Postagens

Mostrando postagens de setembro 16, 2015

DW: Presidente da Volkswagen pede desculpas por fraude

Imagem
DW - 22/09/2015 Em vídeo institucional, Martin Winterkorn afirma que escândalo "contradiz tudo o que a montadora defende". Empresa vendeu 11 milhões de carros a diesel com software que adultera dados sobre emissões de poluentes. Num vídeo institucional divulgado nesta terça-feira (22/09), o presidente da Volkswagen, Martin Winterkorn, pediu desculpas pelo escândalo de fraude nos testes de emissões de gases poluentes em carros a diesel vendidos nos Estados Unidos. Winterkorn enfatizou que o episódio "contradiz tudo o que a Volkswagen defende". "Peço desculpas formais aos nossos clientes, às autoridades e ao público em geral por esse desvio de conduta", afirmou na gravação divulgada no site da empresa. O presidente da montadora alemã garantiu que o caso será amplamente investigado, com rapidez e transparência.

Por que não odiar de morte? Porque pessoas mudam. E nem sempre para pior

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 22/09/2015 Lembro do que dizia o velho Brizola: “não se pode tirar de ninguém o direito humano de mudar”. É verdade que, ao contrário do vinho, a mudança pode ser para pior, seja porque alguns se tornam mais mesquinhos e ambiciosos quando a morte se torna  vizinha mais próxima,. seja porque alguns empobrecem em sonhos, enriquecendo em bens. Mas não, o filtro do tempo é bom e de sua bondade t em-se a história de Angela Moss,  que respondeu a uma postagem de um grupo de miadiativistas, o Coletivo Mariachi, que postou um trecho (veja ao final do post)  de um documentário produzido pelo jornalista Nelson Hoineff sobre a reação dos jovens da Zona Sul à chegada dos pobres à praia, nos ônibus. Era “a sub-raça”.

Fernando Brito: O fracasso do ajuste não pode ser o poço sem fundo

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 22/09/2015   De janeiro  para cá, o Governo fez quase tudo o que o mercado queria. A começar para colocar à frente da economia um ministro afamado pela capacidade e apetite de cortar despesas e sustentado pela confiança do mercado financeiro, onde atuava. Seguido, claro, por um cambiante “Ministro do Câmbio”, o presidente do Banco Central, que passou a sustentar uma política de ausência da instituição no mercado de dólar tal como esmerou-se, no passado, a fazê-lo exageradamente, mantendo uma cotação inviabilizadora da indústria e cruel com a balança de pagamentos do país, embora deliciosa para quem podia viajar para o exterior.

Video: Gonzaguinha completaria 70 anos hoje

Imagem

Kerry admite: aviões russos estão na Síria com fins defensivos

Imagem
Sputnik News - 22/09/2015 Os aviões militares russos posicionados na Síria estão sendo utilizados com fins defensivos, declarou o secretário de Estado americano, John Kerry. © AP PHOTO Kerry: EUA querem debater Síria imediatamente com a Rússia O secretário americano disse ainda que dependendo das decisões a longo prazo da Rússia, "a presença de aviões do país na Síria pode levantar algumas questões, mas no momento, o julgamento de nossos militares e da maioria dos especialistas é de que o nível e o tipo das aeronaves representam basicamente proteção de forças." Na segunda-feira, oficias americanos alegaram que quatro caças Su-30 voaram até o campo de pouso de Latakia na última sexta-feira, e que mais 12 caças Su-25 e outros 12 aviões Su-24 juntaram se a eles desde então. A imprensa americana relata que as forças russas em solo sírio somam mais de 500 homens, 36 veículos de transporte de tropas, nove tanques e dois sistemas de mísseis antiaéreos.  Kerry enf

Luis Nassif: CIDE ou CPMF, ou como ler Delfim com bula

Imagem
TER, 22/09/2015 - 18:32 ATUALIZADO EM 22/09/2015 - 18:38 Luis Nassif O ex-Ministro Antônio Delfim Neto precisa ser lido com bula. É de longe o maior conhecedor da economia brasileira. Nem se pode dizer que conte mentiras. Mas seguramente nem sempre conta toda a verdade, especialmente quando há alguns interesses empresariais em jogo, nos quais ele tenha interesse. É o que leva a insistir na CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) - taxa que incide sobre os combustíveis fósseis - como melhor alternativa que a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Delfim apresentou todos os argumentos favoráveis à CIDE: vai penalizar os poluidores, vai atingir apenas um segmento da economia, que anda motorizado, vai beneficiar o ar nas grandes cidades, reduzindo a poluição.

