrupção No ano de 2001, ao emergir do subterrâneo da política, Nilton Antônio Monteiro entregou ao Ministério Público e a um deputado do Espírito Santo documentos que revelavam o envolvimento da mineradora Samarco no pagamento de propina a autoridades do estado, à época governado pelo tucano José Ignácio Ferreira. Alguns meses depois, alguns políticos estavam presos e secretários foram demitidos. Em 2005, Nilton Monteiro entregou a políticos do PT e à Polícia Federal recibos de depósitos, procurações e uma lista com nomes de políticos mineiros que receberam em 1998 dinheiro desviado do governo de Eduardo Azeredo através do publicitário Marcos Valério, no esquema que ficou conhecido como Mensalão de Minas Gerais.

Muçulmanos do mundo inteiro ‘trollam’ líder do Daesh

Imagem
. Sputnik News - 27/12/2015   -  SOCIEDADE Os muçulmanos de todo o mundo demonstraram bom sentido de humor comentando o apelo de Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Daesh, também conhecido como Estado Islâmico, para aderir à organização terrorista. Depois de um ativista saudita publicar no seu Twitter a mensagem do líder do Daesh, milhares de muçulmanos zombaram do apelo islamista. Eles demonstraram assim o seu protesto contra o Daesh e sublinharam que professam uma religião pacífica. 26 dez Iyad El-Baghdadi   @iyad_elbaghdadi ISIS leader: This isn't just a new crusade, the entire world has joined forces against us. But don't worry, our state persists and expands.  Seguir Iyad El-Baghdadi   @iyad_elbaghdadi ISIS leaders: We urgently call upon every Muslim to join the fight, especially those in the land of the two shrines (Saudi Arabia), rise. 13: 44 - 26 dez 2015     73 73 Retweets     22   «No domingo vou ver a Guerra das E

Noam Chomsky desnuda a “Guerra ao Terror”

Imagem
27 de dezembro de 2015 - 14h09 - no Vermelho.org Como Washington continua a alimentar – mesmo após atentados de Paris – grupos extremistas que simula combater. Qual o papel da Rússia. Por que candidatura presidencial de Bernie Sanders importa. Entrevista para C.J. Polychroniou, no Truthout. Law and Disorder Noam Chomsky é professor de linguística no MIT e um renomado crítico do sistema capitalista e neoliberal da política externa estadunidense. A “guerra ao terror” agora se transformou em uma implacável campanha bélica global. Enquanto isso, as verdadeiras causas do surgimento e da expansão de organizações assassinas como o ISIS continuam sendo convenientemente ignoradas. Após o massacre de Paris, em novembro, importantes países ocidentais, como França e Alemanha, estão se unindo aos Estados Unidos na luta contra o terrorismo fundamentalista islâmico. A Rússia também se prontificou a se juntar ao clube, por ter suas próprias preocupações quanto à propagação do fundamentalismo

Paulo Vannuchi: um balanço e alguns recados de 2015. Assista

Imagem
Cabe ao governo interpretar o significado da reação popular e das forças progressistas e devolver a economia ao rumo do crescimento, diz colunista, na TVT

PML: "Cadê o prejuízo?", pergunta Gurgacz

Imagem
. Por Paulo Moreira Leite - 27/12/2015 Elaborado nos últimos dias de 2015, o relatório do Senador Acir Gurgacz (PDT-RO) está destinado a se transformar no primeiro texto base da política brasileira em 2016. Resposta à resolução do Tribunal de Contas da União que propõe a rejeição das contas do governo Dilma em 2014, o documento é uma aula de administração pública, conhecimento jurídico – e respeito pelas regras do Estado Democrático de Direito. Também oferece novidades fulminantes contra a decisão do TCU. Lembrando que qualquer acusação de irregularidade contra a presidente da República “ deve ser comprovada, e não presumida”, ele observa na página 67: “apesar de recomendar a rejeição (das contas), em nenhum momento do TCU especificou o efetivo prejuízo causado às contas públicas pela conduta presidencial.” Não é uma omissão qualquer.

