Postagens

Mostrando postagens de agosto 20, 2015

Entrevista: Jurista Dalmo Dallari chama derrubada de Dilma pelo TSE de “fantasia política”

Imagem
Por Eduardo Guimarães - no Blog da Cidadania - 26/08/2015 Dalmo de Abreu Dallari (Serra Negra, 31 de dezembro de 1931) é um jurista brasileiro, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É Professor Emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Entre suas principais obras destaca-se Elementos de Teoria Geral do Estado. Em 2001, publicou obra pioneira acerca de perspectivas do Estado para o futuro – intitulando-a de O Futuro do Estado – trata do conceito de Estado mundial, do mundo sem Estados, dos chamados Super-Estados e dos múltiplos Estados do Bem-Estar. Em 1996 tornou-se o professor catedrático da UNESCO na cadeira de Educação para a Paz, Direitos Humanos e Democracia e Tolerância, criada na Universidade de São Paulo.[1] , tendo participado de seu primeiro Congresso em 1998.

Mauro Santayana: Youssef no país dos adivinhos

Imagem
Por Mauro Santayana - no Jornal do Brasil - 26/08/2015 O principal fato da sessão desta terça-feira, da prevista “acareação” entre os “delatores premiados” Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa, na CPI da Petrobras, da Câmara dos Deputados, talvez não mereça muito espaço nas manchetes desta quarta. Não bastando o constante vazamento, quase sempre seletivo, sobre suposições, ilações, delações “premiadas”, subjetivas, inaugurou-se ontem, no âmbito da Operação Lava-Jato - em mais um exemplo de que o uso do cachimbo faz a boca torta -  o instituto do “vazamento futuro” de delações, ilações, suposições, em um espetáculo onde quase tudo é suposto e subjetivo, menos o alvo final do processo.

Por que a economia chinesa está em surto

Imagem
Washington's Blog  Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu China 2015 = EUA 2008 Em 2009, em artigo intitulado “ China 2009 = America 2001 = Rome 11 BC ", observamos: Um dos principais especialistas em economia chinesa – [professor de economia] Michael Pettis – tem longo, mas  interessantíssimo ensaio , no qual argumenta que a China está soprando para encher uma gigantesca bolha de crédito, para assim escapar da queda global. Pettis exibe relatórios e estatísticas da China moderna, é claro. Mas termina com uma comparação imperdível com a antiga Roma: "Permitam-me copiar [porque chega a ser engraçado] um trecho do Cap. 15 da  História da Civilização Romana e da Cristandade   do início até o ano 325 dC , de Will Durant:

O que aconteceu na China? (Em poucas palavras, de O Minotauro Global)

Imagem
Yanis Varoufakis Γιάνης Βαρουφάκης Янис Варуфакис يانيس فاروفاكيس   Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu A Grécia sumiu das manchetes, por enquanto, porque só se fala da crise chinesa. Nesse nosso mundo globalizado, as duas crises estão intimamente interconectadas, ambas como repercussões do 'momento' 2008 do capitalismo global. Aqui vão alguns excertos de meu livro  O Minotauro Global   [ The Global Minotaur ] , das edições de 2011 e 2013: "CHINA DEPOIS DO MINOTAURO

GGN: Após sabatina, Janot deve lançar "pacote de maldades"; assista

Imagem
QUA, 26/08/2015 - 20:20 Jornal GGN -  Começou às 10h desta quarta-feira (26) a sabatina do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que tenta ser alçado novamente à chefia do Ministério Público Federal, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Janot abriu a audiência afirmando que não é por "satisfação do ego" que quer mais dois anos de mandato na PGR. Com inúmeros inquéritos na Lava Jato em mãos, ele deve ser enquadrado pelos senadores da oposição sobre a investigação que envolve corrupção na Petrobras.

China e Estados Unidos culpam-se mutuamente pelo choque nas bolsas mundiais

Imagem
Sputnik News - 26/08/2015 A queda nas bolsas mundiais provocou uma nova “guerra de nervos” entre Washington e Pequim nas vésperas da visita de Xi Jinping aos EUA. As intenções da Reserva Federal de endurecer a sua política monetária em setembro causou a queda nos mercados de valores mundiais, informou Yao Yuidun, presidente do Instituto Financeiro do Banco Popular da China. © AFP 2015/ STAN HONDA Opinião: China não pode ser culpada pela queda nas bolsas de valores Todos esperam que a taxa básica de juros seja aumentada e isso provoca uma flutuação descontrolada nos mercados. Esta opinião do perito foi publicada no jornal governamental China Daily. O endurecimento da política monetária pode provocar uma queda das cotações das ações estadunidenses. Depois disso, pode acontecer uma venda de ativos em massa em todo o mundo, o que pode levar a uma nova crise financeira, avisa o perito.

