Postagens

Mostrando postagens de setembro 10, 2015

“Meu pai está sendo usado pelos articuladores do golpe”: o depoimento do filho de Hélio Bicudo.

Imagem
Postado em   16 set 2015 por :   Kiko Nogueira Hélio Bicudo José Eduardo Pereira Wilken Bicudo, 60 anos, é filho do jurista Hélio Bicudo, o autor do mais famoso pedido de impeachment de Dilma. Biólogo, professor titular aposentado da Universidade de São Paulo, José é, atualmente, professor honorário na Universidade de Wollongong, na Austrália. O segundo mais velho entre quatro irmãos, todos donos do mesmo prenome (há mais três mulheres), opõe-se à atitude do pai. “Eu não sou filiado ao PT, mas sempre apoiei o partido”, diz. “Entendo que, apesar deste ter se desviado de seus princípios e valores a partir do momento em que Lula assumiu a presidência, vejo que algumas coisas importantes aconteceram no país, embora haja muito a ser feito ainda.” Seu depoimento ao DCM:

Zé Augusto: Gilmar Mendes surta e narra teoria de conspiração do PT para "dominar o mundo".

Imagem
Por Zé Augusto - no Blog Os Amigos do Presidente Lula - 16/09/2015 Depois de sentar em cima por um ano e meio no processo da Ação de Inconstitucionalidade do financiamento empresarial de campanha, movido pela OAB, o julgamento continuou hoje, com o voto do ministro Gilmar Mendes. No começo o voto ainda teve alguma racionalidade, tentando desenvolver uma tese fraquíssima de que proibir o financiamento empresarial prejudicaria partidos da oposição (os "amados" tucanos) e beneficiaria os que estão no poder (segundo ele, projeto do PT se perpetuar no poder). Mas quando se empolgou, o voto dele deixa no chinelo as reporcagens mais mirabolantes da revista Veja. Desceu a lenha no PT muito acima do tom. Algumas pérolas:

Brizola responde contra a golpista Rede Globo em cadeia nacional

Imagem

Brasil usará remédios russos para combater câncer

Imagem
Sputnik News - 16/09/2015 Em Moscou acaba de terminar o Fórum Empresarial Brasil-Rússia: Direções Estratégicas de Cooperação, que contou com a participação do vice-presidente do Brasil, Michel Temer, e o vice-premiê russo Arkady Dvorkovich. © SPUTNIK/ ALEKSEI NIKOLSKY Fórum Empresarial: Brasil e Rússia cooperam com espírito de parceria, não de concorrência O Fórum contou com a participação de empresários e políticos de ambos os países, que participaram no diálogo sobre a cooperação nas áreas de agricultura, novas tecnologias, ciência farmacêutica, infraestrutura e energia. O presidente do Conselho Empresarial Rússia-Brasil, Sergei Vasilyev em declarações à Sputnik destacou o projeto da indústria farmacêutica, tendo em contra o acordo entre o estado de Paraná e a empresa russa Biocad, assinado no âmbito do Fórum. “Um projeto muito popular agora é o projeto de produção de medicamentos russos no Brasil e o acordo de fornecimento de trigo para o Brasil, o que, como

Petistas avisam oposição: “não cutuquem a onça com vara curta”

Imagem
Posted by  eduguim  on 16/09/15 • Categorized as  Reportagem A oposição deu mais um passo rumo ao golpismo contra a presidente Dilma Rousseff e apresentou na última terça-feira, na Câmara dos Deputados, questão de ordem do deputado Mendonça Filho (DEM-PE) pedindo que o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se posicione sobre procedimentos ligados a eventual impeachment. Cunha disse que a questão de ordem não será deliberada imediatamente. Todavia, após essa manobra – considerada ilegal pelos governistas, pois a questão do impeachment não constava da Ordem do Dia e tampouco há processo algum instalado –, o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), e o deputado do PT gaúcho Paulo Pimenta reagiram com dureza.

