Postagens

Mostrando postagens de julho 21, 2015

Para uma teoria do poder destituinte

Imagem
Giorgio Agamben   Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Conferência Pública, Atenas, Grécia (16/11/2013), a convite do Instituto Nicos Poulantzas e da Organização de Juventude do Partido SYRIZA  "A tradição dos oprimidos nos ensina que o ‘estado de exceção’ em que vivemos é na verdade a regra geral. Precisamos construir um conceito de história que corresponda a esta verdade. Nesse momento, perceberemos que nossa tarefa é originar um verdadeiro estado de exceção ( BENJAMIN, 2011, p. 226 )." * Refletir sobre o destino da democracia hoje aqui em Atenas é em algum sentido perturbador, porque obriga a pensar o fim da democracia no local onde ela nasceu. De fato, a hipótese que gostaria de sugerir é que o paradigma governamental que prevalece hoje na Europa não só é não democrático, como sequer pode ser considerado paradigma político. Na sequência, tentarei demonstrar que a sociedade europeia hoje já não é sociedade política: é uma coisa int

Brasil atingiu metas de redução de pobreza da ONU

Imagem
Por  Edgard Júnior  Fonte: Rádio ONU A especialista do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, Renata Rubian, afirmou que o Brasil conseguiu atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ODMs, em relação à pobreza e à fome. Em Nova York, Rubian disse em entrevista à Rádio ONU que o país buscou metas bem mais ambiciosas do que as determinadas pelas ODMs.

Grécia: Governo cortou em mais de metade o número de assessores

Imagem
infoGrécia - 27/07/2015 Em janeiro, o anterior governo da Grécia, formado pela Nova Democracia e o Pasok, contava com 1173 assessores, conselheiros, consultores e outros nomeados de confiança política. Na semana passada, o ministro de Estado anunciou ao parlamento que o atual governo cortou em mais de metade o número de nomeações para os gabinetes dos ministros, vice-ministros, ministros adjuntos e secretarias-gerais de todos os ministérios.

Haddad: Cerra se aliou às trevas e ao submundo

Imagem
Se eles perdem com o todo o PiG e com tanto dinheiro é porque são muito ruins! Na  Rede Brasil Atual : HADDAD: ‘QUEM NÃO TEM PROJETO USA A IRRACIONALIDADE PARA INTERDITAR O DEBATE’ Para prefeito de São Paulo, artificialismo do noticiário interessa ao conservadorismo. E manter a irracionalidade na discussão sobre políticas públicas serve para desviar atenção do projeto de cidade São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, não tem ilusões de que o ambiente das eleições municipais, no próximo ano, privilegie o debate de ideias sobre projetos de ampliação do exercício da cidadania. “O que vai acontecer em São Paulo no ano que vem, e de uma maneira geral, nas grandes cidades, tem a ver com a questão nacional”, acredita. Em conversa com jornalistas na semana passada, o prefeito disse acreditar que o campo conservador não tem qualidade para vencer o debate e tentará colher, nas próximas eleições, os frutos de ter desviado o debate para o que chama de “subterrâneos” da polí

Kiko Nogueira: O que o PCC ganhou, realmente, no acordo com o governo de São Paulo?

Imagem
Postado em   27 jul 2015 por :   Kiko Nogueira Alckmin em 2010 com o então candidato a deputado estadual Ney Santos, acusado de ligação com o PCC O que o PCC ganhou no acordo com o governo paulista em 2006? Na época, a facção realizou vários ataques, especialmente a postos da Polícia Militar, de maneira coordenada. Eles foram interrompidos após uma reunião no presídio de Presidente Bernardes, no interior do estado. De acordo com o Estadão, a solução foi encaminhada pela advogada Iracema Vasciaveo, então presidente da ONG Nova Ordem, que defendia os direitos dos presos e representava o PCC.

