Postagens

Mostrando postagens de outubro 12, 2015

'Acordos' 'comerciais' 'Trans'

Imagem
Pravda.ru - 19.10.2015 "Todos os jornais nacionais britânicos são hoje de fato verdadeiros guardiões dessa mesma pequena aristocracia nacional (...), contra o interesse público. - Existem para proteger aquela aristocracia contra o interesse público (porque existem para enganar a opinião pública, como fazem colunistas como Polly Toynbee)." Recentemente, apareceu a questão dos lucros que passariam a fluir para empresas internacionais graças aos 'acordos' 'comerciais' propostos por Obama, que encorajam a privatização de serviços sociais hoje administrados pelo Estado, e a extinção dos sindicatos de trabalhadores. Infelizmente, a coisa foi apenas lembrada de passagem, por Polly Toynbee, colunista do  Guardian . OK. Melhor que nada. A colunista é neta do famoso historiador britânico Arnold Toynbee. A perspectiva dela sobre o tema parece estar em perfeita harmonia com a das grandes empresas da Grã-Bretanha - sempre empenhadamente favoráveis à Parceria Tran

Ombudsman da Folha diz que jornal mentiu sobre nora de Lula

Imagem
Ombudsman da Folha denuncia a manipulação que o jornal comete na divulgação das pautas de Moro contra a família Lula.Campanha, não jornalismo . Por Helena Sthephanowitz - 18/10/2015 BALA DE FESTIM A Folha foi além das tamancas na última sexta (16) ao cravar a manchete "Delator diz ter repassado R$ 2 mi para nora de Lula". Primeiro, porque não foi isso que Fernando Baiano disse. O lobista declarou ter repassado o dinheiro a José Carlos Bumlai, que teria pedido em nome de uma das noras de Lula. Só com isso, não é possível saber se o pecuarista foi pombo-correio ou se usou o valioso nome do amigo para inflar seu butim.

Folha: Os endereços da Casa Grande de São Paulo

Imagem
publicado 18/10/2015 - no CONVERSA AFIADA Aqui a elite provincial esbanja e fala mal do Brasil ! - PHA​ . Na   Fel-lha : Elite paulistana mantém hábitos e faz de estabelecimentos ilhas sem crise O empresário Antônio Thamer Butros, 72, passa ao menos 30 horas por semana em um dos restaurantes mais caros de São Paulo. Um dos clientes mais antigos do A Figueira Rubaiyat, ele tem seu nome gravado em taças, baldes de gelo e facas de carne usadas durante as refeições. Um mimo oferecido apenas aos "habitués" da casa. "Depende de quantas companhias eu tenho, mas costumo beber de seis a 12 garrafas por dia", diz ele, que prefere a Dom Pérignon, vendida a R$ 1.028 no local.

O povo não é bobo: Dez Mandamentos para o Jornal Nacional

Imagem
Por: Eduardo Nunomura e Pedro Alexandre Sanches - no Farofafá O maior, mais assistido e mais comentado noticiário da televisão brasileira vive uma crise sem precedentes. Perde audiência para a novela  Os Dez Mandamentos  da TV Record. O  Jornal Nacional  sem audiência é como Buchecha  sem  Claudinho . Estamos perplexos. Abaixo, tentamos encontrar soluções para que o Sansão da TV Globo recupere sua credibilidade diante do Golias da emissora do bispo  Edir Macedo . 1 Amarás ao Jornalismo de qualidade sobre todas as coisas e acima de todos os desejos mais secretos (ou não) de manipular os fatos. O povo não é bobo e tem todo o direito de escolher as bondades edulcoradas d’ Os Dez Mandamentos  em vez das maldades em série do  Jornal Nacional .

Valente: se Protógenes foi demitido por expor prisão de Pitta, o que dizer da Lava Jato?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 18/10/2015 .   Esta semana, o ex-delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz foi, como manda a lei, demitido do cargo por sentença de instância final por vazar informações à TV Globo, no episódio da prisão do ex-prefeito Celso Pitta, em meio à Operação Satiagraha. Não me apego ao fato de Protógenes ter assumido, de uns tempos para cá, comportamento polêmico, marcado pelo misticismo e por posições políticas diversas das que sustentou antes. É seu direito humano. Mas reproduzo, por amor á verdade e horror à hipocrisia, a postagem de Rubens Valente, autor de  Operação Banqueiro  que, como bom repórter, não briga com fatos, mas jamais deixa de comparar comportamentos. Quando se tratou de vazar o que servia à direita, não se deu a ninguém o tratamento que se deu a Protógenes Queiroz. Se o mesmo critério leonino de punir “vazamentos” como elementos de contaminação de processo, não sobra uma gota na “Lava-Jato”.