O perigo não é Cunha: é Tombini

Imagem
QUA, 16/09/2015 - 19:46 Luis Nassif O perigo n ão tem a face adunca e sibilina de Eduardo Cunha. O perigo mora ao lado e tem a cara bonachona de Alexandre Tombini, o presidente do Banco Central. Vamos supor que o Congresso aprove o pacote fiscal de Dilma Rousseff, a base de apoio seja recomposta e os defensores do impeachment se acalmem. Neste momento, a economia está  rodando a quase -3%. Na melhor das hipóteses, o Banco Central manterá a Selic em 14,5%. Na pior das hipóteses, aumentará mais ainda. Segundo Alexandre Tombini, presidente do BC, em hipótese alguma o banco abandonará o objetivo de trazer a inflação para a meta ainda em 2016. Ajuste fiscal, trancamento do cr édito e taxa de juros em níveis especiais derrubarão mais ainda o PIB em 2016. No acumulado, há a possibilidade de queda do PIB de 5 a 6% em dois anos, derrubando mais que proporcionalmente as receitas fiscais.

Pacote do austericídio: mais do mesmo

Imagem
Ao invés de atacar a gastança com a dívida pública e a sonegação de impostos dos super-ricos, o governo volta a repetir as surradas fórmulas do passado. Paulo Kliass* - na Carta Maior O anúncio da nova etapa do pacote do austericídio deixava no ar um sentimento um pouco confuso. Para quem buscava se fixar na lembrança da imagem da candidata do “coração valente”, a entrevista coletiva concedida por dois de seus principais ministros transmitia apenas uma cena bastante difusa. Algo meio trágico, muito triste, bastante patético.   Impressionava assistir aquelas declarações emitidas por responsáveis de um governo eleito por um partido que se diz representante dos trabalhadores. Repetiu-se, mais uma vez, aquela mesma lengalenga de sempre. A gravidade do momento. A emergência da crise. A responsabilidade do governo em fazer a sua parte. A necessidade de compartilhar o esforço por todos os setores da sociedade. Mas a crueldade permanece direcionada para os menos protegidos. Mais uma

Procuradora de SP diz que voto de Gilmar na questão do financiamento de campanha é “inacreditável”

Imagem
Postado em  16 de setembro de 2015 às 6:31 pm No DCM Em sua conta no  Facebook , a procuradora de SP Márcia Semer analisou o voto de Gilmar Mendes na sessão do STF que retomou, enfim, a discussão sobre o financiamento de campanhas políticas. Abaixo, o texto de Márcia. “Voto do Ministro Gilmar Mendes na ADI 4650, proposta pela OAB, não julga a inconstitucionalidade ou constitucionalidade do financiamento privado de campanha, mas, inacreditavelmente, se presta a fazer campanha política e tábula rasa de casos e fatos que nem sequer foram julgados. Fulaniza a decisão, que deveria ser conceitual com Lava Jato, Mensalão, etc, etc. Confesso que esperava mais do ministro. Muito fulanizada e dogmaticamente débil sua manifestação. Pra isso não precisava segurar o processo por mais de ano. Lamentável.”

Marcelo Galli: Ministro Gilmar Mendes vota a favor do financiamento eleitoral por empresas

Imagem
COM A DIVERGÊNCIA 16 de setembro de 2015, 19h43 - no Conjur  Por  Marcelo Galli O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, acompanhou nesta quarta-feira (16/9) a divergência, inaugurada pelo ministro Teori Zavascki, e votou pela total improcedência da ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo Conselho Federal da OAB para impedir que pessoas jurídicas façam doações eleitorais e limitar as doações feitas por pessoas físicas. Em seu voto-vista, Gilmar Mendes falou que os pedidos não encontram “guarida” em dispositivos constitucionais, e que a vedação das contribuições de empresas privadas asfixiaria os partidos que não estão no poder, tornando “virtualmente impossível” a alternância de poder. Ele afirmou também que permitir a doação somente de pessoas naturais, a partir de limite  per capita  e uniforme, significa criminalizar o processo político-eleitoral no Brasil, além de ser um convite à prática reiterada de crimes de lavagem de dinheiro.

