Postagens

Mostrando postagens de agosto 12, 2015

Presidenta da UNE avalia as manifestações em entrevista

Imagem
Liberdade de expressão foi o tema da entrevista no Jornal da Gazeta da presidenta da UNE, Carina Vitral, que já foi presidente da UEE paulista e atualmente é estudante de economia na PUC de São Paulo.   No Vermelho - 18/08/2015

Jeb Bush: “Afastar Saddam foi um bom negócio”

Imagem
Numa conferência organizada por um grupo ligado à indústria de armamento, o candidato presidencial republicano afirmou ter sido um “bom negócio” a decisão de invadir o Iraque, tomada pelo seu irmão George W. Bush. ESQUERDA net - 18/08/2015 Jeb Bush na conferência da APPS Segundo o portal Intercept, a plateia do encontro era formada pelo grupo  Americans for Peace, Prosperity and Security (APPS), para quem a guerra no Iraque – tal como a anterior iniciada pelo pai dos irmãos Bush – foi de facto "um bom negócio". A frase de Bush foi proferida quando se recusou a responder à questão sobre se a origem da ascensão do Estado Islâmico aconteceria se os EUA não tivessem invadido o Iraque. "Quem sabe? É complicado responder sobre hipóteses... Quem sabe? Não consigo responder a isso. O que lhe posse dizer é que derrubar Saddam acabou por ser um bom negócio".  A APPS é presidida pelo antigo presidente da Comissão de Informações da Câmara de Representantes Mike R

Lula mostra a lista das palestras pagas. O Dr. Moro vai prender o Bill Gates?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 18/08/2015 Lula não tinha a obrigação de mostrar quem o contratou para palestras, desde que deixou a Presidência. Mas mostrou. 41 empresas e instituições pagaram para que Lula falasse, em 70 palestras, para seus empregados, clientes e empresários – os seus e os de suas relações. Não consta que qualquer delas tenha ido ao Procon, decepcionada com a qualidade e a atratividade  destes eventos. Nem mesmo a Globo, que contratou uma delas através de sua Infoglobo, como destacou outro dia aqui este  Tijolaço . A  lista divulgada pelo Instituto Lula  é demolidora.

Kiko Nogueira: A corajosa bordoada de uma jornalista da TV alemã no discurso de ódio da direita.

Imagem
Postado em   18 ago 2015 por :   Kiko Nogueira A âncora Anja Reschke brilhou, como se falava antigamente numa firma onde meu amigo Sérgio Rabino trabalhou durante 45 anos. Num comentário no telejornal no qual trabalha, ela usou alguns minutos para criticar de maneira veemente a guerra verbal contra os refugiados na Alemanha. Sem levantar uma sobrancelha, sem erguer a voz — e me vem à mente o histrionismo ventríloquo de Marco Antonio Villa —, ela detona a xenofobia e a reação tímida a ela.

Instituto divulga todas as empresas para as quais Lula fez palestra

Imagem
Instituto Lula - 18/08/2015 19:06 Em sinal de respeito à sociedade brasileira, que merece receber informações corretas e verdadeiras, divulgamos a relação das empresas e instituições que, desde 2011, contrataram palestras do ex-presidente Lula no Brasil e no exterior por meio da empresa LILS Palestras e Eventos Ltda.  Trata-se de uma atividade legítima, que Lula exerce legalmente desde que deixou a Presidência da República, a exemplo de outros ex-presidentes do Brasil e de outros países, e personalidades de destaque como esportistas, artistas, jornalistas, cientistas. 

Luis Nassif: Lava Jato encontra agenda com o nome da Dilma rabiscado. E daí?

Imagem
TER, 18/08/2015 - 19:14 Luis Nassif Na home do Estadão, a matéria principal é o excepcional furo de reportagem mostrando que um ex-assessor de José Dirceu rabiscou na sua agenda os nomes de Dilma, Lula e Pallocci. E o que mais? Mais nada. Mas tornou-se manchete principal. Lembra uma história semelhante que ocorreu durante a repressão. O chefe de redação da Veja no Riuo chamava-se Nelson Silva. Em toda viagem pela ponte-aérea havia revista de bagagem, especialmente de livros transportados.