EFE: Ataques e mudanças de discurso aquecem campanha eleitoral na Argentina

Imagem
EFE - Buenos Aires 27 jul 2015 O candidato à Presidência da Argentina Mauricio Macri. EFE/David Fernández Faltando duas semanas para as eleições primárias na Argentina, a campanha se intensificou com mudanças de discurso, anúncios televisivos carregados de duplos sentidos e ataques diretos entre o kirchnerismo e os candidatos das distintas forças opositoras. O aquecimento da campanha se transformou nesta segunda-feira em um dos assuntos do dia nas redes sociais, após uma explosiva coluna de opinião publicada no jornal governista "Página/12" pelo jornalista Horacio Verbitsky, diretor do Centro de Estudos Legais e Sociais (CELS). Verbitsky acusou o líder conservador, Mauricio Macri, de mostrar "uma simpática visão do trabalho infantil" e de não registrar "a sensibilidade contemporânea perante a pedofilia".

AFP: Obama critica tom do debate de pré-candidatos à presidência

Imagem
AFP / FREDERIC J. BROWN (10 jul) O republicano Donald Trump O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criticou nesta segunda-feira a corrida para as eleições presidenciais de 2016, opinando que seu tom não era digno dos eleitores. Obama, que aludiu aos "intoleráveis comentários" do pré-candidato republicano Donald Trump e de outros, lamentou a criação de uma "cultura que não leva a uma política melhor nem a boas políticas". "Os americanos merecem uma coisa melhor", enfatizou.

Tucanos, enfim, assumem “impitimismo” ao lado de Cunha e vão convocar ato “coxinha”na TV

Imagem
27 de julho de 2015 | 19:47  Autor: Fernando Brito No mesmo dia, Eduardo Cunha e o PSDB assumem abertamente, sem rebuços, que trabalham pelo “impeachment” da presidenta eleita pelo voto dos brasileiros e que não tem contra si nem sombra do crime de responsabilidade que, legalmente,  para isso se exigiria, um vez que o impedimento de uma presidente não pode ser resultado, simplesmente, de uma maioria parlamentar da oposição.

Santayana: O GOOGLE E A MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA

Imagem
Por Mauro Santayana - 27/07/2015 (Jornal do Brasil) - Quando as grandes empresas de internet surgiram, nascidas nas universidades, e não nos grandes grupos de comunicação que já existiam, houve esperança de que elas viessem a contribuir para a consolidação de um ambiente de produção, publicação e troca de informações realmente livre. Um novo espaço que privilegiasse o indivíduo no lugar do Sistema, ajudando-o a libertar-se do deletério domínio da mídia tradicional, umbilicalmente ligada, de parte a parte, por milhares de tentáculos, aos maiores grupos empresariais privados, que, no mundo inteiro, e em cada país, trabalham para manter o status quo e defender seus interesses, entre eles o de continuar - mesmo depois do surgimento da Rede Mundial de Computadores - a manipular e a explorar, do nascimento à morte, o homem comum.

Paulo Nogueira: Sabe aquela revista inglesa que vive dando aula para o Brasil? Está à venda.

Imagem
Postado em   27 jul 2015 por :   Paulo Nogueira Em apuros Sabe aquela revista que vive dando lições para o Brasil? Façam isso, façam aquilo, sempre pontificando, sempre doutoral. A inglesa Economist. Ela está à venda. Não está conseguindo sobreviver à Era Digital. Tão boa para oferecer soluções para o Brasil e para o mundo, a Economist não encontra saída para si própria. E não está também encontrando comprador. A Economist é 50% da Pearson, que acaba de vender para um grupo japonês o também professoral diário Financial Times. Algumas grandes editoras — Bloomberg, Thomson Reuters e Axel Springer — foram procuradas para ver se se interessavam pela Economist. Nenhuma topou.

"Não encontro" com FHC: PT constrói o entendimento nacional. PSDB destrói.

