Postagens

Mostrando postagens de novembro 21, 2015

Najla Passos: Enfim, um tucano preso. Motivo? Se filiou ao PT!

Imagem
A prisão de Delcídio escancara que a corrupção na Petrobras não começou com o PT e nem respeita partidos, embora a justiça pareça não querer enxergar isso Por Najla Passos - na Carta Maior - 27/11/2015 . Mal a imprensa anunciara, na quarta (25), a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado, na 20ª  fase da Operação Lava Jato, a piada pronta já se espalhava pelas redes sociais:    - Hoje é um dia histórico para o país... finalmente um tucano foi preso!   - Verdade? Não acredito... o que ele fez?    - Um monte de coisas que não devia... mas, principalmente, se filiou ao PT!   A piada serviu para o regozijo para boa parte da militância petista, que jamais enxergou em Delcídio “um dos seus”. Mas não reflete toda a verdade. Como também não o fazem as manchetes dos jornalões que estamparam a prisão do “senador petista”. 

Wadih Damous: "Senado postou-se de joelhos diante do STF e da opinião pública"

Imagem
O jornalista Paulo Henrique Amorim entrevistou nesta sexta-feira (27) o deputado  Wadih Damous , do PT-RJ. Na conversa, trataram sobre a prisão do senador Delcídio Amaral, o futuro de Eduardo Cunha, os papéis do Legislativo e do Judiciário, além dos desdobramentos da Operação Lava Jato e as consequências para o PT. Em uma conversa de 25 minutos, o deputado classificou o ato do senador Delcídio Amaral como “repulsivo, uma bravata irresponsável”, mas explicou que a prisão foi inconstitucional. “Essa prisão afrontou o texto constitucional. A Constituição estabelece que um congressista só pode ser preso em flagrante de crime inafiançável”, explicou o petista.

J. Carlos de Assis: Supremo rasga a Constituição e abre caminho para a Constituinte.

Imagem
SEX, 27/11/2015 - 19:25 . Por J. Carlos de Assis - no Jornal GGN A Constituição fala em poderes independentes e harmônicos, mas nada fala quando os poderes deixam de ser harmônicos e tornam-se um campo de batalha uns contra os outros, e de todos contra o povo e a República. O Supremo acaba de proteger quatro de seus membros da suspeita de estarem mancomunados com o senador Delcídio nas tentativas deste de escapar de uma delação premiada. Curiosamente, a gravação que incriminou o Senador não serviu para incriminar os ministros do Supremo que ele citou. A inocência deles é baseada na palavra. E isso parece suficiente ao esperto procurador geral da República, que conseguiu dessa maneira um instrumento de chantagem contra o STF, talvez também gravado.

Nilson Lage: O que faz odiarem Lula

Imagem
POR  NILSON LAGE, COLABORAÇÃO PARA O TIJOLAÇO  · 27/11/2015 . A propósito dessa fotografia(*) do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quero formular um comentário dirigido particularmente aos velhinhos do Clube Militar e congêneres, alguns dos quais, os mais antigos, podem ou devem ter sido meus colegas de Colégio Militar. A perseguição que movem a esse homem, à sua esposa, a seus filhos e amigos não se deve ao fato e ele ser incompetente como político ou como gestor; se tal acontecera, o julgariam irrelevante. É porque importa que se importam co m ele. Nem se deve ao fato de, em seu governo, terem ocorrido graves episódios de corrupção. Qualquer um de vocês que tenha tido comando sabe que a corrupção é endêmica, perpassa a administração desde muito tempo antes e contamina todas as estruturas até agora criadas para controlá-la. Pode-se dizer que a corrupção, que havia, cresceu com o país nos últimos 12 anos, não mais que ele. Talvez bem menos.

União, Minas Gerais e Espírito Santo vão processar Samarco e Vale em R$ 20 bi

Imagem
. Criado em  27/11/15 17h32  e atualizado em  27/11/15 17h44   Por  Paulo Victor Chagas  Edição: Nádia Franco  Fonte: Agência Brasil O governo federal e os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo vão processar a Samarco e as empresas Vale e BHP Billiton para que arquem com R$ 20 bilhões para as despesas de recuperação dos danos e revitalização das áreas atingidas pela tragédia ocorrida na região após o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração no município mineiro de Mariana, que resultou no despejo de mais de 50 toneladas de lama ao longo de 850 quilômetros do Rio Doce nos dois estados.

