Postagens

Mostrando postagens de setembro 30, 2015

O impacto das propinas nas eleições para governador de SP (7 de agosto de 2013)

Imagem
Publicado em   7 de agosto de 2013 por   Notícias&fatos DIARIO DO CENTRO DO MUNDO 6 DE AGOSTO DE 2013 O escândalo do metrô vai ser um assunto indigesto para Alckmin em sua campanha E então aparece um nome graúdo do PSDB no caso das propinas da Alstom: Andrea Matarazzo. A Polícia Federal indiciou Matarazzo, segundo a Folha. Andrea Matarazzo, hoje vereador pelo PSDB de São Paulo, ocupou posições importantes sob a presidência de FHC e nos governos de Serra e Alckmin. Ele nega, e seria de estranhar que admitisse. Agora finalmente a mamata parece que chegou ao fim, e também a impunidade abjeta que a marcou. Depois de anos de corrupção milionária admitida pelos corruptores de multinacionais como Siemens e Alston, e não investigada nem pela justiça e nem pela mídia brasileira, os fatos emergem, sob a pressão da opinião pública que encontrou na internet uma forma de se manifestar.

Adriano Benayon: Lei de Responsabilidade Fiscal serviu para garantir pagamentos de juros; foram R$ 20 trilhões com a dívida pública desde 1988

Imagem
publicado em 06 de outubro de 2015 às 20:24 VIOMUNDO . Cair na real – LRF e juros Adriano Benayon * – 03.10.2015 O  senador Cristovam Buarque divulgou mensagem em que manifesta preocupação com o risco de os gestores públicos, diante da crise e da queda da arrecadação, descumprirem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 2. Referiu-se aos projetos de lei aprovados na Câmara e no Senado que acrescentavam despesas ao Orçamento da União. A presidente Dilma buscou impedir sua passagem, com 32 vetos, dos quais 26 foram mantidos pelo Congresso, mas seis foram rejeitados, o que elevará gastos.

PSDB estuda ‘saída honrosa’ para Eduardo Cunha

Imagem
. Postado em  6 de outubro de 2015 às 8:41 pm DCM Do  uol : O PSDB informou nesta terça-feira (6) ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que vai pedir sua renúncia do cargo caso surjam documentos que comprovem que ele possui contas na Suíça. A avaliação entre os tucanos é que a situação está ficando “insustentável” e já se cogita buscar uma “saída honrosa” para o peemedebista. A bancada do partido se reúne na tarde desta terça (6) para discutir o assunto. Vários parlamentares da legenda já se manifestaram publicamente em defesa do afastamento de Cunha. O deputado Valdir Rossoni, do Paraná, por exemplo, divulgou nas redes sociais as fotos de Dilma e Cunha com uma pergunta: “Quem faz mais mal ao Brasil?”. “Se o MP confirmar (as contas de Cunha na Suíça) a situação de Cunha ficaria insustentável”, diz o deputado Vanderlei Macris (SP).

Helena Sthephanowitz: Investigação sobre contas suíças de Cunha estava na gaveta desde 2006

Imagem
REINCIDÊNCIA Nove anos atrás foram encontradas operações cambiais com indícios de irregularidades atribuídas ao deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara por  Helena Sthephanowitz, para a Rede Brasil Atual   publicado  06/10/2015 18:32,  última modificação  06/10/2015 20:19 Cunha e Barbosa: petição ficou na gaveta do ministro do STF por oito anos; quando saiu, continuou parada Desde 2006, a Divisão de Repressão a Crimes Financeiros da Polícia Federal encontrou operações cambiais com indícios de irregularidades atribuídas ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e diversos outros políticos. Mas parece que a necessária investigação para esclarecer os fatos ficou engavetada e acabou atropelada por investigações de autoridades suíças. Naquele ano de 2006 foi dada entrada no Supremo Tribunal Federal (STF) a Petição Avulsa de nº 193.787 tratando dessa investigação, possivelmente por haver muitos políticos com foro privilegiado. Estranhamente não consta do sistema de con

Os Estados Unidos e os "tiranos democráticos"

