Postagens

Mostrando postagens de julho 17, 2015

Petroleiros de todo país fazem greve geral nesta sexta (24)

Imagem
Paralisação é uma advertência contra desinvestimentos da Petrobras e repúdio ao projeto de Serra para entrega do pré-sal por: Luiz Carvalho, com informações de FUP e Sindipetro-NF • Publicado em: 23/07/2015 Assembleias nas plataformas têm apontado adesão dos trabalhadores à paralisação Os petroleiros promovem nesta sexta-feira (24), em todo o país, 24 horas de greve em defesa da manutenção dos investimentos na Petrobrás e contra o novo Plano de Gestão e Negócios aprovado pelo Conselho de Administração da empresa. A expectativa é que cerca de 60 mil trabalhadores cruzem os braços. O novo plano é uma ameaça clara à sobrevivência da empresa como estatal, na medida em que prevê cortes de 89 bilhões de dólares em investimentos e despesas, além da venda de ativos de patrimônio da ordem de 57 bilhões de dólares.

Pesquisa: assassinatos de jovens equivalem 3,5 chacinas da Candelária por dia

Imagem
Criado em  23/07/15 20h45  e atualizado em  23/07/15 21h14   Por  Vladimir Platonow  Edição: Jorge Wamburg  Fonte: Agência Brasil O Brasil registrou 10.136 assassinatos de jovens entre 11 e 19 anos em 2013, em média 28 mortos por dia, o que equivale a 3,5 chacinas da Candelária perpetradas diariamente, de acordo com o sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, autor do estudo Mapa da Violência  e coordenador da Área de Estudos sobre Violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

Aumenta a pobreza entre crianças na Califórnia

Imagem
Washington, 23 jul (Prensa Latina)  Três milhões de crianças uniram-se ao segmento dos pobres desde 2008 no estado da Califórnia, Estados Unidos, sustentam hoje estatísticas citadas pela Fundação Annie E. Casey. Considerado uma das primeiras economias a nível mundial, o estado enfrenta um alarmante problema: há mais crianças vivendo na pobreza que durante a recessão econômica de 2008-2009, refletem os dados do relatório chamado Kids Count Data Book 2015. Desde 2008, o número de crianças vivendo em situação de penúria aumentou quase três milhões na Califórnia, de 13,2 milhões a 16,1 milhões.

DW: Nikkei acerta compra do "Financial Times"

Imagem
Grupo de mídia japonês concorda em pagar à editora britânica Pearson 1,3 bilhão de dólares pelo jornal econômico. Aquisição une dois dos líderes em publicações de notícias financeiras da Europa e da Ásia. O grupo japonês de mídia Nikkei acertou a compra do jornal britânico  Financial Times  (FT), nesta quinta-feira (23/07), numa operação avaliada em 1,3 bilhão de dólares (cerca de 4,1 bilhões de reais). A aquisição une dois dos líderes em publicações de notícias financeiras de Europa e Ásia. O acordo com a Nikkei não inclui a sede londrina do Grupo FT ou os 50% de participação na revista The Economist , comunicou a editora britânica Pearson – proprietária do  Financial Times . A transação ainda está sujeita a aprovações regulamentares e deverá ser concluída antes do fim deste ano.

AFP: 'Amo latinos', diz Trump na fronteira EUA-México

Imagem
AFP / NICHOLAS KAMM O magnata e pré-candidato republicano à Casa Branca Donald Trump é visto em 27 de fevereiro de 2015 O magnata e pré-candidato republicano à Casa Branca Donald Trump disse que "ama os latinos", mas voltou a denunciar a "imigração ilegal" durante uma visita à fronteira entre Estados Unidos e México, nesta quinta-feira. "Emprego milhares e milhares de hispânicos. Amo o povo, os latinos. São grandes trabalhadores, gente fantástica. E querem imigração legal. Querem ser 'legais'. Não querem imigração ilegal com todo esse crime tremendo", declarou Trump, em uma improvisada coletiva, ao chegar à tarde à cidade de Laredo (Texas, sul). "Vocês têm um verdadeiro problema aqui. E estou falando de toda a fronteira. Dizem que há um grande perigo, mas tenho de fazer isso (...) Vocês estão vendo a multidão lá fora, gritando a favor de Trump, porque querem que o problema se resolva", afirmou o empresário. "Não

