Postagens

Mostrando postagens de julho 25, 2015

Por que EUA contribuem para levar a Turquia ao inferno?

Imagem
Estamos diante de uma guinada radical na situação política turca. O atentado do dia 20 de julho só fez acelerar mais esse processo - um atentado contra a esquerda está a ser usado para agredir a esquerda. Por Nazanín Armanian. 31 de Julho, 2015   - ESQUERDA. NET Protesto contra o atentado do dia 20 de julho, no acampamento da Federação de Entidades Socialistas, na cidade de Suruç, que deixou 32 mortos e uma centena de feridos - um atentado contra a esquerda está a ser usado para agredir a esquerda Em outubro de 2014, o governo de Tayyip Erdogan condicionava a sua luta contra o Estado Islâmico (EI) e o uso da base militar de Incirlik por parte dos Estados Unidos à queda de Bashar Al Assad, com a participação da NATO no seu derrube. Agora, de repente, a Turquia bombardeia as supostas posições do EI e aproveita o ensejo para abrir fogo contra a guerrilha curda PKK, no Iraque, enquanto autoriza Washington a utilizar Incirlik como base para atacar a Síria. Isso significa que Ba

Maria Fernanda Arruda: O prenúncio de um neofascismo aterrador

Imagem
As manifestações de intolerância que vão se fazendo corriqueiras, especialmente em São Paulo, fazem o prenúncio de um neofascismo aterrador. Onde estão as causas disso? Obviamente há uma grande causa: o horror que a imagem de Lula provoca em determinados segmentos da população. Demais genérica, e mesmo que verdadeira, a explicação não satisfaz. Vamos em busca de uma apreensão mais ampla do fenômeno? Por Maria Fernanda Arruda*, no Correio do Brasil   Primeira situação favorável à radicalização: temos no Brasil um quadro dividido entre dois partidos (e que, no correr do tempo, se corromperam): o PT, nascido um partido “obreiro”, interessado em defender salários melhores para os operários e condições dignas de vida, e que se tornou um grêmio populista ao defender a integração social dos pobres e miseráveis; e o PSDB, que surgiu como protesto à corrupção do velho PMDB, chegando ao poder e tornando-se a representação do neoliberalismo que trazia a ‘globalização modernizadora’ para o

PF confessa: não tem prova contra Othon!

Imagem
Procuradores fanfarrões acham que tem No  G1 : PF ABRE MÃO, MAS MPF QUER MANTER PRISÕES DA 16ª FASE DA LAVA JATO Polícia diz que não foi possível comprovar fraude; procuradores contestam. Prisão temporária de Othon Luiz e Flávio Barra termina no sábado (1º). A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) entraram em divergência nesta sexta-feira (31), sobre as prisões de dois investigados da 16ª fase da Operação Lava Jato. Para os policiais, não há indícios que comprovem a fraude. O MPF, no entanto, contesta a avaliação e quer que as prisões temporárias sejam convertidas em preventivas.

O fascismo não chegará. Ele já está

Imagem
Não é preciso que algum facínora suba a rampa do Palácio do Planalto para que o fascismo chegue no Brasil: ele já está. Alberto Kopittke   Carta Maior Observação inicial: escrevo esse texto “inspirado” pelo vídeo de um jovem que agoniza baleado no chão sendo xingado e que está disponível na minha página do Facebook. O vídeo possui centenas de comentários de apoio e celebração.   O fascismo não é a chegada de um líder de massas ou um Partido, com um projeto totalitário ao poder. Ele é antes de tudo um estado de espírito da sociedade.   As imagens de Hitler e dos campos de concentração têm a importância fundamental de nos alertar até onde uma sociedade pode chegar, independente do seu chamado “grau de desenvolvimento” cultural. No entanto, essas imagens fortíssimas de seres humanos sendo exterminados em massa acabam por encobrir as formas menos “agudas” dessa faceta do comportamento humano.

Fernando Brito: Cardozo, o genial, “não descarta” motivação política na bomba contra o Instituto Lula. Será?

