Postagens

Mostrando postagens de julho 20, 2015

“Planos B” de Lafazanis e Varoufakis animam a imprensa grega

Imagem
infoGrécia - 27/07/2015 Depois dos gregos não se terem entusiasmado com o relato da imprensa sobre o “plano B” de Lafazanis para sair do euro, este fim de semana foram publicados detalhes do “plano B” de Varoufakis, uma versão eletrónica de moeda paralela, confirmada pelo próprio.

A erosão de Cunha, por Janio de Freitas

Imagem
26 de julho de 2015 | 20:11  Autor: Fernando Brito Em seu artigo de hoje na Folha, Janio de Freitas reflete sobre os sinais, que nos próximos dias se tornarão mais intensos, da corrosão do até agora monolítico bloco de apoio a Eduardo Cunha na Câmara. Há vários fatores a influir sobre isso, além do fato de que Cunha não atrai para companheiros de infortúnio a bancada dos “com processo” que os acompanha – notadamente a dita “evangélica”, onde quase todos são “cunhistas” e todos respondem a ações judiciais.

Janio de Freitas: “Cunha é um daqueles tipos que fazem paus mandados a granel”

Imagem
Postado em  26 de julho de 2015 -  Da coluna de  Janio de Freitas na Folha : No DCM Na internet, no celular, em Brasília, no Rio, o deputado Eduardo Cunha multiplica-se em contatos e esforços que o fazem mostrar-se como pessoa confiante, que de fato é, e inatingível agora como o foi pelas muitas situações críticas que personificou. Mas desta vez há uma surpresa, inconciliável com os seus seis meses de domínio absoluto da maioria da Câmara. Eduardo Cunha é um daqueles tipos que fazem paus mandados a granel. Em cada uma de suas situações embaraçosas, há sempre mãos de gato para negar que seja o autor de documentos, de intermediações, da articulação de negócios exóticos. E, ao que se saiba, sempre há também lealdade de sua parte. Um dos pormenores da acusação que o atinge na Lava Jato, e que ele repele, é sua alegada advertência, a um pagador de US$ 5 milhões, de que não faltasse igual pagamento a seu companheiro na operação. O mão de gato no caso.

Apesar do ajuste e de Cunha, leis favoráveis ao trabalhador foram maioria em 2015

Imagem
Para diretor do Diap, os trabalhadores não podem incorporar o discurso de que o retrocesso é inexorável: devem continuar resistindo. Najla Passos - Carta Maior Apesar do ajuste e de Cunha, leis favoráveis ao trabalhador foram maioria em 2015  Para diretor do Diap, os trabalhadores não podem incorporar o discurso de que o retrocesso é inexorável: devem continuar resistindo Najla Passos Apesar da opção do governo Dilma Rousseff de editar um programa de ajuste fiscal que penaliza os trabalhadores mais pobres e da ofensiva conservadora e neoliberal  liderada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a resistência dos setores mais progressistas conseguiu impedir que o legislativo aprovasse leis que implicariam em graves retrocessos para os trabalhadores, como a terceirização e a redução da maioridade penal, ambas proteladas para o segundo semestre.

Ucrânia: Relatório de Situação

Imagem
27.07.2015 | Fonte de informações: Pravda.ru Interessantes desenvolvimentos linguísticos. Sempre quis criar alguma palavra nova em russo. Os leitores que falem russo sabem que não é empreitada assim tão difícil. Mas não se pode forçar o processo. Quando a situação está pronta, uma nova palavra sai naturalmente pela boca. A crise ucraniana tem dado muitas situações às pessoas, ideias, para que nasçam novas palavras e expressões. Se tudo mais fracassa, o teatro do absurdo ucraniano é, pelo menos, solo fértil para o enriquecimento do idioma russo.