André Barrocal: Uma cartada a favor dos bancos

Imagem
Disputa O BC quer impedir o Cade de apurar crimes cometidos pelo sistema financeiro por André Barrocal — na Carta Capital - publicado 27/12/2015 Tombini, do Banco Central, contra Carvalho, do Cade O  escândalo internacional do  cartel do câmbio  ressuscitou uma velha disputa brasileira. Desde julho na mira das autoridades antitruste locais, 15 instituições financeiras contam até aqui com um aliado no governo. Em debates a portas fechadas e com recados públicos sutis, o Banco Central às vezes parece atuar como advogado dos investigados. Contesta o direito do  Conselho Administrativo de Defesa Econômica  de investigar a banca e afirma ser “praticamente impossível” manipular o dólar oficial. E tentou arrancar do Palácio do Planalto uma lei capaz de liquidar as apurações em curso no Cade. Há mais de dois anos estuda-se no governo a ideia de autorizar o BC a selar acordos de leniência com instituições financeiras flagradas em irregularidades.

A imundície do jornalismo “limpinho” no caso Cunha-Cuba

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 27/12/2015 . Não é nenhum absurdo errar no jornalismo. Recebe-se uma informação falsa, por falta de meios ou de tempo não se a verifica  e, pronto, lá se foi a “barriga” jornalística, que é com a gente chama a notícia falsa ou improcedente. Pode acontecer, ninguém está livre. Se é muito grave, dizia-se no meu tempo, “dá demissão”. É risco do ofício. O que não pode acontecer foi o que ocorreu neste ridículo episódio da “viagem” de Eduardo Cunha a Cuba noticiada na  coluna de Lauro Jardim ,  no site de  O Globo , que parece estar se tornando a recordista em publicação de notícias falsas sobre políticos e seus filhos.

Kiko Nogueira: A pegadinha da viagem a Cuba da enteada de Cunha.

Imagem
Postado em   26 dez 2015 por :   Kiko Nogueira Ghabriela e o padrasto Por algumas horas, o grito primal coxinha “Vai pra Cuba” ganhou um significado todo especial. O colunista Lauro Jardim deu a notícia de que “Eduardo Cunha e familiares embarcaram hoje de madrugada para Havana, em Cuba, num voo partindo do Aeroporto do Galeão”. Cunha negou nas redes sociais: “Para os idiotas que plantam notícias falsas. Estou no Rio e segunda à tarde estarei em Brasília.” Lauro — autor da barrigada do ano ao inventar que Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha, fora citado na delação premiada de Fernando Baiano na Lava Jato — publicou depois uma atualização. “Eduardo Cunha não embarcou. Estava no aeroporto apenas para embarcar a família para Cuba”, publicou. Não houve desmentido de EC.

Luiz Carlos Azenha: Meu reencontro com os bóias frias, quarenta anos depois

Imagem
O herdeiro na ilha de Capri e os bóias frias de onde nunca sairam por Luiz Carlos Azenha - no VIOMUNDO - 26/12/2015 Em quase 20 anos de moradia nos Estados Unidos encontrei apenas um liberal de verdade: o republicano Ron Paul. As ideias libertárias dele, colocadas em prática, extinguiriam o Banco Central, o imposto de renda e promoveriam uma política externa não intervencionista. Com isso, Washington deixaria de sustentar a indústria armamentista que é hoje a espinha dorsal da economia norte-americana. Paul, obviamente, não foi muito longe eleitoralmente. A elite norte-americana, assim como a brasileira, não quer extinguir o Estado, mas apenas colocá-lo integralmente a serviço de seus interesses de classe. Agora que o comunismo real está morto, a ideia de um welfare state ficou “ultrapassada”.

Nas asas dos tucanos, Cunha pode perder cargo e conservar mandato

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 26/12/2015 . Da coluna de Ilimar Franco, em  O Globo ,  que me fugiu nestes dias de Natal embrulhados com defeitos na conexão de internet: “Derrotada no STF, a oposição ficou na incômoda situação de defender o rito do processo de impeachment estabelecido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O PSDB abandonou a palavra de ordem “Fora, Cunha”, e seu líder na Câmara, Carlos Sampaio, acompanhado de Mendonça Filho, do DEM, reuniu-se com Cunha para debater a reação à decisão do Supremo.” Embora óbvia, a articulação é discreta e não desperta o apetite de nossa reportagem política. Firmes na estratégia de fingir que “Cunha nada tem a ver com o impeachment”,  enunciada duas semanas atrás pelo principal porta-voz midiático dos tucanos , Merval Pereira,  a parcela do PSDB aliada a Aécio Neves vai cultivando a hipocrisia e mantendo o essencial: sem o Presidente da Câmara não há chance para o  impeachment.