Imagem
31 de julho de 2015 | 19:58  Autor: Fernando Brito Um grupo de mentecaptos atirou ontem uma bomba diante da entrada do Instituto Lula. O significado é obvio para qualquer um. Menos, claro, para o inacreditável Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Parece que ele quer roubar o lugar do personagem Eremildo nas colunas do Elio Gaspari.

Vídeo de câmera de segurança mostra momento do ataque a Instituto Lula

Imagem
ATENTADO Imagens mostram veículo escuro passando em frente à instituição e uma pessoa, aparentemente no banco de trás, arremessar o artefato, que explodiu em poucos segundos por  Redação RBA   publicado  31/07/2015  REPRODUÇÃO/YOUTUBE Imagem foi registrada às 22h18 desta quinta-feira (30), no Ipiranga, em SP São Paulo –  Foram divulgadas na tarde de hoje (31) as imagens da câmera de segurança (confira abaixo) que mostram o momento em que uma bomba caseira é atirada, de um carro, contra o  instituto Lula  por um passageiro, aparentemente do banco de trás do veículo. Segundo texto divulgado pela comunidade Muda Mais no Facebook, o vídeo é importante por desmentir versões segundo as quais o ataque é falso. “A escalada do ódio não tem limites! Não basta os fascistas destilarem o ódio nas redes e nas ruas. Não basta a falta de respeito aos direitos individuais e sociais. Não basta o retrocesso que querem promover no país as forças tenebrosas do Congresso. Não basta o a

O vídeo que o PiG capou: roubalheira começou com FHC!

Imagem
Dr Moro, Dr Moro, o senhor vai prender a cunhada do FHC ? Publicado em 23/04/2015 Não adianta apagar, porque está no acervo do Congresso … (Denuncia está a partir do minuto 32′) O  Conversa Afiada  reproduz o depoimento de Augusto Mendonça Neto, da empresa Toyo Setal na CPI da GloboNews dessa quinta-feira 23/4. Ele diz que a roubalheira “generalizada” se concentrava em dois diretores – como explicou o Gabrielli,  aqui ao Conversa Afiada  -,  ambos devidamente demitidos pela Dilma. E o mais importante: ele diz, candidamente, que a roubalheira é dos tempos do FHC, quando presidia a Petrobras o Joel Rennó, indicado pelo ACM, que dividiu a presid ê ncia com Roberto Marinho, Jose Sarney e FHC.

DW: Dilma é honrada e não está envolvida em corrupção, diz FHC

Imagem
DW - 31/07/2015 Em entrevista a revista alemã, Fernando Henrique Cardoso afirma que escândalos começaram no governo Lula, a quem ele atribui responsabilidade política pela atual crise no Brasil. Em entrevista à revista alemã de economia  Capital , o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu a presidente Dilma Rousseff, afirmando que ela não está envolvida no escândalo de corrupção na Petrobras. "Não, não diretamente. Mas o partido dela, sim, claro. O tesoureiro está na cadeia", afirma FHC em entrevista publicada – em alemão – na edição deste sábado (01/08) da revista. "Eu a considero uma pessoa honrada, e eu não tenho nenhuma consideração por ódio na política, também não pelo ódio dentro do meu partido, [ódio] que se volta agora contra o PT."

Chancelaria da Rússia reage à expansão das sanções pelos EUA

Imagem
Sputnik News - 31/07/2015 Ao introduzir novas sanções contra empresas e cidadãos russos os EUA mostraram mais uma vez a sua escolha pelo aumento da confrontação, diz uma nota oficial publicada nesta sexta-feira, 31, pelo ministério das Relações Exteriores da Rússia. © SPUTNIK/ EVGENIYA NOVOZHENOVA Kremlin não exclui resposta desproporcional às sanções dos EUA Na quinta-feira, 30, o ministério das Finanças dos EUA informou sobre a introdução de sanções em relação a novas 11 pessoas físicas e 15 pessoas jurídicas da Rússia. A lista inclui, entre outros, o empresário Roman Rotenberg e o filho do ex-presidente da Ucrânia Aleksader Yanukovich. Na relação também constam a Fábrica Mecânica de Izhevsk, a empresa Izhmash, uma série de portos comerciais da Crimeia, e subsidiárias do banco Vnesheconombank (VEB) e da petrolífera Rosneft.

