Postagens

Mostrando postagens de dezembro 14, 2015

O poste e o Porsche

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 20/12/2015 . Um pobre – em geral mulato ou negro –  pego com drogas é “apresentado” à imprensa pela polícia, muitas vezes puxado pelos cabelos para mostrar o rosto. É um “privilégio” que não é para todos. Muito bem, diz a mídia, cada vez mais parecida com os “escrachaaaa” que ocupam as concessões públicas de televisão. Liberdade, dizem, orgulhosos. Ontem, no início da tarde, um imenso engarrafamento se formou, por várias horas, na Rodovia dos Bandeirantes, próximo a Jundiaí, infernizando a vida de milhares de pessoas. O motivo:  dois esportivos Porsche bateram . Tudo normal, acontece.

Espanha faz a "revolução popular" pelo voto.

Imagem
Pablo Iglesias: “Acabou a alternância entre PP e PSOE em Espanha” Nas eleições deste domingo, o Partido Popular obteve 28,72% dos votos, contra os 44,63% de 2011, e o PSOE registou 22,02%, face aos 28,76% obtidos há quatro anos. O Podemos é terceira força com 20,66% e 69 deputados. Já os Ciudadanos foram remetidos para um quarto lugar e a direita não alcança a maioria absoluta. "Hoje nasceu uma nova Espanha”, frisou Pablo Iglesias. ESQUERDA.NET - Notícia atualizada às 0:20 de 21.12.2015. Nas eleições deste domingo, o Partido Popular de Mariano Rajoy obtém 28,72% dos votos, contra os 44,63% alcançados em 2011, passando de 186 para 123 deputados. Já o PSOE fica-se pelos 90 deputados, menos 20 do que há quatro anos atrás, com 22,02% dos votos, face aos 28,76% registados em 2011. O Podemos é terceira força política mais votada no país, com 5.184.654 votos - apenas menos 400.000 do que o PSOE -, o equivalente a 20,66%. A formação liderada por Pablo Iglesias fica

Simão: recuperar atratividade do País e melhorar o gasto público será missão central do Planejamento

Imagem
Blog do Planalto - 20/12/2015 A economia brasileira sempre foi marcada pelo seu dinamismo. E o momento é de recuperar a atratividade do País ao investimento, com a melhora do marco regulatório, o aperfeiçoamento da gestão pública e redução da burocracia. Para o novo titular do Ministério do Planejamento, Valdir Simão, essa será uma missão central da Pasta, sob sua coordenação. Simão, que foi indicado para o cargo pela presidenta Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (18), acredita que essas iniciativas, uma vez implantadas, serão muito importantes para os grandes programas de investimento em infraestrutura do Brasil na área de energia, de portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e habitação, disse em entrevista exclusiva ao Blog do Planalto.

Paulo Nogueira: Por que Janot foi tão lento para pedir o afastamento de Cunha?

Imagem
Postado em   20 dez 2015 por :   Paulo Nogueira Lentidão monstruosa Existe uma máxima romana que levo sempre na mente. “Apresse-se lentamente.” Ela é atribuída ao imperador Otávio Augusto. Aja com reflexão – mas rápido. Este o sentido. Janot ou não a conhece ou não a segue, como ficou claro no caso Eduardo Cunha. Sua insuportável demora em pedir ao STF o afastamento de Cunha deu uma contribuição milionária para a crise política que se abateu sobre o país. Cunha é ligeiro demais, sem escrúpulos demais, para a baixa velocidade dos que deveriam deter sua escalada criminosa. De tudo isso, fica para o futuro uma tentativa de resposta para uma das questões mais intrigantes de 2015: por que Janot demorou tanto para agir?

2016 está em aberto: é hora de repactuar o Brasil

Imagem
No crepúsculo de 2015, o governo conquistou a chance preciosa de recomeçar. Presidenta Dilma, lute para que possamos lutar ao seu lado. . por: Joaquim Palhares - Diretor de Redação da Carta Maior - 20/12/2015 Foi tão intensa a saraivada de revezes sofridos pela aliança entre o golpismo e a vigarice no final de 2015, que seus protagonistas e a mídia embarcada ainda se agarram à batalha do dia anterior, sem perceber que a roda da história girou.   A barragem humana que se ergueu em São Paulo na quarta-feira, 16/12, na longamente esperada união da esquerda, redefiniu os termos da correlação de forças no país.   Algo que a mídia antes manipulava à sua exclusiva conveniência ganhou um sujeito autônomo formado ali por 60 mil pessoas.