Marido da vice culpa líder e governador Beto Richa pela crise no Paraná

Imagem
Blog do Esmael - 26/07/2015 O deputado federal Ricardo Barros (PP), marido da vice-governadora Cida Borghetti (PROS), em bombástica entrevista ao jornal Gazeta do Povo, edição deste domingo (26), culpou o governador Beto Richa (PSDB) e seu líder na Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), pela crise política no Paraná. Pelas palavras de Barros ao repórter André Gonçalves, a dupla Romanelli/Richa cometeu “barbeiragem” na condução das votações do pacote de maldades no legislativo. No entanto, o marido da vice considera que o “ajuste fiscal” — leia-se arrocho — é necessário para a saúde financeira do estado.

Gênese: A verdade por trás do crescimento do ISIS

Imagem
Catherine Shakdam,[1] RT - no Pravda.ru O Estado Islâmico (EI, antes  ISIS ) construiu um império, operando simultaneamente como empresa e como estado: vende petróleo e trafica valiosas peças de arte, ao mesmo tempo em que vai construindo exército formidável. Mas como se converteram no mais rico grupo terrorista do planeta? Luta de uma geração, o terror com certeza já define o modo como nações, povos e, claro, comunidades religiosas, relacionam-se umas com as outras. O mal dos tempos modernos, o terror tem sido atribuído ao Islã; nessa operação, nos falam de uma ideologia cujo credo ter-se-ia originado nos desertos da Arábia, violenta e sem compaixão, como a própria história de seu povo.

Jeferson Miola: A Veja é um partido político disfarçado de revista

Imagem
A atuação partidária da Veja não é novidade. Para a revista, ter status de 'empresa de comunicação' serve de fachada para o crime. Jeferson Miola - na Carta maior O lixo semanal da revista Veja traz na capa um close do rosto desfigurado do Lula com uma chamada ameaçadora: “A vez dele”. No subtítulo, faz alusão a supostas revelações do empreiteiro da OAS, que incriminariam Lula. De sobremesa, a revista oferece uma chanchada: “como o filho Lulinha ficou milionário”.  A Veja não surpreende; iludidos são aqueles seres humanos de boa fé que ainda se surpreendem com a vilania daquela revista. A Veja apenas ensina que a patifaria, o ódio e o desprezo de classe não têm limites.

Produtores de carne suína calculam perdas causadas por sanções contra a Rússia

Imagem
Sputnik News - 26/07/2015 Os produtores franceses de carne suína perdem 0,20 euros (0,22 dólares) por cada quilograma de carne produzida, devido ao embargo russo às importações de alimentos europeus, disse o dirigente da Federação de Criadores de Suínos, Paul Auffray. "De acordo com as estimativas, o embargo custa aos agricultores franceses 20 centavos de euro por quilo", disse Auffray citado pela emissora RTBF da Bélgica.

Alckmin provoca diarreia em São Paulo

Imagem
Por Altamiro Borges Na semana passada, o jornal espanhol  El País  publicou uma reportagem bombástica que até poderia ter sido produzida no Brasil – se a mídia nativa não fosse tão chapa-branca e tucana. Assinada pela jornalista Maria Martín, ela mostra que no momento mais dramático da falta de água em São Paulo houve uma explosão dos casos de diarreia no Estado mais rico da federação. Nos últimos dias, a imprensa venal deu destaque para as declarações ufanistas do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que afirmou, na maior caradura, que "não vai haver rodízio de água" – como se isso já não fosse uma dura realidade em várias cidades paulistas.  No esforço para limpar a imagem do grão-tucano, a coluna Painel da Folha chegou a publicar que "Geraldo Alckmin pretende transformar a crise hídrica paulista em um de seus principais ativos para se cacifar como candidato do PSDB ao Planalto em 2018. Ele disse a aliados que, se conseguir chegar ao fim do período de seca se

Francisco Luís: Alckmin defende o ajuste fiscal permanente, mas reduz o superávit primário, sabotando Levy e o governo Dilma

