Postagens

Mostrando postagens de dezembro 16, 2015

A resposta musical do Chico Buarque aos provocadores tucanos

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 22/12/2015 . O único sentimento negativo que havia em minha geração em relação ao Chico Buarque era o certo ciúme que nós, homens, sentíamos pelo fato de que todas as nossas namoradas-mulheres-amigas serem apaixonadas por ele, platonicamente. Aliás, acho que nem ciúme era, era inveja… Por isso, nada mais surpreendente do que ver um grupo de tucanos ir fazer provocações gratuitas ao nosso maior compositor do século 20 – talvez junto com Noel, mas com um rebuscamento poético que o meu adorado poeta da Vila não pode ter, morrendo tão novo –  na saída de um restaurante na Zona Sul do Rio.

Mauro Donato: Escolas ocupadas tinham milhões em material escolar nunca distribuído

Imagem
Postado em   22 dez 2015 por :   Mauro Donato Pilha de livros na EE Maria José: nunca entregues (FOTOS MAURO DONATO) Quando estive na E.E. Maria José, chamou-me a atenção uma enorme quantidade de livros novos, ainda embalados, empilhados em um corredor. Era o mês de novembro e conhecedor de como são as coisas no nosso Brasil inzoneiro, achei pouco provável que fossem materiais didáticos já do próximo ano. Mas se não eram antecipados e sim do ano corrente, o que estariam fazendo ali no final do ano, sem uso? Não pude tratar do assunto naquele dia pois a polícia havia acabado de invadir a escola, estudantes tinham sido agredidos e um forte cheiro de gás de pimenta ainda pairava no ar. Porém aquilo não me saiu da cabeça e uma aluna poucos dias depois me confirmou ser material não entregue. Averiguei nas demais ocupações e a situação não apenas se repetia como surpreendia cada vez mais. Na E. E. Diadema além de livros e cadernos, vários instrumentos musicais para

Rússia prepara medidas de resposta às sanções dos EUA.

Imagem
. Sputnik News - 22/12/2015 O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, classificou a extensão da lista de sanções dos Estados Unidos como uma continuidade da linha hostil em relação à Rússia. Segundo ele, Moscou irá analisar a decisão dos EUA e desenvolver uma contra-resposta. © WIKIPEDIA EUA ampliam sanções econômicas contra Rússia "Na verdade, isso é uma continuação da lógica contraditória e da linha hostil em relação à Federação Russa. Na verdade, trata-se da continuação de uma linha que tem um efeito devastador sobre as relações bilaterais", disse Peskov a jornalistas quando questionado sobre a expansão da lista de sanções dos Estados Unidos. "Estas decisões primeiramente serão analisadas, e, em seguida, serão acumuladas as propostas sobre possíveis contramedidas. Mais uma vez, como é sabemos, em tais casos, o princípio da reciprocidade prevalece", frisou o porta-voz.

Governo quer melhorar produtividade de pequenas e médias empresas

Imagem
. Por Danyele Soares - na EBC - 22/12/2015 Cerca de 3 mil empresas serão selecionadas para participar de um programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para melhorar a produtividade. A medida deve ser anunciada no ano que vem, de acordo com o ministro Armando Monteiro. A intenção é atingir pequenas e médias empresas dos setores de vestuário, moveleiro, metal mecânico e alimentos e bebidas. Segundo o ministro, a ação será feita em parceria com instituições do Sistema S, como Senai e Sebrae, e pretende aumentar os ganhos dos empreendedores com melhorias em gestão e capacitação.

Paulo Nogueira: Constantino enfim aprendeu o quanto a Veja é canalha.