AFP: Militares dos EUA teriam distorcido informações sobre guerra contra o EI

Imagem
afp.com / MARINHA AMERICANA / Joshua Card Desde o início dos bombardeios americanos contra o grupo EI no Iraque e depois na Síria, há um ano, as forças de segurança iraquianas recuperaram alguns dos territórios conquistados pelos jihadistas AFP - 26/08/2015 O Pentágono investiga se autoridades militares americanas deram um tom mais otimista a relatórios sobre a guerra contra o Estado Islâmico (EI) no Iraque, informou nesta quarta-feira o jornal The New York Times, citando fontes próximas ao caso. O inspetor-geral do Pentágono iniciou uma investigação depois que um analista civil da agência militar de informação (DIA) afirmou que tinha evidências de que autoridades do Centcom, o comando militar americano no Oriente Médio, modificavam as conclusões preparadas para o presidente Barack Obama e outras autoridades políticas sobre a luta contra o EI. As fontes anônimas citadas pelo jornal não informam quando estas modificações foram realizadas nem quem as fez. Uma di

Deputados cobram isenção em investigações e mostram indignação com critério seletivo que poupa PSDB

Imagem
“Qual o critério para investigar?”. A pergunta indignada do deputado  Fernando Marroni (PT-RS) , feita da tribuna da Câmara, traduz o sentimento de muitos brasileiros diante das declarações feitas pelo doleiro Alberto Youssef na CPI da Petrobras, durante acareação na última terça-feira (26). Youssef confirmou que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) recebeu dinheiro do esquema fraudulento de Furnas. A indignação se justifica pelo viés tendencioso e seletivo revelado durante as investigações da Lava-Jato. “Eu quero saber qual é o critério utilizado nessa operação para que sejam abertas investigações contra suspeitos? É a palavra do delator? São as informações trazidas pelos delatores? Se esse for o critério, porque, então, o senador Aécio Neves não está sendo investigado? Ele já foi citado duas vezes pelo mesmo delator”, questionou Marroni.

No vazio, Gilmar assume o lugar da oposição perdida

Imagem
Por Ricardo Kotscho - No blog Balaio do Kotscho - 26/08/2015 Gilmar Mendes conseguiu. No vazio deixado pela oposição oficial, mais perdida do que nunca, o ministro do STF indicado por FHC assumiu o papel de principal adversário do governo petista, que já foi do todo poderoso Eduardo Cunha, presidente da Câmara, antes deste ser denunciado por corrupção pela Operação Lava Jato. Os dois costumam atuar em sintonia, como no caso do financiamento privado de campanhas eleitorais, mas agora o magistrado assumiu o protagonismo e nem disfarça mais seu objetivo: anular o resultado das eleições presidenciais do ano passado.

O crash chinês dá alento ao ajuste de Levy

Imagem
Esta era uma boa oportunidade para Joaquim Levy mostrar serviço positivo, se diferenciar da cartilha da austeridade e fomentar o crescimento do país. José Carlos Peliano* - Carta Maior A semana que começou ontem dia 24 de agosto trouxe uma segunda-feira derrubada nas bolsas de todo o mundo. A drástica queda da bolsa de Shanghai em 8,49% liberou um pânico generalizado pelas demais bolsas. Já havia um certo clima de expectativa quanto aos rumos do desenvolvimento chinês uma vez que vinha sendo esticado há tempos, já mostrando níveis menores nos últimos anos. O segundo trimestre deste ano sinalizou um crescimento de 7% na economia, menor patamar desde 2009. Mais que isto a entrada tardia do país no jogo capitalista internacional motivava cautela e expectativa de todos em relação à solidez da estrutura econômica, seu funcionamento e a adequação dos instrumentos, medidas e instituições necessários à guinada da China às regras de negócios do mundo ocidental.