Paulo Nogueira: O atentado terrorista contra o Instituto Lula é filho da permissividade com que manifestações de ódio vem sendo tratadas no Brasil.

Imagem
Postado em   31 jul 2015 por :   Paulo Nogueira Marcello Reis, do Revoltados Online, é um dos propagadores do ódio e da violência O atentado terrorista contra o Instituto Lula é filho da permissividade com que manifestações de ódio vem sendo tratadas no Brasil. A impunidade leva a novos degraus. Primeiro você xinga, calunia, massacra nas redes sociais. Depois, começa a jogar bombas. O Brasil tem que adotar uma política de tolerância zero com o ódio. Em Nova York, nos anos 1990, o então prefeito Michael Bloomberg revolucionou o combate à criminalidade com a adoção da tolerância zero.

O Gran Circo de Brasília volta a se apresentar

Imagem
Bons tempos aqueles em que deputados apresentavam bizarrices inofensivas. Afinal, era só dinheiro público jogado fora. Agora, o jogo é bem mais pesado. Eric Nepomuceno - Carta Maior Na verdade, nem era para haver recesso algum. Mas como dessa atual legislatura pode-se esperar qualquer coisa, suas excelências foram descansar. Retomarão as sessões semana que vem. Será a volta do espetáculo que vem sendo apresentado desde o início do ano parlamentar, em fevereiro passado: não há nem houve, desde a retomada da democracia, memória alguma de um Congresso tão, digamos, bizarro.   É verdade que existem antecedentes. Em 1959, por exemplo, a cidade de São Paulo votou, para vereador, na rinoceronte Cacareco (tinha nome masculino, mas era fêmea) estrela do zoológico local. Cacareco obteve 100 mil votos, ficando num tranquilo primeiro lugar. O segundo candidato mais votado mal passou dos 95 mil.

O ataque a Lula: Ódio das bombas foi precedido pelo ódio das palavras

Imagem
Na história da humanidade foi sempre assim: o ódio das bombas é precedido pelo ódio das palavras. O Instituto Lula, em São Paulo, acaba de ser atacado por uma bomba caseira, lançada durante a noite. Percebam a gravidade da situação. Imaginem um Instituto Clinton, ou Instituto Chirac, ou ainda o Instituto FHC atacado de forma violenta. Um escândalo. Um ataque à democracia. Por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador   No entanto, é preciso colocar o guizo no gato: a bomba demente foi precedida pelo ódio disseminado há anos e anos por blogueiros, colunistas e revistas que se transformaram em panfletos do ódio e da mentira. A polícia precisa dizer quem lançou a bomba no prédio, no bairro do Ipiranga. Não sabemos a identidade do criminoso. Mas sabemos bem quem disseminou o ódio que produziu o demente do Ipiranga. São as pessoas sentadas atrás dos teclados, em redações, bem pagas para propagar um clima de confronto e de extermínio de toda uma comunidade política. Você não precisa gostar d

Serra e a entrega do pré-sal, por Pedro Celestino

Imagem
31 de julho de 2015 | 12:53  Autor: Fernando Brito Pedro Celestino, candidato de consenso à Presidência do Clube de Engenharia, sintetiza, com clareza e didatismo, as contradições e erros do projeto do Senador José Serra que retira da Petrobras a condição de operadora única e a propriedade de, no mínimo, 30% das jazidas  de petróleo do pré-sal:

CUT: JBS Friboi desrespeita acordo em Rondônia

Imagem
Postura pode inviabilizar reabertura de frigorífico em Rolim Escrito por: CUT-RO • Publicado em: 30/07/2015 - 14:48 Na tarde dessa quarta-feira (29), os representantes do frigorífico JBS Friboi deixaram de comparecer à reunião de negociação com os representantes dos trabalhadores que estão em processo de demissão, em Rolim de Moura (RO). A reunião havia sido agendada durante a audiência realizada na Justiça do Trabalho no dia 22 de julho, compromisso que a empresa assumiu perante o juiz Wadler Ferreira e o procurador do trabalho Gustavo Souto Freitas. A negociação teria sido fundamental para esclarecer os procedimentos da suspensão das demissões (lay off) apresentada pela própria empresa e para definir as verbas e benefícios adicionais no caso de não reabertura do frigorífico.