Santayana: O PORRETE E O VIRA-LATA.

Imagem
. Por Mauro Santayana - 27/11/2015 (Jornal do Brasil) - No momento em que se levantam, novamente, as vozes do neoliberalismo tupiniquim, exigindo uma rápida abertura comercial do Brasil para o exterior, e o PMDB inclui, em seu documento Uma Ponte para o Futuro, a necessidade do Brasil estabelecer acordos comerciais com a Europa e os EUA, lembrando a iminência e a imposição “histórica” do Acordo Transpacífico, e em que mídia tradicional segue com sua insistência em defender como modelo a ridícula Aliança do Pacífico, a União Européia - depois de enrolar, durante anos, nas negociações com o MERCOSUL - parece que vai simplesmente “congelar” as negociações entre os dois blocos nesta sexta-feira. A razão é clara.

Carta aberta à ministra Carmen Lúcia, do STF

Imagem
Ao falar de esperança, medo, cinismo e escárnio, além de tratar com insolência o papel da Justiça, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia, extrapolou os limites de suas responsabilidades. Incomodado com o discurso proferido pela jurista, o bispo Dom Orvandil escreveu uma carta comovente endereçada à ministra.  Carmem Lúcia, ministra do STF A fala da ministra foi registrada na ocasião em que a 2ª Turma do STF, composta por cinco ministros, em sessão na manhã desta quarta-feira (25) decidia por mandar prender o senador Delcídio Amaral (PT-MS). Em um discurso contundente, a ministra Carmen Lúcia comparou a Lava Jato com a Ação Penal 470, chamada pela grande mídia de “mensalão do PT”. E disse: “Na história recente de nossa pátria, houve um momento em que a maioria de nós brasileiros acreditou no mote de que a esperança tinha vencido o medo. Depois, nos deparamos com a Ação Penal 470 (mensalão) e descobrimos que o cinismo venceu a esperança. E agora parece se con

Mino Carta: Em cena, a covardia

Imagem
Editorial Os poderes da República assistem impávidos à demolição progressiva do Estado de Direito por  Mino Carta  — na Carta Capital -   publicado  27/11/2015   Moro. Coveiros também vestem preto Faz duas semanas, em carta publicada na seção competente, um leitor elogiou CartaCapital  ao defini-la como revista de esquerda. Que significa ser de esquerda? Bom ou mau? As opiniões, como se sabe, divergem, e em um país maniqueísta como o Brasil divergem absolutamente, embora o significado exato da palavra tenha perdido a clareza de antanho. Há mesmo quem diga que o tempo das ideologias acabou de vez como se fosse possível admitir a inexistência de ideias capazes de mover as ações humanas. De todo modo, em terra nativa, basta pouco para ser classificado de esquerda, ou mesmo comunista. Vários requisitos exigem-se para chegar a tanto, mas dois são determinantes.

Pepe Escobar: Não. Os ataques do terror em Paris não mudam "tudo"

Imagem
Pepe Escobar Пепе Эскобар  Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu A narrativa dominante insiste que "Paris mudou tudo". Não. Não é bem assim. Comecemos pelo front diplomático. Em vez do autoproclamado Grupo Internacional de Apoio à Síria – de 19 atores políticos – que se reúne regularmente em Viena para implementar um processo de paz na Síria, agora a prioridade é a guerra; uma guerra  remixed  ao terror, agora não contra alguma al-Qaeda, mas contra um ISIS/ISIL/Daesh. Até o Conselho de Segurança da ONU (CS-ONU) já emitiu declaração  de facto  de guerra ao Daesh. Está convocando os membros da ONU a " tomar todas as medidas necessárias " para derrotar o Daesh. A linguagem foi adequadamente vaga, para garantir que a resolução fosse aprovada. Contudo, depois da Líbia, não há quem não saiba que o demônio – principalmente em  resoluções vagas do CS-ONU  – mora nos detalhes.

