Postagens

Mostrando postagens de setembro 23, 2015

RBA: Cunha e Renan articulam, mas Dilma veta financiamento privado de campanhas

Imagem
Presidenta da República segue entendimento do Supremo Tribunal Federal, para o qual "o poder de eleger é do cidadão, não é de segmentos econômicos", segundo o ministro Marco Aurélio por  Redação RBA   publicado  29/09/2015  ROBERTO STUCKERT FILHO/PR Dilma voltou hoje ao Brasil após participar de Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York São Paulo – Como esperado, a presidenta Dilma Rousseff vetou o financiamento privado de campanhas eleitorais ao sancionar, hoje (29), a minirreforma eleitoral. A decisão seguiu o julgamento do Supremo Tribunal Federal, encerrado no último dia 17, que considerou o financiamento privado inconstitucional por oito votos a três. Segundo a assessoria do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-SP), o veto deve ser publicado em edição extra do  Diário Oficial da União  desta terça-feira. A imprensa em Brasília divulgou hoje que os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL)

Feltrin: Nova empresa de medição de audiência desinfla a Globo; quanto a Secom pagou a mais do que deveria pela publicidade?

Imagem
Viomundo - 29/09/2015 GfK: Record e SBT têm mais audiência do que Ibope diz Ricardo Feltrin, no UOL, sugerido pelo Aldo Dados da Gfk sobre audiência serão divulgados oficialmente na próxima semana Os primeiros dados apurados pela empresa alemã GfK, que começou a medir o público da TV brasileira nas últimas semanas, apontam que a audiência de emissoras como Record e SBT é maior do que a registrada até hoje pelo Ibope. A GfK passa a ser a concorrente do instituto, que até então detinha o monopólio na área. O UOL teve acesso a algumas observações feitas após as primeiras medições do GfK. A primeira leva de dados consolidados só deverá ser divulgada na próxima semana pela empresa às emissoras que assinaram seu serviço (Record, SBT e RedeTV!).

Globo ladeira abaixo: Zelotes pode derrubar presidente de afiliada da Globo

Imagem
A RBS é uma das empresas suspeitas de participação no esquema de corrupção montado para não pagar impostos e que sonegou bilhões de reais. Naira Hofmeister - Carta Maior A notícia está entre os  trending topics  do twitter desde que começou a circular, na manhã desta terça-feira, 29, em Porto Alegre. O presidente executivo do grupo RBS – afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina – Eduardo Melzer, pode estar de saída da casa. Quem deu o furo foi o jornalista Luiz Cláudio Cunha, que desde o ano passado acompanha a crise na empresa em matérias publicadas no Jornal JÁ de Porto Alegre. Segundo Luiz Cláudio, o afastamento de Duda Melzer, como é conhecido, será oficializado em outubro. A especulação – já conhecida há semanas no mercado da comunicação – ganha força a medida em que se aproxima o momento em que a Polícia Federal denunciará os primeiros nomes da Operação Zelotes.

Claudia Wallin: O que o Brasil pode aprender em educação com a Finlândia?

Imagem
Postado em   29 set 2015 por :   Claudia Wallin As crianças finlandesas são “preparadas para a vida”: cena de uma escola num subúrbio de Helsinque Esta é a primeira parte do Projeto Escandinávia, bancado por nossos leitores. O foco não poderia ser mais oportuno: educação num país que se tornou uma referência mundial no assunto, a Finlândia. O texto é de Claudia Wallin, que se deslocou para Helsinque para investigar o caso de sucesso finlandês na educação. Claudia é uma especialista em Escandinávia. Moradora de Estocolmo e casada com um sueco, é autora de um livro fundamental para quem deseja conhecer o espírito escandinavo:  Um País sem Excelências e Mordomias . Nos próximos dias, publicaremos as demais partes do Projeto — e um vídeo feito por Claudia em Helsinque. Soltaram as bestas do Apocalipse, dir ã o os arautos do fim do mundo: nas escolas finlandesas, o filho do empres á rio e o filho do lixeiro estudam lado a lado, em um eficiente e igualit á rio

Luiz Sérgio critica falta de colaboração da Polícia Federal com a CPI da Petrobras

Imagem
PT na Câmara - 29/09/2015 O relator da CPI da Petrobras, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), manifestou, em reunião da comissão nesta terça-feira (29), preocupação com o tratamento que o Ministério da Justiça e a Polícia Federal vêm adotando em relação aos pedidos de informação sobre a apuração das escutas ilegais que ocorreram na cela do doleiro Alberto Youssef, em Curitiba (PR). Essa falta de cooperação levou o deputado a sugerir aos membros da CPI uma audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e com o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), para relatar esses “graves” problemas. “São questões nebulosas que nos trazem preocupação. Infelizmente não estamos conseguindo avançar porque não temos a colaboração da Polícia Federal”, avaliou Luiz Sérgio.