Imagem
. Por Valter Xéu - no Pravda.ru - 07/10/2015 A Arábia Saudita pede para que a Rússia cesse os bombardeios contra os terroristas na Síria, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos, acusam a Rússia de bombardear 'outros' terroristas treinados e armados por eles para derrubar o Presidente sírio Bashar Al Assad.  Por outro lado, o mundo pede para que a Arábia Saudita cesse a invasão ao Iêmen e com os ataques aéreos que têm vitimado a população civil em grande proporção.  Os Estados Unidos, com seus drones no Oriente Médio, lançam, diariamente, bombas contra escolas, hospitais, mercados e ate mesmo festas de casamentos na Síria, sempre alegando se tratar de ataques a bases terroristas. Os mesmos terroristas que eles armaram e treinaram, desde o início da crise, para espalhar o terror na Síria, no Iraque e em toda a região do Oriente Médio.

Grécia: Leia aqui o “plano B” de Lapavitsas

Imagem
. infoGrécia - 05/102015 O infoGrécia publica o documento de Lapavitsas e Flassbeck sobre a saída do euro e a entrevista do economista grego sobre o Syriza e a Unidade Popular. Chama-se “Um Programa de Salvamento Social e Nacional para a Grécia”, tem 48 páginas na versão em inglês e foi escrito pelos economistas Costas Lapavitsas e Heiner Flassbeck, ex-secretário de Estado das Finanças do ministro alemão Oskar Lafontaine entre 1998 e 1999. A colaboração entre os dois economistas não é nova, sendo co-autores do livro “ Contra a Troika: Crise e Austeridade na Zona Euro “, publicado na Alemanha com o título “ Só a Alemanha Pode Salvar o Euro ” logo após as eleições de janeiro passado. O jurista Petros Miliarakis, que fez parte dos Tribunais europeus em Estrasburgo e no Luxemburgo, escreve uma adenda legal sobre as complexidades da saída do euro.

Tijolaço: Chamado de “carne morta” por vice do PSDB, Cunha mantém assalto ao pré-sal

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 06/10/2015  NO TIJOLAÇO . O vice-presidente nacional do PSDB, Alberto Goldman – um seguidor da escola moral dos comunistas que se passam para a direita, que tem como paradigma ético Carlos Lacerda –  chamou hoje de “carne morta”   do deputado Eduardo Cunha. Ingrato Goldman, porque Cunha continua prestando bons serviços aos tucanos. Hoje,  recusou o requerimento  – apoiado pelo PMDB –  para retirar o pedido de urgência para o projeto entreguista que acaba com a reserva de 30% do pré-sal para a Petrobras, duplicata na Câmara da proposta de José Serra, no Senado, para escancarar – abertas estão, pois podem participar, sem controlar a exploração – nossas maiores reservas de petróleo.

Deputado Paulo Teixeira rebate FHC e qualifica PSDB de partido de oposição ao Brasil

Imagem
. Terça, 06 Outubro 2015 O vice-líder do Governo na Câmara, deputado  Paulo Teixeira (PT-SP) , rebateu hoje (6) críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) à recomposição ministerial feita pela presidenta Dilma Rousseff. “O essencial é que essa maioria seja construída de forma ética, transparente e republicana, como Dilma tem feito, e não valendo-se de subterfúgios e expedientes ilícitos", diz Teixeira, em artigo publicado no site Diário do Centro do Mundo. O deputado atribui as declarações de Fernando Henrique Cardoso à percepção de que Dilma voltou a recompor sua base, enquanto o PSDB se isola e insiste em agir contra o país ao votar, por exemplo, contra o veto da presidenta às emendas que inviabilizariam o ajuste fiscal. "Atitudes como essa nos convencem de que o PSDB deixou de ser o maior partido de oposição do Brasil para se tornar o maior partido de oposição ao Brasil", afirma.

