Postagens

Mostrando postagens de outubro 10, 2015

Lulinha prepara ação contra jornal O Globo e colunista que disse que delator citou seu nome

Imagem
Postado em 16 de outubro de 2015 às 8:36 pm Ao contrário do que o colunista Lauro Jardim informou no jornal O Globo, o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, não fez menção ao nome de Fábio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, em sua delação premiada homologada pelo ministro Teori Zavascki. Baiano citou, de fato, o nome do pecuarista José Carlos Bumlai, tido como amigo pessoal do ex-presidente Lula. Nesta sexta-feira, em sua manchete, a Folha de S. Paulo noticiou que Baiano teria mencionado um suposto pagamento pedido por Bumlai para uma “nora do ex-presidente Lula”. No entanto, não foi feita referência ao nome de Fábio Luis. Nesta sexta-feira, Lauro Jardim tentou consertar o erro do último domingo, com a seguinte nota:

Sem mídia democrática não haverá democracia no Brasil

Imagem
publicado em 16 de outubro de 2015 - VIOMUNDO . Muitos motivos para rir: o monopólio é deles Sem mídia democrática não há democracia! do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) A democracia no Brasil corre perigo enquanto o Estado não enfrentar o monopólio midiático e não construir políticas públicas para promover a pluralidade e a diversidade nos meios de comunicação Em 2015, comemoramos 30 anos do início da redemocratização do Brasil e 27 anos da promulgação da Constituição Cidadã. Nestes anos, temos buscado os caminhos para a construção de uma sociedade democrática, consolidando e aprimorando a democracia representativa, através das eleições, e lutando para avançar e ampliar os espaços de participação social. Somos um país com duzentos milhões de pessoas, ainda marcado por profundas desigualdades econômicas, sociais e culturais. As políticas de inclusão social e cidadã adotadas nas últimas décadas tiraram mais de 40 milhões de brasileiros e brasile

Levy: a volta de quem não foi e o joguinho de quem quer ficar

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 16/10/2015 . O Ministro Joaquim Levy pratica um joguinho muito perigoso – e certamente deprimente sobre o juízo que se possa fazer dele – ao mandar trabalhar a  mídia para  dizer que “ameaça sair” do Governo, como fez hoje com a Veja, sob o argumento que Lula o critica e que há “falta de empenho do governo em aprovar a CPMF”. Vera Magalhães, sucessora de Lauro Jardim no “Radar”  diz que sabe até o conteúdo da valise de Levy , ao afirmar que ele entrou no gabinete presidencial com uma carta de demissão. Aliás, Vera sabe até o tom da carta que seria, segundo ela, “neutro e cordial”. Mas, para completar aquela cena de “me segura que eu vou ter um troço”, já adianta que não se descartava  “a possibilidade de, após conversar com Dilma, o ministro permanecer no posto por mais algum tempo.” Ou seja, vou dizer que vou, mas aceito ficar.

EBC: Fazenda nega pedido de demissão de Levy

Imagem
Criado em  16/10/15 19h24  e atualizado em  16/10/15 19h28   Por  Wellton Máximo  Edição: Nádia Franco  Fonte: Agência Brasil O Ministério da Fazenda negou, há pouco, que o titular da pasta, Joaquim Levy, tenha pedido demissão à presidenta Dilma Rousseff. Por meio da assessoria de imprensa, o ministério informou, de forma oficial, que Levy jamais escreveu alguma carta pedindo dispensa do cargo, como chegou a ser noticiado por um veículo de imprensa.

Ricardo Rodrigues Teixeira: SUS faz mais e melhor com menos recursos que a saúde privada

Imagem
Para 'atender' 25% da população, o setor privado gasta 52,5% de todos os recursos gastos com saúde no país, enquanto SUS atende 83% das pessoas. Por Ricardo Rodrigues Teixeira* - na Carta Maior - 16/10/2015 Nova pesquisa DataFolha indica (publicada na Folha de São Paulo do dia 13 deste mês), mais uma vez, a péssima avaliação da saúde no país. Mas há aspectos importantes dessa pesquisa que, ao apresentar e analisar os dados, o jornal Folha de São Paulo faz contorcionismos para ocultar. Por exemplo, que a saúde privada é pior avaliada que o SUS. Vejamos.   Lendo os dados divulgados notamos que seis em cada dez brasileiros (ou seja, 60%), acham a saúde péssima. Quando só se avalia apenas o SUS, o numero cai para 54% de péssimo.   Quando se avalia a "saúde em geral”, 24% dá nota zero; quando se avalia apenas o SUS, 18% dá nota zero.