Fernando Brito: Gilmar Mendes é uma ofensa a uma Corte Constitucional

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 16/09/2015 Estou assistindo o lendário “voto” de Gilmar Mendes, “chocado” por 17 meses de seu pedido de vista. “Voto”, assim, entre aspas, porque Gilmar não se pronuncia sobre o essencial da questão constitucional que está em discussão, que é as pessoas jurídicas – as empresas – usurparem o que é próprio das pessoas físicas, desfazer-se de seu patrimônio – dinheiro – em favor de partidos e candidatos às eleições. O Supremo Tribunal Federal não é lugar para que ele faça o que está fazendo, impugnando o resultado eleitoral que  ele próprio, como ministro do TSE e como relator que aprovou, mesmo com ressalvas, as contas da Presidenta eleita. O Supremo Tribunal Federal, ao julgar questões constitucionais, é um tribunal de teses.

Ciro filia-se ao PDT e chama Cunha de 'maior vagabundo de todos'

Imagem
Apesar das críticas, Ciro não defendeu que o PDT, que detém o Ministério do Trabalho, desembarque do governo petista FOLHAPRESS -  O Tempo - 16/09/2015 = 18:00 Em sua primeira entrevista depois de filiar-se ao PDT, o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes criticou o movimento pró-impeachment e chamou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de "maior vagabundo de todos". A declaração ocorreu no mesmo dia em que seu irmão Cid Gomes -que também deve se filiar ao PDT neste mês- foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal a pagar R$ 50 mil de indenização a Cunha, por chamá-lo de achacador. "Cid Gomes era ministro e denunciou que havia um processo de apodrecimento das relações do governo federal com o Congresso Nacional, e que essa deterioração se assentava no achaque, na chantagem. Dito isso, foi lá, meteu o dedo na cara desse maior vagabundo de todos, que é o presidente da Câmara -digo pessoalmente, não como PDT-, pegou o pal

Sérgio Rodas: Gilmar Mendes pede indenização a Luis Nassif por danos morais em blog

Imagem
16 de setembro de 2015 - no Conjur Por  Sérgio Rodas O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu cobrar na Justiça satisfações do jornalista Luis Nassif. Em seu blog, Nassfi escreveu que Gilmar está "perseguindo tenazmente a tarefa de desmoralizar a corte" e atender a interesses do PMDB no tribunal. Gilmar Mendes pede uma indenização de R$ 150 mil por danos morais causados por Nassif. Representado pelo advogado  Rodrigo Mudrovitsch , do Mudrovitsch Advogados, o ministro se insurge contra o texto  O Supremo Tribunal Federal, depois da tempestade , publicado no início de 2014. O caso corre na 6ª Vara Cível de Brasília. No texto, Nassif afirma que o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, deixou “sequelas” no STF e provocou “dúvidas justificadas sobre as intenções de cinco integrantes da corte". Gilmar seria um deles. Leis mais >>

GGN: Parlamentares teriam incentivado ataques contra Guarani Kaiowá

Imagem
QUA, 16/09/2015 - 14:32 ATUALIZADO EM 16/09/2015 - 14:38 Enviado por Leo V Do Rel-Uita.org Ataques paramilitares contra os Guarani Kaiowá envolveriam até senador e deputados   Ruralistas proclamam: “tem que eliminar esses índios inúteis”   A comunidade da Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, homologada pela Presidência da República há mais de dez anos, foi atacada em 29 de agosto por um grupo de proprietários rurais, o que levou ao assassinato da liderança Semião Vilhalva Guarani e Kaiowá, de 24 anos. Cleber Buzatto, secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) alerta que os Guarani Kaiowá estão vivendo uma situação insustentável. Ele denuncia também uma preparação mediática a partir de mentiras para justificar os ataques.   -O Cimi denuncia uma orquestração midiática preparando o clima para esses ataques, que culminaram no assassinato de Semião. Como foi isso?

