Postagens

Mostrando postagens de julho 30, 2015

Najla Passos: Senado homenageia TV Globo em clima de desapego à história e a verdade

Imagem
Renan Calheiros exaltou o compromisso da emissora com a liberdade de expressão e instituiu o Prêmio Roberto Marinho de Mérito Jornalístico Por Najla Passos - na Carta Maior - 05/08/2015 O Senado realizou uma sessão especial, nesta quarta (5), para homenagear os 50 anos da TV Globo, a emissora que nasceu e se consolidou à base da sua associação com a mesma ditadura militar que calou o Congresso e significou a maior ruptura democrática do Brasil. Frente aos holofotes do maior grupo midiático do país, senadores dos mais diferentes campos ideológicos se revezaram na tribuna para reverenciar as Organizações Globo. De José Serra (PSDB-SP) a Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), passando por Marta Suplicy (Sem partido-SP) e Jorge Viana (PT-AC). 

Paulo Nogueira: Por que Dirceu aceitou o dinheiro da vaquinha?

Imagem
Postado em 05 ago 2015 - por : Paulo Nogueira - no DCM Duros momentos para ele Uma das perguntas mais intrigantes sobre Dirceu é a seguinte: se ele faturou em oito anos 39 milhões de reais com sua empresa de consultoria, por que a vaquinha para pagar a multa que lhe coube no Mensalão? Alguns jornais trataram do assunto, mas com a habitual canalhice. Para decifrar o enigma, fiz o óbvio: fui consultar a militância, num post no Facebook. É um assunto que desperta paixões. O fato de eu simplesmente ter colocado a questão fez com que militantes mais apaixonados me criticassem fortemente.

Rodrigo Janot é o mais votado em lista para procurador-geral da República

Imagem
TRADIÇÃO MANTIDA 5 de agosto de 2015, 19h26 no Conjur Por  Pedro Canário Janot é alvo de críticas por comandar investigações da operação “lava jato”. Fellipe Sampaio/SCO/STF Manteve-se a tradição e o atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi o mais votado entre os candidatos da Associação Nacional dos Procuradores da República para o cargo de PGR. Janot recebeu 799 votos. Os outros dois mais votados foram os subprocuradores-gerais Mario Bonsaglia, com 462 votos, e Raquel Dodge, com 402. De acordo com a ANPR, foram registrados 2.949 votos: 1.880 votos válidos, 1.022 em branco e três nulos. A entidade contabilizou que 983 procuradores, ou 79% dos inscritos, participaram das eleições — “recorde histórico”, segundo a Comissão Eleitoral da ANPR. A nomeação do PGR é de livre indicação do presidente da República. O indicado pela Presidência é, depois, sabatinado no Senado. Mas desde 2001 a ANPR elabora uma lista tríplice e encaminha ao Palácio do Planalto. O primeiro

CUT: Contra o ódio e a intolerância, Instituto Lula receberá “abraço” dia 7 de agosto

Imagem
No dia 16, movimentos sindical e sociais farão uma vigília na sede da entidade, em defesa da “maior liderança da classe trabalhadora no Brasil” Escrito por: CUT • Publicado em: 05/08/2015 - 17:05 Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Na próxima sexta-feira (7), às 12h, o Instituto Lula será abraçado por manifestantes de diversos movimentos sociais. A ação é uma resposta ao atentado sofrido pela entidade no dia 30 de julho, quando uma bomba foi atirada no local. A frente #TodosPelaDemocracia é responsável pela organização do ato. O propósito da manifestação, que repudiará o atentado no instituto, é lembrar os valores da democracia e condenar o ódio e a intolerância.

Rio 2016: a maior festa do esporte no coração do Brasil

Imagem
Posted: 05 Aug 2015 01:12 PM PDT Dilma: educação e esporte são melhores aliados para assegurar inclusão e integração social, estimulando jovens a lutar por seus objetivos, viver alegria da superação, atuar em equipe e respeitar o adversário. Foto: Eduardo Melon * Por  Dilma Rousseff Falta, ainda, um ano, mas o coração do Brasil já começa a bater mais forte. O generoso coração brasileiro que teima em acelerar quando nele se cruzam duas emoções que nos apaixonam: abraçar gente de todas as partes do mundo e disputar, com fervor e  fair play , um magnífico espetáculo do esporte. Foi assim na  Copa do Mundo . Será assim a partir de 5 de agosto de 2016, quando acenderemos a chama olímpica e hastearemos a bandeira dos cinco círculos coloridos no nosso magnífico Maracanã. Penso que não é por acaso que o Brasil está tendo a honra de ser o primeiro país da América do Sul a sediar uma Olímpiada.