Dilma vai a Suécia e Finlândia buscar investimentos para a retomada da economia

Imagem
. Sputnik News - 16/10/2015 Geórgia Cristhine Em meio à crise política e às ameaças de impeachment, a Presidenta Dilma Rousseff tenta dar continuidade à agenda positiva e ampliar relações comerciais com outros países. Dilma embarca nesta sexta-feira, 16, para uma visita oficial de três dias à Suécia e à Finlândia. © PALÁCIO DO PLANALTO Dilma cumpre agenda positiva e amplia relações comerciais com a Colômbia O diretor do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Oswaldo Biato, explicou que a presidente busca consolidar acordos nos países escandinavos, ampliando relações comerciais, tecnológicas, científicas e educacionais. A primeira parada da presidente será na Suécia. Segundo Oswaldo Biato, a visita de Dilma responde a um convite feito pelo Governo sueco, durante a posse da presidente, em janeiro, e que se reforçou após o acordo de compra pelo Brasil dos caças Gripen, da Suécia. O Governo sueco quer agora ampliar as relações em

Pepe Escobar: Moscou firma o pé diante de Washington

Imagem
. ORIENTE mídia - 16/10/2015 15/10/2015,  Pepe Escobar,  RT Traduzido por Vila Vudu É possível que a história venha a decidir que a “Nova Ordem Mundial” começou dia 28 de setembro, quando o presidente Vladimir Putin da Rússia e o presidente Barack Obama dos EUA estiveram frente a frente durante 90 minutos, na ONU em New York. Independente do que digam os especialistas – encontro  “produtivo” , segundo a Casa Branca; e  “tenso” , segundo fonte próxima do Kremlin –, imediatamente os fatos passaram a acumular-se em campo.Putin, sim, realmente pressionou Obama para que os EUA se unissem à Rússia numa grande coalizão realmente dedicada a acabar com  ISIS / ISIL / Daesh . O governo Obama, mais uma vez, recuou. Já detalhei   o que aconteceu em seguida:

José Carlos Peliano: Trapalhadas, trapalhadas, trapalhadas

Imagem
Os reacionários viram na emergência das classes menos abastadas, ao ocuparem postos melhores na hierarquia social brasileira, a ameaça ao poder de mando. Por José Carlos Peliano* - na Carta Maior A vida política brasileira vive momentos auspiciosos de trapalhadas. Seria cômico se não fosse sério. Festival de besteiras que assola o país, lembrando o mote do carioca inigualável Stanislaw Ponte Preta, o saudoso Sérgio Porto. Trapalhadas, aliás bagunças, embrulhadas, barafundas e confusões. Bate cabeças, mandos e desmandos, despautérios. Tudo isso junto e misturado num saco só. Sem tirar nem por. Nós dados e pontas escondidas. E está tudo dominado. Assim desse jeito. Sede famélica pelo poder daqueles derrotados que mereceram imerecidamente os votos de pouco menos da metade dos eleitores brasileiros na última campanha presidencial.

EBC: BNDES aumenta 5% financiamentos em infraestrutura

Imagem
Criado em  16/10/15 - Por  Isabela Vieira  Edição: Denise Griesinger  Fonte: Agência Brasil O setor de infraestrutura foi um dos menos impactados com as reduções de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mesmo diante da queda de desembolsos prevista para esse ano, o setor vai receber mais recursos que em anos anteriores, com aumento de 5% em relação à 2014. A informação é do diretor de Planejamento, Pesquisa e Acompanhamento Econômico do BNDES, João Carlos Ferraz, que falou hoje (16) durante evento do Conselho Empresarial da America Latina, no Rio de Janeiro.

Wanderley Guilherme: Últimas palavras

Imagem
Por Wanderley Guilerme dos Santos -16 de outubro de 2015 - no Segunda Opinião . Ludwig von Candongas, grande filósofo idealista, é, também, boateiro. Enviou-me a seguinte mensagem: Circula na internet uma convocatória assinada por “Magistrados” com a declaração: “Gilmar Mendes não nos representa”. O número de subscritores, continua von Candongas, é crescente.

