Postagens

Mostrando postagens de outubro 7, 2015

Luis Nassif: Como a Lava Jato foi pensada como uma operação de guerra

Imagem
TER, 13/10/2015 - 19:28 ATUALIZADO EM 13/10/2015 - 20:06 Luis Nassif O vazamento torrencial de depoimentos, a marcação cerrada sobre Lula, o pacto incondicional com os grupos de mídia, a prisão de suspeitos até que aceitem a delação premiada, essas e demais práticas adotadas pela Operação Lava Jato estavam previstas em artigo de 2004 do juiz Sérgio Moro, analisando o sucesso da Operação Mãos Limpas (ou mani pulite) na Itália. O  paper  "Considerações sobre a operação  Mani Pulite ", de autoria de Moro é o melhor preâmbulo até agora escrito para a Operação Lava Jato. E serviu de base para a estratégia montada para a Lava Jato. Em sete páginas, Moro analisa a operação Mãos Limpas na Itália e, a partir dai, escreve um verdadeiro manual de como montar operação similar no Brasil, valendo-se da experiência acumulada pelos juízes italianos. As metas perseguidas

Organizações vão denunciar à ONU violações de direitos humanos na crise hídrica

Imagem
SÃO PAULO Para as entidades, cenário é de incerteza sobre como será a mitigação dos danos aos cidadãos e às atividades econômicas caso a crise persista e a falta de água se torne mais grave por  Rodrigo Gomes, da RBA   publicado  13/10/2015  FOLHAPRESS Sem perspectiva de que o Cantareira recupere seu volume, organizações denunciam falta de plano para gerir crise São Paulo – A Aliança pela Água, o Coletivo de Luta pela Água, o Greenpeace e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgaram hoje (13) um relatório sobre a violação de direitos humanos e as responsabilidades governamentais pela falta de água na Região Metropolitana de São Paulo, que se arrasta desde o início do ano passado. Para as entidades, a crise é “resultante da falta de planejamento e descumprimento de dispositivos previstos na legislação”. Segundo o documento, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) demonstra indiferença e desprezo à legislação e ao planejamento capaz de assegurar segura

Credit Suisse: 8% têm 85% da riqueza; 71% de miseráveis, só 3%

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 13/10/2015 . O  El País  publica hoje que, pela primeira vez, o 1% mais rico da população do mundo concentra mais riqueza que todos os outros 99% dos habitantes do planeta. Não é mais retórico, é estatístico e não vem de comunistas, mas do ortodoxo banco Credit Suisse. Vou traduzir o gráfico aí de cima de um jeitinho que até aquele amigo do  Rodrigo Constantino poderia entender. Temos 100 biscoitos para dividir entre 100 pessoas. Oito pessoas vão ficar com 85 biscoitos. Vinte e uma pessoas ficarão com 12 biscoitos. E setenta e uma pessoas vão se digladiar pelas migalhas de três biscoitos. Se este é o melhor sistema econômico que a humanidade pode alcançar, Alckmin pode relaxar, porque virá um novo dilúvio por aí, sem direito à arca de Noé. Não se conhece nenhuma sociedade animal onde haja tamanha desigualdade. É este o modelo que os “sábios” querem nos fazer seguir, dizendo que as bolachas vão ser maiores e aquela

PHA: TEORI E WEBER ASSEGURAM O QUÓRUM DE 2/3

Imagem
publicado   13/10/2015 Taradinhos recebem uma "cusparada cívica"   Amigo navegante leu as decisões dos ministros   Teori   e   Weber   e chamou a atenção para detalhe crucial. O STF restabeleceu a Constituição e assegurou que na Câmara - e no Senado - o impeachment exige voto - a descoberto! - de dois terços da Casa. Os taradinhos achavam que iam derrubar a Dilma por maioria simples e eventual, às três horas da madrugada !!! Uns jenios ! Merecem o Miguel Reale Filho, essa pérola das letras jurídicas da província paulistana.

PSOL e Rede entram com pedido de cassação de Cunha no Conselho de Ética

Imagem
Criado em  13/10/15 19h47  e atualizado em  13/10/15 19h47   Por  Luciano Nascimento  Edição: Nádia Franco  Fonte: Agência Brasil Conforme já havia antecipado, o PSOL entrou hoje (13) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados com um pedido de cassação do mandato do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por quebra de decoro parlamentar. O pedido foi endossado pela Rede e assinado por cerca de 50 parlamentares de sete partidos (PSOL, Rede, PT, PSB, Pros, PPS e PMDB).