Série 'Narcos' mente sobre o papel de Pinochet no combate às drogas

Imagem
Padilha esquece que foram os próprios narcotraficantes que financiaram o regime e deram origem à fortuna do ditador, estimada em 28 milhões de dólares Laura Capriglione - Jornalistas livres Todo mundo confundindo a série “Narcos”, do Netflix, produzida e dirigida por José Padilha, com documentário, certo? Pois o próprio José Padilha alimenta essa ideia ao mesclar cenas filmadas agora com outras, extraídas do noticiário da época em que o meganarcotraficante Pablo Escobar reinava, aterrorizando a Colômbia. Em entrevista à  Deutsche Welle , Padilha defendeu a historicidade de sua série: “Na Colômbia, quando você fala em realismo mágico, os colombianos dizem: ‘Olha, realismo mágico para os outros. Para nós, é documental.’ Por isso que eu usei material de arquivo na série: se eu não contasse a história por material de arquivo, as pessoas não iriam acreditar.” Pois é bom não acreditar mesmo, apesar das aparências e do marketing agressivo da série.

Assad: Ocidente dá suporte aos terroristas desde o início da crise

Imagem
ORIENTE mídia - 16/09/2015 Nesta terça-feira, 15 de setembro, o presidente da Síria, Bashar Al Assad, concedeu entrevista à jornalistas russos. O chefe de Estado teceu comentários sobre a guerra civil em seu país, o terrorismo e a atuação dos países e europeus e dos EUA na região. “Eu penso que, em paralelo com o combate ao terrorismo, é necessário dar seguimento ao diálogo entre os partidos políticos e outras organizações sírias para chegar a um consenso sobre o futuro do nosso país”, afirmou Assad, que frisou, entretanto, que o principal inimigo no momento é o terrorismo. “Precisamos derrotar o terrorismo e não só o Estado Islâmico”.

Reuters: MAN vê recuperação de vendas de caminhões em 2016 e lança pacote "anticrise"

Imagem
Reuters - Por Alberto Alerigi Jr. - 16/09/2015 SÃO PAULO (Reuters) - A maior fabricante de caminhões do Brasil, a MAN, do grupo Volkswagen, espera que as vendas de caminhões do mercado brasileiro no próximo ano cresçam, mas para um patamar ainda longe dos níveis alcançados em anos recentes, afirmou o presidente da companhia para América Latina, Roberto Cortes, nesta quarta-feira. A expectativa da companhia para 2015 é que o Brasil registre vendas de 75 mil caminhões novos, que se confirmada representará uma queda de 45 por cento sobre 2014, que por sua vez já tinha amargado queda de 11 por cento sobre 2013. "Acho difícil as vendas caírem mais que este ano. Devem chegar a 100 mil unidades ano que vem, o que ainda é muito longe de 2014", disse Cortes. "Espero que já tenhamos atingido o fundo do poço." O executivo apresentou nesta quarta-feira uma nova modalidade de venda de caminhões novos, parte de um "pacote anticrise" que inclui versões mais b

Produção de petróleo e gás natural cresce e bate recorde em agosto

Imagem
Petrobras - 16.Set.2015 No mês de agosto, a nossa produção de petróleo e gás natural, no Brasil e no exterior, atingiu a marca de 2,88 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), um recorde histórico, 0,8% superior ao recorde anterior de 2,86 milhões boed alcançado em dezembro de 2014. Esse volume é também 4,5% maior que o registrado em agosto de 2014 (2,76 milhões boed). Em relação ao mês anterior (julho), houve um crescimento na produção de petróleo e gás natural de 3,1%, quando foram produzidos 2,80 milhões.