MST: 'Governo se comprometeu a recompor orçamento da reforma agrária'.

Imagem
Segundo movimento, avanço resulta de recentes ocupações de prédios do Ministério da Fazenda no país. Restrição orçamentária imposta pelo ajuste fiscal chega a 47% por  Redação RBA   publicado  05/08/2015 15:02,  última modificação  05/08/2015 15:40 DIVULGAÇÃO/MÍDIA NINJA Segundo Rodrigues, durante a reunião, o ministro Aloizio Mercadante se comprometeu a recompor o orçamento São Paulo – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) informou em nota que, após ocupar prédios do Ministério da Fazenda em 11 estados nas últimas semanas, o movimento conseguiu do governo federal o compromisso de recompor o orçamento da reforma agrária. A informação foi dada também pelo diretor nacional do MST João Paulo Rodrigues em entrevista à Rádio Brasil Atual  hoje (5). "Tivemos a reunião, e o governo se comprometeu a recompor o orçamento que foi cortado da área de obtenção de terra", conta Rodrigues. A reunião ocorreu ontem (4) entre integrantes do MST e os minis

MPF denuncia 8 pessoas por desvios em fundo de pensão do Metrô de São Paulo

Imagem
Por  Elaine Patricia Cruz  Edição: Carolina Pimentel   -  Agência Brasil  -  05/08/15 16h45 O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo denunciou oito pessoas por envolvimento em desvios no fundo de pensão dos funcionários da companhia Metrô, chamado de Metrus. Segundo o MPF, as irregularidades resultaram em prejuízo de pelo menos R$ 137 milhões ao Metrus.

Ministro Marco Aurélio reitera respeito à defesa em processos de grande repercussão

Imagem
GARANTIA FUNDAMENTAL 5 de agosto de 2015, 16h50 - no Conjur O cuidado com as garantias da defesa deve ser proporcional à gravidade das acusações. O diagnóstico é do ministro Marco Aurélio, ao comentar os casos que movimentam o noticiário e a Justiça, como a operação "lava jato" ou a Ação Penal 470, o processo do mensalão. “Temos uma premissa em Direito: ‘O meio justifica o fim’. E quanto mais grave é a imputação, maior deve ser o cuidado em se viabilizar o exercício, à exaustão, do direito de defesa”, afirmou ele nesta quarta-feira (5/8), em entrevista à rádio  CBN . Marco Aurélio ainda criticou uso excessivo de prisões preventivas Fellipe Sampaio/SCO/STF Mello também questionou a “generalização” da prisão preventiva, recurso usado com frequência pelo juiz Sergio Moro na “lava jato”. “No Brasil, deixou de ser exceção, passando a ser praticamente regra. Tanto assim que a população carcerária provisória chegou ao mesmo patamar da população carcerária definitiva, o q

Grécia: Bancos afundam na bolsa e cartões multibanco batem recordes

Imagem
infoGrécia - 05/08/2015 As consequências da asfixia financeira que encerrou os bancos gregos e obrigou ao controlo de levantamentos não desapareceram com a reabertura dos balcões. A banca descapitalizada afundou na bolsa de Atenas nos três primeiros dias do regresso das operações bolsistas. O último mês provocou uma alteração radical dos meios de pagamento na Grécia, um país com uma taxa de utilização dos cartões bancários muito longe da média europeia.

Luis Nassif: As eleições para Procurador Geral da República

Imagem
Luis Nassif O segundo debate entre os quatro candidatos ao cargo de Procurador Geral da República foi importante para se entender os dilemas internos da corporação ( http://migre.me/r2V0A ). São quatro candidatos: o atual PGR Rodrigo Janot e os subprocuradores Raquel Dodge, Mário Bonsaglia e Carlos Frederico Santos. A cobertura da mídia fixou-se na parte menos relevante da discussão: a proposta de Janot de criação de uma Procuradoria para Crimes de Corrupção - como se o MPF como um todo já não tivesse essa bandeira.

Melhor ensino médio público está no Nordeste, avalia Inep

Imagem
Criado em  05/08/15 14h59  e atualizado em  05/08/15 16h20   Por  Andreia Verdélio  Edição: Maria Claudia  Fonte: Agência Brasil O Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (5) as notas preliminares do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 por escola. Segundo o Inep, se consideradas as instituições de grande porte (com mais de 90 alunos), onde mais de 80% dos alunos cursaram todo o ensino médio (alto índice de permanência) e têm estudantes de nível socioeconômico baixo ou muito baixo, as dez mais bem colocadas escolas públicas do ensino médio estão no Nordeste.