Mujica: 'A única luta que se perde é a que se abandona. Não se pode viver sem esperança'

Imagem
"O capital financeiro não tem Pátria, não tem bandeira e nem se senta nas ONU, precisamos que os que têm Pátria defendam a vida e a liberdade." Leonardo Wexell Severo - CUT . “Nunca vimos tanta acumulação de riqueza e de injustiça, numa globalização manipulada por interesses poderosos que necessita ser enfrentada com unidade pelos trabalhadores. Se o capital financeiro não tem Pátria, não tem bandeira e nem se senta nas Nações Unidas, precisamos que os que têm Pátria defendam a vida, defendam o mundo da liberdade e da esperança. A única luta que se perde é a que se abandona. Não se pode viver sem esperança”.

O cinismo cafajeste da oposição e o Jim Jones da Câmara

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 13/10/2015 O colunista Bernardo de Mello Franco, na  Folha  de hoje, é muito gentil ao dizer que “a nota em que a oposição defende o afastamento de Eduardo Cunha merece o prêmio  Me engana que eu gosto de 2015 . É pior que isso: o prêmio é o da cafajestada do ano. Assinar uma nota defendendo o afastamento de Cunha da  presidência da Câmara, mandar distribuir à imprensa e sair dali direto para a casa dele e “combinar” a votação da abertura da ação de impeachment contra Dilma é algo que só se pode esperar de gente cínica. Não foi um telefonema, um contato por terceiros, não. Foi o “Estado-Menor” da oposição em peso, em embaixada, dizer o contrário do que disse publicamente horas antes.

Ministro diz que ataque à embaixada da Rússia foi “atentado terrorista”

Imagem
ORIENTE mídia - 13 out 2015 O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, afirmou que o ataque de hoje contra a embaixada da Rússia na capital síria foi “um atentado terrorista” que visa “assustar” quem combate o terrorismo internacional. 13/10/2015 POR LUSA “É evidente que foi um ataque terrorista para assustar os partidários da luta antiterrorista e os impedir de vencer os extremistas”, disse Lavrov, numa conferência de imprensa em Moscou. O ministro acrescentou que as autoridades russas vão trabalhar com as sírias para determinar a autoria do ataque, que ocorreu quando decorria nas imediações da representação diplomática uma manifestação a favor da intervenção russa na Síria.

Sabesp impõe sigilo sobre dados de abastecimento por causa de “ações terroristas”

Imagem
Postado em  13 de outubro de 2015 às 2:13 pm DCM Do  iG :   A decisão foi tomada em maio, durante a crise hídrica, e é usada pela Sabesp para não divulgar a lista de 626 “pontos prioritários”  que não podem sofrer desabastecimento. A companhia tem feito obras para garantir o abastecimento ininterrupto desses locais. A reportagem do iG pediu a listagem desses locais em 25 de março, por meio do Serviço Estadual de Informações ao Cidadão (SIC), do governo do Estado. A Sabesp se negou a repassar e, em 24 de abril, informou que a lista  – reduzida para 492 locais – “prioriza” áreas de segurança pública e saúde como “hospitais e prontos-socorros, grandes clínicas de hemodiálise, presídios e centros de detenção provisória”.

Paulo Nogueira: O segredo da impunidade de um corrupto como Eduardo Cunha.

Imagem
Postado em   13 out 2015 por :   Paulo Nogueira Retrato do artista quando jovem: na presidência da Telerj Os mais puros, diante dos fatos acachapantes das últimas semanas, se perguntam: como alguém como Eduardo Cunha pode fazer uma carreira com tamanhas delinquências ao longo de tantos anos? A resposta é um retrato do Brasil. Os americanos, na Guerra Fria, se referiam a ditadores que os apoiavam de uma maneira abjetamente pragmática. São os nossos ditadores . Eles matavam, perseguiam, torturavam – e eram mantidos no poder pelos líderes do “Mundo Livre” porque eram seus ditadores . E então.

Ministério da Saúde abre inscrições para repor vagas do Mais Médicos

Imagem
por Aline Leal, da Agência Brasil publicado 13/10/2015 10:26 ARQUIVO/ABR Previsão é que profissionais brasileiros selecionados na etapa atual iniciem as atividades no início de novembro Brasília –  De hoje (13) até o dia 18 estarão abertas as inscrições para médicos com diploma brasileiro, ou revalidado, que queiram participar do Programa Mais Médicos. Os profissionais selecionados preencherão vagas ociosas, principalmente por desistência. A cada três meses o programa lança edital para reposição de médicos. O  edital  prevê que os candidatos devem optar pela modalidade de participação desejada: receber pontuação adicional de 10% nas provas de residência, atuando na unidade básica por no mínimo um ano, com bolsa mensal de R$ 10 mil, ou permanecer no município por até três anos e fazer jus a benefícios como auxílios moradia e alimentação, custeados pelas prefeituras, e bolsa de R$ 10.513,01.

