Postagens

Mostrando postagens de agosto 7, 2015

Requião: É preciso tirar a Petrobras das mãos dos abutres internos e externos e um acordo urgente Petrobras-BNDES

Imagem
publicado em 13 de agosto de 2015 às 19:40 No Viomundo Uma proposta para manter empregos e assegurar  a soberania do Brasil sobre Nosso Petróleo:  o acordo Petrobras-BNDES por Roberto Requião* A corrupção existiu em todas as sociedades humanas. A história é pródiga em exemplos. Não há país ou instituição livre desse mal. Por mais que se combata, não é possível dizer que ela será eliminada completamente. Mas combatê-la é nosso dever, como cidadãos, como profissionais e como homens públicos. Eu sempre defendi e defenderei todo tipo de investigação. Ela é sempre salutar. Assim como a transparência nas atividades públicas. A corrupção é como o mofo, não sobrevive à luz.

Investigação contra Cunha não precisa pedir aval da Câmara, diz Janot

Imagem
BRIGA DE PODERES 13 de agosto de 2015, 21h24 - no Conjur Por  Felipe Luchete O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fez duras críticas a uma petição apresentada pela Câmara dos Deputados contra investigações em seu sistema de informática. Depois que o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi apontado na operação “lava jato”, procuradores fizeram cópias de arquivos para avaliar se ele escreveu requerimentos contra uma fornecedora da estatal que teria se recusado a pagar propinas. A Câmara pediu então que o Supremo Tribunal Federal desconsidere esse material. Na solicitação, assinada pela Advocacia-Geral da União, alega que cabia à Presidência da Casa autorizar previamente a medida e que só a polícia legislativa poderia executá-la. Apontou ainda a “defesa de prerrogativas institucionais” e o “equilíbrio democrático entre os Poderes”.

Fernando Brito: Esquece, Serra. Dilma vai defender soberania no pré-sal até “a última força”

Imagem
13 de agosto de 2015 | 20:14 Autor: Fernando Brito Agora, sim, tem uma palavra inequívoca da Presidenta que vai fazer muito “petista neoliberal” , como o senador Delcídio Amaral, recolher as asinhas. “Tem coisas que temos que ter posição firme. Enquanto eu for presidente, vou lutar até a minha última força para manter a lei de partilha”, disse ela. “Nós fizemos a lei de partilha porque no caso do pré-sal, a gente sabia onde estava e a qualidade que tinha. Então uma parte do petróleo tinha que ficar com a nação brasileira”, disse Dilma hoje, ao participar de encontro, hoje, com os movimentos sociais. Portanto, é bom o senador José Serra esquecer o seu projeto devolvendo o petróleo do pré-sal ao esquema de concessão criado pelo seu ex-guru Fernando Henrique Cardoso. Não vai dar para doar à Chevron, como vem sendo prometido desde 2010.

A covardia da mídia hegemônica contra as Margaridas

Imagem
NOTAS VERMELHAS - no Portal Vermelho - 13/08/2015 A Marcha das Margaridas é uma das evocações mais bonitas e simbólicas do movimento popular brasileiro. Construída por mulheres trabalhadoras, especialmente as mulheres do campo, a marcha evoca a memória da paraibana Margarida Maria Alves, sindicalista, assassinada a mando dos patrões com um tiro no rosto em 1983, em um dia 12 de agosto.  Neste 12 de agosto de 2015, cerca de 70 mil pessoas de todo o Brasil participaram da marcha em Brasília. A  Globo News  não mandou repórteres desde cedo informar, empolgados, que a “manifestação é pacífica”. Ou que “as pessoas estão cantando o hino nacional”. A abordagem foi o tempo todo para desqualificar ou diminuir o evento. Falou-se no estádio “cedido gratuitamente”, no trânsito parado nas vias próximas e a cobertura fotográfica foi canalha. Vejam, por exemplo, algumas fotos que o Grupo  Folha  publicou em seu site. As fotos da Folha  estão à esquerda e à direita fotos do grupo Mídia Ninja. Par