Cunha vai a Cuba e filha posta foto em homenagem aos brasileiros no Instagram, diz jornal

Imagem
Postado em  26 de dezembro de 2015 às 2:49 pm DCM Eduardo Cunha vai passar o revéillon em Cuba, no melhor estilo Michael Corleone, de “O Poderoso Chefão”, segundo  o Globo. Sua enteada Ghabriela Amorim aproveitou a ocasião e postou no Instagram uma foto bastante interessante do ponto de vista antropológico. Ghabriela é filha do primeiro casamento de Cláudia Cruz (Cunha tem três filhas: Danielle Dytz da Cunha, Camilla Dytz da Cunha e Bárbara Cruz da Cunha). A legenda: “See you in Cuba”.

Dilma sobrevoa áreas afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul

Imagem
Da Agência Brasil - 26/12/2015 Durante o sobrevoo, a presidenta Dilma Rousseff e o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, examinam um  levantamento  de  locais  atingidos  pelas  enchentes  Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República A presidenta Dilma Rousseff sobrevoou hoje (26) as áreas atingidas pelas enchentes em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, fronteira do Brasil com a Argentina. Antes de sobrevoar a região, a presidenta fez uma reunião com autoridades locais, representantes da Defesa Civil e técnicos do governo federal. Dilma mostrou preocupação com a situação na área afetada pelas enchentes, mas considerou produtiva a reunião deste sábado. A presidenta informou que o plano para socorrer a região será executado em três eixos: resgate das pessoas, restauração das cidades e rodovias atingidas, principalmente estradas vicinais, e projetos voltados para a retirada de pessoas das áreas de risco e fixaçã

Alejandro Nadal: A discreta construção de um Estado policial

Imagem
Os Estados Unidos vivem enredados há décadas num emaranhado de guerras que bem merecem o nome de 'guerras imperiais’. Como é possível, perguntarão alguns ingénuos, que uma república democrática, em que predomina a divisão de poderes, embarque em várias aventuras militares intermináveis e simultâneas?  Por Alejandro Nadal - 25/12/2015 - ESQUERDA.NET Parem a Máquina da Guerra, Marcha pela Paz no Pentágono, 2007 – foto de Jonathon Colman/flickr As declarações de guerra eram antigamente um ato de grande solenidade. Anunciavam-se no meio de um protocolo grave e de acordo com um cerimonial traçado para gerar sentimentos de patriotismo. Mas hoje tudo mudou. As guerras aparecem no ecrã da televisão e as pessoas já nem perguntam quando começou esta guerra?

Um chope para o Chico, pelo tempo da delicadeza

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 26/12/2015 . Peço licença para perder o tom de jornalista e fazer como fez o Chico Buarque, nos anos da ditadura, para ser o Julinho da Adelaide e fazer escapar da censura algumas de suas músicas. Mas é que a coisa aqui tá preta e a gente estava precisando de algo para que as pessoas – a imensa maioria – de bem e da bondade se tocassem do avanço da selvageria que acontece por toda parte, inclusive em nós mesmos. Porque, como ao zika, ninguém é imune à microcefalia do clima de guerra de torcidas que toma conta da sociedade quando está em jogo o mais caro valor humano, aquilo que Cecília Meirelles disse que era a “palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”: a liberdade.

As frases mais marcantes do presidente Putin em 2015

Imagem
. Sputnik News - 26/12/2015 Em 2015, o presidente russo, Vladimir Putin abordou todas as questões internacionais pendentes e cada comentário dele fez manchetes globais. Aqui está uma lista de algumas das observações mais marcantes de Putin ao longo do ano. Sobre a derrubada do bombardeiro russo Su-24 e as relações de Moscou com a Turquia: © SPUTNIK/ ALEKSEI NIKOLSKY Putin: 'Alá saberá por que razão eles fizeram isso' "A perda de hoje é uma facada nas costas, levada a cabo por cúmplices dos terroristas". "Aparentemente, Deus decidiu punir a camarilha no poder na Turquia, privando-a da razão." “Mas se alguém pensa que, tendo eles cometido um infame crime militar – o homicídio de nossos cidadãos – nós nos vamos limitar [ao embargo de] tomates, restrições na área da construção ou alguma outra, estão enganados.” "Se antes a Turquia tinha constantemente violado o espaço aéreo sírio, que experimente violar  agora!». "Se