Imagem
Postado em   22 dez 2015 por :   Paulo Nogueira Ele tem que se desapegar disso: Constantino no antigo emprego Minha solidariedade ao ex-blogueiro da Veja Rodrigo Constantino. Nunca imaginei que fosse escrever a frase acima, mas ela é tão genuína que poderia colocar uma exclamação no final. Minha solidariedade deriva de um vídeo que ele postou nas redes sociais. Nele, Constantino conta que a Veja, não contente em demiti-lo, deletou todos os textos que ele produziu em seu período de dois anos no site da revista. Involuntariamente, Constantino jogou luzes sobre a personalidade da revista. A Veja é má. Sua alma é mesquinha, vingativa, pequena, desprezível.

Wagner: A oposição está num caminho infrutífero, que está cansando o povo.

Imagem
O ministro-chefe da Casa Civil afirmou que a oposição segue um "caminho infrutífero" ao insistir no impeachment e que o senador Aécio Neves (PSDB) "tenta trafegar na impopularidade do governo" . POLÍTICA #EquipeEconômica 0 Por:  Agência PT , em 22 de dezembro de 2015   Prestes a encerrar as atividades de 2015 à frente do ministério mais importante da Esplanada, o responsável pela Casa Civil, Jaques Wagner, fez um balanço positivo, porém cauteloso, do governo Dilma Rousseff no ano que passou. “Não é hora de soltar foguetes. Mas apenas de celebrar um momento melhor do que aquele em que estávamos há algum tempo”, avaliou. Em entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira (22), o petista classificou a nova formação da equipe econômica como “mais harmônica e integrada” e que o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, é “um homem de confiança” da presidenta.

O mensalão tucano e a "organização criminosa complexa".

Imagem
Helena Sthephanowitz - 22/12/2015 . O jornalista da Folha diz em seu artigo que o PSDB é uma organização criminosa... De vez em quando da um momento de sinceridade lá na Folha...Veja um trecho do artigo... A Justiça de Minas Gerais condenou o ex-governador Eduardo Azeredo a 20 anos e 10 meses de prisão. De acordo com a sentença da juíza Melissa Pinheiro Costa Lage, o tucano desviou dinheiro público para financiar sua campanha frustrada à reeleição, em 1998. O esquema envolveu três estatais mineiras, que fecharam contratos de fachada para repassar verba de publicidade a políticos. Em valores atualizados, o rombo foi de R$ 10 milhões. (....) Azeredo não é um tucano qualquer. Chegou a ser presidente nacional do PSDB, cargo hoje ocupado pelo senador Aécio Neves. Estava no Senado quando a Procuradoria-Geral de República o denunciou ao Supremo Tribunal Federal, em 2007. Dois anos depois, a corte decidiu transformá-lo em réu.

'A cobiça de Wall Street está destruindo a economia dos EUA'

Imagem
No terceiro debate dos democratas, Bernie Sanders acusou a adversária, Hillary Clinton, de obter respaldo empresarial em campanha Opera Mundi - na Carta Maior- 22/12/2015 . Os pré-candidatos democratas à presidência dos Estados Unidos participaram de um debate na noite de sábado (19/11) em que se uniram para criticar o republicano Donald Trump, mas também trocaram algumas farpas entre si.   Um dos temas que gerou polêmica foi quando o pré-candidato e senador pelo estado de Vermont, Bernie Sanders, acusou sua adversária, Hillary Clinton, de obter respaldo empresarial em sua campanha política.  "A cobiça de Wall Street está destruindo nossa economia", afirmou Sanders. "É uma ameaça para a economia norte-americana e tem muito poder político", acrescentou, dirigindo-se à rival.

Lira Neto: "A Igreja necessita do capital simbólico do Pe Cícero"

Imagem
O jornalista e escritor Lira Neto, autor da biografia Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão, publicada em 2009 pela Companhia das Letras, acredita que a decisão da Igreja é parte de uma estratégia de resgate. “A Igreja necessita do capital simbólico do Padre para se contrapor à ofensiva das religiões neopentecostais”, opina Lira, que em entrevista a O POVO ainda fala sobre a transgressão da fé romeira e o força do Padim enquanto mito.   Transformar em sangue a hóstia entregue à beata Maria de Araújo foi o detalhe que desestabilizou a carreira eclesiástica de Padre Cícero Romão Batista. Afastado da Igreja, proibido de exercer o sacerdócio, enveredou pelos caminhos da política, tornando-se o primeiro prefeito da recém-emancipada Juazeiro do Norte, em 1911. Igualmente polêmica foi sua relação de proximidade com Lampião, de quem buscava apoio para combater a Coluna Prestes. No dia 13 de novembro o bispo da diocese do Crato, cidade vizinha a Juazeiro do Norte (CE) dom Fernando