Cunha e Renan, para Dilma: “a bolsa ou a vida!”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 29/09/2015 Anunciam os jornais que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, articula com o do Senado, Renan Calheiros, a votação de uma Proposta de Emenda Constitucional que “enfie” o financiamento das campanhas eleitorais por empresas privadas na Carta Magna do País, criando uma confrontação com a decisão do Supremo Tribunal Federal  de proibi-lo, por oito votos a três. Juridicamente, uma aberração, porque o financiamento privado não foi proibido por falta de menção a isso no texto constitucional, mas por violação dos princípios de equidade da disputa eleitoral, o que PEC alguma mudará. Qualquer emenda assim está fadada a ter declarada, ato contínuo, a sua ineficácia, por violação dos mesmos princípios. Não é, portanto, para interpretar-se sob o aspecto jurídico-político a atitude. Ela tem de ser vista como pressão e chantagem, e em várias etapas, nada mais.

DW: Pink Floyd chega aos cinemas com "Roger Waters The Wall"

Imagem
DW - Data 29.09.2015 Autoria Nikolas Fischer (af) Documentário mostra registros da turnê mundial do ex-integrante do Pink Floyd e apresenta elementos autobiográficos, como visitas aos túmulos do avô e do pai de Waters, mortos na Primeira e na Segunda Guerra Mundial. Com mais de quatro milhões de espectadores, a The Wall Tour (2010 – 2013), do músico Roger Waters, foi a maior turnê de um artista solo de todos os tempos. Ao longo de anos, o megaevento foi acompanhado por uma equipe de filmagem. O resultado é o documentário  Roger Waters The Wall , dirigido pelo próprio Waters, que – como o título sugere – apresenta fortes elementos autobiográficos. The Wall , o álbum duplo mais vendido no mundo, já havia revelado Waters como o cérebro do Pink Floyd. O disco é considerado o último grande trabalho da banda. Lançado em 30 de novembro de 1979 no Reino Unido, o álbum-conceito fala sobre a solidão do cantor de rock Pink, que tem de lidar com a morte do pai, a superproteção da mãe,

Eduardo Guimarães: Eduardo Cunha chega a dar saudade de Severino Cavalcanti

Imagem
Posted by  eduguim  on 29/09/15 • Categorized as  Opinião do blog Lembra-se de Severino Cavalcanti? Ele foi presidente da Câmara dos Deputados entre 14 de fevereiro e 21 de setembro de 2005. Seu mandato deveria ser de dois anos, mas foi abreviado por um cheque de dez mil reais. Aqui vai uma ajuda-memória para o leitor avaliar que éramos felizes e não sabíamos. Em 2005, surgiram denúncias de que havia na Câmara pagamento de “mensalinho”, um esquema de propinas em que o então presidente da Casa, Severino Cavalcanti, estaria envolvido. Naquele ano, foi mostrada, em rede nacional, cópia do cheque utilizado para pagar ao presidente da Câmara o “mensalinho”. Sebastião Buani, o dono de um restaurante da Câmara, acusou Severino de cobrar-lhe a mensalidade de 10 mil reais sob ameaça de fechar o estabelecimento. Em 21 de setembro, Severino renunciou à Presidência da Câmara e ao mandato de deputado federal em decorrência das denúncias.

Dexter Gordon - Ballads

Imagem

Fernando Spilki: A contaminação das águas e a disseminação de doenças de proliferação hídrica.