CMSE aprova desligamento de 2 mil MW médios em térmicas, diz ministro

Imagem
Por Leonardo Goy - na Reuters - 05/08/2015 - 16:59 BRASÍLIA (Reuters) - O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) aprovou nesta quarta-feira o desligamento de 2 mil megawatts médios em termelétricas devido à melhoria das condições hidrológicas no país, disse o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, a jornalistas. A medida afetará as usinas que possuem um custo de operação superior a 600 reais por megawatt-hora, de acordo com Braga, que falou em Brasília.

Ministro Levy, o lucro dos bancos não é “sexy e divertido”?

Imagem
5 de agosto de 2015 | 14:06   Autor: Fernando Brito Diz o  Valor  que “o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, fez hoje um discurso mais direto em defesa da presidente Dilma Rousseff e do ajuste fiscal” ,afirmando que o governo e a presidente estão assumindo um risco de popularidade para tomar medidas que “são necessárias para o país voltar a crescer”. Não há dúvidas que melhorar a situação das finanças públicas leva a incorrer, necessariamente, em restrições nada simpáticas, exatamente como disse Levy, ao falar que “as medidas não são  sexy  nem divertidas, mas que precisam ser tomadas”. Mas seria bom que o Ministro apontasse onde foi que, até agora, não foram “sexies” ou “divertidas” para os grupos financeiros. Será que o Itaú e o Bradesco não acharam “sexy e divertido” terem apresentado, no segundo trimestre de 2015, crescimento de 23,3% 18,4%, respectivamente, eu seus lucros?

Luciana Genro: “Dilma não vai cair porque isso atrapalha o ajuste econômico”

Imagem
Postado em   05 ago 2015 por :   Pedro Zambarda de Araujo Ela Militando ao lado do seu partido PSOL contra a redução da maioridade penal e as manobras de Eduardo Cunha no Congresso, Luciana Genro disse que “o Brasil precisa de um novo junho de 2013”. A filha de Tarso Genro acredita que a mobilização social pode gerar pautas mais concretas do que os eventos difusos de dois anos atrás. A ex-candidata à presidência da República em 2014 também não crê que Dilma Rousseff vai cair, aposta na queda do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e defende a manifestação de rua como uma resposta crítica à corrupção. O DCM conversou com ela sobre esses assuntos e também sobre a Lava Jato e o depoimento da advogada Beatriz Catta Preta, que afirmou que se sentiu ameaçada pela CPI da Petrobras. Luciana, você afirmou que é necessário um “novo junho de 2013″ com pautas claras. Como mobilizar as ruas com movimentos de direita presentes?

BBC: Estudo liga consumo de pimenta a longevidade

Imagem
BBC - 05/08/2015 Uma pesquisa realizada na China sugere que o consumo frequente de comida apimentada - especialmente a temperada com pimenta malagueta fresca - pode aumentar a longevidade. Pesquisadores examinaram a dieta de quase 500 mil pessoas na China durante sete anos e observaram que os que consumiam comida picante uma ou duas vezes por semana tinham uma redução de 10% no risco de morte na comparação com os que consumiam este tipo de refeição menos de uma vez por semana. O risco foi reduzido ainda mais, em 14%, entre aqueles que consumiam comida picante entre três e sete dias por semana.

PHA: Quando o Moro vai ouvir o Dirceu ?

Imagem
O Ministro Barroso pode ficar chateado … O Dirceu estava preso, em casa, como determinou o Ministro Barroso, do STF. Aí, o Juiz da Vara de Guantánamo resolveu prender o preso ! O Ministro Barroso, talvez sensibilizado com o clamor (do e no PiG) considerou  que poderia ajudar o trabalho do Juiz Moro e  transferiu o Dirceu para o jornal nacional ; ou melhor, para a Vara de Guantánamo, de onde só se sai se confessar que financiou a construção da cruz em que penduram Tiradentes. O Moro deveria estar com alguma questão urgente para perguntar ao Dirceu. Do contrario, não obrigaria o POVO brasileiro a gastar um dinheirão com o deslocamento dele para Guantánamo, não é isso ?