Cabe Habeas Corpus contra decisão de ministro do Supremo, decide STF

Imagem
26 de agosto de 2015, 20h04 Por  Pedro Canário  - no Conjur O Habeas Corpus é “ação nobre sem qualquer limitação na Constituição Federal” e, portanto, pode ser impetrado contra ato de ministro do Supremo Tribunal Federal. Foi o que decidiu o Plenário do Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira (26/8), por empate, ao conhecer Habeas Corpus impetrado pela defesa de um dos denunciados na operação “lava jato”. Descartar possibilidade de HC tornaria decisões imutáveis, disse Toffoli. Nelson Jr./SCO/STF A discussão foi interrompida no fim da tarde desta quarta, depois que cinco ministros votaram pelo conhecimento do HC e cinco pelo não conhecimento. Como em matéria penal o empate favorece o réu, ficou firmado o entendimento de que cabe Habeas Corpus contra decisão monocrática de ministro do Supremo. Venceu a tese do ministro Dias Toffoli, relator. O ministro Teori Zavascki está impedido de votar no caso, já que o HC foi impetrado contra decisão dele. Com o resultado do debate n

Helena Sthephanowitz : Em meio a chacina, comandante da PM tira folga e viaja aos EUA

Imagem
SEGURANÇA EM SP A segurança pública em São Paulo está evidentemente mal dirigida: na periferia, as ações policiais não separam trabalhador pobre de criminoso. Nos bairros mais favorecidos, a polícia não garante a paz por  Helena Sthephanowitz   publicado  26/08/2015  REPRODUÇÃO/BANDNEWS Protesto no Morumbi reivindica aumento do efetivo policial; morador foi vítima de latrocínio no domingo Em 2012, ordem vinda de dentro dos presídios da facção criminosa PCC assustou os moradores da capital paulista com ataques a policiais militares e incêndios a ônibus. Na época, 127 pessoas morreram assassinadas em São Paulo, conforme dados do Sistema de Informações Criminais (Infocrim) da Secretaria da Segurança Pública do estado. Porém, mesmo com o quadro de crise em curso, o secretário de segurança, em 2012, Antônio Ferreira Pinto, pediu – e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou – uns dias de folga. Pinto não abriu mão de viajar até um país vizinho, a Argentina, para as

Ministra do TSE rebate Gilmar Mendes: Não faço juízo político

Imagem
Durante o debate sobre análise do prosseguimento da ação de investigação eleitoral da campanha da presidenta Dilma Rousseff, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (25), os ministros protagonizaram uma acalorada discussão. "Meu voto foi estritamente jurídico processual", disse a ministra do TSE, Maria Thereza de Assis Moura “Meu voto foi estritamente jurídico processual”, disse a ministra Maria Thereza de Assis Moura ao rebater as críticas do ministro Gilmar Mendes, vice-presidente TSE, por ter arquivado, na primeira vez, o pedido de impugnação. A ministra manteve o voto e pediu arquivamento da ação. Apesar da ministra Luciana Lóssio ter pedido vista do processo, o placar está em 4 votos a 1 pela continuidade do processo, sendo que são sete ministros, que podem mudar seus votos até a proclamação do resultado final. Processo A análise dos ministros é apenas sobre o prosseguimento da ação. Não foi feito julgamento do mérito da questão, isto é, analisar

Ao escolherem a Turquia, não os curdos, EUA mostram sua verdadeira cara

Imagem
ORIENTE mídia 21/8/2015, Joris Leverink, *   Telesur , Venezuela Tradução Vila Vudu Na escolha dos aliados, na batalha contra o Estado Islâmico, os EUA estão mostrando que derrotar os  jihadistas  pode não ser sua prioridade absoluta. Escolher aliados em tempo de guerra é negócio a ser feito com extremo cuidado. Podem-se fazer concessões, mas sem ceder demais. É preciso confiar, sem se tornar dependente demais. É preciso manter-se ao mesmo tempo firme e flexível. Aliados em tempo de guerra podem tornar-se amargos inimigos tão logo a vitória seja declarada, e o pior inimigo pode revelar-se o melhor amigo.

Fernando Brito: Por que Getúlio não é passado, mas desejo de futuro no Brasil?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 26/08/2015 Reproduzo, abaixo, o vídeo de uma intervenção do  jornalista José Augusto Ribeiro – meu primeiro chefe de redação, em O Globo, no distante ano de 1978 – sobre Getúlio Vargas, em um sessão do Senado da República, tão vazia quanto é comum nestes tempos em que só enchem por temas diletantes, mas capazes de atrair a mídia. Ribeiro, que é autor da excelente trilogia “A Era Vargas”, depois de percorrer as origens da formação de Getúlio, narra o episódio em que Assis Chateaubriand – o Roberto Marinho de então – se oferece para pôr fim à campanha pela deposição do presidente, se este “desistisse da Petrobras”.