A oposição e o imponderável

Imagem
Ao abrir a porta para o desconhecido, o PSDB poderá não voltar ao poder em 2018. Pelo contrário: pode entregar o país ao fascismo. Mauro Santayana, em seu blog. Talvez influenciado pelo fato de estar sendo entrevistado por uma publicação estrangeira - em certos países e organismos multilaterais se conhece bem os avanços alcançados pelo Brasil nos últimos anos - o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou, para a revista alemã Kapital, que a Presidente Dilma Roussef é "honrada", e que o ex-presidente Lula é um líder "popular" cuja prisão, caso viesse a acontecer, poderia dividir o país.    Foi o que bastou para que fosse imediatamente execrado pela parcela da opinião pública que ocupa, destilando bílis, os sites e portais mais reacionários - para dizer o mínimo - da internet brasileira.    O que importa, não é saber - embora torçamos para que isso tenha ocorrido - se FHC foi sincero em suas considerações sobre a Presidente Dilma, e, sim, prestar aten

Américo Martins é o novo diretor-presidente da EBC

Imagem
Criado em  13/08/15 16h38  e atualizado em  13/08/15 19h49   Por  Ivan Richard  Edição: José Romildo  Fonte: Agência Brasil O jornalista Américo Martins foi nomeado pela presidenta Dilma Rousseff para o cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O decreto com a nomeação foi publicado hoje (13) no Diário Oficial da União. Américo Martins assumiu em fevereiro deste ano a diretoria-geral da EBC e ocupava a presidência interina da empresa, no lugar do ex-presidente, Nelson Breve, nomeado em 3 de agosto secretário de Imprensa da Presidência da República.

China: Sobre a mais nova 'guerra' de moedas

Imagem
China: Sobre a mais nova guerra de moedas Quando os EUA metem-se em alívio quantitativo perene, tudo bem. Quando a União Europeia agarra-se ao seu alívio quantitativo, tudo bem. Mas quando o Banco da China decide que interessa à nação deixar o yuan cair um pouco, em vez de subir infinitamente... é o Apocalipse. http://port.pravda.ru/busines/13-08-2015/39251-china_moedas-0/

EUA, sauditas & petróleo- O negócio foi , de ganha-ganha, a mega-perde-perde

Imagem
ORIENTE.mídia - 12 ago 2015 | Península Arábica 10/8/2015, F. William Engdahl,  New Eastern Outlook Tradução Vila Vudu Quem diria que acabaria nisso? Não o governo Obama, certamente; nem seus brilhantes estrategistas de  think-tanks  geopolíticos neoconservadores. A brilhante proposta “ganha-ganha” que John Kerry levou dia 11 de setembro do ano passado ao moribundo rei Abdulah, dos sauditas, em Jeddah, era simples: repetir o altamente bem-sucedido acordo entre os sauditas e o Departamento de Estado em 1986, quando Washington persuadira os sauditas a inundar o mercado mundial num momento de superoferta, e assim derrubar os preços do petróleo em todo o planeta, numa espécie de “choque do petróleo  ao contrário .” Em 1986, deu bom resultado, ajudando a quebrar espinha dorsal de uma União Soviética já periclitante, altamente dependente da renta em dólares da exportação de petróleo, para manter-se agarrada ao poder.

PHA: Janot aproxima tornozeleira do Cunha

Imagem
do Conversa Afiada - 13/08/2015 Segundo Janot, “sob o parco disfarce da defesa de prerrogativa institucional”, Cunha pediu que a AGU questionasse no STF ação de procuradores Na  Fel-lha : PROCURADOR ACUSA CUNHA DE FAZER DA AGU SUA DEFESA PESSOAL O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, acusou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de confundir o público com o privado ao utilizar Advocacia-Geral da União para tentar anular provas recolhidas contra ele dentro da sede do Legislativo, durante as investigações do esquema de corrupção da Petrobras. Segundo o chefe do Ministério Público Federal, “sob o parco disfarce da defesa de prerrogativa institucional”, Cunha pediu que a AGU questionasse no STF (Supremo Tribunal Federal) ação de procuradores que copiaram material do sistema de informática da Câmara.

Paulo Nogueira: O protesto de domingo morreu antes de nascer.