Uma grande história nas mãos de um grande escritor | Eric Nepomuceno escreve sobre Hereges, de Leonardo Padura

Imagem
Blog da Boitempo - Publicado em 06/10/2015 Em seu novo livro, o escritor cubano Leonardo Padura repete a façanha do best-seller premiado   O homem que amava os cachorros  (2013, Boitempo) ao criar um híbrido de romance histórico, policial e social. O livro  ganhou o X Prêmio Internacional de Romance Histórico “Ciudad de Zaragoza” e foi finalista dos prêmios Médicis e Fémina. Confira, abaixo, o texto de orelha do livro assinado por Eric Nepomuceno.

BBC: 'Fico muito orgulhoso das minhas amizades e inimizades', diz Gilmar Mendes

Imagem
Por Mariana Schreiber - Da BBC - Brasil em Brasília - 16:30 Gilmar Mendes: "Há amizades que densonram e amizades que honram. Eu fico muito orgulhoso tanto das minhas amizades, quanto das minhas inimizades" A frase é do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, que em entrevista à BBC Brasil na manhã desta terça-feira rebateu críticas de que adotaria posturas diferentes em casos relacionados ao PT. "Não, não, não. Veja o que eu decidi. Por exemplo, fui eu quem arquivou o processo contra o (ex-ministro Antônio) Palocci. Eu fui o voto relator. Quem pediu para arquivar um processo sério contra o (atual ministro da Educação Aloizio) Mercadante fui eu. No (julgamento do) mensalão, muitos votos atenuantes (de redução de pena) eram meus. Nunca personalizei isso", afirmou. Reportagem publicada na BBC Brasil nesta terça-feira conversou com defensores e críticos ao ministro para falar sobre sua atuação, no dia em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Covardia terrorista: Militantes do EI se escondem em mesquitas para fugir dos caças russos

Imagem
Sputnik News - 06/10/2015  -  Rússia combate Estado Islâmico na Síria Os terroristas do Estado Islâmico estão se escondendo em mesquitas para fugir da mira dos aviões russos, segundo disse nesta terça-feira (6) o vice-ministro russo da Defesa, Anatoly Antonov, citando provas em vídeo durante uma entrevista coletiva. "Sabendo de nossa atitude cuidadosa, respeitosa em relação às mesquitas, eles [os terroristas] entendem que nós nunca – em quaisquer circunstâncias – realizaríamos ataques aéreos contra instalações civis", disse o vice-ministro, após participar de uma reunião com adidos de imprensa de vários países, com um representante dos EUA entre eles.

Preço da cesta básica cai em 13 das 18 capitais pesquisadas pelo Dieese

Imagem
Criado em  06/10/15 15h14  e atualizado em  06/10/15 15h23   Por  Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil  Edição: Juliana Andrade  Fonte: Agência Brasil O preço da cesta básica caiu, em setembro, em 13 das 18 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). As maiores quedas foram registradas em Belém (-4,56%), Fortaleza (-3,88%), Recife (-3,50%) e Goiânia (-2,96%). As maiores altas foram verificadas em Florianópolis (2,77%), Vitória (0,99%), no Rio de Janeiro (0,74%), em Curitiba (0,44%) e Belo Horizonte (0,23%). A cidade de Porto Alegre foi a capital com a cesta de maior valor (R$ 385,70), seguida por São Paulo (R$ 383,21), Florianópolis (R$ 383,10) e pelo Rio de Janeiro (R$ 362,90).

Marinalva Oliveira: 'Missão de Mercadante é privatizar educação'

Imagem
Em greve há 128 dias, professores avaliam que a situação de penúria das universidades deve se agravar ainda mais. Najla Passos - Carta Maior A volta do petista Aloísio Mercadante para o Ministério da Educação (MEC) é uma ação estratégica do governo para viabilizar a privatização das universidades públicas. A avaliação é da 1ª vice-presidente do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes-SN), Marinalva Oliveira, que, nesta segunda (5), participou do ato em defesa da educação pública, realizado por professores de todo o país, em frente ao órgão.    “Mercadante é considerado um ministro forte no governo Dilma e, por isso, retorna ao MEC com a missão de fazer o que os seus antecessores [Cid Gomes e Renato Janine] não conseguiram e a força do nosso movimento não deixou: avançar no processo de privatização do ensino superior”, afirmou ela, poucas horas do novo ministro ser reempossado no cargo, em cerimônia conduzida pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do P