Putin: Europa transferiu parte da sua soberania para os EUA

Imagem
. Sputnik News - 20/12/2015 O principal problema da Europa é que transferiu uma parte da sua soberania para os EUA, tendo abandonado a luta pelos seus próprios interesses, disse o presidente russo, Vladimir Putin. "Primeiro, há sempre alguns interesses nas relações entre as nações. Para os equilibrar devem aplicar-se regras acordadas e transparentes", disse o presidente em uma entrevista ao canal russo Rossiya. © SPUTNIK/ ALEKSEY NIKOLSKYI Putin: Moscou está pronta para cooperar tanto com Assad, como com EUA O presidente salientou que o problema da Europa é a falta de qualquer política externa independente. "Na verdade, a Europa a abandonou e entregou uma parte da sua soberania, talvez a parte mais importante, a uma aliança", disse ele. Segundo o presidente, é bastante normal para os membros de uma aliança político-militar transferir alguns dos seus poderes para as autoridades supranacionais. "Mas, quanto à Europa, este não é ape

Mônica Dias Martins: O azarão

Imagem
20/12/2015 Único socialista entre os congressistas estadunidenses, Bernie Sanders, chamado pelos opositores de “vermelho”, tem sido incansável nas críticas ao sistema financeiro. Com a fala carregada de sotaque do Brooklin, responsabiliza o governo e os bancos pelo empobrecimento da classe média e pela corrupção da democracia.   Suas ideias ressoam nas ruas, são debatidas nas universidades, chegam à mídia e podem ameaçar as pretensões de Hillary Clinton na disputa pelas eleições primárias do Partido Democrata. Seus comícios reúnem milhares de pessoas, inclusive em redutos do ultraconservador TeaParty. Cresce a aceitação de seu nome nas pesquisas assim como as contribuições financeiras para a campanha, que já igualam a de sua principal opositora. Mas quem é este candidato “azarão” que não faz muito tempo aparentava tão pouca chance de vitória? Ainda jovem, Bernie trabalhou como carpinteiro, jornalista, cineasta amador, escritor e pesquisador da “Sociedade Histórica do Povo Ame

Luis Nassif: A guerra mundial de Dilma em três meses decisivos

Imagem
DOM, 20/12/2015 - 01:46 Luis Nassif . A primeira rodada do golpe paraguaio foi a tentativa de glosar a campanha de Dilma Rousseff no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), uma manobra envolvendo o presidente Dias Toffoli e seu líder Gilmar Mendes. Falhou no último instante graças ao recuo do Ministro Luiz Fux. A segunda foi a de abrir o ritual do impeachment com base nas pedaladas, obra do presidente da Câmara Eduardo Cunha. Com os índices de popularidade de Dilma em patamares mínimos, pensava-se que a mera abertura do rito do impeachment seria suficiente para derrubar a presidente. A manobra expôs de modo imprudente o perfil da frente de conspiradores: Aécio Neves, José Serra, FHC, Gilmar Neves, Paulinho da Força, Michel Temer, Eduardo Cunha, Paulo Skaf, Ronaldo Caiado, Agripino Maia.  Pela primeira vez se via, de forma panorâmica, o que seria a partilha do bolo e quem seriam os novos vitoriosos.

Dr. Abdo Arbage fala sobre temas polêmicos: guerras e conflitos com participação da Turquia, EUA e Europa

Imagem
Dr. Abdo Abage, cônsul honorário da Síria no Paraná e Santa Catarina ORIENTE mídia - 19/12/2015 O Jornal Água Verde é o jornal de bairro mais antigo de Curitiba, com 25 anos de circulação ininterrupta. Em sua festa de 25 anos, o jornal homenageou o presidente Bashar Al Assad com a entrega de um Diploma ao Cônsul Honorário da República Árabe Síria para o Paraná e Santa Catarina, Dr. Abdo Abage, industrial e engenheiro civil. A seguir, entrevista com o cônsul da Síria sobre temas polêmicos. Qual sua opinião sobre a homenagem do jornal de bairro Água Verde ao presidente Bashar Al Assad? No momento em que a grande maioria dos órgãos de imprensa deste país, repercute a falsa idéia de que o Presidente Bashar é um Ditador e que não dialoga com a oposição, ambas inverdades, vem o jornal de bairro Água Verde prestar uma justa homenagem, ao homem que vem combatendo como um leão, tropas de terroristas e mercenários regiamente pagos por países ocidentais e por dois traidores árabe