BBC: 'Só sei quem é o Lulinha por foto na internet’, diz dono da Friboi

Imagem
Ruth Costas Da BBC Brasil em São Paulo - 31/07/2015 Wesley Batista diz que no Brasil há uma dificuldade em aceitar que empresários podem ser bem sucedidos sem a ajuda de padrinhos políticos A empresa JBS, dona da marca Friboi, há algum tempo já é a maior produtora de carne bovina e a maior processadora de proteína animal do mundo. Mas desde o ano passado, acrescentou mais um título à sua coleção de superlativos. Após um aumento de 30% nas vendas, superou a Vale para se tornar a maior empresa privada do Brasil. A diversificação geográfica e de produtos explica a resiliência à estagnação da economia brasileira, segundo o presidente da empresa, Wesley Batista. Parte das operações da JBS está nos EUA, o que significa um grande faturamento em dólar. Além disso, se a crise faz o brasileiro deixar de comer carne bovina, impulsiona o consumo de frango – também produzido pela JBS.

Jorge Furtado: "A imprensa praticamente perdeu o sentido"

Imagem
Em entrevista à #tvCarta, o diretor e roteirista Jorge Furtado faz uma análise da mídia brasileira Carta Capital - 31/07/2015

Paulo Nogueira: O que aconteceria com a Veja se ela cometesse seus crimes nos Estados Unidos?

Imagem
Postado em   31 jul 2015 por :   Paulo Nogueira Nenhum compromisso com os fatos Foi anunciada hoje a demissão do diretor de redação da Rolling Stone americana, Will Dana. O motivo foi o erro monumental da revista ao dar uma matéria sobre um pretenso estupro grupal sofrido por uma aluna da Universidade de Virgínia. A reportagem teve uma repercussão instantânea e extraordinária. A universidade e seus dirigentes foram imediatamente vítimas de manifestações furiosas porque, segundo o relato, foram omissos ao lidar com o caso.

Quatro anos depois, a Líbia é um caos

Imagem
31.07.2015 | Fonte de informações: Pravda.ru A União Europeia cogita sancionar guerrilheiros líbios contrários ao acordo de paz, rara boa iniciativa que pode ajudar o país africano por José Antonio Lima - Carta Capital Amanhecer Líbio Quatro anos depois de abandonar a Líbia à própria sorte após a derrubada de Muammar Kaddafi, a Europa volta a prestar atenção ao país norte-africano. Pressionada pela crise humanitária que irrompeu no Mediterrâneo e expôs a hipocrisia do continente, a  União Europeia  cogita sancionar alguns guerrilheiros líbios que têm bloqueado a implantação de um acordo de paz mediado pelas Nações Unidas. Ainda que tardia, a ação pode ser benéfica para a Líbia e muito mais efetiva que a preocupante ideia de colocar uma força naval para combater os barcos de pesca de traficantes de pessoas.

Vannuchi: 'Presidenta emite sinais de ter saído do imobilismo'

Imagem
Para o analista político, reunião de Dilma Rousseff com governadores vem em momento importante e com um conjunto de ações positivas por  Redação RBA   publicado  31/07/2015 13:19,  última modificação  31/07/2015 13:51 ICHIRO GUERRA/PR Reunião da presidenta Dilma contou com a presença de todos os governadores, exceto do Mato Grosso do Sul São Paulo – O analista político Paulo Vannuchi avaliou como positiva a iniciativa de Dilma Roussef em realizar uma reunião com governadores de todos os estados. “A presidenta emite sinais de ter saído do imobilismo político”, disse em comentário, hoje (31), para a  Rádio Brasil Atual . Para Vannuchi, o conteúdo discutido na reunião “representou uma importante manifestação de Dilma em relação à franqueza. Assumir as dificuldades e unir governadores para apresentar sugestões e anunciar esforços conjuntos”. O analista ainda reforçou a ascensão de pautas positivas do governo federal, representada por ações como “o Programa de Proteç