Ao vivo: Sessão do Congresso que vota vetos da Presidenta Dilma

Mauro Donato: O desabafo de uma fascista de praia arrependida.

Imagem
Postado em   22 set 2015 por :   Mauro Donato Angela, hoje, numa foto ao lado de Suplicy Nesses tempos de imagens de arrastões nas praias do Rio de Janeiro, no meu modo de ver estranhamente veiculadas logo após a cassação da esdrúxula medida de barrar negros suspeitos a caminho da orla, que despertaram o monstro linchador em jovens da classe média carioca, um outro vídeo começou a rodar nas redes sociais. Mais antigo, da extinta TV Manchete, o vídeo — postado no Facebook pelo grupo Mariachi — traz depoimentos dessa mesma classe média, média-alta, lá na década de 1990. É de vomitar. Ao assistir o vídeo temos vontade de chorar e somos induzidos à indagação: o ser humano tem salvação? À primeira vista não. Mas…

Wadih Damous: Juízes e procuradores que buscam holofotes jogam para a plateia do ódio

Imagem
Terça, 22 Setembro 2015 19:31 Em discurso no grande expediente da Câmara, nesta terça-feira (22), o deputado  Wadih Damous (PT-RJ)  condenou a recente “escalada de ódio” vinculada aos setores mais conservadores da sociedade, tanto nas ruas quanto nas redes sociais da Internet, que tem “contaminado” o debate político e o processo legislativo. O deputado, que foi presidente da OAB-RJ, também criticou a politização do Judiciário e do Ministério Público, fenômeno que seria um “subproduto” do quadro político atual.

Tsipras prepara governo, oposição procura novo líder

Imagem
infoGrécia - 22/09/2015 Com a maioria renovada no parlamento, Alexis Tsipras fez ontem o juramento para assumir o novo mandato, com Tsakalotos a manter a pasta das Finanças. O candidato derrotado da Nova Democracia já deu ordem para que se realizem novas eleições no partido. E o ex-ministro Lafazanis, o grande derrotado da noite eleitoral, promete continuar a luta fora do parlamento. A composição do novo governo grego será conhecida nas próximas 24 horas e a Reuters avança que Euclid Tsakalotos se irá manter à frente da pasta das Finanças para executar o terceiro memorando nos próximos três anos.

Pepe Escobar: Paz na Síria? Culpa do Putin!

Imagem
ORIENTE mídia - 22/09/2015 18/9/2015, Pepe Escobar,  Asia Times   –   http://atimes.com/2015/09/peace-in-Síria-its-putins-fault-escobar/ Tradução Vila Vudu Para avaliar o calibre intelectual do governo Obama, basta saber que ainda estão ‘analisando’ se devem persistir “ignorando” como até agora o presidente Vladimir Putin da Rússia, ou se devem investir numa parceria real para resolver o drama humanitário/geopolítico na Síria. Afinal, quando em dúvida entre diplomacia ou caos, todo aquele arsenal de armas que se concentra na avenida Beltway sempre segue a direção indicada pelo pensamento simplório que une neoconservadores e neoliberais: ‘mudança de regime’. Além do mais, há a histeria  non-stop  de “ Os Russos Estão Chegando! ” – Guerra Fria 2.0 remix , que agora está-se mudando da ocupação/invasão da Ucrânia, para a ocupação/invasão da Síria. A Casa Branca – a qual, como o Pentágono não é de brincar em serviço – realmente suplicou ao Kremlin que haja “de modo mais co

Para Anistia, novela da Globo presta 'desserviço' à defesa dos direitos humanos

Imagem
REPRODUÇÃO/TV GLOBO Romero (Alexandre Nero, à direita) discute com segurança que o impede de entrar em presídio DANIEL CASTRO - Publicado em 22/09/2015 - Notícias da TV A Anistia Internacional divulgou hoje (22) nota de repúdio a cena do capítulo de ontem de A Regra do Jogo em que o protagonista da novela da Globo, Romero Rômulo (Alexandre Nero), dá uma "carteirada" para entrar em um presídio de segurança máxima com uma bomba escondida na mochila. Na cena, Romero discute com um segurança que insiste em revistá-lo. "Olha aqui, sou da Anistia Internacional", fala o advogado bandido, mostrando a carteira. "Não quero saber de Anistia, meu amigo. Nem o papa entra aqui sem revista", responde o agente.  "A Anistia Internacional manifesta total repúdio ao uso do nome da organização de maneira indevida no capítulo da novela A Regra do Jogo", diz a nota da ONG. "Embora se trate de uma obra de ficção, a novela, ao usar o nome da Anistia