Caio Zinet: Projeto de José Serra pode tirar R$360 bilhões da educação

Imagem
Caso seja aprovado o projeto de José Serra que altera o regime de exploração dos recursos naturais do pré-sal, a educação pode perder R$24 bilhões por ano. Carta Maior - por Caio Zinet - do Centro de Referências em Educação Integral A educação pode perder até R$ 360 bilhões nos próximos 15 anos, ou R$ 24 bilhões por ano, caso seja aprovado o  projeto de lei  do senador José Serra (PSDB-SP) que altera o regime de exploração dos recursos naturais do pré-sal. A estimativa é do assessor legislativo da Câmara dos Deputados, Paulo César Ribeiro de Lima. O recurso que sobra, conhecido como excedente em óleo, é dividido entre as empresas do consórcio e a União, que é obrigada a destinar sua parte diretamente para o Fundo Social de onde os recursos serão destinados para áreas de saúde e educação. A divisão dos recursos advindos da exploração do pré-sal funciona da seguinte forma: do total dos recursos arrecadados pelo consórcio operador, uma parte é destinada a cobrir o custo de op

Ricardo Amaral: O medo que eles têm do Lula

Imagem
A força de Lula, como síntese pessoal e política de um projeto de transformação social, é o verdadeiro motivo da ofensiva midiática contra o ex-presidente Ricardo Amaral - Jornal GGN Luiz Inácio Lula da Silva é hoje a maior ameaça ao projeto conservador e regressista, o retorno ao “Brasil simples” (e injusto) de que fala Fernando Henrique Cardoso. A força de Lula, como síntese pessoal e política de um projeto de transformação social, é o verdadeiro motivo da ofensiva midiática  contra o ex-presidente. É por medo de Lula que precisam interditá-lo e até prendê-lo, como sugere Merval Pereira em sua coluna no Globo.   Prender Lula com base em quê, ó, imortal? Nas cinco capas da Veja, apenas este ano, que venderam a notícia falsa de delações que nunca ocorreram? Na farsa da revista Época, que manipulou um documento do Ministério Público para forjar um inquérito inexistente? Ou seria com base na adulteração do conteúdo de um telegrama diplomático, cometida pelo próprio Globo, o qu

RBA: Para ex-presidente da OAB-RJ, prisão de José Dirceu repete arbitrariedades

Imagem
LAVA JATO Deputado federal Wadih Damous afirma que é inadmissível que, em nome do combate à corrupção, se cometam outras ilegalidades por  Redação da RBA   publicado  05/08/2015 10:33,  última modificação  05/08/2015 10:34 EDILSON RODRIGUES/AGÊNCIA SENADO 'O que está acontecendo no Brasil hoje é que não é só o direito que está decidindo' São Paulo –  O deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), é crítico em relação a maneira como o juiz Sérgio Moro conduz as investigações da Operação Lava Jato. Para o advogado, que falou hoje (05) à  Rádio Brasil Atual , a prisão do ex-ministro José Dirceu "é uma arbitrariedade, das muitas que essa chamada Operação Lava Jato vem cometendo", e acrescenta que é inadmissível que, em nome do combate ao crime e à corrupção, se pratique outra ilegalidade. " Nesse momento, não está se falando de culpa ou inocência. A culpa, ou inocência, é apurada com a tramita

“Urgência” de 20 anos de espera nas contas abre caminho para o “golpe paraguaio”

Imagem
Autor: Fernando Brito O golpe das contas está em marcha. Em cima da perna, a Câmara  aprovou  o regime de urgência  (urgência!) para a apreciação de contas presidenciais que estavam paradas há anos (uma delas, de Itamar Franco, aguarda aprovação desde 1997!). Agora, a qualquer momento, amanhã ou depois de amanhã, Eduardo Cunha as colocará em votação e liberará a Casa para votar, de imediato, o parecer do Tribunal de Contas sobre a contabilidade do último ano do Governo Dilma, onde se quer aplicar a tese das “pedaladas”. Imagina-se que, também, em regime de urgência, com rito sumário, de afogadilho, com todas as características de uma votação meramente política.

MPF já prepara denúncias contra Cunha e Collor e livra o tucano Anastasia

Imagem
Por Helena Sthephanowitz - 05/08/2015 O Ministério Público Federal deve denunciar ainda este mês o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por corrupção e lavagem de dinheiro supostamente desviado de um contrato entre a Samsung Heavy Industries e a Petrobras. Na denúncia, Cunha deverá ser acusado também de coação de testemunhas.  O presidente da Câmara é suspeito de receber suborno para viabilizar os negócios da Samsung com a Petrobras. Só uma das propinas teria sido de US$ 5 milhões. Também estão praticamente prontas na Procuradoria-Geral da República pelo menos mais quatro denúncias contra políticos com direito a foro privilegiado - uma delas contra o senador Fernando Collor (PTB-AL). O Ministério Público deverá também sugerir o arquivamento do inquérito aberto sobre o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que foi acusado pelo policial Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca, de receber R$ 1 milhão do doleiro Alberto Youssef na campanha de 2010. Ele teria viajad