Cunha, livre e solto, define o prazo e o resultado da votação do impeachment

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 22/12/2015 . Acreditem. Lambrecado, lambuzado, denunciado e provado, o sr. Eduardo Cunha apareceu ontem na TV Câmara para posar de “estadista do golpe”. Sua “entrevista”  foi ao ar  à noite e será nauseantemente repetida todos os dias desta semana. Disse, no programa,  que “até março” o impeachment, que nem mesmo a primeira comissão de análise tem formada, depois da decisão do STF que anulou sua manobra, estará terminado. E, claro, Dilma Rousseff, deposta.

Como a linguagem da mídia controla os pensamentos

Imagem
Racionamento = 'rodízio de água'; Bumlai = 'amigo do Lula'; tucano condenado = 'ex-governador': com eufemismos e outras técnicas, a mídia constrói opiniões Léa Maria Aarão Reis* - na Carta Maior - 22/12/2015 A arrogância e a impunidade levam a mídia hegemônica, corporativa e comprometida, que com hipocrisia se diz isenta (!), a prosseguir, como um trator,  reforçando seu perfil de partido político inconfessado e espúrio em que se transformou: o PIG.   Parece sem limites a audácia com a qual falseia a realidade objetiva, perseguida, com esforço, no jornalismo ético. A velha mídia usa palavras e expressões que fazem o papel de “agente contaminador” como diz Zygmunt Bauman no seu livro, Medo Líquido. Manipula e asperge mais medo e insegurança àqueles latentes em todos nós, neste mundo do século 21. Distorce significados com eufemismos; entorpece, envenena corações e mentes, confunde os desavisados e silencia quando é conveniente aos in

Paulo Nogueira: Por que Gilmar tem que sofrer um processo de impeachment.

Imagem
Postado em   21 dez 2015 por :   Paulo Nogueira Ele pode tudo? Falei várias vezes, neste ano, do jurista alemão do século 19 Rudolf von Ihering, um dos grandes inovadores do direito. Quem não se defende quando injustiçado, ensinou ele, merece rastejar como um verme. Você deve à sociedade processar quem abusa de você com insultos, ofensas, acusações sem prova ou conduta inadequada. Só assim as coisas melhoram para todos. Neste sentido, é mais do que hora de Gilmar Mendes ser processado. Conforme determina a Constituição, um juiz do STF pode ser objeto de uma ação de impeachment caso quebre o decoro. Isto configura crime de responsabilidade. Faz tempo que Gilmar vem destruindo o decoro, e nada acontece. E então ele pisa no acelerador.

O espírito natalino de um juiz: incluam-se os jovens com deficiência, desde que paguem

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 21/12/2015 . O juiz federal Alcides Vetorazzi  da 2a. Vara Federal de Florianópolis é um bom exemplo da casta de meritocratas que, aprovado num concurso público – parabéns, doutor! – e recebendo um polpudo salário, complementado com inúmeros penduricalhos, acha que o mundo pertence aos que, como ele,vivem na fartura. No dia 11 deste mês, certamente já sob a influência do espírito de Natal e da confraternização humana,  decidiu, por liminar, anular a lei federal de inclusão e facultar ao Sindicato das Escolas de Santa Catarina cobrar mensalidades “diferenciadas”  para as pessoas portadoras de deficiências que estejam cursando o ensino superior, mas num decisão que abre a porteira para que o mesmo seja feito nos demais ciclos educacionais. Eles devem pagar o que as escolas arbitrarem como custos “extras” pelo atendimento de suas necessidades. Pagar mais pela superação que os levou até ali, cujo prêmio é o castigo financeiro, seu e de seus pais.

