Postagens

Mostrando postagens de novembro 13, 2015

Janio de Freitas: Resposta à lei

Imagem
. Por Janio de Freitas - na Folha - 19/11/2015 A nova Lei do Direito de Resposta –uma necessidade– não cumprirá a sua finalidade e ainda perturbará mais uma situação já problemática, se não receber alterações de forma e de fundo. A OAB tomou a iniciativa de recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra uma impropriedade jurídica contida na lei, mas as associações das empresas de jornais, TV e rádio, sempre muito sensíveis, não aparentam iniciativa alguma, além da crítica inicial e superficial às novas regras. Sancionada pela presidente, com exclusão de apenas um dos artigos aprovados pelo Senado e pela Câmara, a lei já está em vigor. Capaz de criar uma enxurrada de ações de resposta sem critério algum a distinguir as motivadas e as oportunistas ou de má-fé. Mesmo no Judiciário haveria dúvidas sobre os procedimentos judiciais a adotar. Logo, a solução não pode ser coisa para futuro incerto, como se deu com o próprio projeto ao ser recolhido na Câmara para imprevisto sono de d

Colegas plutocratas, cuidado com as tochas e forcados, adverte bilionário

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 19/11/2015 . O professor Fernando Nogueira da Costa, da Unicamp, publica,  em seu blog , o vídeo de uma palestra do empresário Nick Hanauer, grava em julho passado, num dos encontros do TED – Tecnologia, Entretenimento e Design – uma organização que promove conferências empresariais nos EUA. Hanauer, que se define como um plutocrata, integrande do grupo dos 0,01% dos mais ricos, faz uma paráfrase  com a Revolução Francesa  com a situação de concentração de renda e desigualdade no mundo. evolução (…) a minha vida é como a da maioria dos plutocratas. Eu tenho uma visão ampla do capitalismo e dos negócios, e fui obscenamente recompensado por isso, com uma vida que a maioria de vocês não pode nem imaginar: várias casas, um iate, meu próprio avião, etc., etc., etc.

Marcos Coimbra: Um ano de eleição

Imagem
Opinião Em 2016, o Brasil completará 30 anos de disputas municipais ininterruptas. Fato: elas têm pouca relação com a corrida presidencial por  Marcos Coimbra  — na Carta Capital -   publicado  19/11/2015  Para a maioria, a eleição municipal é a escolha de um indivíduo E m  seu estranho ritmo, que mistura o frenesi das elites com a calma do povo, a política brasileira chega a mais um ano eleitoral. Em menos tempo do que parece, realizaremos as  eleições municipais de 2016 . Os sinais estão no ar: os pré-candidatos e seus patronos movimentam-se, pesquisas de intenção de voto são divulgadas, cálculos e especulações correm soltos.  É ótimo que seja assim. Nunca é demais lembrar quão excepcional, na história política brasileira, é o período no qual vivemos: em toda nossa trajetória, é a mais longa fase de  normalidade democrática .

Ex-guarda: campo de detenção dos EUA criou os maiores líderes do Estado Islâmico

Imagem
. Sputnik News - 19/11/2015 Logo após a intervenção norte-americana ao Iraque começou os líderes militares criaram um campo de detenção geralmente conhecido como Camp Bucca para deter milhares de homens que apresentaram (na verdade ou não) ameaça à segurança. O ex-guarda do campo Mitchell Gray declarou no ar da emissora Sputnik que o Bucca se tornou num terreno fértil para aqueles que um tempo passado se formaram no grupo terrorista Estado Islâmico. Um homem jovem suspeito de ser militante era trazido na sala de interrogações nos primeiros dias da guerra no Iraque. Deixado só com uma edição do jornal para homens Maxim ele era observado pelos funcionários do campo. Se ele apanhar o jornal e der uma olhada, ele seria considerado "moderado" e levado para um pavilhão comum, e se não, seria considerado "radical" e acabaria em um pavilhão para jihadistas.