“O meu ‘crime’ foi enfrentar o Eurogrupo em pé de igualdade”

Imagem
infoGrécia - 31/07/2015 O infoGrécia traduz a resposta de Yanis Varoufakis às acusações entregues na justiça grega contra si. As queixas alegam que o ex-ministro prejudicou o país nas negociações com os credores e os autores chegam a pedir condenação por “traição”. A tentativa bizarra de me verem acusado de… traição, alegadamente por conspirar para pôr a Grécia fora do euro, reflete algo mais vasto. Reflete um esforço determinado para deslegitimar a nossa negociação ao longo de cinco meses (de 25 de janeiro a 5 de julho) com uma troika indignada por termos a audácia de contrariar a sabedoria e a eficácia do seu programa falhado para a Grécia.

AFP: EUA espionaram governo do Japão e empresas do país (WikiLeaks)

Imagem
AFP / Jewel Samad O premier do Japão, Shinzo Abe AFP - 31/07/2015 Os Estados Unidos espionaram funcionários do alto escalão do governo do Japão, líderes de empresas japonesas e o governador do Banco Central (BoJ), revelou nesta sexta-feira o site especializado WikiLeaks. O site fundado por Julian Assange publicou a lista de "35 alvos secretos (da Agência de Segurança Nacional) NSA no Japão, entre eles o governo japonês e empresas japonesas como Mitsubishi", disse o WikiLeaks. "Muitos funcionários do Banco Central", incluindo o governador Haruhiko Kuroda, também foram alvos de escutas. O primeiro-ministro, Shinzo Abe, não é mencionado. Esta acusação de vigilância a um aliado próximo dos Estados Unidos pela NSA chega após a revelação sobre a espionagem americana a outros aliados, como Alemanha ou França. "Os documentos mostram a profundidade da vigilância ao governo japonês e o fato de que as informações de muitos ministérios

Globo é suspeita de plágio no Criança Esperança; emissora nega

Imagem
O apresentador Flavio Canto no lançamento do Criança Esperança de 2015, há duas semanas Por DANIEL CASTRO, em 31/07/2015 - no Notícias da TV A Globo lançou uma nova logomarca para comemorar os 30 anos do Criança Esperança, mas a "criação" está sob a suspeita de ser plágio da marca de um museu norte-americano. As letras que a emissora usou para compor o nome do projeto social são muito parecidas e têm as mesmas cores das do museu. Apenas alguns detalhes as diferenciam, como o uso pela Globo de uma criança estilizada no lugar do "A", a troca de posição e a intensidade das cores. A Globo nega o plágio. Tire suas conclusões:

Podemos e MTST participam de debate sobre a luta por moradia

Imagem
De acordo com Guilherme Boulos, líder do MTST, esta última década foi um período em que o setor imobiliário lucrou muito dentro de um modelo imprudente. Isabela Campos Palhares - Carta Maior O Instituto Casa da Cidade na Zona Oeste de São Paulo recebeu ontem, dia 29, Guilherme Boulos do Movimento dos Trabalhadores Sem-teto (MTST) e Rafael Mayoral do movimento popular espanhol Podemos para uma conversa sobre a luta por moradia no século XXI.   O Secretário de Relações com a Sociedade Civil e com os Movimentos Sociais do Podemos, Rafael Mayoral, iniciou sua fala dizendo que o direito à moradia e os direitos humanos andam lado a lado, que um não acontece com a ausência do outro, e também afirmou que o “direito à moradia é o que move o Podemos”.