Imagem
Por Zé Augusto - 27/07/2015 Moral da história sobre a fofoca do "não encontro" entre Lula, FHC e Dilma, fora da ótica da Globo, Folha, Estadão e Veja, é:  O governo Dilma constrói pontes para o entendimento nacional, acima de partidos, com as forças interessadas em superar os problemas brasileiros. O PSDB saiu com a imagem de partido que dinamita pontes, é sectário, rançoso. Resumo: 1) O PSDB saiu chamuscado porque se mostrou incapaz de travar diálogo suprapartidário sobre temas de interesse nacional, acima de partidos. 2) Reforçou sua imagem de partido que tem projeto de poder palaciano, mas não tem nenhum projeto nem proposta para debater através da construção de um entendimento nacional.

“Tudo por dinheiro”: Beto Richa fará blitz para caçar devedores do IPVA

Imagem
Blog do Esmael - 27/07/2015 Apesar do  aumento  mais que abusivo de 40% no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a inadimplência não subiu; ou melhor, até diminuiu, ficando em 20,72% de janeiro a julho, contra 24,79% no mesmo período do ano passado. Sinal de que, apesar do tarifaço de Beto Richa (PSDB), os paranaenses não querem se complicar. Mas o governador tucano está disposto a torcer, apertar e cercar os paranaenses para tirar todo o dinheiro que conseguir e engordar o caixa do governo. Para isso, a Secretaria da Fazenda está estruturando, em conjunto com a Polícia Militar, o Detran e as Ciretrans do Estado, uma grande operação de fiscalização de veículos.

Pepe Escobar: Desígnios imperiais para o Irã

Imagem
Pepe Escobar Пепе Эскобар  Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Afinal, qual o verdadeiro plano do governo Obama para o Irã? O que querem do Irã? Que tipo de cálculo estratégico teria levado ao que, até o momento, parece mudança geopolítica tática? Quebrando o Muro de  Desconfiança, The Korea Times, 30/9/2013 Muito provavelmente, o presidente Obama concluiu que o Muro de Desconfiança, de 36 anos, contra o Irã estava condenado a fracassar. Os verdadeiros  Masters of the Universe  em Washington – os que comandam o estado profundo – sempre souberam que a histeria sobre "armas nucleares" é falsa. Foi parte de uma decisão estratégica para manter a República Islâmica isolada do ocidente pelo tempo mais longo possível e, afinal, forçar mudança de regime.

Robert Mundell, gênio maligno do euro

Imagem
Greg Palast   Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Para o arquiteto do euro, afastar os políticos eleitos para bem longe das questões macroeconômicas e forçar a desregulação eram parte do plano. A ideia de que o euro tenha 'fracassado' é perigosamente ingênua. O euro está fazendo exatamente o que seu criador – e os 1% mais ricos que o adotaram – previu que ele faria e o planejou para fazer. O 'pai' do euro é o economista  Robert Mundell , que trabalhou na Universidade de Chicago. O arquiteto da "economia pelo lado da oferta", [1]  é hoje [esse artigo é de 2012 (NTs)] professor na Universidade Columbia, mas eu o conheci através do meu professor em Chicago, Milton Friedman, muito antes de as pesquisas de Mundell sobre moeda e taxas de câmbio terem gerado os esboços iniciais do que viria a ser uma união monetária europeia e uma moeda comum europeia.

Para cumprir sua promessa com Cuba, Obama deveria mudar legislação.

Imagem
Sputnik News - 27/07/2015 A iniciativa anunciada pelo presidente exige mudança legislativa e não é vista com bons olhos pelo Congresso. Para cumprir a sua promessa de fechar a prisão de alta segurança de Guantánamo, Barack Obama precisa aplicar mais esforços do que era previsto para convencer o Congresso. A razão é simples: para a realizar, é necessário mudar a legislação vigente. E o Congresso, que já tem se oposto a várias iniciativas do presidente, pode usar isso para manipular o processo de reaproximação com Cuba. A lei dos EUA proíbe a transferência de detentos de Guantánamo, que ocupa uma parte da ilha de Cuba, através dos EUA. Por isso, o plano apresentado no sábado passado pela conselheira de Obama para assuntos de segurança interna e combate ao terrorismo, Lisa Monaco, enfrenta uma forte pressão por parte do Congresso, que quer preservar o campo de detenção.