Levy se alia a Serra para defender golpe fiscal

Imagem
. Levy vai ao Senado defender proposta fiscal de Serra A presença inesperada do ministro na audiência pública promovida pela CAE desequilibrou o debate que divide conservadores e progressistas Najla Passos,em Carta Maior A presença inesperada do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, na audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, na manhã desta quarta (18), desequilibrou o debate sobre Projeto de Resolução do Senado (PRS) 84/2007, àquela proposta fiscal do senador José Serra (PSDB-SP) que visa fixar limites rígidos para a dívida pública da União. Contrariando a posição que até então vinha sendo expressa por representantes do governo, Levy defendeu o projeto do tucano. “É uma proposta que pode nos servir muito bem se acompanhada de outras medidas que possam enfrentar o aumento do gasto corrente. Com isso, podemos tomar medidas para garantir o nosso grau de investimento e garantir que a dívida não venha a nos estrangular”, afirmou.

Luis Nassif: O cartel do câmbio é um escândalo internacional.

Imagem
QUI, 19/11/2015 - 00:30 ATUALIZADO EM 19/11/2015 - 10:33 Luis Nassif Um escândalo de proporções internacionais coloca frente a frente o CADE (Conselho Administrativo de Direito Econômico) e o Banco Central, em torno de um cartel internacional especializado em manipular cotações de moedas. O caso foi descoberto nos Estados Unidos e envolve grandes bancos internacionais com atuação no mercado brasileiro. Por volta de julho passado, os primeiros acusados assinaram um acordo de leniência com autoridades norte-americanas. Trinta dias após as autoridades norte-americanas anunciarem os acordos, foi assinado o acordo de leniência com o primeiro banco disposto a receber os benefícios da delação premiada. Como o cartel atuava em âmbito internacional, é comum que as empresas negociem concomitantemente acordos de leniência com as autoridades de cada país onde se deu o crime.

Helena Sthephanowitz: Dilma consegue vitória ao manter maioria dos vetos. PSDB votou contra o Brasil

Imagem
Por Helena Sthephanowitz - 19/11/2015 Embora com vitórias apertadas nas sessões do Congresso, o governo conseguiu manter a maioria dos vetos presidenciais que, se derrubados, colocariam por água abaixo o ajuste fiscal  que disse Dilma    ser a saída para a  crise econômica em que o país está mergulhado. Nos dois vetos mais importantes que o governo precisava manter – o aumento dos servidores do Judiciário e a medida que estendia a todos os aposentados a política de reajuste do salário mínimo – as margens foram apertadas. No primeiro caso, foram 251 votos pela derrubada do veto, seis a menos do que seria necessário na Câmara dos Deputados. E, no segundo, 211 votos contrários ao veto e 160 a favor, mas para que o veto fosse derrubado seriam necessários 257 votos.

Paulo Nogueira: Lula na toca dos leões.

Imagem
Postado em   19 nov 2015 por :   Paulo Nogueira A risadinha de Dávila foi a mesma, mas o resto não A risadinha é a mesma, mas o resto não. E isto me leva, de cara, a perguntar: teria sido Ali Kamel o autor das perguntas que Roberto Dávila fez a Lula na entrevista desta quarta na Globo News? Foi Mariana Godoy, ex-Globo, quem disse que todas as entrevistas de apresentadores eram feitas, nos bastidores, por Kamel, o que a rigor não o levará ao panteão dos grandes formuladores de perguntas da imprensa brasileira. Mas veja a diferença. Começos de entrevistas são uma espécie de aquecimento para as questões mais duras e mais complexas.

Lula rebate especulações da mídia e seletividade da Zelotes

Imagem
Numa contraofensiva às mentiras e factoides propagados pela grande mídia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem concedido mais entrevistas. Nesta quarta-feira (18) ele participou do programa do jornalista Roberto D’Ávila, na Globonews, em que classifica como “grave” o andamento das investigações da Operação Zelotes, que utiliza um critério seletivo quando se trata de pessoas que têm alguma relação com ele, como seu filho Luís Cláudio. Instituto Lula O ex-presidente Lula concedeu entrevista ao jornalista Roberto D’Avila O ex-presidente salientou, no entanto, que caberá a ele provar que é inocente, “porque está sob a mesma Constituição” que os demais brasileiros, mas disse que não se pode aceitar o “disse me disse” e o vazamento seletivo de informações. “No meu governo, começou a se investigar tudo. Acho que as investigações estão fazendo com que a população sonhe que este país será mais sério. Este país está preparado para isso, doa a quem doer. Agora, acho grave o vazam