Rússia realiza 60 ataques na Síria, atingindo 51 alvos

Imagem
. Sputnik News - 18/10/2015  -  Rússia combate Estado Islâmico na Síria As Forças Aeroespaciais russas realizaram 39 missões e 60 bombardeios nas últimas 24 horas, atingindo 51 alvos do Estado Islâmico (EI) das províncias sírias de Hama, Latakia, Damasco e Aleppo, informou o Ministério da Defesa russo este domingo (18). "As 39 missões foram realizadas a partir da base aérea de Hmeimim, tendo os caças russos lançado 60 ataques contra 51 alvos nas províncias de Hama, Latakia, Damasco e Aleppo". "Nas últimas 24 horas, os bombardeiros russos destruíram 4 centros  de comando dos terroristas, 6 depósitos de munições, 2 bunkers subterrâneos, 32 acampamentos, 6 redutos e uma bateria de morteiros, disse o porta-voz do Ministério de Defesa da Rússia.

Obama determina a suspensão de sanções contra o Irã

Imagem
. Criado em  18/10/15 15h46  e atualizado em  18/10/15 16h31   Por  Da Agência Lusa  Edição: Carolina Pimentel  Fonte: Agência Brasil O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, determinou hoje (18) que a administração norte-americana tome medidas para suspender as sanções contra o Irã, em cumprimento aos acordos firmados em julho com o país. A medida de Obama ocorre 90 dias após o Conselho de Segurança das Nações Unidas ter ratificado o acordo com o Irã.

Paulo Nogueira: Alguém acredita que Eduardo Cunha acredita em Deus?

Imagem
Postado em   18 out 2015 por :   Paulo Nogueira Em nome de Jesus Num romance de John Updike, um pastor se dá conta no meio de um sermão, em frente à plateia de crentes, que perdera a fé em Deus. Que fazer não apenas naquele momento, mas pelo resto da vida? Não sei por que pensei neste pastor de Updike. Ou talvez saiba. É que eu tenho uma pergunta a respeito da fé. Alguém acredita que Eduardo Cunha acredita em Deus? Não acredito. Tenho para mim que é mais um daqueles desprezíveis mercadores de fé que exploram o limitado dinheiro de pobres ingênuos.

Levy fica e CPMF é ‘crucial’ para que Brasil volte a crescer, afirma Dilma

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff afirmou neste domingo (18) que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, permanece no governo, e defendeu que a aprovação da CPMF, que está sob análise no Congresso, é crucial para que o Brasil volte a crescer. Em entrevista coletiva em Estocolmo, na Suécia, a presidenta informou a jornalistas que o assunto de sua reunião com Levy na sexta-feira, no Palácio do Planalto, foram os próximos passos a serem adotados para que o governo consiga aprovar as medidas econômicas pendentes para que o Brasil consiga alcançar o equilíbrio fiscal. “O ministro Levy fica. Nem se tocou nesse assunto” , disse, em referência às especulações de que o ministro deixaria o cargo. Dilma sustentou respeitar opiniões diferentes, mas reafirmou o respaldo do governo a Levy. Dilma afirmou que terá frequentes reuniões com Levy para tratar da aprovação de importantes medidas para o país junto ao Congresso, dentre elas, a CPMF. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR “Se ele fica, é porque co

Saul Leblon: A máquina de triturar nações

Imagem
O arrocho fiscal tem agora, em um projeto de José Serra, a capacidade de promover um longo ciclo de recessão no país. por: Saul Leblon - na Carta Maior - 18/10/2015 . A ideia de que sem o Estado a sociedade funciona melhor está arraigada na efervescência golpista que ronda o país à procura de um pretexto para se consumar.   Não é um simples cacoete conservador.   O calibre superlativo de interesses abrigados sob esse guarda-chuva ideológico explica porque o ruidoso apodrecimento de Eduardo Cunha não basta para devolver o chão firme ao governo Dilma.   É preciso enfrentar a agenda por trás do abusado operador.   A intuição do ex-presidente Lula estava certa ao advertir os mais entusiasmados, na semana passada: o inimigo continua intacto, disse Lula.   O PSDB é a âncora local da ideia-força, que na verdade deixou o campo imaterial desde os anos setenta para se tornar a lógica ubíqua do poder na globalização.