Emir Sader: Álvaro García Linera responde sobre ONGs na Bolívia

Imagem
'4 ONGs (Milenio, CEDIB, Fundacion Tierra e CEDLA) mentem e camuflam seu ativismo político e reacionário sob o manto de atividade não governamental' por Emir Sader - na Carta Maior - 18/08/2015 Tendo recebido uma carta com denuncias sobre suposta repressão a ONGs que atuam na Bolivia, o vice presidente Álvaro García Linera lhe respondeu com longa carta, em que esclarece o tipo de ação desse tipo de organização na Bolívia e a realidade sobre a atuação do governo desse pais.   Esclarece, antes de tudo, o vice presidente, que é falsa a acusação de que haveria risco de repressão sobre essas ONGs da Bolivia: “... nem agora, nem em nenhum momento anterior, se colocou seu fechamento, expulsão ou restrição de algum tipo de suas atividades”.  “Vocês sabem perfeitamente que a liberdade de expressão e de associação não apenas constituem direitos civis, mas representam componentes indissolúveis da vida, da história e do desenvolvimento das sociedades democráticas, das organ

Carlinhos Metralha, acusado de participar de chacina na ditadura, “tirou fotos, deu beijos e abraços” na Paulista

Imagem
publicado em 18 de agosto de 2015 -  no Viomundo Trecho do relatório final da Comissão Nacional da Verdade sobre Carlinhos Metralha: Carlos Alberto Augusto (1944-) Delegado de polícia. Serviu no Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo (DOPS/SP), sendo conhecido como “Carteira Preta” e “Carlinhos Metralha”. Integrou a equipe do delegado Sérgio Paranhos Fleury. Teve participação em casos de detenção ilegal, tortura e execução. Convocado para prestar depoimento à CNV, não foi localizado. Vítimas relacionadas: Carlos Marighella (1969); Eduardo Collen Leite (1970); Antônio Pinheiro Salles e Devanir José de Carvalho (1971); Soledad Barrett Viedma, Pauline Reichstul, Jarbas Pereira Marques, José Manoel da Silva, Eudaldo Gomes, Evaldo Luiz Ferreira de Souza e Edgard de Aquino Duarte (1973).

RBA: Caixa anuncia condições vantajosas de crédito para setor automotivo

Imagem
INCENTIVOS Segundo a presidenta da Caixa, Miriam Belchior, o objetivo é oferecer condições de apoio ao desenvolvimento de toda a cadeia produtiva por  Stênio Ribeiro, da Agência Brasil   publicado  18/08/2015 19:26 FABIO POZZEBOM / EBC / ABR Miriam: "Excelentes condições oferecidas pelo banco contribuem para apoiar um dos setores que mais empregam" Brasília –  A presidenta da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, assinou hoje (18) convênio com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O objetivo é oferecer condições de apoio ao desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. De acordo com Miriam Belchior, o banco público oferecerá condições especiais nas linhas de capital de giro e investimento, além de condições diferenciadas em linhas de crédito e outros produt

Na televisão, PT convoca militância às ruas pela democracia

Imagem
A mensagem chama a todos a se juntarem aos movimentos sociais, partidos políticos e centrais sindicais e "todos aqueles que acreditam que o Brasil é maior que qualquer crise" PT EM FOCO #‎NaRuaEmDefesaDaDemocracia‬ 13 Por:  Agência PT , em 18 de agosto de 2015 às 17:02:19 O Partido dos Trabalhadores exibe na noite desta terça-feira (18) inserções em cadeia nacional de televisão para convocar a sociedade brasileira a participar das manifestações marcadas para quinta-feira (20). No vídeo, o partido afirma que chegou a hora dos brasileiros irem às ruas “defender as conquistas sociais dos últimos anos, os direitos trabalhistas e, acima de tudo, para defender a democracia brasileira”. A mensagem chama a todos a se juntarem aos movimentos sociais, partidos políticos e centrais sindicais e “todos aqueles que acreditam que o Brasil é maior que qualquer crise”.

Fernando Brito: Cardozo e a fuga das tartarugas ou Danilo Gentili na Justiça….