Imagem
Postado em   13 ago 2015 por :   Paulo Nogueira O protesto de domingo morreu, tecnicamente, antes de nascer. A causa mortis foi a NOG, a Nova Ordem da Globo, aquela que tira formalmente o apoio ao golpe. A Globo nunca entra num jogo se pode perder. Ela apoiou os golpistas de 64 porque a vitória era certa, garantida pelos militares e pelos americanos. Agora, não. Ficou claro, depois de oito meses de desestabilização, que um golpe conflagraria o país, e os resultados para ela, Globo, poderiam ser catastróficos.

Lula interpela Gentili: será que agora ele vai fazer piada?

Imagem
13 de agosto de 2015 | 17:42  Autor: Fernando Brito O ex-presidente Lula entrou com uma interpelação judicial contra o cidadão Danilo Gentili. Gentili, como se sabe, postou no twitter a versão de que o atentado teria sido “forjado” para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se “fizesse de vítima” e que as pessoas “lamentaram”  o ato de a bomba não ter atingido o ex-presidente”. Na interpelação, os advogados de Lula perguntam:

"Carf representa o pior do Brasil", diz procurador que investiga órgão

Imagem
TRÁFICO DE INFLUÊNCIA 13 de agosto de 2015, 6h30 - no Conjur Por  Sérgio Rodas Com uma estrutura ineficiente e burocrática, baixa informatização, distribuição manual e direcionada de processos, falta de transparência e ausência de critérios para compor as turmas, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais representa “o que há de pior no Estado brasileiro”, e favorece o tráfico de influência. Essa é a opinião do procurador da República Frederico Paiva, responsável pela operação zelotes, que investiga denúncias de que conselheiros do órgão se associaram a consultores e advogados para, mediante pagamento, influenciar nos julgamentos. Leia mais >>

John Kerry abrirá embaixada em Havana sem encontrar-se com Castro

Imagem
Sputnik News - 13/08/2015  -  Vladimir Kultygin O secretário de Estado dos EUA inaugurará embaixada em Havana sem reunir-se com as autoridades cubanas. © AP PHOTO/ SAUL LOEB Barack Obama enfrenta obstáculo quase insuperável Amanhã será um dia histórico. Pela primeira vez em 55 anos, um secretário de Estado dos EUA visitará Cuba, restaurando formalmente as relações diplomáticas e elevando o status da Seção dos Interesses dos EUA em Havana a Embaixada dos EUA em Havana. O que fará é içar a bandeira. A história é diplomaticamente complicada. Em meados de julho, foi inaugurada a embaixada cubana em Washington, com pompa, banquete, altos cargos de ambos os países e jornalistas. Naquele mesmo dia, foi formalmente reestabelecida a embaixada estadunidense em Havana. Já o evento de 14 de agosto, que contará com uma delegação de 19 pessoas do lado norte-americano, terá a cerimônia da bandeira, uma reunião formal com o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, e um encontro com a op

Grécia: Contrafogos

Imagem
                                                         Jacques Sapir Жак Сапир   Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu                                                                                          Ben Jennings O acordo ao qual parece que Grécia e seus credores chegaram hoje, 11 de março, depois de longas negociações, é mau acordo. Os 85 bilhões previstos nesse acordo são, hoje, muito insuficientes. Nem poderia ser diferente. Porque esse texto é a conclusão lógica do diktat imposto à Grécia dia 13 de julho de 2015, pelos credores. E esse diktat não foi concebido com o objetivo de garantir socorro real à Grécia, mesmo ao preço de enormes sacrifícios; foi concebido unicamente para humilhar e desconsiderar politicamente seu governo. Esse diktat é o produto de uma vingança econômica e não tem qualquer racionalidade econômica.

RBA: Stédile refuta golpismo e diz que agenda de Renan 'é sacanagem'

Imagem
Para sair da crise, o líder do MST defende a construção de uma agenda única entre movimentos sociais e partidos progressistas que preserve os direitos sociais e o emprego por  Redação RBA   publicado  13/08/2015 12:13,  última modificação  13/08/2015 12:45 ARQUIVO/MST Líder do MST diz que saída de Dilma só agravaria crise e colocaria toda classe política sob contestação São Paulo –  A presidenta Dilma Rousseff recebe hoje (13), no Palácio do Planalto, lideranças dos sindicatos, movimentos sociais e do movimento estudantil. João Pedro Stédile, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em entrevista à  Rádio Brasil Atual  nesta manhã, considera a Agenda Brasil proposta pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), uma ‘sacanagem’ e diz que Dilma não pode ficar refém de parlamentares e da mídia. Na opinião de Stédile, a situação em que o Brasil se encontra hoje é histórica e grave, por conta da aglutinação das crises econô

Renan Truffi: Um ajuste fiscal para pagar quem?