Tijolaço: Delegados mandam cometer crime. Por isso não se pode tirar Lava Jato de Curitiba

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 22/09/2015 - NO TIJOLAÇO O  Conversa Afiada  divulga o vídeo do depoimento do agente federal Dalmey Fernando Werlang sobre as escutas que colocou na cela de Alberto Youssef na carceragem da Polícia Federal. Falou, calma e detalhadamente, sobre como recebeu a ordem dos delegados  Igor Romario de Paula, Marcio Anselmo e Rosalvo Ferreira Franco. Declarou que os delegados admitiram que não tinham autorização judicial para a instalação da escuta. Era, portanto, clandestina. Ilegal. Não foi uma “escuta antiga” do tempo em que a cela foi ocupada por Fernandinho Beira-Mar, seis anos antes. Até aí, um crime.

PHA: Quem é o procurador que quer prender o Lula

Imagem
publicado   22/09/2015 O que ele tentou fazer no Banestado explica muito ...   O   Conversa Afiada   publica importante denuncia do deputado Paulo Pimenta (do PT/RS) sobre esse procurador que desafia o Ministro Teori e, sem provas, quer prender o Lula. A seguir, publica duas reportagens sobre o papel desse  fanfarrão  na CPi do Banestado. (Não deixe de ver  como a Lava Jato será anulada  ) Os autores da reportagens - Amaury Ribeiro Jr, consagrado autor de  A Privataria Tucana   -, Sonia Filgueiras e Osmar Freitas Jr são resporteres sérios, infatigaveis, desses que não se vê no PiG. O ansioso blogueiro se orgulha de ter trabalhado com Amaury, Osmar e Sonia.  E oferece seu trabalho exemplar aos navegantes do Conversa Afiada:

Luiz Flávio D’Urso critica condenação de Vaccari Neto baseada apenas em delação

Imagem
Luiz Flávio Borges D’Urso Revista Consultor Jurídico, 22 de setembro de 2015, 14h38 Advogado do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, Luiz Flávio Borges D’Urso apontou falta de provas na condenação de seu cliente e criticou o fato de a sentença ser baseada apenas em delações premiadas.  Vaccari Neto foi condenado  nesta segunda-feira (21/9) a 15 anos e quatro meses de prisão e ao pagamento de multa de R$ 4,3 milhões. Ele é acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Por meio de nota, D’Urso afirma que, “em que pese essa respeitável sentença estar lançada em 350 páginas, não se verifica, em nenhuma delas, [nem] sequer uma única indicação de qualquer prova que pudesse dar suporte a tal condenação do Sr. Vaccari”.

Thierry Meyssan: A OTSC chega ao Iraque e à Síria

Imagem
A intervenção da OTSC contra o terrorismo no Iraque e na Síria pode ser o início de uma ordem mundial fundada na cooperação e na defesa das populações ou, pelo contrário, de um período de enfrentamento Leste-Oeste no qual o Ocidente apoiaria abertamente o terrorismo. Contráriamente a uma ideia feita, esta implementação militar visa menos defender o Iraque e a República Árabe Síria que os Estados-membros da OTSC, eles próprios. Não é, portanto, negociável. Os debates na Assembleia Geral da Onu e no Conselho de Segurança a 30 de setembro permitirão saber a resposta de Washington e de seus aliados à OTSC. Seja como for, nada voltará mais a ser como dantes. Thierry Meyssan - REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA) | 21 DE SETEMBRO DE 2015 ESPAÑOL    فارسى    FRANÇAIS    ITALIANO    РУССКИЙ    عربي    ENGLISH    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    DEUTSCH Enquanto a imprensa ocidental persiste na discussão sobre um possível apoio militar russo ao presidente Bachar al-Assad, a Organização do Tratado de Seguranç

Neoliberais Vermelhos : Vitória de Corbyn desmascara o jornalismo falso democrático do Guardian

Imagem
Jonathan Cook جونثان كوك  Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu No outono de 2002 Ed Vulliamy, correspondente do jornal britânico  Sunday Observer , tropeçou numa terrível verdade, da qual muitos de nós já suspeitávamos. Em entrevista exclusiva, ele persuadiu Mel Goodman, antigo alto funcionário veterano "Desde a eleição de Jeremy Corbyn como novo líder dos Trabalhistas britânicos, o noticiário em Israel está em surto. "Novo líder trabalhista britânico: Antissionista" – lia-se na manchete de Yisrael Hayom, o jornal mais lido em Israel, que pertence ao fiel apoiador de Benjamin Netanyahu e rei dos cassinos Sheldon Adelson." (NEVE GORDON, 18/9/2015, " Israel em armas contra a ameaça Corbyn ", Counterpunch) NTs  da  Central Intelligence Agency ,  CIA , que ainda tinha visto para livre acesso a documentos secretos, a declarar sem pedir anonimato que a  CIA  sabia que não havia armas de destruição em massa no Iraque. Tudo que os