Imagem
Entrevista especial com Fernando Spilki UNISINOS - Terça, 29 de setembro de 2015 “Ainda coletamos ao redor de 50% do esgoto doméstico que produzimos nas cidades (no ambiente rural a situação é ainda mais grave) e tratamos menos de 30% disso antes de lançar aos rios esses dejetos”, comenta o virologista. “As causas da  contaminação da água  no Brasil estão intrinsecamente ligadas a um processo de rápida e expressiva expansão dos centros urbanos, especialmente na segunda metade do século XX”, diz  Fernando Spilki  à  IHU On-Line , em entrevista concedida por e-mail. Segundo o pesquisador, a  expansão urbana  foi feita sem planejamento e os corpos d’água foram “considerados meros receptores e canais de escoamento de resíduos domésticos e industriais. Era forte a ideia (e ainda é) da máxima de que a ‘diluição é a solução’, quanto maior ou mais caudaloso um corpo hídrico, mais contaminação se poderia jogar nele. O irônico é que justamente desses mananciais é que advém a maior parte da

Discurso à 70ª Assembleia Geral da ONU

Imagem
Vladimir Putin Влади́мир Влади́мирович Пу́тин فلاديمير بوتين  Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu (...), Senhoras e senhores. O 70º aniversário da ONU é boa ocasião para considerar a história e falar de nosso futuro comum. Em 1945, os países que derrotaram o nazismo reuniram esforços para lançar fundações sólidas para a ordem mundial do pós-guerra. Permitam-me lembrar-lhes que as decisões chaves sobre os princípios que guiaram a cooperação entre estados e o estabelecimento da ONU foram tomadas em nosso país – em Yalta, na Crimeia – onde se reuniram os líderes da coalizão anti-Hitler. O sistema de Yalta nasceu de fato em ação. Nasceu ao custo de dez milhões de vidas e de duas guerras mundiais que varreram o planeta no século 20. Sejamos justos – o sistema de Yalta ajudou a humanidade a atravessar eventos turbulentos, muitas vezes dramáticos, das últimas sete décadas. E salvou o mundo de levantes em grande escala.   A ONU é única em sua legitimidade, rep

Crise síria: Tropas russas já estão no teatro de guerra para a luta contra o Estado Islâmico

Imagem
Robert Fisk   Traduzido por    mberublue O primeiro alvo a ser atacado pode ser Palmira, em mãos do EI Neste momento, soldados uniformizados russos estão guardando postos de controle nas estradas ao redor de três bases militares russas na costa do Mediterrâneo, como parte do plano de Moscou para seus primeiros ataques contra os inimigos do Presidente Bashar al Assad. A capacidade e de inteligência do exército sírio foi muito melhorada ao redor da velha cidade romana, a qual foi capturada pelo Estado Islâmico em maio, depois do que foi usada como campo de execuções tanto de civis quanto de soldados sírios capturados.   Drones russos – mais da metade dos quais são controlados por operadores russos no território da Síria – estão agora voando regularmente sobre Palmira, que pode ser o primeiro alvo islâmico a ser atacado, de acordo com fontes do exército sírio. A capacidade de inteligência do exército sírio foi muito melhorada ao redor da velha cidade romana, a qual foi

Arábia: Príncipe dissidente convoca sauditas a derrubar o rei

Imagem
Um príncipe saudita lançou um apelo sem precedentes pela derrubada do atual monarca, rei Salman, dizendo que sua má gestão do Estado, juntamente com a queda dos preços do petróleo, a guerra no Iêmen e a recente tragédia ocorrida durante o Hajj, (peregrinação a Meca) estão conduzindo o país à ruína. Mohammed bin Salman O príncipe, não identificado por motivos de segurança, foi citado pelo jornal The Guardian como sendo um dos netos do fundador da Arábia Saudita, Abdulaziz Ibn Saud. O herdeiro teria dito à publicação britânica que os níveis de descontentamento com o soberano estavam bastante elevados dentro da família real saudita, bem como entre o público em geral. Em duas cartas escritas no início deste mês, o príncipe defendeu a queda de Salman, que acedeu ao trono em janeiro, dizendo que o rei de 80 anos está inapto para governar. "O rei não está em uma condição estável e, na realidade, o filho do rei [Mohammed bin Salman] está governando o reino", disse o príncipe,

Helena Sthephanowitz: Ao tentar blindar Cunha, jornalismo da Globo coleciona vexames