Emir Sader: Ciclo pós-neoliberal não terá fim se não houver alternativas

Imagem
Por ora, oposições do continente não têm nada novo a oferecer. Única perspectiva seria de retorno ao modelo neoliberal por  Emir Sader, para a RBA  publicado  16/09/2015 13:15 ARQUIVO/ABR Governos progressistas seguem sendo a melhor aposta para superar os problemas atuais Com dificuldades em vários países de governos pós-neoliberais, com cara constrita, algumas vozes vêm lamentar o que seria o fim de ciclo de governos progressistas na América Latina, somando-se, uma vez mais, às vozes da direita. Um ciclo que eles não reconheciam que tenha existido. Antes, se dizia que não teria havido ruptura alguma, os novos governos eram a continuidade dos anteriores, tão neoliberais quanto eles. A Venezuela de Hugo Chávez reproduziria a dos governos da Ação Democrática e de Copei. O governo do Lula seria a continuação do governo de FHC. Os governos da Frente Ampla do Uruguai seriam novas versões dos governos da direita. Evo Morales e Rafael Correa seriam reedições dos governos c

Santayana: AO FIM E AO CABO, PRECISAMOS DE MAIS, NÃO DE MENOS.

Imagem
Por Mauro Santayana - 16/09/2015 (Do Blog) - Um absurdo a aprovação de um texto-base na Câmara dos Deputados cobrando impostos sobre serviços prestados via internet como o Netflix. O objetivo é proteger o virtual monopólio, que durou anos, das empresas de tv a cabo - que atuam, principalmente no jornalismo, como ponta de lança do discurso conservador e pró "ocidental" - e obrigar o consumidor a pagar mais por uma das opções que tinha para não ver sempre a mesma coisa por meses a fio, embora o conteúdo continue ainda assim a vir dos EUA em sua maioria. É por essas e por outras, que surgem cada vez mais sites piratas, ofertando filmes em português hospedados em servidores de fora do Brasil. E aí, como é que a turminha de sempre - que defende o monopólio, os bancos e os grandes grupos empresariais, principalmente estrangeiros - vai fazer? Vai querer cobrar impostos em terceiros países?

Aécio diz que oposição do "quanto pior, melhor" não pode ser criticada

Imagem
Enquanto a oposição manobra em direção ao golpismo contra o mandato legítimo da presidenta Dilma Rousseff, o candidato derrotado nas urnas e presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves, diz que a presidenta “erra ao atacar as oposições”.   Aécio faz jogo de cena para tentar se passar por vítima da crise que ele estimula. O fato é que a política do quanto pior, melhor, liderada pela oposição, foi desmascarada e tem sido rechaçada por diversos setores. “No momento em que a presidente da República deveria demonstrar humildade e pedir apoio ao país para minimizar os danos do seu desastroso governo, ela não consegue convencer a sua própria base e ataca as oposições. Nos chama de pessimistas de plantão”, afirmou o tucano. Diferentemente da bravata de Aécio, a presidenta tem feito um chamado à união e ao diálogo desde a sua vitória nas eleições em 2014. Nesta quarta-feira (16), por exemplo, Dilma voltou a defender a união para o país sair da crise, mas rebateu o golpismo da opo

Dilma: ” Usar a crise para você querer chegar ao poder é uma versão moderna do golpe”

Imagem
Postado em  16 de setembro de 2015  Do  Globo :   Em entrevista a uma rádio de Presidente Prudente, cidade do interior de São Paulo que ela visita nesta quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff disse ser “fundamental ter muita calma nessa hora” para enfrentar a crise política e econômica e classificou como uma “versão moderna de golpe” usar a crise como mecanismo para se chegar ao poder. Questionada se o rebaixamento da nota do Brasil a preocupa, Dilma não respondeu. Disse apenas que o Brasil “é muito maior do que sua nota” e lembrou que países como Estados Unidos e França conseguiram voltar a crescer após suas notas também serem rebaixadas. Segundo ela, o país honra todos os seus compromissos e contratos e não tem problemas de crédito internacional para atrair investimentos.