Luis Nassif: Da arte de manipular informações

Imagem
QUI, 23/07/2015 - 19:04 Luis Nassif Um dos fen ômenos menos estudados no século 20 foi o do enorme poder conferido aos grupos de mídia e como dele se prevaleceram negociantes pouco escrupulosos, usando os conceitos de liberdade de imprensa como biombo para suas jogadas. A melhor descri ção desse método "empresarial" na mídia apareceu no Estadão, em uma crítica de Luiz Zanin Oricchio ao livro "Número Zero"  de Umberto Eco ( http://goo.gl/gV5ZqV ). O livro  é uma ficção sobre um jornal montado em 1992 na Itália - no ano em que foi deflagrada a operação mãos limpas, que liquidou com o mundo político italiano, em nome da moralização de costumes, e abriu espaço para que o  parceiro Silvio Berlusconi, magnata da mídia, aparecesse "como salvador de uma Itália falida".

Piada pronta: Dória Jr chama Eduardo Cunha para falar de democracia "participativa"

Imagem
Por: Zé Augusto - 23/07/2015 Junte esta receita: Associação de Empresários, onde só entra quem fatura mais de R$ 200 milhões por ano. . Liderada pelo tucano João Dória Jr. (ex-Cansei, recente chefe da delegação da CBF no Chile). . Promovendo palestra com o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Até aí tudo bem, nascidos uns para outros. Em abril, no Fórum de Comandatuba, promovido pela Lide (Grupo de Líderes Empresariais) criado por João Dória Jr., os empresários financiadores de campanhas articulavam com Cunha a votação do PL 4330 da terceirização ilimitada (ver imagem acima). O que vira piada é o tema: falar de democracia PARTICIPATIVA e relação com a sociedade civil.

Saul Leblon: Repactuação do desenvolvimento ou crise permanente?

Imagem
A genialidade neoliberal é vender como ciência uma geringonça ideológica em que o acelerador do ajuste aciona o freio da economia e faz a sociedade capotar. por: Saul Leblon  - na Carta Maior O derradeiro laço com a esperança hoje no Brasil passa pela constituição de uma frente nacional progressista e democrática, capaz de repactuar as bases do seu desenvolvimento. A alternativa a isso, o arrocho neoliberal, aplicado nos últimos seis meses, resultou em esférico fracasso. Não é uma crítica. São fatos. Erroneamente abraçada pelo governo Dilma, que delegou a atual transição de ciclo econômico a um centurião dos mercados, a estratégia adotada acumulou um passivo digno da palavra desastre. O ministro Joaquim Levy não apenas deixou de entregar o que prometeu, como aprofundou desequilíbrios existentes e criou outros novos.

Ministra defende união de setores progressistas para manter conquistas sociais

Imagem
Criado em  23/07/15 20h54  e atualizado em  23/07/15 20h55   Por  Da Agência Brasil  Edição: Maria Claudia  Fonte: Agência Brasil Ao participar hoje (23), no Rio, do seminário Acesso e Serviços como Direito, promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), a ministra do  Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, ressaltou a importância de propor medidas para melhorar os serviços públicos para as populações mais afastadas dos centros urbanos, que enfrentam maior “precariedade de vida”.

Michel Samaha reverte sua confissão

Imagem
REDE VOLTAIRE | 21 DE JULHO DE 2015 FRANÇAIS    ESPAÑOL    عربي    DEUTSCH   Condenado a quatro anos e meio de prisão, após ser considerado culpado de ter transportado explosivos afim de perpetrar atentados no Líbano, o antigo ministro libanês da Informação, Michel Samaha, desmentiu as suas anteriores confissões, a 16 de julho de 2015, durante a sua comparência perante o Tribunal Militar de Cassação.