PML: Almirante Othon é Santos Dumont que deu certo

Imagem
:  Por Paulo Moreira Leite - 31/07/2015 Para compreender a importância do mais novo prisioneiro da Lava Jato, os brasileiros precisam entender que o almirante Othon Pinheiro da Silva é um pesquisador especialíssimo, capaz de travar batalhas na fronteira do conhecimento científico no plano mundial e sair-se vitorioso apesar de todas as condições difíceis de um país da periferia do capitalismo. A prisão não é só uma derrota para os direitos humanos e as garantias individuais, como acontece com as dezenas de detidos levados para os cárceres de Curitiba, que contrariam a visão mais recente sobre detenções, que recomenda um uso ainda mais criterioso e prudente do que prevê o Código Penal. No caso de Othon, acrescente-se a derrota política à vergonha cultural.

Instituto Lula é alvo de bomba caseira

Imagem
SEX, 31/07/2015 - 11:29 ATUALIZADO EM 31/07/2015 - 12:15 Jornal GGN -  Uma pequena bomba de baixo teor explosivo foi lançada na porta do Instituto Lula, esburacando a porta de alumínio, por volta das 22h da quinta-feira (30). Segundo a assessoria de imprensa, o objeto foi arremessado contra a sede de dentro de um carro. O "ataque político" não deixou feridos.  Na manhã desta sexta, o Instituto informou à imprensa que já ocorrido o fato às polícias civil e militar, ao secretário de Segurança Pública do Estado e ao ministro da Justiça.  Ainda segundo a nota à imprensa, a instituição "espera que os responsáveis sejam identificados e punidos". De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o titular Alexandre de Moraes já conversoi com o ministro José Eduardo Cardozo. "A perícia já foi determinada e as investigações já começaram." A sede do Instituto Lula fica no bairro Ipiranga, em São Paulo.

O delator que calculava e o que a delação premiada não compra

Imagem
LIMITE PENAL 31 de julho de 2015, 8h00 - no Conjur Por  Aury Lopes Jr  e  Alexandre Morais da Rosa Culpa não se vende, nem se compra, pois deve ser comprovada no devido processo legal. Esta afirmação, tida como premissa do pensamento criminal herdado da modernidade, deixou de existir em face das novas coordenadas do processo penal brasileiro, especialmente pelo acolhimento da delação premiada e da leniência. O objeto do Processo Penal era o caso penal inegociável, ou seja, era indisponível. A Justiça Penal negocial tornou-o disponível [1] . Mas qual o preço? Com o acolhimento da Justiça negocial, especialmente mediante delação premiada, os custos da “descoberta probatória” em favor do Estado são trocados por reduções de pena e de regimes prisionais, na mais ampla mesa de negócios. Os limites para tanto, diferentemente do contexto americano, por exemplo, não estão consolidados no Brasil, nem fazem parte da nossa tradição. Daí o desconforto de pensar o processo penal contempora

Farsa da Dra. Delação não durou. Empresa em Miami? CPI será um massacre, como se previu

Imagem
31 de julho de 2015 | 08:35  Autor: Fernando Brito Não tem, até agora, nada de ilegal. Mas tem de farsesco. A Doutora Beatriz Catta Preta, que apareceu ontem no  Jornal Nacional dizendo que estava adotando uma atitude de autodefesa ao abandonar os “delatores premiados” da Operação Lava Jato e que resumiu suas atividades em Miami às “férias escolares” dos seus filhos não mencionou que tem, desde o dia 14 de outubro do ano passado, uma empresa aberta na Flórida, a  Catta Preta Consulting LLC  (sociedade limitada, em inglês), em parceria com o marido Carlos Eduardo de Oliveira Catta Preta Junior.

J Boog - Love Season

Imagem

Eduardo Guimarães: Lula deveria processar, também, o colunista analfabeto da Veja

Imagem
Posted by  eduguim  on 30/07/15 • Categorized as  denúncia A notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ingressou com ação na Justiça pedindo reparação de danos morais contra os responsáveis por reportagem de capa da última edição da revista Veja constitui um alento em um momento em que fazer acusações graves e taxativas com base em boatos tornou-se regra em setores da grande imprensa. A reportagem de Veja, como e sabe, diz que “chegou a vez dele”, em referência a Lula, citando suposta delação premiada de José Adelmário Pinheiro, da OAS. No entanto, antes de a revista chegar às bancas a empreiteira já havia desmentido que Pinheiro houvesse feito qualquer acordo.