De contestatário a líder político: Percurso de um revolucionário houthi

Imagem
Por  Nawal Al-Maghafi نوال المغافي   Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu O movimento foi, da obscuridade ao poder. Se os ataques sauditas continuarem, conseguirão eles voltar à sua base em Saada? Pai e filho, numa manifestação pró-Houthis, em Sanaa (AFP) SANAA.  Vendo Ali Al-Imad entrar no hotel Sheba em Sanaa, cercado por uma legião de seguidores, relembrei nosso primeiro encontro em 2011, e a sua ascensão meteórica – como a dos Houthis – nos cinco anos seguintes. Lembro que nos tornamos amigos e de minha viagem para documentar o crescimento dos Houthis, a partir do final da 6ª guerra em Saada in 2011, até o presente, com já quase todo o norte do Iêmen controlado por eles.

Bresser-Pereira: “Na crise, oposição oportunista se une ao pior do PMDB”

Imagem
DCM - Postado em  22 de setembro de 2015 às 12:30 pm De Luiz Carlos Bresser-Pereira em sua conta no  Facebook : Eu já afirmei nesta página que a superação da crise política era necessária para o país enfrentar a crise econômica cíclica pela qual passa a economia brasileira. Mas estou ficando convencido do oposto. Que é a recuperação econômica que poderá por um fim nesta crise, não porque devolva os índices de popularidade que a presidente perdeu, mas porque desarmará os políticos que, ou por estarem ameaçados pela operação Lava Jato, ou porque são opo rtunistas, ou por ambos os motivos, insistem em falar em impeachment.

Camilla Feltrin: Volkswagen é denunciada por crimes na ditadura

Imagem
Comissão Nacional da Verdade Representação será feita nesta terça ao MPF e fala em “crimes contra a humanidade”; Ex-trabalhadores relatam tortura até dentro da empresa por Camilla Feltrin — na Carta Capital - publicado 21/09/2015 20h47, última modificação 22/09/2015 13h39 Fachada da Volkswagen A Volkswagen será denunciada por violação de direitos humanos dentro de sua planta de São Bernardo do Campo (SP) durante os anos da ditadura civil-militar (1964-1985). A representação será protocolada no Ministério Público Federal  (MPF) por uma série de sindicatos e pela  Comissão Nacional da Verdade  nesta terça-feira 22 em São Paulo, e pedirá a abertura de um inquérito civil para averiguação de responsabilidade sobre perseguições e tortura que "configuram crimes contra a humanidade".

EL PAÍS: Papa Francisco entra na batalha política dos Estados Unidos

Imagem
EL PAÍS - Por MARC BASSETS - Washington 22 SEP 2015 - 12:31 BRT Há poucos líderes mundiais com os quais o papa Francisco se entenda tão bem quanto com Obama. /  PABLO MARTINEZ MONSIVAIS (AP) A esquerda o recebe de braços abertos. A direita o vê com receios. O que faz um  Papa  alinhando-se com os progressistas em assuntos que vão da luta contra a pobreza ao alarme pelo aquecimento planetário? A mensagem de Francisco, que chega na terça-feira aos Estados Unidos, incide nas discussões políticas mais intensas de Washington. Das  desigualdades  à  mudança climática , da imigração a  questão cubana , Jorge Mario Bergoglio se alinha com o presidente  Barack Obama . O argentino Bergoglio chega a um território desconhecido. É a primeira vez que pisa nos Estados Unidos. “É o elemento externo a Washington por excelência”, diz  John Carr , diretor da Iniciativa para o Pensamento Social Católico e a Vida Pública, da Universidade Georgetown, em Washington. “Tendemos a pensar que so

Patricia Faermann: Zavascki delimita Lava Jato e pode esvaziar processos de Moro

Imagem
TER, 22/09/2015 - 10:37 ATUALIZADO EM 22/09/2015 - 11:23 Patricia Faermann O ministro teria dito que julgar a Lava Jato não significa o tornar responsável por todos os julgamentos de corrupção do país     Jornal GGN -  O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki define até onde irá a Operação Lava Jato. Conforme já adiantou o  GGN , o ministro está separando dos processos aqueles que não têm relação com a Petrobras, o que pode provocar impactos na origem da Operação, nas mãos de Sergio Moro, na Justiça Federal do Paraná.   Um dos processos que deverá sofrer o desmembramento é o que investiga a Eletronuclear, na construção de Angra III, deflagrada em julho deste ano pela equipe de Moro na 16ª Fase da Operação, denominada Radioatividade.   Publicado no dia 14 de setembro, na reportagem " Desentendimento no STF poderá decidir limites da Lava Jato ", e no dia 18, em " Processo de Othon Luiz pode sair das mãos de Sergio Moro "