Tico Santa Cruz: ‘Lobão teve um projeto de quase 2 milhões aprovado pela Lei Rouanet’.

Imagem
Postado em  21 de dezembro de 2015 às 5:03 pm . DCM De Tico Santa Cruz na sua página no  Facebook A Farsa de Lobão e o argumento sobre Lei Rouanet. Que Lobão gosta de latir como um cão feroz, todo mundo sabe, fala, esbraveja, acusa… Mas… Fiz uma pesquisa sobre sua relação com a Lei Rouanet, que ele GRITA como sendo “A mortadela que os artistas recebem para “defender o Governo”, mas pouca gente sabe que LOBÃO TEVE UM PROJETO APROVADO PELA LEI ROUANET. Diz ele que a ESPOSA através da Produtora que ambos tem como sócios, aprovou o projeto de 2 MILHÕES “sem ele saber” ( Mesma lábia de muitos políticos que nunca sabem de nada – Não é o que você diz? ) E querendo meter o fodão ( desculpem o termo ) ele “SE RECUSOU A RECEBER”. Recusou uma ova, provavelmente ninguém quis investir nesse projeto.

Thierry Meyssan: Do Comunicado de Genebra à Resolução 2254

Imagem
Os termos da Resolução 2254, confirmam no essencial os do Comunicado de Genebra adoptado três anos atrás. As duas maiores potências militares do mundo acordaram entre si manter a República Árabe da Síria, enquanto os imperialistas —na vanguarda dos quais a França— prosseguem no seu sonho de mudar o regime pela força. Mas o mundo mudou ao longo destes anos e parece difícil fazer tropeçar este novo acordo, tal como foi feito em 2012. REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA) | 21 DE DEZEMBRO DE 2015 FRANÇAIS    ESPAÑOL    DEUTSCH    ENGLISH    ITALIANO    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    РУССКИЙ    فارسى    TÜRKÇE   As relações Washington-Moscovo Os Estados Unidos e a Rússia acabam, pela segunda vez, de chegar a um acordo entre si e de concluir um plano de paz para a Síria.  A primeira vez, foi aquando da Conferência de Genebra de Junho de 2012 [ 1 ]. Tratava-se de trazer a paz ao mesmo tempo à Síria e ao conjunto do Próximo-Oriente, dividindo entre si a região em zonas de influência [ 2 ]. No ent

Juiz argentino anula nomeação por decreto de ministros por Macri. E a mídia urra…

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 21/12/2015 . O Juiz Federal  de cidade argentina de Dolores, na Província de Buenos Aires, Ramos Alejo Padilla ( foto ) , emitiu uma liminar contra a nomeação “em comissão” de advogados Carlos Rosenkrantz e Horacio Rosatti para preencher vagas na Suprema Corte, feita pelo Presidente Maurício Macri para – acusam seus adversário – legitimar judicialmente suas decisões que “desmancham” mecanismos criados durante os governos Néstor e Cristina Kirchner, como a famosa “Ley de Medios”, que regula a concentração de poder das empresas de comunicação.

FMI altera regras, para isolar China e Rússia

Imagem
. Michael Hudson Михаел Хадсон   Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu "Só depois da total capitulação da Grécia, rendida à 'austeridade' da eurozona, é que as autoridades norte-americanas sentiram que o caminho estava livre para mudar as regras do FMI, na guerra dos neoconservadores norte-americanos para isolar a Rússia. Não se fala, aqui, de vitória, porque o que os EUA conseguiram no plano tático está-lhe custando uma mudança que não poderá ser revertida, nas regras do FMI e de todo o sistema financeiro global. Daqui em diante, outros países podem rejeitar as tais 'condicionalidades' de 'austeridade', como a Ucrânia rejeitou-as, e exigir o cancelamento de suas dívidas externas oficiais."