Imagem
POR FERNANDO BRITO · 18/08/2015 O Ministro José Eduardo Cardozo, que surge hoje nos jornais às voltas com  a violação de seu próprio computador no Ministério da Justiça  – pausa para os risos… – certamente não é um homem distraído como o  primo Rosamundo, criação do genial Stanislaw Ponte Preta que, posto a tomar conta de duas tartarugas, deixou uma fugir. Mas é, certamente, candidato a ser inscrito no  Guiness  como o Ministro mais lento da República.

STF irá julgar validade da delação de Youssef; Moro nega irregularidades

Imagem
OPERAÇÃO EM RISCO 18 de agosto de 2015, 16h00 - no Conjur O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli submeteu ao Plenário da corte o julgamento sobre a validade do acordo de delação premiada firmado pelo doleiro Alberto Youssef no âmbito da operação “lava jato” e homologado pelo ministro Teori Zavascki.  O pedido foi feito pelo advogado José Luis Oliveira Lima, representante de do executivo afastado da Galvão Engenharia Erton Medeiros da Fonseca. De início, Toffoli o negou, alegando que a jurisprudência do STF não admite Habeas Corpus contra ato de um dos ministros. No entanto, após recurso, ele decidiu nessa segunda-feira (17/8) levar a questão a julgamento por todos os membros da corte. De acordo com os advogados de Fonseca, Youssef não teria credibilidade para colaborar com a Justiça, uma vez que trabalha como doleiro há mais de 20 anos e já descumpriu um acordo de delação premiada, firmado no caso Banestado, em 2004. Por esses motivos, a defesa do executivo argu

Paulo Nogueira: A incrível resposta da Globo no caso do apartamento no Guarujá atribuído a Lula.

Imagem
Postado em 18 ago 2015por : Paulo Nogueira As provas são “a vizinhança”: o alegado apartamento de Lula Lula é o alvo da plutocracia. Isso está claro. Dilma, com as unhas aparadas, fica até 2018. O problema é Lula. Quem poderia enfrentá-lo na direita? São todos mirins. Ao mesmo tempo, também o PT, sem Lula, vira um adversário muito mais fácil de bater. Tirar Lula é a prioridade, portanto. A mídia comanda, como sempre, a perseguição.

Saul Leblon: Para onde queremos ir?

Imagem
Se Dilma, Lula e o PT continuarem a endossar 'o' ajuste como o sujeito da história, não há o que dizer às ruas. por: Saul Leblon - na Carta Maior - 18/08/2015 Quando a névoa da crise embaralha os pontos cardeais de uma sociedade, o oportunismo pode conduzir cidadãos, governos e partidos a um sumidouro da história.   Nele todos perdem e a nação resta esfacelada.   Não raro, permanece no limbo anos a fio.   A chamada década perdida dos anos 80 foi um desses desvãos, que restringiu o PIB per capita a uma variação medíocre de 0,8%,  em média, no período,   A crise da dívida externa, então, e o descontrole da inflação varreram o mundo do trabalho para o abismo do desemprego, com o empobrecimento deamplas camadas da população.

AFP: EUA ameaçam presidente do Sudão do Sul por se negar a assinar acordo de paz

Imagem
AFP / Zacharias Abubeker O presidente sul-sudanês, Salva Kiir, em Adis Abeba, no dia 29 de janeiro de 2015 AFP - 18/08/2015 Washington, padrinho da independência do Sudão do Sul em 2011, ameaçou o presidente do país, Salva Kiir, por ter se negado a assinar, nesta segunda-feira, um acordo de paz para por fim à guerra civil que assola o jovem país do leste da África. "Os Estados Unidos lamentam profundamente que o governo sul-sudanês tenha decidido não assinar um acordo que contava com o apoio de todos os Estados da Igad (n.d.r. mediação de países do leste da África), da troika - EUA, Reino Unido e Noruega -, da China, da União Africana e das Nações Unidas", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby. Ao contrário, comemorou a assinatura do acordo de paz por parte do "dirigente da oposição (e ex-presidente) Riek Machar". Os beligerantes da guerra civil que devasta o Sudão do Sul desde dezembro de 2013 não alcançaram um acordo d