Temer divulga nota em que nega proximidade com Zelada

Imagem
. Criado em  27/11/15 14h22  e atualizado em  27/11/15 14h45   Por  Paulo Victor Chagas  Edição: Maria Claudia  Fonte: Agência Brasil O vice-presidente da República, Michel Temer, divulgou uma nota em que repudia as declarações do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso nessa quarta (25), e nega relações de proximidade com o ex-diretor da área internacional da Petrobras, Jorge Zelada. O ex-diretor continua preso, acusado de receber propina de empreiteiras que participavam do esquema de cartel de licitações na estatal.

Requião sobre TV Globo: 'Não podemos deixar que acuse, julgue e condene'

Imagem
No segundo dia de debates no Sindicato dos jornalistas de SP, senador teve a companhia do jurista Fábio Konder Comparato, que defendeu o “direito de resposta social”, e do cientista político João Feres por  Eduardo Maretti, da RBA   publicado  27/11/2015 13:49 ROBERTO PARIZOTTI João Feres, Requião e Comparato participam de debate no Sindicato dos Jornalistas de SP São Paulo – O senador Roberto Requião (PMDB-PR) defendeu ontem (26), em São Paulo, a Lei do Direito de Resposta (n° 13.188/2015), da qual é o autor. Segundo ele, o texto legal está sendo mal interpretado ao ser considerado por órgãos de imprensa e alguns advogados como uma ameaça à liberdade de expressão. O senador lembra que a lei nem sequer prevê entrar no mérito ou condenar veículos de imprensa por prejudicar a imagem de pessoas. “O fundamental é dizer que, com a lei, não se trata de julgar o mérito de uma acusação de um meio de comunicação. Trata-se apenas de garantir o direito ao contraditório”, disse

Paulo Nogueira: Andre Esteves simboliza o poder da plutocracia na política nacional.

Imagem
Postado em   27 nov 2015 por :   Paulo Nogueira Esteves em tempos melhores O que acontece quando a plutocracia toma de assalto a democracia? Bem, os episódios das últimas horas contam tudo. O banqueiro Andre Esteves simboliza os estragos que o dinheiro sem freios e limites promove na cena política. André Esteves, do BTG Pactual, deu 9,5 milhões de reais para a campanha de Dilma e 7,5 milhões para a de Aécio. Para Eduardo Cunha, ele deu 500 mil reais. Quer dizer: deu entre aspas. Ninguém  dá  dinheiro, sobretudo nos montantes de Esteves. Seu banco só deu menos dinheiro na campanha de 2014, entre os gigantes do sistema financeiro, que o Bradesco. O dinheiro não destrói tudo, naturalmente. Pode construir coisas boas, na verdade. Mas o dinheiro simplesmente destruiu as bases da política brasileira.

Não ponha todas as fichas dos vazamentos no “japonês bonzinho”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 27/11/2015 . A Folha anuncia que a Polícia Federal no Paraná instaurou ontem “ um inquérito para apurar quem vazou a minuta da delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró “, que teria ido parar nas mãos do banqueiro André Esteves. Já há um suspeito, obvio, para o vazamento: o agente Newton Hidenoi Ishii, citado na conversa gravada pelo filho de Cerveró: BERNARDO : os caras não tinham uma escuta em cima da.. da cela? DELCÍDIO:  Alguém pegou isso aí e deve ter reproduzido. Agora quem fez isso é que a gente não sabe. EDSON:  É o japonês. Se for alguém é o japonês. DIOGO:  É o japonês bonzinho. DELCÍDIO:  O japonês bonzinho? EDSON:  É. Ele vende as informações para as revistas. BERNARDO : É, é. E, adiante, citam nominalmente Ishii. Fácil, não é? Fácil demais, porém.