Congresso derruba veto e voto impresso passa a ser obrigatório

Imagem
. REGISTRO NO PAPEL Revista  Consultor Jurídico , 19 de novembro de 2015, 12h17 O Congresso Nacional decidiu nesta quarta-feira (18/11) que os votos deverão ser impressos. Com o apoio de 368 deputados e 56 senadores, foi derrubado o veto à parte da reforma política que previa a impressão dos votos. Fica valendo agora o texto tal qual saiu do Parlamento — no processo de votação eletrônica, a urna imprimirá o registro de cada voto, que será depositado em local lacrado, sem  contato manual do eleitor. Apesar da derrubada do veto, o voto impresso ainda não valerá nas eleições municipais de 2016. Segundo a Lei 13.165/2015, essa regra deve valer apenas na primeira eleição geral após a aprovação da nova legislação, em 2018. Ao justificar o veto, Dilma Rousseff explicou que, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a medida geraria um impacto de R$ 1,8 bilhão com despesas de compra de equipamentos e custeio das eleições. Além disso, também de acordo com a justificativa, o au

Requião: os tucanos estão todos lá! No Banestado!

Imagem
E quem julgou foi o Moro!

Mega-Sena desta quarta-feira (18/11/2015) Confira o resultado

Por  Portal EBC* A Caixa Econômica Federal sorteou na noite desta quarta-feira (18) o concurso de número 1.762 da Mega-Sena. A expectativa era de um prêmio acumulado na casa dos R$ 130 milhões. O sorteio foi realizado às 20h (horário de Brasília), no Caminhão da Sorte localizado na cidade de Santo Anastácio (SP). Confira as dezenas sorteadas: 26 - 32 - 42 - 45 -  55 - 59 Ninguém acertou os seis números e o prêmio acumulou mais uma vez. A estimativa agora para o próximo concurso, de número 1763, é de que o prêmio chegue a R$ 170 milhões, no sábado (21).

Que Paris não lhes sirva de pretexto!

Imagem
Workers World  Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Contando só catástrofes recentes, nosso periódico Workers World (Mundo operário) chora a perda trágica das 30 pessoas assassinadas pelos EUA em ataques aéreos contra um hospital de caridade no Afeganistão; dos 224 passageiros e tripulação russos assassinados no avião explodido sobre o Egito; dos 102 assassinados em ataque contra manifestação pacífica de cidadãos em Ancara, Turquia; das 34 pessoas assassinadas em Ancara, Turquia; das 34 pessoas assassinadas em Beirute; e das incontáveis famílias que os EUA assassinaram em ataques com  drones  contra festas de casamento e que morrem todos os dias tentando cruzar o Mediterrâneo fugindo da guerra e a perda de vidas e lares. Choramos a morte de centenas de afro-norte-americanos assassinados pela polícia racista nos EUA. E choramos o assassinato de pelo menos 120 pessoas, a maioria muito jovens, em Paris, na noite de 13-14 de novembro de 2015.

Manlio Dinucci: A estratégia do caos

Imagem
Manlio Dinucci Μάνλιο Ντινούτσι مانليو دينوتشي   Traduzido por   José Reinaldo de Carvalho Bandeiras a meio mastro nos países da Otan pelo "11 de setembro da França", enquanto o presidente Obama anunncia aos meios de comunicação : "Nós lhes forneceremos informações sérias" sobre quem são os responsáveis. Sem que seja necessário esperar, já está claro. O enésimo massacre de inocentes foi provocado pela série de bombas de fragmentação geopolítica, que explodiram segundo uma estratégia precisa. Esta foi aplicada desde que os Estados Unidos, depois de terem vencido a confrontação com a União Soviética, autonomearam-se "o único Estado com uma força, uma envergadura e uma influência em todas as dimensões – política, econômica, militar – realmente globais", propondo-se "impedir que qualquer potência hostil domine uma região – a Europa ocidental, a Ásia oriental, o território da ex-União Soviética e a Ásia sudoeste - onde os recursos seriam suf

Ataques em Paris: quem se beneficia? Por Pepe Escobar.