PML: A lição de Krugman e o uivo dos nossos banqueiros

Imagem
Por Paulo Moreira Leite - 22 de Setembro de 2015 Vivemos num país onde o lucro dos quatro maiores bancos cresceu 46% entre o primeiro semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015. Neste período, a taxa de juros, que era de 10,4%, passou a 14,5%, seguindo uma alta que quase dobrou o custo do dinheiro  em relação a março de 2013. A economia brasileira, em compensação, caiu 0,7% negativos no primeiro trimestre de 2015 e 1,9% negativos no segundo. Quem já se conformou com a taxa de juros do Banco Central  e até aceita com naturalidade a ideia de que eles não devem cair tão cedo, deveria ler "A bronca dos banqueiros," artigo de Paul Krugman no Globo de hoje. (http://oglobo.globo.com/opiniao/a-bronca-dos-banqueiros-17565255). O Premio Nobel de Economia de 2002 analisa a decepção dos banqueiros dos Estados Unidos depois que, na semana passada, o FED decidiu manter a taxa básica de juros em 0,25% ao ano, patamar que se encontra desde dezembro de 2008 – ou seja, há sete

DW: Escândalo da Volkswagen se alastra

Imagem
DW - 22/09/2015 Montadora admite que 11 milhões de carros no mundo possuem software capaz de burlar testes de emissão e separa 6,5 bilhões de euros para o caso. Países em Ásia e Europa pressionam por investigação, e ações despencam. O escândalo nos Estados Unidos, que já arranha a imagem da Volskwagen, começou nesta terça-feira (22/09) a ser sentido nas contas da maior montadora do mundo, que viu suas ações novamente despencarem nos mercados e já anunciou ter separado 6,5 bilhões de euros da receita prevista para o terceiro trimestre para lidar com o caso. A Volkswagen é acusada de instalar um software que maquia em até 40% as emissões em modelos a diesel vendidos nos EUA e ter enganado a Agência de Proteção Ambiental americana (EPA). A montadora já admitiu a manipulação, que pode lhe render multas de até 18 bilhões de dólares, além dos custos com  recalls  e consertos.

Janio de Freitas: Entrevistas...Da Folha

Imagem
Por Helena Sthephanowitz - 22/09/2015 Os jornalistas não quiseram ou não se lembraram de ouvir Mercadante a respeito do noticiário que o solapa A oposição à CPMF tem motivações variadas, mas o espaço de todas é ocupado por uma só: "mais imposto, não!" –o mais insustentável dos motivos. Se pensado um imposto com a finalidade de promover grande e veloz crescimento industrial, nenhum dos industriais que gritam "mais imposto, não!" ficará contra. E, se algum ficar, será um caso patológico de insuficiência excessiva de raciocínio. Mal, aliás, nada surpreendente. O menos citado dos motivos, suponho mesmo que agora mencionado pela primeira vez, surgiu a meio de uma novidade do jornalismo brasileiro. Desde que se tornou chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante é o alvo de uma avalanche que não se esgota, novas e cansativas repetições de boatos, intrigas, maledicências, fantasias que são a moda no jornalismo político, e até alguma verdade eventual. É detestad

Emir Sader: Por um Congresso com a cara do povo

Imagem
A retirada dos financiamentos empresariais pode representar a verdadeira possibilidade de se eleger Congressos com a cara do povo e não das suas elites. por Emir Sader em 22/09/2015 - na Carta Maior Nos sistemas políticos representativos, os cargos executivos representam a maioria da população. Os legislativos deveria representam as distintas posições em suas devidas proporções, espelhando a diversidade – social, politica, cultural – da sociedade.   No entanto, não há nada mais oposto à cara da sociedade brasileira do que a composição dos parlamentos, a todos os níveis. É como se os congressos fossem a sociedade invertida: há muito mais parlamentares representando o agronegócio do que as trabalhadores rurais enquanto que, na realidade do campo, são milhões de trabalhadores trabalhando a terra por um lado e um punhado de donos de agronegócio por outro.   Acontece que, entre a realidade concreta e essa representação invertida intervém o poder do dinheiro, produzindo todas e