GGN: PSDB discute a convocação de ato partidário pelo impeachment de Dilma

Imagem
TER, 18/08/2015 - 12:11 ATUALIZADO EM 18/08/2015 - 12:28 Jornal GGN -  Deputados e senadores do PSDB animados com o resultados dos protestos do último domingo (16) decidiram apresentar ao presidente nacional do partido, Aécio Neves, a proposta de convocar um ato partidário em prol da saída de Dilma Rousseff (PT) do poder. Segundo informações do Painel da Folha, a pauta será debatida nesta terça-feira (18).  "A ideia seria reproduzir comícios como os das Diretas Já, capitaneados por políticos, em vários Estados. Para se compor com os movimentos que encabeçaram os protestos recentes, a sigla quer mostrar que não há como conduzir um processo de impeachment sem apoio partidário no Congresso", publicou o jornal. O "Fora Dilma" já encampado por lideranças do PSDB que queriam estreitar os laços com os movimentos anti-governo foi endossado por declarações feitas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na segunda-feira (17). No day after à ida de cerca d

DW: Dilma e Merkel discutirão reforma do Conselho de Segurança

Imagem
Tema deverá estar na declaração conjunta que será divulgada após encontro das duas líderes em Brasília. Mudança no principal órgão decisório das Nações Unidas é defendida há anos por Brasil e Alemanha, mas sem avanços. A reforma do Conselho de Segurança da ONU e a consequente ampliação do número de países com assentos permanentes será um dos temas a serem debatidos pela presidente Dilma Rousseff e a chanceler federal alemã, Angela Merkel, durante encontro em Brasília a partir desta quarta-feira (19/08). De acordo com uma fonte do Itamaraty, a reforma da ONU será mencionada na declaração conjunta. "Nos últimos meses estamos tendo uma intensa movimentação sobre o assunto no âmbito da Assembleia Geral, com reuniões e debates tendo em vista o 70º aniversário da ONU e o interesse em avançar para uma solução. Brasil e Alemanha, no contexto do G4, cooperam muito próximos nas discussões", afirmou um diplomata à DW Brasil.

Rublo e yuan ganham direitos iguais na China e na Rússia

Imagem
Sputnik News - 18/08/2015 A cidade chinesa de Suifenhe, situada na fronteira com a Rússia, autorizou a moeda russa a circular juntamente com o yuan renminbi, a moeda chinesa. Sistema bancário islâmico é alternativa necessária para a Rússia, diz banqueiro Em um comentário exclusivo à Sputnik, o Banco Central da Rússia comentou o decreto correspondente, emitido pelo Banco Popular da China em 9 de agosto. O comunicado enviado pela entidade reguladora frisa que o comércio russo-chinês tem uma experiência considerável de uso de duas moedas nacionais, o rublo e yuan. Foi em janeiro de 2003 que duas cidades separadas pela fronteira, a russa de Blagoveschensk e a chinesa de Heihe, adotaram o experimento.

Petrobras aprova venda de 25% da BR Distribuidora

Imagem
Criado em  18/08/15 12h27  e atualizado em  18/08/15 13h02   Por  Vitor Abdala  Edição: Denise Griesinger  Fonte: Agência Brasil O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, em reunião no último dia 6, a venda de 25% de ações da subsidiária BR Distribuidora. Atualmente, todas as ações da empresa de distribuição de combustíveis são controladas pela estatal Petrobras. Segundo nota divulgada hoje (18), a Petrobras já fez o pedido de registro junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para a “oferta pública de distribuição secundária de ações de emissão da BR, correspondentes a 25% de seu capital social”.