Imagem
PARCEIRA TV dos Marinho parece manter acordo com Eduardo Cunha e "terceiriza" acusações contra presidente da Câmara por  Helena Sthephanowitz, para a RBA   publicado  29/09/2015 16:56 GUSTAVO LIMA / CÂMARA DOS DEPUTADOS Eduardo Cunha está cada vez mais envolvido em denúncias de corrupção e já vira alvo da mídia Em depoimento na sexta-feira (25) aos investigadores da Operação Lava Jato, João Augusto Henriques, preso como operador do PMDB, afirmou ter aberto uma conta na Suíça para pagar propina ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Segundo Henriques, o pagamento teria sido ordenado por Felipe Diniz, filho do falecido deputado federal Fernando Diniz (PMDB-MG). A propina seria ligada à negociação de um campo de petróleo em Benin, na África, pela diretoria internacional da Petrobras, onde Cunha teria influência na época. A notícia foi publicada primeiro no jornal  O Estado de S. Paulo . Diante da grande repercussão, no sábado (26)

Santayana: O BRASIL DEVE, MAS ESTÁ LONGE DE ESTAR QUEBRADO - A DÍVIDA PÚBLICA E A MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA.

Imagem
Por Mauro Santayana - 29/09/2015 (Jornal do Brasil) - O Governo tem seus defeitos - entre eles uma tremenda incompetência  na divulgação da situação real do país - mas também tem suas virtudes. A maior parte da imprensa está trombeteando, aos quatro ventos, o fato de que a dívida pública subiu 3,68% em agosto, para 2.68 trilhões. Por que não dar a informação  completa, e dizer que o Brasil deve essa quantia, mas tem quase um trilhão e meio de reais, 1.48 trilhões, a câmbio de hoje, em reservas internacionais em caixa?

Paulo Nogueira: A importância simbólica da imagem de Haddad na classe econômica.

Imagem
Postado em   29 set 2015 por :   Paulo Nogueira Clap, clap, clap É uma maravilha, do ponto de vista da simbologia, o prefeito Haddad viajar de classe econômica. Um homem público não é apenas o que ele fala e faz: é também o que transmite. O Brasil é indigente no capítulo da frugalidade simbólica na política. E o mundo tem exemplos formidáveis. Cito dois deles, Francisco e Mujica. Francisco andava de táxi por Buenos Aires quando cardeal, e foi para o conclave do qual sairia papa de classe econômica. Mujica é seu Fusquinha azul.

Fernando Brito: Levy no Ministério é o Ronaldinho no Fluminense?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 29/09/2015 Nove jogos, nenhum gol; nove meses, só retrocessos econômicos. Mesmo sendo imprópria, a comparação do desempenho de Joaquim Levy no Ministério da Fazenda guarda certa semelhança com o craque Ronaldinho em sua reaparição no Fluminense. Antes de tudo, não queiram mal a estes comentários, porque o escriba é tricolor doente desde que guarda de cor na memória o esquadrão de 69/70: Félix, Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Denílson, Samarone e Lulinha; Wilton, Flávio e Lula, com entradas constantes de Cláudio e Gilson Nunes. Não se diga que Ronaldinho não deu certo porque lhe faltou apoio, assim como era esperado que os adversários lhe criassem dificuldades, mesmo com todas as cortesias de tapinhas nas costas e pedidos de camisa. Adversário faz isso, embora os de hoje estejam na base das botinadas.

Saul Leblon: Resistência democrática lança alternativa ao arrocho

Imagem
Uma centena de economistas, movimentos sociais e centrais sindicais unificam as bases para o pós-ajuste. por: Saul Leblon A negociação de um novo ministério em que o PMDB passa a deter fatias consideráveis do orçamento e do poder -- imediatamente, não na arriscada perspectiva de um golpe— deixou o conservadorismo entre estupefato e irritadiço.   ‘Dilma se aliou ao demônio’, esbravejou FHC passando recibo.   Estamos falando do personagem cujo governo foi uma clássica coabitação com demos de carne e osso que há séculos espetam o tridente no lombo da população brasileira.   O muxoxo expressa mais que a ressentida perda da exclusividade.   FHC, Aécio, Serra, Alckmin etc  temem que a reacomodação ministerial abra uma janela de tempo e oxigênio no labirinto da crise econômica.   E ponha tudo a perder.