Cunha sai em defesa de Temer: “ele só recebe doação legal”. La garantía soy yo

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 19/12/2015 . Agora o país pode dormir tranquilo. Eduardo Cunha, um paradigma de moralidade, nos assegura: Michel temer só recebe doação legal, segundo disse ao  Estadão . O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou ao  Broadcast  neste sábado, 19, que o vice-presidente Michel Temer “jamais recebeu qualquer coisa que não seja doação ao PMDB” e desmentiu “com veemência” supostas cobranças de suborno feitas ao presidente da OAS, José Adelmário Pinheiro, conhecido como Leo Pinheiro. “Temer jamais recebeu qualquer coisa que não seja a doação ao PMDB. Nem Temer e nem ninguém no partido que eu saiba”, disse. Ah, bom…

Janio de Freitas: Férias sem direito

Imagem
. Por Janio de Freitas - na Folha - 20/12/2015 - 02:00 A qualquer custo, férias. Fosse essa a atitude de funcionários dos quais dependesse parte do serviço público fundamental, o Judiciário, como já se testemunhou tanto, imporia a prioridade do interesse público. Assim é até quando o direito universal de greve, e não apenas férias, está em questão. As férias do Supremo Tribunal Federal, porém, são regidas por outro princípio desconhecido, como mais um dos casos do mal afamado "segredo de Justiça". O Supremo Tribunal Federal deu prioridade ao início das férias, como previstas para a sexta-feira (18), a adiá-las por poucos dias para não deixar o país na baderna institucional, com sua Câmara deslegitimada como Poder Legislativo, sob direção virtualmente destituída a pedido da Procuradoria-Geral da República. E, apesar disso, ativa para as manipulações que desejar.

Fundação Roberto Marinho leva R$ 56 mi de prefeito para gerir museus ainda em construção

Imagem
Fatos incontestes são que ONG se torna uma espécie de herdeira na exploração dos museus construídos com possível corrupção de Eduardo Cunha por  Helena Sthephanowitz   publicado  19/12/2015  DIVULGAÇÃO PGR diz ter provas de que Cunha recebeu R$ 52 mi em propinas para liberar verba para obras do Porto Maravilha Na quinta-feira (17), a cidade do Rio de Janeiro ganhou o Museu do  Amanhã , construído na zona portuária onde havia um pier abandonado. O museu faz parte da operação urbana Porto Maravilha, de revitalização e desenvolvimento da região, realizada em parceria público-privada. A prefeitura conduz o processo, as empreiteiras Carioca Engenharia e OAS constroem, parte dos recursos é de financiamentos do FGTS-FI, o fundo de investimento que faz aplicações dos recursos do Fundo de Garantia e, no caso do Museu, quem toma posse da operação depois de pronto é a Fundação Roberto Marinho, ONG ligada aos donos da TV Globo. A Fundação é duplamente beneficiada: ganha prestí

Empreiteiras denunciadas na Lava Jato têm contratos de R$ 210 bi com governos de São Paulo; adesão paulista ao impeachment é para barrar investigações?

Imagem
publicado em 18 de dezembro de 2015 às 19:15 O senador José Serra (PSDB-SP), os doleiros Adir Assad e Alberto Youssef e o governador Geraldo Alckmin (PSBB-SP) por Conceição Lemes -  no VIOMUNDO Em 5 de novembro, saiu no  Diário Oficial  da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo: Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp aprovou as contas do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) referentes ao exercício de 2014. Na mesma edição, o  DO Legislati vo publicou, da página 90 a 124, o voto em separado  de dois deputados da Comissão, que desaprovaram as contas: João Paulo Rillo e Teonílio Barba (PT-SP). Eles elencam diversas justificativas para a rejeição, entre as quais 17 ressalvas e 114 recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Em 2014, o TCE-SP fez 92 recomendações em relação às contas de 2013. Alckmin atendeu plenamente somente 7. Das 85 restantes, 43, ele cumpriu parcialmente  e 40, não fez nada. Duas estavam prejudicadas.

Paulo Nogueira: Até quando Gilmar vai abusar da nossa paciência?