Folha de S.Paulo volta a inventar declarações de Lula

Imagem
NOTA À IMPRENSA: Folha de S.Paulo volta a inventar declarações de Lula São completamente falsas as declarações atribuídas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o senador Delcidio do Amaral publicadas nesta quinta-feira (26) pela Folha de S.Paulo. Mais uma vez, com base em supostas fontes anônimas, este jornal atribui ao ex-presidente frases que nunca foram ditas por ele.  Assessoria de Imprensa do Instituto Lula

Luis Nassif: Os riscos da banalização da prisão preventiva

Imagem
SEX, 27/11/2015 - 00:10 Luis Nassif . A banalização da prisão preventiva e a insensibilidade em relação aos impactos das investigações sobre a economia estão levando o país a uma situação de risco. Não tenho a menor razão para ter simpatia pelo banqueiro André Esteves, muito pelo contrário. Mas a autorização para sua prisão pelo Ministro Teori Zavaski a pedido do Procurador Geral da República Rodrigo Janot comprova a perda de rumo de duas pessoas centrais para manter o equilíbrio no aparato repressivo. Ainda mais em uma quadra de profundo vácuo de poder no Executivo. O álibi do PGR de que a prisão visou impedir que atrapalhe as investigações vale para qualquer situação e qualquer personagem. É álibi genérico. A prisão serviu apenas para demonstração de músculos.

Sangue inocente para mais sangue

Imagem
ORIENTE mídia - 27/11/2015 26/11/2015, Umberto Mazzei, *   O Diário  (orig. esp.  Alainet ) Tradução Vila Vudu Os trágicos atentados do ISIS em Paris tiveram a atenção dos veículos da imprensa-empresa que sem dúvida merecem, mas evita-se aludir aos bombardeamentos franceses na Líbia, Iraque e Síria ou à intervenção francesa no Mali e África Central. Silêncio mediático sobre o apoio militar, diplomático e financeiro do governo francês à luta armada islamita contra o governo laico da Síria e silêncio hermético sobre os grandes negócios de armamento francês com a Arábia Saudita e Qatar, reconhecidos patrocinadores do ISIS. No dia anterior aos atentados em Paris houve atentados com dezenas de vítimas em Beirute, que a imprensa apenas mencionou. Do pouco que disse, insinuava um ataque contra o Hezbollah por lutar contra o ISIS e demais parceiros na Síria. Antes, também o massacre em Ancara contra um protesto pró-curdo mereceu pouca cobertura e foi encarado como represália pela

FHC: o homem que consegue ficar pequeno até diante de Jader Barbalho

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 27/11/2015 . Quando um homem passa a raciocinar com as rótulas, não é de esperar que ele entenda os pensamentos e posições alheias senão  sempre pelo dobrar os joelhos a que se acostumou. É isso o que fica evidente na  declaração feita na noite desta quinta-feira  pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Para ele,  os senadores “engoliram” a decisão do STF. – A decisão tomada ontem, eu não quero discutir se é constitucional ou não, tinha que ser tomada. Já que os políticos não tomam, eles tomaram e o Senado engoliu a decisão dramática. Para FHC, os senadores que votaram pela manutenção do dispositivo regimental que previa o voto secreto, nesta decisão, o fizeram porque “que defender: ‘olha, tem que ser secreto porque, se não for, eu caio’.”

Áudio cita “japonês bonzinho que vende informações para as revistas”

Imagem
Postado em  26 de novembro de 2015 Do  Brasil 247: . O áudio da conversa entre o senador Delcídio Amaral (PT-MS), o filho de Nestor Cerveró, Bernardo Cerveró, e o advogado Edson Ribeiro menciona a existência de um carcereiro da Polícia Federal que seria responsável por vazar informações sigilosas das investigações da Lava Jato para a imprensa e cobrar pelo “serviço”. O assunto repercutiu nas redes sociais. O escritor Fernando Morais observou o fato dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estarem intrigados com a delação do Cerveró ter ido parar nas mãos do banqueiro André Esteves, preso junto com Delcídio Amaral e Edson Ribeiro. “Uai, mas não tem um japonês da federal de Curitiba que vende informações para as revistas semanais? Quem vende para revistas, por que não venderia para um banqueiro?”, questiona. Confira o trecho da conversa:.