PML: Antecedente trabalha pelo afastamento de Nardes

Imagem
. Por Paulo Moreira Leite - 06/10/2015 Para quem ainda  acredita que a ideia de que o ex-deputado da Arena  Augusto Nardes deve ser afastado da função de relator das contas do governo Dilma no TCU é um simples exotismo cabe conhecer um episódio de 2005.     Em março daquele ano, ocorreu um caso semelhante. O  ministro Lincoln Magalhães da Rocha foi forçado a renunciar à relatoria de uma  representação que pedia a exoneração de parentes de deputados que foram contratados pela Câmara sem passar por concurso público. O pedido de renúncia foi feito pelo presidente do TCU na época, Adylson Motta, e apresentado pelo Ministério Público Federal. Ambos reagiram a uma situação idêntica aquela que se verifica dez anos mais tarde.

Operação aérea russa põe terroristas do Estado Islâmico em pânico

Imagem
Os terroristas do Estado Islâmico suspenderam o funcionamento de todos os postos de controle na cidade de Raqqa, na Síria, e cancelaram todas as iniciativas públicas por causa da operação aérea russa, disse à agência russa Sputnik uma fonte em Raqqa. Bandeira do Estado Islâmico reduzida a trapo após ataques A operação área contra o Estado Islâmico fez com que o comando do grupo terrorista tomasse medidas urgentes. Segundo as informações obtidas pela Sputnik de fonte cujo nome não se revela por motivos de segurança, na capital não oficial do Estado Islâmico os bombardeios dos caças russos provocaram o pânico entre os terroristas. A fonte disse que os jihadistas não esperavam que a aviação russa agisse de forma tão decisiva. “Pensavam que os caças russos iriam agir como os aviões norte-americanos que realizavam ataques localizados de pouca frequência à noite e depois partiam. Mas a aviação russa faz outra coisa. Os caças realizam bombardeamentos contínuos contra as posições do Es

Paulo Nogueira: A revolta impotente da ombudsman contra seu próprio jornal.

Imagem
Postado em   06 out 2015 por :   Paulo Nogueira Vida dura a dela Quase senti pena da  última coluna  de Vera Guimarães, ombudsman da Folha. Foi um grito de revolta impotente, uma lamúria atirada num jornal que perdeu o pudor, foi tudo isso muito mais que um mero artigo para analisar o jornal. Foi, também, uma amostra dos apuros que jornalistas  honestos  enfrentam hoje em redações dedicadas a minar o pensamento progressista. Ou você joga este jogo sujo ou está fora. Vera, pelo menos por enquanto, está garantida pela imunidade temporária que o cargo dá a ela. O tema da coluna era Eduardo Cunha.

O cofre de Alckmin é a confissão do “Metrolão”. E do cinismo nacional.

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 06/10/2015 Transparente como a água suja do fundo do Cantareira. É o mínimo que se pode dizer da decisão,  publicada na Folha de hoje , do Governador Geraldo Alckmin de tornar “ultrassecretos” – com acesso vedado por 25 anos – milhares de documentos relativos às obras do Metrô e às aquisições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. A desculpa de que ‘pessoas “mal-intencionadas” poderiam ter acesso’ à documentação é um deboche. As obras do metrô paulista feitas nos últimos anos já se mostraram uma forma escandalosa de “cavar” dinheiro ilegal e estão sob investigação no Cade e no Ministério Público.