Imagem
publicado em 26 de julho de 2015 às 17:54 Ápice da hipocrisia: Alckmin reduz superávit primário e sabota Levy por Francisco Luís, especial para o Viomundo O governo  Dilma reduziu a meta do superávit primário  e a imprensa voltou a mencionar a queda da nota de crédito do Brasil. Os tucanos e seus aliados no mercado financeiro vivem exigindo o aumento do superávit primário do governo federal, mas não estão fazendo a sua parte. Em consequência, até 2018 podem fazer com  que o governo federal tenha de fazer um superávit primário de R$ 7 bilhões a mais para cobrir o que não será feito pelo governo de Geraldo Alckmin. Isso obrigará o governo federal a economizar, mas o governo do Estado de São Paulo poderá ampliar a despesa nos próximos anos, especialmente com investimentos. Na campanha eleitoral, mostrarão as obras deles feitas às custas do esforço fiscal do governo federal.

Jornada de agroecologia envia conselho a Dilma: 'Vem pro campo, vem pra rua'

Imagem
Evento encerrado ontem (25) alerta para urgência da agricultura sustentável para o planeta e manda recado a presidenta, que acabou cancelando presença na última hora por Leonardo Fernandes. Fotos: Pedro Biava, Especial para a RBA publicado 26/07/2015 Jornada Agroecológica acontece há 14 anos Irati (PR) – Não por acaso a pequena cidade, a cerca de 150 quilômetros de Curitiba, foi escolhida para sediar durante a semana que passou a 14ª Jornada de Agroecologia, evento que reúne camponeses do estado e de diversas outras regiões do Brasil com o objetivo de debater alternativas para a produção de alimentos saudáveis no país. O município abriga o escritório regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná e está localizado na principal rota de escoamento de produtos paranaenses para o Mercado Comum do Sul, o Mercosul. Entre os dias 22 e 25, mais de 3500 participantes de movimentos populares que integram a Via Campesina, além de técnicos, acadêmicos, pesquisa

Miguel do Rosário: Mídia fascista quer criminalizar editoras de esquerda

Imagem
É uma guerra política em todos os sentidos. A direita brasileira não admite que exista nenhuma iniciativa independente de suas patranhas imperialistas e golpistas. Por Miguel do Rosário*, no Tijolaço   Blogs de esquerda, tem que ser processados judicialmente e não podem obter qualquer patrocínio, público ou privado. A mídia brasileira só protege blogueiros cubanos – que escrevem contra Cuba, claro. Agora a “força-tarefa” de setores tucanos da PF e mídia, num conluio criminoso, vazando informações seletivamente, promove um ataque político a uma das mais importantes iniciativas da esquerda brasileira: a editora Atitude, que produz a Rede Brasil Atual, a Revista do Brasil, o programa de rádio Jornal Brasil Atual, entre outros projetos.

Fernando Brito: Com licença, Dr. Levy, mas esta explicação sobre recessão é de cabo de esquadra

Imagem
26 de julho de 2015 | 18:19  Autor: Fernando Brito Muito curiosa a matéria da Folha, hoje, onde, sob o título “ Recessão não é culpa do ajuste fiscal, avalia ministério da Fazenda ” assessores do Ministro Joaquim Levy  dizem que o ajuste fiscal “não pode levar a maior parte da culpa pelo tombo da economia”, porque é “responsável por menos da metade da retração do PIB brasileiro neste ano”. Isso representaria, dizem eles, um encolhimento de 0,6 ponto percentual na economia, enquanto 0,9% viriam de “outros fatores, como falta de confiança na economia e a própria incerteza sobre a implementação do ajuste.”

Pepe Escobar: O Big Bang eurasiano- China e Rússia levando a melhor sobre Washington

Imagem
Pepe Escobar,  Tom Dispatch  -  ORIENTE mídia Traduzido por Vila Vudu Comecemos pelo  Big Bang  geopolítico do qual vocês não sabem coisa alguma, aquele, o que aconteceu há apenas duas semanas. Eis um efeito dele: doravante, qualquer possível futuro ataque  ao Irã, que o Pentágono (em conjunção com a OTAN) faça ou ameace fazer será ataque contra um conjunto planejado de organizações: – as nações BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul);

Para Lula, há incômodo da elite brasileira com as conquistas sociais.

