Postagens

Mostrando postagens de outubro 2, 2015

Receita Federal cria equipes para monitorar grandes devedores

Imagem
A Receita Federal sinaliza que pretende apertar o cerco contra grandes devedores. O Diário Oficial da União desta quinta (8), publicou uma portaria determinando a criação de equipes regionais de Monitoramento Patrimonial e Garantia de Crédito Tributário. O objetivo é monitorar, de forma permanente, o patrimônio do devedor, de forma a combater artimanhas do contribuinte que tem débitos com o Fisco e tenta blindar seu patrimônio frente à existência de grandes dívidas tributárias. Vermelho.org - 08/10/2015   As atividades das novas equipes terão início em 1º de novembro, para começar logo a reforçar a arrecadação federal. Caso o contribuinte tenha débitos em valor superior a R$ 2 milhões e a 30% do seu patrimônio conhecido, é adotada a ação de arrolamento de bens, que permite o acompanhamento de movimentação patrimonial. Se for constatado que o patrimônio está sendo dilapidado, a Receita faz representação sobre o devedor à Procuradoria da Fazenda Nacional, para que esta ajuíze

Tijolaço: “Sigam o dinheiro” das contas de Cunha. Mas o crime político não precisa de mais provas

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 08/10/2015 -  NO TIJOLALO . A revelação, publicada por Jaílton de Carvalho em  O Globo , de que Eduardo Cunha fechou – um mês após a prisão de Paulo Roberto Costa –  duas das quatro contas  que mantinha no Banco Julius Baer, na Suíça, torna óbvio que as investigações sobre o dinheiro que estava ali têm dois caminhos evidentes e necessários. De onde veio e para onde foi. Quem foram as pessoas e empresas que nela depositaram e quem recebeu seus saldos, se em moeda, ordem de pagamento ou transferência de valores. Não há sentido em não se dar a público as informações, até porque o essencial, do ponto de vista político, está confirmado pela  manifestação do Procurador-Geral, Rodrigo Janot,  ao confirmar que há contas não-declaradas no exterior. É o suficiente para caracterizar evasão de divisas e falsa declaração ao TSE e, depois, à própria Câmara dos Deputados.

Janio de Freitas: Falta a resposta

Imagem
. Por Janio de Freitas - na Folha - 08/10/2015 O que indica, e como foi ou será obtida a indicação, que as doações de empreiteiras saíram da Petrobras? O desarquivamento, no Tribunal Superior Eleitoral, de um dos pedidos do PSDB para cassação de Dilma Rousseff e Michel Temer tem dois aspectos positivos. Embora os cinco votos pelo desarquivamento não fossem por tais aspectos. Até pelo contrário, talvez. Menos relevante, decidir de uma vez entre a correção e a ilegalidade da campanha de Dilma não deixa de ser uma das definições necessárias nas atuais circunstâncias. O país está sendo torturado há dez meses, com agravamentos também econômicos, pelas várias tentativas de destituir Dilma e Temer, para que Aécio Neves e o PSDB tenham a pretensa oportunidade de assumir o poder. E Eduardo Cunha veja o caminho aberto aos seus obscuros projetos. Ou seja, por ação de um grupo político que nada tem a distingui-lo dos demais, na qualidade medíocre e na ausência de programas.

Tom Jobim Live Concert 1986, Festival Intl De Jazz, Montreal, Canada Bossa Noval

Imagem

McCain: EUA devem responder à Rússia com ataques contra o exército sírio

Imagem
Sputnik News - 08/10/2015 O senador americano John McCain, presidente do Comitê da Forças Armadas do Senado, declarou que os EUA devem atacar instalações de importância para o regime sírio em resposta aos ataques aéreos da Rússia. © REUTERS/ JOSHUA ROBERTS EUA e Rússia discutem possibilidade de coordenar ações na Síria "Se a Rússia continuar atacando a oposição que apoiamos, devemos elevar o preço aos interesses russos, por exemplo, atacando alvos que são importantes para o regime de Assad", disse McCain.

Michel Chossudovsky: Obama acusa a Rússia de perseguir os "Terroristas Maneiros" dos EUA

Imagem
. Por Prof. Michel Chossudovsky - no Pravda.ru - 09/10/2015 Amplamente documentado mas raramente mencionado em reportagens e notícias é o fato do Estado Islâmico ser uma criação dos serviços de inteligência dos EUA com seus membros tendo sido recrutados, treinados e financiados pelos Estados Unidos e seus aliados o que aqui incluiria a Inglaterra, França, Arábia Saudita, Qatar, Turquia e Jordânia. Por Prof. Michel Chossudovsky Traduzido por Anna Malm* - Correspondente de Pátria Latina na Europa Até recentemente o Estado Islâmico tinha sido conhecido como  Al-Qaeda no Iraque (AQI) . Em 2014 essa veio a ser denominada como Estado Islâmico (Estado Islâmico do Iraque e Síria, Estado Islâmico do Iraque e do Levante).