Putin está derrotando mais que o ISIS na Síria

Imagem
. ORIENTE mídia - 18/10/2015 15/10/2015,  F. William Engdahl,  New Eastern Outlook   Traduzido por Vila Vudu Há pouco mais de um ano, em julho de 2014, a Rússia e o presidente Vladimir Putin eram o foco das atenções na Europa e nos EUA, acusados – sem nem sombra de prova – de terem derrubado um avião civil da Malásia, desarmado, sobre o leste da Ucrânia. Os russos só pensariam em restaurar a União Soviética, no apoio que davam ao referendo proposto aos cidadãos da Crimeia para que escolhessem se reintegrar à Federação Russa, em vez de serem incorporados à Ucrânia. Washington e a União Europeia (UE) atacavam a Rússia com sanções. As pessoas falavam de nova Guerra Fria. Hoje o quadro mudou, e muito profundamente. É Washington quem está na defensiva, com o que os EUA têm feito na Síria e no Oriente Médio já exposto como ações criminosas, inclusive a geração da recente ‘crise dos refugiados’ na Alemanha e em grandes partes da UE.

Helena Sthephanowitz: Delação de FHC mostra que Dornelles é 'homem-bomba'. E a Lava Jato não quer ouvi-lo

Imagem
'DIÁRIOS DA PRESIDÊNCIA FHC conta que em 23 de março de 1996 recusou indicação do então deputado Francisco Dornelles em nome da bancada do Rio: tratava-se de nomear Eduardo Cunha diretor comercial da Petrobras por  Helena Sthephanowitz   publicado  18/10/2015  AGÊNCIA CONGRESSO Será que, por não ser petista, e por ser primo de Aécio, "não vem ao caso" ouvir Francisco Dornelles? Recentemente, a revista Piauí antecipou trechos dos livros de memórias de Fernando Henrique Cardoso em seus anos na presidência, chamados "Diários da Presidência", onde o ex-presidente praticamente fez uma "delação" atingindo o atual vice-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles (PP), primo do senador Aécio Neves (PSBD-MG). Os "Diários da Presidência" são quatro volumes da transcrição de 44 fitas cassetes gravadas entre 1995 e 2002 por FHC registrando o dia a dia dos bastidores do poder, como em um diário. FHC conta que no dia 23 de

Tijolaço: O Dops de Moro

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 18/10/2015 -  NO TIJOLAÇO . Levantamento minucioso do repórter  Felipe Bächtold, na  Folha  de hoje, traça de maneira extremamente crua o que se tornou o mais  importante caso judicial do país. “Pelo histórico das quase cem prisões efetuadas pela Operação Lava Jato até hoje, restam poucas alternativas aos 28 investigados que continuam presos no Paraná para sair da cadeia: firmar acordos de delação ou aguardar um posicionamento do STF (Supremo Tribunal Federal).” Inauguramos, sob o comando de Sérgio Moro, seus promotores “missionários”, um novo modo de fazer investigação policial e judicial, antes só praticado, 30 anos atrás, em delegacias do sertão, onde o “seu dotô juiz” mandava deixar suspeitos “em cana” até que “abrissem a boca”. Ou, pouco antes, com ou sem os requintes sádicos da tortura, nos tempos em que a “guerra à subversão” justificava os atropelos, como agora se faz com a corrupção.

Janio de Freitas : Acordo ou desacordo

Imagem
. Por Janio de Freitas - na Folha - 18/10/2015 - 2:00 Apesar do tom categórico dado à notícia de um acordo do governo com Eduardo Cunha, prometendo protegê-lo da cassação e recebendo a retenção do pedido de impeachment de Dilma, há outra explicação para as mesmas circunstâncias. Jaques Wagner e Edinho Silva, ministros da Casa Civil e da Comunicação da Presidência, foram apontados como os artífices do acordo em seus encontros com o presidente da Câmara. São os personagens também das informações divergentes. O motivo diferente para a ida de Wagner, ex-ministro da Defesa, ao encontro de Cunha teve duas partes. O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, não sairia do seu silêncio público e falaria do risco de descontrole social, "se a atual crise prosseguir", só para mostrar-se na internet. Ainda mais dizendo que uma tal situação "diz respeito diretamente" aos militares. É fácil compreender que aí havia muito a ser conversado com o presidente d