Imagem
Pepe Escobar Пепе Эскобар  Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Até o muito sombrio dia em que os "soldados do Califato" atacaram a "capital da abominação e perversões" – como o  ISIS / ISIL / Daich  descreve seus ataques em Paris –, o presidente francês François Hollande e seu insuportável ministro das Relações Exteriores Laurent Fabius, o Farsante, só faziam repetir e repetir:  Assad must go  [parece que repetiam em inglês mesmo... (NTs)]. Josetxo Ezcurra, Tlaxcala Para o Eliseu, Assad =  Daich . Medida para aferir a incongruência do governo Hollande é que nenhum de seus assessores, todos formados na famosíssima  Ecole Nationale d'Administration , preveniu-o de que se ia tornando ainda mais irrelevante que o usual. Rússia e Irã faziam o que diziam que fariam, os "4+1" (Rússia, Síria, Irã, Iraque  plus  Hezbollah) ativos em campo e nos céus sírios, e realmente dando cabo de todas as cores do jihadismo salafista, dos totalme

Luis Nassif: O engodo de atribuir a corrupção ao desenvolvimentismo

Imagem
QUA, 18/11/2015 - 19:55 Luis Nassif Em sua coluna em O Globo, a colunista Mirian Leitão levanta uma tese torta, mas que serviu de fundamentação ideológica para a Operação Mãos Limpas, na Itália. A corrupção seria decorrência do fechamento da economia permitindo a prática de sobre preços. A abertura da Itália, decorrente da adesão à União Europeia, teria desnudado esses vícios. Esse tipo de postura ideológica foi fortemente influenciado pelos acordos de cooperação internacional com o Departamento de Justiça e o Ministério Público dos Estados Unidos.

Beatriz Cerqueira: Samarco comanda a apuração do crime que cometeu, controlando políticos, vítimas e jornalistas

Imagem
publicado em 18 de novembro de 2015 às 15:40 Novos capítulos da tragédia em Mariana por Beatriz Cerqueira - no VIOMUNDO  Após 12 dias do rompimento das duas barragens de rejeitos da Samarco/Vale/BHP, em Mariana, a Assembleia  Legislativa de Minas Gerais (ALMG),  realizou a primeira audiência pública, em Belo Horizonte, para debater o assunto. Em tese, seria o momento para que deputados estaduais ouvissem os atingidos pela tragédia e órgãos do governo e de fiscalização colhessem informações para os trabalhos da Comissão Especial recém-criada. Mas a audiência se transformou na mais demagógica atividade protagonizada por nossos políticos.  Era uma audiência conjunta com a Câmara dos Deputados.  Mas estes, após tirar fotos, dar entrevistas à imprensa e falar primeiro, foram embora.

Ciclo de debates: Que Brasil é este?

Imagem
Postado por  Miro   às  19:22  

Vitória da Democracia: Congresso mantem veto de Dilma ao financiamento empresarial de campanhas

Imagem
  Da Agência Brasil*  Edição: Aécio Amado O plenário do Congresso decidiu manter o veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 5.735/13) quanto ao financiamento empresarial de campanhas eleitorais. Foram 190 votos a favor, 220 contra e 5 abstenções. Eram necessários 257 votos para derrubar o veto. Com a manutenção do veto pelos deputados, não haverá necessidade da análise e votação dos senadores.

Para Cunha, tiros, bombas e crime de racismo não afetam a ordem

Imagem
Golpista armado foi para a Marcha de Mulheres Negras, nesta quarta (18), demonstrar como pensa a elite O presidente da Câmara dos Deputado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), saiu em defesa do acampamento de golpistas instalado com a sua autorização no gramado em frente ao Congresso Nacional. Nesta quarta-feira (18), após integrantes do acampamento terem sido presos por disparar tiros para o alto durante a  Marcha de Mulheres Negras , ele disse que não vai retirar os golpistas e isso só acontecerá se eles afetarem “a ordem” e a “integridade” das pessoas, ou seja, até que alguém seja morto. Durante a marcha, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) foi atingido com gás de pimenta, caiu no chão e precisou de socorro médico. No plenário da Câmara, diante da gravidade do caso, parlamentares pediram que o grupo fosse retirado do gramado. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), concordou e disse que conversaria com Cunha garantir a retirada do acampamento.