Janio de Freitas: Delação lavada

Imagem
. Janio de Freitas - Folha de São Paulo - 06/10/2015 O acordo de delação premiada de Renato Duque é esperado para qualquer momento. E, com isso, não só a reiteração de nomes e versões já bastante noticiados, mas também o envolvimento de mais políticos. Com provável surpresa. Renato Duque e Paulo Roberto Costa formaram a dupla dos mais contatados dirigentes da Petrobras por políticos e representantes de empreiteiras. O momento de apreensão vivido na Lava Jato não se deve, porém, a Renato Duque. A reprimenda do ministro Teori Zavascki na Lava Jato aumenta a expectativa sobre sua próxima decisão de retirar ou lá manter, como desejam o juiz Sergio Moro e os procuradores, o inquérito sobre o almirante Othon Silva e a estatal Eletronuclear. O ministro não gostou de constatar a ausência de políticos na delação premiada de Dalton Avancini, dirigente da empreiteira Camargo Corrêa, no inquérito da Eletronuclear. Vira-os, em especial a do ex-ministro Edson Lobão, em referência ao

Sayka Shoji - Tchaikovsky : Violin Concerto in D major op.35

Imagem

gal costa e zeca baleiro Flor da pele

Imagem

A estratégia dos Estados Unidos para a América Latina

Imagem
Documentos do Wikileaks revelam um plano detalhado para derrubar os governos eleitos dos países latino-americanos e até mesmo o assassinato de Evo Morales. Russia Times- Carta Maior  No recém terminado verão europeu, o mundo viu como a Grécia tentou se opor às chantagens das instituições internacionais que obrigaram o país a aceitar um pacote de novas medidas de austeridade. O endividado Estado grego não pode se negar a cumprir as ordens da Troica conformada pelos credores. Depois do referendo convocado pelo governo de Alexis Tsipras, o Banco Central Europeu privou a economia grega de liquidez, o que intensificou a recessão e transformou o resultado do voto popular numa farsa.   Uma batalha similar pela independência das nações vem sendo travada na América do Sul, durante os últimos 15 anos. Apesar das tentativas de Washington de destruir a “dissidência estatal” em vários países utilizando as mesmas técnicas empregadas contra Atenas, a fortaleza da América Latina vem suporta

Zé Ramalho - Avôhai

Imagem

4 a cada 10 ônibus são queimados horas após mortes cometidas por PMs

Imagem
Dos 46 ônibus queimados em 2015, pelo menos 18 foram atacados após ações policiais que resultaram em morte na periferia paulistana por  Ponte Jornalismo  — na Carta Capital -    publicado  06/10/2015 02h49 Rafael Bonifácio/Ponte Jornalismo De janeiro de 2013 até junho de 2015, não houve um mês, em que ao menos um coletivo não tenha sido alvo. Por Paulo Eduardo Dias O grande sonho de Lucas era ser jogador de futebol. Douglas estava feliz por ter conseguido um emprego com carteira assinada. Maycon passeava de carro durante uma quente noite de dezembro. O que os três têm em comum? Após serem mortos por policiais militares , ônibus foram incendiados nas regiões onde moravam. A prática de queimar ônibus em São Paulo vem aumentando a cada ano, com recordes que já dizimaram mais de 520 coletivos em dez anos, entre janeiro de 2005 e junho de 2015. De acordo com levantamento feito pela reportagem  Ponte , ao menos 18 casos de queima de ônibus na capital estão relacionados à

Importante manter a França bem longe da guerra síria

Imagem
. ORIENTE mídia - 06/10/2015 28/9/2015,  MK Bhadrakumar,  Indian Punchline traduzido por Vila vudu Não se observa nenhum sinal de mal-estar em Washington ou em qualquer capital ocidental ante o fato de, no domingo, a França  ter feito seu primeiro ataque aéreo na Síria . É momento terrível. Não esqueçam que a França, com a Grã-Bretanha, é a ‘criadora’ da Síria moderna. Usar violência contra a prole não é prática rara para a França – é o que continua a fazer na África –, mas mesmo assim tresanda insensibilidade nesse caso, dada a vergonha que ainda cerca o  pacto Sykes-Picot . (Em maio do próximo ano, esse capítulo vergonhoso da história colonial da Europa completa 100 anos.)