Liminar do STF suspende rito de tramitação de processos de impeachment

Imagem
Carolina Gonçalves – Repórter da Agência Brasil - 13/10/2015 A liminar que suspende a tramitação dos processos de  impeachment  foi concedida pelo ministro Teori Zavascki Valter Campanato/Agência Brasil O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki concedeu hoje (13) liminar que suspende os efeitos do rito, definido por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para processos de impeachment  contra presidenta Dilma Rousseff, em tramitação na Câmara dos Deputados. O ministro acatou mandado de segurança impetrado pelo deputado Wadih Damous (PT-RJ). O pedido de Damous foi  apresentado sexta-feira (9) , assim como outro mandado do deputado Rubens Pereira Jr. (PCdoB-MA), que também tentava impedir a abertura de um processo. Eles alegam o fato de Cunha ter afirmado que o regimento interno da Casa seria a norma adequada para conduzir o rito processual. Para esses parlamentares, o processo teria que ser guiado pela Lei 1.079/1950, que regulamenta processos de impeachment. A orientação e

Paulo Nogueira: A aliança macabra entre PSDB e Cunha tem que ser aniquilada.

Imagem
Postado em   12 out 2015 por :   Paulo Nogueira Daqui por diante, dadas as circunstâncias extraordinárias, Eduardo Cunha está moralmente interditado para tomar qualquer decisão que afete a sociedade. Qualquer. Ele não tem sequer condições psíquicas para julgar o que deve fazer ou não. Sonhava com a presidência e hoje enfrenta a realidade de um desmascaramento estarrecedor como um dos maiores corruptos da história. Um país inteiro não pode ficar à mercê de um homem que, pelo menos momentaneamente, perdeu a razão e busca não a Justiça — mas arrastar outros em sua queda vergonhosa por ódio e vingança.

Briga de tucanos e Cunha era conversa; PSDB faz arranjo para aprovar impeachment

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 12/10/2015 . O acerto anterior entre Eduardo Cunha e os tucanos para aprovar a abertura do processo de impeachment era o de montar uma pantomima: ele recusaria o pedido de abertura do processo e, com um recurso ao plenário, estes liderariam uma votação onde, por maioria simples – no máximo 257 votos dos 513 deputados, ou menos, caso o quorum não fosse total – fariam abrir o processo. Mas, como o acordo com o PMDB tirou-lhes a certeza de conseguir maioria, os tucanos e Eduardo Cunha resolveram partir para um “plano B”, descrito agora há pouco pela  Folha . O acerto foi preparado durante o final de semana prolongado, como convém ao golpismo e, certamente, implica numa paga ao favor “cunhal” que,. certamente, não é barato.

Diego Olivares: Como cinema, ‘Perdido em Marte’ é ótimo para palestras motivacionais

Imagem
. POR DIEGO OLIVARES NOSSA OPINIÃO 5.0 Otimista incorrigível, o protagonista é um dos personagens mais tediosos do cinema recente, feito sob medida para divertir sem qualquer reflexão, mirando o público dos heróis da Marvel Nota   –   5.0 Em  O Resgate do Soldado Ryan , de Steven Spielberg,  Matt Damon vivia um soldado norte-americano que precisava ser recuperado com vida e trazido de volta aos Estados Unidos, para os braços de sua mãe que já havia perdido outros três filhos na Segunda Guerra. Enquanto faziam seu percurso além das linhas inimigas, os homens da tropa liderada por Tom Hanks, responsáveis pela missão, questionavam o tempo inteiro se tamanho esforço valia a pena em nome de um homem. Era uma questão coerente, coroada com a frase final marcante de um Hanks já baleado em meio ao combate, quando pega Damon pelo colarinho e dá seu último recado: “ earn this ”. A mensagem ecoará por toda a vida daquele personagem, como um fardo.

EUA entregam munições para rebeldes sírios

Imagem
Sputnik News - 12/10/2015 Os Estados Unidos entregaram uma pequena quantidade de munições para os rebeldes localizados ao norte da Síria, segundo informou uma fonte das Forças Armadas norte-americanas, em condição de anonimato. © AFP 2015/ NICHOLAS KAMM Obama: milhares de soldados vão morrer no Oriente Médio De acordo com o militar, a operação de reforço dos opositores ao presidente Bashar al-Assad, realizada no último domingo, faz parte da renovada estratégia de Washington de ajudar outros grupos que combatem o Estado Islâmico, menos de duas semanas após o início dos ataques russos contra a organização terrorista, a pedido do governo local. Em entrevista à mídia norte-americana, o presidente dos EUA, Barack Obama, reconheceu o fracasso do seu dispendioso programa de treinamento para os rebeldes sírios que lutam para derrubar tanto o Estado Islâmico quanto Bashar al-Assad. Segundo ele, os militares dos EUA não conseguiram preparar uma "força terrestre que pu