Confederação de escolas privadas pede para STF banir crianças deficientes

Imagem
Posted by  eduguim  on 18/11/15 • Categorized as  denúncia A pedagogia moderna entende que crianças “deficientes” devem frequentar escolas comuns, evidentemente que contando com infraestrutura especializada. Eis por que o último  Plano Nacional de Educação (PNE) , aprovado em 2014, prevê, ainda que de forma algo dúbia, a universalização desse instituto civilizatório. A  Lei nº 13.146 , sancionada pela presidência da República no dia 6/7/2015 e publicada no Diário Oficial da União no dia 7/7/2015, veio com o fim de assegurar e promover a inclusão da pessoa com deficiência. Artigo 1o da lei 13146/2015: “ É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania “ Tragicamente, a busca pelo lucro a todo custo fez com que a Confederação Naci

Paulo Nogueira: Os estudantes que ocuparam as escolas devolvem a esperança de uma SP melhor.

Imagem
Postado em   18 nov 2015 por :   Paulo Nogueira Eles construirão uma cidade mais humana Foram os melhores dos tempos, e foram os piores dos tempos. Assim começa, numa tradução bem livre, um clássico de Dickens. Ele mostrava como uma mesma época pode ser vista de diferentes maneiras. A grande frase dickensiana cabe perfeitamente para a São Paulo deste 2015 que vai terminando. Foram os piores dos tempos, por um certo ângulo. A cidade pareceu dominada pelo que há de mais reacionário em todas as esferas. Alguns símbolos disso: os panelaços, as manifestações em que desvairados pediam coisas como intervenção militar, as agressões a petistas em bares e restaurantes. A São Paulo popular, obreira, corintiana, a terra da mortadela, pareceu desaparecer. Mas eis que também os melhores dos tempos se manifestam enfim em São Paulo neste 2015.

Moro fala sobre cobertura da "lava jato" em evento de editores de revistas

Imagem
Revista  Consultor Jurídico , 18 de novembro de 2015, 19h00 Avesso a entrevistas exclusivas enquanto julga os processos da operação "lava jato", o juiz Sergio Moro não dispensa um contato mais coletivo com os jornalistas. Sua palestra no Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo foi sucesso de público. Agora, o juiz vai se dirigir às chefias das principais redações do país. Sergio Moro participa, no dia 23 de novembro, de evento da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner). Ele fala sobre "o papel do jornalismo na cobertura da operação 'lava jato' e o jornalismo investigativo de qualidade como pilar da democracia e das instituições brasileiras". Moro será apresentado por Giancarlo Civita, presidente da Abril Mídia .

Vídeos: guerra contra as pessoas

A resposta será impiedosa, sentenciou François Hollande. No dia seguinte, aviões bombardearam a Síria matando inocentes. Terror contra o terror? Pedro Miguel - Carta Maior - 18/11/2015 A resposta será impiedosa, sentenciou François Hollande, na mesma noite de sexta-feira, quando ainda nem se escutava das ambulâncias em Paris. A reação chegará ao mesmo nível dos ataques, segundo o primeiro-ministro Manuel Valls. No dia seguinte, um enxame de aviões deixou cair umas vinte bombas sobre territórios dominados pelo Estado Islâmico, na localidade síria de Raqqa – que já havia sido atacada por estadunidenses e russos.      

Cunha e Renan são os responsáveis pela agressão diante do Congresso

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 18/11/2015 . O inacreditável episódio dos tiros disparados, bem diante do Congresso Nacional, tem dois culpados, ficamos sabendo hoje. Estava assistindo a sessão do Congresso para a votação dos vetos presidenciais (já comentarei isso) e vi e ouvi o Presidente do Senado, Renan Calheiros, diante das notícias de violência contra a marcha das mulheres negras,  dizer que a ocupação da área diante do Congresso pelo acampamento, por resolução das duas casas, só poderia ser feita com autorização de seus dois presidentes e como ele não havia dado autorização e, portanto, “ia conversar com Eduardo Cunha”. Ora, se só pode ser com a de ambos e ele não tinha dado, não tem que conversar nada antes, tem de mandar sair, porque não estão autorizados. Qualquer um que olhe aquelas barracas, a maioria vazia, todas da mesma marca e modelo, arrumadinhas  como num acampamento militar vê que não há nada de espontâneo.