Imagem
por Renan Truffi — na Carta Capital - publicado 12/08/2015 00h26, última modificação 12/08/2015 13h20 O Ministério da Fazenda utiliza a lei de sigilo bancário para proteger dados dos detentores da dívida pública brasileira, em torno de 2,58 trilhões de reais Ministério da Fazenda nega dados sobre as instituições que recebem os juros da dívida pública “Nosso compromisso é de continuar a garantir a disciplina fiscal até pela necessidade de estarmos atentos à dinâmica da dívida pública.” Foi assim que, no mês de julho, o ministro da Fazenda,  Joaquim Levy , anunciou mais um corte de 8,6 bilhões  de reais no Orçamento do País como parte do  ajuste fiscal . A redução de gastos em áreas como educação, saúde e cidades tem como objetivo principal pagar os  juros da dívida pública , é o chamado  superávit primário . Mas para onde vai esse dinheiro? Quem recebe esses juros? Mesmo com uma solicitação da reportagem de CartaCapital , o governo se nega a divulgar os dados em tempos d

GGN: Clima econômico apresenta melhora na América Latina

Imagem
QUI, 13/08/2015 - 13:28 ATUALIZADO EM 13/08/2015 - 13:28   Jornal GGN -  O clima econômico da América Latina avançou 4% em julho, na comparação com abril deste ano, motivado pela diminuição do pessimismo em relação aos seis meses seguintes (julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro), segundo levantamento elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a instituição Ifo Institute for Economic Research.    A melhora foi motivada pela diminuição do pessimismo em relação aos seis meses seguintes, enquanto as avaliações em relação à situação econômica presente dos países da região continuou piorando. Tanto o Indicador das Expectativas (IE) como o da Situação Atual (ISA) permanecem abaixo da média e na zona desfavorável do ciclo econômico (abaixo dos 100 pontos).

Vídeo: "O respeito à instituição é fundamental”, diz Dilma em entrevista

Imagem
Nesta quarta-feira (12), a presidenta Dilma Rousseff recebeu o repórter Kennedy Alencar, do SBT, no Palácio do Planalto, em Brasília, para uma entrevista exclusiva. Dilma disse que jamais cogitou renunciar ao cargo, afirmou que “a cultura do golpe existe” na sociedade brasileira, mas não crê que ela “tenha condições materiais de se realizar”. Foto: Reprodução Presidenta Dilma Rousseff em entrevista ao SBT. O jornalista iniciou a entrevista falando da manifestação puxada pelo movimento oposicionista no próximo domingo (16) e abordou ainda a negação do diálogo da oposição. A presidenta respondeu ser capaz de “conviver com as diferenças, as posições que não são aquelas que você deseja”. Afirma ser preciso evitar a intolerância, que vê aumentar no país. Na avaliação de Dilma, uma saída antecipada do poder “não se coaduna com a sociedade moderna” e poderia ser uma ameaça contra outros presidentes que venham a sucedê-la. “Esse respeito à instituição é fundamental. Não é para mim. Não

Helena Sthephanowitz: Presidente do TCU pediu vista em processo que interessava ao filho

Imagem
Suspeita é que ministro Aroldo Cedraz tenha passado informações sigilosas à empreiteira UTC Por Helena Sthephanowitz - 13/08/2015 Ricardo Pessoa, dono da UTC, afirmou em delação que pagou propina ao filho de Aroldo, Tiago Cedraz Investigadores da Operação Lava Jato suspeitam que o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Aroldo Cedraz, repassou informações sobre um processo de interesse da UTC Engenharia, empresa que teria pago propina a seu filho, o advogado Tiago Cedraz. Em novembro de 2012, quando ainda não havia assumido a presidência do tribunal, Aroldo pediu vista de um caso envolvendo supostas irregularidades na licitação de uma das unidades da usina de Angra 3. Passados 15 dias, ele devolveu o processo ao plenário e se declarou impedido de julgá-lo. Embora não tenha participado do julgamento, Aroldo pôde analisar por duas semanas o parecer do relator, ministro Raimundo Carrero, favorável à continuidade do processo licitatório.O relator,