Luis Nassif: As reações desencontradas sobre a Lava Jato

Imagem
SAB, 17/10/2015 - 23:37 ATUALIZADO EM 18/10/2015 - 00:04 Luis Nassif . A força tarefa da Lava Jato não se envergonhou de ter mandado para a prisão uma cunhada do tesoureiro petista João Vaccari, pelo simples fato de ter sido filmada tirando dinheiro de um caixa eletrônico. Houve celebração da midia pela atuação firme e destemida do juiz Sérgio Moro e dos bravos procuradores da República que não deixaram que sentimentos banais de pena os desviassem do caminho da punição; houve indignação da esquerda. Agora, Eduardo Cunha entra na mira e a esquerda move campanha exigindo isonomia: se prendeu a cunhada de Vaccari, tem que prender a mulher de Cunha. Nem entro no mérito das suspeitas sobre cada uma. Apenas meço as reações gerais ante o poder ilimitado de que se viu revestida a Lava Jato, desde que se associou aos grupos de mídia e passou a comandar o noticiário. 

Por que os EUA apoiam “Al Qaeda” na Síria?

Imagem
ORIENTE mídia - 17/10/2015 16/10/2015, Elijah J Magnier, Blog Traduzido por Vila Vudu Aliados de Assad organizam-se para a “grande batalha” na Síria O mundo ainda recorda os mísseis Stinger que os EUA deram de presente aos Mujahedeen e que fizeram a história do Afeganistão; e também recordará os TOWs que os EUA dão agora aos Mujahedeen na Síria. O Hezbollah injeta mais 3 mil homens, no ataque que está em preparação. Bagdá – Numa das reuniões a portas fechadas de que participou, o secretário-geral do Hezbollah libanês, Sayyed Hassan Nasrallah, disse:

Líder do PSDB no Senado confirma que FHC fez pedalada.

Imagem

“Ataques aéreos da Rússia na Síria expuseram a mentira dos EUA”

Imagem
Sputnik News - 17/10/2015 O escritor e analista político Mark Glenn afirmou neste sábado (17) que os bem-sucedidos ataques aéreos russos contra o Estado Islâmico na Síria expuseram a hipocrisia dos EUA. Co-fundador do Crescent and Cross Solidarity Movement, ele deu uma entrevista por telefone à Press TV. “O que temos que lembrar aqui é que a Rússia foi capaz de alcança em duas semanas o que a América não conseguiu em dois anos, o que significa que os russos estavam ocupados com estes terroristas enquanto os norte-americanos estavam fingindo”, disse Glenn.

'Não colocamos um prato de comida em nossas mesas, mas um cálice de veneno', diz dirigente do MST

Imagem
'Os assentamentos de Reforma Agrária tem toda a condição de atender a demanda massiva de produção de alimentos saudáveis, caso o Estado fomentasse.' Maura Silva - MST - na Carta Maior A 1° Feira Nacional da Reforma Agrária, que acontece entre 22 e 25 de outubro no Parque da Água Branca em São Paulo, tem o objetivo de fortalecer a relação entre campo e cidade, oferecendo para população o acesso a alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, ao mesmo tempo em que favorece a agricultura camponesa, hoje responsável por cerca de 70% da produção de alimentos no país, segundo dados do IBGE ( Confira o evento da Feira no Facebook ). Durante os quatro dias serão comercializados mais de 230 toneladas de alimentos entre os cerca de 800 produtos das áreas de assentamentos de 23 estados mais o Distrito Federal.  Em entrevista, Carla Guindani, do setor de produção do MST, relaciona a Reforma Agrária como mote para a produção de alimentos saudáveis no país.  Para ela, num cenário

Um colunista de O Globo e o axioma nazista

Imagem
  Hitler, quando jovem, sonhava em ser pintor. Prestou concurso para a Academia de Belas Artes de Viena, mas foi reprovado. Imaginemos, no entanto, que tivesse sido aceito. Vamos imaginar ainda que este lunático revelasse algum talento genuíno. Será que o ambiente artístico, naturalmente mais tolerante, seria capaz de apaziguar um pouco o seu fanatismo reacionário, levando-o, no final, a ser apenas um conservador renitente, mas com algumas luzes e, portanto, incapaz de maiores atrocidades?  Se assim fosse, vamos concordar que ele daria um excelente colunista da mídia hegemônica brasileira. Vindo do meio artístico, mas ferozmente conservador, agradaria seus patrões preservando ainda por cima algum verniz de civilidade. Muitos leitores ficariam irritados, mas talvez milhões de vidas tivessem sido preservadas. Sempre me lembro desta analogia quando leio as colunas de Nelson Motta em  O Globo  e penso: “que sorte a gente deu”.