Imagem

Polícia ocupante israelense invade lugar santo islâmico em Jerusalém

Imagem
Ramallah, 26 jul (Prensa Latina) Forças da Polícia ocupante israelense invadiram hoje a mesquita da o Aqsa, em Jerusalém, e atacaram aos fiéis congregados no recinto para a oração do Fajr (Amanhecer, árabe) a primeira do dia. Dezenas de polícias com armas longas penetraram no complexo religioso, atacaram os fiéis e fecharam as portas, disse uma fonte do Governo palestino. Ao Aqsa, que tem sido objeto de várias tentativas de destruição por povoadores dos assentamentos israelenses em Jerusalém (Ao Quds para os muçulmanos), é um dos três lugares mais sagrados do Islã junto às cidades sauditas da Meca e Medina. De seu lado, as autoridades ocupantes emitiram uma declaração segundo a qual "desconhecidos apedrejaram desde o interior do recinto a polícias israelenses que invadiram a instalação a procura de bombas incendiárias", mas não reportaram detenções nem ter encontraram os explosivos. A mesquita, cujo custodio é o rei de Jordânia Abdallah II foi invadida em várias ocasiões

Dúvidas dramáticas: mexerica, tangerina, poncã? Pobre país...

Imagem
Eduardo Cunha, Renan Calheiros e Collor, como as mexericas e poncãs, são variedades da mesma espécie. Triste e ácido retrocesso. Azedas alianças. Por Eric Nepomuceno - Na Carta Maior Nesses tempos ácidos, enquanto o país é sacudido por um sem-fim de pressões e previsões pessimistas, enquanto todo mundo trata de buscar explicações para o que não entende, enquanto a sanha golpista, baseada sobretudo na ignorância política e histórica mais gritante, se mostra em seu apogeu, é preciso pensar com calma.   Enquanto toneladas de informações desencontradas são despejadas dia sim e outro também sobre os brasileiros, e a Justiça se mostra capaz de um exibicionismo suicida, enquanto se mantêm presos empresários de altíssimo calibre com o argumento de que são suspeitos, suspeitíssimos de tenebrosas transações, embora nada justifique a prisão antes da condenação, pois enfim, enquanto acontece tudo isso, o Rio de Janeiro (e oxalá o resto do Brasil: não me dei o trabalho de pesquisar...)

Varoufakis: “Votei ‘Sim’ para preservar a unidade do Syriza”

Imagem
infoGrécia - 26/07/2015 O Observatório da Grécia traduziu o artigo de Varoufakis a explicar as razões para ter votado a favor das duas medidas prévias impostas pelos credores esta quarta-feira. Na semana anterior, o ex-ministro das Finanças atacou o acordo trazido de Bruxelas por Alexis Tsipras, tendo faltado à votação do primeiro pacote de austeridade.

DW: Reino Unido planeja referendo sobre UE em 2016, diz jornal

Imagem
Segundo publicação, David Cameron vai antecipar consulta popular sobre permanência dos britânicos no bloco europeu para junho de 2016. A crise da Grécia e maior poder de barganha em negociações seriam alguns dos motivos. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, planeja realizar em junho de 2016 o referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, afirmou neste domingo (26/07) a edição do jornal Independent on Sunday  citando uma fonte anônima.

Assad: crise síria não tem solução até o terrorismo ser derrotado

Imagem
Sputnik News - 26/07/2015 O presidente sírio, Bashar Assad, disse que apoia qualquer diálogo político, mesmo que tenha um impacto mínimo sobre a resolução da crise síria. No entanto, não se conseguirá alcançar uma solução política para a crise síria até que os grupos terroristas que operam no país sejam derrotados, disse o presidente sírio neste domingo em um discurso na televisão. Assad ressaltou que vários países terceiros aumentaram recentemente a assistência aos grupos radicais que lutam contra o governo sírio. O presidente afirmou ainda que a Rússia e a China sempre apoiam a Síria no Conselho de Segurança das Nações Unidas, o que considera muito positivo. 