Rodrigo Constantino foi morto pelo maior amor de sua vida: o mercado. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   07 out 2015 por :   Paulo Nogueira Não tem do que se queixar Rodrigo Constantino foi, paradoxalmente, vítima daquilo que ele mais idolatra: o mercado. Ele não tem do que se queixar, diante disso. Foi o mercado – ou sua  mão invisível , para usar a formidável expressão de Adam Smith – que colocou em estado de agonia terminal a empresa que despediu Constantino, a Abril. A  mão invisível  transformou em dinossauros as empresas de mídia tradicional com o advento da Era Digital. Revistas de papel – que fizeram a Abril ser o que foi – são hoje objeto em extinção. Você virtualmente só as encontra em consultórios de médicos e dentistas, mas mesmo assim a maioria dos paciente prefere ficar conectada a seus celulares para colher notícias em tempo real.

Dilma pede unidade na equipe e atuação junto às bancadas no Legislativo

Imagem
. riado em  08/10/15 19h27  e atualizado em  08/10/15 19h47   Por  Paulo Victor Chagas  Edição: Nádia Franco  Fonte: Agência Brasil A presidenta Dilma Rousseff pediu hoje (8) unidade aos ministros que tomaram posse, no início desta semana, para que atuem junto às bancadas de seus partidos no Congresso Nacional, na defesa do governo. Após a recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) pela rejeição das contas de Dilma no ano passado, o foco é a Comissão Mista de Orçamento do Congresso, responsável pela análise, em primeira instância, do parecer da Corte.

Na Itália, deputado usa Pizzolato para atacar até a militância do PT: “É o que há hoje de pior na política brasileira”. Mas alivia para Cunha

Imagem
publicado em 08 de outubro de 2015 às 09:25 por Conceição Lemes - no VIOMUNDO O deputado federal Rubens Bueno, presidente do PPS do Paraná e líder do seu partido na Câmara, participa na Itália de um Fórum de parlamentares daquele país e da América Latina. Nessa segunda-feira-feira 5, ele deu entrevista à repórter Giovanna Reanda, da Rádio Radicale, em Roma. O gancho, a questão da extradição de Henrique Pizzolato, ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, condenado na Ação Penal 470. Foragido do Brasil, ele foi preso na Itália. A entrevista durou 10m30s.  A repórter perguntava, é claro, em italiano, a tradutora repassava em português para o deputado, cuja resposta era então traduzida para a repórter. E assim foi o tempo todo. Detalhe: a tradutora foi Renata Bueno, filha do deputado.

PML: Voto de Nardes no TCU foi previsível e confuso

Imagem
. Por Paulo Moreira Leite - 08/10/2015 O motorista de táxi que foi me buscar no TCU na noite de ontem estava interessado na decisão do tribunal. Quando soube que as contas de Dilma haviam sido rejeitadas por unanimidade, reagiu numa frase: "vai ter impeachment?" A pergunta faz sentido. A função real da reprovação das contas é servir como matéria-prima ao esforço da oposição para dar um golpe parlamentar contra Dilma Rousseff. Não há dúvida de que o resultado de ontem irá engordar as acusações contra a presidente. Mas é duvidoso que fatos ocorridos em 2014, no último ano do primeiro mandato de Dilma, possam servir para afastar uma presidente em pleno exercício do segundo mandato.

Rita Almeida: O desejo como antídoto para o querer na sociedade de consumo

Imagem
Há quem pense que querer e desejar sejam a mesma coisa. Não são, e utilizar a tesoura do desejo seria a verdadeira revolução Rita Almeida - Carta Maior Há quem pense que querer e desejar sejam a mesma coisa. Não são! Ao menos, não para a psicanálise.    O querer é uma enorme prateleira, o desejo uma tesoura. A operação matemática do querer é a soma e do desejo a divisão, nunca exata, sempre com resto. O querer é cumulativo, já o desejo, envolve escolha e perda.   A operação que rege e sustenta o sistema capitalista e, portanto, domina a forma de estarmos no mundo hoje em dia é o querer. Ao capitalismo interessa o acumulo de coisas; prateleiras cheias para vender, prateleiras cheias para comprar. Queremos mais um livro, mais um perfume e mais um sapato, não importa quantos já temos. Queremos mais uma especialização, mais uma viagem e mais 20 canais de TV, não importa que sentido tenham feito em nossa vida. Queremos mais um carro, mais um imóvel e mais bens, não importa o que