Wanderley Guilherme: O princípio do fim

Imagem
. Por Wanderley Guilherme dos Santos - 16 de outubro de 2015 - no Segunda Opinião A estridência oposicionista se aproxima da sublevação institucional. O inconformismo com a derrota eleitoral foi, durante algum tempo, compreensível. Frustração quando a vitória parece certa e o champanhe aberto gera amargor na alma e deslizes na linguagem. Resmungos, suspeitas de ilicitudes, impossíveis sonhos de reescrever a história fazem parte do luto. De duração curta, contudo, para merecer tolerância dos vencedores. Pois a derrota foi lisa, os vitoriosos legalmente proclamados e constitucionalmente empossados. Negar ao vitorioso o direito de governar expressa imaturidade política ou aventureirismo.    E não há tese melíflua que não conquiste adesões à altura. Aí está o grupo “bossa velha” do PSDB, de pura cepa udenista, engrossado pelo PPS do ressentimento e o DEM de genealogia ditatorial. É a nostalgia do poder perdido pelo voto que une o bando, não a pureza da legalidade democrática.

PML: A lenda do golpe sem dor

Imagem
. Por Paulo Moreira Leite - 16/10/2015 A nova moda ideológica brasileira consiste em defender o impeachment de Dilma Rousseff a partir de argumentos econômicos. Tenta-se vender a ideia de uma barganha, segundo a qual a vida vai melhorar caso a presidente seja afastada do cargo -- mesmo que não possa ser enquadrada em crime de responsabilidade, como exige a Constituição. Esse movimento irá se acentuar depois que a Fitch diminuiu a nota de crédito do Brasil, ontem, mesmo que seja prudente sublinhar a precária credibilidade de agências de risco para analisar o mundo real -- como se viu na crise de 2008/2009, a maior em 80 anos de regime capitalista, que nenhuma delas foi capaz de antecipar.  

Paulo Nogueira: Enquanto prender Cunha não for tão simples quanto prender Dirceu, a Justiça ficará sob suspeita.

Imagem
Postado em   16 out 2015 por :   Paulo Nogueira Com a quase primeira dama Eduardo Cunha virou o símbolo da corrupção. Tanta campanha da mídia para ardilosamente associar o PT à corrupção, e eis que irrompe espetacularmente Cunha no cenário e  estraga  tudo. Para a plutocracia, é uma má notícia. O ideal era deixar Cunha com as mãos livres para favorecê-la. No Congresso, ele liderou, a seu estilo, ações em prol dos plutocratas. Comandou ataques a direitos trabalhistas, cerceou o debate em torno da regulação da mídia e fez o diabo para a manutenção do financiamento privado das campanhas. É nisso, neste financiamento, que ele e os donos do dinheiro se conectam. Ele recebe dinheiro para servi-los, e é recompensado com uma espécie de licença para roubar. O azar, para ambas as partes, é que a polícia da Suíça entrou em cena.

Veja o passaporte e a assinatura de Cunha em contas na Suíça

Imagem
Postado em  16 de outubro de 2015 às 12:53 pm A expressão “batom na cueca”  precisa ser atualizada : O passaporte de Cunha O cadastro do banco suíço que indica Eduardo Cunha como titular da conta A assinatura de Cunha na conta

Fernando Brito: A denúncia de “Baiano” sobre Lula não tem prova nem tem lógica

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 16/10/2015 . Da l eitura dos jornais , tudo o que se extrai da “denúncia” do ratinho de Eduardo Cunha nos negócios da Petrobras, o tal Fernando Baiano é que, em relação ao ex-presidente Lula o que ele tem é exatamente nada. Vejamos: Baiano diz que chamou o tal José Carlos Bumlai para fazer Lula discutir a entrada de grupos no projeto de montagem de um empresa para construir sondas de petróleo no Brasil, em lugar de importa-las do exterior. O que teria de mais? Lula chamou o mundo inteiro para investir na indústria naval brasileira, em lugar de importarmos navios e equipamentos. Até na Ucrânia foi pedir parcerias , em 2009: “nós vamos precisar ter uma forte indústria naval e uma forte indústria petrolífera, com a construção de muitas plataformas, muitas sondas, muitos navios petroleiros, muitos navios de apoio. E aí, também, nós poderemos construir uma parceria entre empresas da Ucrânia e empresas brasileiras.”