Fernando Brito: Duas falas, risco igual. Palavras só, agora, não adiantam mais

Imagem
Autor: Fernando Brito Anuncia-se um pronunciamento da Presidenta Dilma Rousseff em rede de rádio e televisão para daqui a alguns dias. A mídia, escancaradamente, já chama a atenção para um risco de “panelaço” e para a proximidade com a “Marcha dos Coxinhas-Parte 3″ prevista para o dia 16. É lógico que a Presidente deve falar – e deveria estar falando muito mais, há muito mais tempo. Mas será erro igual ao desastrado pronunciamento que gerou protestos antes, onde aparecia balbuciando desculpas, fazer um discurso triunfalista, mesmo que temperado com o honesto reconhecimento de problemas.

Jeferson Miola: Merval faz da mídia um álibi para a delinquência

Imagem
A Veja é um partido político disfarçado de revista; Merval faz da mídia um álibi para a delinquência por Jeferson Miola, enviado pelo autor, na Carta Maior O lixo semanal da revista  Veja  traz na capa um close do rosto desfigurado do Lula com uma chamada ameaçadora: “A vez dele”. No subtítulo, faz alusão a supostas revelações do empreiteiro da OAS, que incriminariam Lula. De sobremesa, a revista oferece uma chanchada: “como o filho Lulinha ficou milionário”. A  Veja  não surpreende; iludidos são aqueles seres humanos de boa fé que ainda se surpreendem com a vilania daquela revista. A  Veja  apenas ensina que a patifaria, o ódio e o desprezo de classe não têm limites. Empregando linguagem asquerosa, a revista investe contra Lula com um desrespeito inaceitável a um ex-Presidente. Em qualquer democracia, ensejaria à condenação pelo crime de ofensa à honra: “Léo [Léo Pinheiro, da OAS] e Lula são bons amigos. Mais do que por amizade, eles se uniram por interesses comuns. Léo er

RBA: Centrais realizam atos em Brasília e São Paulo contra escalada de juros

Imagem
Amanhã (28), quando Copom inicia reunião que decidirá a taxa Selic, CUT faz protesto na frente do Ministério da Fazenda e Força leva para Avenida Paulista pódio para representar os campeões mundiais de juros por  Redação RBA   publicado  27/07/2015 10:58,  última modificação  27/07/2015 12:06 ARQUIVO CUT Sérgio Nobre: "É antiga nossa reivindicação de que os trabalhadores também façam parte do Copom” São Paulo – As centrais sindicais realizam protestos amanhã (28) contra os rumos da economia no Brasil. A CUT fará ato em Brasília, na frente da sede do Ministério da Fazenda. “É o dia que o Copom se reúne para decidir a taxa de juros. Não podemos abrir mão de fazer a crítica e fazer a disputa no campo da economia”, afirmou o secretário-geral da central, Sérgio Nobre. Em São Paulo, as centrais também realizarão manifestação na avenida Paulista, a partir das 10h, em frente ao prédio do Banco Central (avenida Paulista, 1.804) , destacando que os juros altos pena

BBC: Por que a revisão da meta fiscal enfureceu o mercado?

Imagem
BBC Brasil - 27/07/2015 A revisão da meta fiscal anunciada na quarta-feira pelos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, caiu como uma bomba nos mercados. Nos últimos dias o dólar disparou, a bolsa caiu e aumentaram as apostas de que os juros devem continuar subindo e o Brasil perderá seu grau de investimento. A meta, que diz respeito ao montante que o governo promete economizar para pagar os juros da dívida pública, passou de 1,1% para 0,15% do PIB. Na visão de parte dos economistas e analistas do mercado, a mudança representou um afrouxamento do compromisso com o ajuste fiscal e a recuperação das contas públicas.