500 empresas devem R$ 392 bilhões à União; mineradora Vale lidera o ranking

Imagem
17% do montante das dívidas equivalem aos R$ 66 bilhões da meta do ajuste fiscal deste ano. Por Márcio Zonta e José Coutinho Júnior, Da Redação Brasil de Fato   Foto: Agência Brasil   O Ministério da Fazenda divulgou uma lista com as 500 empresas que mais devem à União. Juntas, as dívidas somadas chegam a mais de R$ 392 bilhões. Caso 17% desse valor voltasse aos cofres públicos de uma vez, já alcançaria os R$ 66 bilhões da meta do ajuste fiscal deste ano, que vem cortando investimentos de diversas áreas sociais, como saúde e educação. Além disso, o rombo nas contas públicas de 2014, que é de R$ 32,5 bilhões, também poderia ser compensado com parte do montante das dívidas. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) informou, por meio de nota, que a divulgação da lista faz parte da gestão do ministro da Fazenda Joaquim Levy de “promover um incremento da recuperação de créditos inscritos em Dívida Ativa da União, na busca pela justiça fiscal", e que "o

Os taradinhos do impeachment, meia-dúzia, calam sobre Cunha. Veja

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 17/10/2015 Bem que a Globo mobilizou equipes em todo o país para dar ampla cobertura aos manifestantes do “Vem Pra Rua” que prepararam uma série de atos pelo Brasil pelo impeachment e, como bons “moralizadores” que são sem uma palavra, um cartazinho que fosse sobre as contas de Eduardo Cunha, sua grande esperança. Coberturinha promocional, sem repórter, sem a pergunta óbvia sobre o impeachment depender de Eduardo Cunha, aquela coisa que conhecemos do jornalismo de propaganda. Mesmo assim, o resultado foi pífio. A “maior” manifestação reuniu, segundo a Globo, 40 pessoas em Curitiba, embora eu tenha visto nem metade disso. Se a família do juiz Sérgio Moro ou dos procuradores tivessem ido, tinha triplicado o público. Mixuruca, mixuruca, como dizia minha avó.

BRICS criam universidade para todos

Imagem
Sputnik News    BRICS: organização do futuro A Universidade dos BRICS terá seis prioridades: energética, tecnologias informáticas (IT), ecologia e mudanças climáticas, recursos aquáticos, poluição do ambiente e programa BRICS Study, disse o reitor da Universidade de Relações Internacionais de Moscou (MGIMO), Anatoly Torkunov. Mais cedo durante uma das cúpulas dos BRICS foi anunciada uma hipótese de criar uma rede educacional da Universidade dos BRICS para estimular trocas na área de educação e ciência com participação dos melhores estabelecimentos educacionais dos BRICS.  © SPUTNIK/ BRICS BRICS criarão mecanismo para cobertura constante da agenda do mundo multipolar O diretor adjunto do Departamento de planejamento da política externa do Ministério de Relações Exteriores russo, Pavel Knyazev, destacou que a cúpula universitária global dos BRICS ajudará a ajustar cooperação entre as universidades do grupo, acrescentando que o ministério apoiará este processo. “D

Paulo Nogueira: A “estreia triunfal” do ex-colunista da Veja no Globo.

Imagem
Postado em   17 out 2015 por :   Paulo Nogueira Triunfo Conheço bem Lauro Jardim, o ex-colunista do Radar da Veja que se transferiu há pouco, com estardalhaço, para o Globo. Fui eu que o levei para a Abril. Eu dirigia a Exame, e nosso chefe do Rio, Guilherme Barros, ia sair. Guilherme, o famoso Jovem Gui, indicou Lauro. Uma conversa com Lauro e fechamos negócio. Sei seus pontos fortes e fracos, por chefiá-lo por um bom tempo antes que ele se transferisse para a Veja. O maior ponto fraco é a vontade de agradar quem paga seu salário.