Teori Zavascki abre inquérito para apurar contas de Eduardo Cunha na Suíça

Imagem
"LAVA JATO" ; Revista Consultor Jurídico, 15 de outubro de 2015, 22h58 O ministro Teori Zavascki, do  Supremo Tribunal Federal, decidiu abrir inquérito contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para investigar as contas abertas em bancos suíços atribuídas ao parlamentar. A decisão de abrir o inquérito foi tomada na noite desta quinta-feira (15/10), depois de pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também feito nesta quinta. Para pedir a abertura do inquérito, Janot se baseou em documentos enviados pelo Ministério Público da Suíça à PGR. Os documentos mostravam contas abertas por Cunha, sua mulher e sua filha, além de extratos de cartões de crédito. As contas não foram declaradas por Cunha nem à Receita Federal e nem à Justiça Eleitoral.

AFP: Netflix inova ao lançar filme simultaneamente em cinemas e na web

Imagem
AFP / Ryan Anson (Arquivo) Logo da Netflix na sede da empresa, na Califórnia, no dia 13 de abril de 2011 AFP - 15/10/2015 A Netflix dará nesta sexta-feira mais um passo rumo à meta de fazer as próprias regras na indústria do entretenimento, com a estreia de seu primeiro filme, tanto em "streaming" quanto nos cinemas. A plataforma online confirmou nesta quinta-feira à AFP que "Beasts of No Nation", filme de guerra protagonizado pelo ator inglês Idris Elba, estreará em 27 salas dos Estados Unidos. O filme conta a história de Agu (Abraham Attah), um menino obrigado a se tornar uma criança-soldado depois que seu pai foi assassinado por uma guerrilha durante a guerra civil de um país africano. Elba dá vida ao comandante que recruta o jovem. "Beasts of No Nation" foi exibido nos festivais de Veneza - onde ganhou dois prêmios -, Telluride e Toronto, o que levou muitos críticos de cinema a situarem-na na corrida do Oscar. Como é de co

Julian Assange: Governo Britânico recusa pedido para levar fundador do Wikileaks ao hospital

Imagem
Assange vive na Embaixada do Equador desde que recebeu asilo. Ele precisa ir ao hospital para fazer exames, mas o governo negou este direito humano Heather Saul - The Independent O governo do Equador está pedindo que Assange possa ter um “passe livre” da Embaixada Equatoriana até o hospital.   O fundador do Wikileaks vive na Embaixada desde que recebeu asilo, três anos atrás. O representante de Relações Exteriores do Equador disse que ele precisa realizar uma ressonância magnética no seu ombro para determinar a causa da dor que vem sofrendo, mas ele encara perigo de detenção imediata caso saia do prédio da Embaixada.   O governo equatoriano disse que entrou em contato com o Ministério de Relações Exteriores britânico no dia 30 de setembro com um requerimento para que Assange fosse autorizado a se encaminhar a um hospital. Disse também que o pedido foi recusado.

Tatiana Merlino expressa a dor pela impunidade de Ustra; veja depoimentos de presos torturados por ele

VIOMUNDO - publicado em 15 de outubro de 2015 Amelinha Teles, o marido e a irmã foram torturados no DOI-CODI; os filhos pequenos, Janaína e Edson, foram levados até lá pelos militares Ivan Seixas teve o pai preso morto sob tortura no DOI-CODI; mas na  Folha da Tarde , jornal que a família Frias cedeu à ditadura, saiu que tinha sido num tiroteio

Helena Sthephanowitz: Novo inquérito da PGR ao STF pede investigação da mulher e filha de Cunha

Imagem
Por Helena Sthephanowitz - 15/10/2015 A Procuradoria Geral da República pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de um novo inquérito para investigar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e as contas no exterior de Cunha.  No pedido que enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) para a abertura de novo inquérito para investigar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Procuradoria-geral da República também solicita a investigação da esposa de Cunha, Claudia Cruz, e de sua filha Danielle da Cunha. O pedido de abertura de inquérito é baseado nos documentos enviados pela Suíça que comprovam que Cunha possui contas naquele país. O pedido precisa ser avaliado pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF. Documentos enviados pelo Ministério Público da Suíça ao Brasil comprovam que um negócio da Petrobras em Benin, na África, irrigou as contas na Suíça que tinham Cunha e a esposa como beneficiários finais. As autoridades do país europe