Paulo Nogueira: Nem num manicômio Eduardo Cunha poderia liderar um movimento contra a corrupção.

Imagem
Postado em   16 set 2015 por :   Paulo Nogueira Chama o ladrão A completa inversão de valores que varreu o país pode ser demonstrada em duas pessoas: Eduardo Cunha e Dilma. Não sou dado a maniqueísmos, mas é quase, simbolicamente, o confronto do bem contra o mal. Depoimentos de delatores retrataram Cunha como um achacador sem limites, um homem que inspira medo físico nos que se atravessam seu caminho, como ficou claro nas palavras e no semblante de Júlio Camargo. Dilma é honrada, ilibada. O oposto de Cunha. Num país que quisesse verdadeiramente varrer a corrupção, Cunha estaria se defendendo, talvez nas grades, das terríveis evidências contra ele. Dilma, com sua ficha comprovadamente limpa, estaria no papel de zeladora da ética. Mas não.

Tijolaço: “Matem estes filhos da puta que eu arquivarei o inquérito”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 16/09/2015 - no tijolaço “Alguém poderia avisar a Tropa de Choque que essa região faz parte do meu Tribunal do Júri e que se eles matarem esses filhos da puta eu arquivarei o inquérito policial”. O autor desta “pérola”, Rogério Leão Zagallo, é membro do Ministério Público de São Paulo e é ele, como revelam hoje os repórteres Rogério Pagnan e Lucas Ferraz, da  Folha ,  quem  “ será [o] responsável pela investigação dos PMs suspeitos de terem assassinado duas pessoas já rendidas na zona oeste da capital paulista “. Inacreditável. Mesmo que tivesse  sido um “chilique” de engarrafamento, não é algo que se possa admitir em quem tem obrigação de zelar pelo cumprimento da lei. Seria como um médico dizer que se “fulano fosse meu paciente eu cortaria suas tripas na mesa de operação”. Mas isso não é tudo.

Helena Sthephanowitz: Empreiteiro afirma ter assinado 169 contratos com a Petrobras no governo de FHC

Imagem
Por Helena Sthephanowitz - 16/09/2015 O dono da UTC, Ricardo Pessoa, que assinou um acordo de delação premiada com o Ministério Público, compareceu à CPI da Petrobras nesta terça-feira e, apesar de anunciar que permaneceria calado e não responderia a nenhuma das perguntas dos deputados, relatou à CPI que ganhou contratos com a Petrobras durante diversas gestões políticas. "Nos últimos 20 anos, a UTC tem trabalhado muito. Assinou 393 contratos com a Petrobras sem qualquer conexão com a política. Para dar exemplo dessa desconexão, assinou 169 contratos com a Petrobras  durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Na gestão Lula, foram 151, e, na de Dilma, 73. Ou seja, foi no governo do tucano que o empreiteiro teve a maioria dos contratos  A imprensa, imediatamente abafou a confissão do empreiteiro. Os senhores parlamentares não tiveram a curiosidade de perguntar se durante o governo FHC ele  pagou propina. Moro, não investiga nada que tenha se passado no gov

PHA: Moro achou o Cerra na Lava Jato?

Imagem
Publicado 16/09/2015 - no Conversa Afiada E a Band também? De amigo navegante, muito atento às delações premiadíssimas do Dr Moro de Guantánamo: Mão de obra em falta (1) Tão logo a Justiça Federal do Paraná consiga algum respiro na operação Lava Jato, pretende desfechar a "operação polimento". Sérgio Moro quer saber detalhes da concessão firmada pelo então prefeito Gilberto Kassab com uma subsidiária da Odebrechet e uma empresa do Grupo Bandeirantes de Rádio e Televisão - aquele que ameaçou o prefeito Haddad . Foi uma patranha no apagar das luzes de administração Kassab, vice do  Padim Pade Cerra .