Dalmo Dallari: não vai haver golpe nem impeachment

Imagem
“Realmente estou tranquilo”, diz o jurista, um dos artífices da Constituição Escrito por: Isaías Dalle - no site da CUT Dalmo Dallari e o paradoxo: Como não respeitam a Constituição, não têm interesse em revogá-la “Aqui eu moro na roça”, diz Dalmo Dallari, ao nos receber em sua casa com jeito de morada no campo, encravada num bairro totalmente urbano na capital de São Paulo. Árvores frutíferas, pássaros, gatos e um lago artificial compõem o cenário bucólico, vez ou outra contrastado com o barulho dos jatos que passam a baixa altitude. Não bastasse seu ar sereno, ele faz questão de afirmar: “Eu estou absolutamente tranquilo quanto à manutenção da ordem brasileira”. O jurista e professor, que entre 1986 e 1988 percorreu o Brasil articulando a participação popular na feitura da Constituição, continua com os pés e os olhos nas ruas e diz que Dilma seguirá em seu mandato até o final. Sua segurança é tanta que sugere retirar a palavra impeachment da pauta. Saiba o porq

Jânio de Freitas: a ‘violência gratuita, absurda, prepotente’ da PF

Imagem
Postado em  23 de julho de 2015 Adarico foi depois considerado inocente por Moro De Jânio de Freitas, na  Folha : Na companhia dos primeiros condenados a usufruir do prêmio por sua delação, dois dos suspeitos da Lava Jato foram inocentados pelo juiz Sergio Moro. Márcio Andrade Bonilho, dirigente da empresa Sanko Sider, fora colhido no roldão, sem ser notado. Adarico Negromonte Filho poderia tornar-se notado por ser irmão de um ex-ministro das Cidades, Mário Negromonte. Mas recebeu destaque por juntar àquela condição a de ser dado como fugitivo, porque não encontrado pelo arrastão da Polícia Federal. Preferiu ter ideia do que se passava, não teve, e dias depois se apresentou à polícia.

RBA: Na Justiça Eleitoral, depoimento de Ricardo Pessoa é a última ficha do terceiro turno

Imagem
Coordenador jurídico que atua na defesa da chapa de Dilma e seu vice, Michel Temer, se diz otimista diante do desenrolar do processo movido pelo PSDB no TSE pedindo cassação da chapa vencedora por  Eduardo Maretti, da RBA   publicado  23/07/2015 19:36,  última modificação  23/07/2015 19:39 LULA MARQUES/FOTOS PÚBLICAS PSDB que cassar a chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer e tomar posse com Aécio Neves e Aloysio Nunes São Paulo – Além da defesa perante o Tribunal de Contas da União, protocolada na corte ontem (22) pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, o governo Dilma Rousseff atua em um segundo front para tentar vencer também o chamado “terceiro turno” das eleições de 2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Flávio Crocce Caetano,  coordenador jurídico que atua na defesa da chapa Com a força do povo, de Dilma e seu vice, Michel Temer, eleita em outubro, se diz otimista diante do desenrolar do processo no TSE, mesmo diante da expectativa do depoimento ao

Fernando Brito: Agenda positiva não é inaugurar obra. É Governo que governa

Imagem
23 de julho de 2015 | 18:35  Autor: Fernando Brito Dizem os jornais que a Presidenta Dilma Rousseff vai intensificar suas viagens pelo Nordeste e inaugurar algumas das muitas obras que estão em curso, certo que nem todas no ritmo em que deveriam estar, pelos cortes orçamentários e pelo temor generalizado que espalhou-se entre gestores e empresas contratadas de não se vulnerarem ao fazer os inevitáveis ajustes de percurso que obras de grande magnitude exigem. É muito bom que aconteça, mas não é o bastante na situação em que o Brasil se encontra politicamente e, com isso, economicamente.