TRF-4 mantém prisão de José Dirceu por "domínio do fato" sobre corrupção

Imagem
CONHECIMENTO DA ENGRENAGEM . Revista Consultor Jurídico, 15 de outubro de 2015 Em um grupo criminoso de grandes dimensões, é necessária a prisão cautelar de investigados que possuem o domínio do fato ou que exercem papel importante na engrenagem criminosa. Assim entendeu a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região ao negar pedido de Habeas Corpus apresentado pelo ex-ministro José Dirceu, preso em agosto em um dos desdobramentos da operação “lava jato”. A decisão, unânime, manteve no mérito tese já defendida antes pelo desembargador federal João Pedro Gebran Neto, relator na corte dos processos relativos à operação. Para ele, “mostra-se inevitável a adoção de medidas amargas que cessem a cadeia delitiva e sirvam de referência aos que tratam com desprezo as instituições públicas, sempre acreditando na impunidade”.

Dilma discute com Unasul projetos para uma agenda positiva

Imagem
. Sutinik News - 15/10/2015  -  Geórgia Cristhine A Presidenta Dilma Rousseff se reuniu esta semana com o secretário-geral da Unasul – União das Nações Sul-Americanas, Ernesto Samper, para conversar sobre os projetos futuros do bloco que interessam o Brasil. © SPUTNIK/ ALEKSADR DEMYANCHUK China anuncia fundo para investimentos na América Latina A Unasul é um bloco formado por 12 nações da América do Sul – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela –, com presidência rotativa e sede permanente em Quito, Equador. O bloco visa a fortalecer as relações comerciais, culturais, políticas e sociais entre os países-membros. Em entrevista exclusiva para a Sputnik Brasil, Rafael Araújo, professor de História e Relações Internacionais da Unilasalle e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e especialista em políticas latino-americanas, caracterizou o encontro entre Dilma Rousseff e Ernesto

Aldo Fornazieri: 'Aécio Neves é um elemento perigoso para a democracia brasileira'

Imagem
'Aécio é uma pessoa dotada do sentimento de egoísmo, do poder pelo poder, de uma ambição absurda e que não se conforma pelos resultados ditados pelo povo' Helder Lima - Rede Brasil Atual São Paulo  –  Para o diretor acadêmico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp), Aldo Fornazieri, a tentativa de impeachment da presidenta Dilma Rousseff é alimentada pelo candidato da oposição nas eleições de 2014. “É um inconformismo de Aécio Neves ( PSDB-MG ), que é uma pessoa aparentemente dotada do sentimento de egoísmo, do poder pelo poder, de uma ambição absurda, e uma pessoa que não se conforma pelos resultados ditados pelo povo. É um elemento perigoso para a democracia brasileira”, afirmou Fornazieri nesta quarta-feira (14), em entrevista à  RBA . Fornazieri destaca as duas frentes que sustentam a perspectiva de golpe: no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde os tucanos querem cassar a chapa Dilma-Temer, e na Câmara, com o processo de impeac

Hylda Cavalcanti: Parlamentares ainda temem acordo e buscam mais assinaturas para cassar Cunha

Imagem
NO CONGRESSO Líder do Psol afirma que ‘não é possível impeachment ser usado como moeda de troca’ e confirma a organização de atos em todos os estados pedindo saída do presidente da Câmara do cargo por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  15/10/2015 20:13 VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL Wagner: encontros para tratar de questões como o desbloqueio da pauta de votações da Câmara Brasília – Apesar das declarações do presidente nacional do PT, Rui Falcão, de que não haverá acordo do partido com o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e também do próprio presidente da Câmara, negando que esteja sendo tratada tal possibilidade, os deputados que trabalham pela cassação de Cunha temem que Cunha tente qualquer manobra para se manter no cargo, nos próximos dias. Por isso, articulam tanto manifestações públicas em todo o país como também a busca por apoio de mais parlamentares. Na tarde de hoje (15), o líder do Psol na Câmara, Chico Alencar (RJ), um dos responsáveis pela represen