A receita do modelo educacional finlandês: pense diferente. Por Claudia Wallin, de Helsinque

Imagem
Postado em   08 out 2015 por :   Claudia Wallin As crianças finlandesas são estimuladas a pensar diferente Este é o terceiro e último texto sobre a educação na Finlândia, uma referência de inovação e de resultados no mundo moderno. O projeto foi bancado por nossos leitores, aos quais agradecemos mais uma vez. Para fazer o trabalho a jornalista e escritora Claudia Wallin se deslocou de Estocolmo, onde vive, para Helsinque. Os demais textos você pode ler aqui. 1)  O que o Brasil pode aprender com a Finlândia na educação . 2)  A diferença entre ser professor na Finlândia e no Brasil . Para complementar o projeto, publicaremos, nos próximos dias, um vídeo que Claudia produziu em Helsinque.

Fernando Brito: Folha, o gato que ruge

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 08/10/2015 ; A Folha  publica hoje uma nota  – bem ao estilo “folhice” que o jornal adota, esquecido de que não é o centro do mundo – que seria de morrer de rir, se não matasse antes de vergonha. Defende-se de ser acusada do óbvio horror que tem dos governos do PT , nem tanto porque sejam daquele PT clássico, bem aceito  nos salões, tão frequente, mas do PT que acabou, empurrado pela realidade, assumido as práticas “populistas” do trabalhismo, dizendo que  “quem julga que a  Folha  persegue governos petistas deve dar uma lida nos comentários do então presidente Fernando Henrique Cardoso sobre o jornal.” Vi o assunto no  Conversa Afiada  e fui ler o texto. É uma dantesca exibição de autoritarismo, mau-caratismo e sabujice que só às mentes transtornadas pela vaidade e pela pretensão, como as de Fernando Henrique Cardoso e a dos dirigentes da Folha pode ser “comprovante” do espírito democrático de ambos. O “causo” se passou assim:

UNISINOS: Do privado ao Comum, práticas de uma reforma urbana radical.

Imagem
Entrevista especial com Joviano Gabriel Maia Mayer UNISINOS - 08/10/2015 "As ocupações promovem a construção de novos territórios insurgentes nas metrópoles brasileiras, cada vez mais indispostos a aceitar proposições políticas hierarquizadas que se apresentam como solução para os seus problemas e que atentam contra seus modos de vida e suas singularidades", frisa o advogado.  Foto: wallacecamargo.blogspot.com.br Ao contrário do que se supõe à primeira vista, maioria não se opõe à minoria (há aqui apenas uma diferença de grau). Maioria se opõe à  Multidão , no sentido de totalidade das singularidades. No espaço urbano, as disputas biopolíticas que se dão nas cidades tensionam um modo de ser análogo a uma espécie de fábrica pós-fordista que produz uma única coisa de inúmeras formas: o  Comum . “Aqui se considera que a produção imaterial de linguagem, saberes e afetos é, em princípio, comum, até que se opere a captura pelo capital, via direito de propriedade, o que ao

Taxa de desemprego do Rio cai de 4,5% para 3%

Imagem
Criado em  08/10/15 16h50  e atualizado em  08/10/15 17h14   Por  Repórter Rio  Fonte: TV Brasil Segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada nas seis principais regiões metropolitanas, o índice de desemprego no país é o maior desde março de 2010. Entre as regiões da pesquisa, o Rio de Janeiro alcançou o menor número. Em agosto de 2014 a taxa de desemprego na região era de 4,5%, no mesmo mês deste ano a taxa caiu para 3%.  Confira a matéria no vídeo do Repórter Rio:

Dmitry Orlov: O Império mais estúpido que já surgiu no mundo

Imagem
Dmitry Orlov Дмитрий Орлов   Traduzido por    mberublue Não pude deixar de perceber que durante as últimas semanas o Império Norteamericano se comportou de maneira extremamente imbecil – tão idiota mesmo que acredito que já merece o título de “Império Mais Estúpido que Já Surgiu no Mundo”. Alguém poderia afirmar que o Império comportar-se de maneira burra não é novidade, mas acontece que os recentes acontecimentos assinalam na direção de um salto gigantesco no nível de imbecilidade. O primeiro lampejo de extrema burrice mostrou a cara feia quando o General Lloyd J. Austin III, Diretor Geral do Comando Central dos Estados Unidos disse em uma sessão do Senado que apenas um pequeno número de combatentes sírios treinados pelos EUA ainda estão na luta – talvez algo como... cinco. A conta para treinar todo o contingente de “rebeldes moderados” ascendeu a 500 milhões de dólares. Como restaram cinco, cada um custou a bagatela de 100 milhões de dólares americanos, mas está tudo be