O passado turvo do líder do PSDB no Senado

Imagem
Cássio Cunha Lima Postado em  27 de julho de 2015 no DCM Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u469996.shtml O Movimento Ficha Limpa republicou no Twitter um texto sobre Cássio Cunha Lima, líder do PSDB no Senado e uma das vozes mais estridentes na campanha pelo impeachment de Dilma. Por unanimidade, TSE cassa mandatos do governador e do vice-governador da Paraíba Por unanimidade, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou nesta quinta-feira a cassação dos mandatos do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e de seu vice José Lacerda Neto (DEM). Ambos são acusados de utilizar programas sociais para a distribuição irregular de dinheiro, via cheques, em um processo denominado Caso Fac (Fundação de Ação Comunitária). O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, disse que a decisão deverá ser cumprida a partir da publicação do acórdão e cassada também a decisão liminar –que mantém Cunha Lima e Lacerda Neto nos cargos.

Emir Sader: A variável Lula

Imagem
É Lula que pode ser o eixo da recomposição das forças de esquerda, democráticas e populares, recomposição que deve ser feita com novas plataformas. por Emir Sader em 27/07/2015 - na Carta Maior Lula foi situado no centro da vida política brasileira. Todos os holofotes se concentram sobre ele: ou será abatido no voo pela direita, tirando-o, no tapetão, da vida política, ou exercerá seu papel de eixo da recomposição da esquerda brasileira e conseguirá dar continuidade ao processo iniciado em 2002, com todas as adequações necessárias. Em um marco de crise de credibilidade das instituições, das forças políticas e sociais, das lideranças, a exceção fica com Lula. Não fosse assim, ele não seria alvo dos ataques concentrados da direita. Se acreditasse nas suas pesquisas, bastaria a direita esperar até 2018 e derrota-lo com qualquer um dos seus candidatos. O destino da direita depende de conseguir inviabilizar juridicamente a candidatura do Lula e ter assim o caminho aberto

Mino Carta: E agora, a lista do HSBC

Imagem
por  Mino Carta  — na Carta Capital -   publicado  27/07/2015 O disco do Opportunity não foi aberto. Dez anos depois, o Brasil parece disposto a deixar em paz os sonegadores graúdos, protagonistas em ambos os casos A capa de 12 de outubro de 2005 conta um enredo melancólico que ameaça repetir-se, para a felicidade da casa-grande D elicioso editorial do  Estadão  de terça 21, a lembrar os melhores textos do senhor Pott, inolvidável diretor da  Gazeta  de Eatanswill em os  Pickwick Papers  de Dickens. Lê-se no jornalão que o ex-presidente Lula “só pensa em 2018”. Era do hábito do senhor Pott que a verdade factual pouco lhe importasse, tratava-se de alguém dotado exclusivamente de certezas. Parece difícil acreditar que Lula, neste exato instante, só pense em 2018. Quem, pelo contrário, cultiva a obsessão aterrorizada do retorno do ex-metalúrgico à Presidência é, de fato, a mídia nativa.

Luis Nassif: No acordo com o PCC, o tabu da grande chacina de maio

Imagem
SEG, 27/07/2015 - 08:39 ATUALIZADO EM 27/07/2015 - 10:05 Luis Nassif O Estadão de hoje publica uma bela reportagem de Alexandre Hisayasu sobre o acordo celebrado em 2006, entre o estado de São Paulo e o PCC. Não foi acordo: foi rendição. A reportagem faz um balanço das vítimas do PCC: 23 PMs, 7 policiais civis, 3 guardas, 8 agentes penitenciários, 4 civis e 107 supostos criminosos. Faltaram mais de 600 inocentes nessa conta. Descreve os encontros entre os dois secretários do governo paulista - Saulo de Castro Abreu, da Segurança, Nagashi Furukawa, da Administração Penitenciária - com Marcola e como, depois do encontro, cessaram os ataques.