PML: Contra diálogo, FHC está no lado errado da História

Imagem
:  Por Paulo Moreira Leite - 26/07/2015 Fernando Henrique Cardoso perdeu estatura política ao demonstrar desinteresse -- antes mesmo de receber um convite formal -- por um encontro com Dilma Rousseff. "O momento não é para a busca de aproximações com o governo, mas sim com o povo," escreveu FHC em sua página no Facebook. "Qualquer conversa não pública com o governo pareceria conchavo na tentativa de salvar o que não deve ser salvo".

Uma questão de dinheiro: a origem do ódio assassino da Abril pelo PT.

Imagem
Postado em   26 jul 2015 por :   Paulo Nogueira O dinheiro explica Os franceses têm uma frase para a investigação de crimes: “Procure a mulher.” Você pode adaptá-la para o Brasil de hoje. “Procure o dinheiro.” É o que você deve fazer caso queira entender o ódio desumano da Veja pelo PT, expresso mais uma vez na capa desta semana. Isso vale não apenas para a Veja, é bom acrescentar. O jornalista Ricardo Kotscho, que fez parte da equipe de Lula em seus primeiros tempos, conta uma história reveladora.

Emir Sader: Em torno do Estado se dão os grandes debates atuais. É o alvo do golpe

Imagem
É O ESTADO, IMBECIS! Quem pode promover direitos, integração regional, crescimento com distribuição de renda e desenvolvimento social, entre outras obrigações civilizatórias, é o Estado. O retrocesso neoliberal é uma causa mercantil por  Emir Sader, para a RBA   publicado  26/07/2015 14:12 THOMAS BEDENK/FREEIMAGES.COM Desde que Ronald Reagan disse que o Estado deixava de ser solução para ser o problema, o Estado passou a estar no centro dos debates e das lutas políticas. Reagan apontava-o como ineficiente, corrupto, expropriador de recursos das pessoas, produtor de inflação, desperdiçador, burocrático – em resumo, fonte dos problemas da humanidade. No seu lugar, se passou a promover a centralidade do mercado e das empresas, identificados como eficientes, dinâmicos, baratos. Quanto menos Estado, melhor (para eles). Estado mínimo significa mercado máximo. Menos regulação estatal, menos direitos, menos proteção, menos políticas de inclusão social. Alguns dos que fize

Mauro Santayana: A Odebrecht e o BNDES

Imagem
Nos últimos dias, diários e portais jornalísticos vêm dando ênfase à informação de que os empréstimos do BNDES para a Odebrecht haviam disparado de 2007 até agora, e que os diplomatas brasileiros que prestam serviço na Venezuela e em outros países teriam apoiado a empresa e celebrado, em comunicados e correspondências internas, o fato de seus negócios no exterior terem aumentado nos últimos anos. Por Mauro Santayana, para La Onda A Odebrecht e o BNDES, por Mauro Santayana Chamam a atenção sobre isso como se houvesse algo irregular nesses dois fatos. Primeiro lugar, no fato de que o nosso maior banco de fomento, que leva em suas siglas os adjetivos “econômico” e “social”, financie clientes internacionais da maior empresa de engenharia e construção da América Latina, a aquisição de produtos e serviços brasileiros. Logo, na ação dos diplomatas brasileiros, apoiando a expansão de empresas nacionais no exterior, como o fazem cotidianamente os embaixadores e encarregados de negócios

Ministro Fachin é eleito para a Academia Internacional de Direito Comparado

Imagem
26 de julho de 2015 - no Conjur O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin foi eleito membro associado da Academia Internacional de Direito Comparado, sediada em Haia, na Holanda. A instituição reúne um corpo de juristas do mundo inteiro com o objetivo principal de desenvolver estudos comparativos dos sistemas legais. Edson Fachin durante cerimônia de sua posse como ministro do STF, em junho. Carlos Humberto/SCO/STF A indicação do ministro Fachin partiu do professor Gustavo Tepedino, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Civil e também membro associado. A Academia Internacional de Direito Comparado foi fundada em 1924, no contexto da revalorização das leis que se seguiu à Primeira Guerra Mundial. A composição, que reúne acadêmicos e magistrados de cortes superiores e internacionais, reflete a proposta de conjugar a atividade científica com a prática legal.  Com informações da  Assessoria de Imprensa do STF.