Lava Jato: Sergio Moro diz que convocação de advogada por CPI não se justifica

Imagem
23 de julho de 2015, 19h04 - No Conjur Por  Marcelo Galli O juiz federal Sérgio Fernando Moro disse, nesta quinta-feira (23/7), que não é justificado o pedido do deputado federal Celso Pansera (PMDB-RJ) para a advogada Beatriz Catta Preta depor na CPI da Petrobras, que ocorre na Câmara e apura denúncias da operação "lava jato". O objetivo do requerimento é verificar a origem dos recursos com que seus clientes têm custeado os respectivos honorários. Para Moro, o tema dos honorários contaminados é “polêmico”.

Professor Elio Gaspari: A manipulação da informação.

Imagem
Aprendendo com os mestres: uma aula de jornalismo, por Sérgio Saraiva SERGIO SARAIVA QUI, 23/07/2015 - 09:57 ATUALIZADO EM 23/07/2015 - 15:14 Imperdível, para quem se interessa por jornalismo, o artigo do professor Elio Gaspari - “A cabeça dos oligarcas”, na Folha de São Paulo de 22jul2015. O professor Gaspari é o criador do “jornalismo mediúnico” e, no texto citado, nos dá uma aula sobre um tema extremamente atual no jornalismo brasileiro: a manipulação da informação. O professor inicia apresentando-nos a Operação Lava Jato como uma luta do bem contra o mal. Ambos, bem e mal, como valores absolutos. “De um lado  [da Lava Jato] ,  estão servidores a respeito dos quais não há um fiapo de restrição moral ou mesmo política. São os magistrados e os procuradores. Do outro lado está o outro lado, para dizer pouco”.  Do lado do bem, os magistrados e procuradores. O lado do mal, o “outro lado”, tanto podem estar os réus da Lava Jato como os que criticam seus excessos, G

Robert B. Reich: Como o Goldman Sachs lucrou com a Crise da dívida grega

Imagem
O banco de investimento ganhou milhões de dólares para ajudar a esconder a verdadeira dimensão da dívida - levando-a praticamente a dobrar de tamanho. Robert B. Reich, no The Nation  Carta Maior - 23/07/2015 A crise da dívida grega põe em evidência uma vez mais os poderes de persuasão e predação de Wall Street – uma peça que permanece invisível na maioria dos relatos sobre a crise do outro lado do mundo. A crise foi agravada anos atrás por uma operação do Goldman Sachs, arquitetado pelo atual diretor-executivo do banco, Lloyd Blankfein. Junto com sua equipe, Blankfein ajudou a Grécia a esconder a verdadeira dimensão da sua dívida e, no processo, a fez praticamente dobrar de tamanho. Da mesma forma como ocorreu na crise do subprime americano, e que levou à atual situação crítica de muitas cidades americanas, um empréstimo predatório de Wall Street teve um papel importante na crise grega, embora pouco reconhecido.

Luis Nassif: Editora Abril caminha para a recuperação judicial

Imagem
QUI, 23/07/2015 - 15:13 ATUALIZADO EM 23/07/2015 - 16:15 Luis Nassif Aumentam os rumores de que nos próximos dias a Editora Abril deverá entrar na Justiça com pedido de recuperação judicial. Ingressa, assim, na penúltima fase da agonia um grupo que dominou o mercado editorial brasileiro nas últimas décadas. Ao lado das Organizações Globo, a Abril foi o primeiro grupo editorial brasileiro a adotar o modelo dos grupos de mídia norte-americanos. Começou no país representando os quadrinhos da Disney e da Marvel. Depois, seguiu o modelo Time-Life, tendo como carros-chefes revistas que seguiam padrão similar: Veja, seguindo o estilo Time; Placar emulando o Sporteds Illustred, Exame copiando a Fortune e Quatro Rodas. Defensora intransigente do modo de vida norte-americano, do primado da iniciativa privada, em várias fases de sua vida valeu-se da influência política para conquistar as benesses do poder.

Após veto, Lewandowski determina retomada das negociações para reajuste

Imagem
       BRAÇO DE FERRO 23 de julho de 2015, 15h33 - no Conjur O presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, disse na quarta-feira (22/7) que determinou aos técnicos do tribunal a retomada das negociações com o Ministério do Planejamento para encontrar uma solução para o reajuste do salário dos servidores do Judiciário. O ministro fala em recomposição "em bases dignas, mas condizentes com a atual realidade econômica do País".