PHA: Afogado em Furnas, Aecím nao encara Janot

Imagem
O acusado não olha para o Promotor… Na sabatina do Procurador Janot,  onde Aloysio 300 mil enforcou FHC , um dia depois de  ser consagrado pelo depoimento irretorquível do Youssef , Aecím gastou a maior parte de sua notável contribuição a elogiar o Procurador Janot. Significativo, revelador é que Aecím não encarava o Janot olho no olho. Olhava para baixo, para os lados e, quando não podia evitar, olhava rapidamente para quem estava diante dele. E rapidamente tirava os olhos, em direção ao infinito do planalto central. A linguagem do corpo falou mais do que as baboseiras pronunciadas. Um blábláblá em jurisdiquês, redigido por algum reali tucano do  tipo Gandra Martins . Como os artigos dele na Fel-lha (ver no  ABC do C Af ). Com ghost-writer.

Paulo Nogueira: O depoimento de Youssef deixou claro que a Veja cometeu um crime na véspera das eleições.

Imagem
Postado em   26 ago 2015 por :   Paulo Nogueira Crime Pouca gente notou uma coisa. O depoimento de ontem do doleiro Youssef desmascarou o crime jornalístico da Veja às vésperas das eleições. Lembremos. A Veja deu no sábado, um dia antes do turno decisivo, uma capa em que afirmava que Dilma e Lula sabiam de tudo no escândalo da Petrobras. Era uma afirmação amparada exatamente em Youssef. Pela gravidade da acusação e pelo tom peremptório do texto, o leitor era induzido a acreditar que Youssef tinha evidências poderosas, como conversas gravadas ou coisa do gênero. Mas não.

Pesquisa da CNI diz que brasileiro está menos pessimista em relação à economia

Imagem
Criado em  26/08/15 -  Por  Da Agência Brasil  Edição: José Romildo   Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, divulgada hoje, mostra que o nível de pessimismo do brasileiro em relação à economia caiu. A queda está relacionada à melhora nas projeções sobre o comportamento dos preços. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), sondagem elaborada pela CNI, subiu 1% em agosto na comparação com julho. O índice atingiu 98,9 pontos. Foi o segundo mês consecutivo de alta no indicador.

Petróleo barato não é um problema só da Rússia

Imagem
Sputnik News - 26/08/2015 Alguns analistas europeus e dos EUA opinam que a queda do preço do petróleo traz consequências negativas especialmente para a Rússia. Todavia, isso não é verdade. Por exemplo, petróleo barato não significa nada bom para os países escandinavos. © AP PHOTO/ FERNANDO LLANO ‘Ouro negro’ sofre queda recorde Desde o início de verão de 2014 e até janeiro de ano em curso, o preço do petróleo caiu de 100 para 45 dólares por barril de Brent. A decisão dos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) de 27 de novembro de manter as exportações de petróleo ao nível de 30 milhões de barris por dia agravou a queda uma vez mais. A diminuição dos investimentos, em conjunto com a queda do preço de petróleo, exerce uma pressão negativa sobre a economia norueguesa. Em junho de 2015 as exportações norueguesas de petróleo diminuíram a 9,7%. A empresa Statoil reduziu o seu pessoal em mais de 20 mil funcionários.

Lula participa de atos políticos no norte e na capital de MG

Imagem
Instituto Lula - 26/08/2015 - 15:09 Lula, o rapper Renegado e o governador Fernando Pimentel durante evento da campanha de 2014, em Belo Horizonte. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja nesta quinta-feira (27) para Montes Claros, na região norte de Minas Gerais, onde participa com o governador Fernando Pimentel do 1º Encontro dos Povos das Gerais. E na sexta-feira (28), participa de ato em defesa da democracia e da Petrobras no Congresso Estadual da CUT-MG, em Belo Horizonte. O ato em Montes Claros começa às 17h no estacionamento da Faculdade Ibituruna. O encontro reunirá povos e comunidades tradicionais do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha com o intuito de debater e trocar experiências em torno de práticas agroecológicas e ainda discutir e propor a implementação de políticas públicas voltadas para as comunidades tradicionais. Já em Belo Horizonte, o ex-presidente participa do 12º Congresso Estadual da Central Única d

'É preciso reverter o modelo liberal que aprofunda a recessão', afirma economista

Imagem
Por Rede Brasil Atual Para doutor da Unicamp, as forças conservadoras, por meio de "terrorismo econômico", convenceram o governo a seguir o caminho da recessão São Paulo – A crise econômica começou a ser fabricada em 2013 pelos liberais, afirmou hoje (18) o economista Eduardo Fagnani, em entrevista para a Rádio Brasil Atual. “Isso gerou uma sanha que foi amplificada pela mídia em um terrorismo econômico fantástico.” “Como eu posso falar em crise em 2014 se o Brasil tinha taxa de desemprego de 5,5% enquanto a média da Europa era de 15%? Mesmo a dívida pública bruta estava em 55% do PIB, enquanto no Estados Unidos comprometia 100%. O Japão, por exemplo, deve dois PIBs e meio”, argumenta.