Fernando Brito: A tal “conversa com FHC” foi mais uma obra dos “gênios” do entorno de Dilma?

Imagem
26 de julho de 2015 | 03:39  Autor: Fernando Brito Três dias depois de iniciada, a “onda” criada a partir do boato – publicado pela Folha – de que o ex-presidente Lula estaria fazendo sondagens para uma conversa entre Dilma e Fernando Henrique Cardoso,  produziu-se o que qualquer pessoa de bom-senso sabia que iria se produzir. Nada, a não ser mais uma demonstração de arrogância do decano do tucanato, que publicou uma nota grosseira dizendo que “o momento não é de aproximação com o governo” e que “qualquer conversa não pública com o governo pareceria conchavo na tentativa de salvar o que não deve ser salvo”. Grosseira porque se serve de uma especulação para dar foros de verdade ao que ele próprio não é capaz de afirmar que aconteceu: a sondagem para um contato. E porque recusar-se a uma conversa com a Presidente  da República significa, na prática, negar-lhe a legitimidade de Chefe de Estado que as urnas lhe deram.

Bob Marley - Live in Santa Barbara

Imagem

A Europa da chantagem e o ultimato à Grécia

Imagem
O acordo imposto em Bruxelas a Alexis Tsipras veio mostrar aos europeus que a democracia vale zero para quem toma decisões nos corredores do Eurogrupo. O povo grego vai continuar a pagar a permanência no euro com a receita recessiva prescrita pela Alemanha.  ESQUERDA.NET - Dossier organizado por Luís Branco. Alexis Tsipras e Angela Merkel. Neste dossier, publicamos o “ plano Grexit ” defendido pela Alemanha no Eurogrupo e o texto final do “acordo”  anotado por Varoufakis , bem como  a sua versão  dos cinco meses de negociações. Recordamos também como Alexis Tsipras  justificou o compromisso  em que não acredita, as  reações críticas  que provocou no Syriza e o  discurso do voto contra  da presidente do Parlamento. E publicamos as posições de  Jürgen Habermas , Jean-Luc Mélenchon ,  Vicenç Navarro ,  Joseph Stiglitz  e de várias  vozes da direita portuguesa sobre as consequências da chantagem a Atenas para o projeto europeu. Dossier:  Dossier 245: A Europa da chantagem

Premiê russo: BRICS não precisam de moedas estrangeiras

Imagem
Sputnik News - 26/07/2015  -  BRICS: organização do futuro O primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev, declarou que o uso de moedas nacionais nos pagamentos entre os países-membros do BRICS visa minimizar os riscos da política monetária dos Estados-emitentes de moedas de reserva. Em entrevista ao jornal esloveno Delo, Medvedev fez lembrar que os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) inauguraram novas instituições financeiras – o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e o Arranjo Contingente de Reservas – que deverão permitir a realização de projetos conjuntos.

Reinventando a história: o mito da estabilidade no governo FHC

Imagem
Os números desagradáveis aqui expostos contam uma história bem diferente da inventada 'estabilidade monetária e financeira'. Lecio Morais - http://renatorabelo.blog.br/  Carta Maior Efeméride convocada no Senado na semana passada comemorou o aniversário do Plano Real. Um importante plano que debelou a hiperinflação, mas que abriu também caminho para implantação plena às chamadas políticas neoliberais de abertura e desregulamentação. Entretanto, o Plano não trouxe estabilidade monetária e financeira para o país, como muitas vezes se divulga. O Plano trouxe, juntamente com as políticas neoliberais, elevados custos relativos à estagnação econômica, bem como os relativos ao endividamento público.   Na homenagem do Senado os oradores tentaram sucessivamente vincular o sucesso do Real ao próprio governo FHC e suas políticas neoliberais. Nessa tentativa, os oito anos de FHC, no pós-Real foi “reinventado” como um período de estabilidade monetária e financeira para o país