Diálogo é prioridade das mulheres trabalhadoras das Centrais

Imagem
Fórum das Centrais Sindicais se reúne para organizar agenda positiva para 2º semestre Escrito por: Érica Aragão • Publicado em: 17/08/2015 - 18:11 - na CUT Reunião do Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais “Neste momento político no Brasil temos que reafirmar a luta das mulheres e uma agenda positiva, questionando essa sociedade machista e patriarcal”, disse a Secretária de Mulheres Trabalhadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rosane Silva, no início da reunião do Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais. O Fórum, do qual a CUT faz parte, esteve reunido nesta segunda (17), na sede da entidade, em São Paulo, para discutir a agenda das mulheres trabalhadoras do 2º semestre de 2015. Além da CUT, estavam presentes: Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical, Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) e União Geral dos Trabalhadores (UGT). Foram discutidos vários assuntos, a co

MPF planeja pedir que Moro deixe de julgar processos contra Youssef​

Imagem
A FILA ANDA 18 de agosto de 2015, 10h04 Por  Felipe Luchete Alvo número 1 da operação “lava jato”, o doleiro Alberto Youssef não precisa ser julgado por todos os crimes aos quais é acusado, por ter colaborado com informações sobre o esquema de corrupção na Petrobras. É o que o Ministério Público Federal deve declarar nos próximos dias à Justiça Federal no Paraná, depois que a defesa do doleiro pediu a suspensão das 11 ações penais e outros inquéritos ainda em andamento em que ele é citado. Conforme o termo de delação premiada firmado entre Youssef e o MPF, novas acusações seriam suspensas quando as penas chegassem a 30 anos de prisão. Caso o juiz federal Sergio Fernando Moro concorde com a medida, todos os prazos ficarão suspensos por dez anos e, se a colaboração continuar válida até lá, será extinta a possibilidade de punição do delator. A defesa aponta que a soma já ultrapassou o limite dos 30 anos nos cinco processos em que ele já foi condenado. E a força-tarefa da “la

Dilma pede a deputados brasileiros esforços para recuperar a economia

Imagem
Brasília, 18 ago (Prensa Latina) A adesão e sanção hoje de propostas que permitam superar as dificuldades econômicas marcaram o encontro da presidenta brasileira Dilma Rousseff com 11 líderes de blocos parlamentares de partidos aliados do governo. PT brasileiro convoca mobilização pela democracia no próximo dia 20 Na reunião, realizada ontem à noite, Dilma destacou a necessidade de que as bancadas que integram a coalizão governamental melhorem a sinergia com a administração e respaldem as medidas de ajuste fiscal para superar a crise econômica.

RBA: Sabesp faz obra milionária para retirar água de rio que está seco

Imagem
Estado gastou quase R$ 29 milhões para captar água do rio Guaió, no Alto Tietê, mas o manancial está seco, e a obra não serviu para nada por  Redação da RBA   publicado  18/08/2015 12:23,  última modificação  18/08/2015 12:52 REPRODUÇÃO/TVT Obra deveria servir para captar mil litros por segundo de água para reforçar fornecimento para a grande SP São Paulo – Há cerca de dois meses, a Sabesp inaugurou uma obra emergencial, no Alto Tietê, para retirar água do rio Guaió. A obra custou quase R$ 29 milhões para abastecer, e deveria complementar o abastecimento da região metropolitana de São Paulo no período de estiagem. O problema é que o rio está seco e a obra milionária da Sabesp, até agora, não serviu para nada. A obra foi planejada para para captar mil litros de água por segundo do rio Guaió. Foram construídos nove quilômetros de dutos para levar a água deste rio até a barragem da represa Taiaçupeba, em Suzano, no Alto Tietê. Em entrevista ao jornal O Estado de Sã

Paulo Nogueira: O esforço épico de FHC para destruir a estabilidade política.

Imagem
Postado em   18 ago 2015 por :   Paulo Nogueira Em outros tempos, estaria batendo nos quarteis FHC não cansa de dizer, e com alguma razão, que trouxe a estabilidade econômica ao Brasil. Isso, em si, seria uma razão para a posteridade dar a ele o valor de um grande presidente. Mas ele, nos últimos tempos, está anulando sua, como os ingleses gostam de dizer,  finest hour,  o seu melhor momento. É que ele está sabotando alucinadamente uma estabilidade que é  muito  mais importante que a econômica – a estabilidade política. Com uma irresponsabilidade estridente intolerável em um octogenário, FHC comete um crime político ao defender a cassação de 54 milhões de votos. É uma aberração sua tese de que Dilma deve renunciar. Para quê? Para abrir caminho para Aécio?