Pré-sal: oposição tenta covardia contra Petrobras

Imagem
Por Paulo Moreira Leite - 13 de Agosto de 2015 Vez por outra, descobre-se que uma pessoa paranóica pode ter razão -- e enxergar inimigos de verdade. Contata-se, hoje, que nem o mais fanático adepto das teorias conspiratórias seria capaz de imaginar um roteiro tão óbvio para prejudicar o Brasil e os brasileiros.   Depois que a Lava Jato já completou um ano e meio, levando  empresários, fornecedores e executivos para a prisão, deixando o governo Dilma Rousseff com uma perna quebrada, tenta-se retomar de qualquer maneira o mais antigo sonho das grandes multinacionais do petróleo e seus aliados internos, que trabalham há 62 anos contra a Petrobras.

Má alimentação? Cientistas financiados pela Coca-Cola dizem que isso não é problema...

Imagem
A Coca-Cola fez uma parceria com cientistas para que difundam que o sedentarismo, e não a má alimentação, é o principal responsável pela obesidade. Esquerda.net - Carta Maior - 13/08/2015 “O maior produtor mundial de bebidas açucaradas está a apoiar uma nova solução ‘baseada na ciência’ para a crise de obesidade: Para manter um peso saudável, devemos fazer mais exercícios e preocupar-nos menos com cortar calorias”, lê-se num artigo publicado no The New York Times (NYT).   “O gigante de bebidas fez uma parceria com cientistas influentes que estão a avançar esta mensagem em revistas médicas, em conferências e através das mídias sociais”, acrescenta, sublinhando que “para ajudar os cientistas a passar a palavra, a Coca-Cola tem prestado apoio financeiro e logístico a nova organização sem fins lucrativos denominada Global Energy Balance Network (GEBN)”, que promove o argumento de que os americanos são excessivamente obcecados com a alimentação, não prestando atenção suficiente a

O “custo Brasil” de uma Justiça injusta

Imagem
12 de agosto de 2015 |  Autor: Fernando Brito Dá medo de dizer que o Brasil precisa urgente de uma reforma no Judiciário poque, infelizmente, o espírito de casta “meritocrática” é tão forte nesta corporação que pretender mexer em alguma coisa é quase que a garantia de que teremos mais privilégios e mais despesas públicas. Mais, porque um trabalho do professor Luciano Da Ros, publicado na última edição da revista do   Observatório de Elites políticas e Sociais do Brasil , dá números espantosos aos gastos de nosso país com a Justiça, para termos tão pouca, cara e lenta. Vou, para evitar alguma imprecisão, transcrever trechos literais da publicação:

São Paulo: Material distribuído pela Polícia Militar reforça o racismo

Imagem
Movimentos sociais e juristas querem retratação da Polícia Militar por material que coloca homens negros como referencial de bandidos. Redação da Rede Brasil Atual São Paulo – Um material de divulgação distribuído pela Polícia Militar paulista em Diadema (região do Grande ABC) causou indignação de juristas e movimentos sociais. O que era para ser um informativo com dicas de segurança pública virou alvo de críticas, por reforçar preconceito e racismo. Nas ilustrações, personagens que simbolizam criminosos e despreparados são negros.   O material foi elaborado e distribuído pelo Centro de Comunicação Social da Polícia Militar de São Paulo. Thaís Rosa, que integra o coletivo Dia de Nega, mostrou sua indignação ao receber o panfleto, que a filha de sete anos havia recebido na escola, e cobrou providências.

Thierry Meyssan: Síria, retórica e verdade

Imagem
Desde há duas semanas que a imprensa internacional espalha rumores anunciando o início de uma operação militar norte-americana contra a Síria. Thierry Meyssan, que havia denunciado uma manipulação do general John Allen e dos seus amigos tendo em vista sabotar o acordo E.U./Irão, retoma aqui o absurdo desta proposição. Ele explica o porquê do apoio estratégico da Rússia e da China a uma Síria laica não ser negociável. REDE VOLTAIRE | BEIRUTE (LÍBANO) | 11 DE AGOSTO DE 2015 FRANÇAIS    ESPAÑOL    РУССКИЙ    فارسى    ITALIANO    DEUTSCH    عربي   General John Allen, no Fórum de Segurança Aspen. A 27 de julho, o  New York Times  anunciava a criação de uma zona de segurança na Síria, por Washington e Ancara, para abrigar refugiados sírios, actualmente estacionados na Turquia [ 1 ]. Pouco após, a Casa-Branca desmentia esta informação. Eu expliquei, num artigo precedente, que o  New York Times  havia sido intoxicado, ao mesmo tempo, tanto pelo general John Allen, enviado especia

Miro: Cunha é novo líder dos fascistas mirins?