Imagem
Postado em   19 dez 2015 por :   Paulo Nogueira Ele Até quando nossa paciência vai aguentar o ministro Gilmar Mendes? A grande sentença de Cícero contra o conspirador Catilina lembrada esta semana na operação da PF que enfim deu um tranco em Eduardo Cunha se aplica a Gilmar. Até quando vamos aturá-lo? O Brasil está se reconstruindo. Haverá lugar para um juiz que toma decisões políticas, sem nenhum pudor, e não técnicas? Para um juiz que vai de microfone a microfone na mídia amiga para fazer pronunciamentos políticos? Há tempos Gilmar age de maneira incompatível com a dignidade de um juiz, mas esta semana ele escalou degraus. Na sessão do STF que definiu o procedimento do impeachment, seu voto foi uma torrente de insultos ao governo. Ninguém mais fez isso. Mesmo os que voltaram com ele se detiveram em sua interpretação da Constituição.

Cunha e tucanos conspiram nas barbas do Supremo

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 19/12/2015 . O Brasil tornou-se um país tão anormal que as conspirações nem sequer cuidam de andar pela sombra. Hoje, na Folha, o título é escancarado:  “Cunha e oposição estudam driblar decisão do STF sobre impeachment” . A primeira burla já está definida: “Uma primeira ação discutida entre a oposição e Cunha é aprovar um projeto de resolução, já apresentado pelo DEM, incluindo no regimento interno da Câmara a possibilidade de chapas avulsas para compor comissões. Um dos pontos barrados pelo STF foi justamente esse: o fato de a comissão do impeachment ser formada por uma chapa concorrente à indicada por líderes partidários.”

Chacina da Lapa: a repressão mata e prende ao amanhecer

Imagem
. Vermelho.org -  18 de dezembro de 2015  Em 16 de dezembro de 1976 a repressão cometeu um grande crime: cercou a casa onde o Comitê Central do PCdoB se reunia e atirou a esmo. Ângelo Arroyo e Pedro Pomar foram assassinados; João Batista Drummond foi morto sob tortura. Outros dirigentes foram presos e torturados. O objetivo era desmantelar a direção nacional do PCdoB. PPeA reproduz o capítulo inicial da biografia de Elza Monnerat, que descreve com maestria aquele dia terrível. Por Verônica Bercht Capítulo 1 – Prisão “Abaixo a ditadura. Viva o proletariado”. Dentro de um Volks chapa fria, encapuzada e espremida entre policiais, Elza gritou com força. O grito surpreendeu os policiais e, imediatamente, aquele que estava ao seu lado colocou as mãos sobre a boca dela, tampando-a sob o pano do capuz que escondia seu rosto, enquanto a ameaçava com palavras grosseiras.

Gonzaguinha - Espere Por Mim, Morena & Cia.

Imagem

Gonzaguinha - "O que é, o que é"

Imagem

Tchaikovsky - Violin Concerto in D major, Op. 35 - Itzhak Perlman

Imagem

Tropas americanas cumprem exigência das milícias locais e deixam Líbia

Imagem
. Sputnik News - 18/12/2015 Os militares das forças especiais dos EUA que chegaram à Líbia para “fortalecer relações” foram forçados a deixar o país após exigência das unidades paramilitares locais, diz a agência France-Presse citando um representante do Pentágono. Anteriormente na página da Força Aérea da Líbia no Facebook apareceu uma foto de homens em roupa civil com armas ligeiras. Um representante do Ministério da Defesa dos EUA confirmou que a imagem mostra mesmo soldados das forças especiais estadunidenses.

Wanderley: sistema político brasileiro não faliu

Imagem
"Não é de hoje que o STF presenteia o País com desempenhos irretocáveis" publicado   18/12/2015 O  Conversa Afiada  reproduz analise do professor Wanderley Guilherme dos Santos, extraído de seu blog, o  Segunda Opinião: O DEFICIT DEMOCRÁTICO Não pertence ao entendimento decantado a opinião de que o sistema político brasileiro faliu. Amplificadores de emoções, os sentidos registram automaticamente os estímulos do ambiente, incapazes, porém, de discriminar entre aparência e realidade. Be-a-bá filosófico que, nem por isso, deixa de ser frequentemente esquecido no dia a dia da urgência ou do interesse. Panelas e palavrões dificultam a apercepção de que há um ano a democracia brasileira vem sendo convocada diuturnamente a administrar conflitos de grande magnitude.