Defesa de Cunha rebate Moro e o acusa de investigar diretamente o deputado

Imagem
Antonio Fernando de Souza 5 de agosto de 2015, 12h11 - no Conjur A defesa do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), rebateu os esclarecimentos prestados pelo juiz federal Sergio Moro ao Supremo Tribunal Federal e afirmou à corte que ele fez uma “investigação direta” sobre o parlamentar — o que seria proibido, uma vez que ele tem prerrogativa de foro, e só pode ser julgado pelo STF. As informações são do portal  “G1” . Moro disse na segunda-feira (3/8) que o foro privilegiado não assegura ao seu titular o direito de não ter seu nome citado por testemunhas ou delatores em investigações ou processos previamente desmembrados. Por isso, ele garantiu que não usurpou a competência do Supremo ao colher depoimento do lobista Julio Camargo no qual ele afirmou que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), exigiu propina de US$ 5 milhões.

Kiko Nogueira: Piada com autistas?? A série da Netflix que explodiu os limites do humor.

Imagem
Postado em   02 ago 2015 por :   Kiko Nogueira Uma série passada num asilo de velhos, cujo personagem central é um deficiente mental chamado Derek. Seja sincero: você pensaria duas, três vezes antes de dar uma chance. Mas você vê a assinatura de Ricky Gervais, um dos melhores comediantes do mundo, o inventor de  The Office , o mestre de cerimônias do Golden Globe que acertou no coração dos egos de Hollywood com tanta maestria, e dá uma conferida. Derek é um homem simples que ajuda a enfermeira Hannah (Kerry Godliman) a cuidar de idosos numa instituição que vive à beira da insolvéncia. Seus melhores amigos são Dougie (Karl Pilkington), cuja careca esquisita, ladeada por longos fios de cabelo, é definida por ele mesmo como um “ovo com suíças”, e Kev, vagabundo metido a galã que sobrevive do seguro-desemprego.

Lewandowski: "CNJ deve aprofundar análise de questões estratégicas de interesse geral"

Imagem
PRIMEIRO BALANÇO Por  Márcio Chaer  e  Pedro Canário  - no Conjur Depois de um ano à frente do Conselho Nacional de Justiça, o ministro  Ricardo Lewandowski  acredita que deu passos largos em direção à criação de políticas institucionais de planejamento estratégico do Judiciário. Para ele, o órgão não deve se dedicar a questões individuais, apenas a discussões que digam respeito ao aperfeiçoamento da máquina judicial como um todo. Nesta entrevista à revista  Consultor Jurídico  — a primeira desde que assumiu o comando do CNJ e do Supremo Tribunal Federal —, o ministro faz um balanço do primeiro ano de sua gestão. E conclui que diversas frentes foram atacadas, mas que ainda é preciso fazer mais. Lewandowski aponta que hoje a cooperação dos tribunais locais é maior do que quando o CNJ foi criado. E é a isso que ele atribui o sucesso de um dos carros-chefe de sua presidência: as audiências de custódia.

Thierry Meyssan: Clinton, Juppé, Erdoğan, o Daesh e o PKK

Imagem
UMA LOUCA AMBIÇÃO QUE LEVA À GUERRA CIVIL A retoma da repressão contra os Curdos, na Turquia, apenas é a consequência da impossibilidade de concretização do Plano Juppé-Wright, de 2011. Sendo que era fácil implantar o Daesh no deserto sírio, e nas províncias de Nínive e de al-Anbar (Iraque), de maioria sunita, revelou-se impossível tomar o contrôlo das populações curdas da Síria. Para realizar o seu sonho de um Curdistão fora da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan não tem outra escolha que não seja a guerra civil. REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA) | 3 DE AGOSTO DE 2015  ENGLISH    ESPAÑOL    DEUTSCH    فارسى    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    ITALIANO    FRANÇAIS    NEDERLANDS   Publicado em 2013, o plano Wright retoma os elementos do plano Juppé para a Líbia, Síria e Iraque. No entanto Robin Wright vai mais longe, incluindo, nele, projeções para a Arábia Saudita e o Iémene. Chegando ao poder em Ancara, em 2003, o partido islamista AKP modificou as prioridades estratégicas da Turquia. Mais do que se