Darío Pignotti: Na ONU, Raúl Castro denuncia clima golpista na América Latina

Imagem
Presidente cubano defendeu avanços sociais no Brasil e atacou os golpes brancos engendrados no continente contra governos de esquerda. Darío Pignotti - Carta Maior - 29/09/2015 O presidente de Cuba, Raúl Castro denunciou na Assembleia da ONU o clima de desestabilização contra governos democráticos da América Latina.   Ele usou seu discurso para defender o governo da Venezuela das iniciativas desestabilizadoras de alguns setores, e também o governo do Equador, nação que vem sendo “alvo do mesmo roteiro” opositor. Por outro lado, também usou seu palanque para celebrar as conquistas sociais alcançadas pela presidenta brasileira Dilma Rousseff e expressou seu apoio à demanda dos países caribenhos por uma reparação pelos anos de escravidão que parte de sua população sofreu.

Luis Nassif: Ministro Nelson Barbosa explica ao GGN a lógica do ajuste

Imagem
TER, 29/09/2015 - 00:15 ATUALIZADO EM 29/09/2015 - 01:00 Luis Nassif O maior desafio do governo é a reconstrução da base política. Toda a engenharia de redução dos Ministério e reforma ministerial obedece à matemática política: quantos votos valem. A entrada de Ricardo Berzoini nas negociações, mais o papel discreto e eficiente do assessor presidencial Giles Azevedo, registraram os primeiros ganhos políticos do governo em muito tempo. Dos 32 vetos da presidente às propostas que criavam despesa, o Congresso manteve 26. Só não manteve todos porque, ao perceber que seria derrotada, a oposição se retirou do campo de batalha. Completada a reforma ministerial, o governo terá que administrar o Congresso em duas frentes:

Levy reafirma que estratégia do governo é concretizar ajuste fiscal

Imagem
Criado em  29/09/15 10h37  e atualizado em  29/09/15 10h46   Por  Fernanda Cruz  Edição: Graça Adjuto  Fonte: Agência Brasil O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, declarou hoje (29) que garantir o ajuste fiscal e a diminuição de despesas será a primeira estratégia do governo para enfrentar a crise atual. Em palestra a empresários, ele disse que o ajuste fiscal trará tranquilidade para que o setor possa voltar a investir com mais segurança. Levy participou da entrega do Prêmio Estadão Empresas Mais, promovido pelo Jornal O Estado de S.Paulo e a Fundação Instituto de Administração, na Casa Petra, na capital paulista. A premiação analisou 1,5 mil empresas e escolheu as mais eficientes e avançadas.

Comandante do Exército aos golpistas: “não voltaremos ao poder”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 28/09/2015 Em entrevista dada ontem ao  Correio Braziliense , o  Comandante do Exército, general  Eduardo Dias da Costa Villas Bôas fez o que se espera de um chefe militar moderno e inteligente. Sem grosserias ou oportunismo, defendeu o papel das Forças Armadas na vida nacional, alertou para os perigos de perder-se, com a crise, o avanço organizacional e tecnológico dos programas militares, manifestou disciplinadamente os problemas materiais de tropa e equipamento e, num recado político que não podia ser mais claro, disse que os compromissos da Força são com a estabilidade, a legalidade e a legitimidade em suas ações. O arremate foi enfático: “Não há a menor hipótese de os militares virem a tomar o poder novamente.” Nada de conversas maquiadas, hipóteses genéricas, afirmações transversas: “Não, não e não. Nenhuma (possibilidade).

Paulo Nogueira: Como Roberto Civita destruiu a cultura editorial da Veja.

Imagem
Postado em   28 set 2015 por :   Paulo Nogueira RC antes de virar editor da Veja Abaixo, um trecho da entrevista que concedi a Adriano Silva, do  Projeto Draft , sobre o DCM. Nele, trato de um tema particularmente fascinante na história do jornalismo brasileiro moderno: a destruição da cultura editorial da Veja. O Diário do Centro do Mundo critica veículos como a Veja por praticar um jornalismo de tese, comprometido com um dos lados do debate. O DCM não faz exatamente a mesma coisa – só que do lado oposto? As críticas do DCM à Veja se devem muito mais à desonestidade e à canalhice do que a qualquer outra coisa. Tenho o maior respeito por algumas publicações engajadas com causas conservadoras, como a inglesa The Economist. Mas o que a Veja faz é outra coisa: mente, distorce, trapaceia. Não é jornalismo conservador. É gangsterismo editorial. Não fosse a legislação complacente brasileira sobre crimes de imprensa, a Veja já tinha quebrado faz tempo, tantas a