Pepe Escobar: O confronto OTAN-Rússia na Síria

Imagem
Pepe Escobar Пепе Эскобар  Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Um Su-30 entra uns poucos metros no espaço aéreo turco, por apenas dois minutos sobre a província Hatay, e volta ao espaço aéreo sírio logo que foi alertado por dois F-16s turcos. A OTAN, como se podia prever, veio com todas suas armas retóricas engatilhadas. A Rússia está causando "perigo extremo" e deve parar imediatamente de bombardear aqueles 'rebeldes moderados' bonzinhos que a coalizão dos oportunistas safados tanto se esforça para não bombardear. Mas, calma! A OTAN está atualmente ocupada demais para ir à guerra. A prioridade até pelo menos novembro é a épica operação Trident Juncture 2015; 36 mil soldados de 30 estados, mais de 60 navios de guerra, cerca de 200 aviões, todos treinando seriamente como defender-se do proverbial "Os Russos Estão Chegando!"

Marcos Coimbra: A popularidade de... FHC

Imagem
Opinião O tucano chegou a ter 8% de ótimo e bom, índice parecido com o de Dilma Rousseff hoje por  Marcos Coimbra  — na Carta Capital -   publicado  08/10/2015 02h59                                                                                                                                                 Tânia Rêgo/ Agência Brasil          O governo FHC tinha 8% de aprovação, número idêntico ao registrado por Dilma neste momento. Nos tempos atuais, que seriam cômicos se não fossem trágicos, alguns fingem não saber o que acontece e a outros a ignorância poupa da necessidade de simular.  Consideremos a insistência com que o tema da crise de  popularidade do governo aparece no discurso das oposições, no Congresso Nacional , ou na “grande” mídia. Do início do ano para cá, raramente se passa um dia sem que alguém se refira aos problemas de imagem do governo, da desaprovação da presidenta, da rejeição ao PT e coisas do gênero.

Mauro Donato: O racismo no Mackenzie também é culpa da Dilma?

Imagem
Postado em   08 out 2015 por :   Mauro Donato Desde ontem, quem entrou no banheiro masculino do Prédio 3 da Universidade Mackenzie, encontrou rabiscado atrás da porta: “Lugar de negro não é no Mackenzie, é no presídio.” Em que ano estamos? Segundo uma nota emitida após o episódio pela universidade, estamos em outubro de 2015, mês em que a instituição completa 145 anos de existência, de uma “história de ampliação de liberdades e construção de oportunidades” e de “compromisso com a defesa dos direitos e garantias individuais e coletivos”. Mas será que seus alunos representam bem esse compromisso? O problema está na pouca dedicação em transmitir esses valores ou na falta de interesse dos estudantes em absorvê-los?

Após indiciamento de Richa na PGR, Gaeco cumpre mandados da Publicano

Imagem
Blog do Esmael - 08/10/2015 No dia seguinte à confirmação do  indiciamento do governador Beto Richa  (PSDB) pela Procuradoria Geral da República (PGR), por corrupção na Receita Estadual, eis que o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) voltou às ruas na manhã desta quinta-feira (8) para cumprir mandados de prisão por lavagem de dinheiro na Operação Publicano. De acordo com o promotor Jorge Costa, coordenador do Gaeco, trata-se de uma terceira fase da Operação Publicano, dessa vez com a vertente de enfrentar a lavagem de dinheiro. “Buscar uma parte do dinheiro desviado”, afirmou Costa.

Vannuchi: Decisão do TCU não é pretexto para impeachment, se a Justiça for correta

Imagem
Comentarista diz que Dilma precisa agir com rapidez, refazer as contas para se fortalecer no Congresso e mudar rumos da economia para recompor seu programa e sua base social por  Redação RBA   publicado  08/10/2015 13:16,  última modificação  08/10/2015 14:37 LULA MARQUES/FOTOS PÚBLICAS "Votação unânime sobre recomendação à rejeição das contas de Dilma escancarou corporativismo do TCU" São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff precisa refazer os cálculos para fortalecer sua base de sustentação no Congresso Nacional; verificar que possíveis respostas dará o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior eleitoral às iniciativas “golpistas” em curso; e buscar rapidamente a retomada do crescimento econômico, contornando a obsessão da equipe econômica pelo ajuste fiscal. São essas, na avaliação do cientista político Paulo Vannuchi, as condições do governo para conseguir debelar a combinação de crise política com crise econômica que paralisa o governo, dificulta