tlaxcala: Adeus Manuel

Imagem
Fausto Giudice Фаусто Джудиче فاوستو جيوديشي   Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Manuel Talens  morreu na 3ª-feira, 21 de julho, em Valência, depois de longa enfermidade. Com ele perdemos um irmão, um amigo, um companheiro. Sempre foi insubstituível, sabíamos há muito tempo, desde que a doença afastou-o de nós. Seu desaparecimento deixa um grande vazio. Manuel pendurou o jaleco de médico para vestir a camisa de escritor e de tradutor. Guardara, da formação e experência médica, enorme capacidade de atenção ao outro e ao sofrimento. Foi um dos três fundadores da rede de Tlaxcala e principal redator do  Manifesto  de lançamento de nossa rede e de nosso sítio Tlaxcala, em fevereiro de 2006. Manuel era comunista sem partido, revolucionário sem dogma, "socrático elemental", na medida em que podia fazer sua a divisa do sábio de Atenas: "Só sei que nada sei". Passávamos horas falando sobre o que acontecia no mundo e, a partir das revoluções árab

EUA testam caça de US$ 391 bilhões em solo

Imagem
Sputnik News - 25/07/2015 A Força Aérea americana foi forçada a continuar em solo os testes dos canhões de 20 milímetros do caça F-35A Lightning II, que ainda não está pronto para voar. © REUTERS/ ROSA PANGGABEAN/ANTARA FOTO Caça doado pelos EUA à Indonésia pega fogo antes de decolar O caça do projeto de US$ 391 bilhões, recheado de atrasos há três anos, ainda é considerado inseguro para voar pelos inspetores militares por isso teve de conduzir o teste de seus canhões em solo.  Os objetivos do teste incluíam conferir o mecanismo de operação e disparo da metralhadora de 20 milímetros. O F-35A foi projetado para ser invisível a radares, diferentemente do canhão projetado para a Marinha e os Fuzileiros Navais.

AFP: Comandante do Fatah é morto e campo palestino no Líbano

Imagem
AFP / MAHMOUD ZAYYAT Homem caminha ao lado de grafite com imagem do líder palestino Yasser Arafat, em 25 de julho de 2015 Um comandante do Fatah - movimento do presidente palestino, Mahmud Abbas - foi assassinado no sábado em um campo de refugiados palestinos no Líbano, disse à AFP um responsável dos serviços de segurança. "O coronel Talal al Urduni foi assassinado com dois tiros por dois indivíduos não identificados quando caminhava pelo campo de Ain al Helweh", no sul do país, revelou o responsável, que pediu para não ser identificado. "Estava acompanhado por dois seguranças. Um deles morreu e o outro ficou ferido". Talal al Urduni comandava a divisão da Segurança Nacional palestina em Ain al Helweh, o maior dos 12 campos de refugiados palestinos no Líbano. Em virtude de um acordo após a guerra civil (1975-1990), o Exército libanês não entra nos campos de refugiados palestinos, cuja segurança depende das facções palestinas.

Denunciante do HSBC quer colaborar com o Brasil

Imagem
por Leneide Duarte-Plon, de Paris —  publicado  25/07/2015  Na Carta Capital O responsável pela descoberta da "fraude fiscal do século” diz que ainda há segredos há ser revelados e fala em "financiamento de partidos" H ervé Falciani, 42 anos, sabe que o segredo bancário favorece todo tipo de fraude e que o crime organizado pelos bancos suíços é contra a economia do mundo. Por isso, como engenheiro de sistemas de informática do banco  HSBC  de Genebra, resolveu correr o risco de se tornar um criminoso à luz do direito suíço. Violou o segredo bancário entregando aos serviços de informação franceses e à Justiça francesa, em 2009, uma lista de 106 mil contas secretas de cidadãos de diversos países, que representavam um total de 180 bilhões de euros. “Por que enfrentar o poder dos bancos correndo riscos e ameaças?”, pergunto a Falciani.