Grécia: “Parlamento foi chamado a ratificar o enterro da sua própria função”

Imagem
infoGrécia - 23/07/2015 O infoGrécia traduziu o discurso da presidente do Parlamento da Grécia, na votação da semana passada que aprovou o primeiro pacote de medidas imposto por Bruxelas para avançar com o programa de financiamento ao país. Zoe Konstantopoulou diz não ter dúvidas de que “Alexis Tsipras foi chantageado com a sobrevivência do seu povo”.

Regresso à caça às bruxas

Imagem
No rescaldo do tiroteio de Chattanooga, no Tennessee, o general estadunidense e ex-chefe supremo das forças armadas Wesley Clark veio defender, na última sexta-feira, a detenção em massa de “pessoas desleais aos EUA”. Por António Santos, no Jornal Avante   Em entrevista à MSNBC, Wesley Clark defendeu que “temos de identificar as pessoas mais passíveis de se radicalizarem” justificando-se com um exemplo histórico: “É gente que tem uma ideologia. Na 2ª Guerra Mundial, se alguém apoiasse a Alemanha nazi, não dizíamos que era liberdade de expressão: púnhamo-los num campo de concentração”. “Se estas pessoas se radicalizarem e não apoiarem os EUA e forem desleais aos EUA, estão no seu direito”, continuou o general, “mas nós temos o direito e a obrigação de as segregarmos da comunidade normal enquanto o conflito durar”. As declarações de Clark facilmente se perderiam no dispensário cotidiano de enormidades da direita americana, não fosse Wesley Clark um dos mais prováveis sucessores a

Aécio já prepara seu gabinete presidencial!

Imagem
23 de julho de 2015 | 15:00  Autor: Miguel do Rosário Aécio Neves é nosso Presidente de fato e de direito by Professor Hariovaldo, em  seu monárquico blog • 23 de julho de 2015 Aécio Neves deve montar seu gabinete presidencial transitório imediatamente, enquanto se finaliza a remoção de Dilma do poder, do qual se apossou indevidamente já há alguns anos. Alguns nomes já são aventados, alguns dados como certos outros como dúvidas, mas na verdade somente o Príncipe das Alterosas poderá definir corretamente seu Estado-Maior. Marina Silva, é quase carta fora do baralho, uma vez que não tem acompanhado o presidente nas últimas batalhas para retirada do bolchevismo de Brasília. Já Luciano Huck é certeza, só não se sabe ainda em qual pasta, ele orbita entre as Comunicações, o Tesouro Nacional ou o Bem Estar Social. Já o Diretor de Jornalismo da Emissora da Revolução assumirá o Ministério da Igualdade Racial, enquanto o Fenômeno o dos Esportes.

Ex-militar revela como funcionava pacto de silêncio em caso de jovens queimados vivos

Imagem
DITADURA CHILENA Fernando Guzmán confessou a juiz que militares que participaram da ação contra fotógrafo e estudante foram treinados para dar versão falsa à Justiça Militar por  Victor Farinelli, do Opera Mundi   publicado  23/07/2015 13:58 REPRODUÇÃO Carmen Quintana sobreviveu às queimaduras e contou sua história, o que permitiu que os fatos viessem à tona S antiago –  Foram 29 anos de silêncio, ameaças de morte contra ele e sua família, sentimento de culpa e depressão, até que, na noite de terça-feira (21), o ex-soldado Fernando Guzmán resolvesse contar tudo o que sabia sobre o caso “Queimados”, um dos mais emblemáticos casos de violação dos direitos humanos durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). A confissão aconteceu no escritório do juiz Mario Carroza, da Corte de Apelações de Santiago – o mesmo que investigou os acontecimentos durante o Golpe de Estado de 1973 e morte do ex-presidente Salvador Allende (1970-1973), e que ainda trabalha no caso da

Globo ladeira abaixo: Bombardeado, Tomara que Caia constrange a Globo e ganha piadas