Embaixadores de Israel: mais uma farsa do moderno apartheid

Imagem
Vijay Prashad   "Israel está investindo muito na chance de apelar ao crescente movimento pentecostal no Brasil, que inclui grupo significativo de cristãos sionistas. Enviar para lá, como seu embaixador, Dani Dayan, ex-líder do Conselho de Comunidades Judias da Judeia e Samaria, e propagandista incansável da colonização ilegal de territórios palestinos, é ato que atropela Brasília, com Israel buscando contato com grupo específico da população, sem mediação diplomática." Israel vê a ONU como território hostil. Por isso manda embaixadores militantes da anexação, cuja resposta-padrão a qualquer crítica é a acusação de 'antissemitismo' – diz Vijay Prashad. O governo de Israel não aprecia a ONU. Cartaz frequente nas ocupações de colonos ilegais é " UNwelcome " [ONU não é bem-vinda]. Para Israel, a ONU é território hostil. Seus embaixadores comportam-se lá como se estivessem em guerra contra o mundo. Ron Prosor, o ex-embaixador, sempre agrediu os alt

RBA: Alunos do Pronatec levam Brasil a título mundial em competição de habilidades

Imagem
WORDSKILLS Dos 27 medalhistas brasileiros na competição, 25 passaram pelo programa federal. Formação profissional já no ensino médio garante renda 12,5% superior por  Redação da RBA   publicado  26/08/2015  REPRODUÇÃO/TVT Daniel fez cursos de caldeiraria e eletromecânica, por influência do tio metalúrgico São Paulo –  O ensino técnico profissionalizante do Brasil foi destaque internacional, depois de o país conquistar o maior número de medalhas na WorldSkills São Paulo 2015. Disputada por 59 países, os estudantes brasileiros conquistaram 27 medalhas –  11 de ouro, dez de prata e seis de bronze – dos quais 25 passaram pelo  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do ministério da Educação (MEC). Foi o melhor resultado conquistado pelo Brasil na WorldSkills desde 1983, quando o país começou a participar da competição. Na última edição, realizada em Leipzig (Alemanha), em 2013, o Brasil teve quatro medalhas de ouro, cinco de prata e três

Luis Nassif: A prova do pudim da Lava Jato nas mãos de Janot

Imagem
Por Luis Nassif - No GGN - 26/08/2015 Todos os jornais impressos esconderam a declara ção do doleiro Alberto Yousseff à CPI da Petrobras, de que o senador Aécio Neves recebia US$ 150 mil mensais de Furnas. Ap ós o impeachment de Fernando Collor, um jornal se vangloriou de não ter escondido seu passado: a Folha de S.Paulo. Essa atitude ajudou a pavimentar sua reputação pelos anos 90 a fora. Agora, todos os jornais brasileiros se calaram, inclusive a Folha. Mesmo depois dos servi ços online - que não haviam sido enquadrados - terem dado a notícia que, àquela altura, já tinha transbordado para o mundo.

Globo e UOL tentam salvar Aécio

Imagem
O Jornal Nacional não incluiu as falas sobre Aécio e Sérgio Guerra em sua reportagem e o portal da Folha blindou o PSDB. Viomundo Em seu depoimento à CPI da Petrobras, hoje [25], o doleiro Alberto Youssef confirmou acusação que havia feito anteriormente segundo a qual o hoje senador Aécio Neves recebeu dinheiro de propina no esquema de Furnas. Também foi repetida a denúncia de que o ex-presidente do PSDB, Sergio Guerra, já falecido, recebeu R$ 10 milhões para trabalhar contra a criação de uma CPI da Petrobras. O Jornal Nacional  não incluiu as falas sobre Aécio e Guerra em sua reportagem. Preferiu focar em Antonio Palocci e Dilma Rousseff, ambos petistas. Deu uma nota sobre o assunto, sem imagens, depois da reportagem - enfatizando a defesa do senador tucano.