Pablo Neruda - su poesia en su propia voz

Imagem

Éric Toussaint: Cada vez mais Bancocracia

Imagem
É totalmente claro que a política dos governos e dos bancos centrais alimenta uma bolha especulativa nos mercados bolsistas. Já começou na China em 2015 e pode estalar a qualquer momento na Europa e nos Estados Unidos. Eric Toussaint - ESQUERDA.NET Qual foi a evolução da situação e quais são os acontecimentos mais importantes em relação aos temas abordados no livro Bancocracia, desde que o terminou de escrever a 31 de março de 2014? Não se impôs ao sistema financeiro privado nenhuma medida que permitisse evitar o rebentar de novas crises. Os governos, bem como as diferentes autoridades responsáveis por velar pelo respeito das regulamentações e pelo seu aperfeiçoamento, atrasaram no tempo ou suavizaram enormemente as pequenas medidas anunciadas em 2008-2009. Prosseguiu a concentração bancária e também as atividades de risco. Os 15 a 20 maiores bancos privados da Europa e dos Estados Unidos continuaram implicados em diferentes escândalos relacionados com os empréstimos tóxic

Gabriel García Márquez entrevista a Pablo Neruda

Imagem

Mercedes Sosa - Gracias a La Vida

Imagem

Cuba sintetiza o anseio de soberania da América Latina

Imagem
A hostilidade econômica e as sabotagens armadas não fizeram os cubanos se curvarem, ou repensarem seu vigor latino-americanista. Darío Pignotti, enviado especial a Havana - Carta Maior - 05/10/2015 Quando Francisco, um papa que toma mate e fala sobre o “Che”, visitou Fidel Castro há duas semanas, e conversou com o único líder que protagonizou vários dos momentos mais intensos da região durante a segunda metade do Século XX, a América Latina viveu um desses acontecimentos destinados a entrar para a História. O encontro de Fidel com o papa Jorge Bergoglio, no contexto da reaproximação entre Havana e Washington, foi um episódio comparável com a Cúpula das Américas de 2005, quando Luiz Inácio Lula da Silva, Hugo Chávez e Néstor Kirchner acabaram com a utopia regressiva da ALCA, a proposta de George W. Bush e seus capangas, o mexicano Vicente Fox e o colombiano Álvaro Uribe.

A Cidade (Clipe) - Chico Science & Nação Zumbi

Imagem

Exclusivo: Países da América do Sul precisam harmonizar suas regras em petróleo e gás

Imagem
Sputnik News - 11/10/2015 O ex-diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo e consultor em exploração de petróleo Haroldo Lima, em entrevista exclusiva para a Sputnik Brasil, explica que os países da América do Sul precisam trilhar um caminho de intercâmbio de experiência para a integração regional na área petroleira. Haroldo Lima acredita que para os países da América do Sul chegarem, por exemplo, ao patamar da Federação Russa no setor de petróleo e gás precisam estabelecer como meta um certo grau de harmonização da legislação e da regulação de acesso às reservas: “Também um certo grau de harmonização dessa mesma legislação com relação ao uso das reservas, a compra de cessão de direitos e ainda uma integração melhor entre conceitos e regras, que devem ser mais ou menos análogos e não discrepantes.”

Chico Science e Nação Zumbi - Maracatu Atômico

Imagem

Jimi Hendrix --- Voodoo Child, Live '69

Imagem

Kiko Nogueira: Por que a Coca, patrocinadora de Cunha, não faz com ele o que fez com Blatter?

Imagem
Postado em   05 out 2015 por :   Kiko Nogueira Este homem não está à venda Os maiores patrocinadores da Fifa divulgaram um comunicado pedindo a “renúncia imediata” de Sepp Blatter da presidência. Coca Cola, McDonald’s, Visa e Budweiser cobraram mudanças na entidade. Em fevereiro, o ladrão Blatter havia anunciado que sairia. Uma semana depois, mudou de ideia. O recado foi dado após o aviso das autoridades suíças de que Blatter está sob investigação por gestão fraudulenta e apropriação indébita. A Coca, parceira desde 1978, foi a mais contundente. É preciso “retomar a confiança de todos aqueles que amam o esporte”. “Para o benefício do jogo, a Coca-Cola quer que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, saia para que um processo de reforma crível e sustentável possa começar seriamente. A cada dia que passa, a imagem e reputação da Fifa estão sendo ainda mais manchadas. A Fifa precisa de uma reforma abrangente e urgente, o que só pode ser realizado através