Imagem
                                                                                                                          PAULO BELOTE/TV GLOBO Heloísa Périssé e Marcelo Serrado em ensaio do episódio de estreia de Tomara que Caia, da Globo Por DANIEL CASTRO, em 23/07/2015 · Atualizado às 06h01 Bombardeado nas redes sociais, o novo programa da Globo, Tomara que Caia, também está sendo duramente criticado nos bastidores da emissora. Sob a condição de não terem suas identidades reveladas, importantes profissionais da área artística se referem à mistura de game e humorístico como "constrangedoramente ruim" e "artisticamente medíocre". Mas a cúpula da emissora aposta no formato, que rendeu boa audiência, 13 pontos. Já no próximo domingo, o programa sofrerá ajustes: ganhará mais piadas, maior agilidade na troca de grupos em cena e mais interação com a plateia. Poderá ficar mais curto e haverá menos trolagens, para que as cenas fluam melhor. Suas regras também fi

PML: Para perseguir Lula, basta uma simples dúvida

Imagem
Por Paulo Moreira Leire - 23/07/2015 É conveniente evitar toda ilusão com a investigação aberta pelo Conselho Nacional do Ministério Público em torno de Valtan Timbó, o procurador que decidiu iniciar um Procedimento Investigatório Criminal contra Luiz Inácio Lula da Silva a partir da acusação de "tráfico de influência internacional." A medida contra Valtan tem um efeito disciplinador.

Paulo Nogueira: Quer dizer que Augusto Nunes impõe perguntas dele mesmo aos entrevistadores?

Imagem
Postado em   23 jul 2015 por :   Paulo Nogueira Assistencialismo editorial Soubemos, há algumas semanas, que é Ali Kamel o autor das perguntas feitas pelos apresentadores nos telejornais da Globo. A informação foi dada pela jornalista Mariana Godoy, feliz agora por ela mesma poder ao menos formular suas questões, longe da Globo. Nem Bonner, disse ela, escapa das perguntas de Kamel. Dado que Kamel é o celebrado autor da tese de que não somos racistas, não é animador reproduzir, ao vivo, as questões que ele elabora no bastidor. Mas agora outra notícia aparece na mesma área.

BBC: Três perguntas para entender a redução da meta de superávit primário

Imagem
Levy (à esq) afirmou que mudança visa tornar a meta 'alcançável, segura, algo importante para orientar os agentes econômicos' BBC Brasil - 22/07/2015 O governo da presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira a redução da meta do superávit primário, que baixa de 1,1% do PIB (Produto Interno Bruto) para 0,15% em 2015. Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmaram que a desaceleração da economia brasileira foi superior ao esperado e a arrecadação de impostos foi menor do que o previsto, o que inviabilizaria o cumprimento da meta original. O governo também anunciou corte de gastos de R$ 8,6 bilhões. O projeto foi enviado ao Congresso Nacional para aprovação. Abaixo, três perguntas e respostas para entender a medida adotada pelo governo e que consequências ela pode ter:

AFP: Diretora da ONU renuncia após acusação de estupro contra boinas azuis

Imagem
AFP / FABRICE COFFRINI A comissária adjunta de Direitos Humanos da ONU, a italiana Flavia Pansieri, é vista em 29 de junho de 2015 A comissária adjunta de Direitos Humanos da ONU, a italiana Flavia Pansieri, renunciou ao cargo, alegando motivos de saúde, em meio ao escândalo de abuso sexual cometido por "boinas azuis" franceses contra menores na República Centro-Africana - anunciou a organização nesta quarta-feira. "Ela renunciou e evocou razões de saúde para explicar essa renúncia", disse a porta-voz da ONU Vannina Maestracci. Ao longo de três décadas, Pansieri ocupou vários cargos na ONU até ser nomeada, há três anos, como número dois do alto comissário de Direitos Humanos, Zeid Ra'ad al-Hussein. Em meados de 2014, ela foi informada das acusações de estupros de menores de idade na República Centro-Africana, feita por Anders Kompass, um diplomata sueco que trabalhava para o alto comissariado. Por iniciativa própria, Kompass enviou às