Surgem os áudios da cela do Youssef: são mais de 100 horas

Imagem
12 de outubro de 2015 - Por Marcelo Auler O aparelho instalado na cela de Alberto Youssef gravou mais de 100 horas de conversas – Reprodução Marcelo Auler A notícia ainda vem sendo guardada a sete chaves pela direção geral do Departamento de Polícia Federal, mas vazamentos já ocorreram confirmando que a perícia técnica do DPF recuperou mais de cem horas de áudios que foram feitos, ilegalmente, dentro da cela do doleiro Alberto Youssef, entre março de 2014, data em que ele foi preso e abril do mesmo ano, quando localizou o grampo no forro do teto. Tudo na carceragem da Superintendência do Departamento de Polícia Federal do Paraná (SR/DPF/PR). A recuperação destes áudios – cujo som não tem boa qualidade, mas os peritos estão tentando melhorar através de modernos equipamentos -, já chegou, extraoficialmente, ao conhecimento do deputado Aluísio Mendes Guimarães (PSDC-MA), um dos parlamentares mais ativos na CPI da Petrobrás, desde a terça-feira (06/10). Ao confirmar a infor

Helena Sthephanowitz: Família de Aécio beneficiou-se de R$ 1,25 bi do Proer para manter banco à beira da falência

Imagem
RETAGUARDA Além de suspeitas de beneficiamento indevido de programa federal de FHC para favorecer o banco Bandeirantes, uma investigação sobre contas da família em Lichtenstein aguarda para sair da gaveta há 8 anos por  Helena Sthephanowitz, para a RBA   publicado  12/10/2015 16:02 WALDEMIR BARRETO-AG. SENADO /BANCO CENTRAL-DIVULGAÇÃO / TÂNIA RÊGO - ABR FHC, Banco Central e Aécio Neves: papel do Proer no favorecimento a "amigos" ainda é nebuloso O ramo materno da família do senador Aécio Neves (PSDB-MG) beneficiou-se de dois rombos no sistema financeiro brasileiro, que o levaram a consumir R$ 1,25 bilhões de recursos do Proer (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional), parte coberta pelos cofres públicos. Ocorreu entre 1996 e 1998, período em que o país era governado por FHC. Antes da história, uma explicação rápida: o Proer foi criado por FHC, sob o argumento de sanear o sistema financeiro, transferindo a

Mauro Santayana: ATÉ QUERIA PARABENIZAR O ALDO REBELO COMO NOVO MINISTRO DA DEFESA, MAS DEIXO ISSO PARA QUEM É DO RAMO...

Imagem

Eduardo Guimarães: Acusador do filho de Lula é pau-mandado de Eduardo Cunha, ora bolas!

Imagem
Posted by  eduguim  on 12/10/15 • Categorized as  Opinião do blog .   Há momentos em que quem se digna a acompanhar a política brasileira com sensatez e olhos de ver, sofre para manter a serenidade. A má fé do mercado corporativo de notícias e/ou análises sobre política chega a ser sobrenatural, em termos de irresponsabilidade, partidarismo e de uma falta de vergonha na cara estarrecedora. Senão, vejamos: um colunista ao estilo Veja – cria da Veja – se bandeia para O Globo. Na estreia, em meia dúzia de linhas solta uma informação bombástica. O colunista Lauro Jardim, no último sábado (11), nessa meia dúzia de linhas fez uma acusação gravíssima contra um cidadão que governou o Brasil durante oito anos e que deixou o cargo com 80% de aprovação. Detalhe: o atingido jamais teve, ao longo das décadas de sua acarreia política, uma única acusação leve ou grave provada contra si. Foi absolvido de todas as calúnias infamantes assacadas por seus adversários políticos, quase todas em

Cultura Inútil: Crianças, melhor não tê-las?

Imagem
. Blog do Boitempo - Por Mouzar Benedito.- 12/10/2015 Por  Mouzar Benedito . * Título inspirado no “Poema Enjoadinho”, de Vinícius de Moraes, que começa assim: Filhos… Filhos? Melhor não tê-los. Mas se não os temos, Como sabê-lo? Colecionei frases sobre crianças, ditas por filósofos, educadores, escritores (principalmente poetas) mães e pais… São anjos às vezes incompreendidos. Bem, nem sempre. Vou apresentar parte delas, e também ditados populares. Mas antes de apresentá-las, algumas considerações e também umas historinhas de espertezas infantis… Quando ouço algum adulto falando que criança não tem maldade ou que não mente, não sei se ele é hipócrita ou desmemoriado. Não se lembra ou finge não lembrar da sua própria infância. Moleque, às vezes, mente e manipula adultos.