Tales Faria: PF teria áudios de Delcídio falando com Ministros do STF. É o estado policial

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 26/11/2015 . O colega Tales Faria, que conheci quando ainda trabalhava do Rio, no JB e na Folha, publica uma nota em sua coluna no site  Fato Online . Sempre o tive na conta de bom repórter o que torna gravíssimo o que ele diz: que a Polícia Federal tem gravações de conversas entre Delcídio Amaral e ministros do Supremo Tribunal Federal: Além da gravação da reunião de Delcídio com Bernardo Cerveró mencionando encontros com ministros do Supremo, a Polícia Federal também tem escutas telefônicas do senador, um material que permanece secreto. Nesses telefonemas, Delcídio estaria de fato conversando com os ministros do Supremo Tribunal Federal.Ironicamente, o teor dessas conversas foi obtido por escuta autorizada pelo próprio STF, que investigava Delcídio. Se é verdade ou não, não se pode afirmar. Mas se pode afirmar que, a esta altura, ninguém mais duvida que isso possa ter acontecido.

“Direita venezuelana tenta encher o país com violência”, diz Maduro

Imagem
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, repudiou as acusações do secretário geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), Luis Almargo, e de membros da oposição venezuelana, em relação ao assassinato do dirigente da Ação Democrática, Luis Manuel Dias. Ele foi assassinado a tiros na tarde desta quarta-feira (25), durante um ato de campanha, o crime está sendo investigado.   Presidência Venezuela O presidente denunciou ainda que uma militante de sua coalizão foi assassinada a tiros por mercenários há pouco mais de uma semana Segundo o presidente, não se passaram nem 12 horas, para que a direita começasse a fazer declarações contra o povo da Venezuela e a revolução bolivariana. Para ele, as acusações do dirigente da AD, Henry Ramos Allup, contra os membros do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) são sem provas e buscam contaminar as eleições parlamentares que acontecem no próximo domingo (6). O presidente afirmou ainda que a direita venezuelana, junto aos seus alia

Charge de Maringoni, no Facebook

Imagem

Turquia fez 'emboscada' ao Su-24 para proteger terroristas - professor da NYU

Imagem
. Sputnik News - 26/11/2015 O ataque ao caça russo Su-24 foi planejado e uma armadilha preparada pela Força Aérea turca, afirmou o Dr. Mark Galeotti, professor de Assuntos Globais na New York University (NYU), à Sputnik. © FLICKR.COM/ UK MINISTRY OF DEFENCE 'Ataque a caça russo foi ato claro de guerra' - colunista americano Ao derrubar o avião russo, a Turquia tinha duas coisas em mente. Primeiro, Ancara queria se posicional como um poderoso ator regional, especialmente considerando a participação ativa da Rússia na Síria. O governo turco pensou que ao derrubar um avião, a Rússia levaria Ancara mais a sério no futuro. Segundo, o governo turco queria proteger seus aliados que estão sendo bombardeados pela Rússia na Síria, afirma Galeotti, especialista em relações turco-russas. A Turquia pretende proteger o Estado islâmico porque tem interesses diretos na entrega de petróleo extraído de territórios controlados pelo grupo terrorista. Segundo várias estima

Carlos Fernandes: A diferença entre Teori e Moro.

Imagem
Postado em   26 nov 2015 por :   Carlos Fernandes Atitudes diversas: Teori e Moro O ministro do STF, Teori Zavascki, vem desempenhando desde a sua posse na mais alta corte brasileira, um papel extremamente corajoso e determinante para o fiel cumprimento da Constituição Brasileira e a justa aplicação das leis. A sua atuação como relator do processo referente à operação Lava Jato está se revelando oposta à do juiz federal Sérgio Moro e os seus caçadores de uma sigla só. A sobriedade, o cuidado, a imparcialidade, a discrição e a tomada de decisões baseada na estrita confirmação dos fatos que tanto sobram em Teori e tanto faltam em Moro são motivos para acreditar que se de um lado existem atitudes seletivas, do outro temos a justiça, líquida e certa. Com a decisão inédita de autorizar a prisão de um senador no pleno exercício de seu mandato além da de um poderoso banqueiro com um velho histórico de relações nem sempre republicanas com sujeitos como Eduardo Cunha e A