Brasil ainda está engatinhando na defesa do direito de defesa

Imagem
27 de julho de 2015, 10h44 - no Conjur Por  José Luis Oliveira Lima *Artigo publicado originalmente na edição desta segunda-feira (27/7) do jornal Folha de S.Paulo. O ambiente político confuso e envenenado que se instalou no Brasil faz com que pouca gente dê importância, mas está em curso no país um ciclo crescente de ameaça a um dos princípios da democracia. Mesmo com o risco de parecer inconveniente, é preciso fazer a advertência enquanto ainda há tempo: as investigações que nos últimos tempos dominam o noticiário, com destaque para os desdobramentos da operação “lava jato”, têm violado de forma sistemática o direito de defesa, uma das bases de qualquer sociedade civilizada. A cada dia que passa surgem novos exemplos de agressões a tal direito e, o que é pior, quase ninguém liga. A advogada Beatriz Catta Preta, que defende os interesses legítimos de seus clientes, é convocada para se explicar numa Comissão Parlamentar de Inquérito – e isso é considerado normal.

PHA: Governo de SP faz acordo com o PCC

Imagem
Que ainda deve estar em vigor …​ O  Conversa Afiada  reproduz informações do Blog RodapéNews: DELEGADO CONFIRMA ACORDO DO GOVERNO DE SP COM PCC O QUE SEMPRE ALCKMIN E PSDB NEGARAM, ESTÁ CONFIRMADO: GOVERNO DE SP, EM 2006, FEZ ACORDO COM CÚPULA DO PCC JOSÉ LUIZ RAMOS CAVALCANTI, DELEGADO DE POLÍCIA DE SP, CONFIRMA ACORDO DO GOVERNO DE SP COM O PCC EM DEPOIMENTO À JUSTIÇA ESTADUAL, QUE INVESTIGAVA ADVOGADAS LIGADAS AO CRIME ORGANIZADO

Até drones são necessários para detectar trabalho escravo

Imagem
Jacques Távora Alfonsin  Protegidos por leis forjadas e manipuladas por eles próprios, os latifundiários terão dificuldades para impugnar a nova tecnologia. O Estadão de 23 deste julho noticia que o Ministério do Trabalho está se equipando com drones  para detectar possível exploração de trabalho escravo. Tendo como alvo preferencial “fazendas com porteira fechada”, o jornal revela: “O drone não substitui a presença do fiscal, mas será útil no campo, caso encontremos uma fazenda com porteira fechada, por exemplo. Também será importante para localização de barcos de pesca e na checagem do estágio de grandes obras”, declarou Bruno Barcia Lopes, coordenador da Fiscalização Rural da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio.”

Veterano músico Mick Jagger cumpre 72 anos com ambiciosos projetos

Imagem
Londres, 26 jul (Prensa Latina)  O vocalista britânico Mick Jagger, viva imagem da banda The Rolling Stones, acima hoje a seus 72 anos com diversos planos, entre eles gravar um disco com o mítico agrupamento britânico. Jagger, cujo corpo magro e alocada aparência tem devindo paradigma para jovens de diferentes gerações, atualmente une esforços com seu colega de The Rolling Stones Keith Richards para a consecução do futuro álbum. Segundo declarou recentemente o próprio Richards, dito fonograma tem previsto sair ao mercado em 2016, o que poria fim a uma seca discográfica de 11 anos, já que em 2005 se publicou o último disco de estudo dos intérprete de Satisfaction. Além de dito projeto, Jagger e o resto do quarteto têm outra ambiciosa tarefa pendente, com a organização de Exhibitionism, uma mostra que se realizará no próximo ano no Saatchi Gallery de Londres com artigos que resumem as mais de cinco décadas de atividade do grupo. Nascido em 26 de julho de 1943, Mick Jagger é cofundad