Imagem
Por Altamiro Borges - 12/08/2015 Nas convocatórias para as marchas golpistas do próximo domingo (16), os grupelhos fascistoides que dizem lutar “contra a corrupção e pelo Fora Dilma” evitam mencionar o nome de Eduardo Cunha, presidente da Câmara Federal. Quando questionados nas redes sociais, alguns dos jovens direitistas afirmam desconsiderar as denúncias contra o lobista, que inclusive foi citado na midiática Operação Lava-Jato, por considerá-lo vital à luta contra o atual governo. No final da patética marcha a Brasília, em maio, os líderes do “Movimento Brasil Livre”, “Revoltados Online” e “Vem pra Rua” inclusive fizeram questão de posar para fotos junto com o seu novo líder messiânico, famoso pela postura ética e republicana.

Eric Toussaint apresenta conclusões da auditoria à dívida (legendado em português)

Imagem
infoGrécia - 12/08/2015 A Comissão para a Verdade sobre a Dívida Pública Grega apresentou as suas primeiras conclusões em junho de 2015. É nesse quadro que Eric Toussaint, que coordena os trabalhos da comissão, resumiu em 17 de junho de 2015 os resultados, numa sessão pública no Parlamento helénico. 

Margaridas gritam contra o golpe e Dilma emenda: 'Eu envergo, mas não quebro'

Imagem
TRABALHADORAS DO CAMPO Ao participar do ato no estádio Mané Garrincha, a presidenta promete estímulos à produção no campo, critica a violência e assume compromissos pela saúde das mulheres por  Eunice Pinheiro, para a RBA   publicado  12/08/2015 19:16,  última modificação  12/08/2015 20:08 LULA MARQUES/APT/FOTOS PÚBLICAS Dilma cita Lenine – "Eu envergo, mas não quebro" – e diz que não permitirá retrocessos sociais e democráticos Brasília – A presidenta Dilma Rousseff encerrou hoje (12) a Marcha das Margaridas, no estádio Mané Garrincha, citando um trecho da canção  Envergo, Mas Não Quebro , de Lenine. "E em noite assim como esta, eu cantando numa festa, ergo o meu copo e celebro os bons momentos da vida, e nos maus tempos da lida eu envergo, mas não quebro", disse a petista. Ela emendou dizendo que segue em frente, co mo as Margaridas. Disse ainda que continuará trabalhando para realizar os sonhos dos brasileiros. " Juntas, nós Margaridas, n

Prisão de Dirceu já impede crimes de acusados na "lava jato", diz Sergio Moro

Imagem
12 de agosto de 2015, 19h42 - no Conjur   Por  Pedro Canário Para o juiz federal Sergio Moro, a prisão preventiva do ex-ministro José Dirceu já é suficiente para “interromper a atividade delitiva” de um dos grupos investigados na operação “lava jato”. Em  despacho  desta quinta-feira (12/8), Moro revoga as prisões processuais de três investigados sob a suspeita de terem se juntado a Dirceu a para lavar dinheiro e praticar atos de corrupção por entender que prender o ex-ministro da Casa Civil, um dos “principais responsáveis pelos delitos praticados no âmbito deste específico grupo delitivo”, basta. Moro afirma que prisão preventiva serve para debelar a corrupção sistêmica. Agência Brasil Moro mandou soltar Roberto Marques e Luiz Eduardo de Olveira e Silva, irmão do petista, e Pablo Alejandro Kipersmit. O juiz afirma que eles, “pelas provas colhidas”, são auxiliares do ex-ministro da Casa Civil na “operacionalização de recebimento de propinas e lavagem de dinheiro”. Sobre Mar