Eztetyka da Fome O manifesto do Cinema Novo

Imagem
Glauber Rocha (1939-1981)   Glauber Rocha apresentou essa tese durante a 5a Resenha do Cinema Latino-americano, em Gênova, Itália (21-30 de janeiro de 1965). O texto, escrito no avião entre Los Angeles e Milão, traz as bases estéticas e políticas do Cinema Novo e critica o paternalismo europeu em relação ao Terceiro Mundo. “Eztetyka da Fome” converteu-se em manifesto do Cinema Novo. Foi publicado no n° 3 da Revista Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, julho de 1965.   Dispensando a introdução informativa que se transformou na característica geral das discussões sobre América Latina, prefiro situar as reações entre nossa cultura e a cultura civilizada em termos menos reduzidos do que aqueles que, também, caracterizam a análise do observador europeu. Assim, enquanto a América Latina lamenta suas misérias gerais, o interlocutor estrangeiro cultiva o sabor dessa miséria, não como sintoma trágico, mas apenas como dado formal em seu campo de interesse. Nem o latino comunica s

Lula diz que não interferiu em nomeações para diretorias da Petrobras

Imagem
. André Richter - Repórter da Agência Brasil -  18/12/2015 23h18 Em depoimento prestado na quarta-feira (16), na sede da Polícia Federal em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou interferência em nomeações para as diretorias da Petrobras durante os oito anos de seu mandato. A informação foi divulgada hoje (18) . Na oitiva, Lula declarou que nunca tratou com qualquer partido sobre a indicação de nomes para ocupação de vagas na administração pública e disse que há um processo de criminalização do PT. O ex-presidente prestou depoimento na condição de informante no principal inquérito da Operação Lava Jato que tramita no Supremo. A investigação envolve 39 pessoas. Para a PF, Lula poderia contribuir com as investigações por ter sido presidente da República na época dos fatos investigados.

Gilmar Mendes segue mágoa tucana e busca segundo turno no STF

Imagem
Assim como Aécio Neves e os tucanos não se conformaram com a quarta derrota consecutiva nas urnas, em 2014, e buscaram criar um terceiro turno, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, busca agora criar uma segunda votação do pleno da Corte para o rito do impeachment em ação movida pelo PCdoB. Por Dayane Santos Foto: Carlos Humberto-SCO-STF Gilmar Mendes acusou os ministros que votaram diferente dele de serem “cooptados” Um dia depois da votação que derrubou a manobra do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no rito do impeachment, Gilmar Mendes resolveu atacar os ministros para tentar desqualificar a sua derrota. Apesar do profundo debate sobre o papel de guardião da Constituição do Supremo, na busca de preservar as instituições da contaminação da polarização política que agravou a crise no país, Mendes resolveu ir aos holofotes da mídia para dizer que a sessão do Supremo, na qual foi voto vencido, foi um “mar de estranhezas” e disse

'Azeredo foi preso, mas ninguém fala do Aécio', afirma deputado

Imagem
MENSALÃO TUCANO Segundo Rogério Correia (PT-MG), Aécio Neves também estava na lista que originou na prisão do deputado estadual do PSDB, porém, foi excluído da investigação por  Redação RBA   publicado  18/12/2015  JOSÉ CRUZ/ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL Deputado do PSDB Eduardo Azeredo foi condenado a 20 anos de prisão por crime de peculato e lavagem de dinheiro São Paulo – Em entrevista à repórter Marilu Cabañas da Rádio Brasil Atual,  o deputado estadual de Minas Gerais Rogério Correia (PT) lamentou que a condenação do ex-governador e ex-senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), por peculato e lavagem de dinheiro, não incluiu Aécio Neves (PSDB-MG), que segundo ele, também tem seu nome envolvido nas denúncias do chamado mensalão tucano. “Até que enfim o Azeredo foi preso. Ainda acabe recurso, mas pelo menos fica claro que o crime foi cometido, já que há tanto tempo falamos. Ao que não estão dando destaque é o outro que se beneficiou, além de Azeredo, que é o Aécio Neves, que

Fernando Brito: O interrogatório do japonês

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 18/12/2015 . Li a matérias sobre o depoimento de Lula à Polícia Federal. A história é terrível. Os delatores, que acusam todos de tudo, não acusam Lula de nada. Lula é indagado sobre ser ou não ser amigo de alguém. Ou sobre ter nomeado funcionários de carreira, com 20 anos  de casa, que tinham indicação política de partidos aliados. Não se apura ato algum que, eventualmente, possa configurar um ilícito pessoal. Uma vantagem, um dinheiro, um favor recebido? Não. Um ato de governo praticado? Não. As relações pessoais de Lula, ainda que pudessem ser melhores, não são problema de alguém? Alguém chamou Aécio Neves para depor sobre o suposto “favor” de André Esteves, o banqueiro solto hoje, em sua lua-de-mel?